Jaqueline Nunes da Fonseca Cosendey

Possui Doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa/Literatura no Instituto nacional de Educação de Surdos (INES).

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Língua Portuguesa

2007 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d O Globo na década de 1940 e na atualidade
Helênio Fonseca de Oliveira. Palavras-chave: argumentação; discurso.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Língua Portuguesa

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Helênio Fonseca de Oliveira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Literatura Infantil. (Carga horária: 60h). , Portal Educação.

2012 - 2012

Educaçação Especial. (Carga horária: 80h). , Portal Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. "Como avaliar a produção textual de alunos surdos?". 2012. (Congresso).

IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES/O Lugar do Conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade. 2010. (Congresso).

XII Congresso de Estudos Literários. Leitor, Leitora: Literatura, Recepção, Gênero. 2010. (Congresso).

XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para educandos surdos. 2010. (Congresso).

V Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa.O oral e o escrito. 2009. (Seminário).

I Encontro Nacional - O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.O insólito em "A desitengração da morte", de Orígenes Lessa, e em "As intermitências da morte", de José Saramago. 2009. (Encontro).

XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2008. (Congresso).

III Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional:.A ilustre presença do insólito em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. 2008. (Outra).

VI Jornada Nacional de FIlologia.Algumas considerações sobre o uso estilístico dos sinais de pontuação. 2008. (Outra).

IX Fórum de Estudos Lingüísticos - Língua Portuguesa, Educação e Mudança & I Colóquio de Semiótica - Mundos Semióticos Possíves. 2007. (Outra).

VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2003. (Congresso).

VII Fórum de Estudos Lingüísticos. 2003. (Outra).

II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).

II Curso de Preparadores de Originais. 2002. (Oficina).

I Semana Nacional de Língua Portuguesa. 2002. (Outra).

5ª Mostra de Extensão.5ª Mostra de Extensão. 2001. (Outra).

VI Fórum de Estudos Lingüísticos. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helênio Fonseca de Oliveira

OLIVEIRA, H. F.. A expressividade da pontuação em Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Helênio Fonseca de Oliveira

OLIVEIRA, H. F.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativosd?O Globo na década de 1940 e na atualidade. 2011. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Teresa Gonçalves Pereira

PEREIRA, M. T. G.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativosd?O Globo na década de 1940 e na atualidade. 2011. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Teresa Gonçalves Pereira

PEREIRA, M. T. G.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d?O Globo na década de 40 e na atualidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Denise Salim Santos

Andre Crim Valente;SANTOS, D. S.; PEREIRA, M. T. G.; OLIVEIRA, I. M. P. F.; OLIVEIRA, H. F.. Argumentação na mídia impressa. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Crim Valente

VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, H. F.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; OLIVEIRA, Ieda Maria F. de; SANTOS, D. S.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Crim Valente

VALENTE, A. C.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Crim Valente

VALENTE, A. C.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helênio Fonseca de Oliveira

A expressividade da pontuação em Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helênio Fonseca de Oliveira;

Helênio Fonseca de Oliveira

Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d?O Globo na década de 40 e na atualidade; 2011; Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helênio Fonseca de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREGRINO, Giselly dos S. ; LOURO, V. O. ; COSENDEY, J. N. F. . Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para educandos surdos. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Volume XIV, no.03, 2010.

  • COSENDEY, J. N. F. . O insólito em "A desintegração da morte", de Orígenes Lessa e em "As intermitências da morte", de José Saramago. In: I Encontro Nacional - O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. O insólito em questão Anais do V Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional/ I Encontro Nacional Insólito como Questão na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009.

  • COSENDEY, J. N. F. . A ILUSTRE PRESENÇA DO INSÓLITO EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO. In: III Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional:, 2008, São Gonçalo. III Painel "Reflexões Sobre O Insólito na Narrativa Ficcional": O Insólito na Literatura e no Cinema Comunicações. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2008. p. 259-279.

  • COSENDEY, J. N. F. . Algumas considerações sobre o uso estilístico dos sinais de pontuação. In: VI Jornada Nacional de FIlologia, 2008, São Gonçalo. Atas da VI Jornada Nacional de Filologia, 2008.

  • COSENDEY, J. N. F. ; PEREGRINO, Giselly dos S. . Como avaliar a produção textual de alunos surdos?. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 02 Livro de Resumos., 2012. v. XVI.

  • COSENDEY, J. N. F. ; LOURO, V. O. ; PEREGRINO, Giselly dos S. . Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para educandos surdos. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010, Rio de Janeiro. L I V R O D E R E S U M O S D O X I V C N L F, 2010. v. 2.

  • COSENDEY, J. N. F. . O insólito em A desintegração da morte, de Orígenes Lessa, e em As intermitências da morte, de José Saramago. In: I Encontro Nacional - O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS (MESAS REDONDAS, SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES LIVRES) DO V PAINEL REFLEXÕES SOBRE O INSÓLITO NA NARRATIVA FICCIONAL: O INSÓLITO EM QUESTÃO/ I ENCONTRO NACIONAL DO INSÓLITO COMO QUESTÃO NA NARRATIVA FICCIONAL. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009.

  • COSENDEY, J. N. F. . A ilustre presença do insólito em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. In: III Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional:, 2008, São Gonçalo. Caderno de Resumos das Comunicações do III Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional: o insólito na literatura e no cinema. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2008.

  • COSENDEY, J. N. F. . Algumas considerações sobre o uso estilístico dos sinais de pontuação. In: VI Jornada Nacional de FIlologia, 2008, São Gonçalo. Livro de resumos da VI Jornada Nacional de Filologia, 2008.

  • COSENDEY, J. N. F. . 'Como avaliar a produção textual de alunos surdos?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREGRINO, Giselly dos S. ; COSENDEY, J. N. F. . Oficina de Libras: Gentileza e Inclusão de Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSENDEY, J. N. F. ; LOURO, V. O. ; PEREGRINO, Giselly dos S. . 'Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para educandos surdos'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSENDEY, J. N. F. . 'O insólito em 'A desintegração da morte', de Orígenes Lessa, e em 'As intermitências da morte', de José Saramago'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSENDEY, J. N. F. . 'Algumas considerações sobre o uso estilístico dos sinais de pontuação'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSENDEY, J. N. F. . 'A ilustre presença do insólito em 'Ensaio sobre a cegueira', de José Saramago'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOURO, V. O. ; COSENDEY, J. N. F. . Assessoria técnica em ensino de Língua Portuguesa para surdos - 2º segmento do Ensino Fundamental.. 2012.

COSENDEY, J. N. F. ; LOURO, V. O. . A Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2012.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Instituto Nacional de Educação de Surdos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português/Literatura, Carga horária: 40