HAIANA CHARIFKER SCHINDLER

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), residência médica em pediatria clínica (1982), mestrado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), especialização em Biologia Molecular no INSERM U13-Paris/França (1992) e doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é pesquisadora titular e chefe do Laboratório de Imunoepidemiologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-CPqAM, da Fundação Oswaldo Cruz (Recife-Pernambuco-Brazil), professora adjunta do Departamento Materno Infantil da Universidade Federal de Pernambuco e membro docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública do CPqAM-Fundação Oswaldo Cruz. Coordena pesquisas relacionadas sobretudo com o diagnóstico imunológico e molecular de doenças endêmicas no Brasil, com ênfase em tuberculose.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina Tropical

1995 - 1998

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Desenvolvimento de um método baseado na reação em cadeia da polymerase (PCR) para o diagnóstico da malária
Orientador: Ginette Jaureguiberry
Palavras-chave: malária; Diagnóstico; Reação em Cadeia da Polimerase - PCR; Plasmódio.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Biotecnologia / Especialidade: Biologia Molecular. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Mestrado em Medicina

1984 - 1986

Universidade Federal de Pernambuco
Título: INSUFICIENCIA DO SULFATO DE ZINCO TOPICO NA REATIVIDADE DO TESTE DE MANTOUX (PPD),Ano de Obtenção: 1986
Orientador: DR. JOAO DE ALBUQUERQUE ROCHA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tuberculose; CRIANÇA; Diagnóstico; Mantoux; Zinco; PPD. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil / Especialidade: Pediatria. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização - Residência médica

1980 - 1981

Universidade Federal de Pernambuco
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: 6.932. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil / Especialidade: Pediatria.

Especialização em Formation en Biologie Moleculaire

1991 - 1992

Institut National de la Sante et la Recherche Medicale
Título: Desenvolvimento de técnica de PCR para o diagnóstico de malária
Orientador: Ginette Jaureguiberry
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Medicina

1974 - 1979

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Introduction to the principles and practice of cli. (Carga horária: 40h). , National Institutes of Health Clinical Center, NIH, Estados Unidos.

2007 - 2007

Curso de capacítação para avaliadores. , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular/Especialidade: Biotecnologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Pediatria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHINDLER, H. C. . XLV Congresso da sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

23ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE.MENÇÃO HONROSA NA ÁREA DE CIÊNCIA DA SAÚDE CONCEDIDO PELA FACEPE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PELA ALUNA PIBIC SOB MINHA ORIENTAÇÃO. 2019. (Simpósio).

25 Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.Detecção de Micobacterium tuberculosis através da qPCR em amostras de sangue e urina de pacientes com tuberculose extrapulmonar. 2017. (Oficina).

Oficina de Prioridades do PPSUS.Estudo das doenças negligenciadas da Oficina de Proridades do Programa de Pesquisa para o SUS em Pernambuco (PPSUS). 2017. (Oficina).

OFICINA DE PRIORIDADES DO PPSUS (EDIÇÃO 2017).Estudo das doenças negligenciadas - Tuberculose. 2017. (Oficina).

52 Congresso Brasileiro de Medicina Tropical - MEDTROP. Giardia Lamblia e Entamoeba histolytica/dispar no contexto da urbanização - Características biológica e implicações epidemiológicas ou terapêuticas. 2016. (Congresso).

51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Doenças Tropicais em ambientes restritos. 2015. (Congresso).

45th Union World Conference on Lung Health. Comunity-driven solutions for the next generation. 2014. (Congresso).

45 Union World Conference on Lung Heath. Tuberculose extrapulmonar - diagnóstico através da PCR em tempo real. 2014. (Congresso).

Master Universitario en Enfermidades Tropicales Doctorado Salud y Desarrollo en los Trópicos.Investigaciones en FIOCRUZ-PE y posibilidades de colaboración con los grupos CIETUS-USAL. 2014. (Seminário).

III Workshop da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose. 2013. (Simpósio).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. DESAFIOS NO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PAUCIBACILAR. 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. DETECÇÃO RÁPIDA DE TUBERCULOSE EM CRIANÇAS ATRAVÉS DO SANGUE E DA URINA ? RESULTADOS PRELIMINARES. 2011. (Congresso).

Workshop " Atualizações em Tuberculose: Aspectos clínicos-laboratórias e epidemiológicos..Atualizações em tuberculose: aspectos clínicos -laboratórias e epidemiológicos.. 2009. (Outra).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.. Diagnóstico da tuberculose Infantil.. 2009. (Congresso).

Congresso de Biomedicina e Farmácia. Avaliação da Nested-PCR para detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostras biológicas de pacientes com suspeita de tuberculose.. 2008. (Congresso).

Congresso de Bomedicina e Farmácia. Prevalência de pacientes com suspeita de tuberculse atendidos em hospitais públicos do Recife.. 2008. (Congresso).

III Encontro Nacional Tuberculose.III Encontro Nacional Tuberculose. 2008. (Encontro).

I Workshop de inovação tecnologica em saúde da FIOCRUZ/PE.I Workshop de inovação tecnologica em saúde da FIOCRUZ/PE. 2008. (Outra).

Café com Especialista.Tuberculose na infância e na adolescência.. 2007. (Encontro).

Curso de Capacitaçãoespecífico para avaliadors dos cursos de medicina..Curso de Capacitaçãoespecífico para avaliadors dos cursos de medicina.. 2007. (Encontro).

FLAD/NIH: Conferência-Debate sobre Tuberculose: a Resposta Luso-Americana..Análise do desempemho de métodos para diagnóstico da tuberculose infantil: sistemas de pontuação recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil, por Keith Edwards, e da técnica baseada na Reação em cadeia de Polimerase.. 2007. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA.. Tuberculose Infantil ? Aspectos Clínicos, epidemiológicos e novas técnicas moleculares de diagnóstico.. 2006. (Congresso).

Seminário da área diagnóstica Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.Experiência do grupo de Recife. 2006. (Seminário).

V Bienal de Pesquisa XIV RAIC/PIBIC.Diagnóstico da tuberculose infantil baseado na detecção dos níveis de IFN-GAMA em resposta aos antígenos ESAT-6 e CFPO-10.. 2006. (Outra).

II Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Comparação entre o sistema de pontuação do Ministério da Saúde com os critérios recomendados da Sociedade Torácica Americana para o diagnóstico da Tuberculose infantil pulmonar. 2005. (Congresso).

III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. 2005. (Congresso).

III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. Validação de uma Abordagem Imunológica para o Diagnóstico da Tuberculose Infantil através da Detecção de INF-y em Resposta aos Antígenos ESAT-6 e CFP-10.. 2005. (Congresso).

III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. 2005. (Congresso).

Reunião de Avaliação da Rede Cooperativa de Insumos Diagnósticos -PDTIS>.Validação de abordagem moleculares e imunológicas para o diagnóstico da tuberculose infantil.. 2005. (Encontro).

Simpósio Internacional do IMIP sobre Doença Meningocócica.Simpósio Internacional do IMIP sobre Doença Meningocócica. 2005. (Simpósio).

X Curso Internacional sobre Doenças Tropicais.X Curso Internacional sobre Doenças Tropicais.. 2005. (Outra).

I Workshop no Rio Grande do Sul.I Workshop no Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

Seminário de Integração CPqAM-IMIP.Apresentação das linhas de pesquisas atuais denvolvidas no CPqAM e de interesses para futuros projetos com o IMIP.. 2004. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Bioética. V Congresso Brasileiro de Bioética. 2004. (Congresso).

I Encontro IMIP-Garanhuns de Saúde da Mulher e da criança.. 2003. (Encontro).

I Worshop da Rede-TB em Pernambuco.I Worshop da Rede-TB em Pernambuco. 2003. (Outra).

Tropical Disease Research Symposium. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Magid Sabune

SCHINDLER, H.C.; DINIZ, G. T. N.; CABRAL, M. L.; GOUVEIA, G. C.; SANTOS, N. T. V.. Perfil Clínico,Socioeconômico e Epidemiológico de Menores de 15 anos Portadores de Tuberculose Atendidos no Centro de Saúde de Malavane, Maputo - Moçambiqueo. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Sistemas de Saúde - Moçambique) - Ministério da Saúde de Moçambique/ ENSP/FIOCRUZ.

Aluno: Adriana Paula da Silva

ALBUQUERQUE, M. F. P. M.; MONTARROYOS, U. R.; Souza, W. V.;SCHINDLER, H. C.; WNGNER, I. C.; BRESSANI, C. C.. Recidiva de Tuberculose em uma Coorte de Pessoas vivendo com HIV. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em epidemiologia e controle da tuberculose do Program) - CPqAM/ ENSP/ FIOCRUZ.

Aluno: Ricardo Costa Leite

MONTENEGRO, L. M. L.; SOUZA, W.;SCHINDLER, H. C.LIMA, J. F. C.; ALBUQUERQUE, M. F. P. M.; RABELLO, M. C. S.. Intervalo do Tempo Decorrido Entre a Investigação Diagnóstica Laboratorial e o Início do Tratamento em Casos de Tuberculose Pulmonar em um Distrito de Atenção de Saúde em Recife/PE. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Epidemiologia e Controle da Tuberculose) - Instituto Aggeu Magalhães/ Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Sisia Valeska de Melo Silva

VASCONCELOS, A. L. R.;SCHINDLER, H. C.; SAMPAIO, A. S.. Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose na V Região de Saúde de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lucijane Maria da Silva

MARUZA, M.; RABELLO, M. C. S.; BRAGA, M. C.; SANTOS, S. L.;CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA. Conhecimentos, atitudes e práticas dos agentes comunitários de saúde sobre tuberculose pulmonar no município de Recife. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Amanda Queiroz Teixiera

CESSE, E. A. P.; AGUIAR, A. M.;CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA; BRESSANI, C. C.;MONTENEGRO. Conhecimento sobre Tuberculose e adesão ás medidas profiláticas entre os indivíduos contatos de TB ofertadas pelas equipes saúde da família do Distrito II em Recife - PE. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Jennifer Sabrina Ferreira da Silva Pereira

SCHINDLER, H.C.; BONFIM, C. V.; BRAGA, M. C.; MACIEL, M. A. V.; MEDEIROS, Z. M.. Efeito do tratamento em massa com Dietilcarbamazina na microfilaremia, antigenemia e anticorpos antifilariais em uma área endêmica do município de Olinda - PE. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mariana de Lira Nunes

SCHINDLER, H. C.; LORENA, V. M. B.; LEAL, N. C.. Aplicação da técnica loop-mediated isothermal amplification (LAMP) no desenvolvimento de um teste para o diagnóstico de peste. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Fabiana Cristina Fulco Santos

SCHINDLER, H. C.SCHINDLER, H. C.; LORENA, V. M. B.; CAVALCANTI, M. P.. Avaliação do desempenho da técnica de PCR em tempo real em diferentes amostras biológicas utilizadas para o diagnóstico da tuberculose extrapulmonar. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Laís Ariane de Siqueira Lira

SCHINDLER, H. C.SCHINDLER, H. C.Montenegro LML; LORENA, V. M. B.; CAVALCANTI, M. P.. Análise do desempenho da técnica de PCR em tempo real para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Maria Valéria Gorayeb de Carvalho

SCHINDLER, H. C.. Os extremos e Possibilidades de um serviço hospitalar de referência obstétrica na IV região de saúde de Pernambuco: Avaliação e delineamento dos encaminhamentos municipais.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Ione Rodrigues Castro

SCHINDLER, H. C.. Análise de casos de Tuberculose multiresistente ( TBMR) em residentes do Estado de Pernambuco, no período de 2005 a 2009.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Luciana Garcia Figueirôa Ferreira

SCHINDLER, H. C.; Cavalcanti Paulette. A atenção integral à saúde da criança de 2 a 9 anos de idade realizada pelo médico e enfermaria da estratégia saúde da família em Pernambuco no período de 2009.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Daniele Silva de Morais Van-Lume

MONTENEGRO, S. M. L.SCHINDLER, H. C.. Diagnóstico imunológico da tuberculose infantil utilizando os antígenos recombinantes ESAT-6 e CFP-10.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Elisa Pedro Gaspar

SCHINDLER, H. C.. Estudo Transversal da Frequência da Malária em Gestantes na Maternidade Lucrecia Paim (MLP) Angola, no período de junho a agosto de 2007.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira.

Aluno: Elisa Pedro Gaspar

SCHINDLER, H. C.; Filho J. E. C.; Costa, A.. Estudo transversal da transmissâo vertical da Maternidade Lucrecia Paim (MLP) Angola, no período de junho a agosto de 2007.. 2007. Dissertação (Mestrado em Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil) - Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira.

Aluno: Rodrigo Alves de Lira

SCHINDLER, H. C.. Diagnóstico da Leismaniose Visceral Canina: Avaliação do Desempenho dos "Kits" EIE-Leishmaniose- Visceral- Canina- Bio- Manguinhos e IFI-Leishaniose-Visceral-Canina-Bio-Manguinhos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Maria de Araujo Silva

SCHINDLER, H. C.; SILVA, Gisélia Alves Pontes da; ALENCAR, Luís Cláudio Arraes de. Soroprevalência do vírus das hepatites B e C em crianças portadoras de câncer no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata Maria Costa Souza

SCHINDLER, H. C.. Desenvolvimento Intra-Uterino da Microfilária de Litomosoides chagasfilhoi sp. nov. (Nematoda: Filarioidea).. 2003. Dissertação (Mestrado em Biofísica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Maria Aguiar Dos Santos

SCHINDLER, H. C.; MAGALHÃES, Vera; PEREZ, Emília. Toxacaríase humana- soroprevalência em crianças e adolescencia atendidos no Ambulatório do CPqAM, Recife-PE.. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ester Augusta Lima Vinhas

SCHINDLER, H.C.; SALLES, T. J. M.; LORENA, V. M. B.;MONTENEGRO, S. M. L.; SILVA, N. L. C. L.. Avaliação de marcadores imunofenotípicos por citometria de fluxo na detecção de doença residual mínima e determinação do prognóstico em crianças com Leucemia Linfoide Aguda B. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães.

Aluno: Andre de Souza Cavalcanti

SILVA, N. L. C. L.; PITTA, M. G. R.; VASCONCELOS, L. R. S.;Schindler, H. C.; SANTOS, B. A.. Polimorfismos dos genes HLA-G, IL10, TNF e perfil de citocinas em pacientes com lúpus sistêmico de início na infância. 2016. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Suellen Carvalho de Moura Braz

Gomes, Y. M.; MEDEIROS, Z. M.; SOUZA, J. R.;MONTENEGRO, S. M. L.; COSTA, V. M. A.;SCHINDLER, H. C.. Investigação do Tratamento com o Benzonidazol sobre a Resposta Imunológica de Portadores Crônicos da Doença de Chagas. 2015. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública-NESC) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andrea Santos Lima

SCHINDLER, H.C.; LUNA, K. P. O.; RABELLO, M. C. S.; LEAL, N. C.; MEDEIROS, Z. M.; RODRIGUES, E. H. G.; BRANDAO FILHO, S. P.. Fatores e espécies de micobactérias não tuberculosas associadas aos casos de micobacterioses pulmonar e extrapulmonar. 2014. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública-NESC) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andréia Ferreira de Barros

SCHINDLER, H.C.; BRANDAO FILHO, S.; MONTENEGRO, S. M.. Fibrogênese hepática em modelo experimental de esquistosomiase mansônica associada a desnutrição. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Luiz Henrique Maciel Griz

SCHINDLER, H.C.; SAMPAIO, D. A.; LIMA, R. C.; Souza, W. V.; CARVALHO, E. M. F.. Deficiência de vitamina D em mulheres portadoras de diabetes mellitus tipo 2 na pós-menopausa. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Lilian Maria Lapa Montenegro

BALBINO, V. Q.; CROVELLA, S.; MELO0, F. L.; PEREIRA, V. R. A.;SCHINDLER, H.C.. Avaliação de Polimorfismos de Base ùnica em Região Promotora de Genes das Citocinas Fator de Necrose Tumoral (TNF) e Interleucina-10 (IL-10) com a Susceptibilidade ou Resistência a Tuberculose Pulmonar. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Rosana de Albuquerque Montenegro

SCHINDLER, H. C.SCHINDLER, H. C.; MELO, C. M. L.; ARAUJO, P. S. R.; LORENA, V. M. B.; CAVALCANTI, M. P.. Avaliação do RNA mensageiro (RNAm) do mycobacterium tuberculosis como marcador de cura em pacientes com tuberculose pulmonar. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Cláudia Diniz Lopes Marques

SCHINDLER, H.C.; CORDEIRO, M. T.; MONTENEGRO, S. M.; CESSE, E. A. P.; CARVALHO, E. M. F.. Avaliação do teste T-SPOT.TB no diagnóstico da infecção latente em pacientes com artrite reumatóide. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Marta Maciel Lyra Cabral

SCHINDLER, H. C.ABATH, F. G. C.; Campelo, A. R. L.; Souza, W. V.. Diagnóstico da Tuberculose infantil; validação de abordagens moleculares baseadas em uma variante da técnica de reação em Cadeia da Polimerase e análise dos critérios recomendados pelo Ministério da Saúde e do sistema de Keith Edwards.. 2007. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Ingrid Solange Evans Osses

SCHINDLER, H. C.; GUIMARAES, M. L.; BALBINO, V. Q.; OLIVEIRA, N. T.; ANDRADE, P. P.. Estabelecimento de métodos de biologia molecular para o diagnóstico de Leismaniose chagasi e Helicobacter pylori. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco-Centro de Ciências Biológicas.

Aluno: Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte

SCHINDLER, H. C.; SILVEIRA, Vera Magalhães da; MELO, Heloísa Ramos Lacerda de. Prevalência da Entamoeba histolytica em escolares da rede pública e crianças atendidas no Laboratório Central do Estado.. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Leonardo de Aquino Linhares

FRANCO, E. D. S.; HERNANDES, V. P.;CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA; CAVALCANTI, I. M. F.; XAVIER, D. E.. Avaliação e desenvolvimento pré-clinico de novos compostos ativos contra o Mycobacterium tuberculosis como estratégia terapêutica do controle da tuberculose multidrogra resistente. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães.

Aluno: Fabiana Cristina Fulco Santos

SCHINDLER, H.C.; CAVALCANTI, M. P.; MENDES, A. C. G.; RABELLO, M. C. S.; CESSE, E. A. P.. Avaliação do desempenho do teste quantiferon-tb gold para o diagnóstico da tuberculose latente em pacientes imunodeprimidos do estado de Pernambuco. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Aluno: Ester Augusta Lima Vinhas Marques

SCHINDLER, H.C.; LORENA, V. M. B.; SILVA, N. L. C. L.. Detecção da Doença Residual Mínima e sua correlação com o desfecho na leucemia linfoblástica aguda de células B na infância. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Lilian Maria Lapa Montenegro

SCHINDLER, H. C.SCHINDLER, H. C.; MORAIS, C. N. L.; SOUZA, P. R. E.; Gomes, Y. M.; LORENA, V. M. B.;MONTENEGRO, S. M. L.. Associação entre polimorfismos genéticos e níveis séricos das citocinas TNF-alfa e IL-10 com a susceptibilidade a tuberculose pulmonar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Aluno: Romário Martins Araújo

CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA; LORENA, V. M. B.; WANDERLEY, L. B.; HERNANDES, V. P.;Cruz HLA. Avalição de um sistema baseado em LAMP (Amplificação isotérmica em alça) para diagnóstico da Tuberculose Extrapulmonar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Instituto Aggeu Magalhães.

Aluno: Micheline da Silveira Mendes

FIGUEIREDO, T. M. R. M.; GUNGEL, I. G. D.;CHARIFKER SCHINDLER, HAIANAMontenegro LML; FOOK, S. M. L.. Tuberculose em menores de 15 anos no estado da Paraiba: uma analise espacial no periodo de 2007 a 2016. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães.

Aluno: Thaynan Sama Alves de oliveira

MONTARROYO, U. R.; VASCONCELOS, L. R. S.;CHARIFKER SCHINDLER, HAIANAMONTENEGRO, Rosana; LORENA, V. M. B.. Estudo da diversidade genética das cepas de Mycobacterium tuberculosis dos individuos provados de liberdade de Pernambuco. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães.

Aluno: Viviane de Souza Duarte Lima

CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA; MONTARROYO, U. R.; ALBUQUERQUE, M. F. P. M.. Fatores de Risco Associados à Mortalidade de Pacientes Notificados com Tuberculose Residentes em Olinda no Período 2006-2010. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Queiroz Teixeira

CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA; ALBUQUERQUE, M F M; SANTOS, A. M. A.. Conhecimento sobre tuberculose e adesão às medidas profiláticas entre os indivíduos contatos de TB ofertadas pelas equipes saúde da família do distroto II em Recife-PE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ariane Cristina silva Martins

SCHINDLER, H.C.; RAMOS, J. P.; MONTENEGRO, L. M. L.. Tuberculose no estado de Pernambuco: Tendência, Indicadores epidemiológicos e Fatores associados à ocorrência, no período de 2002-2014. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jadson Mendonça Galindo

SCHINDLER, H. C.; VIDAL, S. A.; ALBUQUERQUE, M F M. Avaliação das ações de controle dos contatos de casos de tuberculose pulmonar desenvolvidas pela rede de saúde de um município da região metropolitana do Recife-PE, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcia Schneider Zuzarte de Mendonça Gomes de Carvalho

Marcia Schneider;MONTENEGRO, L.SCHINDLER, H. C.. Otimização da Técnica da reação em cadeia de polimerase em tempo real (PCR em tempo real) para a detecção específica de DNA do complexo Mycobacterium tuberculosis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lindalva Layse de Lima Malagueta Vieira

SCHINDLER, H. C.. Otimização da Nested PCR único tubo para detecção do alvo IS6110 do genoma do Mycobacterium tuberculosis.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Diogo da Rocha Poroca

SCHINDLER, H. C.. Padronização de uma Multiplex-PCR para identificação e diferenciação de espécies de Micobactérias.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Juliana Falcão de Araújo Lima

SCHINDLER, H. C.. otimização de diferentes sistemas baseados na reação em cadeia da polimerase-PCR na detecção do alvo IS6110 específico do Mycobacterium tuberculosis.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Heide Lacerda

SCHINDLER, H. C.. avaliação do desempenho da nested-PCR na detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostras biológicas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Andrea Santos Lima

SCHINDLER, H. C.MONTENEGRO, Rosana Albuquerque; BRANDÃO FILHO, Sinval Pinto. Avaliação de Técnicas baseadas em PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para o diagnóstico de malária.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

SCHINDLER, H. C.; Brito, A. M.; Silva, M.R.F.; Balbino, T.C.L.; Gomes, Y. M.. Participação como membro titular em Banca Examinadora de Mestrado em Saúde Pública do CPqAM/FIOCRUZ. 2006. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

SCHINDLER, H. C.. Componente da comissão examinadora do concurso púplico do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, na carreira de pesquisa e tecnologia.. 2002. Centro de Pesquisas Aggeu Maglhães.

SCHINDLER, H. C.. II Jornada Nacional da Produção Científica em Educaão Profissional e Tecnológica II Mostra CEFET Maranhão: Exposição Científica, tecnológica e Cultural.. 2007.

SCHINDLER, H. C.. Programa de capacitação do banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). 2007. Ministério da Educação.

MONTENEGRO, R. A.SCHINDLER, H. C.; CORDEIRO, M. T.; CAVALCANTI, M. P.; Fabio Lopes de Melo; RODRIGUES, E. H. G.. AVALIAÇÃO DO RNA MENSAGEIRO (RNAm) DO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS COMO MARCADOR DE CURA DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR.. 2010. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

SCHINDLER, H. C.. Avaliação dos efeitos do inibidor de fosfoliesterase-5 sobre a esteroidogênese de camundogos.. 2009. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

SCHINDLER, H. C.; XIMENES, E. C. P. A.; PEREIRA, Valéria Rego Alves. Detecção rápida e diferenciação de especies de micobacterias através de um sistema de PCR Multiplex em diferentes amostras clínicas.. 2009. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

SCHINDLER, H. C.. Validação da técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real para dagnóstico da Tuberculose pulmonar em pacientes com HIV/AIDS.. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

SCHINDLER, H. C.. Diagnóstico da Transmissão de Echerichia Coli na placenta e sangue do cordão por PCR.. 2009. Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira.

SCHINDLER, H. C.. Detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostras de sangue e urina através de PCR.. 2008. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

SCHINDLER, H. C.. Congresso de iniciação científica da UFPE (CONIC). 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

SCHINDLER, H. C.MONTENEGRO, S. M. L.. Diagnóstico imunológico da tuberculose infantil utilizando os antígenos recombinantes ESAT-6 e CFP-10.. 2007. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

SCHINDLER, H. C.; Lacerda, H. R.; Guilherme, J; Cabral, J. E.;BRAGA, C.. Patogêneses das infeccões respiratórias agudas virais em crianças admitidas em unidades de terapia intensiva pediátrica em pernambuco. 2007. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

SCHINDLER, H. C.. Participação com avaliadora dos pedidos de bolsa PIBIC-UFPE 2007. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

SCHINDLER, H. C.. II Jornada Nacional da Produção científica em Educação Profissional e Tecnológica, II Mostra CEFET Maranhão: Exposição Científica, Tecnológia e Cultura; Educação Profissional e Tecnológia e os desafios do desenvolvimento nacional.. 2007. Ministério da Educação.

Gomes, Y. M.; Oliveira, R. C.;SCHINDLER, H. C.. Ivestigação de marcadores imunológicos na doença de Chagas utilizando os antígenos recombinantes CRA e FRA de trypanosoma cruzi. 2007. Centro de Pesquisas Aggeu Maglhães.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Yara de Miranda Gomes

GOMES, Y. M.. Desenvolvimento de um método para o diagnóstico de maléria baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR). 1998. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

José Lamartine de Andrade Aguiar

CARVALHO JUNIOR, L. B.;SILVA, J. F.; SILVEIRA, V. M.;AGUIAR, J. L. A.; GOMES, Y. M.. DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA O DIAGNÓSTICO DE MALÁRIA BASEADO NA REAÇÃO DA POLIMERASE PCR. 1998. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rayssa Maria Pastick Jares da Costa

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA PCR EM TEMPO REAL UTILIZANDO INSUMOS NACIONAIS EM AMOSTRAS BIOLÓGICAS DE PACIENTES COM TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz, FACEPE/FIOCRUZ; (Orientador);

Rayssa Maria Pastick da Costa

Diagnostico da tuberculose óssea em coluna vertebral utilizando PCR em tempo real em amostras biológicas de pacientes provenientes de centro de referencia do SUS, Recife/PE; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; (Orientador);

Thaynan Sama Alves de oliveira

Estudo da diversidade genética das cepas de Mycobaterium tuberculosis dos indivíduos privados de liberdade de Pernambuco; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Micheline da Silveira Mendes

Tuberculose em menores de 15 anos em João Pessoa: Uma analise espaço temporal entre 2007 a 2016; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; (Orientador);

Aline dos Santos Peixoto

AVALIAÇÃO IN VITRO E IN VIVO DOS COMPOSTOS DE 2-MORFOLINO-PIRIMIDINONAS FRENTE A CEPAS DE M; TUBERCULOSIS SENSÍVEL E MULTIDROGA RESISTENTE; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde no Programa de Pós-Gradua) - Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz, FACEPE/FIOCRUZ; (Orientador);

Romário Martins Araújo

Avaliação da associação de variantes genéticas e a expressão do receptor do tipo TOLL4( TLR4) com risco de desenvolvimento da tuberculose pulmonar; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães; (Orientador);

Aline dos Santos Peixoto

Avaliação in vitro e in vivo dos compostos de 2-morfolino-pirimidinonas frente as cepas de M; tuberculosis sensível e multidroga resistente; Início: 2017; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Rafael Henrique Machado Sacramento

A tuberculose no sistema prisional de Pernambuco: uma analise para intervenções possíveis e melhoria da assistência; Início: 2017; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; (Orientador);

Leonardo de Aquino Linhares

Desenvolvimento e avaliação pré-clínica de novos compostos correlacionados a diidroesfingosinae ao etambutolcomo potencial agente terapêutico no controle da tuberculose multidroga resistente (TB-MDR); ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Fabiana Cristina Fulco Santos

Avaliação dos testes QUANTIFERON-TB GOLD e PCR em Tempo Real no Diagnóstico da Tuberculose Pulmonar e Extrapulmonar em Pacientes Imunodeprimidos do estodp Pernambuco; Início: 2014; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública-NESC) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Juliana Figueirêdo da Costa Lima

Início: 2016; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Início: 2015; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Renata Inglez de Souza Tejo

Padronização da PCR em tempo real com insumos nacionais em pacientes com suspeita de tuberculose;; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Faculdade Integrada de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Thaís Neves Gomes

Avaliação dos critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais dos pacientes diagnosticados com tuberculose através de exames convencionais e da técnica de PCR em tempo real; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Danyele Costa de Melo

Determinar o desempenho da PCR em tempo real na detecção de M; tuberculosis em diferentes amostras biológicas de pacientes com tuberculose pulmonar e extrapulmonar; Início: 2017 - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Marcela Pereira Salazar

Otimização da PCR quantitativa em tempo real (qPCR) desenvolvida com insumos nacionais para o diagnóstico da tuberculose; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; (Orientador);

Ilyana Oliveira Coutinho

Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em Tempo Real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; (Orientador);

Micheline da Silveira Mendes

Tuberculose em menores de 15 anos no estado da Paraíba: uma análise espaço-temporal no período de 2007 a 2016; 2019; Dissertação (Mestrado em Curso de pós - graduação em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Thaynan Sama Alves de oliveira

Epidemiologia Molecular dos Isolados Clínicos de Mycobacterium tuberculosis Circulantes no Complexo Prisional do Município de Recife, Pernambuco; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Romário Martins Araújo

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA BASEADO EM LAMP (AMPLIFICAÇÃO ISOTÉRMICA EM ALÇA) NA DETECÇÃO DO ALVO MOLECULAR IS6110 PARA DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Aline dos Santos Peixoto

Avaliação da PCR Multiplex em Tempo Real na Identificação e Caracterização de Micobactérias Não Tuberculosas; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Marcela Pereira Salazar

Avaliação dos parâmetros da Nested PCR em único tubo com detecção colorimétrica automatizada em diferentes tipos de amostras biológicas de pacientes com tuberculose; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, FACEPE/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Magid Sabune

Perfil Clínico,Socioeconômico e Epidemiológico de Menores de 15 anos Portadores de Tuberculose Atendidos no Centro de Saúde de Malavane, Maputo - Moçambiqueo; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães/ Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ, Ministério da Saúde de Moçambique/Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Romário Martins

Avaliação de um sistema baseado em LAMP ( amplificação isotérmica em alça) para o diagnostico da tuberculose extrapulmonar; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Ariane Cristina Bezerra Silva Martins

Tuberculose Resistente no estado de Pernambuco: Tendência, Indicadores Epidemiológicos e Fatores Associados á Ocorrência, no período de 2002 a 2014; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Amanda Queiroz Teixeira

Análise do perfil dos contatos de tuberculose relacionado às intervenções profiláticas em Unidades de Saúde da Família do Distrito II em Recife-PE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Jadson Mendonça Galindo

Avaliação das ações de controle dos contatos de casos de tuberculose pulmonar desenvolvidas pela rede de saúde de um município da região metropolitana do Recife-PE, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose CPqAM/ENSP) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Amanda Queiroz Teixeira

Conhecimento sobre tuberculose e adesão às medidas profiláticas entre os indivíduos contatos em Recife/PE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose) - Centro de Pesquisas Aggeu magalhães/Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Nacional,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Klarissa Miranda Guarines

Avaliação de duas técnicas de Reação em Cadeia de Polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ,; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Laís Ariane de Siqueira Lira

Análise do desempenho da técnica de PCR em tempo real na detecção específica e quantificação absoluta do Mycobacterium tuberculosis para o diagnóstico de tuberculose pulmonar; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Fabiana Cristina Fulco Santos

Avaliação do desempemho da técnica de PCR em tempo real em diferentes amostras biológicas utilizadas para o diagnóstico da tuberculose extrapulmonar; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Ione Rodrigues Castro

Análise de casos de tuberculose multirresistente em residentes do Estado de Pernambuco no período de 2005 à 2009; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em saúde pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Márcia Schneider Zuzarte de Mendonça Gomes de Carvalho

Associação de polimorfismos de base única (SNPs) nos genes TLR4 e MBL2 na susceptibilidade a tuberculose em pacientes infectados com HIV em Pernambuco; 2010; Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Heidi Lacerda Alves da Cruz

Distribuição de polimorfismos de base única(SNPs) nos genes de lectina ligadora de manose(MBL2) e da beta-defensina humana-1 (DEFB1) entre pacientes com tuberculose; 2010; Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Juliana Figueirêdo da Costa Lima

Detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostras de sangue e urina através da Nested-PCR em único tubo; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Avaliação da acurácia de uma PCR em único tubo (STNPCR) colorimétrica na detecção do M; tuberculoses em diferentes amostras clínicas; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Elisa Pedro Gaspar

Estudo Transversal da Frequência da Malária em Gestantes e Recém-Nascidos; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Lilian Maria Lapa Montenegro

Desenvolvimento de abordagens moleculares para o diagnóstico da malária no Brasil, baseada na técnica da PCR (Polymerase Chain Reaction); 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biofísica) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Avaliação de métodos baseados na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), para o diagnóstico de pacientes em tratamento da malária; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biofísica) - Universidade Federal de Pernambuco-Centro de Ciências Biológicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Fabiana Cristina Fulco Santos

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO TESTE QUANTIFERON-TB GOLD PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE LATENTE EM PACIENTES IMUNODEPRIMIDOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães/ Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Fatores e espécies de micobactérias não tuberculosas associadas aos casos de micobacterioses pulmonar e extrapulmonar no estado de Pernambuco; 2014; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública-NESC) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Juliana Figueirêdo da Costa Lima

Otimização e Avaliação da Nested PCR em único tubo (STNPCR) com a detecção colorimétrica para o diagnostico de tuberculose pulmonar e extrapulmonar; 2014; Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Lilian Maria Lapa Montenegro

Avaliação da associação de polimorfismos de base única em região promotora de genes das citocinas fator de necrose tumoral-alpha (-308g/a) e interle; 2013; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Avaliação da quantificação do RNA mensageiro (RNAm) do Mycobacterium tuberculosis por PCR em Tempo Real (qPCR) como marcador de cura de pacientes com tuberculose pulmonar; ; 2011; Tese (Doutorado em Curso de Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Maglhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Gabriela de Moraes Rêgo Guedes

Análise do desempenho de testes imunológicos (Quantiferon - TB Gold) e molecular (PCR em Tempo Real) para o diagnóstico da tuberculose latente e doença ativa em pacientes imunodeprimidos; ; 2010; Tese (Doutorado em BIOLOGIA APLICADA À SAÚDE) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

Marta Maciel Lyra Cabral

Análise de Métodos Diagnósticos da Tuberculose Infantil: Sistemas de Pontuação do Ministério da Saúde do Brasil, Keith Edwards e uma Abordagem Molecular Baseada na Técnica de Reação em Cadeia da Polimerase; 2007; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública-NESC) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Cibely Tenorio de Oliveira

Identificação molecular das espécies de micobacteroas nao tuberculosas na forma pulmonar da doença no estado de Pernambuco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Heidi Lacerda Alves da Cruz

Avaliação do desenvolvimento da Nested-PCR na detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostras biologicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Diogo da Rocha Poroca

PADRONIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PCR CONVENCIONAL E PCR MULTIPLEX PARA IDENTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES DE MICOBACTÉRIAS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Juliana Falcão de Araújo Lima

Otimização de diferentes sistemas baseados na reação em cadeia da polimerase - PCR na detecção do alvo IS6110 específica do complexo Mycobacterium tuberculosis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Juliana Figueirêdo da Costa Lima

Avaliação da técnica Nested-PCR na detecção do Mycobacterium tuberculosis em sangue de pacientes menores de 15 anos de idade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Joanna D?arc Lyra Batista

Estudo descritivo e comparativo de critérios utilizados para o diagnóstico de tuberculose em crianças atendidas no hospital das clínicas da universidade federal de Pernambuco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Anissa Daliry

Diagnóstico de Leishmaniose Visceral Humana através da PCR Simples e Múltipla; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Avaliação de Técnicas baseadas em PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para o diagnóstico de malária; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Eduardo José Moura do Nascimento

Avaliação de uma técnica variante da PCR Dupla em doadores de sangue de área endêmica de malária; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Lilian Maria Lapa Montenegro

Avaliação da técnica de PCR-dupla (Polymerase Chain Reaction) na detecção de Plasmodium para o diagnóstico de malária em regiões endêmicas do Brasil; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Avaliação do teste do QBC (Quantitative Buffy Coat) e técnicas microscópicas convencionais (gota espessa e esfregaço sanguíneo) para o diagnóstico do palufismo; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Ferreira Gomes Lottis

Análise hematológica e parasitológica de uma população de macacos Saimiri sciureus sciureus; ; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Thaís Neves Gomes

Avaliação dos critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais dos pacientes diagnosticados com tuberculose através de exames convencionais e da técnica de PCR em tempo real; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Recife, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Kessia Kelly Batista da Silva

Detecção do Mycobacterium tuberculosis através da técnica de PCR em Tempo Real em amostras de sangue e urina de pacientes com tuberculose extrapulmonar; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Danyele Costa de Mello

Determinar o desempenho da PCR em tempo real na detecção de Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas de pacientes com tuberculose pulmonar e extrapulmonar; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Faculdade Integrada de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rayssa Maria Pastick Jares da Costa

Detecção do Micobacterium tuberculosis através da técnica de PCR em tempo real em amostras de sangue e urina de pacientes com tuberculose extrapulmonar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Ciências Biomédicas/UFPE) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Bonifacio Soares de Santana Neto

Tuberculose: aspectos clínicos, laboratoriais, epidemiológicos e terapêuticos em serviço de referência da cidade do Recife-PE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Monique Azevedo da Silva

Avaliar os parâmetros utilizados da rede SUS para definição diagnóstica da TB extrapulmonar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Ciências Biomédicas/UFPE) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Nathalya Gomes de Oliveira

Avaliação do tratamento da tuberculose através da detecção do RNA mensageiro do Mycobacterium tuberculosis; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Bárbara Giselle de Queiroz Monteiro

Implantação da técnica de PCR em tempo real quantitativa (qPCR) no diagnóstico da tuberculose pulmonar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Marcela Pereira Salazar

AVALIAÇÃO DA NESTED PCR EM ÚNICO TUBO COMO FERRAMENTA DIAGNÓSTICA DA TUBERCULOSE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro de Pesquisas Aggeu Maglhães, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Klarissa Miranda Guarines

Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobacterium tuberculosis; 2010; Iniciação Científica - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Luciana de Almeida Lima

Detecção do Mycobacterium tuberculosis Através da Técnica de PCR na Urina e Sangue de Pacientes Menores de 15 anos com Tuberculose Paucibacilar; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Lara Pessoa Bravo

Avaliação do lavado gástrico como ferramenta diagnóstica para pacientescom tuberculose pulmonar menores de 15 anos de idade internados emhospitais públicos do Recife ? Pernambuco; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Laís Ariane de Siqueira Lira

Avaliação da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real (PCR em tempo real) para a detecção específica de DNA do Mycobacterium tuberculosis; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Claudia Renata Castro do Rego Barros

Avaliação do tempo entre a suspeita clínica, elucidação diagnóstica e início do tratamento para Tuberculose em menores de 15 anos de idade, atendidos no Hospital das clínicas da UFPE e Instituto Materno Infantil Professor Fernades Figueira- IMIP; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-reitoria de pesquisa; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Márcia Schneider Zuzarte de Mendonça Gomes de Carvalho

Avaliação da técnica de Reação em cadeia da Polimerase em Tempo Real (PCR em tempo real) para detecção específica do DNA do Mycobacterium tuberculosis; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Haiana de Azevedo Oliveira

Otimização e Validação da Nested-PCR em um Único Tubo em Menores de 15 Anos com Suspeita de Tuberculose no Hospital das Clínicas da UFPE; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Bruno Canto Carneiro de Albuquerque Azevedo

Avaliação dos Critérios Clínico-epidemiológicos no Diagnóstico de Tuberculose Infantil em Hospitais-Escola de Pernambuco; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Anissa Daliry

Diagnóstico Molecular de Leishmaniose Visceral; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Cláudio Cruz

PrincipaisCaracterísticas clínicas e epidemiológicas dos pacientes menores de 15 anos de idade com suspeita de tuberculose atendidos no Hospital das Clínicas da UFPE; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Avaliação de Técnicas Baseadas em PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para o diagnóstico de Malária; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Ciências Biomédicas) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Eduardo José Moura do Nascimento

Avaliação de uma técnica variante da PCR Dupla em doadores de sangue de área endêmica de malária; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Ciências Biomédicas/UFPE) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Lilian Maria Lapa Montenegro

Análise do Comportamento de uma Sonda Fria de rRNA de Plasmodium falciparum para a utilização pela PCR (Polymerase Chain Reaction); ; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Avaliação do Teste de QBC (Quantitative Buffy Coat) e Técnicas Microscópicas Convencionais (Gota Espessa e Esfregaço Sanguíneo) para o Diagnóstico da Malária; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Ilyana Oliveira Coutinho

Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em Tempo Real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso de Biologia) - FACEPE/FIOCRUZ, FACEPE/FIOCRUZ; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andreza Souza do Nascimento

Triagem dos grupos de pacientes para avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnostico da tuberculose; 2016; Orientação de outra natureza - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

ANANDA RAFAELA SANTOS DA PAZ

Avaliação da técnica de qPCR para o diagnóstico da TB extrapulmonar; 2015; Orientação de outra natureza; (Cooperação Técnica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Aline dos Santos Peixoto

Avaliação da PCR em tempo real para o diagnóstico da Tuberculose extrapulmonar; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Cooperação Técnica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, FUNDATEC; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Marina Genesia da Silva Regueira

Aplicabilidade da técnica de PCR no diagnóstico clínico das formas pulmonar e extrapulmonar da tuberculose em menores de 15 anos de idade; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Desenvolvimento e validação de abordagens molecularas e imunológicas para o diagnóstico de tuberculose infantil; ; 2007; Orientação de outra natureza; (cooperação técnica) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Joanna D'arc Lyra batista

Estudo de Critérios Utilizados Para o Diagnóstico de Tuberculose em Crianças Atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco; ; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza; (Ciencias Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Desenvolvimento de abordagens moleculares baseadas nas técnicas de PCR simples e nested-PCR para o diagnóstico de malária em doadores de sangue e pacientes oligoparasitêmicos de área endêmica; ; 1998; Orientação de outra natureza; (Cooperação Técnica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Frederico Guilherme Coutinho Abath

Desenvolvimento de Um Método Diagnóstico Para Malária Baseado Na Reação Em Cadeia da Polimerase (Pcr); 1998; Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Frederico Guilherme Coutinho Abath;

Jose Figueredo da Silva

"Desenvolvimento de um método para o diagnóstico de malária baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR)"; 1998; Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Jose Figueredo da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ELOI, P. ; NASCIMENTO, G.A. ; CÓRDULA, C. ; VISANI, V. ; CASTELLETTI, H. ; BEZERRA, G. ; SOARES, L. ; LIMA, B. ; BRUNESKA, D. ; MONTENEGRO, L.M.L. ; SCHINDLER, H.C. ; CAVALCANTI, I.M.F. ; CAMPOS-FERREIRA, D. ; LIMA-FILHO, J.L. . Toward a point-of-care diagnostic for specific detection of Mycobacterium tuberculosis from sputum samples. TUBERCULOSIS , v. 121, p. 101919, 2020.

  • TEIXEIRA, AMANDA QUEIROZ ; SAMICO, ISABELLA CHAGAS ; MARTINS, ARIANE BEZERRA ; GALINDO, JADSON MENDONÇA ; MONTENEGRO, Rosana de Albuquerque ; Schindler, Haiana Charifker . Tuberculose: conhecimento e adesão às medidas profiláticas em indivíduos contatos da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. Apr 09, p. 01-14, 2020.

  • PEIXOTO, A. S. ; ARAUJO, R. M. ; Schindler, H. C. ; PIMENTEL, L. M. L. M. . Treatment of sensitive tuberculosis: Mechanisms of Action and Resistance. Biomedical Journal of Scientific & Technical Research , v. 18, p. 13715-13718, 2019.

  • SANTOS, F. C. F. ; LIRA, L. A. S. ; MONTENEGRO, R. A. ; LIMA, J. F. C. ; LIMA, A. S. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; SCHINDLER, H.C. . Performance of the IS6110-TaqMan assay in the diagnosis of extrapulmonary tuberculosis from different biological samples. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 51, p. 331-337, 2018.

  • CELERINO DA SILVA, RONALDO ; DA CRUZ, HEIDI LACERDA ALVES ; BRANDÃO, LUCAS ANDRÉ CAVALCANTI ; GUIMARÃES, RAFAEL LIMA ; MONTENEGRO, LILIAN MARIA LAPA ; Schindler, Haiana Charifker ; SEGAT, LUDOVICA ; CROVELLA, SERGIO . DEFB1 gene polymorphisms and tuberculosis in a Northeastern Brazilian population. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 47, p. 389-393, 2016.

  • FIGUEIRÊDO DA COSTA LIMA, JULIANA ; CRISTINA FULCO SANTOS, FABIANA ; MARIA LAPA MONTENEGRO, LÍLIAN ; DE MORAES RÊGO GUEDES, GABRIELA ; CHARIFKER SCHINDLER, HAIANA ; SANTOS PEIXOTO, ALINE ; PEREIRA SALAZAR, MARCELA ; ALBUQUERQUE MONTENEGRO, ROSANA . Early detection of pulmonary TB in children by STNPCR in blood and urine:. The European Respiratory Journal , v. 46, p. PA2691, 2015.

  • LIMA, J. F. C. ; GUEDES, G. M. R. ; LIMA, J. F. A. ; LIRA, L. A. S. ; SANTOS, FCF ; ARRUDA, M. E. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; SCHINDLER, H.C. . Single-tube nested PCR assay with in-house DNA extraction for Mycobacterium tuberculosis detection in blood and urine. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 48, p. 731-738, 2015.

  • MONTENEGRO, R.A. ; GUARINES, K.M. ; MONTENEGRO, L.M.L. ; LIRA, L.A.S. ; FALCÃO, J. ; MELO, F.L. ; SANTOS, F.C.F. ; NASCIMENTO, A.L.A. ; ZUZARTE, M.S. ; LEITE, R.C. ; SCHINDLER, H.C. . Assessment of messenger RNA (mRNA) of Mycobacterium tuberculosis as a marker of cure in patients with pulmonary tuberculosis. Journal of Applied Microbiology (Print) , v. 1, p. n/a-n/a, 2014.

  • DA SILVA, RONALDO CELERINO ; SEGAT, LUDOVICA ; DA CRUZ, HEIDI LACERDA ALVES ; Schindler, Haiana Charifker ; MONTENEGRO, LILIAN MARIA LAPA ; CROVELLA, SERGIO ; GUIMARÃES, RAFAEL LIMA . Association of CD209 and CD209L polymorphisms with tuberculosis infection in a Northeastern Brazilian population. Molecular Biology Reports , v. 41, p. 5449-5457, 2014.

  • GUEDES, G. M. R. ; LIMA, J. F. C. ; SANTOS, FCF ; SALAZAR, M. P. ; GUARINES, K. M. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; PITTA, I. R. ; SCHINDLER, H.C. . Osteoarticular tuberculosis in an HIV-positive patient: a case report. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 47, p. 394-396, 2014.

  • SCHINDLER, H. C. ; Cruz HLA ; Segal L. ; SAUVE, J. P. G. ; Silva R.C. ; Marcia carvalho ; Montenegro LML ; Crovella S . MBL2 gene polymorphisms and susceptibility to tuberculosis in a northeastern Brazilian population. Infection, Genetics and Evolution (Print) , p. xx-xxx, 2013.

  • LIRA, L.A.S. ; SANTOS, F.C.F. ; CARVALHO, M.S.Z. ; MONTENEGRO, R.A. ; LIMA, J.F.C. ; SCHINDLER, H.C. ; MONTENEGRO, L.M.L. . Evaluation of a IS6110-Taqman real-time PCR assay to detect Mycobacterium tuberculosis in sputum samples of patients with pulmonary TB. Journal of Applied Microbiology (Print) , v. 1, p. n/a-n/a, 2013.

  • PONTILLO, ALESSANDRA ; CARVALHO, MARCIA SCHNEIDER ; KAMADA, ANSELMO J ; MOURA, RONALD ; Schindler, Haiana Charifker ; DUARTE, ALBERTO JS ; CROVELLA, SERGIO . Susceptibility to M tuberculosis infection in HIV-positive patients is associated with CARD8 genetic variant. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes (1999) , v. 1, p. 1, 2013.

  • SANTOS, FCF ; NASCIMENTO, A. L. A. ; LIRA, L.A.S. ; LIMA, J. F. A. ; MONTENEGRO, Rosana ; MONTENEGRO, Lílian Lapa ; SCHINDLER, H.C. . Bone tuberculosis: a case report on child. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 249-251, 2013.

  • SCHINDLER, H.C. ; DUARTE, Rafael da Silva ; Montenegro LML ; LIMA, Andrea Santos . Rapid detection and differentiation of mycobacterial species using a multiplex PCR system. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 447-452, 2013.

  • LIMA, Andrea Santos ; NEVES, MARIA MADILEUZA CARNEIRO ; GOMES, KAREN MACHADO ; GUARINES, KLARISSA MIRANDA ; LUNA, CARLOS FEITOSA ; DUARTE, RAFAEL SILVA ; MONTENEGRO, LÍLIAN MARIA LAPA ; Schindler, Haiana Charifker . First case report of infection by Mycobacterium wolinskyi after mammoplasty in Brazil. Infectious Disease Reports , v. 5, p. 41-42, 2013.

  • SCHINDLER, H. C. ; FURINI, A. A. C. ; RODRIGUES, J. F. ; FAITARONE, N. C. ; BARBOSA, D. M. U. ; SCHIESARI JUNIOR, A. ; MACHADO, R. L. D. ; SCHINDLER, H.C. . Terapia antirretroviral em crianças soropositivas para o HIV em um hospital escola no noroeste paulista: correlação com aspectos imunológicos e infecções oportunistas. Arquivos de Ciências da Saúde , v. 20, p. 43-48, 2013.

  • FURINI, ADRIANA ANTONIA DA CRUZ ; PEDRO, HELOISA DA SILVEIRA PARO ; RODRIGUES, JEAN FRANCISCO ; MONTENEGRO, LILIAN MARIA LAPA ; MACHADO, RICARDO LUIZ DANTAS ; FRANCO, CELIA ; Schindler, Haiana Charifker ; BATISTA, IDA MARIA FOSCHIANI DIAS ; ROSSIT, ANDREA REGINA BAPTISTA . Detection of Mycobacterium tuberculosis complex by nested polymerase chain reaction in pulmonary and extrapulmonary specimens. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso) , v. 39, p. 711-718, 2013.

  • MONTENEGRO, LILIAN MARIA LAPA ; SILVA, BRUNO CESAR DA ; LIMA, JULIANA FIGUEIREDO DA COSTA ; CRUZ, HEIDI LACERDA ALVES DA ; MONTENEGRO, ROSANA DE ALBUQUERQUE ; LUNDGREN, FERNANDO LUIZ CAVALCANTI ; ALBUQUERQUE FILHO, ALFREDO PEREIRA LEITE DE ; Schindler, Haiana Charifker . The performance of an in-house nested-PCR technique for pleural tuberculosis diagnoses. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 594-599, 2013.

  • CRUZ, HEIDI LACERDA ALVES DA ; MONTENEGRO, Rosana de Albuquerque ; LIMA, JULIANA FALCÃO DE ARAÚJO ; POROCA, DIOGO DA ROCHA ; LIMA, JULIANA FIGUEIRÊDO DA COSTA ; MONTENEGRO ; CROVELLA, SERGIO ; SCHINDLER, H. C. . Evaluation of a nested-pcr for Mycobacterium tuberculosis detection in blood and urine samples. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 42, p. 321-329, 2011.

  • Andrea Santos Lima ; SCHINDLER, H. C. ; MONTENEGRO, Lílian Lapa . Detecção rápida e diferenciação de espécies de micobactérias por meio de um sistema de PCR multiplex.. Revista de Patologia Tropical (Impresso) , v. 39, p. 157-162, 2010.

  • SCHINDLER, H. C. ; Van-Lume, D. S. M. ; De Souza, J. R. ; Cabral, M. M. L. ; Rego, J. C. ; Balbino, V. ; Saad, M. H. ; ABATH, F. G. C. ; MONTENEGRO, S. M. L. . Immunological Diagnosis of Tuberculosis Based on Recombinant Antigens ESAT-6 and CFP-10 in Children from an Endemic Area in Northeast Brazil. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 72, p. 460-468, 2010.

  • FURINI, A. A. C. ; PEDRO, H. S. P. ; Montenegro LML ; MACHADO, R. L. D. ; FRANCO, C. ; SCHINDLER, H. C. ; SCHINDLER, H. C. ; ROSSIT, A. R. B. . A infecção por Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não tuberculosas na infância: um desafio diagnóstico. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 17, p. 206-212-212, 2010.

  • SCHINDLER, H. C. ; LIMA, J. F. C. ; MONTENEGRO, Lílian Lapa ; MONTENEGRO, R. A. ; CABRAL, Marta Lyra ; LIMA, Andrea Santos ; ABATH, F. . Desempenho da técnica nested PCR na detecção específica do complexo Mycobacterium tuberculosis em amostras sanguíneas de pacientes pediátricos. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso) , v. 35, p. 690-697, 2009.

  • POROCA, DIOGO DA ROCHA ; LIMA, Andrea Santos ; LIMA, JULIANA FALCÃO DE ARAÚJO ; CRUZ, HEIDI LACERDA ALVES DA ; MONTENEGRO, Rosana de Albuquerque ; MELO, FÁBIO LOPES DE ; SCHINDLER, H. C. ; MONTENEGRO . Diferenciação de micobactérias por PCR multiplex. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 42, p. 716-722, 2009.

  • SCHINDLER, H. C. ; VAN-LUME, D. ; Souza R J ; Melo G W ; MELO, Victor ; Cabral MML ; Rego, J. C. ; ABATH, F. G. C. ; MONTENEGRO, S. M. L. . Preliminary results in the immunodiagnosis of tuberculosis in children based on T cell responses to ESAT-6 and PPD antigens. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 103, p. 401-404, 2008.

  • SCHINDLER, H. C. ; Cabral MML ; ABATH, Frederico Guilherme Coutinho . Regulamentações, conflitos e ética da pesquisa médica em países em desenvolvimento. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 40, p. 521-527, 2006.

  • Cabral MML ; Bruno Canto C. de A. Azevedo ; Montenegro LML ; MONTENEGRO, Rosana Albuquerque ; LIMA, Andrea Santos ; SCHINDLER, H. C. . Espondilite Tuberculosa em Adolescente: Relato de Caso.. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) , São Paulo, v. 31, p. 261-264, 2005.

  • SCHINDLER, H. C. ; MONTENEGRO, L. ; MONTENEGRO, Rosana ; LIMA, Andrea Santos ; CARVALHO, Alexandre Bezerra ; ABATH, F. G. C. . Development of a single tube hemi-nested PCR for genus-specific detection of Plasmodium in oligoparasitemic patients. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 98, p. 619-625, 2004.

  • ABATH, F. G. C. ; MELO, Fabio Lopes ; WERKAUSER, Roberto ; MONTENEGRO, Lilian ; MONTENEGRO, Rosana ; SCHINDLER, H. C. . Single-Tube Nested PCR Using Immobilized Internal Primers.. Biotechnology Techniques , Atlanta, v. 33, n.6, p. 1210-1214, 2002.

  • SCHINDLER, H. C. ; MONTENEGRO, L. ; MONTENEGRO, Rosana ; CARVALHO, Alexandre Bezerra ; ABATH, Frederico Guilherme Coutinho ; JAUREGUIBERRY, G. . Development and Optimization of Polimerase Chain Reaction-Based Malaria Diagnostic Methods and Their Comparison With Quantitative Buffy Coat Assay.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , USA, v. 65, n.4, p. 335-361, 2001.

  • BRAGA, C. ; ALBUQUERQUE, M. F. ; SCHINDLER, H. C. ; REZENDE, A. ; MACIEL, A. ; SILVA, M. C. ; FURTADO, A. ; CARVALHO, Alexandre Bezerra ; LAPA, T. ; XIMENES, R. . PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA FILARIOSE LINFATICA EM CRIANÇAS RESIDENTES EM AREAS ENDEMICAS.. JORNAL DE PEDIATRIA, v. 73, n.2, p. 95-100, 1997.

  • ALBUQUERQUE, M. F. ; MARZOCHI, M. C. ; SABROZA, P. C. ; BRAGA, M. C. ; PADILHA, T. ; SILVA, M. R. F. ; SCHINDLER, H. C. ; MACIEL, M. A. ; SOUZA, W. ; FURTADO, A. F. . BANCROFTIAN FILARISIS IN TWO URBAN AREAS OF RECIFE-BRAZIL: PRECONTROL OBSERVATION ON INFECTION AND DISEASE.. TRANSACTION OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE., LONDON, v. 89, n.4, p. 373-377, 1995.

  • DANTAS, O. ; SCHINDLER, H. C. ; MATTA, A. M. . AVALIACAO DAS INDICACÕES DE ADENOIDECTOMIA E/OU AMIGDALECTOMIA-HOMEO- PATIA COMO OPCAO TERAPEUTICA.. REVISTA PEDIATRICA DE PERNAMBUCO, Recife, v. 8, n.1, p. 27-28, 1995.

  • MAGGI, R. S. ; SCHINDLER, H. C. . DOENCAS DE KAWASAKI - RELATO DE CASO. REVISTA DO INSTITUTO MATERNO INFANTIL DE PERNAMBUCO, Recife, v. 3, n.1, p. 27-30, 1989.

  • MAGGI, R. S. ; SCHINDLER, H. C. . ASPECTOS SOCIAIS DA DIARRÉIA AGUDA NO BRASIL E NO NORDESTE. REVISTA DO INSTITUTO MATERNO INFANTIL DE PERNAMBUCO, Recife, v. 3, n.1, p. 49-52, 1989.

  • MAGGI, R. S. ; SCHINDLER, H. C. . OLIGOELEMENTOS E NUTRICAO HUMANA. REVISTA DO INSTITUTO MATERNO INFANTIL DE PERNAMBUCO, Recife, v. 3, n.2, p. 114-117, 1989.

  • ALVES, J. G. B. ; BAPTISTA FILHO, P. ; CAMPINA, M. ; SCHINDLER, H. C. . ALTERACOES HEMATOLOGICAS EM CRIANCAS FAZENDO USO DE SULFAMETOXOZOL - TRIMETOPRIM.. REVISTA DO INSTITUTO MATERNO INFANTIL DE PERNAMBUCO, Recife, v. 1, n.1, p. 14-16, 1987.

  • SILVA, O. ; SCHINDLER, H. C. ; CAMPINA, M. . SINDROME DE POLAND: ASPECTOS CLINICOS, ETIOLOGICOS E DERMATOLOGICOS. JORNAL DE PEDIATRIA, SÃO PAULO, v. 6, n.3, p. 199-205, 1986.

  • FERREIRA, O. ; BAPTIATA FILHO, ; SCHINDLER, H. C. ; E, F. ; GMS, L. ; JGB, A. . SOBREPESO EM CRIANCAS ATENDIDAS EM UM CONSUTORIO PEDIATRICO PRIVADO DO RECIFE.. REVISTA DE PEDIATRIA, São Paulo, v. 6, p. 69-73, 1984.

  • ROCHA, J. A. ; SOBREIRA, I. ; SCHINDLER, H. C. ; FERNANDES, E. ; BAPTISTA, P. N. ; LIMA, G. M. S. . ADOLESCENCIA E SAUDE - INQUERITO ENTRE 5223 ADOLESCENTES DE 10 A 20 ANOS DE IDADE MATRICULADOS EM COLEGIOS PUBLICOS E PRIVADOS DA CIDADE DO RECIFE.. REVISTA DE PEDIATRIA, São paulo, v. 4, p. 139-144, 1982.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, J. F. C. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; SCHINDLER, H. C. . . PROTOCOLO DE DETECÇÃO COLORIMÉTRICA DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS A PARTIR DE SONDA AMINADA E OLIGONUCLEOTÍDEO BIOTINILADO. 2014.

MONTENEGRO, Lílian Lapa ; SCHINDLER, H. C. . Curso Teórico- Prático de Biologia Molecular em tuberculose.. 2009.

SCHINDLER, H. C. . Associação entre infecção tuberculosa e o tempo de prisão da população carcerária dosdistritos policiais da zona oeste da cidade de São Paulo. 2008.

SCHINDLER, H. C. . Comitê para Apoio ao Sistema de Vigilância e Controle aos Efeitos Adversos do programa Nacional de Imunizações do Estado de Pernambuco.. 2008.

SCHINDLER, H. C. ; RAMIREZ, Marcel ; DALIRY, Anissa . Desenvolvimento e validação de métodos de biologia molecular para o ddaignóstico de Leishmanis chagasi na cidade de Recife. 2004.

SCHINDLER, H. C. ; SANTOS, Ana Maria Aguiar ; MIRANDA, Janaína ; CINTRA, Nilma ; CAMPOZANA, Giselle ; ROCHA, Abraham . Comitê de Ética do CPqAM/FIOCRUZ. 2004.

SCHINDLER, H. C. ; CABRAL, Marta Lyra . Coordenadora do Ambulatório de Tuberculose Infantil do HC-UFPE.. 2003.

SCHINDLER, H. C. . Desenvolvimento e validação de aboradagens moleculares e imunológicas para o diagnóstico de tuberculose em menores de 15 anos.. 2002.

SCHINDLER, H. C. . Nova forma de diagnósticar a tuberculose.. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SCHINDLER, H. C. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; CARNEIRO, M. ; SALAZAR, M. ; MONTENEGRO, R. A. . RELATÓRIO FINAL do Projeto:Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose.. 2019. (Relatório de pesquisa).

SCHINDLER, H.C. ; SALAZAR, M. P. ; MONTENEGRO, R. A. ; MONTEIRO, J. F. C. L. S. ; PIMENTEL, L. M. L. M. ; PEIXOTO, A. S. ; LINHARES, L. A. . Tuberculose - Atualizações e Desafios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Schindler, H. C. ; MONTENEGRO, R. A. ; ARAUJO, R. M. . RELATÓRIO PARCIAL do Projeto Avaliação de um sistema baseado em LAMP (amplificação isotérmica de DNA mediada por loop) para o diagnóstico da tuberculose pulmonar e extrapulmonar, no estado de Pernambuco.. 2018. (Relatório de pesquisa).

SCHINDLER, H.C. ; Montenegro LML ; COUTINHO, I. O. ; SALAZAR, M. P. . RELATÓRIO PARCIAL do Projeto: Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose.. 2018. (Relatório de pesquisa).

SCHINDLER, H. C. . Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2009. (Conselho Editorial).

SCHINDLER, H. C. ; BRAGA, M. C. ; MONTENEGRO, R. A. ; GASPAR, E. . Malária- Novas Abordagens Diagnósticas. 2007. .

SCHINDLER, H. C. . Tuberculose e o Ensino da Graduação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Trabalho).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHINDLER, H. C. . Principais Endemias em Pediatria.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHINDLER, H. C. . Doenças Tropicais. 2000 (Coordenação de Cursos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento e avaliação de um teste molecular com tecnologia nacional para o diagnóstico de tuberculose sensível e resistente à rifampicina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Lilian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante., Financiador(es): Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Lilian Maria Lapa Montenegro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM KIT MOLECULAR BASEADO EM LAMP (AMPLIFICAÇÃO ISOTÉRMICA DE DNA MEDIADA POR LOOP) PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR E EXTRAPULMONAR, NO ESTADO DE PERNAMBUCO., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / ROSANA MONTENEGRO - Integrante / LILIAN MONTENEGRO - Integrante / Fabio Lopes Melo - Integrante / Romario Martins Araujo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação em de um kit molecular baseadi em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose, Descrição: Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Marcela Pereira Salazar - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima Suassuna Monteiro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PRÉ-CLÍNICO DE NOVOS COMPOSTOS ATIVOS CONTRA O MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA NO CONTROLE DA TUBERCULOSE MULTIRRESISTENTE, Descrição: Os resultados obtidos no presente projeto poderão possibilitar a transferência tecnologica para a indústria farmacêutica nacional; bem como a identificação de pelo menos um novo agente terapéutico eficaz anti-TB-MDR, com baixa toxicidade e efeitos adversos, o qual após a realização de estudos de mecanismos de ação, farmacocinéticos e metabólicos necessários, seja considerado um bom candidato a fármaco, e possa ser submetido a ensaios clínicos em humanos e que em adequada co-formulação possa diminuir o tempo de tratamento contra a tuberculose. Nesse contexto, os medicamentos atualmente disponíveis no tratamento da doença não têm se mostrado totalmente eficiente, apresentam efeitos tóxicos em seu uso prolongado e surgimento de multirresistências, assim dificultando cada vez mais o controle da tuberculose no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Lilian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Arturo San Feliciano - Integrante / Esther del Olmo - Integrante / Ricardo Escarcena - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Sheilla Andrade de Oliveira - Integrante / Angela Magalhaes Vieira - Integrante / Madileuza Carneiro - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Yuri José de Albuquerque Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2014 - 2016

    Avaliação da Técnica de PCR Em Tempo Real para o Diagnóstico da Tuberculose Extrapulmonar, no Estado de Pernambuco., Descrição: Nos pacientes portadores da forma paucibacilar da tuberculose, como é o caso da TB extrapulmonar, os exames de rotina, baciloscopia e cultura, são positivos em menos de 30% dos casos, além de apresentarem limite na sensibilidade e demora na obtenção do resultado, respectivamente. Em cerca de 70% dos pacientes o tratamento específico é iniciado tardiamente e baseado, no quadro clínico e epidemiológico da região. Para esses casos faz-se necessário o desenvolvimento, padronização, validação e adequação operacional dos serviços de referência do SUS, de novas tecnologias que possam detectar rapidamente as formas difíceis de elucidação diagnóstica e que contribuem no aumento da resistência e letalidade. Desta forma, o projeto visa avaliar um sistema de PCR em Tempo Real que seja rápido, sensível, reprodutível, custo acessível através da utilização de reagentes e produtos de fabricação nacional e com bom desempenho em amostras paucibacilares. Com a possibilidade de criar condições de infraestrutura, capacitação técnica e transferência de tecnologia nos principais laboratórios de referência do SUS em PE, certamente permitirá um diagnóstico e tratamento mais precoce e eficaz, podendo evitar a internação dos pacientes, visto que as amostras de sangue e urina poderão ser coletadas a nível ambulatorial, através de procedimentos não invasivos. Neste contexto, certamente haverá uma maior detecção de casos de TB paucibacilar, auxiliando na identificação de focos primários, levando a redução das taxas de morbimortalidade, além de contribuir no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, conduzindo a melhoria da eficácia do programa de controle da doença no estado de Pernambuco. Espera-se ainda, que a aplicação de um método com tecnologia nacional possa reduzir os custos públicos com a doença, além de agregar vantagens competitivas ao setor, já que não existem kits no comércio brasileiro para casos de amostras extrapulmonares e paucibacilares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Ana Maria Aguiar - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Cibely Tenório de Oliveira - Integrante / Lilian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Andréa Santos Lima Biomédica - Integrante / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Carlos Feitosa Luna - Integrante / Odimariles Maria Souza Dantas - Integrante / Paulo Sampaio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 13

  • 2012 - 2016

    AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE PCR EM TEMPO REAL PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR., Descrição: A possibilidade de se ter acesso a um diagnóstico mais rápido e eficaz para a detecção de casos difíceis de serem elucidados pelos exames convencionais, certamente contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Estado de Pernambuco. Este projeto tem como objetivos: GeralAvaliar uma abordagem molecular para o diagnóstico da tuberculose extrapulmonar em pacientes provenientes dos principais serviços de referência do SUS, no estado de Pernambuco. Específicos: -Avaliar a acurácia da PCR em Tempo Real na detecção do Micobacterium tuberculosis em amostras de sangue e urina de pacientes com tuberculose extrapulmonar (TBE) confirmada através da baciloscopia e/ou cultura; -Avaliar a acurácia da PCR em tempo real na detecção do Micobacterium tuberculosis em amostras de sangue e urina de pacientes com diagnóstico provável de TBE de acordo com a associação de critérios clínicos, epidemiológicos, exames laboratoriais, histopatológicos compatíveis e resposta terapêutica específica segundo os critérios da Sociedade Torácica Americana (2000) e III Diretrizes para Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (2009) e comparar com os controles positivos e negativos e Verificar o tempo entre a suspeição e o fechamento diagnóstico com início da terapêutica específica, nos pacientes com TBE, feita pelo médico acompanhante do serviço de saúde/SUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante / Andre Luiz do Nascimento - Integrante / Fabiana Cristina Fulco Santos - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / LUNA, CARLOS FEITOSA - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Cibely Tenório de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 2010 - 2012

    ANÁLISE DO DESEMPENHO DA TÉCNICA DE PCR EM TEMPO REAL PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR, Descrição: O Plano Nacional de Combate à Tuberculose enfatiza que o controle da doença compreende necessariamente o diagnóstico precoce. A perspectiva de um diagnóstico mais rápido, preciso e específico através de ferramentas moleculares têm se mostrado promissor na forma pulmonar da doença, onde aproximadamente 30% dos casos permanecem sem a confirmação diagnóstica, através dos métodos convencionais. O diagnóstico convencional utilizado de rotina, ainda insatisfatório, é um dos principais fatores que contribui para a manutenção dos elevados índices da doença no mundo. Apesar de ser uma doença curável e possuir tratamento específico, ainda apresenta níveis elevados de óbitos. Diante de tal situação, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos sobre a utilização de novos métodos diagnósticos alternativos que contribuam para um resultado mais rápido e eficaz. Assim, pretende-se com esse estudo avaliar um sistema de detecção e quantificação de DNA de Mycobacterium tuberculosis através da técnica de PCR em tempo real, como uma ferramenta auxiliar no diagnóstico laboratorial de pacientes com suspeita de TB pulmonar. Portanto, a possibilidade de um diagnóstico precoce e eficaz certamente irá interferir na quebra da transmissão do bacilo e, conseqüentemente, no controle da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Fabiana Cristina Fulco Santos - Integrante / Marcela Pereira Salazar - Integrante / Klarissa Miranda Guarines - Integrante / Marcia Schneider Zuzarte de Mendonça Gomes de Carvalho - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante / LAIS ARIANE SIQUEIRA LIRA - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Hospital Otávio de Freitas - Cooperação / Posto de Saúde Lessa de Andrade - Cooperação / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA TÉCNICA DE PCR EM TEMPO REAL EM DIFERENTES AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR, Descrição: O diagnóstico da TB extrapulmonar possui várias limitações e permanece um desafio no controle desta enfermidade. Esta dificuldade tem levado à busca de novos métodos de diagnóstico auxiliares na identificação de bacilos em amostras paucibacilares. Diante dos desafios na confirmação do diagnóstico utilizando técnicas laboratoriais convencionais, sobretudo nas formas paucibacilares e extrapulmonares da doença, verifica-se que há uma lacuna, com aproximadamente 90% dos casos que permanecem sem a confirmação diagnóstica. Com isso, espera-se que essa ferramenta molecular possa contribuir para a modificação do perfil diagnóstico da tuberculose extrapulmonar, evitando processos invasivos e tratamentos inadequados, atuando assim no controle da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Marcela Pereira Salazar - Integrante / Klarissa Miranda Guarines - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / Marcia Schneider Zuzarte de Mendonça Gomes de Carvalho - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante / LAIS ARIANE SIQUEIRA LIRA - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS GENÉTICOS E NÍVEIS SÉRICOS DE CITOCINAS TNF- E IL-10 COM A SUSCEPTIBILIDADE A TUBERCULOSE PULMONAR ATIVA., Descrição: Diante da magnitude da TB no Brasil e no mundo, que apresenta elevadas taxas de morbidade e mortalidade, é de grande importância do ponto de vista clínico, epidemiológico e de saúde pública, a execução de estudos que visem compreender melhor os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da tuberculose pulmonar. Sabe-se que o desenvolvimento da tuberculose é o resultado de uma complexa interação entre o hospedeiro e o patógeno, influenciada ainda por fatores ambientais. Estudos apontam para a importância da constituição genética do indivíduo no desenvolvimento da TB pulmonar ativa. Avanços recentes na genética molecular abrem novas perspectivas no estudo da patogênese da tuberculose. Diversos trabalhos descrevem genes cuja expressão de proteínas/citocinas estão provavelmente envolvidos com o processo de susceptibilidade e resistência a tuberculose em diferentes populações mundiais. Vários polimorfismos genéticos associados a susceptibilidade tem sido propostos para explicar diferenças no processo de desenvolvimento da tuberculose pulmonar ativa em diferentes populações. O presente trabalho propõe investigar uma provável associação dos polimorfismos de um único nucleotídeo (SNP) funcionais localizados em regiões promotoras dos genes do TNF- e IL-10 com a susceptibilidade ou resistência a tuberculose pulmonar ativa em pacientes oriundos da cidade do Recife/PE, localizada no nordeste do Brasil. O desafio real da pesquisa é associar genes de citocinas candidatos com um mecanismo biológico que explique os dados epidemiológicos da tuberculose, em que apenas 10% dos indivíduos infectados desenvolvem a forma ativa da doença. Até o presente momento, nenhum estudo com o objetivo de relacionar polimorfismos genéticos do TNF- e IL-10 e seus níveis séricos com a susceptibilidade/resistência à TB pulmonar foi realizado no nordeste do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima Militão Albuquerque - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Marcela Pereira Salazar - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante / LAIS ARIANE SIQUEIRA LIRA - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Hospital Correia Picanço - Cooperação / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Cooperação / Posto de Saúde Lessa de Andrade - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Avaliação da técnica Nested PCR em único tubo (STNPCR) com detecção colorimétrica para o diagnóstico de Tuberculose pulmonar e extrapulmonar., Descrição: Neste projeto será avaliado o desempenho e aplicabilidade da Nested-PCR em único tubo (STNPCR) colorimétrica na detecção de M. tuberculosis em amostras pulmonares e extrapulmonares de pacientes suspeitos de tuberculose. Além disso, iremos comparar a STNPCR colorimétrica com a STNPCR convencional com detecção do produto amplificado através de eletroforese em gel de agarose.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Fabiana Cristina Fulco Santos - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / Rafael Silva Duarte - Integrante / Fernanda Carvalho de Queiroz Mello - Integrante., Financiador(es): Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Cooperação / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Hospital Otávio de Freitas - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - Atual

    Estudo da acurácia de testes moleculares para o diagnóstico de tuberculose e infecções causadas por micobacterioses., Descrição: Será avaliado o desempenho e aplicabilidade de sistemas moleculares para o diagnóstico de tuberculose pulmonar, extrapulmonar e infecções por micobacterioses, em crianças e adultos, com tecnologia nacional, que poderá ser introduzido no mercado, contribuindo para fornecer um diagnóstico rápido, sensível e específico, além de auxiliar bastante no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico (formas paucibacilares) e formas graves, para ser empregado nos laboratórios de referência do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / LILIAN MONTENEGRO - Integrante / MARIA de FATIMA Militão ALBUQUERQUE - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Fabiana Cristina Fulco Santos - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / LAIS ARIANE SIQUEIRA LIRA - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Hospital Otávio de Freitas - Cooperação / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Análise molecular de genes responsáveis pela resistência a isoniazida em cepas de Mycobacterium tuberculosis isoladas do estado de Pernambuco., Descrição: Um dos fatores envolvidos na resistência do Mycobacterium tuberculosis aos medicamentos relaciona-se a mutações genéticas das populações bacilares, normalmente de acordo com a droga. A tuberculose MDR reflete a acumulação de etapas de mutações individuais de diversos genes independentes, e não a aquisição em bloco de resistência a múltiplas drogas (Campos, 1999). Quanto mais drogas forem usadas de forma inadequada, mais resistências irão aparecendo; ao selecionar cepas resistentes a mais de uma droga, teremos a multiresistência, no Brasil estabelecida, basicamente, quando ocorre falência aos esquemas I e III e, ou resistência à pelo menos três das mais importantes drogas usuais, isoniazida, rifampisina e estreptomicina, etambutol e/ou pirazinamida (Jardim et al, 2001). Os métodos moleculares são bastante promissores, podendo auxiliar na rápida detecção de isolados de M. tuberculosis resistentes, apresentando um bom potencial para a aplicação na rotina laboratorial, pois podem reduzir o tempo para a obtenção da informação referente à resistência e, assim, auxiliar na escolha de uma terapia adequada. Porém deve-se ter claro que as bases genéticas da resistência ainda não estão esclarecidas em sua totalidade para todos os fármacos usados no tratamento da tuberculose e o padrão de mutações nos genes envolvidos na resistência pode variar em diferentes regiões geográficas. O desenvolvimento de novas técnicas, rápidas, de baixo custo e comprovada eficácia, para a detecção precoce da resistência é fundamental para instituição de terapias adequadas. O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações moleculares presentes em vários genes de cepas envolvidas na resistência a isoniazida, através da técnica de sequenciamento de DNA, para um melhor conhecimento e entendimento do mecanismo de resistência de cepas de M. tuberculosis do estado de Pernambuco. Para este estudo serão selecionados pacientes com resistência a isoniazida comprovada, do ambulatório especializad. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Juliana Figueiredo C Lima - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - Cooperação / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2004 - 2008

    Desenvolvimento da técnica de nested-PCR em um único tubo utilizando primers internos imobilizados:: aplicaçãp na detecção de patógenos, Descrição: A Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) é uma técnica que permite a síntese enzimática in vitro, de seqüências especificas de DNA através do uso de dois iniciadores-- que hibridizam fitas opostas de DNA. Optamos pela Nested-PCR em único tubo, que utiliza um conjunto de primers externos e um conjunto interno em duas reações de PCR em série, porque, segundo Abath e col, esta técnica tem um menor grau de contaminação, além de ser mais prática, pois as duas PCR acontecem num mesmo tubo. Essa variante aumenta a sensibilidade e especificidade da abordagem (Wolff et al, 1995; Gomez-Pastrana et al,1999). Nosso propósito é realizar um estudo com pacientes paucibacilíferos, menores de 15 anos, provenientes do Hospital das Clínicas-UFPE (HC-UFPE), desenvolvendo um método rápido, sensível e específico para diagnóstico de tuberculose em amostras de sangue e lavado gástrico, avaliando técnicas moleculares baseadas no sistema de PCR (Abath, Werkhauser & Melo, 2001; Schindler e cols, 2001) com a finalidade de introduzir estast novas tecnologias na prática clínica. É necessário que haja uma padronização do diagnóstico de TB paucibacilar para se obter uma detecção e tratamento precoces da doença. OBJETIVOS GERAIS Validar a utilização de abordagens moleculares para o diagnóstico de tuberculose em menores de 15 anos de idade. OBJETIVOS 1. Avaliação de métodos baseados em PCR utilizando inicialmente a extração de DNA de cepa de referência (H37RV) de M. tuberculosis e dosagem da concentração de DNA na amostra diluída em água. 1. Otimizar e validar os métodos baseados em Nested-PCR convencional e Nested-PCR em um único tubo, dirigido para a amplificação da seqüência IS6110. 2. Avaliar a especificidade e sensibilidade dos sistemas na detecção do M. tuberculosis. 3. Comparar o desempenho da Nested-PCR simples e Nested-PCR em único tubo com as técnicas convencionais de diagnóstico da tuberculose na criança. 4. Avaliar a associação entre a positividade das técnicas de Neste. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante / Joanna D'arc Lira Batista - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Juliana Figueiredo C Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Osvaldo Cruz-Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Hospital Barão de Lucena/SUS - Cooperação / Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - Cooperação.

  • 2004 - 2005

    Avaliação dos critérios de rotina ( clínicos, epidemiológicos, laboratoriais, resposta terapêutica e preventivos) para o diagnóstico de tuberculose - infecção ou doença- no ambulatório geral de pediatria, Descrição: O diagnóstico da tuberculose(TB) em crianças representa um grande desafio, sobretudo em países em desenvolvimento, visto que não possui quadro clínico e laboratorial característicos como na TB do adulto. O presente projeto tem como objetivo a descrição das carcarterísticas epidemiológicas, clínicas e dos exames laboratoriais de rotina de pacientes menores de 15 anos atendidos no ambulatório de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / Joanna D'arc Lyra batista - Integrante / Rosana Albuquerque Montenegro - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Cinthia M Braga - Integrante / Joakim Cunha rego - Integrante / Marta Maciel Lyra Cabral - Integrante / Juliana Figueiredo C Lima - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2014

    Desenvolvimento e validação de abordagens moleculares e imunológicas para o diagnóstico da tuberculose infantil e formas paucibacilares, Descrição: Nosso propósito é realizar um estudo com pacientes menores de 15 anos e outras formas paucibacilares (Tb pulmonar com baciloscopia negativa, TB extrapulmonar, TB/HIV) em que a tuberculose impõe problemas de diagnóstico, avaliando técnicas moleculares baseadas no sistema de PCR (Abath, et al 2001) e método imunológico com os antígenos específicos ESAT-6 e CFP-10 (Munk, et al., 2001). Ao mesmo tempo, pretende-se avaliar a utilização dos critérios de pontuação do Ministério da Saúde e os descritos por Keith Edwards, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes atendidos nas instituições envolvidas no projeto (Hospital das Clínicas da UFPE/HC-UFPE, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira/IMIP e Hospital Barão de Lucena /SUS) e comparará-los com as novas abordagens imunomoleculares, em termos de praticidade, redução de custos, acurácia, (desempenho e impacto da capacidade de detecção dos casos de tuberculose). Espera-se que a análise dessas alternativas diagnósticas contribua para a modificação do perfil diagnóstico da tuberculose na criança e formas paucibacilares da doença evitando processos invasivos e tratamentos inadequados, para a detecção de focos endêmicos recentes e de pacientes primoinfectados, atuando assim na transmissão e no controle da tuberculose.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / MARIA de FATIMA ALBUQUERQUE - Integrante / MARIA CÍNTIA BRAGA - Integrante / ODIMARILES SILVA - Integrante / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Fabio Lopes Melo - Integrante / Silvia Maria Lucena Montenegro - Integrante / Bruno Canto - Integrante / Victor Melo - Integrante / Marta Maciel Lyra Cabral - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Daniela Van-Lume - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / Guedes G. M. R. - Integrante / Silva B. C. - Integrante / Melo F. L. - Integrante / Lira L. A. S. - Integrante / Santos, F C F - Integrante / Heidi Lacerda Alves da Cruz - Integrante / Klarissa Miranda Guarines - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante / Maria Madileuza Carneiro Neves - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante / LAIS ARIANE SIQUEIRA LIRA - Integrante / JULIANA FALCÃO DE ARAÚJO LIMA - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Hospital Barão de Lucena/SUS - Cooperação / Hospital Otávio de Freitas - Cooperação / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Cooperação / Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Be - Cooperação / Posto de Saúde Lessa de Andrade - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Hospital Correia Picanço - Cooperação., Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 19

  • 2003 - 2007

    Análise da utilização do sistema de pontuação recomendado pelo Ministério da Saúde no diagnóstico da Tuberculose em menores de 15 anos de idade, Descrição: Descrição: A tuberculose é difícil de ser diagnosticada em indivíduos paucibacilares, particularmente crianças, cujo quadro clínico quando presente, geralmente é inespecífico e polimorfo (Starke,1998, Alves et al, 1995) dificultando otratamento precoce e o controle da transmissão. O diagnóstico laboratorial, também não é fácil, apresentando imagens radiológicas pulmonares geralmente inconclusivas, teste tuberculínico de difícil interpretação sobretudo pela vacinaçãoBCG e baixa positividade na detecção do bacilo através de bacterioscopia e cultura. A sensibilidade da cultura é comprometida em pacientes paucibacilares, sendo típico o resultado negativo para culturas de líquor em crianças com suspeita de meningite tuberculosa (MS/FUNASA, 2002).Nosso propósito, é realizar um estudo em pacientes pediátricos, através da padronização de critérios mais sensíveis para melhorar a eficiência do diagnóstico da tuberculose em menores de 15 anos de idade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Joanna D'arc Lyra batista - Integrante / Ana Maria Aguiar Santos - Integrante / Bruno Canto C. de A. Azevedo - Integrante / Marta Maciel Lyra Cabral - Integrante / Cynthia Braga - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira - Cooperação / Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2000 - Atual

    Desenvovimento e validação de abordagens moleculares e imunológicos para o diagnóstico de tuberculose infantil., Descrição: A tuberculose atinge cerca de 1,3 milhões de crianças anualmente. No Brasil, estima-se que o número de pessoas infectadas por ano seja 50 milhões, sendo 10% dos casos em menores de 15 anos. Em Pernambuco, foram notificados em 1998, 4.051 novos casos sendo 17% em crianças e adolescentes. A tuberculose é particularmente difícil de ser diagnosticada em crianças, prejudicando o tratamento precoce e o controle de sua transmissão. O quadro clínico clássico geralmente está ausente, sendo mais comum a presença de sintomas inespecíficos, caracterizando o polimorfismo clínico da tuberculose infantil.O diagnóstico laboratorial apresenta inúmeras dificuldades: as imagens radiológicas pulmonares nem sempre são conclusivas; o teste de Mantoux pode ser de difícil interpretação devido, sobretudo, a vacinação prévia com BCG; a criança, além de ser paucibacilífera, dificilmente expectora, sendo de pouca utilidade o exame em secreção brônquica e a cultura de sangue, de lavado gástrico como de outros materiais orgânicos têm baixa sensibilidade e requer muito tempo para obtenção do resultado.Testes imunodiagnósticos vem sendo propostos utilizando antígenos liberados pelo M. tuberculosis em meio de cultura e entre esses, o ESAT-6 e o CFP-10 têm se destacado por serem expressos apenas pelo M. tuberculosis e estarem ausentes no M. bovis. O diagnóstico também tem avançado através da utilização de ferramentas moleculares. Recentemente, métodos sensíveis e rápidos para a detecção do complexo de Mycobacterium tuberculosis em amostras clínicas, tem sido desenvolvidos, baseados na amplificação do DNA do bacilo, utilizando a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR).Nosso propósito é realizar um estudo com pacientes pediátricos, em que a tuberculose impõe problemas diagnósticos, avaliando métodos sensíveis e específicos, baseados em PCR e em dosagens de interferon-g através de ELISA, utilizando os antígenos ESAT-6, CPF-10 e PPD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / ROSANA MONTENEGRO - Integrante / CINTHIA BRAGA - Integrante / LÍLIAN MONTENEGRO - Integrante / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Ana Maria Aguiar - Integrante / Marta Lira - Integrante / Silvia Maria Lucena Montenegro - Integrante / Joanna D'arc Lyra batista - Integrante / Juliana Figueiredo da Costa Lima - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Hospital Barão de Lucena/SUS - Cooperação / LABORATÓRIO CENTRAL DA FUSAM - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Be - Cooperação / Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira - Cooperação., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2000

    Análise da coesistência de atopia e parasitose intestinal em crianças e adolescentes, Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar a correlação entre atopia e parasitose intestinal em crianças e adolescentes. Foram realizados parasitológico de fezes, hemograma e levado em consideração a história de atopia na família. Os resultados não demonstraram uma correlação estatisticamente significante entre os indivíduos selecionados para a pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Integrante / ANDRÉ FREIRE FURTADO - Integrante / Emília P Perez - Coordenador / Alexandre Bezerra de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 1996 - 2004

    Desenvolvimento, otimização e validação de novas abordagens moleculares (PCR, Nested-PCR, HemiNested-PCR, HemiNested-PCR em um único tubo) para o diagnóstico de malária em doadores de sangue e indivíduos oligoparasitêmicos de áreas endêmicas do Brasil., Descrição: PCR based assays targetting the SSU rRNA, were developed and evaluated, allowing for the simultaneous diagnosis of P. falciparum and P. vivax DNA in human blood samples. The PCR methods and QBC were compared in 402 individuals. The hemi-nested PCR showed a sensitivity of 97.4%, being superior to QBC (91.7%, p<0.05), simple PCR (84.6%, p<0.001) and PCR-DIG (88.5%, p<0.001). The PCR-DIG and QBC analyses were more sensitive than the simple PCR (p<0.003 and p<0.05, respectively). There was no significant difference between the sensitivities of the QBC assay and the PCR-DIG. The specificity for the three PCR based methods was 100%, superior to the specificity calculated for the QBC assay (88.95%, p<0.009). The frequency of a positive result, in groups from endemic areas but without detectable parisitemia, increased, in order, from simple PCR, QBC test, PCR-DIG to hemi-nested PCR. An association between a positive PCR result and a history of malaria was also found. Taken together, these data suggest that this technology could be developed for screening of oligoparasitemic individuals and monitoring of treatment of malaria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / ROSANA MONTENEGRO - Integrante / LÍLIAN MONTENEGRO - Integrante / FREDERICO GUILHERME COUTINHO ABATH - Integrante / GINETE JAUREGUIBERRY - Integrante / Alexandre B Carvalho - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante., Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique - Cooperação / Centro de Hematologia de Rodonia - Cooperação / Centro de Medicina Tropical de Rondonia - Cooperação / Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - Cooperação / Instituto de Medicina Tropical de Manaus - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 4

  • 1994 - 1997

    Inquerito de Morbidade da filariose bancroftiana em duas áreas urbanas do Recife, Descrição: Resumo Objetivo: A filariose linfática ainda representa um grave problema de saúde pública na cidade do Recife. Apesar de inquéritos anteriores terem registrado uma freqüência relativamente elevada de microfilaremia na população pediátrica, desconhecia-se a prevalência de doença filarial, assim como o padrão microfilarêmico atual nesse grupo. Este trabalho descreve o perfil epidemiológico da filariose em crianças e adolescentes residentes em áreas de alta endemicidade do Recife. Métodos: O estudo de prevalência de microfilaremia foi feito através de um censo realizado no período de dezembro de 1990 a julho de 1991. A pesquisa de microfilária em gota espessa (45l) foi efetuada em 1.464 crianças com idade entre 5 e 14 anos, das quais 967 foram submetidas a exame clínico. Os positivos tiveram seu sangue recoletado (60l) para mensurar a densidade microfilarêmica. Resultados: A prevalência de microfilaremia foi de 6,4%. Nos grupos etários de 5 a 9 e 10 a 14 anos verificamos prevalência de microfilaremia de 4,6% e 8,3%, respectivamente. A densidade microfilarêmica variou de 3 a 864 microfilárias por 60l de sangue,não tendo havido diferença estatisticamente significante entre sexos e grupos etários (p>0,05). Identificaram-se 6 casos (0,6%) de doença filarial aguda e 11 de doença filarial crônica (1,1%),sendo a hidrocele a principal manifestação. A linfadenopatia foi encontrada em 22% das crianças, observando-se associação estatística com a microfilaremia(p<0,001). Conclusões: Os resultados do inquérito parasitológico demonstram a expressiva participação das crianças no contingente dos indivíduos microfilarêmicos, indicando uma precoce e intensa exposição à filariose na população estudada. J. pediatr. (Rio J.). 1997; 73(2):95-100: .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Integrante / ANDREA REZENDE - Integrante / ANDRÉ FREIRE FURTADO - Integrante / Cynthia Braga - Coordenador / Maria de Fátima Militão Albuquerque - Integrante / Maria C. M. Silva - Integrante / Alexandre Bezerra de Carvalho - Integrante / Ricardo A. de A. Ximenes - Integrante., Financiador(es): Programme for Research and Training in Tropical Diseases/WHO - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 1992 - 1995

    Controle da Filariose em duas áreas urbanas do Recife, Descrição: Bancroftian filariasis is a major public health problem in the city of Recife in north-eastern Brazil. In some of its urban areas microfilaraemia prevalence reaches 14%. This study describes epidemiological characteristics, infection and disease, in 2 urban areas, Coque and Mustardinha, before control measures were appilied. The parasitological survey was performed by a "door-to-door" census covering 5563 subjects, aged between 5 and 65 years. Microfilaraemia was detected by the thick drop techinque, using 45ml of peripheral blood collected between 20:00 and 24:00. In both areas the prevalence of microfilaraemia was 10%, and males had higher prevalences of infection and disease than females. The prevalence of microfilaraemia was higher in the 15-24 and 25-34 years age groups in both sexes. Most microfilaria (mf) carries (72.1% in Coque and 79.7% in Mustardinha) had mf densities < 100/60ml of blood. Females of reproductive age had significantly lower mf densities than males. The overall disease prevalence in both areas was 6.3%. Amongst the subjects who presented with chronic disease 15.7% were microfilaraemic. Chronic disease prevalence increased from 1.4% in the 5-14 years age group to 11.3% in the oldest age group. The most frequent clinical manifestation was hydrocele (5.4%), followed by lymphoedema (1.8%). The epidemiological pattern of filariasis in the populations studied was marked by high prevalence of microfilaraemia, low mf density, and relatively low prevalence of filarial disease considering the level of endemicity.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Integrante / P. C. SABROZA - Integrante / M C Marzochi - Integrante / M C Braga - Coordenador / T Padilha - Integrante / M R F Silva - Integrante / M A Maciel - Integrante / W Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / World Health Organization - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4

  • 1992 - 1995

    Perfil Epidemiológico da Filariose Linfática em Crianças Residentes em Áreas Endêmicas, Descrição: Bancroftian filariasis is a major public health problem in the city of Recife in north-eastern Brazil. In some of its urban areas microfilaraemia prevalence reaches 14%. This study describes epidemiological characteristics, infection and disease, in 2 urban areas, Coque and Mustardinha, before control measures were appilied. The parasitological survey was performed by a "door-to-door" census covering 5563 subjects, aged between 5 and 65 years. Microfilaraemia was detected by the thick drop techinque, using 45ml of peripheral blood collected between 20:00 and 24:00. In both areas the prevalence of microfilaraemia was 10%, and males had higher prevalences of infection and disease than females. The prevalence of microfilaraemia was higher in the 15-24 and 25-34 years age groups in both sexes. Most microfilaria (mf)carries (72.1% in Coque and 79.7% in Mustardinha) had mf densities < 100/60ml of blood. Females of reproductive age had significantly lower mf densities than males. The overall disease prevalence in both areas was 6.3%. Amongst the subjects who presented with chronic disease 15.7% were microfilaraemic. Chronic disease prevalence increased from 1.4% in the 5-14 years age group to 11.3% in the oldest age group. The most frequent clinical manifestation was hydrocele(5.4%), followed by lymphoedema (1.8%). The epidemiological pattern of filariasis in the populations studied was marked by high prevalence of microfilaraemia, low mf density, and relatively low prevalence of filarial disease considering the level of endemicity.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos in house , como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos in house , como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 12

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante.Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento, avaliação e validação de um kit molecular baseado em PCR em tempo real com tecnologia nacional para o diagnóstico da tuberculose., Descrição: A tuberculose é um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil é uma das principais causas de morbimortalidade. O controle da doença reside em um diagnóstico precoce com início do tratamento específico. Porém, os métodos convencionais (baciloscopia e cultura) apresentam lacunas no diagnóstico, como baixa sensibilidade e demora na obtenção dos resultados, sobretudo em grupos vulneráveis. Nesse contexto, existe a necessidade do desenvolvimento e validação de um teste de diagnóstico molecular inovador com tecnologia nacional, rápido, de baixo custo e eficiente para diagnosticar as formas clínicas da doença e poder ser aplicado no Sistema Único de Saúde. Estudos anteriores realizados no laboratório de Imunoepidemiologia/CPqAM/Fiocruz demonstraram um desempenho promissor da técnica de PCR em tempo em real (qPCR) utilizando reagentes importados na detecção do Micobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas, pouco invasivas como escarro, sangue e urina de pacientes com suspeita de tuberculose e dificuldade diagnóstica pelos métodos microbiológicos de rotina (crianças, TB/HIV, moradores de rua, idosos, privados de liberdade, portadores de comorbidades), destacando-se entre os outros tipos de métodos moleculares pela rapidez, maior precisão, reprodutibilidade e acurácia na detecção da doença. Desta forma, este estudo pretende avaliar o desempenho da qPCR com insumos nacionais, produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná(IBMP/TECPAR) em comparação com os importados. A partir desta análise, pretende-se padronizar, avaliar e validar um protótipo da qPCR com tecnologia nacional para ser utilizado nos serviços de referência da Rede SUS após a análise de custo-efetividade. A possibilidade de se ter acesso a uma técnica inovadora para a melhoria dos serviços de saúde do SUS e da saúde da população de baixas condições socioeconômicas, certamente, levará a um maior conhecimento científico da doença e contribuirá no planejamento de ações específicas, conjuntas, intersetoriais e articuladas, impactando na melhoria da eficácia do programa de controle da TB no Brasil. Além do que, esta pesquisa favorecerá a articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e sociedade civil, possibilitando um aumento da sensibilização, captação, diagnóstico, quimioprofilaxia e tratamento precoces, sobretudo de casos omissos e de contatos domiciliares e peridomiciliares dos pacientes com tuberculose ativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / Fabiana Cristina Fulco dos Santos - Integrante / Michelle Christiane da Silva Rabello - Integrante / Lílian Maria Lapa Montenegro - Integrante / Maria de Fátima P.de Albuquerque Militão - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Alexandre Dias T. Costa - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Leonardo de Aquino Linhares - Integrante / Andreza Souza do Nascimento - Integrante., Financiador(es): FACEPE/FIOCRUZ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 2008 - 2010

    Detecção e Diferenciação de espécies de micobacteria através de um sistema de PCR multiplex., Descrição: Os recursos convencionais para diagnóstico de tuberculose têm deixado lacunas importantes no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium sp em pacientes paucibacilares, coinfectados com HIV, crianças, formas extrapulmonares da doença e demais micobacterioses por patógenos atípicos. Vários testes para o diagnóstico de tuberculose utilizando PCR têm sido descritos tanto métodos ?in house?, como os comerciais. Ao longo das últimas décadas, estes novos métodos moleculares têm proporcionado à melhoria considerável da velocidade e precisão de identificação das micobactérias. Diante do exposto, este estudo pretende avaliar o sistema Multiplex-PCR em diferentes amostras clínicas de pacientes com tuberculose e os outras micobacterioses confirmadas e indivíduos sem doença para ser proposta como ferramenta auxiliar no diagnóstico diferencial da Tuberculose e doenças causadas por MNT.Certamente também contribuirá na obtenção de um diagnóstico com mais qualidade auxiliando no manejo clínico e terapêutico do paciente, sobretudo aqueles com dificuldade de diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Haiana Charifker Schindler - Coordenador / CINTHIA BRAGA - Integrante / Andrea Santos Lima - Integrante / Lílian lapa Montenegro - Integrante / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Diogo da Rocha Poroca - Integrante / ANDRÉ LUIZ ALVES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Prêmio de Menção Honrosa ao tema livre,na área pediatria e na categoria de apresentação oral. ,, III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia. , Av. Moraes Rego, S/N, Cidade Universitária, 50670420 - Recife, PE - Brasil - Caixa-postal: 7472, Telefone: (81) 21012560, Ramal: 2560, Fax: (81) 34532449, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente/Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Desde o ano de 2004 faz parte do corpo de docentes permanentes do curso de pós-graduação em Saúde Pública do CPqAM/FIOCRUZ. Participa das seguintes disciplinas: Biologia molecular aplicada a epidemiologia molecular, epidemiologia e controle de endemias e seminários avançados de pesquisa.

1992 - Atual

CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular III, Carga horária: 40

Outras informações:
A partir desta data, ou seja 05/1992, fui incorporada ao quadro de pesquisadores, como pesquisadora titular nível III, pertencente ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Assim, nos anos de 1990 e 1991, estava no CPqAM- FIOCRUZ, cedida pelo INAMPS, como médica vinculada ao Projeto de " Controle da Filariose na Cidade do Recife", onde coordenei a parte de pediatria.

Atividades

  • 03/2016

    Direção e administração, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Imunologia.

  • 04/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Maternidade Lucrécia Paim, .,Cargo ou função, Consultora das atividades de Diagnóstico parasitológico e molecular da Tese de mestrado a realizar pela Dra. Elisa Gaspar, Médica dos serviços Nacional de Saúde em Angola..

  • 08/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Linhas de pesquisa

  • 10/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Parasitologia.,Linhas de pesquisa

  • 07/2004

    Direção e administração, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia.,Cargo ou função, Chefe do laboratório de Imunoepidemiologia do Departamento de Imunologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

  • 03/2004

    Ensino, Curso de Doutorado em Saúde Pública - CPqAM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular aplicada à Epidemiologia Molecular, Epidemiologia e Controle de Endemias, Seminários Avançados de Pesquisa

  • 02/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 11/2003

    Treinamentos ministrados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia.,Treinamentos ministrados, Treinamento continuado (teórico e prático) relacionado com a tuberculose da criança e adolescente de profissionais do Programa de Saúde da Família que trabalham nos serviços de saúde do Distrito IV, que tem como referência o HC/UFPE

  • 03/2002

    Ensino, Curso de Mestrado em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e controle de endemias, Seminários de Pesquisa

  • 03/2002

    Extensão universitária , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Atividade de extensão realizada, Consultor e coordenador dos projetos sobre Tuberculose e L. Visceral na infância desenvolvidos no laboratório de imunoepidemiologia.

  • 02/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Extensão universitária , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Atividade de extensão realizada, Orientação técnica e científica de bolsistas de iniciação científica e alunos de pós-graduação, em atividades fundamentais para o desempenho de suas funções na pesquisa a qual está vinculado...

  • 02/2001

    Extensão universitária , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da sessão mensal de seminários da equipe do laboratório de imunoepidemiologia do departamento de imunologia..

  • 02/2001

    Treinamentos ministrados , Laboratório de Imunoepidemiologia, .,Treinamentos ministrados, Treinamento continuado de estudantes de graduação, pós-graduação e estagiários em atividades de pesquisa básica, com ênfase nas técnicas de biologia molecular realizadas no laboratório de imunoepidemiologia do CPqAM

  • 03/2000

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e controle de endemias

  • 03/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Saúde/ Depto.de Ciência, Tecnologis e Insumos Estratégicos, .,Cargo ou função, Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.

  • 09/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.,Atividade realizada, Treinamento continuado para alunos e profissionais de saúde, provenientes ou não de área endêmica de malária) na realização da técnica de QBC (Quantitative Buffy Coat) para identificação de plasmódio..

  • 08/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia.,Linhas de pesquisa

  • 09/2005 - 10/2005

    Treinamentos ministrados , Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami-LIKA- da UFPE, .,Treinamentos ministrados, Treinamento prático aos alunos do X Curso Internacional sobre Doenças Tropicais ( Ministério das Relações Exteriores do Brasil ) relacionado as principais técnicas diagnósticas de Tuberculose e Malária.

  • 03/1992 - 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia.,Linhas de pesquisa

  • 09/2003 - 10/2003

    Treinamentos ministrados , Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami-LIKA- da UFPE, .,Treinamentos ministrados, Treinamento de profissionais do VIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais-Ministério das Relações Exteriores- em métodos diagnósticos para tuberculose e malária.

  • 10/2002 - 10/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Serviço realizado, Padronização e elaboração de protocolo para a realização das técnicas variantes de PCR (Simples, Nested de PCR e PCR em um único tubo) em diferentes amostras biológicas (sangue, lavado gástrico, LCR, líquido pleural, entre outras) de pacientes menore.

  • 08/2002 - 02/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Imunoepidemiologia.,Serviço realizado, Otimização da técnica de Nested-PCR em um único tubo, para a detecção gênero específica de plasmódio em pacientes oligoparasitêmicos.l.

  • 05/1999 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular.,Serviço realizado, Padronização dos métodos de extração de DNA, das condições da realização da PCR, para a detecção do DNA de plasmódio nas amostras sanguíneas coletadas de doadores e indivíduos de áreas endêmicas de malária..

  • 08/1990 - 09/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Entomologia.,Linhas de pesquisa

  • 10/1997 - 11/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale/INSERM, Unité de Recherches sur la Prévention des Maladies Infectieuses(U13).,Cargo ou função, Pesquisadora visitante a convite do governo frances (cooperação INSERM-FIOCRUZ) do laboratório de biologia celular e molecular do paludismo, chefiado pela Dra. Ginette Jaureguiberry.

  • 10/1995 - 02/1997

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Imunologia.,Serviço realizado, Seleção de pacientes em áreas de alto risco em malária (Manaus e Porto Velho), coleta sanguínea para exames microscópicos (gota espessa e esfregaço) e teste do QBC,para comparar a performance de cada método na detecção do plasmódio..

  • 09/1995 - 10/1995

    Treinamentos ministrados , Instituto de Medicina Tropical de Manaus, .,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a médicos, pesquisadores, enfermeiros e biomédicos do Instituto de Medicina Tropical de Manaus e HEMOAM, para a realização da técnica de QBC (quantitative Buffy Coat) no diagnóstico de malária

  • 11/1991 - 06/1992

    Estágios , Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale/INSERM, Unité de Recherches sur la Prévention des Maladies Infectieuses(U13).,Estágio realizado, Estágio de formação em Biologia Molecular no laboratório de pesquisas sobre o paludismo no Hospital Claude Bernard-Paris, sob a chefia de Dra. Ginette Jaureguiberry.

1991 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 20

Outras informações:
Concurso publico para cargo de Professora Assistente referência 01, homologado em 17/04/1990. Após a realização do doutorado passei para o nível de professora adjunta.

Atividades

  • 10/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina Tropical.,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Discussão semanal de casos com suspeita de tuberculose no ambulatório especializado.

  • 03/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Hospital das Clínicas da UFPE.,Cargo ou função, Consultora dos projetos desenvolvidos do ambulatório de tuberculose infantil do Hospital das Clínicas/UFPE.

  • 11/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Atividade de extensão realizada, Educação Continuada em Tuberculose Infantil no PSF do IV Distrito do SUS.

  • 08/2003

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Cargo ou função, Coordenador de Programa da Tuberculose infantil do ambulatório especializado em Pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE.

  • 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Hospital das Clínicas da UFPE, .,Serviço realizado, Treinamento de alunos de graduação e pós-graduação no ambulatório especialiazado de tuberculose infantil.

  • 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Hospital das Clínicas da UFPE, .,Serviço realizado, Consultor e Coordenador de Projetos de Pesquisa Clínica no Serviço Especializado de Tuberculose Infantil.

  • 03/2003

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e controle de endemias

  • 03/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Treinamento continuado de atualização técnico-científica dos alunos bolsistas de iniciação científica que participam, a nível de ambulatório e enfermaria, do projeto de tuberculose.

  • 08/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Linhas de pesquisa

  • 02/2001

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa

  • 02/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Linhas de pesquisa

  • 02/1992

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Linhas de pesquisa

  • 03/1991

    Ensino, Pediatria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEDIATRIA, PUERICULTURA

  • 03/1991

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Saúde, Hospital das Clínicas da UFPE.,Serviço realizado, Supervisão de alunos de medicina, estagiários, residentes e pós-graduandos no atendimento de pacientes do ambulatório geral de pediatria.

  • 03/1991

    Treinamentos ministrados , Hospital das Clínicas da UFPE, .,Treinamentos ministrados, Treinamento dos estudantes de medicina do sexto período para o preenchimento do prontuário e prática em semiologia pediátrica, Supervisão de graduandos, estagiários, residentes no Ambulatório Geral de Pediatroa do Hospital das Clínicas/UFPE

  • 08/1990 - 09/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento Materno-Infantil.,Linhas de pesquisa

1982 - 1988

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Pediatra, Carga horária: 40

Outras informações:
A partir de 01 de 1986 solicitei redução de carga horária para 20 horas semanais.

1983 - 1985

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora dos médicos estágiarios da Fundação de Serviços de Saúde pública- F. SESP no IMIP com atividades de preceptoria teórica e prática dos mesmos.

1982 - 1985

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica preceptora, Carga horária: 40

Outras informações:
Como o IMIP na época não tinha concurso próprio para residência médica, apesar de já atuar como um hospital escola, através de convênios com universidades de PE em medicina como: UFPE e a FESP, além de outros estados enviavamos alunos, doutorados e residentes, para estagiar nas diversas unidades do referido hospital. Naquela época, fiquei como preceptora dos residentes que estavam no IMIP

1983 - 1984

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do treinamento teórico e prático dos médicos da Fundação de Serviços de saúde Pública ( F.SESP), que vinham fazer estágio no IMIP, em Pediatria.

Atividades

  • 04/1983 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ensino e assistência Filantrópica Materna e Infantil, .,Cargo ou função, Membro de Conselho científico.

  • 08/1987 - 08/1988

    Ensino, Curso residência Médica em pediatria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pediatria

  • 06/1986 - 06/1987

    Direção e administração, Instituição Filantrópica de Ensino e Assistência da Mulher e Criança de Per, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1986 - 12/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituição Filantrópica de Ensino e Assistência da Mulher e Criança de Per, .,Cargo ou função, Membro da Comissão organizadora do Concurso de Residência Médica.

  • 03/1982 - 03/1986

    Direção e administração, Instituição Filantrópica de Ensino e Assistência da Mulher e Criança de Per, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 01/1983 - 01/1984

    Treinamentos ministrados , Instituição Filantrópica de Ensino e Assistência da Mulher e Criança de Per, .,Treinamentos ministrados, Pediatria- atividade teórica (aulas0 e práticas (caso Clínico)

1988 - 1991

Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: medico, Carga horária: 20

Outras informações:
Vínculo adquirido através de concurso publico. Em março de 1991, fui cedida inicialmente com o vínculo do INAMPS para o Centro de Pesquisas Aggeu magalhães- FIOCRUZ, para coordenar parte de pediatria no Projeto:" Controle da Filariose na cidade do Recife" e posteriormente fui incorporada ao quadro de pesquisadores da referida instituição, passando a ser funcionária do Ministério de Ciências e Tecnologia, período que coincidiu com a extinção do INAMPS.

Atividades

  • 05/1988 - 03/1991

    Direção e administração, Hospital João Murilo de Oliveira, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

1988 - 1991

Secretaria de Saúde Fundação Amaury de Medeiros do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica sm 1, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1988 - 02/1991

    Direção e administração, Hospital João Murilo de Oliveira, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

1986 - 1988

Prefeitura Municipal de Olinda Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico pediatra, Carga horária: 20

Outras informações:
Concurso público

Atividades

  • 03/1986 - 03/1988

    Serviços técnicos especializados , Posto de Saúde Sapucaia Olinda, .,Serviço realizado, Atendimento Clínica de pácientes menores de 14 anos.