Eni Ferreira Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), pós-graduação Lato Senso Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, ensino e redação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa

2013 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: "O Que Se não deve Dizer": Um estudo sobre as atitudes e crenças nas colunas de Cândido de Figueiredo
Orientador: Helênio Fonseca de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imaginário sociodiscursivo; Consultório gramatical; Cândido de Figueiredo; Política linguística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Política Linguistica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História da língua.

Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O vocativo "nem" no imaginário linguístico brasileiro,Ano de Obtenção: 2013
Helênio Fonseca de Oliveira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Especialização em Especialização em Língua Portuguesa

2010 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Imaginário linguístico no Orkut
Orientador: Helênio Fonseca de Oliveira

Graduação em Letras

1999 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Breve análise semântica do vocábulo ROSA.
Orientador: Darcília Marindir Pinto Simões

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, E. F. . X Grandes Noites de Chorinho em Conservatória. 2007. (Outro).

TEIXEIRA, E. F. . XIX Grande Noite de Chorinho em Conservatória. 2006. (Outro).

TEIXEIRA, E. F. . VII Grande Noite de Chorinho em Conservatória. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Minicurso ?Da competência linguageira ao discurso de persuasão?. 2015. (Outra).

VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa da UERJ.O vocativo. 2013. (Seminário).

VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa da UERJ. 2013. (Seminário).

XI Fórum de estudos Linguísticos -XI Felin da UERJ. 2012. (Outra).

XI Fórum de estudos Linguísticos -XI Felin da UERJ.Atitudes e crenças sobre o vocativo "Nem". 2012. (Outra).

I Seminário da Especialização em Língua Portuguesa da UERJ.Imaginário Linguístico no Orkut. 2011. (Seminário).

Jornadas de Estudo da Linguagem - UERJ. 2010. (Outra).

VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa - convergências e divergências - UERJ. 2010. (Seminário).

II Encontro de Estudos da palavra Cantada. 2006. (Congresso).

Jornada de Leitura III. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

TEIXEIRA, E. F.. Fundação VUNESP- Universidade Estadual Paulista - Avaliação de redações do Exame Nacional do Ensino Médio. 2017. Universidade Estadual Paulista.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Exame Nacional do Ensino Médio. 2015. Universidade de Brasília.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Exame Nacional do Ensino Médio. 2014. Universidade de Brasília.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. Universidade de Brasília.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 2012. Universidade de Brasília.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 2009. Universidade de Brasília.

TEIXEIRA, E. F.. Banca examinadora e corretora de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do vestibular UERJ. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, E. F.. Banca Avaliadora IX Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2011. Universidade Federal Fluminense.

TEIXEIRA, E. F.. Banca Avaliadora na VII Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2009. Universidade Federal Fluminense.

TEIXEIRA, E. F.. Jurada no III Festival de Esquetes do Centro Cultural Elbe de Holanda. 2003. Centro Cultural Elbe de Holanda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcia Deborah Ramos de Araujo

OLIVEIRA, P. D. H. F.; FREITAS, L. M. A.; ARAUJO, L. D. R.;ARAUJO, L.D.. O vocativo "nem" no imaginário linguístico brasileiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Vieira Peixoto Filho

PEIXOTO FILHO, F. V.. O que se não deve dizer: um estudo sobre as atitudes e crenças nas colunas de Cândido de Figueiredo. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luciana Maria Almeida de Freitas

OLIVEIRA, H. F.; ARAUJO, L. D. R.;FREITAS, L.M.A.. O vocativo "nem" no imaginário linguístico brasileiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luciana Maria Almeida de Freitas

OLIVEIRA, H. F.;FREITAS, L.M.A.; ARAUJO, L. D. R.; PEIXOTO FILHO, F. V.; CAMARA, T. M. N. L.. "O que se não deve dizer": um estudo sobre as atitudes e crenças nas colunas de Cândido de Figueiredo. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Maria Nunes de Lima Camara

OLIVEIRA, H. F.;CAMARA, Tania Maria N.L.; ARAUJO, L. D. R.; FREITAS, L. M. A.; PEIXOTO FILHO, F. V.. "O que se não deve dizer": um estudo sobre as atitudes e crenças nas colunas de Cândido de Figueiredo. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helênio Fonseca de Oliveira

O imaginário linguístico e o contrato de comunicação no Orkut; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Darcilia Marindir pinto Simões

Breve análise semântica do vocábulo ROSA; 2002; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Darcilia Marindir Pinto Simões;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, E. F. . BREVE PANORAMA HISTORIOGRÁFICO DA GRAMATICOGRAFIA: AS CONJUGAÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Temporis [ação] , v. 14, p. 61-73, 2015.

  • TEIXEIRA, E. F. . Os gêneros textuais consultório gramatical e artigo metalinguístico na obra de Cândido de Figueiredo. Vozes dos Vales , v. 10/2014, p. 1, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL), Descrição: O Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL) pensa e implementa pesquisas sobre linguística aplicada e língua portuguesa. Busca compreender aspectos morfossintáticos e semânticos, a fim de gerar suporte para a evolução de abordagens discursivas e gramaticais, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Eni Ferreira Teixeira - Coordenador / Fernando Vieira Peixoto Filho - Integrante / Carmen Pimentel - Integrante / Helênio Fonseca de Oliveira - Integrante / André Nemi Conforte - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Pesquisadora CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa em andamento - Doutorado em Língua Portuguesa

2002 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

2009 - 2013

Colégio de Aplicação da Uerj

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Docente - Substituto Auxiliar, Carga horária: 21

2002 - 2006

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dendê

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Professor de Pré-vestibular comunitário e como Professor de Apoio às Séries do Ensino Fundamental