Adalmir Leonídio

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e Livre Docência em História Ambiental do Brasil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: questão ambiental, violência rural, pensamento social e ideologia

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA

1999 - 2003

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Positivismo e utopia: as idéias do socialismo utópico no Brasil na segunda metade do século XIX
Orientador: Angela Mendes de Almeida
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Positivismo, socialismo, utopia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA

1996 - 1998

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Romantismo, conservadorismo e utopia no Brasil dos anos 20: Manoel Bomfim e Jackson de Figueiredo,Ano de Obtenção: 1998
Angela Maria Mendes de Almeida.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Romantismo - Conservadorismo - Utopia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em História

1991 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O romantismo conservador de Jackson de Figueiredo
Orientador: Conceção de Góes

Graduação em Agronomia

1990 - 1995

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Contaminação de pimentões por Xantomonas Campestris em fase de viveiro
Orientador: Osamu Kimura
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Raízes da violência rural no Brasil: Pontal do Paranapanema, 1990-2008, Ano de obtenção: 2010., Palavras-chave: Violência, Brasil, Pontal do Paranapanema., Grande área: Ciências Humanas

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Centro de Estudos Sociais - U. Coimbra, CES/UC, Portugal. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Intelectual.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Metodologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEONÍDIO, A. ; ALMEIDA JR., A. R. ; SORBILE, R. N. ; OLIVEIRA, A. F. . Mesa Redonda "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil". 2018. (Outro).

LEONÍDIO, A. . Primeira Oficina do Grupo de Pesquisa "Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais". 2016. (Outro).

LEONÍDIO, A. . O Judiciário e a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. 2015. (Outro).

LEONÍDIO, A. ; ALMEIDA JR., A. R. ; ALMEIDA, A. M. ; BEZERRA, A. A. S. . PLS 499/13 - A lei antiterrorismo no Brasil. 2014. (Outro).

LEONÍDIO, A. . Diálogos sobre violências no Brasil. 2009. (Outro).

LEONÍDIO, A. ; ALMEIDA JR., A. R. ; ALMEIDA, A. M. ; BEZERRA, A. A. S. . PLS 499/13 - A lei antiterrorismo no Brasil. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5a Jornada Universitária da Reforma Agrária.Mesa Redonda: O golpe de Estado de 2016 e a democracia no Brasil. 2018. (Outra).

Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo.Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo. 2015. (Seminário).

Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo.Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo. 2015. (Seminário).

Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo.Ações penais e criminalizarão dos movimentos sociais de luta pela terra no Estado de São Paulo. 2015. (Seminário).

Seminários do CES.Fundamentos para o estudo da cultura jurídica no Brasil. 2012. (Seminário).

Seminários do CES.Dimensões da violência rural no Brasil contemporâneo. 2011. (Seminário).

II Workshop do projeto temático "Mudanças Socioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para a Conservação".Sistemas agrários e dinâmica de paisagem: Piracicaba, 1765-1930. 2010. (Oficina).

I Workshop em Ecologia Aplicada.Sistemas agrários e dinâmica de paisagem: hipóteses de trabalho para estudos em história agrária e regional. 2010. (Oficina).

XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social.Memórias em movimento: relatos de viagem e evolução da paisagem na província de São Paulo (Brasil, século XIX). 2009. (Encontro).

XXVI Semana de História. De "boca do sertão" a mar de cana: considerações sobre a evolução da paisagem na formação da cidade de Piracicaba: 1726-1850. 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História.O conceito de paisagem em história. 2009. (Simpósio).

Mostra Nordeste Rural.Sertão, região e nação. 2007. (Outra).

Seminário Comemorativo dos 30 anos do CPDA - Temas e Áreas de Pesquisa em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.Revisitando a Lei de Terras. O caso do Pontal do Paranapanema. 2007. (Seminário).

V Seminário para Interação em Gestão Ambiental.Introdução à história do movimento ambiental. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade.Matar e desmatar. A ocupação inicial do Pontal do Paranapanema (1850-1930). 2007. (Simpósio).

VII Congresso Latino Americano de Sociologia Rural. O valor da violência. Conflitos rurais e esfera pública no Brasil. 2006. (Congresso).

XVIII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo.As raízes escravistas da violência rural no Brasil contemporâneo. 2006. (Encontro).

Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada.Os subliteratos e o campo intelectual no Brasil Império:o caso de Teixeira e Sousa. 2005. (Encontro).

II Colóquio do Pólo de Pesquisa em Relações Luso-Brasileiras. Teófilo Braga e o positivismo no Brasil. 2004. (Congresso).

XVII Encontro Regional de História - O lugar da história.O mundo do trabalho em alguns romances de José de Alencar. 2004. (Encontro).

XIX Encontro dos Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.Experiências rurais na literatura luso-brasileira da segunda metade do século XIX. 2003. (Encontro).

XVI Encontro Regional de História: Poderes e Representações.As narrativas de viagem na literatura utópica. 2002. (Encontro).

IX Encontro Regional de História: História, Memória e Comemorações.Manoel Bomfim: de médico por formação a historiador por vocação. 2000. (Encontro).

Espaços incivilizados e nação em representações literárias.O sertão e outros lugares: a idéia de nação em Paulo Prado e Manoel Bomfim. 1999. (Seminário).

XX Sinpósio Nacional de História.Literatura e História Narrativa. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriele Souza Valadão

MARQUES, P. E. M.;LEONÍDIO, A.; GOLDSCHMIDT, M. H.; BEZERRA NETO, L.. Estado, MST e políticas públicas para a agricultura familiar: o PRONERA em assentamentos do estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Mancilha Fontes

LEONÍDIO, A.; ALMEIDA JR., A. R.; ANDRADE, T. H. N.. Os meios de comunicação e a noção de gestão ambiental: uma análise das mensagens veiculadas pelo jornal Folha de S. Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Lestinge

LEONÍDIO, A.; CITELLI, A. O.; ALMEIDA JR., A. R.. A visão da ecologia no Jornal Nacional. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada Interunidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Helio Cesar Hintze

LEONÍDIO, A.; CASCINO, F. A.; ALMEIDA JR., A. R.. Ecoturismo na cultura de consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maíra Dzedzej

COSTA, H. K. M.; FAGA, M. T. W.; JARDINI, M.; ROSEMBACK, R. G.;LEONÍDIO, A.. Vulnerabilidade de energia elétrica urbana residencial: o caso da cidade de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Energia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Elizabete Barretto de Menezes Lopes

ALMEIDA JR., A. R.;LEONÍDIO, A.; PASCHOAL, A. D.; GIRARDI, I. M. T.; STERNBERG, J. L.. Os agrotóxicos na mídia. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Elizabete Barreto de Menezes Lopes

LEONÍDIO, A.; ALMEIDA JR., A. R.. Os agrotóxicos na mídia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberta Moraes Curan

LEONÍDIO, A.; MARQUES, P. E. M.; FREDERICO, S.. Multifuncionalidade da agricultura urbana de base agroecológica: um estudo na Zona Leste de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Natalia Gebrim Doria

DORIA, N. G.;LEONÍDIO, A.; MARQUES, P. E. M.. Agricultura familiar e promoção da saúde: um novo olhar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriele Souza Valadão

LEONÍDIO, A.; MARQUES, P. E. M.; BEZERRA NETO, L.. Estado, MST e políticas públicas para a agricultura familiar: o PRONERA em assentamentos do estado de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Solange Maria Bourlot

MARQUES, P. E. M.;LEONÍDIO, A.; LOURENCO, F. A.. Direito, sociedade, ambiente e reforma agrária: debates sobre a função socioambiental da propriedade na Argentina, Brasil e Paraguai. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Henrique Ventrilho França

FRANCA, L. H. V.;LEONÍDIO, A.; ALMEIDA JR., A. R.. Análise do discurso das mudanças climáticas no setor brasileiro de florestas plantadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Fernandes Nalon

LEONÍDIO, A.; MOLINA, S.; FERNANDEZ, F.; SORRENTINO, M.. Relações ser humano - natureza: fatores facilitadores e dificultadores da conservação ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.

LEONÍDIO, A.. Membro titular da Comissão Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Assistente. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FREDERICO, S.; SOUZA, J. G.;LEONÍDIO, A.; MARQUES, P. E. M.; MOTA, F. C. M.. Território, capital financeiro e agricultura. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

LEONÍDIO, A.; ALMEIDA JR., A. R.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; CARMOS, M. S.; IOKOI, Z. M. G.. Críticas e justificações em torno de alternativas agrícolas no estado de São Paulo. 2014. Universidade de São Paulo.

LEONÍDIO, A.. Parecer em projeto do edital 01/2019 - Empreendedorismo social, área de História. 2019. Universidade de São Paulo.

LEONÍDIO, A.. Parecerista ad hoc de projetos no Programa Unificado de Iniciação Científica e Tecnológica. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

LEONÍDIO, A.. Parecerista ad hoc de projetos submetidos à Coordenadoria de Iniciação Científica da UFSCar. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

LEONÍDIO, A.. Avaliação de projetos submetidos à Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica no período 01/04/2016 a 31/05/2016. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

LEONÍDIO, A.. Consultor ad hoc no Edital de Demanda Espontânea da FAPDF. 2016. Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal.

LEONÍDIO, A.. Consultor ad hoc no Edital de Demanda Espontânea da FAPDF. 2016. Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal.

LEONÍDIO, A.. Parecer de trabalhos para o 23o Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

LEONÍDIO, A.. Processo de avaliação de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica da UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.

LEONÍDIO, A.. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia. 2009. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

LEONÍDIO, A.. Comissão Científica do Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz. 2008. Universidade de São Paulo.

LEONÍDIO, A.. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

LEONÍDIO, A.. XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2006. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

LEONÍDIO, A.. XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2006. Universidade de São Paulo.

LEONÍDIO, A.; GONCALVES, M. A.; NOBREGA, L. A.. II Congresso de Pesquisa Científica. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LEONÍDIO, A.; NOBREGA, L. A.; GONCALVES, M. A.. XIV Jornada de Iniciação Científica. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Maria Mendes de Almeida

ALMEIDA, A. M.; Berthold Zilly; Luiz Flávio de Carvalho Costa; Raimundo Santos. Romantismo, conservadorismo e utopia no Brasil dos anos 20. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Angela Maria Mendes de Almeida

ALMEIDA, A. M.; Eli Napoleão de Lima; Joel Rufino dos Santos; Francisco Carlos Palomanes Martinho; Maria Paula Nascimento Araújo. Positivismo e utopia: as idéias do socialismo utópico no Brasil na segunda metade do século XIX. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

maria Paula nascimento Araújo

ARAUJO, M. P. N.. Positivismo e utopia: as idéias dos socialismo utópico no Brasil na segunda metade do século XIX. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Eli de Fátima Napoleão de Lima

LIMA, Eli de Fátima Napoleão de; ALMEIDA, Angela Maria Mendes de; ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; MARINHO, Francisco Carlos Palomanes; RUFINO, Joel. Positivismo e utopia: as idéias do socialismo utópico no Brasil na segunda metade do século XIX.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Andreia Cristina Lopes Frazao da Silva

SILVA, A.C. L. F. da; GÓES, Maria Conceição Pinto de. Romantismo e conservadorismo no Brasil dos anos 20. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Francisco Carlos Palomanes Martinho

MARTINHO, F. C. P.; ALMEIDA, A. M.; ARAUJO, M. P.; SANTOS, J. R.; LIMA, E.. Positivismo e utopia: as idéias do socialismo utópico no Brasil da segunda metade do século XIX. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariah Silva Leandro Campos

O papel dos municípios no cumprimento dos ODS 6,7,11,12,13,14 e 15 defendidas pela Agenda 2030 da ONU; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriele Souza Valadão

O Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária em assentamentos do estado de São paulo; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada Interunidades) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Djalma Nery Ferreira Neto

Caminhos e perspectivas para uma Permacultura Popular Urbana no Brasil: um estudo comparado; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Morgane Isabelle Hélène Retière

Agricultores familiares em circuitos curtos de comercialização; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Isabela Kojin Peres

O DEBATE SOBRE AS ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO NO YOUTUBE: UMA ANÁLISE DOS GRUPOS DE INTERESSE; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo; (Coorientador);

Estela Maria de Azevedo Nery Ferreira

Demandas sociais e movimento ambientalista: um estudo de caso na Rede de Educação Cidadã; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo; (Coorientador);

Carolina de Albuquerque

Ministério Público Federal (MPF) versus Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA): Existe uma solução razoável para os assentamentos na Amazônia Legal?; Início: 2013; Tese (Doutorado em Ecologia Aolicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

LUCIANE CRISTINA DE GASPARI

Território e estratégias familiares: estudo de assentamentos rururbano; Início: 2013; Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Patrícia Mariana Fino

Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira; Início: 2012; Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Beatriz Regina Pereira Soares

As manifestações de ódio e preconceito contra os pobres e a pobreza nas redes sociais: dimensões e sentidos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas - USP; (Orientador);

Pamella Sales Grandini

A criminalização do funk nas redes sociais como expressão do ódio e do preconceito contra a periferia; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas - USP; (Orientador);

Nathalia Rocha de Miranda

Manutenção de sítio na internet e monitoramento de dados do Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade de São Paulo; Programa Unificado de Bolsas - USP; (Orientador);

Gabriel Murílio Colombo de Freitas

As expropriações e os quilombos no Brasil: entraves entre o reconhecimento e a titulação; 2019; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adalmir Leonídio;

André Caliento Barone

Capital natural: a realidade como mercadoria; 2019; Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adalmir Leonídio;

Solange Maria Bourlot

Direito, sociedade, ambiente e reforma agrária: debates sobre a função socioambiental da propriedade na Argentina, Brasil e Paraguai; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Adalmir Leonídio;

Edson Pereira de Souza Leão Neto

Ecologia e Romantismo: uma análise do pensamento de Ivan Illich; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adalmir Leonídio;

Luiz Henrique Simões Franco

Desenvolvimento territorial na Vila de Paranapiacaba (SP): o caso do uso do Cambuci; 2012; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adalmir Leonídio;

Mariangel Nieves Marcano

O Poder Judiciário e a queima da cana em Piracicaba/SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adalmir Leonídio;

André Luiz Ferreira da Silva

Onde os direitos ambientais se sobrepõem aos direitos étnicos; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adalmir Leonídio;

Ana Paula Zaguetto Alves

O Jornal Nacional e a crise ambiental; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Sara Maria Gomez Rivera

Cultura ecológica e cidadania em Piracicaba; 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia aplicada - Interunidades ESALQ-CENA) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adalmir Leonídio;

André Toshio Villela Iamamoto

A concepção de fertilidade do agroecossistema: o debate entre a agricultura industrial e a agroecologia; 2017; Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adalmir Leonídio;

Younes Bari

O medo do escravo, 1869-1871; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Guilherme Ramalho Santos

A herança criminal brasileira: tendências punitivas após a Abolição; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Gabriel Maurílio Colombo de Freitas

Resistências e obstáculos à acumulação primitiva no Vale do Ribeira/SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Mariana Martins

Criminalização da pobreza: a herança escravocrata brasileira; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Bianca França Cintra Baptista

O Judiciário e a criminalização dos movimentos sociais no Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas - USP; Orientador: Adalmir Leonídio;

Juliana Theophilo Garcia

Demografia, ocupação produtiva do solo e evolução da paisagem na região de Piracicaba; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adalmir Leonídio;

Nathalia Rocha Miranda

Construção e monitoramento do site do Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas - USP; Orientador: Adalmir Leonídio;

Pillar Augusta Ongaro Modolo

Os limites do Ministerio Público dentro da cultura jurídica brasileira; 2013; Orientação de outra natureza; (Estágio Supervisionado em Economia e Sociologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Lucas Cepa Freiria

A questão das terras patrimoniais em Piracicaba; 2013; Orientação de outra natureza; (Estágio Supervisionado em Economia e Sociologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Fábio Viesi de Mello

Aspectos da evolução do mercado interno de Piracicaba, 1925-1936; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Matheus Fernandes van Dender

Aspectos da evolução do mercado interno de Piracicaba, 1946-1955; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Dimithre Demofrio Michellim

Aspectos da evolução do mercado interno de Piracicaba, século XIX; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Graziela Nunes Correr

Custos de produção em assentamentos de Sumaré (SP); 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Isabela Cristina Gomes Pires

Análise do processo participativo no Plano Diretor da cidade de Piracicaba; 2007; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Graziela Nunes Correr

A prática agroecológica em alguns assentamentos do MST na região de Sumaré (SP; 2006; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Adalmir Leonídio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Maria Mendes de Almeida

ROMANTISMO, CONSERVADORISMO E UTOPIA NO BRASIL DOS ANOS 20; 1998; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela Maria Mendes de Almeida;

Angela Maria Mendes de Almeida

Positivismo e utopia: as idéias do socialismo utópico no Brasil da segunda metade do século XIX; 2003; Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Angela Maria Mendes de Almeida;

Maria Conceição Pinto de Góes

O Pensamento de Jackson Figueredo; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Conceição Pinto de Góes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Leonidio, Adalmir . Utopias pós-colapso. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas , v. 28, p. 15-22, 2019.

  • LEONÍDIO, A. . Apontamentos para a compreensão do conservadorismo jurídico-penal no Brasil. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS , v. 4, p. 427-447, 2018.

  • LEONÍDIO, A. ; GARMES, K. M. . José de Alencar, um romântico contra a pena de morte?. Labirinto (UNIR) , v. 25, p. 65-98, 2017.

  • LEONÍDIO, A. . A exceção brasileira. Juízes para a Democracia , v. 17, p. 3-3, 2017.

  • LEONÍDIO, A. . Ações penais e criminalização dos movimentos sociais de luta pela terra no Pontal do Paranapanema, SP, 1990-2014. Contemporânea , v. 6, p. 1-19, 2016.

  • LEONÍDIO, A. . Muito além da impunidade: uma análise da atuação do Judiciário nos conflitos de terra do Pontal do Paranapanema. Antíteses , v. 9, p. 13-28, 2016.

  • LEONÍDIO, A. . Tendencias criminais e punitivas na província de São Paulo na segunda metade do século XIX. Revista Crítica Histórica , v. 7, p. 1-26, 2016.

  • LEONÍDIO, A. . A alma do campo no exílio da cidade: vivências citadinas e experiência rural na literatura portuguesa do século XIX. FÊNIX - Revista de História e Estudos Culturais , v. 13, p. 7-27, 2016.

  • LEONÍDIO, A. . Contributos históricos e analíticos ao estudo da formação do sistema de justiça no Brasil. Cadernos de Estudos Sociais , v. 31, p. 33-56, 2016.

  • LEONÍDIO, A. . Das modalidades e dos modos de criminalizar: a repressão aos movimentos sociais de luta pela terra no Pontal do Paranapanema/SP. Campo - Território , v. 10, p. 28-58, 2015.

  • LEONÍDIO, A. . Da mentalidade criminalizante no Brasil. Juízes para a Democracia , v. 15, p. 04-04, 2015.

  • Leonidio, Adalmir . Justiceiros e vingadores em obras literárias de Camilo Castelo Branco e Franklin Távora. Fenix: revista de historia e estudos culturais , v. 11, p. 10-32, 2014.

  • Leonidio, Adalmir . A criminalização do MST e a formação dos operadores do sistema de justiça no Brasil. Antíteses (Londrina) , v. 7, p. 417-441, 2014.

  • LEONÍDIO, A. . Piracicaba no século XIX: uma paisagem em mudança. Esboços , v. 20, p. 101-122-122, 2013.

  • LEONÍDIO, A. . Violência e desigualdade: reflexões sobre o problema da violência rural no Brasil contemporâneo. Revista Crítica de Ciências Sociais , v. 97, p. 34-49, 2012.

  • LEONÍDIO, A. . Fundamentos para o estudo da cultura jurídica no Brasil. Oficina do CES , v. 384, p. 1-46-46, 2012.

  • LEONÍDIO, A. ; DENOFRIO, D. . Tendências do mercado interno de Piracicaba/SP entre os séculos XIX e XX. Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso) , v. 4, p. 109-128, 2011.

  • LEONÍDIO, A. . Natureza e representação nacional no Brasil dos anos 1930. Fênix (UFU. Online) , v. 7, p. 1-20, 2010.

  • LEONÍDIO, A. . Violências fundadoras: o Pontal do Paranapanema entre 1850 e 1930. Ambiente e Sociedade (Campinas) , v. 12, p. 37-48, 2009.

  • LEONÍDIO, A. . As idéias do socialismo utópico no Brasil. Cadernos de história (UFOP. Mariana) , v. 2, p. 98-117, 2009.

  • LEONÍDIO, A. . Utopia e positivismo nos primórdios do movimento operário no Brasil. Perseu: História, Memória e Política , v. 4, p. 55-77, 2009.

  • LEONÍDIO, A. . Carbonários, maçons, positivistas e a questão social no Brasil na virada do século XIX. Fênix (Uberlândia) , v. 5, p. 01-18, 2008.

  • LEONÍDIO, A. . Notas de pesquisa sobre a correspondência entre Alceu Amoroso Lima e Jackson de Figueiredo (1919-1928). Fênix (Uberlândia) , v. 4, p. 1-17, 2007.

  • LEONÍDIO, A. . Utopias sociais e cientificistas no Brasil no final do século XIX. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 14, p. 921-935, 2007.

  • LEONÍDIO, A. . O republicanismo social no Brasil na passagem do Império à República. Diálogos (Maringá) , v. 11, p. 23-45, 2007.

  • LEONÍDIO, A. . Utopias românticas da natureza. Esboços (UFSC) , v. 17, p. 15-37, 2007.

  • LEONÍDIO, A. . A utopia da nação: nacionalismo e pensamento de esquerda no Brasil no início do século XX. Esboços (UFSC) , Florianópolis, v. 14, 2006.

  • LEONÍDIO, A. . Utopias por um mundo melhor. História Hoje, Internet, n.n. 7, 2005.

  • LEONÍDIO, A. . Romantismo e conservadorismo em Jackson de Figueiredo. Fragmentos de Cultura - Humanidades, Goiânia, v. 15, n.5, 2005.

  • LEONÍDIO, A. . Religião e filantropia: a Maçonaria Católica do Brasil (1890-1910). Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 10, n.2, p. 23-45, 2005.

  • LEONÍDIO, A. . Saint-simonismo e positivismo nos primórdios do movimento operário no Brasil. Mediações, Londrina/PR, v. 10, n.1, 2005.

  • LEONÍDIO, A. . Os vencidos da vida: literatura e pessimismo em Portugal na segunda metade do século XIX. Via Atlântica, São Paulo, v. 7, p. 75-98, 2004.

  • LEONÍDIO, A. . Utopias sociais em meio ao desencantamento do mundo na França do século XIX. Estudos de História , Franca - SP, v. 11, n.1, p. 136-158, 2004.

  • LEONÍDIO, A. . Esta palavra socialismo. Textos de História , Brasília, v. 13, n.2, 2004.

  • LEONÍDIO, A. . O positivismo e a questão social: as origens do trabalhismo carioca. Revista da Universidade Rural - Série Ciências Humanas, Rio de Janeiro, 2003.

  • LEONÍDIO, A. . Uma biografia de um autor esquecido. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ) , RIO DE JANEIRO, n.16, p. 01-198, 2001.

  • LEONÍDIO, A. . Romantismo, positivismo e política no Brasil. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas , RIO DE JANEIRO, v. 22, n.1, p. 01-129, 2000.

  • LEONÍDIO, A. . Em torno das origens: Leroy-Beaulieu e o pensamento social brasileiro. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ) , RIO DE JANEIRO, v. 13, p. 119-138, 1999.

  • LEONÍDIO, A. . Utopias por um mundo melhor. In: Cidoval Morais de Sousa. (Org.). Um convite à utopia. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2016, v. 1, p. 135-168.

  • LEONÍDIO, A. . A força da tradição. O rural e o urbano na paisagem de Piracicaba, na passagem do século XIX para o XX. In: Janes Jorge. (Org.). Cidades paulistas. 1ed.São Paulo: Alameda, 2015, v. , p. 73-93.

  • LEONÍDIO, A. . Violencia, esfera pública y mediación de conflictos rurales en Brasil. In: Noemi M. Girbal-Blacha; Sonia Regina Mendonça. (Org.). Cuestiones agrarias en Argentina y Brasil. Argentina: Prometeo, 2007, v. , p. 127-148.

  • LEONÍDIO, A. . O sertão e outros lugares: a idéia de nação em Paulo Prado e Manoel Bomfim. In: Angela Mendes de Almeida; Berthold Zilly e Eli de Fátima Napoleão de Lima. (Org.). De sertão, deserto e espaços incivilizados. 1ed.RIO DE JANEIRO: MAUAD, 2001, v. , p. 01-301.

  • LEONÍDIO, A. . E se Voltaire pudesse escrever uma carta a Sérgio Moro, o que ele diria?. Fragmentos - Diversitas, São Paulo, p. 1 - 1, 03 jun. 2018.

  • LEONÍDIO, A. . Golpe ou impeachment? Um exemplo de batalha de memória?. Fragmentos, São Paulo, p. 1 - 1, 10 abr. 2018.

  • LEONÍDIO, A. . Sobre intolerância, democracia e direito à livre opinião. Fragmentos - Diversitas, São Paulo, p. 1 - 1, 10 nov. 2017.

  • LEONÍDIO, A. . O crime de ser pobre no Brasil. Fragmentos - Diversitas, p. 1 - 1, 14 set. 2017.

  • LEONÍDIO, A. . Sentido histórico do ódio e da crueldade no Brasil. Fragmentos - Diversitas, São Paulo, p. 1 - 1, 12 jul. 2017.

  • LEONÍDIO, A. . O valor da desigualdade no Brasil. Centro de Mídia Independente, internet, 07 abr. 2006.

  • LEONÍDIO, A. ; BRITO, S. C. . As raízes da democracia no Brasil. Jornal de Commercio, Rio de Janeiro, 03 ago. 1997.

  • LEONÍDIO, A. . O conceito de paisagem em História. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza: UFC, 2009. p. 12-21.

  • LEONÍDIO, A. . Memórias em movimento: relatos de viagem e evolução da paisagem na província de São Paulo. In: XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, 2009, Porto. XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social - Memória Social, Patrimónios e Identidades. Porto: Universidade do Porto, 2009. p. 1-22.

  • LEONÍDIO, A. . Natureza e moralidade. Em torno de alguns manuais de agricultura do século XIX no Brasil. In: IV Encontro Nacional ANPPAS - Mudanças Ambientais Globais, 2008, Brasília. Anais do IV Encontro Nacional da ANPPAS. Brasília, 2008. p. 120-131.

  • LEONÍDIO, A. . Revisitando a Lei de Terras. O caso do Pontal do Paranapanema. In: Seminário Comemorativo dos 30 anos do CPDA - Temas e Áreas de Pesquisa em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, 2007, Rio de Janeiro. Seminário Comemorativo dos 30 anos do CPDA - Temas e Áreas de Pesquisa em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, 2007. p. 1-11.

  • LEONÍDIO, A. . Matar e desmatar. A ocupação inicial do Pontal do Paranapanema (1850-1930). In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade, 2007, São Leopoldo/RS. XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2007.

  • LEONÍDIO, A. . As raízes escravistas da violência rural no Brasil contemporâneo. In: XVIII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo, 2006, Assis. Anais do XVIII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo. Assis: Unesp, 2006. p. 13-22.

  • LEONÍDIO, A. . O valor da violência. Conflitos rurais e esfera pública no Brasil. In: VII Congresso Latino Americano de Sociologia Rural, 2006, Quito. La cuestión rural en América Latina: exclusión e resistencia. Quito: FLACSO/ALASRU, 2006. p. 01-22.

  • LEONÍDIO, A. . Teófilo Braga e o positivismo no Brasil. In: Teófilo Braga e o positivismo no Brasil, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio do Pólo de Pesquisa em Relações Luso-Brasileiras. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2004. p. 153-162.

  • LEONÍDIO, A. . Experiências rurais na literatura luso-brasileira da segunda metade do século XIX. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa, 2003, Curitiba. Imaginário: o não-espaço do real. Curitiba: UFPR, 2003. p. 06-13.

  • LEONÍDIO, A. . Os subliteratos e o campo intelectual no Brasil Império: o caso de Teixeira e Sousa. In: Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro: UERJ, 2005. p. 177.

  • LEONÍDIO, A. . O mundo do trabalho em alguns romances de José de Alencar. In: XVII Encontro Regional de História, 2004, Campinas. XVII Encontro Regional de História - O lugar da história. Campinas: UNICAMP, 2004.

  • LEONÍDIO, A. . As narrativas de viagem na literatura utópica. In: XVI Encontro Regional de História: Poderes e Representações, 2002, Franca. Caderno de Resumos - XVI Encontro Regional de História:. Franca: UNESP, 2002. p. 01-275.

  • LEONÍDIO, A. . Manoel Bomfim: de médico por formação a historiador por vocação. In: IXº Simpósio Regional de História, 2000, Niterói - RJ. CADERNO DE RESUMOS - IX SÍMPÓSIO REGIONAL DE HISTÓRIA:. NITERÓI: UFF, 2000. p. 01-296.

  • LEONÍDIO, A. . O sertão e outros lugares: a idéia de nação em Paulo Prado e Manoel Bomfim. In: Espaços Iincivilizados e nação em representações literárias, 1999, Rio de Janeiro - RJ. De sertões, desertos e espaços incivilizados. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. p. 01-301.

  • LEONÍDIO, A. . Literatura e História Narrativa. In: XX Sinpósio Nacional de História, 1999, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 1999. p. 255.

  • LEONÍDIO, A. . Limites e contribuições da indústria sucroalcooleira para o desenvolvimento regional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEONÍDIO, A. . Manoel Bomfim: de médico por formação a historiador por vocação. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2000 (Texto impresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FUHRMANN, L. ; LEONÍDIO, A. . Milícias e fuzis: as más companhias de Nabhan Garcia, o homem de Bolsonaro para a reforma agrária. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEONÍDIO, A. . Policiais responsáveis pelas mortes de agricultores no Pará não são punidos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEONÍDIO, A. . Raízes da violência rural: um estudo da região do Pontal do Paranapanema (SP). 2009. (Relatório de pesquisa).

LEONÍDIO, A. . XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, 13 e 14 de novembro de 2009, Porto, Portugal. 2009. (Relatório de pesquisa).

LEONÍDIO, A. . VII Congreso Latinoamericano de Sociología Rural, FLACSO, Quito, Ecuador. 2006. (Relatório de pesquisa).

LEONÍDIO, A. . FAVOR E CORONELISMO. 1996 (PALESTRA) .

LEONÍDIO, A. . ÉTICA, PROFISSIONALISMO E PODER. 1996 (PALESTRA) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Formação e cultura jurídico-política dos operadores do sistema judicial do estado de São Paulo, Descrição: O projeto tem por propósito analisar os meios e as maneiras pelas quais se dão o processo de formação de nossos operadores do sistema judicial do estado de São Paulo. Busca entender esta formação como oportunidade de ganho em poder e prestígio social e reforço das hierarquias sociais historicamente herdadas. Mas, simultaneamente, como meio de reforçar uma espécie de novo "consenso da coerção", que está avançando por todo o mundo. Está baseado em ampla documentação escrita, com origem em diferentes centros, tais como universidades, instituições ligadas ao Estado, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2015

    Conflitos de terra e cultura jurídica. Um estudo do perfil político e cultural e da atuação da magistratura no Pontal do Paranapanema/SP, Descrição: A pesquisa tem por propósito investigar o perfil político e cultural da magistratura paulista que tem atuado em conflitos de terra, em especial na região do Pontal do Paranapanema. A hipótese central é a de que se trata de um perfil profundamente conservador e elitista, herdado não apenas de sua formação universitária exageradamente formalista, como também de um estilo de pensamento que predomina entre brasileiros, herdado historicamente, e que vê de forma desigual os membros da nação. Este sentimento da desigualdade reflete-se na aguda sensibilidade destes profissionais para a violação de direitos individuais dos mais pobres e para sua criminalização. A pesquisa estará centrada na análise de um conjunto de processos movidos contra sem terras, bem como em entrevistas a serem aplicadas à magistratura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 2011 - 2012

    Fundamentos para o estudo da cultura jurídica no Brasil, Descrição: Este seminário apresenta as principais conclusões de um estudo preparatório de uma pesquisa mais ampla, a ser desenvolvida no Brasil entre 2012 e 2013, sobre os conflitos de terra na região do Pontal do Paranapanema ? interior do Estado de São Paulo ? e a atuação do Judiciário. Ele busca pensar a cultura jurídica no país a partir das especificidades de seu processo de modernização (inclusive jurídica), a fim de fornecer um quadro teórico e metodológico que sirva de referência para o trabalho empírico a ser realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2012

    Formas de ocupação, uso do solo e evolução da paisagem nas regiões de Rio Claro e Piraciacaba, Descrição: Este trabalho pretende reconstruir historicamente as paisagens em torno das regiões de Piracicaba e Rio Claro. Numa primeira etapa, será contemplado um período de cerca de cem anos, entre início do século XIX e início do XX, a fim de perceber que alterações sofreram em sua forma e função a paisagem, a partir do tipo de uso do solo que lhe foi destinado: cana, café, criação de gado, indústria, etc. Numa segunda etapa, será estudado o período posterior, iniciando-se por volta de 1920/1940 e indo até os dias atuais, onde a paisagem destas regiões tende a ser dominada pela cana, em primeiro lugar e, depois, por eucaliptos e pastagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2009

    Raízes da violência rural no Brasil contemporâneo, Descrição: A proposta central do estudo é a de fazer uma sociologia da violência no campo, tendo por eixos analíticos a aceitação da impunidade e a percepção do espaço público que permite a naturalização da desigualdade e da injustiça. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2007 - 2008

    Exposições e multimeios de resgate histórico das técnicas e tecnologias em ciências agrárias, Descrição: O projeto busca realizar um resgate histórico, através de exposições museográficas e multimeios, das técnicas e tecnologias agrícolas da região centro-oeste de São Paulo. Usará, para esse fim, tanto o acervo do próprio Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, como materiais oriundos de outras fontes a serem pesquisadas. Tem por finalidade ainda, constituir material de apoio educacional para as diferentes áreas que tratam do rural e do agrícola. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    O positivismo como utopia social, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador.

  • 1999 - 2003

    Positivismo e utopia: as idéias socialistas no Brasil na segunda metade do século XIX, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1998

    Romantismo e conservadorismo no Brasil dos anos 1920: Manoel Bomfim e Jackson de Figueiredo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1992 - 1994

    Estudos de transmissibilidade e controle de Xanthomonas Campestris Pv. Vesicatoria em sementes de tomate e pimentão, Descrição: A pesquisa visava estudar a capacidade de dispersão da bactéria em mudas de pimentão em condições de viveiro, testando vários níveis iniciais de contaminação de sementes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalmir Leonídio - Integrante / Osamu Kimura - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. , ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, São Dimas, 13418900 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (019) 34294376, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade de Coimbra

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Congregação Universitária na categoria Professor Associado.

    • 07/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Economia e Sociologia Rural.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho Departamental.

    • 06/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Científica do Museu Luiz de Queiroz/USP.

    • 07/2006

      Ensino, Ecologia Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Natureza e modernidade: fundamentos para o estudo do mundo moderno e contemporâneo, Leituras Clássicas da Formação Social Brasileira

    • 03/2006

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Formação Econômica do Brasil, História Ambiental do Brasil, História do Movimento Ambiental

    • 02/2013 - 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada.

    • 03/2010 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada.

    • 05/2009 - 02/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Pós-Graduação (PPGI-EA).

  • 2010 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Científico

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2003 - 03/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica e Admnistrativa do Brasil, História da América I, História da América III, História do Brasil II, História do Brasil III, História Econômica Geral, Metodologia da História, Teoria da História

  • 2001 - 2002

    Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2001 - 05/2002

      Estágios , Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, .,Estágio realizado, Doutorado Sanduíche.