Sergio Helegda

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Como engenheiro, trabalhou no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas IDEIA da PUCRS, atando no desenvolvimento de vários equipamentos protótipos para atender demandas internas da Universidade, nos mais diferentes campos do conhecimento. Os equipamentos desenvolvidos foram implementados atendendo solicitações específicas de usuários, estendendo-se desde o nível de software, até o de hardware. Como docente, possui experiência com mais de 10 anos, atuando diretamente com alunos, desde o ensino técnico até o ensino superior. Todas as atividades foram desenvolvidas sempre em áreas relacionadas à engenharia. Atuou como professor do Curso Técnico de Informática Industrial (SENAI-MAUA de Porto Alegre) e dos Cursos Superiores de Automação Industrial e de Telecomunicações da Faculdade SENAI de Porto Alegre. Ministrando disciplinas especificas de Engenharia Econômica, Metodologia de Pesquisa Científica, Eletrônica Básica, Circuitos elétricos, Eletrônica de Potência, Eletrônica Digital, Lógica de Programação, Programação Assembly, Programação em Linguagem C, entre outras. Destacando estas últimas, por serem os últimos trabalhos. Durante o período de atuação profissional, foram orientados e avaliados diversos trabalhos científicos com temas voltados aos cursos. Ainda como docente, foi dispendido tempo para desenvolver pesquisas na área de Engenharia Biomédica, tema de interesse durante o mestrado, gerando como resultado artigos publicados em congressos internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2000 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Fonte de Estímulos Visuais para Exame de Retina,Ano de Obtenção: 2002
Dario Francisco Guimarães de Azevedo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adaptometria; Olho; Estímulo Visual.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Graduação em Pedagogia

2006 - 2008

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Prática pedagógicas Integradas aos cursos Técnicos
Orientador: Irlene

Graduação em Engenharia Elétrica

1994 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Implementação de filtros Digitais
Orientador: Denis Fernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jander Ligabue

HELEGDA, S.. Controle Automatizado em Torno de Usinagem de Lente de Contato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Marcos Gonçalves Teixeira

HELEGDA, S.. Tecnicas de Processamento Digital de Imagens para o Reconhecimento de Placas de Veiculos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Clezio Luiz Curtinaz Assis

HELEGDA, S.. Projeto de Irrigacão de Tabaco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Gilmar Souza

HELEGDA, S.. Sistema de Visão para Aquisicão de Medidas em Laboratorio de Metrologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Leonardo Vieira Vargas

HELEGDA, S.. Controle de Qualidade Utilizando Tecnicas de Processamento de Imagens Aplicado à Caixa de Fuziveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Thiego Rover Flor Apolo

HELEGDA, S.. Robô Espião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Deivid Peres Lopes

HELEGDA, S.. Adequacão de Seguranca em Prensas Hidraulicas de Estampagem Segundo as Normas Regulamentadoras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Adriana Santos da Rosa

HELEGDA, S.. Sistema de Inspecão e Conformidade de Medicão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Cláusan Zucatti

HELEGDA, S.. Descarga Eletrostatica (Esd). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Daniel Oliveira de Jesus

HELEGDA, S.. Estacionamento de Veiculos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Fabio Henrique Geyer

HELEGDA, S.. Inspecão Industrial atraves de Visão Computacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Lucas Gonçalves

HELEGDA, S.. Automacão de Resfriadores de Liquido Ligados ao Conforto Termico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Wagner Cardoso de Oliveira

HELEGDA, S.. Sistema de Visão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Alex Celestino Da Silva

HELEGDA, S.. Desenvolvimento de Controle de Queimadores Utilizando Sistemas com PLC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: Everton Rocha Rolin

HELEGDA, S.. Proposta de Projeto para Aspiracão de Residuos nos Processos de Corte e Acabamento de Aco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Aluno: José Eduardo Magnus

HELEGDA, S.. Equipamento Para Magnetizacão de Imãs Industriais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando César Comparsi de Castro

CASTRO, F. C. C.; AZEVEDO, D. F. G. de;FRANCO, Paulo R. G.; ZARO, M. A.; COSTA, J. C. da C.. Fonte De Luz Automatizada para Estímulos Visuais. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Jaderson Costa da Costa

Costa, JC. Fonte de Luz Automatizada para Estímulos Visuais. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eduardo Spich da Silva

Reconhecimento da Face Utilizando Aplicativo Multiplataforma com Tecnicas de Processamento de Imagens e Inteligência Artificial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Cristiano Moraes

Balança para empilhadeiras com o uso de medidores de deformação Strain Gauge; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Ricardo Palma Lima

Sistema Automático de Inspeção Visual para Posição de Porta-Fusível em Painéis Automotívos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Charles Maximiliano Ramos

Controle de Posicão para Motores Assincronos de Corrente Alternada; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Felipe Campos dos Santos

Controle de Três Eixos em Malha Fechada de uma Maquina CNC com Microcontrolador Arduino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Marcelo Prestes Manganelli Aranha

TRATADOR DE RESIDUOS LIQUIDOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Fernando Luis Jansen

GESTÃO VISUAL AUTOMATIZADA DE PROCESSOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Rogério Barcelos Barbosa Fernandes

Dispositivo para Desempilhar Skids; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Cezar Lumiatti Texeira

Supervisão e controle de ambientes industriais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Lucas Policarpo da Silva

Protocolo Bacnet; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Rafael Calixto

Técnicas de Automação de Transportes verticais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Flávio Camargo Vaz

Arm Experience; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre; Orientador: Sergio Helegda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dênis Fernandes

Projeto de Filtros Digitais Utilizando Microprocessador TMS320C50; 1998; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Dênis Fernandes;

Dario Francisco Guimarães de Azevedo

Fonte de luz automatizada para estímulos visuais; 2002; 200 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dario Francisco Guimarães de Azevedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL ; TONUS, JÉSSIKA LAGNI ; MANFROI, FERNANDA BORGUETTI ; BORGES, GILBERTO ANTONIO ; GRIGOLO, EDUARDO CORREA ; HELEGDA, SÉRGIO ; SPOHR, ANA MARIA ; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL ; UNIVERSIDADE DE UBERABA, BRAZIL ; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL ; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL . Prototype to measure bracket debonding force in vivo. Dental Press Journal of ORTHODONTICS , v. 22, p. 82-88, 2017.

  • VICCARI, R. M. ; HAUPT, A. ; HELEGDA, S. ; GIARETA, M. K. ; FLORES, M. L. P. ; CUNHA, Cunha. R. . Agente tutor modelado com arquitetura BDI. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 4, p. 1-3, 2006.

  • GRIGOLO, E. C. ; REIS, C. N. ; HELEGDA, S. . Aprimoramento de boas práticas na interação da PUCRS com a sociedade. In: Jorge Luis Nicolas Audy; Marília Costa Morosini. (Org.). INOVAÇÃO, UNIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO BOAS PRÁTICAS NA PUCRS. 1ed.Porto Alergre: EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 1-262.

  • REIS, C. N. ; GRIGOLO, E. C. ; BARROS, M. B. ; HELEGDA, S. . IDÉIA system ? a tool to the improvement of good practices of quality at PUCRS. In: Jorje Nicolas Audy e Marília Costa Morosini. (Org.). Inovação e qualidade na Universidade: boas práticas na PUCRS. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2008, v. 1, p. 500-509.

  • TONUS, J. L. ; MANFROI, F. B. ; HELEGDA, S. ; BORGES, G. A. ; GRIGOLO, E. C. ; SPOHR, A. M. . Prototype to measure bracket debonding force in vivo. Prototype to measure bracket debonding force in vivo, Dental Press J. Orthod, p. 1 - 10, 01 fev. 2017.

  • LARA, A. T. S. ; AZEVEDO, Dario F. G. de ; GLOCK, F. S. ; CAMPOS, M. B. ; HELEGDA, S. . Monitor tátil gráfico para deficientes visuais.. Revista Educação - Edição Especial, EDIPUCRS, p. 103 - 112, 01 out. 2007., Porto Alegre, , v. 1, p. 103 - 112, 01 out. 2007.

  • HELEGDA, L. C. ; HELEGDA, S. ; BODANESE, L. C. . Artificial Neural Networks Utilization for the Study of Acute Myocardial Infarction Propensity. In: Fédération Internationale d?Education Physique - FIEP, 2016, Foz do Iguacu - PR. 31º Congresso Internacional de Educação Física. Foz do Iguacu - PR: FIEP Bulletin, 2016. v. 86. p. 298-302.

  • AUDY, J. L. N. ; REIS, C. N. ; HELEGDA, S. . Pré-Incubação de Projetos de P&D: O Caso do Instituto Idéia. In: XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras, 2008, Aracaju. XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras, 2008.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; ROCHA, M. F. ; RUSSOMANO, T. ; HELEGDA, S. . Mobile Remote Monitoring of Biological Signals. In: 28th Annual International Convference IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2006, New York City. 28th Annual International Conference of the Engineering in Medicine and Biology Society, 2006.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. ; RUSSOMANO, T. ; GURGEL, J. L. ; PORTO, F. ; CAMBRAIA, R. ; BECK, J. C. P. ; GLOCK, F. S. . Development and Calibration of a Pedal with Force end Moments Sensors. In: 28th Annual International Convference IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2006, New York City. 28th Annual International Conference of the Engineering in Medicine and Biology Society, 2006.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; ZAFFARI, C. A. ; ZAFFARI, P. ; RUSSOMANO, T. ; HELEGDA, S. ; FIGUEIRA, M. V. . Program for Medical Visualization and Image Processing. In: 28th Annual International Convference IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2006, New York City. 28th Annual International Conference of the Engineering in Medicine and Biology Society, 2006.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. ; RUSSOMANO, T. ; PEREIRA, L. F. . A Technique to compensate the eye movement in dark adaptation tests. In: 28th Annual International Conference of the Engineering in Medicine and Biology Society, 2006, New York. 28th Annual International Conference of the Engineering in Medicine and Biology Society, 2006.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; GLOCK, F. S. ; HELEGDA, S. ; RUSSOMANO, T. . Automatic Dark Adaptation Threshold Detection Algorithm. In: 27th Annual International Conference of the IEEE, 2005, Shangai. 27th Engineering in Medicine and Bilology Society (EMBS), 2005.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. ; GRIGOLO, E. C. ; SA, O.A.L . Automated Light Stimulus Source for retinal tests. In: 2nd European Medical & Biological Engineering Conference - EMBEC, 2002, Viena. 2nd European Medical & Biological Engineering Conference, 2002.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. ; GODOY, P. ; CASTRO, M. C. ; CASTRO, F. C. . Tomography simulation and reconstruction tools applied in the evaluation of parameters and techniques. In: 23rd Annual International Conference of the IEEE, 2001, Istambul. 23th Engineering in Medicine and Biology Society, 2001.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. ; GRIGOLO, E. C. . Adaptômetro de escuro Automatizado para Exames de Retina. In: Global Tech, 2005, Porto Alegre. Global Tech, 2005.

  • AZEVEDO, Dario F. G. de ; HELEGDA, S. . Digitalização de Imagens de Fundo de Olho. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Alegre. 1ª SBPC, 1999.

  • HAUPT, A. ; VICCARI, R. M. ; P.FLORES, M. L. ; HELEGDA, S. ; CUNHA, Cunha. R. ; GIARETA, M. K. . Agente Tutor modelado com arquitetura BDI.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    MONITOR TÁTIL GRÁFICO PARA DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O objetivo desse projeto é desenvolver uma superfície ativa, sensível ao tato, para ser utilizado como monitor gráfico em computadores para cegos. O resultado desse trabalho visa preencher a lacuna existente quanto à representação da informação visual, dessa forma, viabilizando o uso do computador aos portadores de deficiência visual. A informação apresentada nesse monitor deve ser disposta em alto relevo com uma resolução mínima compatível com um monitor normal. Dessa forma, o equipamento resultante poderá ser utilizado desde simples leituras de texto (e-book) até a compreensão de imagens gráficas. O entendimento conjunto dessas informações permitirá ao usuário explorar o computador realmente como uma ferramenta de trabalho, viabilizando assim, uma maior autonomia para realizar suas tarefas cotidianas, como edição de textos, navegar na internet, preencher formulários entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Carlos Luiz Schossler - Integrante / Mario Vian - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    HP Mobility - Applied Mobile Technology Solutions in Learning Environments, Descrição: Projeto em parceria PUCRS e HP para o desenvolvimento de tecnologia móvel para pessoas com necessidades especiais. Implantação de rede wireless em ambiente educacional com desenvovimento de aplicações para estudantes com necessidades especiais e estudantes de medicina em seu período de estágio. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sergio Helegda - Integrante / Dario Francisco Guimarães de Azevedo - Coordenador / Alvina Themis Silvena Lara - Integrante / Flavio Soibelmann Glock - Integrante / Márcia da Borba Campos - Integrante / Márcio Vieira FIGUEIRA - Integrante / Maria Cristina de CASTRO - Integrante / Diógenes Hoffmann - Integrante / Denis Barbieri - Integrante / Mauro Luis Neves - Integrante / Vinícius Durval da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Eng. Eletrônico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2017

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente de ensino Superior, Carga horária: 20

2007 - 2009

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Técnico, Carga horária: 20

2004 - 2005

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

2002 - 2004

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente de Curso Técnico, Carga horária: 40