Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente). Entre 1996 e 1997 ganhou bolsa da Fundação Lampadia para investigar na John Carter Brown Library (Brown University,Providence, EUA) quando se dedicou a estudos comparativos entre as rebeliões na América britânica e no Brasil. Alguns anos depois recebeu bolsa Fullbright para trabalhar no Boston College (MA, EUA). Fez estágio de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo em 2005, mais uma vez sob supervisão do Professor Fernando Novais, quando estudou as relações entre as revoltas coloniais e as revoltas da Catalunha e de Nápoles no século XVII. Entre 2014 e 2015 realizou pós-doutorado na Universidade de Stanford (California) dedicando-se a comparar a cultura política na Inglaterra e em Portugal no século XVII. Em 2018 pesquisou como bolsista no Omohundro Institute Of Early American History & Culture (Va, EUA). Entre 2002 e 2010 foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, condição que retomou entre 2013 e 2016 e a partir de março de 2019. A ênfase de sua experiência na área de História concentra-se na época do Brasil Colônia, tratando principalmente dos seguintes temas: Portugal; Brasil colônia; Revoltas e ideias políticas. Nos últimos anos concentrou seus estudos na história das lutas políticas na Época moderna, na Europa e na América. Recebeu em 2018 Bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) para desenvolver o projeto "Das guerras de conquista à independência do Brasil: um Rio de revoltas (séculos XVI-XIX)" Foi editor da Revista Acervo (Arquivo Nacional) e da revista TEMPO (2013-15), e fundador e editor da Revista Nossa História e da Revista de História da Biblioteca Nacional, publicações voltadas para a popularização da disciplina. A experiência com este tipo de trabalho e a coordenação de inúmeros projetos desde 2003 ampliaram seu interesse nos temas relacionados à divulgação científica e História.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1990 - 1996

Universidade de São Paulo
Título: Revoltas, Fiscalidadee Identidade Colonial na América Portuguesa. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, 1640 - 1761
Fernando Antonio Novais. Palavras-chave: Revoltas; Protestos Sociais; Fiscalidade; Identidade Colonial.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em História Social

1985 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Barrocas Famílias : Vida Familiar em Minas Colonial,Ano de Obtenção: 1989
Fernando Antonio Novais.Palavras-chave: Família; Igreja; Cultura Popular.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2004 - 2005

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Rebeliões e protestos na América portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ideias pollíticas na época moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: América inglesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Portugal (séculos XVII e XVIII).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Patrimônio Imaterial: Brasil e Portugal. 2019. (Exposição).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; RODRIGUES, A. F. . Simpósio Temático Revoltas, Inconfidências e Independ6encias: episódios, poderes e narrativas das lutas políticas no Brasil - séculos XVII-XIX. 2018. (Congresso).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Patrimônio Imaterial Brasileiro: a celebração viva da cultura popular. 2016. (Exposição).

CARDOSO, O. ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Simpósio Temático História não-científica e Teoria da História. 2013. (Outro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Festival de História. 2011. (Festival).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; TOLEDO, M. V. . Brasil Feminino. 2011. (Exposição).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; PAmplona, MArco Antonio . Simpósio Temático Revoltas e Insurreições no Brasil, do século XVII ao XIX. 2009. (Outro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; Moreira, Ildeu . 1 Encontro Nacional de Divulgação de História e Ciencias Sociais. 2009. (Congresso).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . 1o. Encontro Nacional de Divulgação de História e Ciências Sociais. 2009. (Congresso).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; PAmplona, MArco Antonio . Simpósio Temático Revoltas e insurreições no Brasil - do século XVII ao XIX. 2007. (Outro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Fazendo História na Biblioteca Nacional. 2006. (Outro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Exposição de Fotografias : 'Cenas Cariocas'. 1991. (Exposição).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Exposição de Documentos e Obras Raras : 'Razão, Natureza e Liberdade : Brasil, França : quatro séculos de memória'. 1989. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5o. Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS ? TRANSBORDAR PARA ALÉM FRONTEIRAS. 2018. (Encontro).

Aula inaugural da Formação transversal em Divulgação Científica da Pró-reitoria de graduação).Percursos da divulgação científica em História e alguns desafios para as humanidades. 2017. (Outra).

ciclo de conferências ?Capítulos de história colonial?. Academia Brasileira de Letras. As revoltas e resistências antifiscais no Brasil colônia. 2017. (Congresso).

VI EIHC Encontro Internacional de História Colonial.As revoltas de Bacon (Virginia, 1676) e de Beckman (Maranhão, 1684): discursos sobre a justiça, processos de repressão e luta por direitos. 2016. (Encontro).

III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Rio de Janeiro e Virginia: uma abordagem comparativa da revolta da cachaça (1660) e da Bacon's Rebellion. 2015. (Encontro).

IV SEHPOLIS - Seminário de História Política.Bahia de todas as revoltas: o motim do maneta em Salvador (170-1711). 2015. (Seminário).

North West Art Lecture lectures.Two American Insurrections: Rio de Janeiro Rebellion (1660), Bacon's Rebellion (Virginia, 1676). 2015. (Outra).

Colóquio Internacional Em Beneficio do Povo. Império de pedra e cal. A linguagem do bem comum e as tensões sob o equilíbrio das cidades coloniais. 2013. (Congresso).

IV Jornada de História da Historiografia.Passado: modos de usar. Sobre os usos públicos da História. 2013. (Simpósio).

Seminários da Fiocruz/COC-Museu da Vida.Revistas populares e divulgação de História no Brasil: uma década delições e desafios. 2013. (Seminário).

XXVII Simpósio Nacional de História.Com quantas palavras se faz uma revolta?. 2013. (Simpósio).

III Seminário de Graduandos em História Moderna.O império português: restauração, sustentação e expansão. 2012. (Seminário).

IV Encontro Internacional de História Colonial.Tensões imperiais e a vigilância diplomática das Minas Gerais (século XVIII). 2012. (Encontro).

IV Seminário de pós-graduandos em História Moderna.Cidades Imaginada: memória e representação dos espaços no império portugues. 2012. (Seminário).

Popularizing Historical Knowledge: practice, prospects, and perils. The popularization of History in Brazil. 2012. (Congresso).

Semana de História da UFF.O Antigo Sistema COlonial e o Antigo Regime nos Trópicos. 2012. (Outra).

XV Encontro regional de História.Fazer revista e divulgar: ofícios de historiador?. 2012. (Encontro).

1o. Seminário do Fórum de Estudos Contemporâneos.Artes, Ciências e Humanidades. 2011. (Seminário).

Congresso Internacional Pequena Nobreza nos Impérios Ibéricos de Antigo Regime. Tensões e rebeliões : a nobreza da terra à sombra do novo mundo. 2011. (Congresso).

Formas e representações do império: ciência, tecnologia e política, séculos XVI ao XIX.Rebeldes coloniais: práticas, discursos e poder. 2011. (Seminário).

IV Colóquio Internacionla (In)tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime.Política, justiça e movimentos sociais. 2011. (Simpósio).

Maquiavel Dissimulado: heterodoxias político-culturais no mundo luso-brasileiro.O discurso da revolta. 2011. (Simpósio).

Maquiavel Dissimulado: heterodoxias político-culturais no mundo luso-brasileiro.No principado do Brasil. 2011. (Simpósio).

Olimpíada de História. Mesa de debates. 2011. (Olimpíada).

Poderes e Lugares de Minas Gerais: 300 anos de Ouro Preto.Urbanização e construção dos espaços em Minas - sécuos XVIII-XX. 2011. (Simpósio).

Religiosidade, o Tribunal do Santo Oficio e as Minas Setecentistas.Visitas espiscopais, inquisição e rebeliões: notas sobre religião e política em Minas Gerais no século XVIII. 2011. (Simpósio).

Sessão Magna do IHGB.Homenagem pelos relevantes serviços prestados à divulgação da História do Brasil. 2011. (Outra).

Olimpíada de História. Mesa de debates. 2010. (Olimpíada).

CEPHAS, IHGB.Nossa História nas calçadas: a experiência editorial e acadêmica da Revista de História da Biblioteca NAcional. 2009. (Encontro).

III Colóquio Internacional Raizes do Privilégio: hierarqui e bbilidade social no mundo ibérico do Antigo Regime. Adesão, risco e lealdades - repressão aos rebeldes (séculos XVII e XVIII). 2009. (Congresso).

II Seminário de graduandos em História Moderna.Tensões e acomodações. 2009. (Seminário).

Olimpíada de História. Mesa de premiação. 2009. (Olimpíada).

Seminário Internacional Arquivos, Fontes e Pesquisa Históric: Capitania de Mato Grosso.Repensando as rebeliões no Brasil colônia: fontes, métodos e historiografia. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História.Tradição interpretativa e caminhos recentes das pesquisas sobre rebelião no Brasil. 2009. (Simpósio).

Congresso Internacional 1808: a Corte no Brasil. Que fazer? A chegada do Príncipe e os dilemas dos rebeldes. 2008. (Congresso).

II semana de pesquisa em História (História, memória, documentação).História em revista: divulgação e memória. 2008. (Outra).

I Seminário Internacional Administrando Impérios:Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX.Fiscalidade e Administração no Império português. 2008. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América colonial.Cultura Política e Sedição: um estudo comparado das rebeliões coloniais. 2008. (Simpósio).

IX Congresso regional de História (Territórios da História). As revistas como espaço de atuação, pesquisa e divulgação da história. 2008. (Congresso).

Seminário ?Corrupção e interesse público?.Cultura e corrupção. 2008. (Seminário).

Seminário de pesquisa de pós-graduação em história da UFRJ (Diálogos e aproximações).O ofício do historiador e o seu papel na sociedade brasileira. 2008. (Seminário).

XIII Seminário de Economia Mineira (Cedeplar).Resistencias Antifiscais Em Minas Colonial: Revisitando Um Velho Tema, Reescrevendo Um Velho Artigo. 2008. (Seminário).

Caio Prado Jr: vida e obra.Caio Prado Jr e a colonização. 2007. (Encontro).

Fazendo História na Biblioteca Nacional.Violência. 2007. (Encontro).

II Colóquio Internacional Império de Várias Faces - dinâmicas e representações do poder no mundo ibérico da Época Moderna.Da Catalunha a Vila Rica: experiências modernas, práticas rebeldes e troca de soberania. 2007. (Simpósio).

I Seminário de Graduandos em História Moderna.Práticas políticas na América Portuguesa. 2007. (Seminário).

XXIV Semana de História.As Revoltas de Caio - rebeliões coloniais e historiografia em Caio Prado Jr.. 2007. (Outra).

XXIV Simpósio Nacional de História ? ANPUH.Novos espaços de atuação profissional do Historiador. 2007. (Simpósio).

XXIV Simpósio Nacional de História ? ANPUH.Revoltas e insurreições no Brasil ? do século XVII ao XIX. 2007. (Simpósio).

XXIV Simpósio Nacional de História ? ANPUH.Novos espaços de atuação profissional do historiador. 2007. (Simpósio).

A história nas calçadas - divulgação científica e as revistas de História.Encontro as quintas COC - Casa de Oswaldo Cruz. 2006. (Encontro).

CAsa dos Contos: potencialidades de pesquisa.XII Seminario sobre economia mineira. 2006. (Seminário).

II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Revistas de banca e revistas acadêmicas: os limites da historiografia. 2006. (Encontro).

I Seminário de Pós-graduandos em História Moderna.Fundos documentais do Conselho Ultramarino. 2006. (Seminário).

IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-americano. A luta política na sociedade do barroco: as festas e os rituais das revoltas urbanas na América Portuguesa. 2006. (Congresso).

IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-americano.A luta política na sociedade do barroco. 2006. (Simpósio).

Amador Patricio ? do Brasil: identidade colonial e inconfidências às vésperas da nação..Brasil: de um Império a outro (1750-1850). 2005. (Seminário).

Aventuras de Nossa História Viva: divulgação e a edição da revista Nossa História. I Colóqui NAcional de História no Vale do Iguaçu. 2005. (Congresso).

Divulgação científica em Revistas de História.Seminário Leitura e Ciência. 2005. (Seminário).

Furores sertanejos: Minas Gerais, 1736..V Encontro Regional dos Estudantes de História. ?História e historiografia: entre o ensino e a pesquisa?. 2005. (Encontro).

História e divulgação científica.VIII SEMOC - Qualidade de Vida e Dignaidade da Pessoa Humana. 2005. (Encontro).

O terramoto de 1755: impactos históricos. Reconstruir, destruir: o donativo voluntário para a reconstrução de Lisboa na América portuguesa. 2005. (Congresso).

Reinos rebeldes, América irridenta. As revoltas da Catalunha e de Nápoles e os protestos no Brasil colônia.XXIII Simpósio NAcional de História. 2005. (Simpósio).

Ultramar, outro mar: o conselheiro Antônio Rodrigues da Costa e a administração ultramarina. Biografias e microbiografias no Império colonial português. 2005. (Congresso).

XXV Encontro da Associação POrtuguesa de História Econômica e Social.De sisas, quintos e miunças: revoltas antifiscais e a tributação no Brasil e em Portugal, séculos XVII e XVIII. 2005. (Encontro).

?Revoltas coloniais: pressupostos teórico-metodológicos.Semana de História da UNI-BH. 2004. (Encontro).

A construção do imaginário - fragmentos da memória e da história da presença holandesa no Brasil.A presença holandesa no Brasil: memória e imaginário. 2004. (Seminário).

Contos de Minas: o acervo da Casa dos Contos e a Fazenda em Minas Gerais (Século XVIII).IV Semana de História de Minas - CAminho de Minas. 2004. (Encontro).

Fontes para a historia das revoltas e contestações na América portuguesa.III Seminário Fontes Históricas. 2004. (Oficina).

História e Divulgação científica.V Encontro NAcional Perspectivas do Ensino de História. 2004. (Encontro).

Idéias radicais e rebeliões - notas para um estudo dos protestos na América portuguesa. XI Encontro Regional de História "Democracia e Conflito. 2004. (Congresso).

O Estado Moderno na nova ordem pombalina: fiscalidade e administração no Brasil meridional.Luzes nos Trópicos: a capitania de São Paulo no século XVIII. 2004. (Simpósio).

Rebeliõe e Historiiografia Mineira do Século XVIII. Instituto Amilcar Martins. 2004. (Congresso).

----.XXV Fórum NAcional de Coordenadores de Pós-graduação em História. 2003. (Outra).

As MInas sob a ótica de MArtinho de Mendonça (mestranda Irenilda Cavalcanti).2o. Simpósio de História Comparada. 2003. (Simpósio).

Sistema colonial e revoltas no Brasil colônia.Da América portuguesa ao Império do Brasil: História, política e cultura (Seminário em homenagem a Fernando A. Novais). 2003. (Simpósio).

IX Simpósio Regional de História - ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro.IX Simpósio Regional de História da ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro. Coordenação de Sessão de Comunicação coordenada 'Práticas políticas e ritmos culturais na América portuguesa'. 2002. (Simpósio).

Prudência e Luzes no cálculo econômico do Antigo Regime: fiscalidade e derrama em Minas Gerais no século XVIII.10o. Seminário sobre Economia Mineira. 2002. (Seminário).

X Encontro regional da ANPUH.X Encontro regional da ANPUH. Coordenação de Sessão de Comunicação Coordenada 'Aventuras coloniais e experiências eruditas no século XVIII'. 2002. (Encontro).

X Encontro Regional da ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro.X Encontro Regional da ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro. Coordenação de Sessão de Comunicação Coordenada 'Rebeldes no Rio de Janeiro Seiscentistas'. 2002. (Encontro).

2 Seminário de História Quantitativa e Serial.2 Seminário de História Quantitativa e Serial. Presidência da mesa 'Espaços econômicos coloniais: os circuitos mercantis e a construção da diversidade regional latino-americana'. 2001. (Seminário).

Justiça e relações de poder em Minas Gerais no século XVIII.Seminário de História Newton Paiva. 2001. (Seminário).

Os sentidos da colonização na América portuguesa.Curso de Extensão Educação no Brasil: História, Cultura e Política. 2001. (Outra).

XXI Simpósio Nacional ANPUH ''História no novo milênio: entre o individual e o coletivo".XXI Simpósio Nacional ANPUH 'História no novo milênio: entre o individual e o coletivo. Presidência de mesa redonda 'Revolta nas Minas setecentistas: imaginário político, redes clientelares e discurso político'. 2001. (Simpósio).

10 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.10 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia. Orientador do trabalho 'Rebeliões e protestos escravos no Brasil'.. 2000. (Seminário).

I Encontro Regional de História ''Territorialidades, Memórias e identidades''.I Encontro Regional de História - Núcleo Mato Grosso. Coordenação de mesa redonda 'Territorialidades, Memórias e identidades'. 2000. (Encontro).

IX Simpósio Regional de História - ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro.IX Simpósio Regional de História - ANPUH. Coordenação de Sessão de Comunicação coordenada 'Práticas políticas e ritmos culturais na América portuguesa'. 2000. (Simpósio).

Revoltas e Motins na AMérica portuguesa.Curso de Mestrado em História e Cultura do Brasil. 1998. (Outra).

Congresso ''América 500 anos - Ensino e História''.Congresso 'América 500 anos - Ensino e História'. Oficina 'Ensinando História com os arquivos'. 1992. (Oficina).

Congresso "América 500 anos - Ensino e História''.Congresso 'América 500 anos - Ensino e História'. Oficina 'Repensando a idade de Ouro do Brasil'. 1992. (Oficina).

Ciclo de Debates ''Razão, Natureza e Liberdade: Brasil, França: quatro séculos de memória".Ciclo de Debates 'Razão, Natureza e Liberdade: Brasil, França: quatro séculos de memória. Presidência da Mesa redonda 'A França e o Brasil'. 1989. (Outra).

X Simpósio da ANPUH. 1979. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Pitanga

CARVALHO, Marieta Pinheiro de; POMBO, N. .;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Cair em desgraça ou cair nas graças: Dom Vasco Fernandes César de Menezes e a repressão de solados de Salvador (1728). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Patricia Ladeira Penna

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FURTADO, J. F.; MOTTA, M. M. M.. Benta Pereira: mulher, rebelião e familia em Campos dos Goitacazes - 1748. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafaela Machado Ribeiro

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; LIMA, L. L. G.; Cavalcante, Paulo; SANTOS, R. D.. O negro e seu mundo: vida e trabalho no pós-abolição em Campos dos Goytacazes (1883-1893). 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Jorge Rodrigo da Cunha

RESENDE, M. L. C.; ANDRADE, M. F.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Domicilio:lócus de ação e participação feminina (vila de São José, 1759-1831). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Danielle Sanches de Almeida

Kantor, Iris; WISSENBACH, M. C. C.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Entre loja e boticas: o comércio de remédios entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tarcísio de Souza Gaspar

SOUZA, L. M. E.; NEVES, G. P.; SILVA, M. B. N.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Palavras ao chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira

CARRARA, A.; ALMEIDA, C.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Mão de luva e Montanha: bandoleiros e salteadores nos caminhos de Minas Gerais no século XVIII (Matas Gerais da Mantiqueira - 1755-1786). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pollyanna Gouveia Mendonça

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; LIMA, L. L. G.; VAINFAS, R.. Sacrílegas Famílias: conjugalidade clericais no bispado do Maranhão no século XVIII. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pollyanna Gouveia Mendonça

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; VAINFAS, R.; FARIAS, S.. [qualificacao] Sacrílegas famílias: conjugalidades clericais no bispado do MAranhão no século XVIII. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sheila Conceição Silva Lima

NEVES, G. P.; Chahon, Sergio;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Rebeldia no planalto: a expulsão dos padres jesuítas da vila de São Paulo de Piratininga no contexto da Restauração (1627-1655). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sheila Conceição Silva Lima

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; NEVES, G. P.. [qualificação ! ] "A botada fora dos padres". A luta pela administração e liberdade indígena, São Paulo, 1627-1655. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Gaudereto Lamas

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; GUIMARAES, C. G.. Os contratadores e o Império colonial português: um estudo dos casos de Jorge Pinto de Azevedo e Francisco Ferreira da Silva. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Miguel Moreira da Fonseca

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; BASTOS, M. L.. João Rodrigues de Macedo: ações e transações. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti

LINHARES, M. Y.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Foi Vossa Majestade Servido Mandar: representações e práticas do bom governo nas cartas Administrativas de Martinho de Mendonça (MG, 1736-37). 2004. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael de Freitas e Souza

ANASTASIA, C. M. J.; FURTADO, J. P.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Combate nas luzes: a recepção e leitura do Recueil pelos inconfidentes mineiros. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo de Almeida Ferreira

FURTADO, J. F.; PAIVA, E. F.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. O descaminho de diamantes: relações de poder e sociabilidade na demarcação diamantina no período dos contratos (1740-1771). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Rodrigues Dias Alves

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. [qualificação] Atração e repulsa: os estudantes naturais do Brasil e a Universidade de Coimbra após a Reforma dos Estatutos Universitários de 1772 (c.1750-1807). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marieta Pinheiro de Carvalho

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; MUNTEAL FILHO, O.. Uma idéia de cidade ilustrada: as transformações urbanas da nova Corte portuguesa (1808-1821). 2003 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Antônio Silva Araujo

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; GUIMARAES, C. G.. Contratos e tributos nas Minas Setecentistas: o estudo de caso - João de Souza Lisboa (1745-1765). 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Gaudereto Lamas

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. O império português e os contratadores das Minas no século XVIII: os casos de Jorge Pinto de Azevedo e Francisco Ferreira da Silva. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Livia Beatriz da Conceição

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. A Soberania Nacional: tráfico de escravos e a construção de uma identidade nacional no Brasil Monárquico. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Nogueira

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. A fé no desvio: cultos africanos, demoniza;áo e perseguição religiosa - Minas Gerais, s[eculo XVIII. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Elias Caetano

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. As letras da tradição: o Tratado de Direito Natural de Tomás Antônio Gonzaga e a linguagem política na época pombalina (1750-1770). 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcia de Paiva

VAINFAS, R.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FALCON, F. J. C.; RODRIGUES, A. E. M.; MATTOS, I. R.. O Estado de coisas no Brasil: três imagens da desordem nos séculos XVI e XVII. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Elias C Gomes

NEVES, G. P.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. [qualificação] As letras da tradição: o tratado de Direito Natural de Tomás Antônio Gonzaga e a linguagem política na Época Pombalina. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lana Maria da Silva Jacques

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; NEVES, G. P.. A Intendência da Polícia - poder público e vida cotidiana no Rio de Janeiro de inícios do século XIX. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Antônio Silva Araujo

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; GUIMARAES, C. G.. Contratos e tributos nas Minas setecentistas: o estudo de um caso - João de Souza Lisboa (1745-1765). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Fernandes Guimarães Santiago

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; CAMPOS, A. A.. As festas promovidas pelo Senado da Câmara de Vila Rica (1711-1744). 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Meyer Cordeiro

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; VAINFAS, R.. Minas Ocultas - civilização e fronteira no ocaso da América portuguesa. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ramon Fernandes Grossi

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FURTADO, J. F.. O medo na capitania do ouro - relações de poder e imaginário sobrenatural, no século XVIII. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Ferreira de Melo

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; MATTOS, I. R.. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro: Assistencialismo, Solidariedade e Poder (1780-1822). 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Rodrigues de Souza

PAIVA, J. P. M.; BOSCHI, C. C.; FURTADO, J. F.; Franco, Renato Júnior;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Mulheres Publicas, prostituição e desordem - Minas GErais - 1700-1822. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hudson Lucas Marques Martins

Martins, Willian de Souza; Santos, Beatriz; Ribeiro, Myriam; CAMPOS, A. A.; MARTINS, M. S. N.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Os pintores e a sua arte na capitania de Minas Gerais, 1720 a 1830. 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Martinelli e Barbosa

PEREIRA, L. A. M.; Fernandes, Eunicia; Lima, Ivana; BICALHO, F.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. As festas Reais no Rio de janeiro (segunda metade do século XVIII). 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana de Carvalho Barbalho Velez

RAMINELLI, R.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; KRAUSE, T.; Sampaio, Antonio CJ; Fragoso, João Luiz. Donatários e administração colonial: a capitania de Itamaracá e a Casa de CAscais (1692-1763). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Letícia dos Santos Ferreira

MONTEIRO, R. B.; VAINFAS, R.; Cavalcante, Paulo; SOUZA, G. E. S.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. É pedido, não tributo. O donativo para o casamento de Catarina de Bragança e a Paz de Holanda (portugal e Brasil, c. 1660-c.1752). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Valim

Kantor, Iris; NOVAIS, F. A.; GUIMARAES, C. G.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FERLINI, Vera Lúcia A. Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1798. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique Tuna

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Kantor, Iris; FALCON, F. J. C.; NOVAIS, F. A.. Silva Alvarenga - representante das Luzes na América portuguesa. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Aurélio de Paula Pereira

BICALHO, F.; RAMINELLI, R.; Romeiro, Adriana; Kantor, Iris;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Vivendo entre cafres: vida e política do conde de Assumar no ultramar, 1688-1756. 2009. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Figueiredo Rodrigues

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; CARRARA, A.; SOUZA, L. M. E.; BOSCHI, C. C.; OLIVEIRA, C. H. S.. Estudo econômico da conjuração mineira: análise dos seqüestros de bens inconfidentes da comarcado rio das mortes. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanda Lúcia Praxedes

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FURTADO, J. F.. Segurando as pontas e tecendo as tramas:mulheres chefes de domicilio em Minas Gerais, 1770-1880. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Antônio Silva Araujo

GUIMARAES, C. G.; CARRARA, A.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Em nome de Deus e do rei: contratos de tributos, comércio e poder nas Minas Setecentistas (1741-1784. 2008. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nauk Maria de Jesus

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; BICALHO, F.; ROSA, C.. Na trama dos conflitos. A administração na fronteira oeste da América portuguesa. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Newton C

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; RAMINELLI, R.. Menezes. Artes Fabris e Serviços Banais. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Leónia Chaves Resende

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; MONTEIRO, J. M.. Gentios brasílicos: índios coloniais em Minas Gerais setecentista. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Avanete Pereira Sousa

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FERLINI, Vera Lúcia A. Poder local, cidade e atividades econômicas (Bahia, século XVIII). 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Cavalcanti de Oliveira Junior

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; JANCSO, I.; NOVAIS, F. A.; TORTIMA, P.. Negócios de trapaça: caminhos e descaminhos na América Portuguesa. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Eduardo de Andrade

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; ROCHA, A. P.. A invenção das Minas Gerais: empresas e descobrimentos e entradas nos Sertões do Ouro (1680-1822). 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Maria Brugger

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FARIAS, S.. Minas Patriarcal: família e sociedade (São João del Rei, séculos XVIII e XIX. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anita Correia Lima de Almeida

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SANTOS, A. C. M.. Inconfidência no Império: Goa de 1787 e Rio de Janeiro de 1794. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joaci Pereira Furtado

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SOUZA, L. M. E.. A caligrafia dos afetos: o poema herói-cômico árcade e a sociedade luso-americana. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Heloísa Gesteira

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; MATTOS, I. R.. O Teatro das Coisas Naturais: conhecimento e dominação neelandesa no Brasil (1624-1654). 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eunícia de Barros

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; MATTOS, I. R.. Futuros Outros: homens e espaços (os aldeamentos jesuíticos e a colonização na América portuguesa). 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marco Antônio Silveira

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SOUZA, L. M. E.. Pública Fama: costume e poder em Minas Gerais no século XVIII. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Maurício de Saldanha Alvarez

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; LIMA, L. L. G.. "Muita gente junta na praça": traçados urbanos e arquiteturas no Rio de Janeiro colonial, 1565-1713. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia de Oliveira Dias

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Franco, Renato Júnior; ALVEAL, C. M. O.. Entre os rios dos sertões: processos de territorialização nas capitanias do Rio Grande e Ceará (1654-1750). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Halysson Gomes da Fonseca

PARAISO, H. H. B.; ARAUJO, L.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. A intendencia da marinha e armazens reais no arsena da bahia - 1770-1808. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Pitanga

CARVALHO, Marieta Pinheiro de;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; POMBO, N. .. Revoltas militares no Brasl colônia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Luciana de Carvalho Barbalho Velez

RAMINELLI, R.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Sampaio, Antonio CJ. Fiscalismo e autonomia: a administração fazendária e a anexação da capitania de Itamaracá (1654-1760). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hudson Lucas Marques Martins

Ribeiro, Myriam;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Souza, Maria BM. Os mestres da pintura nas Minas coloniais ou o oficio da pintura em Minas GErais nos séculos XVIII e XIX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Henrique Ferreira de Castro

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Monteiro, Rodrigo B; Franco, Renato Júnior; Camenietzki, Carlos Ziller. Castigar sempre foi razão de estado? O debate sobre a punição às revoltas ocorridas no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira

RAMINELLI, R.; Fragoso, João Luiz;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. O sistema militar na capitania do Rio de Janeiro, 1640-c.1652. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta Martinelli e Barbosa

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; PEREIRA, L. A. M.. Festas no Rio de Janeiro em dois tempos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cecília Maria Fontes Figueiredo

HERMANN, J.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SANTOS, G. S.. Os esmoleiros do Rei: a Bula da Santa Cruzada e os seus oficiais no bispado de Mariana, 1748-1828. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Letícia dos Santos Ferreira

VAINFAS, R.; MONTEIRO, R. N. B.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Dinâmica Fiscal e representação política: o donativo de Inglaterra e Paz de Holanda (Bahia, Pernambuco, Rio de JAneiro, Lisboa e Porto, c. 1660-c.1725). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nívia Pombo Cirne dos Santos

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; BOSCHI, C. C.; NEVES, G. P.. Circuitos ilustrados: D Rodrigo de Sousa Coutinho e os governadores para a América Portuguesa (1797-1803). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: SHEILA CONCEIÇÃO SILVA

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; NEVES, G. P.. Golpe de espada contra a cruz: linguagens da diplomacia no Portugal joanino (c 1700-174o). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Freitas Santos

GUIMARAES, C. G.; CARRARA, A.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Minas com Bahia: mercados e negócios nos sertões da América portuguesa, século XVIII. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Antônio Silva Araujo

CARRARA, A.; GUIMARAES, C. G.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Em nome de Deus e do rei: contratos de tributos, comércio e poder nas Minas Setecentistas (1741-1784. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hilton César de Oliveira

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FARIAS, S.; GUIMARAES, C. G.. O concubinato e a voz pública: relações de poder na antiga comarca do rio das Velhas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; NEVES, G. P.. Do urbano ao rural: economia e política em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Newton Coelho de Menezes

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; RAMINELLI, R.. Artes fabris e serviços banais. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvia Brugger

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FARIAS, S.. Relações familiares na Sociedade Escravista Mineira. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Henrique Duarte Figueira Carvalho

NEVES, G. P.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SILVA, C. B.. O princípio deste século tem sido empregado em política: a linguagem política de frei Joaquim do Amor Divino Caneca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thaiz Barbosa Freitas

GUIMARAES, C. G.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; CARRARA, A.. Espaço e fiscalidade: a cartografia fiscal dos dízimos em Mariana, Sabará e São João del Rei no final do século XVIII. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: cesar Augusto Coaguila Calcimontes

WANDERLEY, M. R.; GARCIA, E. F.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Tensión e insurreción en los Eriales del Alto Peru. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Ladeira Penna

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FARIA, S. S. C.; MOTTA, M. M. M.. Benta Pereira: mulher, rebelião e familia em Campos dos Goitacazes - 1748. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvio Henrique Guimarães Pedrosa

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; CARRARA, A.; BICALHO, F.. A economia política da fiscalidade colonial, Rio de Janeiro, 1695-1735. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Rodrigo da Cunha

RESENDE, M. L. C.; ANDRADE, M. F.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Mulheres chefes de domicilio na vila de São José Del Rei, MG, início do século XIX. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Maria do Carmo Da Silva

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Maria do Carmo da Silva ?Diabruras carnais?: Transgressões sexuais, vida privada e concubinato nas famílias de inconfidentes mineiros. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual Paulista.

Carvalho, Marcus Joaquim Maciel de; Fragoso, João Luiz;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FURTADO, J. P.; Meneses, J. N.. "Nos limites de seu estado": A vida em família, rumos econômicos e jogos identitários (São José do Rio das Mortes, séculos XVIII e XIX). 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; BICALHO, F.; Franco, Renato Júnior. Concurso público para professor substituto de História do Brasil colônia. 2019. Departamento de História - Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; JUCA, A. C.; MORAES, R.. Concurso Público para professor de Brasil colônia (Banca de seleção ). 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, LUCIANO RAPOSO DE ALMEIDA; NEVES, G. P.; MARQUES, L.; SANTOS, G. S.; WANDERLEY, M. R.. Seleção de mestrado e doutorado da área de História Moderna do Programa de Pós-Graduação de História. 2019. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; LARA, S.; Venâncio, Renato P.; SOUZA, G. E. S.. Concurso público para cargo de professor doutor na área de História do Brasil. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

SOUZA, L. M. E.; CASTRO, H.; GRINBERG, K.; LARA, S.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Banca do Concurso Público para Professor Adjunto - área de Brasil colônia e império. 2013. Departamento de História - Universidade Federal Fluminense.

BACELLAR, C. A. P.; SILVA, M. L. O. A.; CARRARA, A.; MONTEIRO, J. M.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Comissão Julgadora do concurso para Professor doutor da área de História do Brasil colonial. 2013. Universidade de São Paulo.

NEVES, G. P.; GARCIA, E. F.; WANDERLEY, M. R.; RIBEIRO, A.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Seleção de Mestrado e Doutorado para a área de História Moderna. 2013. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; FURTADO, J. F.; GONÇALVES, A. L.. Comissão examinadora para professor adjunto da área de Brasil colônia. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

Silva, Francisco CArlos Teixeira da; BASTOS, M. L.; SOARES, L. C.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.; Fragoso, João Luiz. Comissão Julgadora de Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARRARA, A.; GONÇALVES, A. L.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. seleção para professor adjunto na área de História de Minas Gerais e Prática de Pesquisa Histórica. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

MARQUESE, R. B.; LEWKOWICZ, I.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Concurso para provimento de cargo de professor doutor do departamento de história, disciplina de História do Brasil colonial. 2004. Universidade de São Paulo.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Comissão julgadora de concurso para professor da disciplina de História do Brasil colônia. 2003. Universidade de São Paulo.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SABINA, G.; HONORATO, C.. Comissão de avaliação de progressão de docentes do Instituto de História da UFF. 2019. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; BICALHO, F.; Franco, Renato Júnior; SANTOS, G. S.. Banca de seleção para ingresso no programa de mestrado e doutorado. Área de História Moderna. 2016. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Ensino de História da África. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Seleção de Mestrado e Doutorado da área de História Moderna do Programa de Pós Graduação. 2008. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Comissão especial de julgamento do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. 2007. Arquivo Nacional.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Seleção de mestrado e doutorado da área de História Moderna do Programa de Pós-Graduação de História. 2007. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Seleção de bolsas Programa de Infra-estrutura para jovens pesquisadores. 2006. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; NOVAIS, F. A.; Alambert, Francisco; SOARES, L. C.; REIS, J. J.. Comissão Julgadora para escolha dos "personagens da história" para o livro 100 Brasileiros. 2004. Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; RODRIGUES, C. M. C.. Comissão Especial para seleção de livros para o Programa Fome de Livro (categoria História). 2004. Fundação Biblioteca Nacional.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Exame de seleção para monitoria de História do Brasil 1, UFF (presidência). 2003. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Exame de seleção para monitoria de História do Brasil 1, UFF (presidência). 2000. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.; SOARES, Mariza de Carvalho; ESSUS, Ana Maria Mauad; MENDONÇA, Paulo Knauss de; KOCHER, Bernardo. Participação no exame de seleção de mestrado para o Programa de Pós-Graduação do Depto. de História da UFF, 2000. 1999. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Exame de seleção para monitoria de História do Brasil 1, UFF (presidência). 1999. Universidade Federal Fluminense.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Membro da comissão julgadora do Prêmio Carioca de Monografia. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. 1999. Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Membro da comissão julgadora do Prêmio Carioca de Monografia. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. 1998. Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Membro da comissão julgadora do Prêmio Carioca de Monografia. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. 1995. Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Membro da comissão julgadora do I Prêmio do Arquivo Nacional. 1991. Arquivo Nacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

István Jancsó

JANCSÓ, István; NOVAIS, F. A.. Revoltas, fiscalidade e identidade colonial na América Portuguesa: Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais - 1640-1761. 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

István Jancsó

JANCSÓ, István; NOVAIS, Fernando A. Revoltas, fiscalidade e identidade colonial na América Portuguesa: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais - 1640-1761. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Caio César Boschi

BOSCHI, Caio César. Barrocas famílias; vida familiar em Minas Gerais no século XVIII. 1990. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

SOUZA, L. M.; BOSCHI, Caio César; NOVAIS, Fernando Antonio. Barrocas familias: vida familiar em Minas Gerais no século XVIII. 1990. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

SOUZA, L. M.; BOSCHI, Caio César; JANCSÓ, István; MATTOS, Ilmar Rohloff de; NOVAIS, Fernando Antonio. Revoltas, fiscalidade e identidade colonial na América portuguesa: Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, 1640-1761. 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Pitanga

Motins militares na Bahia e no Rio de Janeiro coloniais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Thiago da Silva Pinto

VIVA AO ACLAMADO: O RITUAL DE ACLAMAÇÃO DOS REIS PORTUGUESES E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA (1640-1709); ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Silvio Henrique Guimarães Pedrosa

A economia política da fiscalidade colonial, Rio de Janeiro, 1695-1735; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Patrícia de Oliveira Dias

HOMENS DE CONQUISTA: FAMÍLIAS, PODER E PECUÁRIA NA RIBEIRA DO APODI-MOSSORÓ (1676-1725); ; Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Halysson Gomes da Fonseca

A intendencia da marinha e armazens reais no arsenal da bahia 1770-1808; Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Ludmilla Cunha Mendes

Impressões Rebeldes - cultura política; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Victoria Saenz

"Identity creation and expression in Brazilian Popular Music during military rule, 1964-1972"; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Fulbright International Educational Exchange Programs; Fulbright; (Orientador);

Patricia Ladeira Penna

Benta Pereira: mulher,rebelião e familia em Campos dos Goitacazes, 1748; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Gefferson Rodrigues Ramos

No sertão, a Revolta: grupos sociais e formas de contestação na América portuguesa, Minas Gerais, 1736; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Alexandre Rodrigues

A ?DONA? DO SERTÃO: FAMÍLIA E PODER EM MINAS NO SÉCULO XVIII; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Carolina Chaves Ferro

O terremoto de Lisboa e a resistência ao subsídio voluntário na Bahia 1756; 2007; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Renato Júnio Franco

Desassistidas Minas: a exposição de crianças em Vila Rica, século XVIII; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Moacir Rodrigo de Castro Maia

Quem tem padrinho não morre pagão: as relações de compadrio e apadrinhamento de escravos numa Vila Colonial (Mariana, 1715-1750); 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Paula Regina Albertini Túlio

Falsários Del Rei: Inácio de Souza Ferreira e a Casa de Moeda FAlsa do Paraopeba (Minas Gerais 1700-1734); 2005; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Ana Teresa Araujo Vasconcelos

A Restauração e a Administração da América Portuguesa: o Conselho Ultramarino no reinado de D; João IV (1640-1656); 2005; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Rodrigo Borges Monteiro

uma cidadela no Império: a colônia do Sacramento e os dilemas da colonização no sul da América portuguesa (1680-1750); 2005; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Antônio Filipe Pereira Caetano

Entre a Sombra e o Sol ? A revolta da cachaça, a freguesia de São Gonçalo de Amarante e a crise política fluminense, 1640-1667; 2003; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Alexandre Mendes Cunha

Vila Rica-São João del Rey: as voltas da cultura e os caminhos do urbano entre o século XVIII e o XIX; 2002; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Flávia Maria Maria de Carvalho

Violência e corpo escravo: impasses nas experiências coloniais ilustradas ? Rio de Janeiro e Angola na segunda metade do século XVIII; 2002; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Nivia Pombo

Dom Rodrigo de Sousa Coutinho: pensamento e ação político administrativa no Império Português ? 1796-1812; 2002; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Maria Elisa de Campos Souza

Administração, justiça e relações de poder: ouvidorias de comarcas nas minas setecentistas; 2000; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Alexandre Rodrigues

A prostituição em Minas Gerais no século XVIII:; 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Breno Almeida Vaz Lisboa

Modos de governar na América Portuguesa: a governança da capitania de Pernambuco durante o reinado de D; João V (1706-1750); 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História Uff) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Gefferson Ramos Rodrigues

A ?arraia miúda?; Índios, negros e homens pobres livres nas rebeliões da América portuguesa: Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo ? 1707-1718; 2015; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Nivia Pombo

O PALÁCIO DE QUELUZ E O MUNDO ULTRAMARINO: CIRCUITOS ILUSTRADOS (Portugal, Brasil e Angola, 1796-1803); 2013; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

João Henrique Ferreira de Castro

: ?Castigar sempre foi razão de estado?? O Debate Sobre a Punição às Revoltas ocorridas no Brasil: Da defesa dos perdões à progressiva legitimação da violência (1660-1732); 2012; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Alexandre Mendes Cunha

Minas Gerais, da capitania à província: elites políticas e a administração da fazenda em um espaço em transformação; 2007; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Hilton César de Oliveira

Minho Gerais: Dinâmicas familiares e alianças políticas dos minhotos na comarca do Rio das Velhas; 2007; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Irenilda Cavalcanti

MArtinho de Mendonça; 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Cynthia Rodrigues

A real mesa censória (1768-1787) e a circulação de livros e idéias no Brasil: caminhos e descaminhos; 2004; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

André Ricardo Dias Gomes

O universo negro nas irmandades religiosas:Minas século XVIII; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Patrícia Sirlene Rodrigues Barcellos

Festas de Corpus Christi em Minas: aspectos sociais no século XVIII; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Elodia Honse Lebourg

Protesto e poder político em Vila Rica, 1720: uma proposta de estudo para a fiscalidade em Minas Gerais durante a primeira metade do século XVIII; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Rúbia Célia de Moura Barroso dos Santos

Como a história da Inconfidência mineira é ensinada através dos livros didáticos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Rita de Cássia Gomes da Silva

OLhares sobre a condição feminina no Brasil colonia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Adriana Vicente Durães

Mulheres no cenário do Brasil colonioa: violências e exclusão; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Márcio MArtins Costa Brigueiro

Nem tão velha que não caia, nem tão moça que salte; Ensaio de visibilidade teórica para uma história da velhice no Brasil colonial; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

William Teixeira Alves

O mito de Chico Rei; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Marcia Regina de Macedo

Um breve panorama de Minas Gerais no contexto colonial; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Márcio da Fonseca

Restauração monárquica e rebeliões coloniais: um estudo sobre as revoltas seiscentistas no Brasil, 1640-1688; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Cátia Cilene da Silva Fernandes

A mulher na História do Brasil colonia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Ana Helena R

T; Santos; A representação do mulato Calabar nos livros didáticos de História: uma discussão sobre raça e etnia na formação da identidade brasileira; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Helenice Bessa M

França; A história social da prostituição em Minas Gerais no século XVIII; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Celso de Castro

Ao redor da cozinha mineira do século XVIII; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Salvador da Mata e Silva

Um "crime" de inconfidência na América portuguesa no século XVIII: a revolta da cachaça; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Maria Cecília Stumbo

A criança na sociedade colonial; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

MARIA DAS GRAÇAS

Quilombos na Baixada Fluminense; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Edilene Albertassi dos Santos

Caminhos da cura: práticas e crenças na medicina empírica em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Carlos Eduardo de Oliveira

A influência do pensamento ilustrado em Tiradentes; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Thiago Pinto

Aclamação de Manuel Nunes Viana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Felipe Damasceno

Escravos armados no Brasil colonial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Carolina Chaves Ferro

O terremoto de Lisboa e a resistência ao subsídio voluntário na Bahia 1756; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Lara de Melo dos Santos

Rebeliões escravas no Brasil colonial; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Fernando Pitanga

O diário de um militar rebelde na Bahia Colonial; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Alexandre Quadros

Povo e história nas rebeliões coloniais; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Rosângela Coutinho

Os Mulatos em Minas Gerais no Século XVIII; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Gabriel de Abreu Machado Gaspar

REBELIÕES COLONIAIS E SEU VOCABULÁRIO ? documentos, conceitos e papéis sediciosos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Barbara Mattos

Impressões Rebeldes: documentos e palavras que forjaram a história do protesto no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Departamento de História - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Matheus Sampaio

impressões Rebeldes: documentos e palavras que forjaram a história do protesto no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Departamento de História - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Pedro Lucas de Andrade

Impressões Rebeldes: cultura política e papéis sediciosos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Gustavo Silva

Impressões Rebeldes: cultura política e escritos sediciosos na América portuguesa, séculos XVI-XVIII; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Giovanna Antonacci

Impressões rebeldes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

José Adilson

Revoltas na América portuguesa moderna: as contestações antijesuíticas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Mayra VAz

Revoltas na América portuguesa moderna: as contestações antijesuíticas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro

Práticas Curativas E Conquista No Sertão Da América Portuguesa: Presídios E A Medicina Em Minas Gerais Na Segunda Metade Do Século XVIII; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Tatiana Poggi

Revoltas na América portuguesa moderna: as contestações antijesuíticas; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Carolina Chaves Ferro

Contestações antijesuíticas na América portuguesa moderna; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Danielle Sanches de Almeida

Práticas Curativas, Comércio E Ilustração Na América Portuguesa: Minas Gerais Na Segunda Metade Do Século XVIII; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Lara de Mello dos Santos

Rebeliões e protestos escravos no Brasil colônia; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Tatiana Silva

conhecimento histórico, recuperação de informação e método de pesquisa: em busca de um diálogo necessário em Bibliotecas Universitárias em História; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Jaqueline Ribeiro

conhecimento histórico, recuperação de informação e método de pesquisa: em busca de um diálogo necessário em Bibliotecas Universitárias em História; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Marcia Barbosa dos Santos

"Morram os senhores, viva a liberdade!"rebeliões e protestos escravos no Brasil colonial; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Lara de Mello dos Santos

Rebeliões escravas no Brasil colônia; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Rita de Cassia Pereira

Revoltas e Fiscalidade no Brasil Colônia; 1994; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Mônica Carvalho

Revoltas e Fiscalidade no Brasil Colônia; 1994; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Cristiane de Jesus

?Memória dos Contos de Minas?; 2003; Orientação de outra natureza - Fundação Biblioteca Nacional; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Filipe Monteiro

Memória dos Contos de Minas; 2003; Orientação de outra natureza - Fundação Biblioteca Nacional; Orientador: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Antonio Novais

Revoltas, fiscalidade e identidade colonial na América portuguesa: Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, 1640-1761; 1996; Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Fernando Antonio Novais;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FIGUEIREDO, LUCIANO RAPOSO DE ALMEIDA . A linguagem da embriaguez: cachaça e álcool no vocabulário político das rebeliões na América portuguesa. REVISTA DE HISTÓRIA , v. 1, p. 01, 2017.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Escritos pelas paredes. Revista do Arquivo Publico Mineiro , v. 50, p. 42-61-61, 2014.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Maquiavelianas Brasileiras: dissimulação, ideias políticas e revoltas coloniais (Portugal, séculos XVII e XVIII). Tempo (Niterói. Online) , v. 20, p. 1-24, 2014.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Brazilian Machiavellians: dissimulation, political ideas, and colonial rebellions (Portugal, 17th?18th century). Tempo (Niterói. Online) , v. 20, p. 1-24, 2014.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Morte aos impostos! Viva o Rei!. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 18-21, 2007.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . É pejorativo chamar a conspiração de ?inconfidência??. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 38-38, 2007.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Pinga, cachaça e jeribita. Nossa História (São Paulo) , v. 12, p. 68-72, 2005.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Derrama e política ilustrada em Minas Gerais. Revista do Arquivo Público Mineiro , v. XLI, p. 5-20, 2005.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Equilíbrio Distante: o Leviatã dos Sete mares e as agruras da Fazenda Real na província fluminense, séculos XVII e XVIII. Varia História (UFMG. Impresso) , v. 32, p. 144-175, 2004.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Narrativas das rebeliões - linguagem política e idéias radicais na América portuguesa moderna. Revista da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 111, n.mar/mai, p. 06-27, 2003.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Das arcas coloniais ao Palácio de Queluz; dilemas luso-brasileiros no governo da fazenda real nas. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 416, n.jul/set, p. 67-87, 2002.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Além de súditos: revoltas e identidade colonial na América portuguesa. Revista Tempo, Universidad Federal Fluminense, n.10, p. 81-95, 2000.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Furores sertanejos na América portuguesa : rebelião e cultura política no sertão do rio São Francisco, Minas Gerais - 1736. Revista Oceanos, Lisboa, p. 128-144, 1999.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Beyond Subjects : Revolts and Colonial Identity in Portuguese America. Itinerario European Journal Of Overseas History, Leiden University, v. 23, n.1, p. 78-90, 1999.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Luciano Figueiredo e a história da família e da mulher no Brasil e em Minas Gerais. Cronos: Revista de História, Pedro Leopoldo, v. 1, n.1, p. 7-15, 1999.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Rotas entre o Brasil e o Império : uma conversa com A.J.R. Russell-Wood. Tempo (London) , Niterói, v. 6, 1998.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Protestos, Revoltas e Fiscalidade no Brasil Colonial. Revista de História Depto de História/UFOP, Ouro Preto, n.5, p. 56-87, 1995.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Tributação, Sociedade e Administração Fazendária em Minas Gerais no Século XVIII. Anuario do Museu da Inconfidência, MINC / IBPC, p. 96-110, 1993.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Brasil, usos e costumes ou uma crítica à recuperção de informações. Boletim de Obras Raras, Arquivo Nacional / RJ, p. 1-5, 1991.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Fontes para a História da Inconfidência Mineira e o Acervo do Arquivo Nacional do Brasil. Análise e Conjuntura, v. 4, n.2 e 3, p. 136-146, 1989.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Cortando rente o passado. . . - Fontes para a História da Inconfidência Mineira e o acervo do Arquivo Nacional do Brasil. Análise e Conjuntura, Belo Horizonte, v. 4, n.2 e 3, p. 136-146, 1989.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; SOUSA, R. M. . Segredos de Mariana - Pesquisando à Inquisição Mineira. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 2, p. 11-34, 1987.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; AZEVEDO, C. L. ; HIPPOLITO, M. R. . La Base de Dados Mapa - Memoria de la Administracion Publica Brasileira. Adpa, Madrid, v. 5, n.2, p. 55-61, 1986.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; MAGALDI, A. M. B. M. . Quitandas e Quitutes - um estudo sobre a rebeldia e transgressão feminina na sociedade colonial. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , n.54, p. 50-61, 1985.

  • FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Negras de tabuleiro e vendeiras : a presença feminina na desordem mineira no século XVIII. Anais do VI Encontro Anual da Anpocs, p. 179-214, 1984.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Ad hoc da FAPERJ. 2003.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Ad Hoc da FAPESP. 2001.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Centro de Referência Luso-Brasileiro. 2000.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revisão do argumento do filme 'Ouro e estrelas'. 2000.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Projeto '500 Anos por detrás dos panos'. 1998.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Projeto do Livro : Mato Dentro.Viagem através dos tempos e contratempos da História de Conceição. 1992.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação da Seção de Pesquisa, Editoração e Divulgação do Arquivo Nacional. 1992.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Projeto : Estrutura e dinâmica da evolução político-administrativa de MInas Gerais. 1991.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Programa : Quadros de uma Revolução. 1989.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . CLIO: Revista de Pesquisa Histórica. 2018.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Editora Unifesp. 2018.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Ad hoc do CNPQ. 2003.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto de pesquisa 'Memória dos Contos de Minas'. 2003.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; ALMEIDA, Danielle Sanches de . Coordenação do projeto PIBC/CNPQ 'Práticas curativas, comércio e Ilustração na América portuguesa: Minas Gerais na segunda metade do século XVIII'. 2002.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto 'Conhecimento histórico, recuperação de informação e método de pesquisa: em busca de um diálogo necessário em Bibliotecas Universitárias de História'. 2002.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; SOALHEIRO, Bruna Dutra de Oliveira . Coordenação do projeto PIBIC/CNPQ 'Práticas curativas e conquista no sertão da América portuguesa: presídios e a medicina em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII. 2002.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto de pesquisa 'Rebeliões e insurreições na América portuguesa moderna: 1640-1789'. 2002.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto 'Identificação e digitação das listas nominativas de habitantes do Brasil: Espírito Santo, Goiás, Pará, Minas Gerais junto ao acervo da Casa dos Contos do Arquivo Nacional (2001-2002). 2002.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Parecerista da Revista TEMPO - UFF/Depto. História. 2000.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do Projeto PIBC/CNPq 'Morram os senhores, viva a liberdade !'. Rebeliões e protestos escravos no Brasil colonial. 1999.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto de edição do Códice Costa Matoso. Realização de pesquisas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Lisboa, Londres. 1999.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Missão de pesquisa em arquivos de Portugal e no British Museum, Londres, para preparação do Estudo Crítico do Códice Costa Matoso 'Rapsódia para um bacharel'. 1998.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . A Comparative History of Tax Revolt and Resistence in the New World : Brazil and English America in the Seventeenth and Eighteenth Centuries, at The John Carter Brown Library. 1997.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto 'MAPA : Memória da administração pública brasileira', seção de pesquisa. 1992.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do projeto 'Estruturas domiciliares e a posição da mulher em Minas Gerais Colonial'. 1986.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . I Relatório de Pesquisa : Mulher e Sociedade no Século XVIII Mineiro : fontes e bibliografia comentada.. 1983.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Coordenação do sub-projeto 'Aspectos da evolução histórica da sociedade e economia em São João Del Rei, Tiradentes e Prados - Minas Gerais'. 1982.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Participação no projeto 'Aspectos sócio-econômicos do ouro na região de São João Del Rei', à convite do professor Joachim Karfunkel. 1982.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; RESENDE, F. . Relatório Final da Pesquisa : A Tributação em Minas Gerais no Século XVIII. 1981.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Aspectos da tributação fazendária durante a atividade mineradora no século XVIII em Minas Gerais, sob a coordenação do Prof. Fernando Antonio Resende da Silva. 1981.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Supervisão da seleção e identificão da documentação do Arquivo Nacional referente à coleção de documentos da Casados Contos em Minas Gerais ( séculos XVIII e XIX ), para microfilmagem. 1980.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Levantamento da documentação sobre industria, comércio e agricultura na primeira metade do século XIX no Arquivo da Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, sob coordenação do Prof. Ruy de Souza Monteiro. 1979.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Identificação e organização do Arquivo Privado do General Góes Monteiro. 1979.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Além da Inconfidência mineira. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Em twittentrevista, historiador destaca pontos a serem observados na série Histórias do Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Histórias do Brasil. 2010.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Entrevista com Luciano Raposo de Almeida Figueiredo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Tiradentes. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . O sofrimento de Tiradentes. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . ?O perfil da revista Nossa História?. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Série de Debates Contemporâneos 'Outros Quinhentos'. 1999. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Impressões Rebeldes: documentos e palavras que forjaram a história do protesto no Brasil. 2016; Tema: Documentos históricos das revoltas no Brasil colônia. (Site).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Tempo História. 2015; Tema: Revista com artigos dos periódicos e publicações da Área de História da UFF. (Site).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . 1676: A REVOLTA DE BACON NA VIRGINIA E ALGUMAS TENTAÇÕES COMPARATIVAS. 2015; Tema: A revolta de BAcon na Virginia em 1676. (Site).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . História da Ciência. 2010; Tema: material acadêmico e de popularização sobre História da Ciência no Brasil. (Site).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista de História da Biblioteca Nacional. 2009; Tema: publicação de artigos da revista impressa Revista de História da Biblioteca Nacional. (Site).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Guia de História do Brasil colonia: bibliografia selecionada e instrumentos de pesquisa. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Bibliografia Selecionada).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . GUIA PRÁTICO PARA SELEÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO BRASIL. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EncartePedagógico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Rotas Históricas Brasileiras. 2019. (Documentário).

Martins, A. C ; Andrade, JMF ; Guran, M ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . História do Brasil em 100 fotografias. 2018. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Luchas políticas y revueltas en Brasil colonial, siglos XVII y XVIII. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Carvalho, J.M. ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . O pecado original da república. 2017. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . As Minas de Ouro. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Os quilombos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Rebeliões coloniais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista TEMPO. 2013. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; CARDOSO, O. . Encarte do Professor. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Pedagógico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. Massarani, Luisa Ildeu de Castro, Moreira Senra, Nelson de Castro Benchimol, Jaime Larry Campos, Guadalupe do Nascimento SECRETO, M. V. FURTADO, J. F. Calainho, Daniela BRUNO, G. LIMA, N. T. Kropf, Simone Sá, Dominichi Miranda de M. Maria Amélia Telles, Pedro Carlos da Silva Lopes, Maria Margaret Cukierman, Henrique Almeida , Paulo Roberto de Martins, Roberto de Andrade Schwartzman, Simon Machado, Maria Helena Pereira Toledo Lapera, Pedro Goldfarb, Ana Maria Alfonso Duarte, Regina Horta Pinto, Ângelo Cunha , et al. Salzano, Francisco Campos, Diogenes de Almeida Velho, Gilberto Tolmasquim, Alfredo Videira, Antonio Augusto Passos Oliveira, João Pacheco de Kodama, Kaori Andrade, Ana Maria Ribeiro de Andrade Camenietzki, Carlos Ziller Queiroz, Francisco de Assis Sanjad, Nelson Guidon, Niède Filho, Pedro Ernesto de Luna Luna, Pedro Kury, Lorelay Brilhante Tuoto, Elvio Jr, Walter Melo Kantor, Iris Oliveira, Cristiane Coppe de GACHELIN, G. Opinel, Annick Caponi, Gustavo Bevilacqua, Luiz ; Revista História da Ciência no Brasil - volume 1. 2010. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; Martinelli, Roberta ; BANDOLI, S. . Encarte do Professor. 2010. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista História da Ciência no Brasil - volume 2. 2010. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; CARDOSO, O. . História e Divulgação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Camargo, Alexandre ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Futebol e Sociedade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Pedagógico).

Camargo, Alexandre ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Fotografia e História. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Pedagógico).

Camargo, Alexandre ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Os descaminhos do ouro. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Pedagógico).

Camargo, Alexandre ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Tiradentes e o altar da pátria. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Pedagógico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Daniel Defoe. Uma história dos piratas. 2008. (Editoração/Livro).

BOSCHI, C. C. ; MORENO, C. ; FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Inventário da Coleção Casa dos Contos. Livros, 1700-1891. 2006. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista de História da Biblioteca Nacional. 2005. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; PRIORE, M. ; Venâncio, Renato P. . Cachaça: uma alquimia brasileira. 2005. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Narrativas de Rebeliões. Curso ministrado no XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista 'Nossa História, Fundação Biblioteca Nacional. 2003. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Os sentidos da colonização na América portuguesa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . História e Cultura MIneira. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Aula 'A historiografia das rebeliões coloniais'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Mini-curso 'Rebeliões nativistas e inconfidências: novos olhares. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Códice Costa Matoso - Coleção Mineiriana / Série de Referência. 2000. (Editoração/Coletânea).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . História e Cultura Mineira. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista Varia História, n. 21, julho. 1999. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Metodologia e Pesquisa em História de Minas Gerais. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Curso de Mestrado em História do Brasil. Aulas sobre Minas Gerais colonial. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Minas Gerais Colonial. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Abade Raynal. A Revolução na América. 1993. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Oficina 'Ensinando histórica com os arquivos'. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Oficina 'Repensando a idade de ouro do Brasil. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Publicações do Arquivo Nacional - 1886-1990. 1991. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Floresta da Tijuca - inventário dos documentos doados pelo Mosteiro de São Bento. 1991. (Editoração/Livro).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista ACERVO - 'Arquivo e cidadania'. 1989. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Revista ACERVO - 'Revolução Francesa e Inconfidência Mineira'. 1989. (Editoração/Periódico).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . A Escravidão e o Negro na História Social do Século XVIII. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . A Mulher na História e na Formação Social do Brasil. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . A mulher na história e na formação social do Brasil. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Mulher e Sociedade no Século XVIII Mineiro : Fontes e Bibliografia Comentada. 1983. (Relatório de pesquisa).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Rebeliões e Movimentos Populares no Brasil : uma História dos Vencidos. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . O Tráfico Negreiro e os Avatares da Colonização Portuguesa no Brasil e em Angola, 1550-1825. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. ; SILVA, F. A. R. . A Tributação em Minas Gerais no Século XVIII. 1981. (Relatório de pesquisa).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . A Escravidão em Debate. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Metodologia da História. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Repensando a História Brasileira ( da dominação colonial ao capitalismo monopolista ). 1979. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Repensando a História da América Latina. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . programa Expedições Ouro do Brasil. 2004.

FIGUEIREDO, Luciano R.A. . Law and Reform in American History. 2000 (Bolsa obtida pela Fullbright Comission) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Revoltas Atlânticas: lutas e ideias políticas nas Américas e Europa, séculos XVI-XVIII, Descrição: Com esse projeto, ao abrigo da Bolsa produtividade que se inicia em março de 2019, pretende-se inovar ao abandonar a segmentação entre as Américas portuguesa, inglesa e espanhola no campo das rebeliões, analisando-as sob conjunturas, práticas e ideias políticas em comum entre os séculos XVI e XVIII. Para tanto desenvolvemos uma metodologia original que agrega experiências rebeldes ocorridas em diferentes partes dos impérios coloniais a partir de algumas regularidades entre elas que permitirá renovar os estudos sobre o tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Das guerras de conquista à independência do Brasil: um Rio de revoltas (séculos XVI-XIX), Descrição: Os estudos sobre a formação e consolidação da cidade e da capitania do Rio de Janeiro no Império português, as análises sobre revoltas no mundo moderno e as novas contribuições para contornar o recorte nacional, como a História Atlântica ou a História Global, vêm constituindo investimentos históriográficos rigorosos e bem sucedidos nas últimas décadas. Esse projeto quer fazer convergir para os conflitos na história colonial do Rio de Janeiro aspectos desse amplo debate. Para isso iremos considerar três momentos decisivos de contestações na cidade: 1660, com a deposição do governador; 1794, com a inconfidência carioca, e 1822, com a independência do Brasil, analisados sob o ponto de vista da história política. Por outro lado, formaremos um painel vasto de toda a sorte de conflitos da fase colonial da capitania do Rio de Janeiro, apresentados em diferentes instrumentos de divulgação, além de servir de suporte para atividades didáticas no estado do Rio de Janeiro. O projeto se completa com a criação e divulgação pública da base de dados ?RebelData? reunindo informações sobre as revoltas e rebeliões no Rio de Janeiro colonial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Jamestown and Rio de Janeiro by the Atlantic: compared perspectives of Bacon?s Rebellion and the Revolt of Rio in the seventeenth century, Descrição: Estudo comparativo em desenvolvimento sobre a cidade de Jamestown (Virginia) e Rio de Janeiro, a partir das revoltas que ali ocorrem no século XVII.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Mapping Rebellions in the Americas, Descrição: Examine rebellions in British and Portuguese America in light of issues raised by special history and digital humanity.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Jesse Candido - Integrante / Zephyr Frank - Integrante / Victoria Saenz - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Organização do acervo dos avulsos da Casa dos Contos, Arquivo Nacional, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Organização do Gabinete de Dom João VI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Beatriz Monteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2012

    A Revista de História da Biblioteca Nacional, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional é uma publicação mensal da Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin) e é dedicada à divulgação da História do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Marcello Scarrone - Integrante / Fabiano Vilaça - Integrante / Cristiane Nascimento - Integrante / Rodrigo Elias - Integrante / Carolina Chaves - Integrante / Gefferson Oliveira - Integrante.

  • 2003 - 2005

    Memória dos Contos de Minas, Descrição: Pesquisa no acervo da Casa dos Contos da Biblioteca Nacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2010

    Rebeliões e insurreições na América portuguesa moderna: 1640-1789, Descrição: BOLSA DE PRODUTIVIDADE, 2C.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2004

    Práticas curativas, comércio e ilustração na América portuguesa: Minas Gerais na segunda metade do século XVIII, Descrição: Pesquisa no acervo da Casa dos Contos do Arquivo Nacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Danielle Sanches de Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2004

    Práticas curativas e conquista no Sertão da América portuguesa: presídios e a medicina em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII, Descrição: Pesquisa no acervo da Casa dos Contos do Arquivo Nacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2002

    Conhecimento histórico, recuperação de informação e método de pesquisa: em busca de um diálogo necessário em Bibliotecas Universitárias de História, Descrição: Conhecimento histórico, recuperação de informação e método de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2001

    Identificação e digitação das listas nominativas de habitantes do Brasil: Espírito Santo, Goiás, Pará e Minas Gerais, Descrição: Identificação e digitação de listas nominativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Identificação e digitação das listas nominativas de habitantes do acervo da Casa dos Contos do Arquivo Nacional, Descrição: Identificação e digitação de listas nominativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Marieta Pinheiro de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    Projeto de edição do Códice Costa Matoso, Descrição: Coordenação do projeto de edição do Códice Costa Matoso. Realização de pesquisas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Lisboa, Londres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação João Pinheiro - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Ministério da Cultura - Auxílio financeiro / Fundação Vitae - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1991 - 1992

    Estrutura e dinâmica da evolução político-administrativa de Minas Gerais. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG/FAPEMIG/Arquivo Público Mineiro, Descrição: Estrutura e dinâmica da evolução político-administrativa de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 1985 - 1986

    Estruturas domiciliares e a posição da mulher em Minas Colonial, Descrição: Coordenação do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Ford - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 1982 - 1983

    Aspectos sócio-econômicos do ouro na região de São João Del Rei - Minas Gerais, Descrição: Participação no projeto a convite do prof. Joachim Karfunkel. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Integrante / Joachim Karfunkel - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos bate papos , apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos bate papos , apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos bate papos , apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Projeto História no Ponto, Descrição: A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) estabeleceu recentemente uma parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural/MinC e criou o projeto História no Ponto. A iniciativa distribuirá 2.000 coleções da RHBN para os Pontos de Cultura (PC) do Brasil que fazem parte do projeto Cultura Viva. Com a proposta de estreitar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores e a comunidade que, graças ao apoio do MinC, vem organizando e modernizando os saberes locais, foram selecionados em todo o Brasil 12 Pontos de Cultura integrantes do Cultura Viva. São eles: Pirenópolis (GO), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Olinda (PE), Santo Amaro (BA) Santa Maria (RS), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE). Em cada um desses Pontos um pesquisador conduzirá uma palestra de caráter informal acerca de temas que dialoguem com o Ponto e seu artigo publicado na RHBN. Além disso, será oferecido um workshop para professores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) sobre como utilizar a Revista nas salas de aula. Um videomaker junto à equipe fará o registro dos ?bate papos?, apresentações artísticas, entrevistas com a comunidade local e imagens que serão obtidas em locais que representem o Patrimônio Histórico da região, para a realização de um documentário que será disponibilizado no site (balaio.rhbn.com.br). Este servirá como um espaço de divulgação externa dos Pontos e uma rede de articulação entre eles para assuntos voltados à memória, à preservação do patrimônio e à história.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Coordenador / Renato Pinto Venâncio - Integrante / William de Souza Martins - Integrante / Sula Kyriacos Mavrudiz - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Patrícia Woolley Cardoso Lins Alves - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / Marcos Alvito Pereira de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues - Integrante / Marcus Vinícius Leite - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Renato Júnior Franco - Integrante / Sergio Figueiredo Ferretti - Integrante / Anderson César Barreto - Integrante / Rachel Crescenti - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Short-Term Visiting Fellowship, Omohundro Institute e Jamestown Rediscovery; College of William and Mary (Williamsburg, VA).

2011

Homenagem do IHGB pelos relevantes serviços prestados à divulgação da História do Brasil, IHGB.

2008

Premio JAbuti [participação em obra coletiva], .

2004

PRONEX - Pesquisador principal do Núcleo de História Ibérica e Colonial na época Moderna, CNPq-FAPERJ..

2001

Prêmio Jabuti [participação em obra coletiva], .

1998

Prêmio Casa Grande e Senzala [participação em obra coletiva], Fundação Joaquim Nabuco.

1997

Prêmio Jabuti [participação em obra coletiva], .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História. , Campus do Gragoatá, s/n , Bloco O Sala 450, Gragoatá, 24210350 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292874, Fax: (21) 26292921, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1992 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino e Pesquisa III

  • 03/2020

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Resistências, revoltas e lutas políticas em escala global: Brasil, Américas e Europa na época moderna.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação Científica

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquistar, Ordenar e Governar espaços e populações coloniais

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação Científica

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América portuguesa

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Revoltas e revoluções no Brasil e Europa

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de História Econômica e Social

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ideias políticas nas Américas portuguesa e inglesa

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América portuguesa

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, América Inglesa e Portuguesa: ideias políticas e revoltas

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação Científica

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Revoltas e das Revoluções nos Tempos Modernos

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Revoltas e Revoluções na Época Moderna

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação (Instrumental)

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das revoltas e das revoluções nos tempos modernos

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Movimentos Políticos e das revoltas nos Tempos Modernos

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Divulgação Científica

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos políticos na Época moderna.

  • 11/2011 - 11/2011

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ideologia e protesto popular no Antigo Regime

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Poder e das Idéias Políticas nos Tempos Modernos

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Poder e das Idéias Políticas nos Tempos Modernos

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Método e Historiografia

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário História do Poder e das Idéias Políticas IV

  • 03/2010 - 03/2010

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 03/2010 - 03/2010

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 12/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Poder e das Idéias Políticas nos Tempos Modernos

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Poder e das Idéias Políticas nos Tempos Modernos

  • 11/2009 - 11/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 11/2009 - 11/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em História do Poder e das Idéias Políticas

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 04/2009 - 04/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 04/2009 - 04/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 03/2009 - 03/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 03/2009 - 03/2009

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 12/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Método e Historiografia

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do poder e da idéias políticas no Brasil colonial

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LUTAS POLÍTICAS E COLONIZAÇÃO: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em História Econômico-Social

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 11/2007 - 11/2007

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 09/2007 - 09/2007

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 08/2007 - 08/2007

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 08/2007 - 08/2007

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A mulher na história do Brasil colônia

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Da Cultura, Mentalidades E Ideologias No Brasil Colonial

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ? Revoltas e protestos na América portuguesa: discursos e práticas políticas

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 10/2006 - 10/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 08/2006 - 08/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 08/2006 - 08/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Minas Gerais no contexto colonial

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em História Econômico-Social

  • 12/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ideologia e protesto popular no Antigo Regime

  • 12/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ideologia e protesto popular no Antigo Regime

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Literatura (instrumental)

  • 01/2000

    Direção e administração, Universidade Federal Fluminense, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca da Biblioteca Central do Gragoatá, NDC - Universidade Federal Fluminense.

  • 07/2002 - 04/2004

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História.

  • 01/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro do Núcleo de Documentação.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 03/2003 - 07/2003

    Direção e administração, Universidade Federal Fluminense, .,Cargo ou função, Coordenador da implementação da homepage da Área de História (www.história.uff.br).

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade Mineira

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A mulher no Brasil colônia

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1

  • 03/1998 - 03/2003

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Biblioteca e Acesso à Informação.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Fluminense, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Tempo.

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura, ideologia e mentalidade no Brasil Colônia

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As fundações políticas da América Portuguesa

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1, Poder e Idéias Políticas - Instrumental

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1, História da relação entre Estado e Sociedade nos Tempos Modernos

  • 01/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria e História do Brasil 1

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Serviço realizado, Exame de Seleção para Monitoria de História do Brasil I.

  • 12/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Serviço realizado, Exame de Seleção de Mestrado para o Programa de Pós-Graduação em História/UFF.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Poder e das Idéias Políticas no Brasil Colonial - Poder e idéias políticas

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Revoltas e práticas políticas e identidades na América Portuguesa, séculos XVII e XVIII

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em História do Poder e das Idéias Políticas IV, História Social e Política Geral e do Brasil 2

  • 01/1999

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil colônia: leituras e documentação

  • 01/1999

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Revoltas, motins e violência coletiva na América portuguesa

  • 09/1997

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade Mineira

  • 01/1997

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O cotidiano da escravidão

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura Popular nas Américas, História Econômica Político Social Geral e do Brasil 1

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil 1, História dos Movimentos Políticos e das revoluções nos Tempos Modernos

  • 01/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria e História do Brasil 1

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, narrativa e práticas sociais em Minas Gerais no século XVIII, História do Brasil 1

  • 01/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria de História do Brasil 1

  • 01/1997

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O império colonial

1989 - 1992

Arquivo Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

1987 - 1992

Arquivo Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1989

    Direção e administração, Arquivo Nacional, .,Cargo ou função, Coordenação da Seção de Pesquisa, Editoração e Divulgação do Arquivo Nacional.

  • 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Arquivo Nacional, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial do Arquivo Nacional.

2003 - 2005

Fundação Biblioteca Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: editor Revista de História, Carga horária: 0

2014 - 2015

Stanford University

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular

2018 - 2018

College Of William And Mary In Virginia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular

1985 - 1986

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa Em Ciências Sociais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

2002 - 2010

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de produtividade 2C, Carga horária: 0

1984 - 1984

Faculdade de Comunicação Helio Alonso

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (licenciado), Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1984 - 06/1984

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização social e política do Brasil

1999 - 2001

Faculdade Pedro Leopoldo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Curso de especialização "História e cultura mineira", realizado nos dias 21-23 de julho de 1999 e 19-21 de julho de 2001.

Atividades

  • 07/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociedade Setecentista Mineira

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pedro Leopoldo, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo da Revista Chronos.

  • 07/1999 - 07/1999

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociedade Setecentista Mineira

1982 - 1984

Fundação Carlos Chagas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

2000 - 2002

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

1997 - 1999

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Coordenção do projeto de edição do códice Costa Matoso.

2000 - 2001

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

2010 - 2010

Ministério da Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro do Conselho

1986 - 1991

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (licenciado), Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1986

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas Históricas da Tributação Brasileira, História Econômica do Brasil

1982 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0