Leiliane de Carvalho Cordeiro

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005) e Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2015). Atua como professora de Educação Física na Secretaria de Estado de Educação do Pará e como Técnica em Gestão Cultural na Fundação Cultural do Estado do Pará. Especialista em Gestão e Responsabilidade Social Pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Lazer pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Nutrição Hospitalar e Clínica pela ESAMAZ - Escola Superior da Amazônia (2018). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia - Saúde Coletiva, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Participou do Grupo de Pesquisa em Alimentação Nutrição e Saúde (GPANS).

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia

2018 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS DE BELÉM ? PA SOBRE A NORMA BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA LACTENTES E CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA, BICOS, MAMADEIRAS, CHUPETAS E PROTETORES DE MAMILOS (NBCAL).,Orientador: Naíza Nayla Bandeira de Sá
Coorientador: Marcos Pereira Santos. Palavras-chave: Aleitamento Materno; Alimentos para Lactentes; Alimentação Infantil; Comercialização; Normas; Profissionais. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em andamento em Nutrição Hospitalar e Clínica

2016 - Atual

Escola Superior da Amazônia

Especialização em Lazer

2008 - 2009

Universidade do Estado do Pará
Título: Espaços de Lazer para Idosos no Município de Mãe do Rio - Pará
Orientador: Patrícia Araújo

Especialização em Gestão e Responsabilidade Social

2006 - 2007

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Orientador: Eriberto Venturini

Graduação em Nutrição

2010 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Análise de publicidade de alimentos em duas emissoras de TV por assinatura destinadas ao público infantil no Brasil, 2014
Orientador: Naíza Nayla Bandeira de Sá.

Graduação em licenciatura plena em educação física

2001 - 2005

Universidade Federal do Pará
Título: A participação de idosos em atividades ritmicas no municipio de Castanhal/Pa
Orientador: Carmem Xavier

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação sobre NBCAL. (Carga horária: 18h). , Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, Rede IBFAN, Brasil.

2017 - 2017

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS PARA NUTRICIONISTAS. (Carga horária: 12h). , Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região, CRN-7, Brasil.

2016 - 2016

Prescrição de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2016 - 2016

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (UFC), UNASUS/UFC, Brasil.

2016 - 2016

Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição. (Carga horária: 15h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (UERJ), UNASUS/UERJ, Brasil.

2015 - 2016

Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 180h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (UFMA), UNASUS/UFMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

, Lê Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ANÁLISE DE PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM CANAIS DE TV INFANTIL NO BRASIL.. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ACOMPANHAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. PREVALÊNCIA INATIVIDADE FÍSICA E LAZER SEDENTÁRIO EM ADOLESCENTES RESIDENTES NAS CAPITAIS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL.. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. PREVALÊNCIA INATIVIDADE FÍSICA E LAZER SEDENTÁRIO EM ADOLESCENTES RESIDENTES NAS CAPITAIS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL.. 2018. (Congresso).

XVIII Jornada de Extensão: Direitos Humanos e Tecnologia.Avaliação Nutricional. 2014. (Outra).

I Ciclo de Palestras "Nutrição e Saúde". 2011. (Outra).

I Simpósio de Nutrição Integrada: Transtornos Alimentares no Contexto Multidisciplinar. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mirleide Chaar Bahia

BAHIA, Mirleide Chaar; SANTOS, Patrícia de Araújo dos; MOREIRA, Fátima. UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE LAZER PARA OS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO ? PARÁ.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LAZER) - Universidade do Estado do Pará.

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo

ARAÚJO, Patrícia de; BAHIA, Mirleide Chaar; MOREIRA, Fátima de Souza. UMA ANALISE DOS ESPAÇOS DE LAZER PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO - PA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LAZER) - Universidade do Estado do Pará.

Andréa das Graças Ferreira Frazão

SA, N. N. B.; ARAUJO, M. S.;FRAZÃO, A. G. F.; GOMES, D. L.. CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS DE BELÉM ? PA SOBRE A NORMA BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA LACTENTES E CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA, BICOS, MAMADEIRAS, CHUPETAS E PROTETORES DE MAMILOS (NBCAL).. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Marilia de Souza Araujo

SA, N. N. B.; FRAZAO, A. G. F.; GOMES, D. L.;ARAUJO, M. S.. Conhecimentos de profissionais e farmácias e supermercados de Belém-PA sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos, mamadeiras, chupetas e protetores de mamilos (NBCAL). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazôni) - Universidade Federal do Pará.

Nadya Helena Alves dos Santos

SANTOS, N. H. A.. Análise de publicidade de alimentos em duas emissoras de tv por assinatura ao público infantil no Brasil, 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Pereira Santos

Conhecimento de profissionais de farmácias e supermercados de Belém ? PA sobre a Norma Brasileira de Comercialização De Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Mamadeiras, Chupetas e Protetores de Mamilos (NBCAL); ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo

IDOSO E OS ESPAÇOS DE LAZER: UMA ANÁLISE SOBRE A REALIDADE DOS ESPAÇOS DE LAZER DO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO PARÁ; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LAZER) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Patrícia do Socorro Chaves de Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo multicêntrico de avaliação do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (Multi-NBCAL), Descrição: Trata-se de um estudo que busca analisar o cumprimento da NBCAL por estabelecimentos comerciais e serviços de saúde, avaliar a percepção das mães sobre a influência do marketing nas escolhas relacionadas à alimentação dos seus filhos durante seus primeiros anos de vida, e avaliar a percepção dos gestores de vigilância sanitária sobre a fiscalização da NBCAL. Métodos: Estudo multicêntrico com triangulação de métodos quantitativos e qualitativos em três etapas: 1) Validação de questionário para avaliar o cumprimento da NBCAL em estabelecimentos comerciais e maternidades; 2) Inquérito multicêntrico para avaliar o cumprimento da NBCAL em estabelecimentos comerciais e serviços de saúde em seis cidades brasileiras; 3) Estudo qualitativo multicêntrico com mães atendidas por serviços de saúde públicos e privados e profissionais de saúde de órgãos de Vigilância Sanitária. O estudo será realizado em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Brasília/DF, João Pessoa/PB, Belém/PA e Florianópolis/SC, e uma cidade do interior: Ouro Preto/MG. O estudo de validação (etapa 1) será do tipo teste-reteste realizado na cidade do Rio de Janeiro em estabelecimentos comerciais e maternidades por meio de aplicação de questionário estruturado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Leiliane de Carvalho Cordeiro - Coordenador / Cristiano Siqueira Boccolini - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional