Maria Manuela Alves Garcia

Maria Manuela Alves Garcia é Professora Titular, aposentada, da Universidade Federal de Pelotas, atuando como professora colaboradora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma Universidade. Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado na Universidade de Wisconsin ? Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, entre 2006-2007, tem atuado no campo da formação de professores, com larga experiência de docência e pesquisa no campo educacional. Possui várias publicações na forma de livros, capítulos de livros e artigos especializados em periódicos científicos e realiza diversos trabalhos como consultora para periódicos e eventos do campo educacional. É pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa desde 2015. Realiza investigações no campo do currículo, da formação de professores, do trabalho e da profissão docente, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e suas transformações no tempo na relação com os modos de subjetivação da docência.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1996 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Função pastoral-disciplinar das pedagogias críticas
Prof Dr. Tomaz Tadeu da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação e pós-estruturalismo; Ética; Educação e processos de subjetivação; filosofia da educação; Discurso pedagógico e subjetivação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Educação

1991 - 1994

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Tempos Pioneiros: A constituição do campo da Didática no ensino superior brasileiro,Ano de Obtenção: 1994
Prof Dra. Magda Becker Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de Professores; História da Educação; DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Alfabetização Em Classes Populares

1986 - 1987

Grupo de Estudos Em Educação Metodologia de Pesquisa e Ação

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

1982 - 1986

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2007

Pós-Doutorado. , University of Wisconsin - Madison, WISC, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Tendências Contemporâneas em Educ, Gênero e Sexual. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GARCIA, Maria Manuela Alves . I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Congresso).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; OSÓRIO, Mara Rejane Vieira ; FONSECA, M. S. . A Reforma, O Currículo e os Professores que Formamos - Seminário Integrado com Licenciaturas da UFPel. 2014. (Outro).

HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira ; VIEIRA, Jarbas Santos ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; PIZZI, L. C. V. . II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.. 2013. (Congresso).

DUTRA, Mara Rejane Osório ; VIEIRA, Jarbas Santos ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; KLEIN, Madalena . II Seminário de Pesquisa: Políticas da Subjetividade e Práticas de Diferença em Educação. 2008. (Outro).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; PEREIRA, M. V. ; MESQUITA, Carla ; MONTEIRO, C. R. . I Seminário de Pesquisa: Políticas da Subjetividade e Práticas de Diferença em Educação. 2003. (Congresso).

CORAZZA, Sandra Mara . Discurso sobre a infância na Modernidade. 2003. (Outro).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; SARMENTO, Manuel Jacinto . Enfoques sociológicos da pesquisa sobre a Infância. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9o. Encontro da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores!.O curso de Pedagogia em IES públicas: um olhar sobre os processos formativos no Estado do Rio Grande do Sul. 2019. (Encontro).

III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias.Teoria do Discurso e Educação. 2019. (Simpósio).

BNCC e a Educação Básica.BNCC e Formação Docente. 2018. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. A formação para a docência na Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas gaúchas. 2018. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. A formação inicial para a docência na educação infantil e na alfabetização nos cursos de Pedagogia das universidades públicas do estado do RS. 2018. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. A educação de zero a três anos nos currículos dos cursos de Pedagogia do Rio Grande do Sul. 2018. (Congresso).

IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO.Expansão e interiorização das licenciaturas em Letras Português, Matemática e Pedagogia nas universidades públicas gaúchas. 2017. (Encontro).

PROGRAD Apóia Dia D Discutir a BNCC.A BNCC e a formação de professores. 2017. (Outra).

XVI Semana Acadêmica do PPGEDU UNISINOS.Educação, Pesquisa e Qualidade: Problematizando o produtivismo. 2017. (Outra).

XI Seminario Internacional de la Red ESTRADO.Movimentos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización. 2016. (Seminário).

37a Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional da Pós-Graduação em Educação.A lesbianidade como arte da produção de si e suas interfaces no currículo. 2015. (Outra).

I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa.Saberes e Profissionalização nas Reformas Curriculares da Formação de Professores. 2015. (Encontro).

VII Congresso Intern. de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Gênero e Políticas Públicas de Educação. 2014. (Congresso).

XXVIII Semana Acadêmica da Pedagogia - Formação Docente: Saberes e Experiências.Relação teoria e prática na formação inicial docente. 2014. (Encontro).

5Seminário Brasileiro Estudos Culturais em Educação /2Seminário Internacional Estudos Culturais Educaçãoi. 2013. (Seminário).

Diálogos com a Pesquisa; As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. 2013. (Encontro).

EDUQUALI - Avaliação da Educação Básica e a Formação dos Profissionais da Educação. 2013. (Seminário).

II Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas , Práticas e Investigação.Profissionalismo Docente no Discurso da Política Oficial para a Formação de Professores no Brasil. 2013. (Encontro).

Momento Cultural."Da experiência de um estrangeiro: estrangeiridades e um outro cultural". 2013. (Outra).

VII Encontro Brasileiro REDE ESTRADO: Trabalho Docente e Responsabilização.Identidade Docente e Condições de Trabalho. 2013. (Encontro).

XXXI International Congress of the Latin American Studies Association. 2013. (Encontro).

35a. Reunião Anual da ANPEd.Mais prática nos cursos de licenciatura é sinônimo de mais qualidade na formação docente?. 2012. (Encontro).

IX ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em Educação.A pós-graduação e sua interlocução com a educação básica: contribuições dos estudos em políticas curriculares. 2012. (Seminário).

34a. Reunião Anual da ANPEd. 2011. (Outra).

33a. Reunião Anual da ANPED. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE.Trabalho Docente: Novas Práticas, Novas Subjetividades. 2010. (Encontro).

32a. Reunião Anual da ANPED.Análise sobre currículo como discurso, texto e narrativa. 2009. (Encontro).

Mesa-Redonda: Identidade Profissional Docente.Identidade docente na pesquisa educacional e na formação de professores. 2009. (Outra).

31a. Reunião Anual da ANPEd.Textos e contextos: a Reforma em Cursos de Licencitura da UFPel. 2008. (Encontro).

31a. Reunião Anual da ANPEd.As recentes reformas e políticas educacionais: tecnologias, imaginários e regimes éticos. 2008. (Outra).

XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Para onde vai a formação de professores? reflexões iniciais sobre a incauta experiência na formação docente. 2008. (Encontro).

II SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação.Reforma Educacional, políticas curriculares e formação de professores: aspectos da reforma dos cursos de Licenciatura na UFPel. 2006. (Seminário).

XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Pedagogia, Subjetividade e Subjetivação. 2006. (Encontro).

27a. ANPEd - Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?.Didática e trabalho ético na formação docente. 2004. (Outra).

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Trabalho escolar e docente nos discursos educacionais da Revista Nova Escola. 2004. (Seminário).

XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A identidade docente no campo educacional. 2004. (Encontro).

26a. Reunião Anual da ANPEd - Novo Governo; Novas Políticas?.26a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. 2003. (Encontro).

Seminário de Formação da Rede Municipal de Ensino.Educação, Diferença e cidadania: a construção do sujeito democrático. 2002. (Seminário).

XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

24 a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2001. (Outra).

Ciclo Internacional sobre trabalho e saberes docentes.Ciclo Internacional sobre trabalho e saberes docentes. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional da região Sul: desafios da educação para a América Latina na contemporaneidade.Seminário Internacional da região sul. 2001. (Seminário).

XVII Reunião Anual da ANPED. A constituição do campo da Didática no ensino superior brasileiro: um olhar sobre o passado para distingüir o presente. 1994. (Congresso).

V ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1989. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tainá Melo Silveira

KLEIN, Madalena;GARCIA, Maria Manuela Alves; SPOLLE, Marcus Vinicius. Docências negras no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Pelotas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo de Oliveira Nunes

ROCHA, E.; CARBONE, Helene Gomes S.;GARCIA, Maria Manuela Alves. Cartografias do limiar: processos de formação de um arquiteto urbanista errante. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thaiana Neuenfeld Philipsen

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; FERREIRA, M.; TURA, M. L. R.. O Professor Biólogo: Sentidos Privilegiados para a Formação do Licenciado em Ciências Biológicas da UFPel. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Bugs Gonçalves

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves. As táticas dos indisciplinados: um estudo sobre as subversões dos alunos de uma escola pública. 2014.

Aluno: DANIELA DA CRUZ SCHNEIDER

VIEIRA, Jarbas Santos; FARINA, C.;GARCIA, Maria Manuela Alves. Verter a educação em arte: potências de uma pedagogia menor para o ensino de Artes Visuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Verônica Caldeira Leite Christino

FERREIRA, M.; GALIAZZI, M. do C.;GARCIA, Maria Manuela Alves; RODRIGUEZ, R. C. M. C.. A formação inicial de professores de Química e o exercício da docência na escola: que discursos estão em jogo?. 2013. Dissertação (Mestrado em Prog. Pós-Grad. em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alexandra Garcia Mascarenhas

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; KLEIN, Madalena; FISCHER, R. M. B.. As representações dos professores e estudantes sobre a sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades do Orkut. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cristiano da Silva Buss

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira; AYALA FILHO, A. L.; MACKEDANZ, L. F.;GARCIA, Maria Manuela Alves. As mudanças curriculares no curso técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações no ensino de Física. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Herberto Peil Mereb

JUNIOR; PINO, Mauro Augusto Burkert Del;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves. Loteamento Dunas e sua microfísica do poder. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cândida Maria de Sousa Custodio

PINTO, M. das G. da S. G.; FORSTER, M. M. dos S.;GARCIA, Maria Manuela Alves; ZANCHET, B. M. B. A.. O papel da escola com a formação inicial do professor no momento do estágio: limites, desafios e perspectivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Sandra Corrêa Vieira

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; ZORDAN, P. B. M.. O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, Artes Visuais. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paula Gaida Winch

Terrazzan;GARCIA, Maria Manuela Alves; PLACCO, Vera M. N. de S.. Formação da identidade profissional docente de professores orientadores de estágio curricular pré-profissional: possíveis marcas de um coletivo. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michele Carossi

WORTMANN, M. L.; BONIN, I. T.;GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVEIRA, R. M. H.. "O bom professor deve...": os discursos dos Concursos Públicos para professores e professoras da Educação Básica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vera Gainssa Balinhas

VIEIRA, Jarbas Santos; HYPOLITO, A. M.; PIZZI, L. C. V.;GARCIA, Maria Manuela Alves. Currículo e cultura de consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Aline Ferraz da Silva

GARCIA, Maria Manuela Alves; SABAT, Ruth;VIEIRA, Jarbas Santos. Pelo sentido da vista: um olhar gay na escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leomar da Costa Eslabão

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; PINO, Mauro Augusto Bukert Del; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa; LOPES, Alice Casimiro. A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Simone Barreto Anadon

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPÓLITO, Alvaro Moreira; PINO, Mauro Augusto Burkert Del; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho e identidade docente no contexto da Reforma Educacional iniciada ma década de 1990. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Neusete Machado Rigo

GARCIA, Maria Manuela Alves; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; COLLING, Ana Maria; MATINAZZO, Celso José. O projeto político-pedagógico nas fronteiras da modernidade e da pós-modernidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Rejane Osório Dutra

GARCIA, Maria Manuela Alves; GRÜN, Mauro;VIEIRA, Jarbas Santos. Professores e Educação Ambiental: uma relação produtiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helena Venites Sardagna

GARCIA, Maria Manuela Alves; OSOWSKI, Cecília Irene; KREUTZ, Lúcio. As comemorações do sete de setembro no período de 1930-1945: constituindo sujeitos na trama discursiva de uma instituição de ensino confessional católica. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fabiane Pianowski

GARCIA, Maria Manuela Alves; BAUMGARTEM, Carlos Alexandre; LOPES, Ivana Maria Nicola. Me vejo no que vejo: a relação entre cidade e identidade - uma reflexão à educação ambiental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Lourdes Helena Dummer Venzke

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; FIGUEIREDO, Márcio Bonorino Xavier; NECKEL, Jane Felipe. Professoras das escolas municipais de educação infantil de Pelotas: identidades em construção. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vera Lúcia Mayorca Alves

GARCIA, Maria Manuela Alves; LOURO, G. L.; FERREIRA, M. O.; PEREIRA, M. V.; SOUZA, R. R.. Escola, Literatura e Sexualidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dinah Quesada Beck

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; GRABAUSKA, Clayton José. Implicações da organização curricular na construção da identidade profissional: um estudo sobre o currículo do Curso de Pedagogia da FURG. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: FÁBIO ROGÉRIO DA SILVA RODRIGUES

GARCIA, Maria Manuela Alves; PERES, L. M. V.; LOURO, G. L.. O currículo e a norma: Gênero, sexualidade e homofobia entre alunos/as dos anos finais do ensino fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eduardo Rocha

GARCIA, Maria Manuela Alves; MIRANDA, Wilson; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Informática e ensino de projeto: as novas tecnologias digitais no currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luciane Uberti

GARCIA, Maria Manuela Alves; FISCHER, R. M. B.; BARBOSA, M. C.. Diário de um bebê: governo da subjetividade infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roger Luis Albernaz de Araujo

GARCIA, Maria Manuela Alves; PEREIRA, M. V.; KEIL, I. M.; PERES, L. M. V.. Educação de mim: tramando desejos nas salas de chat. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Maria Matos Rodrigues

GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVA, T. T.; CORAZZA, S. M.; MARASCHIM, C.. Desconstrução na Psicogênese da Língua Escrita. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele Pedroso do Amaral

PEREIRA, M. V.; EGERT, Edla;MANUELA ALVES GARCIA, MARIA; LACERDA, Miriam Pires C. de. De normalistas a normalizadoras: a prática do estágio profissional e suas estratégias e táticas de governo em sala de aula. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciela Bernardi Horn

LOGUERCIO, R.; FERREIRA, M.;GARCIA, Maria Manuela Alves; FISCHMANN, Roseli. O dispositivo moralitúrgico em uma escola pública brasileira. 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cíntia Langie Araújo

BUSSOLETTI, Denise;GARCIA, Maria Manuela Alves; RANIERE, Édio; FISCHER, R. M. B.; MANEVY, Alfredo. Cinescrita das salas universitárias de cinema no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Porcher Scherer

MEYER, Dagmar e; FABRIS, Elí T. H; GRAZZIOTIN, L. S. S.;GARCIA, Maria Manuela Alves; DALIGNA, Maria Cláudia. A desfeminização do magistério: uma análise da literatura pedagógica brasileira da segunda metade do século XX. 2019. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Katlen Böhm Grando

NÖRBERG, M; PEREIRA, Júlio E. D.; OURIQUE, Maiane L. H.;GARCIA, Maria Manuela Alves; ZANCHET, B. M. B. A.; DAMIANI, Magda Foriana. Escrita e leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: GABRIEL DOS SANTOS KEHLER

HYPOLITO, Álvaro Luiz MoreiraANADON, Simone Barreto; BRITTES, L. R.;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves. ?Apagão Docente` e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Fonseca Falkembach

ICLE, Gilberto; MARQUES, Isabel M. M. de;GARCIA, Maria Manuela Alves; FISCHER, R. M. B.. Corpo, Disciplina e Subjetivação nas práticas de dança: Um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deuzilene Marques Salazar

MOURÃO, Arminda R. B.; DIAS, Rosanne Evangelista;GARCIA, Maria Manuela Alves; CHAVES, Sílvia Nogueira; AZEVEDO, Rosa Maria Marins; GARCIA, Fabiane Maia. Políticas de Formação Inicial de Professores no Campus Manaus Centro/IFAM (2009-2015): uma análise com a abordagem do Ciclo de Políticas. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Eucaris Joelma Rodrigues

VIEIRA, Jarbas Santos; MENDONÇA, Daniel de; OLIVEIRA, Ozerina V. de;HYPOLITO, Alvaro MoreiraGARCIA, Maria Manuela Alves. A emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Angela Nediane dos Santos

GARCIA, Maria Manuela Alves; CÓSSIO, Maria de Fátima; LAZZARIN, M. L. L.; VEIGA-NETO, Alfredo; KLEIN, Madalena. Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de LIBRAS em cursos de licenciatura no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Claudia Maria Felício Ferreira Tomé

Macedo, E.; LOPES, Alice Casimiro; GILSON, Gustavo;GARCIA, Maria Manuela Alves; DIAS, Rosanne Evangelista. DE QUE INCLUSÃO... Formação, Currículo e Diferença no âmbito da Secad/Secadi. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda de Camargo Machado

LAZZARIN, M. L. L.; VEIGA NETO, A.; TOMAZETTI, E. M.;GARCIA, Maria Manuela Alves; OLIVEIRA, M. O.. Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Franciele Roos da Silva Ilha

HYPOLITO, Álvaro Luiz MoreiraVIEIRA, Jarbas Santos; RIGO, Luiz Carlos;GARCIA, Maria Manuela Alves; POPKEWITZ, T.. A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: PATRICIA DANIELA MACIEL

GARCIA, Maria Manuela Alves; SEFFNER, Fernando;VIEIRA, Jarbas SantosFERREIRA, Márcia Ondina Vieira; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale. Lésbicas e Professoras: Modos de viver o Gênero na Docência. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vera Lúcia Gainssa Balinhas

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; BUSSOLETTI, Denise; COSTA, Marisa Vorraber; PEREIRA, M. V.. Jovens e a produção de subjetividades: vidas na festa, vidas na escola. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniele de Paula Formozo

KLEIN, Madalena;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; KARNOPP, L. B.. Discursos sobre Pedagogias Surdas. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helena Beatriz Mascarenhas de Souza

ZANCHET, B. M. B. A.; PINTO, M. das G. da S. G.;GARCIA, Maria Manuela Alves; CUNHA, M. I.; LUCARELLI, Elisa. Práticas Bem Sucedidas de Professoras de Inglês em Escolas Públicas: Sujeitos Singulares, Possibilidades Plurais. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

SILVA, Méri R. Santos da; HENNING, Paula C.; SOUZA, Nádia G. S. de;GARCIA, Maria Manuela Alves; FRAGA, Alex Branco. Projetos sociais esportivos: ensaios sobre uma proliferação na cidade do Rio Grande - RS. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós -Graduação Educação em Ciências: Q) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Dulce Mari da Silva Voss

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, A. M.; LEITE, Maria Cecilia L.; FARENZENA, Nalú; MAINARDES, Jefferson. Os movimentos de recontextualização da política Compromisso Todos pela Educação na gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR) e seus efeitos: um estudo de caso no município de Pinheiro Machado (RS). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Ricardo Tavares da Silveira

FERREIRA, Márca Ondina Vieira;GARCIA, Maria Manuela Alves; GHIGGI, G.; QUARTIERO, E. M.; FORSTER, M. M. dos S.. Docência à distância no ensino da UAB: Identidades ambivalentes. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mara Rejane Vieira Osório

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas SantosHYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; QUARTIERO, E. M.; BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores na Universidade Aberta do Brasil (UAB): discursos que governam. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marco Antonio Margarido Costa

GARCIA, Maria Manuela Alves; MOR, W. M. M.; CORACINI, M.J.R.F.; PASSOS, D. M. S. P.; GRIGOLETTO, M.. Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Souza da Fonseca

GARCIA, Maria Manuela Alves; MEDEIROS, Marillú Fontoura de; SOUZA, Ricardo Timm de; CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Salete Traversini

GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVA, T. T.; GANDIN, Luiz Armando; MEYER, Dagmar e; PARAÍSO, Marlucy Alves. Programa Alfabetização Solidária: governando a todos e a cada um. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisete Bampi

GARCIA, Maria Manuela Alves; CORAZZA, S. M.; FISCHER, R. M. B.; MOREIRA, Antônio Flávio; LARROSA, Jorge. Governo etnomatemático: tecnologias do multiculturalismo. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Programa de Pós Graduação Em Educação.

Aluno: Ruth Francini Ramos Sabat

GARCIA, Maria Manuela Alves; LOURO, G. L.; COSTA, Cláudia de Lima; CORAZZA, S. M.; SILVA, T. T.. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariano Ismael Palamidessi

GARCIA, Maria Manuela Alves; CORAZZA, S. M.; VEIGA NETO, A.; MOREIRA, A. F.. El orden y detalle de las cosas ensenãbles - Un análisis de los Planes, Programas y currículos para la Escuela Primaria. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evandro dos Santos Nunes

GARCIA, Maria Manuela Alves; LOCKMANN, Kamila; KLEIN, Madalena; GONÇALVES, Arisson V. L.. Consultório na Rua: Estratégias para governar uma população com hábitos de viver noturnos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eleonora das Neves Simões

GARCIA, Maria Manuela Alves; NÖRBERG, M; MOTA, Maria Renata Alonso; BARBOSA, M. C. S.;MARTINS, M. F. D.. A invenção de docências de crianças de zero a três anos no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Flaviana Demenech

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; MENDES, Valdelaine da R.; NIZ, Pedro A. R.; CINELLI, Maria Luiza S. V.. A constituição das pesquisas com os cotidianos no campo do currículo como campo de conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Reginaldo da Nóbrega Tavares

GARCIA, Maria Manuela Alves; PEREIRA, M. V.; ZORDAN, P. B. M.;VIEIRA, Jarbas Santos. O espaço compartilhado e a convivência multidisciplinar: um estudo sobre processos colaborativos no ateliê 103. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tulipa Martins Meireles

ARALDI, Clademir; PALIOSA, Kelin;GARCIA, Maria Manuela Alves. Michel Foucault e a reavaliação cínica: outros caminhos na história da subjetividade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Katlen Böhm Grando

NÖRBERG, M; ZANCHET, B. M. B. A.;GARCIA, Maria Manuela Alves; OURIQUE, Maiane L. H.; PEREIRA, Júlio E. D.. Escrita e leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Porcher Scherer

DALIGNA, Maria Cláudia;GARCIA, Maria Manuela Alves; KLAUS, Viviane; MEYER, Dagmar e; SILVA, Roberto Dias da. Metamorfoses no mundo do trabalho docente: uma analítica de gênero. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Michele Pedroso do Amaral

BASTOS, Maria Helena Camara; HERMANN, Nadja; LACERDA, Miriam Pires C. de;GARCIA, Maria Manuela Alves. Processos formativos na profissionalização de jovens normalistas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karine Sefrin Speroni

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; KLEIN, Madalena; PEREIRA, M. V.; MACHADO, Ana Maria Netto. Consumo de si nas tramas da pós-graduação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: DANIELA DA CRUZ SCHNEIDER

GARCIA, Maria Manuela Alves; FARINA, C.; FISCHER, R. M. B.; NASCIMENTO, W. F.. Formação ética-estética através da arte: experimentação de si como prática artística. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: GABRIEL DOS SANTOS KEHLER

HYPOLITO, Alvaro MoreiraGARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; FERREIRA, Liliana Soares. "Apagão docente" e PIBID: capturas discursivas em endereçamentos à profissionalização. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Fonseca Falkembach

FISCHER, R. M. B.; MARQUES, Isabel M. M. de;GARCIA, Maria Manuela Alves; ICLE, Gilberto. Práticas de Dança na Educação Básica: um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Clara Correa Henning

COLAÇO, Thais Luzia; LEITE, Maria Cecilia L.;GARCIA, Maria Manuela Alves; WOLKMER, Antonio Carlos; PILATI, José Isaac; CAMPOS, Nazareno. Relações jurídicas de uso e apropriação territorial em comunidades tradicionais - quilombolas, faxinalenses, quebradeiras de coco do babaçu e comunidades de fundo de pasto: embates de poder e decolonialismo jurídico sob lentes etnodocumentárias. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Direito- Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Angela Nediane dos Santos

KLEIN, Madalena;GARCIA, Maria Manuela Alves; CÓSSIO, Maria de Fátima; VEIGA-NETO, Alfredo; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.. Disciplinas de Libras nos Cursos de licenciatura: Qual Currículo? Quais Discursos?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda Sant´Ana Tristão

HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; THOFEHRN, Maira Buss;GARCIA, Maria Manuela Alves; OLIVEIRA, Stefanie G.; HENNING, Paula C.. "Reestruturação e revitalização" dos hospitais universitários federais: estratégia de governamentalidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: VANESSA CALDEIRA LEITE

MAUÉS, O. C.; PAGNI, P. A.; NÖRBERG, M;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves. O Estágio Supervisionado e a prática de ensino como tecnologias do eu docente na formação inicial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda de Camargo Machado

LAZZARIN, M. L. L.; VEIGA NETO, A.; TOMAZETTI, E. M.;GARCIA, Maria Manuela Alves; OLIVEIRA, M. O.. A racionalidade neoliberal nas práticas de sensibilização para a inclusão escolar de deficientes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Franciele Roos da Silva Ilha

HYPOLITO, Álvaro Luiz MoreiraVIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; GARIGLIO, J. A.. A Regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de docentes iniciantes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: PATRICIA DANIELA MACIEL

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; CARVALHO, M. P.; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale;FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. A constituição do eu docente nas narrativas de professoras com identidades sexuais não heteronormativas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vera Lúcia Gainssa Balinhas

VIEIRA, Jarbas Santos; COSTA, Marisa Vorraber; BUSSOLETTI, Denise;GARCIA, Maria Manuela Alves. Juventudes na escola: entre a festa e o currículo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Simone Barreto Anadon

GARCIA, Maria Manuela Alves; PINO, Mauro Augusto Burkert Del;VIEIRA, Jarbas Santos; TRAVERSINI, Clarice; CORSETTI, Berenice. Prova Brasil e suas implicações no trabalho escolar - uma estratégia de governamentalidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniele de Paula Formozo

KLEIN, Madalena;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; KARNOPP, L. B.. De infames a profanas: professoras surdas e a emergência das pedagogias surdas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Ricardo Tavares da Silveira

FERREIRA, Márcia Ondina VieiraGARCIA, Maria Manuela Alves; GHIGGI, G.; MILL, Daniel R. da Silva; QUARTIERO, E. M.. Identidade docente no Ensino a Distância. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Ricardo Tavares da Silveira

FERREIRA, Márcia Ondina VieiraGARCIA, Maria Manuela Alves; GHIGGI, G.; MILL, Daniel R. da Silva; QUARTIERO, E. M.. Identidade docente no Ensino À Distância: Desencaixe e Flexibilidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dulce Mari da Silva Voss

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPÓLITO, Álvaro Moreira; LEITE, Maria Cecilia L.; MAINARDES, Jefferson; LOPES, Alice Casimiro. Os planos "Compromisso Todos pela Educação" e o PAR e a produção da política no município de Pinheiro Machado - RS. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leomar da Costa Eslabão

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; LEITE, Maria Cecilia L.; LOPES, Alice Casimiro; MAINARDES, Jefferson. A produção da representação identitária docente pela política do PROEJA. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

SILVA, Méri R. Santos da; FRAGA, Alex Branco;GARCIA, Maria Manuela Alves; SOUZA, Nádia G. S. de; HENNING, Paula C.. Projetos Sociais Esportivos: Coisas de Educação e Governo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós -Graduação Educação em Ciências: Q) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Carla Giovanna Lamas Cardarello

GARCIA, Maria Manuela Alves; FISCHER, R. M. B.; SKLIAR, Carlos Bernardo; BONDIA, Jorge Larrosa. Três ensaios para talvez libertar a liberdade na pedagogia freireana. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Salete Traversini

GARCIA, Maria Manuela Alves. Solidariedade, Parceria e Adoção: Tecnologias de governo do Programa de Alfabetização Solidária. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisete Bampi

GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVA, T. T.; VEIGA NETO, A.. Arte do governo etnomatemático: Tecnologias do multiculturalismo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tainá Melo Silveira

KLEIN, Madalena; SPOLLE, Marcus Vinicius;GARCIA, Maria Manuela Alves. Docências negras na Universidade Federal de Pelotas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéferson Barbosa Costa

OSÓRIO, Mara Rejane VieiraVIEIRA, Jarbas Santos; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale;GARCIA, Maria Manuela Alves. Professores(as) e subjetividades: a invenção de docentes em narrativas de egressos(as) de licenciatura em História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo de Oliveira Nunes

RODRIGUES, Carla G.; ROCHA, E.; CARBONE, Helene Gomes S.;GARCIA, Maria Manuela Alves. Cartografias do Limiar; processos de formação de um arquiteto e urbanista errante. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmen Damaris da Silva

GARCIA, Maria Manuela Alves; LEITE, Maria Cecilia L.; FERREIRA, Liliana Soares. Políticas Curriculares Neoliberais e suas implicações no trabalho docente: um estudo de caso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: DANIELA DA CRUZ SCHNEIDER

VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; FARINA, C.. Formação ética-estética através da Arte: experimentação de si como prática artística. 2016.

Aluno: Miriam Saraiva Sandrini

MARTINS, A. A.; GIACOMELLI, K.;GARCIA, Maria Manuela Alves; FREITAS, Letícia. Influências do PIBID no processo de construção das identidades docentes dos licenciandos em Letras da UFPEL: narrativas de bolsistas. 2015.

Aluno: Deise Costa Prates

OSÓRIO, Mara Rejane VieiraANADON, Simone BarretoGARCIA, Maria Manuela Alves. O PARFOR Pedagogia da FURG e as Práticas de Autoformação docente: como isto funciona?. 2014.

Aluno: Thaiana Neuenfeld Philipsen

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; TURA, M. L. R.. A formação de professores a partir dos discursos de professores formadores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFPel. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tatiane Chollet Amaral

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Alvaro MoreiraVIEIRA, Jarbas Santos. Processo de trabalho e rotatividade das professoras na educação infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosângela Rachinhas

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro MoreiraVIEIRA, Jarbas Santos. O mundo da leitura e escrita numa visão tradicional e não-tradicional: as contradições de todos nós. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; MARTINS, Isabel; Macedo, E.. Membro Titular na Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE), Área de Currículo. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GARCIA, Maria Manuela Alves; DELGADO, Ana Cristina Coll; TRAVERSINI, Clarice. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público de Magistério Superior para a classe de Professor Efetivo Adjunto. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; PINTO, M. das G. da S. G.; FERREIRA, Márca Ondina Vieira. Provimento de Cargo Docente na Classe de Professor Adjunto, Nível 1, Carreira do Magistério Superior. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; RAYS, Oswaldo Alonso; DOLL, Johannes. Participação na Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de Cargo na Classe de Professor Adjunto, do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, na Área de Didática e Formação de Professores.. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GARCIA, Maria Manuela Alves; FERREIRA, M. O.. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; FERREIRA, M. O.. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: concurso público para admissão de professor substituto na área de Metodologia do Ensino e Didática

GARCIA, Maria Manuela Alves. 1994. Universidade Federal de Pelotas.

NÖRBERG, M;HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; LOPES, Alice Casimiro; MOTA, Maria Renata Alonso;GARCIA, Maria Manuela Alves. Exame de Qualificação da doutoranda Juliana Diniz Gutierres Borges. 2019. Universidade Federal de Pelotas.

MACHADO, C. R. C.; MACKEDANZ, C. F.; CARLOS, Lígia C; MEIRA, Mirela Ribeiro;GARCIA, Maria Manuela Alves; PRÁ, Maurício Dai; POSTRINGER, Cinara T.; PERES, Cibele B.; GARRIDO, R. P.. Membro em banca examinadora para a seleção de tutor do Grupo PET Pedagogia. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

FERREIRA, M.; GALIAZZI, M. do C.;GARCIA, Maria Manuela Alves; RODRIGUEZ, R. C. M. C.. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Verônica Caldeira Leite Christino. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

VIEIRA, Jarbas Santos; KLEIN, Madalena;GARCIA, Maria Manuela Alves; FISCHER, R. M. B.. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado de Alexandra Garcia Mascarenhas. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

PINO, Mauro Augusto Bukert Del;VIEIRA, Jarbas SantosGARCIA, Maria Manuela Alves; JUNIOR. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado de Herberto Peil Mereb. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A.;GARCIA, Maria Manuela Alves; DIAS, C. M. S.. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Helena Beatriz Mascarenhas de Souza. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

TERRAZAN, E. A.;GARCIA, Maria Manuela Alves; PLACCO, Vera M. N. de S.. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Paula Gaida Winch. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

VIEIRA, Jarbas SantosHYPOLITO, Álvaro MoreiraGARCIA, Maria Manuela Alves; PIZZI, L. C. V.. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado de Vera Lúcia Gainssa Balinhas, intitulada "Consumo e cultura na escola". 2007. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; FRAGA, Alex Branco;FONSECA, M. S.. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVA, Jacira Reis da; SILVA, Gilberto Ferreira da. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; OSOWSKI, Cecília Irene; KREUTZ, Lúcio. Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação da mestranda Helena Venites Sardagna `Práticas discursivas de sete de setembro no período de 1930-1945 e seus efeitos de sentido curricular: produzindo processos identitários`. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

GARCIA, Maria Manuela Alves; NECKEL, Jane Felipe; FIGUEIREDO, Marcio Xavier Bonorino. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado Professoras da educação infantil em Pelotas: identidades em construção. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela AlvesHYPOLITO, Álvaro Moreira; PINO, Mauro Del; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação de Mestrado Neoliberalismo e identidade docente: imagens de si no discurso de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; CRUZ, Armando; GRÜN, Mauro. Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação de Mestrado Currículo e Educação Ambiental: representações e práticas. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; SILVA, Adriane Borda Alemida da; FUÃO, Fernando Freitas; JANTZEN, Sylvio Arnoldo Dick. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Eduardo Rocha, '(Ciber) Arquitetos? Informática e ensino de projeto no currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel'. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; KEIL, Ivete Manetzeder; PEREZ, Lúcia Maria Vaz; PEREIRA, M. V.. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Róger Luís Albernaz de Araújo, Educações de mim: tramando desejos nas salas de chat. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela AlvesVIEIRA, Jarbas Santos; GRABAUSKA, C. J.. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado de Dinah Quesada Beck, Implicações da organização curricular na construção da identidade profissional. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; LOURO, G. L.; PEREIRA, M. V.. Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado de Fabio Rogério da Silva Rodrigues, 'Escola e formação: um estudo das multiplicidades sexuais'. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

GARCIA, Maria Manuela Alves; PEREIRA, M. V.;FERREIRA, Márcia Ondina Vieira; SOUZA, R. R.. Exame de Qualificação da Dissertação de Mestraod ,'Escola, Literatura e Sexualidade'. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

GUACIRA LOPES LOURO

LOURO, G. L.. A função pastoral-disciplinar das Pedagogias Críticas. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Márcia Ondina Vieira Ferreira

GARCIA, Maria Manuela AlvesFERREIRA, M. O. V.; SILVA, T. T.; LOURO, Guacira Lopes; CORAZZA, S.. A função pastoral-disciplinar das pedagogias críticas. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Alice de Lima Gomes Nogueira

NOGUEIRA, Maria Alice. Tempos pioneiros: a construção do campo da Didática no Ensino Superior Brasileiro. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rosa Maria Bueno Fischer

GARCIA, Maria Manuela Alves;FISCHER, Rosa M. B.; SILVA, T. T.. A DOCÊNCIA NO DISCURSO DA(S) PEDAGOGIA(S) CRÍTICA(S). 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edson Frozza

O discurso sobre currículo e a subjetivação do sujeito professor; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Lisandra Berni Osorio

Para uma cínica do cuidado de si: condições de possibilidade para pensar a saúde mental do estudante e sua permanência na universidade; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Juliana Diniz Gutierres Borges

IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Evandro dos Santos Nunes

Consultório na Rua: a pedagogização do social para governar uma população de modos de vida noturnos; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Eleonora das Neves Simões

A especificidade docente da educação infantil: os saberes e os fazeres e da formação inicial de professores; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Carmen Damaris da Silva

Políticas curriculares no Ensino Médio e suas implicações no trabalho dos professores: o caso da Escola Estadual Bom Conselho, Silveira Martins - RS; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Thaiana Neuenfeld Philipsen

O Professor Biólogo: Sentidos Privilegiados para a Formação do Licenciado em Ciências Biológicas da UFPel; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Alexandra Garcia Mascarenhas

As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Cristiano da Silva Buss

As mudanças curriculares no Curso Técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações na disciplina e no ensino de Física; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Sandra Corrêa Vieira

A experiência de quem aprende: o ensino de Artes Visuais na escola; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Leomar da Costa Eslabão

A construção de um currículo por competências; o caso do curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS; 2006; 227 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Débora Medeiros do Amaral

Era uma vez uma casa de abrigo - os significados e as marcas da instituição na vida das crianças; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Cátia Simone Ribeiro Barcellos

A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Simone Barreto Anadon

Trabalho e Identidade Docente no Contexto da Reforma Educacional iniciada na década de 1990; 2005; 160 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Mara Rejane Osório Dutra

Professores e Educação Ambiental: uma relação produtiva; 2005; 135 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Lourdes Helena Dummer Venzke

Professoras das escolas municipais de educação infantil de Pelotas; 2004; 137 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Eduardo Rocha

Informática e ensino de projeto: as novas tecnologias digitais no currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel; 2003; 148 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

FÁBIO ROGÉRIO DA SILVA RODRIGUES

O currículo e a norma: gênero, sexualidade e homofobia entre alunos/as dos anos finais do ensino fundamental; 2003; 121 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Reginaldo da Nóbrega Tavares

Educação, Arte e Engenharia: processos colaborativos; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Karine Sefrin Speroni

Consumo de si nas tramas da pós-graduação "stricto sensu": como os discentes se produzem neste contexto; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

PATRICIA DANIELA MACIEL

Lésbicas e Professoras: Modos de viver o Gênero na Docência; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

VANESSA CALDEIRA LEITE

A Constituição do Eu-Docente na Formação Inicial através dos Estágios Supervisionados; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Leila Cristiane Pinto Finoqueto

Entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: Reformas no Ensino Superior e a constituição da identidade do profissional da Educação Física; 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Dulce Mari da Silva Voss

Os movimentos de recontextualização da Política Compromisso Todos Pela Educação na gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR) e seus efeitos: um estudo de caso no município de Pinheiro Machado (RS); 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Simone Barreto Anadon

Prova Brasil uma estratégia de governamentalidade; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Leomar da Costa Eslabão

PROEJA: Um dispositivo de governamentalidade produzindo posições de sujeito; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Mara Rejane Vieira Osório

A formação de professores na Universidade Aberta do Brasil (UAB): discursos que governam; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Rodrigo Saballa de Carvalho

2013; Universidade Federal de Pelotas,; Maria Manuela Alves Garcia;

Lilian Livian Netto

Licenciatura em Ciências Sociais: formação e perspectivas de trabalho; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Simone Anadon

Qualidade à vista: discursos neoliberais e trabalho docente na revista Nova Escola; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Silvana Borges

A imagem na prática pedagógica de uma professora de Artes; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Olívia Mesko

Limites e possibilidades do supervisor na organização do trabalho pedagógico escolar; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Eliane Ferreira da Silveira

O formal e o real no fazer docente; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Ana Paula Medeiros

As duas faces do planejamento do ensino: o professor entre a burocracia e a prática do cotidiano; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Maria do Carmo Michels

Limites e possibilidades da organização do trabalho pedagógico escolar no trabalho docente e na organização do ensino; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Tainá Melo Silveira

Profissionalismo docente em cursos de licenciatura de universidades públicas do RS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Jéferson Barbosa Costa

Licenciaturas presenciais no Rio Grande do Sul nas áreas de Letras, Matemática e Pedagogia: estudo descritivo-quantitativo de alunos concluintes no ano de 2013; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Laísa Fischer

A relação teoria e prática na formação inicial na opinião de alunos de cursos de licenciatura da UFPel; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Vitória da Silveira da Rosa

Representações de alunos concluintes de cursos de licenciatura sobre sua formação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Nitéri F

Vieira; O que dizem os estudos sobre a relação teoria e prática na formação de professores; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Fabiana de Moraes

Teoria e Prática na Formação de Professores: o que dizem os estudos e as pesquisas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Kalina Kelly Elias Brandão Rocha Corrêa

Identidade docente: uma revisão das pesquisas sobre esse tema; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Carolina Reis Monteiro

Meninas e meninos: as representações de gênero das professoras de séries iniciais; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Camila Bertinetti Alves Gonçalves

Mulan: uma representação alternativa das relações de gênero?; 2003; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Carolina Reis Monteiro

Meninas e meninos: as representações de gênero de professoras de séries iniciais; 2003; 16 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Camila Bertinetti Alves Gonçalves

Mulan: uma representação inovadora das relações de gênero?; 2003; 17 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Sandra Orben

Currículo e formação do educador: avaliação do curso de pedagogia da UFPel na perspectiva dos/as estudantes; 1996; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Lisarb Margot Matias

Currículo e formação do educador: caracterização geral dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPel; 1996; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Maria Raquel Vieira

Currículo e formação do educador: avaliação do curso de Pedagogia da UFPel na perspectiva dos estudantes; 1996; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Guilherme da Cruz Moraes

Licenciaturas presenciais no Rio Grande do Sul nas áreas de Letras, Matemática e Pedagogia: Instituições formadoras - Ano 2013; 2015; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Manuela Alves Garcia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tomaz Tadeu da Silva

A função pastoral-disciplinar das pedagogias críticas; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tomaz Tadeu da Silva;

Magda Becker Soares

Tempos pioneiros:a constituição do campo da didática no ensino superior; 1994; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Magda Becker Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORGES, Juliana D. G. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . A formação de professoras de Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 61, p. 29-48, 2019.

  • FONSECA, Márcia S. da ; OSÓRIO, Mara Rejane Vieira ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; ARAÚJO, Jair Jonko . A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. e57-25, 2019.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAC-A-O PARA A DOCE-NCIA NA EDUCAC-A-O INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 91, 2019.

  • BORGES, Juliana D. G. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . O livro didático para professoras da Educação Infantil: um artefato pedagógico da subjetivação docente. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 24, p. 193-221, 2019.

  • MACIEL, Patricia Daniela ; GARCIA, Maria Manuela Alves . A lesbianidade como arte da produção de si e suas interfaces no currículo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 23, p. 1-18, 2018.

  • CALDEIRA LEITE, VANESSA ; MANUELA ALVES GARCIA, MARIA . Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 31, p. 833-863, 2017.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Políticas curriculares e profissionalização: saberes da prática na formação inicial de professores / Curriculum policies and Professionalization: the knowledge of practice in initial teacher education. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 32, p. 131-155, 2016.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Reformas curriculares e formação inicial: saberes e profissionalização. Educacao Unisinos (Online) , Porto Alegre, v. 19, n.n. 1, p. 57-67, 2015.

  • ANADON, Simone Barreto ; Garcia, Maria Manuela Alves . Educar para crescer ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 23, p. 341-365, 2015.

  • VOSS, Dulce Mari S. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . O Discurso da Qualidade da Educação e o Governo da Conduta Docente. Educacao e Realidade , v. 39, p. 391-412, 2014.

  • VOSS, Dulce Mari S. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta docente. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 39, p. 391-412, 2014.

  • MACIEL, Patricia Daniela ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Os Femininos no Magistério: professoras lésbicas nas escolas. Currículo sem Fronteiras , v. 14, p. 160-180, 2014.

  • MACIEL, Patricia Daniela ; GARCIA, Maria Manuela Alves . A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente. Momento - Diálogos em Educação , v. 23, p. 35-54, 2014.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; FONSECA, M. S. ; LEITE . Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 29, p. 233-264, 2013.

  • BALINHAS, Vera Lúcia ; VIEIRA, Jarbas Santos ; MARTINS, M. F. D. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; ESLABÃO, Leomar da Costa ; SILVA, A. F. da ; FETTER, Carmem Lúcia ; GONÇALVES, Vanessa Bugs . Imagens da Docência: Um Estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-Estar Docente. Revista Mal-Estar e Subjetividade (versão eletrônica) , v. XIII, p. 249-270, 2013.

  • BALINHAS, Vera Lúcia ; VIEIRA, Jarbas Santos ; MARTINS, M. F. D. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; ESLABÃO, Leomar da Costa ; SILVA, A. F. da ; FETTER, Carmen Lúcia ; GONÇALVES, Vanessa Bugs . Imagens da Docência: Um estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-Estar Docente. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso) , v. XIII, p. 249-270, 2013.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; FONSECA, M. S. ; LEITE . Teoria e Prática na Formação de Professores: A Prática como Tecnologia do Eu Docente. Educação em Revista , v. 29, p. 233-264, 2013.

  • OSÓRIO, Mara Rejane Vieira ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Universidade Aberta do Brasil (UAB): (re)modelando o território da formação de professores. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 38, p. 119-149, 2011.

  • OSÓRIO, Mara Rejane ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Universidade Aberta do Brasil (UAB): (re)modelando o terrritório da formação de professores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE) , v. 38, p. 119-149, 2011.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPel. Educação e Realidade , v. 35, p. 229-252, 2010.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 15, p. 445-455, 2010.

  • VIEIRA, Jarbas Santos ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; MARTINS, M. F. D. ; ESLABÃO, Leomar da Costa ; BALINHAS, V. G. ; FETTER, C. L. de R. ; GONCALVES, V. . Constituição das doenças da docência. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 37, p. 303-324, 2010.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos. Revista Brasileira de Educação , v. 15, p. 445-455, 2010.

  • VIEIRA, Jarbas Santos ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; MARTINS, M. F. D. ; ESLABÃO, Leomar da Costa ; SILVA, A. F. da ; BALINHAS, V. G. ; FETTER, C. L. de R. ; GONCALVES, V. . Constituição das doenças da docência. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE) , v. 37, p. 303-324, 2010.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPel. Educacao e Realidade , v. 35, p. 229-252, 2010.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; ANADON, Simone Barreto . Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Educação e Sociedade , v. 30, p. 63-85, 2009.

  • Garcia, Maria Manuela Alves . Didática e trabalho ético na formação docente. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 39, p. 225-242, 2009.

  • ANADON, Simone Barreto ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Trabalho escolar e docente nos discursos oficiais na Revista Nova Escola. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 25, p. 133-145, 2006.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; VIEIRA, Jarbas Santos . As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa (USP) , São Paulo, v. 31, n.1, p. 45-56, 2005.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira ; VIEIRA, Jarbas dos Santos . Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo. Educação em Revista (UFMG) , Belo Horizonte, v. 1, n.37, p. 123-138, 2003.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . O intelectual e o professor críticos: o pastorado das consciências. Currículo sem Fronteiras , v. 2, n.2, p. 53-78, 2002.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . O sujeito emancipado das pedagogias críticas. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 26, n.N. 2, p. 31-50, 2001.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . A insurreição dos saberes em Michel Foucault. Cadernos de Educação (UFPel) , Pelotas/RS, v. Ano 10, n.17, p. 47-60, 2001.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Alvaro Moreira ; MATIAS, Lisarb Margot F ; VIEIRA, Maria Raquel R ; ORBEN, Sandra Maria . Emancipação, redenção e vocação: análise do ideário pedagógico e contexto político-institucional na gênese de um Curso de Pedagogia. Cadernos de Educação (UFPel) , Pelotas/RS, p. 5-20, 1996.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 97, p. 64-72, 1996.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Os conceitos que orientam a investigação em Descartes e Hume e seus desdobramentos metodológicos. Cadernos de Educação, Pelotas, p. 191-206, 1994.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves . Psicogênese da alfabetização. Cadernos de Educação , Pelotas, n.N. 2, p. 19-28, 1992.

  • GARCIA, Maria Manuela Alves ; LOPES, D. M. O. . Construindo o conhecimento na alfabetização. Jornal da Alfabetizadora, n.n. 16, p. 8-11, 1991.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GARCIA, Maria Manuela Alves . Participação no Comitê Científico da 38a. Reunião Anual da ANPED. 2017.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora AD HOC do Eixo 9 - Currículo na Reunião Científica Regional da ANPED - SUL. 2016.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc do GT de Currículo para a 36a. Reunião Anual da ANPEd. 2013.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc do GT Currículo na 35a. Reunião Anual da ANPED. 2012.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc para o GT de Currículo na 34a. Reunião Anual da ANPED. 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc para o GT de Currículo da 33a. Reunião Anual da ANPEd. 2010.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc para análise de currículos concorrentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPQ, UFPel. 2004.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc para a Cadernos de Educação. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Consultora Ad Hoc para Cadernos de Educação. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para revista Cadernos de Educação. 2020.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC). 2020.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a revista e-Curriculum. 2019.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para revista Educação & Filosofia. 2018.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para revista Educação & Realidade (UFRGS). 2018.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para revista EDUCAÇÃO (UNISINOS). 2018.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a revista Currículo sem Fronteiras. 2018.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para revista Cadernos de Educação. 2017.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Cadernos de Educação (Faculdade de Educação - UFPEL). 2016.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista ETD - Educação Temática Digital. 2016.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Participação no Comitê Científico XI Seminario Internacional da Red ESTRADO. 2016.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Brasileira de Educação (RBE), da Associação Nacional da Pós-Graduação em Educação (ANPEd). 2015.

Garcia, Maria Manuela Alves . Participação no Comitê Científico do 6o. SBECE/3o.SIECE. 2015.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Cadernos de Educação PPGE-UFPEL. 2015.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação Temática Didgital (ETD). 2015.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Archivos Analíticos de Políticas Educativas. 2015.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Participação no Comitê Técnico e Científico do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. 2015.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc para Revista Archivos Analíticos de Políticas Educativas. 2014.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista COMUNICAÇÕES, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. 2014.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista CONJUCTURA: filosofia e educação, da Universidade de Caxias do Sul. 2014.

Garcia, Maria Manuela Alves . Participaçao no Comitê Científico do II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação. 2013.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc para Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPED). 2013.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc para a Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 2013.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para Revista Brasileira de Educação (RBE - ANPED). 2012.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação & Realidade (UFRGS). 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a revista Estudos de Psicologia. 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc do I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves ; CÓSSIO, F. . Avaliação de apresentação de comunicações orais em Congresso e Reunião Cientifica. 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Pesquisadora responsável por Estudo de Campo. 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação & Pesquisa (USP). 2010.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação & Realidade (UFRGS). 2010.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad Hoc para a Revista Currículo sem Fronteiras. 2009.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer AD HOC para Revista Educação & Realidade (UFRGS). 2009.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-hoc para Educação em Revista, da Faculdade de Educação, UFMG. 2008.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-Hoc para o periódico digital 'Currículo Sem Fronteiras'. 2008.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-hoc para Revista digital 'Currículo sem Fronteiras'. 2008.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-Hoc para Cadernos de Educação. 2008.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Pareceres Ad Hoc para avaliação de trabalhos a serem apresentados no XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc da ANPED - SUL. 2006.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-Hoc para a revista Educação e Pesquisa. 2006.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Participacao no Comite Cientifico do VI Seminario latino-americano da REDEESTRADO (Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente). 2006.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Elaboração do projeto de criação do curso de Doutorado em Educação do PPGE-UFPel. 2005.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecerista Ad Hoc da ANPEd Sul. 2004.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parecer Ad-Hoc para revista on-line 'Curriculo sem Fonteiras'. 2004.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Relatório técnico e financeiro do I Seminário de Pesquisa Políticas da Subjetividade e Práticas de Diferença em Educação. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Relatório Técnico e Financeiro do Projeto de Pesquisa: Trajetórias sócio-profissionais de docentes de Didática no ensino superior: olhares sobre os currículos de Licenciatura no Brasil entre 1940 - 1990, e sobre a produção e auto-produção da professoralidade. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Formação e Profissionalização Docente para a Educação Básica: Implicações do discurso educacional e curricular oficial para a identidade profissional dos docentes da educação básica. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; VIEIRA, Jarbas Santos ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . Perfil socioeconômico e cultural do professorado da Educação Fundamental da Rede de Ensino de Pelotas - RS. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves ; DELGADO, Ana Cristina Coll . I Seminário Nacional Famílias, Infância e Práticas Educativas no século XXI: encontros e desencontros. 2003.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Projeto de pesquisa: Trajetórias sócio-profissionais de docentes de Didática no ensino superior: olhares sobre os currículos de Licenciatura no Brasil entre 1940 e 1980.. 2002.

GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; SILVA, C. R. M. ; CARDOSO, M. C. ; SOUZA, N. C. C. ; MESQUITA, C. G. ; NIETIEDT, S. M. . Parecer Técnico sobre provas do concurso público realizado para provimento de cargo na Secretaria Municipal de Ensino, edital concurso N. 065/2002 - Prefeitura Municpal de Pelotas. 2002.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Parece Ad Hoc para Revista Cadernos de Educação. 2002.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Implantação do Curso de Mestrado. 1994.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Currículo e formação do educador: avaliação e inovação curricular dos cursos de Pedagogia da UFPel e UFSM (Projeto interinstitucional de pesquisa). 1994.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Atualização, formação e acompanhamento de professores alfabetizadores da rede oficial de ensino. 1990.

GARCIA, Maria Manuela Alves . Curso de atualização de professores alfabetizadores - Fundação Educar/Faculdade de Educação/UFPel. 1988.

MACIEL, Patricia Daniela ; Garcia, Maria Manuela Alves . Entrevista com Patrícia Daniela Maciel (UFPR) e Maria Manuela Alves Garcia (UFPel)|'A lesbianidade como arte da produção de si e suas interfaces no currículo' | RBE V.23 | Abril de 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANADON, S. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Pesquisa analisa estratégias midiáticas dos setores das telecomunicações no apoio às políticas de avaliação oficiais [online]. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ANADON, Simone Barreto ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Pesquisa analisa estratégias midiáticas dos setores das telecomunicações no apoio às políticas de avaliação oficiais. 2015; Tema: Avaliações em larga escala e autorresponsabilização. (Blog).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; FONSECA, M. S. ; OSÓRIO, Mara Rejane Vieira . Formação inicial de professores em universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): currículos, formas de profissionalismo e identidades docentes. 2019. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Formação Docente: políticas e processos. 2016. (Coordenação de Mesa Redonda).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Formación Docente: Políticas e Procesos. 2016. (Coordenação de Mesa Redonda).

MACIEL, Patricia Daniela ; GARCIA, Maria Manuela Alves . Gênero e Políticas Públicas de Educação. 2014. (Coordenação de Mesa Redonda).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; OSÓRIO, Mara Rejane ; ANADON, Simone Barreto ; FINOQUETO, L. C. P. . Teoria e prática na formação de professores: impactos da Reforma em currículos de Licenciatura da UFPel.. 2012. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA, Jarbas Santos ; Garcia, Maria Manuela Alves . Currículo: história, política e ética. 2012. (Coordenação de Mesa Redonda).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Competências e habilidades na perspectiva da avaliação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Reformas educacionais, avaliações em larga escala e seus efeitos nos modos de subjetivação dos docentes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Jarbas Santos ; MARTINS, M. F. D. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; ESLABÃO, Leomar da Costa ; SILVA, A. F. da ; FETTER, C. L. de R. ; BALINHAS, V. G. . Constituição das doenças da docência (docenças). 2009. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Maria Manuela Alves ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; VENZKE, Lourdes Helena Dummer ; ANADON, Simone Barreto . Trabalho docente, Identidades e Formação. 2004. (Coordenação de Mesa Redonda).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Anais I Seminário de Pesquisa Políticas da Subjetividade e Práticas de Diferença em Educação. 2003. (Editoração/Anais).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Trajetórias Sócio-Profissionais de Docentes de Didática na Universidade Pública Brasileira: Olhares sobre a Formação de Professores em Nível Superior entre 1940 e 1990. 2003. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Maria Manuela Alves . Tribuna Comunitária: cultura popular e cultura de massas. 2001.

GARCIA, Maria Manuela Alves . A função pastoral disciplinar das pedagogias críticas. 2000 (Tese) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes, Descrição: A pesquisa tem como problema as formas de profissionalidade e as identidades docentes que estão sendo estimuladas pelos currículos de licenciatura para a formação dos professores da Educação Básica em 30 cursos de licenciatura abrangendo a Pedagogia, a licenciatura em Letras, habilitação Português, e a licenciatura em Matemática, modalidade presencial, de um total de 7 universidades públicas do estado do RS. O estudo tem como objetivo geral traçar um diagnóstico da situação atual do campo da formação inicial de professores, em cursos de licenciatura, nas três áreas de conhecimento indicadas, com a finalidade de verificar, em um nível ao mesmo tempo regional e local, os efeitos das políticas curriculares oficiais na emergência de novas formas de profissionalidade e formatos curriculares. Tem-se como objetivos específicos: analisar as normativas legais que orientam os currículos desses cursos; analisar os projetos pedagógicos dos cursos verificando qual o impacto das políticas oficiais de formação de professores na organização dos currículos; analisar o perfil profissional que fundamenta o currículo dos cursos investigados; analisar a organização dos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nesses diferentes cursos, suas tipologias, distribuição no tempo e relações no currículo; identificar Programas, Projetos institucionais de cooperação/integração com o sistema de ensino de Educação Básica em desenvolvimento nos cursos e que sejam parte constitutiva do processo de formação inicial; e, por último, analisar as relações que esses Programas mantêm com os currículos e com a construção da identidade profissional dos futuros professores. Do ponto de vista teórico metodológico a proposta deste estudo caracteriza-se por ter como fontes de dados os documentos da legislação curricular oficial e os projetos pedagógicos dos cursos investigados, utilizando-se de referenciais teóricos oriundos da análise de discurso na perspectiva de Michel Foucault e Ernesto Laclau, bem como dos estudos em políticas educacionais e curriculares entendidas como políticas culturais e, ainda, de investigações do campo da formação de professores e dos saberes docentes. Os dados coletados nesses documentos constituíram uma base de dados organizada com o auxílio do NVIVO 10 a partir das questões de pesquisa. A pesquisa foi financiada pelo Edital UNIVERSAL MCTI/CNPQ N. 14/2014 e continua em desenvolvimento, não tendo sido concluída a análise dos dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Mara Rejane Vieira Osório - Integrante / Márcia Souza da Fonseca - Integrante / Jéferson Barbosa Costa - Integrante / Reginaldo da Nóbrega Tavares - Integrante / Jair Jonko Araújo - Integrante / Tainá Melo Silveira - Integrante / Eleonora das Neves Simões - Integrante / Juliana Diniz Gutierres Borges - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 3

  • 2010 - 2015

    Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo - PROCAD NF 21/2009, Descrição: Projeto de intercâmbio e pesquisa em políticas de currículo aprovado pela CAPES no Edital PROCAD NF 21/2009 - Novas Fronteiras, que reúne pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (Instituição proponente); Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem o objetivo de qualificar os docentes e alunos envolvidos, bem como os Programas de Pós-Graduação parceiros, propiciando missões de pesquisa e docência que possibilitam a troca de experiências, a formação de recursos humanos e a qualificação da produção científico e acadêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Jarbas Santos Vieira - Integrante / Mauro Del Pino - Integrante / Alvaro Moreira Hypólito - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Integrante / Madalena Klein - Integrante / Maria Cecilia Lorea Leite - Integrante / Maria de Lourdes Rangel Tura - Integrante / Elizabeth Macedo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16

  • 2010 - 2011

    A produção do mal-estar docente nas escolas municipais de educação infantil de Pelotas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Integrante / Jarbas Santos Vieira - Coordenador / Leomar da Costa Eslabão - Integrante / Maria de Fátima Duarte Martins - Integrante / Aline Ferraz da Silva - Integrante / Vera Balas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17

  • 2009 - 2014

    Teoria e prática na formação de professores: impactos da reforma em currículos de licenciatura da UFPel, Descrição: Tem-se como objetivo principal problematizar a relação teoria e prática proposta pela reforma dos cursos de licenciatura e seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Do ponto de vista teórico-metodológico caracteriza-se por ser um estudo elaborado predominantemente a partir de referências analíticas vindas do campo dos estudos das teorias pós-críticas e outros estudos sobre o tema das reformas e da formação de professores. Desenvolve-se utilizando como fonte de dados a análise documental das políticas curriculares oficiais e outros documentos e materiais curriculares, a revisão da bibliografia sobre esse tema no período de 1990-2008 e a observação sistemática de 4 currículos em ação de cursos de licenciatura da UFPel (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais), tendo como foco a Prática como Componente Curricular, o Estágio Supervisionado e suas relações com outros saberes e conteúdos curriculares. São participantes na pesquisa professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFPel que serão objeto deste estudo. Com ele pretende-se contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema do currículo e dos saberes da formação profissional dos docentes e para a problematização dos rumos que vem tendo a formação de professores no ensino superior a partir das políticas oficiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Leila Cristiane Pinto Finoqueto - Integrante / Patricia Maciel - Integrante / Mara Rejane Vieira Osório - Integrante / Vanessa Caldeira Leite - Integrante / Thaiana Neuenfeld Philipsen - Integrante / Aline Lemke - Integrante / Laísa Fischer - Integrante / Vitória da Silveira da Rosa - Integrante / Márcia Souza da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 6

  • 2008 - 2009

    Constituição das doenças da docência (docenças), Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar que aspectos, dimensões e elementos do processo de trabalho docente em escolas púbicas de ensino fundamental e médio da cidade de Pelotas geram o chamado mal-estar docente. Buscamos, portanto, entender como é produzido este mal-estar, que acaba gerando doenças ocupacionais, desestímulos à carreira do magistério ou, no limite, jogando professores e professoras em práticas rotinizadas e desmotivadoras de inovações ao processo educativo escolar. Mais especificamente buscamos (1) analisar o processo de trabalho docente naquilo que diz respeito às dinâmicas cotidianas desenvolvidas pelo professorado em sala de aula e nas escolas (forma como organizam seu trabalho cotidianamente e no conjunto da instituição); (2) compreender as concepções e significados das professoras e professores sobre seu processo de trabalho (missão, expectativas e perspectivas, isto é, objetivos atribuídos à educação, compreensão do seu papel na sociedade e na escola, bem como os desejos quanto à carreira); (3) identificar as doenças mais freqüentes nos professores (tipos de doenças, forma de identificação da doença e de obtenção da licença); (4) relacionar o quadro de doenças com o gênero, a faixa etária, o estado civil, a religião, o tempo de magistério, a formação, o nível de escolaridade e instituição onde atua; (5) analisar as condições materiais de trabalho experimentadas pelo professorado (infra-estrutura física e pedagógica, acesso e localização da escola, horas de trabalho dia/semana, salário); (6) relações entre a vida doméstica e as responsabilidades no trabalho, além dos espaços e tempos de lazer. A investigação desenvolve-se em duas etapas: uma de natureza quantitativa que busca traçar o perfil demográfico dos professores quie tiraram licença de saúde no período de 2006-2007 e identificar os motivos de saúde que levaram ao afastamento; e outra de natureza qualitativa, em que se realizarão entrevistas semi-estruturadas que buscarão uma análise mais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Integrante / Jarbas Santos Vieira - Coordenador / Leomar da Costa Eslabão - Integrante / Maria de Fátima Duarte Martins - Integrante / Aline Ferraz da Silva - Integrante / Vera Balas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2008 - 2009

    Da sociedade de disciplina à sociedade de controle: formação de professores através da UAB, Descrição: Servindo-se das ferramentas de análise filosóficas sociais cunhadas nas obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze, como disciplina e controle, tem-se como objetivo analisar como a Universidade Aberta do Brasil está sendo implementada por Universidades do Rio Grande do Sul que foram contempladas nos editais já consolidados com foco na formação de professores. Procura-se identificar quais as formas legais de constituição desses cursos (instâncias consultadas, pareceres internos...); quais os critérios de seleção dos docentes dos referidos cursos; quais os critérios para escolha dos cursos referendados (demanda, perspectivas,...); as liberdades e as sujeições presentes nessa modalidade de ensino e sua relação com os pressupostos educacionais de formação de professores. A pesquisa caracteriza-se como uma modalidade de pesquisa qualitativa descritiva (Bogdan e Biklen, 1994), tratando-se de um Estudo de Caso no RS. Uutiliza-se de técnicas da análise documental numa perspectiva foucaultiana e de técnicas de etnografia, em especial, de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de programas e cursos de licenciatura do sistema UAB nas universidades federais do RS. Os resultados obtidos devem promover uma discussão abalizada e fundamentada sobre a abertura da UAB e suas potencialidades, trazendo para os grupos de pesquisa em educação saberes para iniciar um amplo debate sobre como estamos promovendo a educação a distância, visto que a EAD ainda perpassa nos discursos acadêmicos como um objeto não muito sério de análise. O que, como podemos perceber, não é verdade, pois os efeitos dessa nova modalidade de formação acadêmica já mobilizam diversos poderes e saberes e estão mudando a educação para uma outra forma de gerência, qual seja, de controle.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Integrante / Mara Rejane Osório Dutra - Integrante / Rochele Loguercio - Coordenador / José Claudio Del Pino - Integrante / Bárbara Duarte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Textos e contextos: a negociação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica em cursos de licenciatura, na UFPel., Descrição: A pesquisa desenvolveu-se como parte do plano de trabalho proposto para o período de pós-doutoramento na Universidade de Wisconsin, E.U.A. Teve-se como objetivos a investigação e a análise do processo de negociação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena (Parecer CNE/CP 009/2001 de 8 de maio de 2001, Resoluções 01/2002 de 18/02/2002 e 02/2002 de 19/02/2002 e outros), em 07 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de discutir a relação entre o global e o local, o texto e o contexto na construção dessa política curricular oficial, bem como seus impactos nos currículos investigados e na formação docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2008

    Perfil sócio-econômico e cultural do professorado da Educação Fundamental da Rede de Ensino de Pelotas - RS, Descrição: A pesquisa utiliza-se de uma abordagem metodológica de ordem quantitativa e por amostragem, com o objetivo principal de montar um banco de dados acerca da situação profissional e da condição sócio-econômica e cultural do professorado da rede de ensino fundamental da cidade de Pelotas. Pretende-se com esse estudo, buscar alguns indicadores que permitam o desenvolvimento posterior de estudos de ordem qualitativa, abordando aspectos particulares relacionados com a situação ocupacional e com a identidade docente nesse nível de ensino, bem como pretende-se constituir um banco de dados que fundamentem a implementação de políticas e ações no sentido de qualificar o trabalho docente e escolar nesse nível de ensino no município em questão.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Integrante / Jarbas Santos Vieira - Coordenador / Márcia Ondina Vieira Ferreira - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    Formação e Profissionalização Docente para a Educação Básica: Implicações do discurso educacional e curricular oficial para a identidade profissional dos/as docentes da educação básica (FORPRODEB), Descrição: Considerando as profundas transformações que estão em curso nos processos de formação e profissionalização dos/as docentes da educação básica, introduzidas pelas políticas educacionais e curriculares oficiais desde os anos finais da década de 1990 para a formação desses/as docentes no ensino superior, este projeto de investigação tem como propósito principal analisar as políticas curriculares oficiais, problematizando-as enquanto mecanismos de governo e dispositivos estratégicos de gestão do trabalho docente e da identidade profissional dos docentes desse nível de ensino. Desde o enfoque teórico-metodológico do pós-estruturalismo, especialmente dos estudos de Michel Foucault e dos Estudos Culturais em Educação, pretende-se discutir a política de identidade que vem sendo instituída pelos discursos educacionais e curriculares oficiais desde o final da década de 1990 para os docentes do ensino básico, identificando movimentos de continuidades e descontinuidades em relação aos anos anteriores (décadas de 1970 e 1980), analisando seus efeitos em termos dos processos de subjetivação propostos por essas práticas discursivas aos docentes da educação básica, seus efeitos em termos dos saberes e práticas da formação profissional; da gestão e controle dos processos de trabalho docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Paula Pereira de Souza - Integrante / Kalina Kelly Elias Brandão Rocha Corrêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2003

    Meninas e meninos: as representações de gênero de professoras de séries iniciais, Descrição: O projeto investiga as representações de gênero de um grupo de professoras do currículo por atividade de uma escola do sistema de ensino estadual na periferia urbana de Pelotas e seus impactos nas expectativas das professoras quanto ao desempenho e performance escolar e social de seus alunos. A pesquisa procura relacionar,a partir dos estudos feministas e de gênero, gênero e prática pedagógica, gênero e sucesso ou fracasso escolar. Utiliza como técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com as professoras sobre os temas da pesquisa, além de análise de dados estatísticos que complementem as informações obtidas nas entrevistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Carolina Reis Monteiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2003

    Trajetórias sócio-profissionais de docentes de Didática no ensino superior: olhares sobre os currículos de Licenciatura no Brasil entre 1940-1990, e sobre a produção e auto-produção da professoralidade", Descrição: A pesquisa tem como objetivos organizar e disponibilizar para divulgação e consulta um volume de 9 depoimentos de natureza biográfica e temática que abordam aspectos da formação docente na universidade brasileira entre os anos de 1940 e 1980. Pretende ainda enfocar aspectos do ideário pedagógico e do funcionamento dos currículos de Licenciatura no Brasil, discutindo a natureza e a hierarquia dos saberes da formação docente e as mudanças nos currículos oficiais da formação docente nesses anos. Ainda pretende, a partir dos relatos autobiográficos, fazer uma análise da " crise" da Didática na década de 1980 e discutir os dispositivos de formação e auto-formação envolvidos na produção de identidade dos sujeitos entrevistados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Carolina Reis Monteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 1995 - 1997

    Currículo e formação do educador: avaliação e inovação curricular dos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Descrição: A pesquisa em questão teve como objetivos promover um processo de avaliação curricular dos Cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal de Pelotas e pela Universidade Federal de Santa Maria, com a intenção de apontar caminhos e perspectivas que fundamentem futuras reformulações desses cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Sandra Maria Orben - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Integrante / Lisarb Margot Ferreira Matias - Integrante / Maria Raquel Rodrigues Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 (orientadora), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino. , Rua Alberto Rosa, 154, Centro, 96010770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32845536, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPel).

2017 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2008

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2000

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1989 - 1994

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1988 - 1989

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2017

    Direção e administração, Unidades e Cursos de Graduação, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Titulares no Conselho Departamental da Faculdade de Educação.

  • 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PPGE, .,Cargo ou função, Participação na Comissão de Bolsas do PPGE-UFPel.

  • 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino, .,Cargo ou função, Participação em Banca de Avaliação de Progressão Funcional à Classe de Professor Associado na Área de Ciências Humanas e Letras e Artes.

  • 03/2005

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , PPGE, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , PPGE, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2016 - 03/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática Pedagógica

  • 03/2001 - 08/2016

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação e Tese

  • 03/2015 - 07/2016

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo, Profissionalização e Trabalho docente, Seminário de Pesquisa III

  • 08/2014 - 06/2016

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Profissão Docente

  • 03/2014 - 12/2014

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado: Do governo de si e do governo dos outros: Estudos em Governamentalidade e Educação, Seminário de Pesquisa III, Leitura Dirigida: leituras em Governamentalidade e Biopolítica

  • 03/1988 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I e II, Escola, Cultura e Sociedade III, IV e VII, Habilitação Séries Iniciais VII, Prática de Ensino, Práticas Educativas I

  • 08/2013 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Pedagogia.

  • 08/2012 - 06/2013

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura Dirigida: Variações Filosóficas sobre o tema da Experiência, Seminário Avançado: Discurso e Modos de Subjetivação

  • 03/2008 - 07/2011

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado: Educação e Política: Alquimias da Reforma e do Currículo, Seminário Avançado: Currículo, Conhecimento e Relações de poder: Contribuições das teorias sociológicas de Basil Bernstein e Stephen Ball , Seminário Avançado: estudos em Governamentalidade e Educação., Seminário Avançado: O Nascimetno da Biopolítica e Implicações Educacionais, Seminário de Pesquisa III, Seminário Avançado: Discursos e Modos de Subejtivação, Seminário Avançado: Leituras Michel Focault: do cuidado de si e da educação

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática Pedagógica

  • 09/2003 - 09/2005

    Direção e administração, PPGE, .,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 03/2003 - 07/2004

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado: Estudos sobre Currículo I, Seminário Avançado: Reestruturações Produtivas, Globalização e Políticas Curriculares

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura Dirigida: Reformas Educacionais, Trabalho Docente e Identidades, Seminário Avançado: Estudos sobre Currículo

  • 08/2000 - 12/2002

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado: Governamentalidade e Educação: A analítica do poder em Michel Foucault e suas contribuições para a educação e a pesquisa educacional, Seminário Avançado: Estudos Culturais e Educação, Seminário de Dissertação , Teoria e Prática do Ensino I, Teoria e Prática do Ensino II

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I

  • 06/2000 - 06/2001

    Ensino, Licenciatura Em Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I, Didática II, Prática de Ensino em Sociologia

  • 03/2000 - 03/2001

    Ensino, Especialização em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino superior, Núcleo de pesquisa sobre ensino e trabalho docente

  • 03/1994 - 12/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Especialização em Educação.

  • 07/1994 - 07/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PPGE, .,Cargo ou função, Comissão encarregada de coordenar e encaminhar a implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado na FaE - UFPEL.

  • 03/1994 - 06/1995

    Ensino, Especialização em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Núcleo de pesqusa sobre a prática pedagógica da escola urbana

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Prática de Ensino de Filosofia

  • 03/1994 - 12/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso da Licenciatura em Filosofia/UFPEL.

  • 03/1989 - 12/1990

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Atualização, Formação e Acompanhamento de Professores Alfabetizadores da Rede Oficial de Ensino.

  • 04/1989 - 10/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação de Pelotas.

  • 03/1989 - 12/1989

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Prática de Ensino

  • 03/1989 - 06/1989

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Estudos Sociais

  • 03/1988 - 12/1988

    Ensino, Ciências Domésticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Ciências Domésticas

  • 05/1988 - 10/1988

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização para Professores Alfabetizadores.

1986 - 1988

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1986 - 03/1988

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municpal de Educação, Equipe de Supervisão de Séries Inicias.,Serviço realizado, Supervisão Pedagógica.

  • 04/1986 - 03/1987

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora unidocente

2006 - 2007

Universidade de Wisconsin-Madison, UW-Madison

Vínculo: Visiting Schoolar, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - RS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

  • 06/2006 - 12/2006

    Ensino, PROEJA Programa de Integração da Educação Profissi, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trajetória e saberes docentes na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Profissional e no Ensino Médio

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2010 - 08/2010

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reformas educacionais, avaliações de larga escala e seus efeitos nos modos de subjetivação do trabalho docente