Mario Marcondes Melo Mendes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Especialização em Economia e Gestão Governamental pela Faculdade Omni (2011). Atualmente é auditor fiscal de atividades urbanas - Especialidade Controle Ambiental - do Governo do Distrito Federal e professor do ensino médio do Governo do Distrito Federal. Já atuou profissionalmente na área de assistência social e de educação ambiental, com ênfase na política de Saneamento Ambiental. Têm interesse acadêmico na área de Ciência Política, Relações de classe e Política Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais, Classes Sociais e reformas neoliberais.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Economia e Gestão Governamental

2010 - 2011

Faculdade Omni
Título: Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, ações implementadas nos Governos FHC e LULA
Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro

Graduação interrompida em 2008 em Direito

2006 - Interrompido

Centro Universitário de Patos de Minas
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Ciências Sociais

2002 - 2005

Universidade Estadual de Londrina
Título: Collor: "Relações perigosas" com o Grande Captial
Orientador: Prof. Dr. Eliel Ribeiro Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas -. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Capacitação de Gerentes Sociais. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Relações de classe.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Conferência Latinoamericana de Saneamento - LATINOSAN. 2010. (Encontro).

V Seminário Nacional de Saneamento Rural. 2010. (Seminário).

Seminário Regional de Práticas Educativas no SUS. 2009. (Seminário).

Seminário de Avaliação Pedagógica do Projeto de Capacitação Descentralizada para Gerentes Sociais.Aspectos positivos e negativos do curso de capacitação para gerentes sociais. 2008. (Seminário).

4º Colóquio Marx e Engels. 2005. (Outra).

I Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. 2005. (Outra).

I Simpósio Estadual Lutas Sociais na América Latina. 2005. (Simpósio).

30 Anos do Curso de Ciências Sociais - Educação e Cidadania -. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Mario Angeli

ANGELI, J. M.; FERREIRA, Pedro Roberto; MACHADO, Eliel Ribeiro. Collor relações perigosascom o grande capital. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Ciências Sociais e História) - Universidade Estadual de Londrina.

Eliel Ribeiro Machado

MACHADO, Eliel; FERREIRA, Pedro Roberto; ANGELI, José Mário. Collor: relações perigosas com o grande capital. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliel Ribeiro Machado

Collor: relações perigosas com o grande capital; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Eliel Ribeiro Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDES, Mario Marcondes Melo . Collor: "Relações Perigosas" com o Grande Capital. In: I SIMPOSIO CRISE E REBELIÃO NA AMÉRICA LATINA: de 23 a 25 de novembro de 2005., 2006, Maringa-PR. Anais 2005 - I SIMPÓSIO CRISE E REBELIÃO NA AMÉRICA LATINA, 2005.

  • MENDES, Mario Marcondes Melo . Trabalho Socioambiental nos empreendimentos de saneamento do PAC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Mario Marcondes Melo . Collor: "Relações Perigosas" com o Grande Capital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. , Setor de Autarquias Sul - Quadra 01, lote 01/06, bloco, 70070-010 - Brasilia, DF - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Governo do Distrito Federal

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor com habilitação para lecionar as disciplinas de Sociologia e Geografia para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Desde 2015 está atuando com na Educação de Jovens e Adultos, lecionando Geografia.

  • 2014 - Atual

    Governo do Distrito Federal

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Fiscal de Atividades Urbanas - Ambien, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Atualmente lotado na gerência de poluição sonora do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM. Atuando na fiscalização da poluição sonora na região leste de Brasília. Art. 7º Sem prejuízo do disposto no art. 2º, compete privativamente ao Fiscal de Atividades Urbanas, na Área de Especialização Controle Ambiental: I ? fiscalizar o meio ambiente urbano e rural a fim de evitar a degradação ambiental e aplicar aos infratores as penalidades previstas na legislação vigente; II ? levantar subsídios e emitir pareceres para elaboração de medidas de proteção ambiental; III ? autuar os infratores das normas ambientais; IV ? investigar causas de degradação ambiental e propor as medidas cabíveis; V ? acompanhar o cumprimento dos termos de compromisso para reparação de danos ambientais; VI ? lavrar autos de constatação e advertência, de infração e outros documentos necessários ao desempenho da atuação fiscal; VII ? fiscalizar a extração, trânsito, comercialização e utilização de produtos e subprodutos de origem vegetal e mineral, no âmbito de sua área de atuação; VIII ? fiscalizar e propor medidas para apurar atos lesivos ao meio ambiente.

  • 2008 - 2014

    Ministério das Cidades

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Apoio às atividades relacionadas à normatização e ao acompanhamento dos projetos de Trabalho Social nos empreendimento financiados com recursos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental em diversos municípios do País. Esses projetos devem executar ações de Educação Ambiental e Mobilização Social nos empreendimentos de saneamento, principalmente nos programas do PAC-Saneamento. Colaboração para o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS. Acompanhamento de projetos ligados ao Saneamento do Programa de Extensão Universitária - ProExt.

  • 2008 - 2008

    Fundação Municipação de Promoção da Criança e do Adolescente

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Colaboração na coordenação dos programas, projetos e ações da Fundação Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente, entidade subsidiada pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Trabalho desenvolvido na melhoria e continuidade das ações da Fundação: vaca mecânica, programa de distribuição de leite; marcenaria comunitária, destinada a capacitação de jovens; 1º emprego, encaminhando jovens para empresas parceiras; zona azul, capacitação e emprego de jovens na regularização do estacionamento no centro da cidade; etc..

  • 2007 - 2007

    Prefeitura Municipal de Patos de Minas

    Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor de Orgão Municipal, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação dos programas, projetos e ações no Centro de Referência da Assitencia Social, orgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social. Trabalho desenvolvido na implantação do Centro e dos programas especificos do órgão: atividades direcionadas aos beneficiários de programas sociais, principalmente o Bolsa Família, sempre buscando como norteadores das atividades os conceitos de família e suas possibilidades de emancipação; projetos de capacitação com cursos profissionalizantes e oficinas de convivência.

  • 2006 - 2007

    Prefeitura Municipal de Patos de Minas

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: sem vinculo permanente, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagio realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, diretoria de Habitação. Trabalho desenvolvido com a população em situação precaria de moradia ou em aluguel e com a subsistencia garantida por trabalhos pouco remunerados. Programa de habitação financiado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Economica Federal e a Prefeitura, além de projetos de ajuda a populações em situação de risco de moradia.

  • 2004 - 2005

    Prefeitura Municipal de Londrina

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: sem vinculo permanente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagio realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Londrina, apoiando o desenvolvimento (cadastro, informação) dos programas assistencias do Município, Governo Estadual e Federal. Oportunidade para o contada com areas em grau acentuado de vulnerabilidade social.