Ana Carolina Costa Cruz

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Administração, com ênfase na Gestão do Esporte, pela Universidade Nove de Julho (2015). Professora da UNIESP/Moacyr Bastos e da UNIVERITAS. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2003 é professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Participa do Laboratório de História do Esporte e do Lazer (SPORT) da UFRJ e organiza o GEEP (Grupo de Estudos sobre Esportes com Prancha). Gestora do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe (CADES).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educacao Fisica

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mulheres nas pranchas: trajetórias das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960),Ano de Obtenção: 2012
Victor Andrade Melo.Coorientador: Silvia Ludorf. Palavras-chave: historia genero surf.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Mestrado profissional em Administração

2013 - 2015

Universidade Nove de Julho
Título: Diversificação na gestão estratégica em microempresas de ensino do surfe: um estudo multicasos, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Edmilson de Oliveira Lima
Palavras-chave: gestão de esportes; diversificação; gestão estratégica; surfe.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Graduação em licenciatura educação fisica

1995 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Relato de uma escola comunitária: como se insere a educação fisica
Orientador: Lino Castellani Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2003

gestão escolar. (Carga horária: 240h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do esporte.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Esporte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportivati v. 2015. (Congresso).

XVI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP.Contribuições para a fidelização de clientes pela implantação do turismo esportivo em uma pequena organização de ensino do surfe. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Paulo Lara de Siqueira

LIMA, E.; BASTOS, F.C.;SIQUEIRA, J. P. L.. Diversificação na gestão estratégica em microempresas de ensino de surf: um estudo multicasos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Adm. Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

Jocimar Daolio

DAOLIO, J.. Relato de uma Escola Associativa: como se insere a educação física?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Lino Castellani Filho

Castellani Filho, Lino.. Relato de uma Escola Associativa: Como se insere a Educação Física?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física UNICAMP.

Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Melo, V.A.;LÜDORF, S. M. A.PALMA, A.; Dias, C. A. G.. Mulheres nas pranchas: trajetórias das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Melo, V.A.;LÜDORF, S. M. A.; FORTES, R.. Mulheres nas pranchas: a trajetória das primeiras competidoras do surfe feminino. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Desportos.

Rafael Fortes Soares

FORTES, RafaelMELO, V. A.; LUDORF, S. M. A.. Mulheres nas pranchas: a trajetória das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao Fisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Moreno

MORENO, A.. Relato de uma escola associativa: Como se insere a Educação Física?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Victor andrade de Melo

MELO, V. A.. Mulheres nas pranchas: trajetória das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Victor andrade de Melo

MELO, V. A.. Primórdios do surfe feminino no Rio de Janeiro (qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Henrique César Melo Ribeiro

LIMA, E.;COSTA, B. K.RIBEIRO, Henrique César Melo. DIVERSIFICAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM MICROEMPRESAS DE ENSINO DO SURFE: UM ESTUDO QUALITATIVO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

Edmilson de Oliveira Lima - Edmilson Lima

LIMA, EdmilsonLIMA, EdmilsonSIQUEIRA, J. P. L.; BASTOS, Flávia da Cunha. Diversificação na Gestão Estratégica em Microempresas de Ensino do Surfe: Um Estudo Multicasos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

Cleber Augusto Gonçalves Dias

DIAS, Cleber; MELO, V.; PALMA, A.; MARIA, S.. Mulheres de pranchas: trajetórias das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960). 2012. Dissertação (Mestrado em Educacao Fisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávia da Cunha Bastos

LIMA, E. O.; SIQUEIRA, J.P.L.;BASTOS, Flávia da Cunha. Diversificação na Gestão Estratégica em Microempresas de Ensino do Surfe: um estudo multicasos. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vanessa Soly

Diferentes possibilidades para a implantanção do surfe na escola; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvana Venâncio

O Significado do Esporte para Mulheres Atletas de Basquetebol; 1997; 80 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo e Pesquisa da Unicamp; Orientador: Silvana Venâncio;

Jocimar Daolio

O Significado do Esporte para Mulheres Atletas de Basquetebol; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jocimar Daolio;

Euza Maria de Paiva Gomes

Práticas gerenciais estratégicas: O caso do surf; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em gestão do esporte) - Universidade Nove de Julho; (Orientador);

Lino Castellani Filho

Relato de uma Escola Associativa: Com se insere a Educação Física?; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física UNICAMP; Orientador: Lino Castellani Filho;

Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Mulheres nas pranchas: trajetórias das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960); 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Sílvia Maria Agatti Lüdorf;

Andréa Moreno

Relato de uma escola associativa: como se insere a Educação Física?; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Andrea Moreno;

Victor andrade de Melo

Mulheres nas pranchas: trajetória das primeiras competidoras do surfe carioca (década de 1960); 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Victor Andrade de Melo;

Edmilson de Oliveira Lima - Edmilson Lima

Diversificação na Gestão Estratégica em Microempresas de Ensino do Surf: Um Estudo Qualitativo; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho, Uninove; Orientador: Edmilson de Oliveira Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, A. C. C. ; LIMA, E. . Motivos e Resultados da Diversificação em Microempresas de Ensino do surfe do Rio de Janeiro. Revista de Gestão e Negócios do Esporte , v. 1, p. 91-108, 2016.

  • CRUZ, A. C. C. . CONTRIBUIÇÕES PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES PELA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO ESPORTIVO EM UMA PEQUENA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO DO SURFE. Revista Inteligência Competitiva , v. 6, p. 243-262, 2016.

  • CRUZ, A. C. C. . FERNANDA GUERRA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SURFE CARIOCA NA DÉCADA DE 1960. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review , v. 2, p. 117, 2013.

  • CRUZ, A. C. C. . Primeiras competidoras do surfe carioca: trajetória de três mulheres de 1960. 13. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015.

  • SANTOS, J. M. C. M. ; SALLES, C. A. S. ; CRUZ, A. C. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Rio de Janeiro: a "Cidade Maravilhosa" e o eterno Maracanâ. In: Ary José Rocco Junior;. (Org.). Os Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e o legado da Copa do Mundo 2014: o padrão FIFA, o consumidor do esporte e o enntretenimento. 1ed.: OJM Casa Editorial, 2018, v. , p. 605-672.

  • MAZZEI, L. C. ; CRUZ, A. C. C. . Um Longo Caminho: memória institucional da gestão do judô no Brasil. In: Ary José Rocco Junior; Cacilda Mendes do Santos Amaral; Flávia da Cunha Bastos; Leandro Carlos Mazzei. (Org.). Ensaios sobre Gestão do Esporte: reflexões e contribuições do GEPAE/EEFE-USP. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 105-128.

  • CRUZ, A. C. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . O modelo de gestão da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro: uma visão crítica. In: Ary José Rocco Junior; Cacilda Mendes do Santos Amaral; Flávia da Cunha Bastos; Leandro Carlos Mazzei. (Org.). Ensaios sobre Gestão do Esporte: reflexões e contribuições do GEPAE/EEFE-USP. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 149-170.

  • FLEURY, F. A. ; CORAT, P. ; ISABELLA, G. ; ARAUJO, A. C. ; FELDMANN, P. R. ; CRUZ, A. C. C. . Um ?Campo? de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo Sob A Perspectiva Da Identidade Social. In: VII Encontro de Marketing da Anpad - EMA, 2016, Belo Horizonte. EMA Anpad 2016, 2016.

  • SIQUEIRA, J. P. ; CRUZ, A. C. C. . Escolas de surfe e suas redes de relacionamento: do amadorismo ao profissionalismo. In: XVIII SemeAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2015, São Paulo. XVIII SemeAD, 2015.

  • CRUZ, A. C. C. ; GOMES, E. M. . Contribuições para a fidelização de clientes pela implantação do turismo esportivo em uma pequena organização de ensino do surfe. In: XVI SEMEAD Seminários em Administração, 2013, São Paulo. XVI SEMEAD Seminários em Administração, 2013.

  • CRUZ, A. C. C. . Institucionalização do surfe e a participação das mulheres. In: XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2012, São Gonçalo. Anais XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2012.

  • CRUZ, A. C. C. . Primeiras competidoras do surfe carioca: década de 1960. In: XI Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais XI Encontro Nacional de História Oral, 2012.

  • CRUZ, A. C. C. . Mulheres nas pranchas:trajetória das primeiras competidoras do surfe carioca. In: Anpuh, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

  • CRUZ, A. C. C. ; LIMA, E. . Motivos e resultados da diversificação em microempresas de ensino do surfe do Rio de Janeiro. Revista de gestão e negócios do esporte , 2016.

  • CRUZ, A. C. C. . Atividades na praia: surf, stand up paddle, treinamento funcional e gestão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, A. C. C. . Diversificação na gestão estratégica em microempresas de ensino do surfe: um estudo multicasos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, A. C. C. ; MACEDO, B.V.M. . A inserção do skate pela Secretaria Municipal de Esporte do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CRUZ, A. C. C. . História do surfe e a participação das mulheres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, A. C. C. . Esportes com prancha e Educação Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, A. C. C. ; SOLY, V. ; MACEDO, B.V.M. . XIII Seminário O Lazer em Debate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRUZ, A. C. C. . Instiucionalização do surfe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, A. C. C. . Fernanda Guerra e a institucionalização do surfe carioca (década de 1960). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, A. C. C. . MULHERES NAS PRANCHAS: trajetória das primeiras competidoras do surfe carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, A. C. C. . O mar, espaço de lazer para as mulheres: os primórdios do surfe feminino carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, A. C. C. . ?Mulheres nas pranchas: preconceitos, estereótipos, discriminações ? um estudo das pioneiras do surfe brasileiro?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CRUZ, A. C. C. . Atividades na praia: surf, stand up paddle, treinamento funcional e gestão. 2015. .

CRUZ, A. C. C. . Institucionalização do surfe. 2012. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    As redes do esporte amador e profissional brasileiro, Descrição: A presente proposta de pesquisa visa comparar as redes nas quais organizações ligadas ao esporte estão inseridas, buscando identificar características associadas às redes dessas organizações nas situações em que a prática esportiva se dá de forma amadora e profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Costa Cruz - Integrante / João Paulo Siqueira - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Mulheres nas pranchas: trajetórias das primeiras competidoras do surfe carioca, Descrição: A dissertação analisou os primeiros momentos de institucionalização do surfe feminino, compreendendo os processos históricos relativos à inserção e à permanência da participação das mulheres nessa prática cultural corporal. O objetivo foi discutir a trajetória de três mulheres participantes do surfe no Rio de Janeiro da década de 1960. Tomando por base o conceito de campo esportivo de Bourdieu (1983), partimos da premissa de que o surfe no Brasil de maneira institucionalizada deu seus primeiros passos nessa cidade, não sem tensões ou ambiguidades. O universo do surfe comumente é imaginado como uma prática masculina, ligada à virilidade e à coragem, valores convencionalmente atribuídos aos homens. O que permite esta inserção feminina em um esporte que parece nascer sob o signo do marginal, uma atividade que a princípio não condiz com a orientação moral e intelectual de uma sociedade capitalista, consumista, com padrões rigorosos de valores, condutas e papéis sociais? Foram realizadas entrevistas com competidoras do primeiro evento oficial de surfe no Brasil, realizado na praia do Arpoador/RJ, em 1965: Maria Helena Beltrão, Fernanda Guerra e Heliana Oliveira. Acrescentamos posteriormente uma entrevista com Fabio Kerr, filho do fundador da Federação Carioca de Surf. Essas mulheres participaram do evento em um momento que a modalidade se constituía em meio a preconceitos de classe e posteriormente discriminado por relações com o movimento hippie e o uso de drogas. A metodologia utilizada foi a da Historia Oral. Segundo Verena Alberti (2005), trata-se de um método que privilegia a realização de entrevistas como forma de aproximação do objeto de estudo. A história oral não só suscita a emergência de novos objetos e nova documentação, como também estabelece uma relação original entre o historiador e os sujeitos da história, uma construção histórica participativa. Na conclusão, apresenta-se um olhar prospectivo da trajetória dessas mulheres, compreendendo os processos hist. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina Costa Cruz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto. , Laboratório de História do Esporte e do Lazer, 22795-115 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2014 - Atual

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2014 - Atual

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

2003 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

2013 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

2013 - Atual

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Profissional GE, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Educação Física