Lucineide Lima de Paulo

Formada em Letras (Língua Portuguesa/ Literaturas), é mestra e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciona no Ensino Médio (Língua Portuguesa e Literaturas) e na Graduação (Comunicação e Informação e Produção de Textos Acadêmicos) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Duque de Caxias, onde também atua como Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Lidera o Grupo de Pesquisa "Presença Negra: educação, identidade e memória afro-brasileira na Baixada Fluminense" e é coordenadora do projeto "Mulheres Negras na Ciência".

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Entre barquinhos, canções e um disco voador: como o sujeito se posiciona nas canções brasileiras dos anos 1960
Orientador: Rosane Monnerat
Palavras-chave: Modalização; Semiolingüística; Ethos; Canções brasileiras.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Língua Portuguesa

2005 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: ?PARA FICAR MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ A GENTE VAI LONGE". IMPLICAR O OUTRO NO DISCURSO COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO: A PUBLICIDADE E O ATO ALOCUTIVO,Ano de Obtenção: 2006
Profa Dra. Rosane Santos Mauro Monnerat.Palavras-chave: Semiolingüística; Publicidade; Modalidade Alocutiva.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Média de Formação Geral.

Especialização em Língua Portuguesa

2004 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Não é só seu time que faz grandes jogadas": silogismos e inferências como recursos persuasivos na condução do raciocínio do leitor
Orientador: Profa Dra. Rosane Santos Mauro Monnerat

Graduação em Letras Português Literaturas

1999 - 2002

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Produção de Textos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VALADARES, F. C. ; PAULO, Lucineide Lima de ; NASCIMENTO, A. S. . Semana da Diversidade: direitos na construção de uma sociedade igualitária. 2019. (Outro).

VILELA, L. T. C. C. ; PAULO, Lucineide Lima de . I Encontro Escola Comunidade - CDuC. 2019. (Outro).

VILELA, L. T. C. C. ; PAULO, Lucineide Lima de . IX Semana Científico-tecnológica do IFRJ - campus Duque de Caxias. 2018. (Outro).

PAULO, Lucineide Lima de ; MARCELO, L. R. ; ARAUJO, Landara Marcelle de . Sarau em Cores: a beleza da África. 2017. (Outro).

PAULO, Lucineide Lima de . III Semana Científico-Tecnológica - SEMACIT. 2010. (Outro).

PAULO, Lucineide Lima de . I Encontro de Línguas e Literaturas em Debate. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM. 2020. (Simpósio).

III Colóquio Raça e Interseccionalidades.Resgatando o Protagonismo das Mulheres Negras na Ciência: Uma Proposta de Abordagem no Ensino de Química. 2019. (Outra).

III Colóquio Raça e Interseccionalidades.Mulheres Negras Também Fazem Ciência: Uma Proposta de Catálogo para Biblioteca da Escola. 2019. (Outra).

XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (XIII JIT) - IFRJ.SOBRE A URGÊNCIA DE NÃO SE APAGAREM CIENTISTAS NEGRAS: AUTOESTIMA E SUCESSO ACADÊMICO. 2019. (Outra).

XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (XIII JIT) - IFRJ.MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DO APAGAMENTO AO EMPODERAMENTO. 2019. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? X COPENE. A história e a cultura afro-brasileira e indígena no Instituto Federal do Rio de Janeiro: o relato da experiência do NEABI em Duque de Caxias. 2018. (Congresso).

I JIEX.FENÓTIPOS E TRAÇOS SOCIOCULTURAIS BRASILEIROS: A NÃO REPRESENTATIVIDADE DA DIVERSIDADE NA MÍDIA TELEVISIVA. 2017. (Outra).

I Jornada Interna de Extensão - ProEx.Roda de Conversa. 2017. (Outra).

Jornada Interna de Extensão.Sarau em Cores: a beleza da África. 2017. (Outra).

Semana de Acolhimento 2017-1.Visita Guiada aos Setores e Laboratórios. 2017. (Outra).

Semana de Acolhimento 2017-2.Projeto de Extensão: Fenótipos e traços socioculturais brasileiros. 2017. (Outra).

Semana de Acolhimento 2017-2.?Visita Guiada aos Setores e Laboratórios. 2017. (Outra).

V Jornada Leafro ? LEAFRO 10 ANOS.Relato de Experiência: Sarau em cores: a beleza da África. 2017. (Outra).

Memórias para uso diário: o momento político brasileiro em roda de conversa. 2016. (Outra).

II Semana de Ciência e Tecnologia.Nova Ortografia em Língua Portuguesa. 2009. (Oficina).

II Semana de Ciência e Tecnologia - IFRJ."A vida é curta. Curta": estratégias publicitárias para seduzir. 2009. (Outra).

12 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Recategorizando o Referente: construção dos sentidos na publicidade. 2008. (Congresso).

III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Implicar o Outro no Discurso como Estratégia de Convencimento. 2008. (Simpósio).

IV Simósio de Língua e Literatura da UNISUAM - Homenagem a Machado de Assis.O Raciocínio Dedutivo como Recurso Persuasivo: silogismos e inferências. 2008. (Simpósio).

III Simpósio de Língua e Literatura - UNISUAM.O texto publicitário - persuasão e sedução na tentativa de atingir o possível consumidor. 2007. (Simpósio).

IX FÓRUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS (FELIN).Publicação de resumo. 2007. (Outra).

XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Redação de Vestibular: o ensino desse gênero nos manuais de gramática de Ensino Médio. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. "Me olha nos olhos e diz que então me quer": Os topoi mais recorrentes nas músicas populares cariocas. 2006. (Congresso).

X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia ? UERJ. Novo Honda Civic: ?Muito mais que um meio de transporte. É um meio de ficar feliz? Estratégias de referenciação e categorização em textos publicitários. 2006. (Congresso).

I Fórum Internacional de Análise do Discurso: Brasil-França. 2005. (Outra).

IX Congresso de Lingüística e Filologia. Compromisso ou Programa? - a construção do enunciador no contrato de comunicação em anúncios para relações amorosas ou sexuais. 2005. (Congresso).

IX Congresso de Lingüística e Filologia. "Compromisso ou programa? - a construção do enunciador no contrato de comunicação em anúncios para relações amorosas e sexuais".. 2005. (Congresso).

I Encontro de Línguas e Literaturas em Debate.Encontro realizado pelo Depatamento de Letras Clásicas e Vernáculas e pelo Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas em Debate da FEUDUC. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rogério de Souza Andrade

PAULO, Lucineide Lima de. A formação de gírias e o seu comprometimento para a Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Sérgio Luiz de Andrade Pereira

PAULO, Lucineide Lima de. Variantes lingüísticas no português do Brasil: crenças e prejuízos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Ítala Gomes de Oliveira Sampaio

PAULO, Lucineide Lima de. Problemas de coesão e coerência em textos de alunos do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Grace Ruffo de Almeida Maia

PAULO, Lucineide Lima de. Substituição do L pelo R no Português do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Alcinéa Almeida C

PAULO, Lucineide Lima de. G. Pinto.Variação lexical enre os falares carioca e campista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo para Transferência e Reingresso Edital 40/2018. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo para Transferência Externa e Reingresso. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Banca de Correção da Prova de Redação do Concurso Público para provimentos dos Cargos de Orientador e Professor. 2011. Fundação de Apoio ao Cefet.

PAULO, Lucineide Lima de. Banca de correção das provas de Redação do Vestibular UFF/2012. 2011. Universidade Federal Fluminense.

PAULO, Lucineide Lima de. Banca Examinadora da área Língua Portuguesa; Literatura Brasileira; Português Instrumental; Cultura africana, afro-brasileira e indígena. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo para Contratação de Professor. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Banca de Correção de Redação do Processo Seletivo para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio Cursos Concomitantes. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Correção da prova de Redação do Processo Seletivo Discente para a Educação Técnica de Nivel Médio - CEFET Química. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Vestibular UFF 2007. 2007. Universidade Federal Fluminense.

PAULO, Lucineide Lima de. Comissão de Validação de Heteroidentificação Racial. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

ALMEIDA, M. V. B.PAULO, Lucineide Lima de. Concurso Histórias para Contar: Contos de Aventura. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo para Educação Profissional Técnica de Nível Médio - cursos integrados. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PAULO, Lucineide Lima de. VII Semana Ciêntífico-Tecnológica. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Nivia Roncarati de Souza

RONCARATI, CLÁUDIA; MONNERAT, R. S. M.; HENRIQUES, C. C.. Implicar o outro no discurso como estratégia de convencimento: a publicidade e o ato alocutivo- Banca de Exame de Qualificação de Mestrado. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense - Instituto de Letras.

Lygia Maria Gonçalves Trouche

TROUCHE, L. M. G.. PARA FICAR MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ A GENTE VAI LONGE?. IMPLICAR O OUTRO NO DISCURSO COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO: A PUBLICIDADE E O ATO ALOCUTIVO.. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Lygia Maria Gonçalves Trouche

TROUCHE, L. M. G.. Entre barquinhos, carrões e um disco voador: como o sujeito se posiciona nas canções brasileiras da década de 60. Ethos e Modalização. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Norimar Pasini Mesquita Júdice

JÚDICE, N. P. M.. Entre barquinhos , carrões e um disco voador- como se posiciona o sujeito nas canções brasileiras da década de 60: ethos e modalização. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Norimar Pasini Mesquita Júdice

JÚDICE, N. P. M.; AZEREDO, José Carlos Santos;MONNERAT, Rosane Santos Mauro. "Pra não dizer que não falei das flores" - Modalização em canções da década de 60: compreendendo de interpretando as letras. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Claudio Cezar Henriques

HENRIQUES, Claudio Cezar.; MONNERAT, Rosane; SOUZA, Cláudia Nívia Roncarati de. Implicar o Outro no Discurso como Estratégia de Convencimento: a publicidade e o ato alocutivo. 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Beatriz dos Santos Feres

FERES, Beatriz dos Santos; AZEREDO, José Carlos; VALENTE, ANDRÉ CRIM; Lygia Maria Gonçalves Trouche; Rosane Santos Mauro Monnerat; Norimar Pasini Mesquita Júdice. ENTRE BARQUINHOS, CARRÕES E UM DISCO VOADOR: COMO SE POSICIONA O SUJEITO NAS CANÇÕES BRASILEIRAS DOS ANOS 1960: ETHOS E MODALIZAÇÃO. 2010. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Rosane Santos Mauro Monnerat

MONNERAT, R. S. M.; AZEREDO, J. C.; VALENTE, A. C.;TROUCHE, Lygia Maria G.JÚDICE, Norimar. "Entre barquinhos, carrões e um disco voador": como o sujeito se posiciona nas canções brasileiras dos anos de 1960: ethos e modalização. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Rosane Santos Mauro Monnerat

MONNERAT, R. S. M.; JÚDICE, Norimar Pasini Mesquita; AZEREDO, José Carlos de. "Pra não dizer que não faleide flores" - Modalização em canções da década de 60: compreendendo e interpretando as letras. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Rosane Santos Mauro Monnerat

MONNERAT, R. S. M.; HENRIQUES, Cláudio Cezar; SOUZA, Cláudia Nívia Roncarati de. Implicar o outro no discurso como estratégia de convencimento: a publicidade e o ato alocutivo. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Izabella de Aquino Leandro

MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; (Orientador);

Larissa Pinagés Alves

Sou porque Somos; ; ; E fomos! - Da África ao Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; (Orientador);

Nathália Rodrigues Paranhos

Cenas Contínuas de Atividades Afirmativas: Neabi e Biblioteca em Ação; Início: 2019 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Proex IFRJ; (Orientador);

Millena Pereira da Silva

Mulheres Negras na Ciência; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; Orientador: Lucineide Lima de Paulo;

Igor Anastacio dos Santos

Projeto SARAU EM CORES: A BELEZA DA ÁFRICA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lucineide Lima de Paulo;

Millena Pereira da Silva

MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DO APAGAMENTO AO EMPODERAMENTO; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lucineide Lima de Paulo;

Jessyca da Conceição Pedro da Silva

MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DO APAGAMENTO AO EMPODERAMENTO; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lucineide Lima de Paulo;

Todos os alunos da disciplina optativa do NEABI

Oficinas Educacionais: a Química em diálogo com as leis 10; 639 e 11; 645; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lucineide Lima de Paulo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosane Santos Mauro Monnerat

Para ficar mais próximo de você a gente vai longe; Implicar o outro no discurso como estratégia de convencimento; A publicidade e o ato alocutivo; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Rosane Santos Mauro Monnerat;

Rosane Santos Mauro Monnerat

3; ?Entre barquinhos, carrões e um disco voador: como o sujeito se posiciona nas canções brasileiras dos anos 1960?; 2010; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Rosane Santos Mauro Monnerat;

Rosane Santos Mauro Monnerat

Silogismo: O raciocínio dedutivo em propagandas impressas; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosane Santos Mauro Monnerat;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAULO, Lucineide Lima de . NEABI - CDUC. 2016; Tema: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. (Blog).

SILVA, Jessyca C. P. ; PAULO, Lucineide Lima de . Mulheres Negras na Ciência: uma proposta de catálogo para a biblioteca da escola.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, Millena P. ; PAULO, Lucineide Lima de . Mulheres Negras na Ciência: do apagamento ao empoderamento. Uma proposta para contextualização de aulas de Química a partir dos nomes de grandes cientistas negras.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

PAULO, Lucineide Lima de . Regimento Interno do Campus Duque de Caxias. 2015. (Regimento Interno do Campus Duque de Caxias).

PAULO, Lucineide Lima de . Consumismo. 2005 (Sugestão de Atividades para o Ensino Médio) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mulheres Negras na Ciência: do apagamento ao empoderamento, Descrição: Este projeto busca realizar levantamento da presença de mulheres negras na ciência, construindo um material que possa ser aplicado em sala de aula para fortalecer a autoestima feminina dentro da área científica. (Contou com fomento no período 2018-2019; mas, na renovação para o período 2019-2020, não foi contemplado com recursos.). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucineide Lima de Paulo - Coordenador / Carla Mahomed Gomes Falcão Silva - Integrante / Carla Napoli Barbato - Integrante / Jessyca da Conceição Pedro da Silva - Integrante / Millena Pereira da Silva - Integrante / Izabella de Aquino Leandro - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias. , Avenida Perimetral República do Paraguai, Vila Sarapuí, 25050100 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27846108, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - 2002

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de Língua Portuguesa, com destaque às noções mínimas de Ortografia, Concordâncias e Regências, e Redação Oficial, com o fornecimento de modelos de textos comerciais (como Ofício, Carta Comercial etc), para uso dos alunos após a formação no curso de Secretário de Escolas.

Atividades

  • 03/2002 - 07/2002

    Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias, .,Estágio realizado, Regência de turma: Língua Portuguesa.

1999 - 2004

Pré Vestibulares e Cursinhos Preparatórios

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Aulas de Língua Portuguesa, Produção de Texto e/ou Literatura em cursos livres, preparatórios para o vestibular ou para concursos públicos. Não estive em um único curso, nem o período de contrato foi ininterrupto. Lecionei, entretanto, desde meu ingresso na Universidade até a aprovação no primeiro concurso público.

Atividades

  • 08/1999 - 01/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Produção de Texto, Língua Portuguesa, Literatura

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (após aposentadoria do antigo coordenador). Portaria 054 de 26/02/2019.

2008 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Vice-Coordenação NEABI.

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação do Projeto discente "I Mostra Pedagógica do Ensino de Química", durante a V Semacit no campus Duque de Caxias.

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação do Projeto discente "A química no cotidiano de um adolescente", durante a V Semacit no campus Duque de Caxias.

Atividades

  • 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias.,Cargo ou função, Comissão de Servidores para tratar de assuntos relativos à Infraestrutura e à Segurança do campus, instituída na data de 1 de março de 2016 pela Instrução Normativa 11, de 28/6/2016..

  • 02/2009

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Informação, Produção de Textos Acadêmicos

  • 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura

  • 03/2015 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo de Trabalho Regimento Interno do Campus Duque de Caxias.

2007 - 2008

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da disciplina de "Leitura, Interpretação e Produção de Textos" e Linguagem Jurídica.

Atividades

  • 02/2007 - 12/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura, Interpretação e Produção de Textos, Linguagem Jurídica

2005 - 2008

Escola Estadual Presidente Kennedy

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2005 - 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção de Texto

2007 - 2008

Escola Municipal José Ribeiro Guimarães (Nova Iguaçu)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora da rede pública municipal de Nova Iguaçu, lecionando a disciplina de "Incentivo à Leitura e à Produção Textual" para o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Atividades

  • 07/2007 - 02/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Incentivo à Leitura e à Produção Textual

2006 - 2006

Escola Estadual Vital Brasil

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 16

Outras informações:
Gratificação por Lotação Prioritária - GLP em Língua Portuguesa, para turmas de quinta série.

2004 - 2006

Escola Estadual Vital Brasil

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Outras informações:
Aulas de Ensino Religioso

Atividades

  • 04/2004 - 04/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

2004 - 2004

Seminário Maior Padre Júlio Chevalier

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de reforço de Língua Portuguesa e Produção Textual, visando ao aperfeiçoamento do uso da linguagem culta: em discursos orais, destaque às Concordâncias e Regências e, em textos escritos, à coerência e à coesão.

Atividades

  • 08/2004 - 09/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Produção de Texto