Patrícia Weiduschadt

Possui doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela UNISINOS (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) na mesma linha. Atualmente atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação e como pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação da mesma unidade. Realizou pós doutorado em Educação na PUCRS (2018).É membro SBHE e da ASPHE, Vice- presidente dessa associação gestão (2015-2016). Presidente da ASPHE (2017-2018) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, pomeranos, luteranismo, identidade, memória, Sínodo de Missouri, escolarização étnica alemã e italiana, escola, educação e acervos e instituições escolares.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2008 - 2012

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A revista "O Pequeno Luterano" e a formação educativa luterana no contexto pomerano em Pelotas (1931-1966)
Beatriz Teresinha Daudt Fischer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; educação pomerana, identidade, Sínodo de Missouri; educação doutrinária; leitura; luteranismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Universidade Federal de Pelotas
Título: O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Elomar Tambara
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; educação pomerana, identidade, Sínodo de Missouri; Cultura escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Memória Identidade e Cultura Material

2003 - 2004

Universidade Federal de Pelotas
Título: Lazer e a construção da identidade numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas- relações e manifestações do cotidiano.
Orientador: Renata Brauner Ferreira

Graduação em Educação Física

1999 - 2003

Universidade Federal de Pelotas

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1988

Colégio Nossa Senhora Aparecida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Por Uma Literatura Integrada à Vida. (Carga horária: 40h). , Colégio Nossa Senhora Aparecida, CNSA, Brasil.

2002 - 2002

Ética Gênero e Educação Física Escolar. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2001 - 2002

Alemão. (Carga horária: 78h). , Mab English, MAB, Brasil.

2001 - 2001

Inglês. (Carga horária: 72h). , Centro Cultural e Lingüístico Winners, WINNERS, Brasil.

2000 - 2000

Psicologia do Esporte. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2000 - 2000

Informática. (Carga horária: 80h). , 3d Informática, 3DI, Brasil.

1999 - 1999

Personal Training. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

1999 - 1999

Pedagogia do Esporte. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

WEIDUSCHADT, Patrícia . Simpósio 500 anos de Lutero- perspectivas históricas e socais. 2017. (Congresso).

WEIDUSCHADT, Patrícia ; Vahl, Monica ; THIES, Vania G. ; ALVES, A. M. M. ; RAMIL, Chris ; MONKS, Joseane ; TEIXEIRA, Vanessa ; PERES, Eliane ; ARRIADA, Eduardo ; AMARAL, G. L. ; VIEIRA, Cícera Marcelina ; RIOS, Diogo ; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos . 19º Encontro da ASPHE Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2013. (Congresso).

WEIDUSCHADT, Patrícia ; Gasparotto, Alessandra ; Manke, Lisiane Sias ; Altmann, Lori . Curso de Formação Continuada: Diversidade e Direitos Humanos em sala de aula. 2013. (Congresso).

WEIDUSCHADT, Patrícia . VII Congresso Internacional de Educação Profissão docente: há futuro para esse ofício?. 2011. (Congresso).

WEIDUSCHADT, Patrícia . I PomerBR. 2011. (Outro).

WEIDUSCHADT, Patrícia ; THIES, Vania Grim ; THUM, Carmo . I Pomersul Seminário de Cultura e Diversidade. 2010. (Outro).

WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia:sujeitos (des) conectados. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Acervos Escolares na Escola Riachuelo em Pelotas/Rs- escrituração escolar (1973-1995). 2016. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de História Oral.Memórias da instituição escolar. 2016. (Encontro).

21º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.ACERVOS ESCOLARES NA ESCOLA RIACHUELO EM PELOTAS- ESCRITURAÇÃO ESCOLAR (1980-1995). 2015. (Encontro).

37º reunião Nacional da Anped.BANCO DE DADOS E IMPRESSOS- POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA A PARTIR DA REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?. 2015. (Outra).

I encontro de Pós Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa.Narrativas a partir de acervos orais da Colônia Maciel: escolarização e memória. 2015. (Encontro).

II Encontro Discente Pesquisadores de História - Perspectivas Teóricas Contemporâneas.História Cultural e História da Educação: estado da arte acerca deste campo teórico metodológico. 2015. (Encontro).

III seminário de educação do campo da região sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo.Escola Garibaldi: uma abordagem histórica acerca das disciplinas escolares. 2015. (Seminário).

III Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, V Jornada de Educação Especial do campo e XIII Jornada d o.Acervos Escolares na Escola Riachuelo em Pelotas/Rs- escrituração escolar (1973-1995). 2015. (Seminário).

VIII Comgresso Brasileiro de História da Educação. Marcas da Etnicidade escolarização e religião entre os pomeranos. 2015. (Congresso).

XXVIII Simpósio Nacional de HIstória.REFLEXÕES ACERCA DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL: O ENSINO NA COLÔNIA MACIEL (PELOTAS-RS) NOS ANOS DE 1928 A 1951. 2015. (Simpósio).

XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Reflexões acerca da memória e da história oral: o ensino na Colônia Maciel (Pelotas-RS) nos anos de 1928 a 1951. 2015. (Simpósio).

20° Encontro Associação Sul- Rio- Grandense de Pesquisadores em História da Educação.CONSTITUIÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE E AS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO (1955-1969). 2014. (Encontro).

20° Encontro Associação Sul- Rio- Grandense de Pesquisadores em História da Educação.A etnomatemática e educação no meio rural. 2014. (Encontro).

28° Semana acadêmica da pedagogia.História da Educação. 2014. (Outra).

CEC Congresso de Extensão e Cultura: memórias e muitos tempos. Memória e educação, cultura rural e religiosidade em diálogo. 2014. (Congresso).

Congresso Ibero-Americano de Humanidade Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. PESQUISA NOS ACERVOS DE INSTITUIÇÃO SUPERIOR: primeiras aproximações da cultura escolar da FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE. 2014. (Congresso).

Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas. PESQUISA NOS ACERVOS DE INSTITUIÇÃO SUPERIOR: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE. 2014. (Congresso).

VIII SIMP Seminário Internacional de Memória e Patrimônio: Lugares de Memória.O PATRIMÔNIO POMERANO NA INTERFACE COM A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE MEMÓRIA. 2014. (Seminário).

X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. A revista 'O Pequeno Luterano': Lúdico e publicidade (1933-1966). 2014. (Congresso).

19° Encontro da Asphe: História da Educação e Culturas do Pampa: Diálogos entre Brasil e Uruguai.ANÁLISE E ESTUDO DE IMPRESSOS- A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO. 2013. (Encontro).

19° Encontro da Asphe: História da Educação e Culturas do Pampa: Diálogos entre Brasil e Uruguai.PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PAROQUIAL DE ARROIO DO PADRE RS (1950-1960). 2013. (Encontro).

I COPENE SUL. Afro-pomeranos: entre a Pomerânia lembrada e a África esquecida. 2013. (Congresso).

I COPENE SUL. A diáspora Negra em comunidades pomeranas da região sul. 2013. (Congresso).

III Pomerbr.Pomeranos da Serra dos Tapes/ RS- Educação e Religiosidade Luterana. 2013. (Outra).

III Pomerbr.PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PAROQUIAL DE ARROIO DO PADRE ? RS. 2013. (Outra).

18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense dePesquisadores em História da Educação.REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO? - USO PEDAGÓGICO NO TESTEMUNHO DE PROFESSORES E REDATORES. 2012. (Encontro).

Encontro Pomerano: exibição do filme Walachai. 2012. (Encontro).

II Seminário PomerBR: Um olhar para a diversidade.Religiosidade e Educação no Mundo Pomerano. 2012. (Seminário).

SIFEDOC - I seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: campo e cidade em busca de caminhos comuns..CULTURA RURAL EM DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃOE MEMÓRIA. 2012. (Seminário).

XI Encontro sobre Investigação na Escola.Pesquisa e extensão no espaço educativo rural. 2012. (Encontro).

XI Encontro sobre Investigação na Escola.Pesquisa e extensão no espaço educativo rural. 2012. (Encontro).

17 Encontro da Associação Sul- Rio- Grandense de Pesquisadores de História da Educação.Interlocução dos leitores na revista "O Pequeno Luterano". 2011. (Encontro).

VI Encontro Regional Sul de História Oral: narrativas, fronteiras e identidades.Leitores da revista "O Pequeno Luterano"- história oral e identidae entre comundade religiosas luteranas. 2011. (Encontro).

I Pomersul Educação e Memória Pomerana no sul dos sul.Diversidade e religiosidade. 2010. (Seminário).

V Conbrace-sul. Revista "pequeno luterano" no contexto pomerano- discursos higiênicos e educação doutrinária- 1931-1952. 2010. (Congresso).

IX CIHELA Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. Memória e Cultura Escolar entre pomeranos na cidade de Pelotas- 1925-1935. 2009. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des) concectados?. Memória e História Oral- Conceito e método em pesquisas de história da educação. 2009. (Congresso).

XV Encontro Sul- Riograndense de Pesquisadores em História da Educação.A nacionalização do ensino no contexto imigratório. 2009. (Encontro).

14° Encontro da associação Sul- Riograndense de Pesquisadores em História da Educação.O Sínodo de Missouri e a revista do Pequeno Luterano no contexto pomerano: educação doutrinária, higienismo e rede de leitores (1932-1952). 2008. (Outra).

Seminário Internacional Saúde: Corpoeridade- Educação XVIII Simpósio de História da Imigração e Colonização.O Sínodo de Missouri e a revista "Pequeno Luternao" no contexto pomerano: educação doutrinária, higienismo e rede de leitores (1932-1952). 2008. (Simpósio).

VII Seminário de PesquisaQualitativa: fazendo metodologia.HISTÓRIACULTURAL E MEMÓRIA - A CULTURA ESCOLAR ENTRE OSPOMERANOS. 2008. (Seminário).

15º Congresso de Iniciação Científica 5ª mostra de Pós- Graduação da UCPel. Memória e cultura escolar na educaçao pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul, inserida no Sínodo de Missouri. 2006. (Congresso).

História, Infância, Educação.Sínodo de Missouri e a fundaçao do primeiro seminário em São Lourenço do Sul (1903-1905). 2006. (Encontro).

III Encontro História da Educaçao em Debate.A formação do primeiro seminário em Bom Jesus, São Lourenço do Sul. 2006. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de História da Educação- A Educação e seus sujeitos na História. A formação da identidade na educaçao pomerana. 2006. (Congresso).

VI ANPEd Sul.Educação Pomerana inserida no Sínodo de Missouri- formaçao de uma identidade. 2006. (Seminário).

XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação.. A Educaçao pomerana inserida no Sínodo de Missouri- memória e cultura escolar de uma etnia. 2006. (Congresso).

Ciência e Consciência 2005. A Identidade Teológica Pedagógica do Luteranismo na formaçao de igrejas e escolas. 2005. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Educação. As fontes na História da Educaçao- a partir de um estudo de caso em uma escola teuto brasileira no interior de Pelotas no período da nacionalizaçao do ensino: identidade e memória de uam etnia. 2005. (Congresso).

Novos Espaços Profissionais em Educação Física.Manifestações de lazer numa comunidade rural. 2005. (Simpósio).

Tudo é relativo. O Sínodo de Missouri no contexto pomerano- A identidade teológica pedagógica na formação de igrejas e escolas. 2005. (Congresso).

XI Encontro Sul- Rio- Grandense de Pesquisadores em História da Educação.As fontes na História da educação- Um estudo de caso em uma escola teuto brasileira no interior de Pelotas. 2005. (Encontro).

Dias de Formação Pedagógica. 2004. (Oficina).

Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina.Lazer numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas- manifestções e relação no cotidiano. 2004. (Seminário).

VII Encontro Estadual de HIstória- ANPUH/RS História, Memória e Testemunho.Lazer numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas- relações e manifestações no cotidiano. 2004. (Encontro).

1º Seminário de Pesquisa. 2003. (Seminário).

3º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar. 2003. (Encontro).

Curso de Formação Pedagógica. 2003. (Oficina).

Jornada Pedagógica. 2003. (Outra).

V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos XII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. 2003. (Congresso).

XXII Simpósio Nacional de Educaçao Física Esporte e Mídia.A Educação Física Escolar e a formaçao na performatividade na formaçao das identidades docentes. 2003. (Simpósio).

2º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar. 2002. (Encontro).

II Seminário Paulo Freire. 2002. (Seminário).

Jornadas Pedagógicas. 2002. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Fissuras Micropolítcas no ensino da História da Educação Física: corpo, memória, subjetivação. 2002. (Congresso).

XXIII Semana Acadêmica da eSEF/UFPel.Fissuras Micropolíticas no ensino da história: corpo, memória e subjetivação. 2002. (Outra).

XXI Simpósio Nacional de Educaçao Física.Sociedade, Esporte e Infância. 2002. (Simpósio).

1° Pré Conbrace RS. Sociedade, infância, esporte. 2001. (Congresso).

Jornada A educação no resgate de valores. 2001. (Outra).

Jornadas Pedagógicas. 2001. (Outra).

Seminário Paulo Freire. 2001. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Sociedade, infância e esporte. 2001. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2001. (Seminário).

Ciclo de Minicursos. 2000. (Outra).

Formação Continuada de Professores Nomeados. 2000. (Outra).

Fórum Olímpico 2000.Estresse na atividade desportiva infantil. 2000. (Outra).

Jornada Pedagógica. 2000. (Outra).

Seminário O homem do século XXI: globalização, consciência ética e reflexão. 2000. (Seminário).

XIX Simpósio Nacional de Educação Física.A Prática sistematizada do futebol na infância: Estresse, aprendizagem ou diversão?. 2000. (Simpósio).

XXII Semana Acadêmica da ESEF/UFPel. 2000. (Outra).

XXI Semana Acadêmica do Curso de Educação Física.XXI Semana Acadêmica do Curso de Educação Física. 2000. (Outra).

2º Circuito Gaúcho de Atividades Físicas. 1999. (Outra).

I Fórum de Estudos Curriculares da ESEF/UFPel. 1999. (Outra).

XVIII Simpósio Nacional de Educação Física.O papel do professor de Educação Física na escola. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elias Kruger Albrecht

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo; SOUZA, José Edimar; Manke, Lisiane Sias. Cartilhas alemãs produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cristian Giacomoni

WEIDUSCHADT, Patrícia; LUCHESE, Terciane; SOUZA, José Edimar; FORELL, Leandro; HUERTA, Jose Luis Hernandéz. A educação física na escola primária: memórias de professoras da Giuseppe Garibaldi- Caxias do Sul-RS (1974-1989). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Renata Brião de Castro

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; LUCHESE, Terciane. A Escola Garbaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel-Pelotas (1928-1950). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ester da Silva Venâncio Saraiva

WEIDUSCHADT, PATRICIA; GIL, Natália Lacerda; CAREGNATO, Celia Elizabete; BITTENCOURT, Doris. A Polissemia do conceito Fracasso Escolar em uma fonte digital (1980-2009). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jésica Storchi Ferreira

WEIDUSCHADT, PATRICIA; LUCHESE, Terciane; SOUZA, José Edmar; RELA, Eliane; BILHÃO, Isabel. CONSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM BENTO GONÇALVES/RS: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS VINHEDOS (1955-1972). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bruna Farias Xavier

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.; BURGERO, Elizabete. Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Celine Lehmann Escher Almeida

WEIDUSCHADT, Patrícia; BITTENCOURT, Doris; CAMACHO, Larissa; STEPHANOU, Maria. A propósito da leitura de altas verdades vitais: impressão, difusão da palavra escrita em alemão e práticas de leituras do almanaques Der Familienfreund (RS, 1912-1956).. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ademir Cavalheiro Caetano

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; LUCHESE, Terciane. FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 ? 1969). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Brião de Castro

WEIDUSCHADT, PATRICIA; TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.; LUCHESE, Terciane. A Escola Garibaldi e o professor Jose Rodeghiero na Colônia Maciel- Pelotas/RS (1928-1950); grupo local e etnia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosana Soares Nunes

WEIDUSCHADT, Patrícia; FISCHER, Beatriz; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi. Primórdios da educação formal em Capivari do Sul: memórias, cotidianos, políticas e gestão. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Dynara Martinez Silveira

WEIDUSCHADT, PATRICIA; Delgado, Ana Cristina Coll; Paludo, Conceição; Gritti, Silvana Maria; ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Políticas Públicas de Educação Infantil no/do campo no Brasil: 1988 a 2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmem Beatriz Pereira Leal

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo; Caetano, Marcio Rodrigp Vale. Colégio Elementar Félix da Cunha: (1930-1934) : aspectos da cultura escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anna Beatriz Silveira Eiras

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo; HAMMES, Lúcio Jorge. O nstituto Porto Alegre Departamento de Jaguarão (1942-1952). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rony Centeno Soares Júnior

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; Vago, Tarciso Mauro. A disciplina de educação física na Escola Técnica Federal de Pelotas: um estudo das práticas pedagógicas (1973-1996). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Barrozo Teixeira

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; WERLE, F. O.; TAMBARA, Elomar. ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL: A GÊNESE DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE RIO GRANDE. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ranyelle Foro de Sousa

WEIDUSCHADT, Patrícia; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi; ALMEIDA, Dóris Bittencourt; DAL IGNA, Maria Claudia; KORNDORFER, Ana Paula. Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará: uma história da Escolas de Agronomia da Amazônia (1945-1972). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jeruza da Rosa da Rocha

WEIDUSCHADT, Patrícia; THUM, Carmo; NORNBERG, Marta; PILONETTO, Roseli de Fátima Rech; FERNANDES, Natália. Participação e relações interculturais entre crianças e suas professoras em contexto escolar. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Odilon Leston Juinior

WEIDUSCHADT, Patrícia; ARRIADA, Eduardo; PIZZI, Jovino; Gandra, Edgar Ávila; ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Os livros didáticos nas instituições escolares na zona de fronteira entre o Chuí-Brasil e Chuy-Uruguai: perspectivas sobre os aspectos teóricos da globalização. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Estela Maris Reinhardt Piédras

WEIDUSCHADT, PATRICIA; ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar; ERMEL, Tatiane de Freitas; BENCOSTA, Marcus Levy Albino; GUTIERREZ, Ester Judite Bendjouya. EDIFÍCIOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO EM PELOTAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Magda Gisela Cruz dos Santos

WEIDUSCHADT, PATRICIA; PALUDO, Conceição; MOURAD,Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira; PERONI, Vera Maria Vidal; TRASPADINI, Roberta Sperandio. ?Neoruralismo Pedagógico?: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lisiane Costa Claro

WEIDUSCHADT, Patrícia; PEREIRA, Vilmar Alves; SATO, Michele Tomoko; ADOMILLI, Gianpaolo Knoller; FREIRE, Simone Grohs. Horizontes compreensivos da Educação ambiental do campo: contribuição às outridades do campo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Chris de Azevedo Ramil

WEIDUSCHADT, Patrícia; PERES, Eliane; MUNAKATA, Kazumi; ARRIADA, Eduardo; Bastos, Maria Helena Camara. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Magda de Abreu Vicente

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; ALMEIDA, Dóris Bitencourt de; DILMANN, Mauro. A escola de normalistas rurais Imaculada Conceição em Pelotas/RS: a atuação da Igreja Católica e dos poderes públicos junto à formação das normalistas (1955-1971). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Cristina dos Santos Louzada

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena; MATOS, Júlia Silveira. Narrativas e trajetórias de egressas de escolas normais em Pelotas, RS no período do Governo de Leonel Brizola (1959-1963). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Raquel Santos Schwonke

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; GASTAUD, Carla; RIBEIRO, Diego Lemos; ARRIADA, Eduardo; MAGALHÃES, Clarice Rego. Leopoldo Gotuzzo e a constituição do MALG (1887-1986). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rozele Borges Nunes

WEIDUSCHADT, Patrícia; PERES, Eliane; Manke, Lisiane Sias; LUCHESE, Terciane; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/RS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Hardalla Santos do Valle

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; PRADO, Daniel; CASTILHO, M.; GIL, Marcelo; ARRIADA, Eduardo. A Infância desvalida na cidade do Rio Grande (1889-1930): uma análise sobre o ensino de ofícios. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luiza Fagundes Rios

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; CARDOSO, Cancionila Janzkovski; AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros. A Influência do Inspetor-Geral no processo de Consolidação da Instrução Pública do Matto-Grosso (1834-1880): organização e difusão do ensino. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tatiane Vedoin Viero

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; ARRIADA, Eduardo; GASTAUD, Carla; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi. A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins abstos- NUME (1994-2014). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jezuina Kohls Schwanz

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; PEZAT, Paulo Ricardo; MAGALHÃES, Clarice Rego; BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Guardiãs da Memória escolar: a preservação da História da Educação em duas cidades gaúchas nas primeiras décadas do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gelson Leonardo Rech

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; LUCHESE, Terciane; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi; ARRIADA, Eduardo. Escolas Étnicas Italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): a formação de uma rede escolar e o fascismo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luís Artur Borges Pereira

WEIDUSCHADT, Patrícia; ARRIADA, Eduardo; ARMANDO, Maria Luiza de Carvalho; Medeiros, Carlos Túlio; Bavaresco, Agemir; Chiappini, Lígia. João Simões Lopes Neto, O pensador social e a educação: breve estudo sobre a conferencia educação cívica. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Yoisell López Bestard

WEIDUSCHADT, Patrícia; MACHADO, Carlos; CAMARGO, Volmar Pereira Junior; DAMICO, J. G. S.. A educação ambiental e a atividade física: problematizando a qualidade de vida, para a produção da qualidade de [e para à] vida. 2014. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Ranyelle Foro de Sousa

WEIDUSCHADT, Patrícia; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi; BITTENCOURT, Doris; DAL'IGNA, Maria Cláudia. Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará: uma história da escola de agronomia da Amazônia (1945-1972). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Renata Brião de Castro

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; LUCHESE, Terciane; RUGGIERO, Antônio de; BARAUSSE, Alberto. As escolas e as instituições italianas no município de Pelotas entre o final do século XIX e o início do XX: constituição, percurso e permanência. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jeruza da Rosa da Rocha

NORNBERG, Marta; DELGADO, Ana Cristina Coll; FERNANDES, Natália; THUM, Carmo;WEIDUSCHADT, Patrícia. Relações Interculturais e participação de crianças e professoras em cotexto de práticas educativas e comunitárias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Raquel Santos Schwonke

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; ARRIADA, Eduardo; GASTAUD, Carla; RIBEIRO, Diego Lemos. Leopoldo Gotuzzo: o intelectual artista e a constituição do MALG (fins do século XIX ao século XX). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Magda Gisela Cruz dos Santos

WEIDUSCHADT, PATRICIA; PALUDO, Conceição; PERONI, Vera Maria Vidal; TRASPADINI, Roberta Sperandio. A Formação dos trabalhadores do campo proposta pelas políticas educacionais brasileiras (2001-2015). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Estela Maris Reinhardt Piédras

WEIDUSCHADT, PATRICIA; ARRIADA, Eduardo; ERMEL, Tatiane de Freitas; BENCOSTA, Marcus Levy Albino; GUTIERREZ, Ester Judite Bendjouya. Edifícios escolares e a educação em Pelotas na Primeira República. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Odilon Leston Junior

WEIDUSCHADT, PATRICIA; ARRIADA, Eduardo; Gandra, Edgar Ávila; FACHEL, José Plínio Guimarães; PIZZI, Jovino. Os Livros Didáticos nas instituições escolares da fronteira entre Brasil e Uruguai: estudo comparado sobre os aspectos da globalização. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernando Ripe

WEIDUSCHADT, PATRICIA; TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.; Bastos, Maria Helena Camara; FLECK, Eliane Cristina Deckmann; BOTO, Carlota. A constituição do sujeito infantil moderno através da cultura impressa luso-brasileira do século XVIII. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Chris de Azevedo Ramil

WEIDUSCHADT, PATRICIA; PERES, Eliane; ARRIADA, Eduardo; FARBIAZ, Jackeline Lima; MUNAKATA, Kazumi. A Iconografia e a Iconologia Didática: um estudo das imagens nos livros didáticos gaúchos das edições Tabajara (1950-1970). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lisiane Costa Claro

WEIDUSCHADT, Patrícia; GALIAZZI, Maria do Carmo; ADAMOLLI, G. K.; PEREIRA, Vilmar Alves; SATO, Michele Tomoko. Educação Ambiental do Campo: a contribuição da hermenêutica fenomenológica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Cristiano da Silva Buss

WEIDUSCHADT, Patrícia; HYPOLITO, Alvaro Moreira; SCHWANTES, Lavinia; MACKEDANK, Luiz Fernando. Nascimento e evolução da disciplina de física no ensino secundário brasileiro: uma análise a partir da teoria de David Layton. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Quimica, Saúde e Vida) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Magda de Abreu Vicente

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; ALMEIDA, Dóris Bitencourt de; DILMANN, Mauro. A Educação primária Rural em Pelotas-RS (1950-1960): práticas e representações na constituição na escola de normalistas rurais Imaculada Conceição. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Cristina dos Santos Louzada

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; SANTOS, Rita Grecco; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A formação e a atuação de egressas das escolas normais São José e Assis Brasil em Pelotas, RS- 1959/1963: narrativas e trajetórias. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jezuina Kohls Schwanz

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; PEZAT, Paulo; BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; BARREIRO, Cristhianny Bento. Lugares de memória e de preservação da História da Educação: um estudo sobre a constituição de duas instituições escolares gaúchas, nas primeiras décadas do século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Hardalla Santos do Valle

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; ARRIADA, Eduardo; GONÇALVES, Mauro Castilho; PRADO, Daniel. Ensino Profissionalizante Salesiano: um estudo sobre as oficinas do Leão XIII em Rio Grande/RS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tatiane Vedoin Vieiro

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi; GASTAUD, Carla; ARRIADA, Eduardo. A memória e/ou esquecimento da educação superior em Rio Grande- RS nos acervos do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos- NUME (1994-2014). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rozele Borges Nunes

WEIDUSCHADT, Patrícia; LUCHESE, Terciane; PERES, Eliane; RENK, Valquíria Elita; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Manutenção do bilinguismo português/polonês: um estudo de caso no município de Som Feliciano/RS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gelson Leonardo Rech

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo. Iniciativas Escolares e Cultura Escolar entre imigrantes italianos e descendentes em Porto Alegre (1877-1937). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Clóvis Renato Leitzke Blank

WEIDUSCHADT, PATRICIA; TAMBARA, Elomar; THIES, Vania G.; GRAFF, A. E.. A proposta de ensino do Catecismo Menor do Sínodo de Missouri nas Escolas Paroquiais no Brasil (1940-1954). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Angelita Vargas Kolmar

WEIDUSCHADT, PATRICIA; THIES, Vania G.; Manke, Lisiane Sias. Professoras de escolas multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS, na região arrozeira nas décadas de 1970-1980. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jaqueline Peres Dewes

WEIDUSCHADT, PATRICIA; BITTENCOURT, Doris; GIL, Natália Lacerda; MEINERZ, C. B.. DE CASA À ESCOLA: Narrativas de educação entre descendentes de poloneses em Porto Alegre (1930-1950). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sheila Duarte Tuchtenhagen

WEIDUSCHADT, PATRICIA; TAMBARA, Elomar; AQUINO, Vanessa Barrozo Teixeira. A ESCOLINHA DA FAE-UFPEL: ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO PARA O HOMEM DA PERIFERIA (DÉCADA 70-90). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daiana Dillmann Zarnott

WEIDUSCHADT, Patrícia; MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Um estudo sobre a officina Graphica EDDA: a arte de tipografar (1892-1983). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elias Kruger Albrecht

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo; SOUZA, José Edimar. Livros e cartilhas alemãs produzidas pelos Sínodos Luteranos no Rio Grande do Sul: usos, circulação e apropriações (1920-1945). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata dos Santos Alves

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.; THUM, Carmo. Processos escolares e trajetórias docentes: identidade e cultura escolar em espaços de colonização pomerana no sul do Rio Grande do Sul (1960-1990). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tânia Nair Alvares Teixeira

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; ARRIADA, Eduardo; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Práticas escolares das normalistas na disciplina de educação física do Instituto Estadual de Educação Assis Brail, durante a ditadura. 2017.

Aluno: Bruna de Farias Xavier

WEIDUSCHADT, PATRICIA; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; BURGERO, Elizabete. A inserção da mulher no magistério do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anna Beatriz Silveira Eiras

WEIDUSCHADT, PATRICIA; ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar; HAMMES, Lúcio Jorge. O IPA- Departamento de Jaguarão (1942-1952). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ademir Cavalheiro Caetano

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; LUCHESE, Terciane. FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 ? 1969). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Brião de Castro

WEIDUSCHADT, Patrícia; LUCHESE, Terciane; TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.. A escolarização na Colônia Maciel: a escola Garibaldi e o professor José Rodeghuiero (1928-1950). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosana Soares Nunes

WEIDUSCHADT, Patrícia; FISCHER, Beatriz; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi. PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO FORMAL EM CAPIVARI DO SUL: MEMÓRIAS DE COTIDIANOS, POLÍTICAS E GESTÃO.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Gestão Ed) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rony Centeno Soares Júnior

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar; Vago, Tarciso Mauro. A disciplina de educação física na Escola Técnica Federal de Pelotas: um estudo das práticas pedagógicas (1973-1996). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dynara Martinez Silveira

WEIDUSCHADT, Patrícia; Paludo, Conceição; Delgado, Ana Cristina Coll; Gritti, Silvana Maria; Molon, Susana Inês. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO DO BRASIL: 1988 A 2014. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmem Beatriz Pereira Leal

WEIDUSCHADT, Patrícia; ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar. Colégio Félix da Cunha: o perfil- sócio econômico dos estudantes entre 1930-1937 (Era Vargas). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Barrozo Teixeira

TAMBARA, Elomar; AMARAL, G. L.; WERLE, F. O.;WEIDUSCHADT, Patrícia. ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL: A GÊNESE DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE RIO GRANDE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jeruza da Rosa Rocha

WEIDUSCHADT, Patrícia; SILVEIRA, R. M.; WITTIZORECKI, E. S.. O que contam as crianças da Capilha: interagindo, conversando e fotografando na praça da comunidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Adriana Fredo Elles

WEIDUSCHADT, Patrícia; THUM, Carmo; CHAIGAR, Vânia. ENTRAVES E POSSIBILIDADES DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SOB AS VISTAS DO PNAIC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Renata dos Santos Alves

WEIDUSCHADT, Patrícia; THUM, Carmo; CHAIGAR, Vânia. A HISTORIOGRAFIA A PARTIR DA ESCRITURAÇÃO ESCOLAR: ACERVOS DA ESCOLA IPIRANGA 1960 - 2004 (PELOTAS/RS). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

WEIDUSCHADT, Patrícia; SILVA, Rose Meri dos Santos; CANCELA, Marisa. Concurso para substituto de educação física. 2010. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

WEIDUSCHADT, Patrícia. XVIII Encontro de Pós-Graduação, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia. XVII Encontro de Pós-Graduação, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia. 21° Encontro da asphe. 2015. Universidade de Caxias do Sul.

WEIDUSCHADT, Patrícia; TEIXEIRA, Vanessa. 28° Semana acadêmica da pedagogia. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia; BICCA, Alessandro; GASTAUD, Carla; QUADROS, Claudemir; RABELO, Giani; CAMACHO, Larissa; GRAZZIOTTIN, Luciane Sgarbi; Bastos, Maria Helena Camara; POSSAMAI, Zita. 20 º Encontro Asphe. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

WEIDUSCHADT, Patrícia. CEC Congresso de Extensão e cultura. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia; THIES, Vania G.; TEIXEIRA, Vanessa; THUM, Carmo. Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação: perspectivas contemporâneas- GT História da Educação e Mundo Rural. 2014. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

WEIDUSCHADT, Patrícia; GRAZIOTIN, Luciane Scarbi Santos; BITTENCOURT, Doris; Bastos, Maria Helena Camara; Manke, Lisiane Sias; THIES, Vania G.; THUM, Carmo; FISCHER, Beatriz; AMARAL, G. L.; TAMBARA, Elomar; ARRIADA, Eduardo; PERES, Eliane; LUCHESE, Terciane. 19º Encontro da ASPHE Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia. XX Congresso de Iniciação Científica/ III Mostra Científica. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

WEIDUSCHADT, Patrícia; RITTER, Viviane Mullech; VENZKE, Lourdes Helena Dummer. Seleção de Monitores (nível superior) para Disciplina de Desenho Técnico.. 2010. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

WEIDUSCHADT, Patrícia. Avaliadora do VIII Festical- festival estudantil da cultura alemã. 2010. Secretaria Municipal de Educação de canguçu.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcio Kreutz

KREUTZ, L.; TAMBARA, Elomar Antonio C; PERES, Eliane Teresina; AMARAL, Giana Lange Do. A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul. Formação de uma identidade.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Elomar Antonio Callegaro Tambara

TAMBARA, E. A. C.; KREUTZ, Lucio;AMARAL, Giana Lange Do. A educação em uma comunidade luterana - identidade e memória. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Elomar Antonio Callegaro Tambara

TAMBARA, E. A. C.; FISHER, B. D.; CORSETTI, Berenice; WERLE, Flavia; STHEPHANOU, Maria. A revista o pequeno luterano e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em pelotas. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Elomar Antonio Callegaro Tambara

TAMBARA, E. A. C.; CORSETTI, Berenice; WERLE, Flavia; STHEPHANOU, Maria. A revista "O pequeno luterano e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em pelotas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Stephanou

STEPHANOU, M.; WERLE, Flávia Obino Correa; TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro; CORSETTI, Berenice; FISCHER, Beatriz Teresinha Daudt. A Revista "O Pequeno Luterano" e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em Pelotas - RS (1930-1960). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Stephanou

STEPHANOU, M.; FISCHER, Beatriz Daudt; WERLE, Flávia Obino Correa; CORSETTI, Berenice; TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Práticas educacionais do Sínodo de Missouri no contexto Pomerano: constituição de uma cultura escolas (1930-1960) (Projeto de tese). 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Giana Lange do Amaral

TAMBARA, Elomar; PERES, Eliane;AMARAL, G. L.; KREUTZ, Lúcio. Participação em banca de defesa de dissertação de mestrado. Título: A educação pomerana inserida no Sínodo do Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul: identidade e cultura escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotasl.

Giana Lange do Amaral

AMARAL, G. L.TAMBARA, Elomar; PERES, Eliane Teresinha; KREUTZ, Lúcio. Participação em banca de qualificação de projeto de dissertação de mestrado. Título: A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul -formação de uma identidade. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) .

Beatriz Terezinha Daudt Fischer

FISCHER, Beatriz T. Daudt; WERLE, Flávia Obino Correia; TAMBARA, Elomar Antônio Callegaro; STEPHANOU, Maria. A revista " O pequeno luterano"e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em Pelotas - RS (1930-1960). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Beatriz Terezinha Daudt Fischer

FISCHER, Beatriz T. Daudt; WERLE, Flávia Obino Correia; CORSETTI, B.; STEPHANOU, Maria; TAMBARA, Elomar Antônio Callegaro. Práticas educaionais do Sínodo de Missouri no contexto Pomerano: Constituição de uma cultura escolar (1930-1960). 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Letícia Mazzucchi Ferreira

FERREIRA, M. L. M.; BARBOSA NETO, E.; FERREIRA, R. B.. O lazer numa comunidade luterana. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Memória, Identidade e Cultura ma) - Universidade Federal de Pelotas.

Edgar Rodrigues Barbosa Neto

FERREIRA, R. B.; FERREIRA, M. L. M.;BARBOSA NETO, Edgar Rodrigues. O lazer numa comunidade luterana. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Memória Identidade e Cultura Material) - Universidade Federal de Pelotas.

Berenice Corsetti

CORSETTI, B.; WERLE, Flávia Obino Corrêa; FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt; STEPHANOU, Maria; TAMBARA, Elomar. A Revista o Pequeno Luterano e a Formação Educativa Religiosa Luterana no Contexto Pomerano em Pelotas/RS (1930-1960). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Berenice Corsetti

CORSETTI, B.; FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt; WERLE, Flávia Obino Corrêa; STEPHANOU, Maria; TAMBARA, Elomar. Práticas educacionais do Sínodo de Missouri no contexto pomerano: constituição de uma cultura escolas (1930-1960). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Eliane Teresinha Peres

KREUTZ, Lúcio;PERES, E. T.; TAMBARA, Elomar Antonio C; AMARAL, Giana Lange Do. A educação pomera inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Eliane Teresinha Peres

PERES, E. T.; TAMBARA, Elomar Antonio C; KREUTZ, Lúcio. A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul - formação de uma identidade. 2006. Outra participação, Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karen Laiz Krause Romig

O rito de passagem da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos no período de 1945 a 1970 na Serra dos Tapes ? RS; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Elizabeth da Rosa Conill

AS SOCIEDADES E AS ASSOCIAÇÕES ITALIANAS EM PELOTAS/RS (1938-2017): história e ensino da língua italiana; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Clóvis Renato Leitzke Blank

Catecismo Menor e uso nas escolas paroquiais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Angelita Kolmar

Escolas multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS da região arrozeira (1960-1970); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Elias Kruger Albrecht

Livros escolares: cartilhas alemãs produzidas para escolas ligadas aos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul Pelotas,; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Elias Albrecht Kruger

Livros e cartilhas alemãs produzidas pelos Sínodos Luteranos no Rio Grande do Sul: usos, circulação e apropriaçoes (1920-1945); Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Renata dos Santos Alves

Políticas de Nucleação em escolas mulitisseriadas na Serra dos Tapes; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tânia Nair Alvares Teixeira

Educação Física na memória das normalistas do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil durante a Ditadura civil-militar brasileiro; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Renata Brião de Castro

O ensino na Colônia Maciel durante os anos de 1928 a 1951: uma abordagem a partir de José Rodeghiero e da Escola Garibaldi; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruna de Farias Xavier

ESCOLA E SEUS SABERES: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PIRATININO DE ALMEIDA EM PELOTAS-RS; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ademir Cavalheiro Caetano

CONSTITUIÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE E AS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO (1955-1969); Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Tânia Nair Alvares Teixeira

Revista O cruzeiro; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Marcio Nilander Avila Barreto

Amigo das Crianças: luteranismo e educação; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Karin Christine Schwarzbold

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL(1964-1985): UM OLHAR SOBRE OS PRIMEIROS DOCENTES; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Renata Brião de Castro

Escolas étnicas italianas em Pelotas/RS em fins do século XIX e início do XX: constituição e cultura escolar; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Renata Brião de Castro

Escolas étnicas italianas em Pelotas/RS em fins do século XIX e início do XX: constituição e cultura escolar; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Venine Oliveira dos Santos

Acervos escolares em São Lourenço do Sul; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Weliton Kuster

Acervos escolares do município de Pelotas; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Weliton Kuster

Acervos escolares do município de Pelotas; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Venine Oliveira dos Santos

Acervos escolares em São Lourenço do Sul; Início: 2016 - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Venine Oliveira dos Santos

Acervos escolares em São Lourenço do Sul; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maristela Bergmann

Uso da ferramenta PNL para a catalogação de acervos; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Iasmin Roloff

Trabalho pedagógico na escola familiar agrícola; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Iasmin Roloff

Trabalho pedagógico na escola familiar agrícola; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Emily Schlatz

Projeto de extensão acervos escolares em escolas rurais; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Paulo Ferreira

Monitoria; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Elias Kruger Albrecht

Cartilhas em língua alemã produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945); 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Tânia Nair Alvares Teixeira

Práticas escolares de Educação Física no Curso de Magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970); 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Renata Brião de Castro

A Escola Garibaldi e o professor Jose Rodeghiero na Colônia Maciel- Pelotas/RS (1928-1950); grupo local e etnia; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Bruna de Farias Xavier

Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960); 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Ademir Cavalheiro Caetano

FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 ? 1969); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Weliton Kuster

Acervos escolares; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Weliton Kuster

Acervos escolares; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Maristela Bergmann

Acervos escolares; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Venine dos Santos Oliveira

Acervos escolares; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Venine dos Santos Oliveira

Acervos escolares; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Weliton Kuster

Acervos escolares; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Maristela Bergmann

Bando de dados PHL para centro de documentação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Monica Flugel Alves

Memória e educação: cultura rural e religiosidade em diálogo; 2014; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Bruna Lindemann

Bolsista de graduação- atuação nas disciplinas de graduação; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Patrícia Weiduschadt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliane Ribeiro Pardo

Monitoria de História da Educação Física e Desporto; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pelotas, Pró Reitoria de Graduação; Orientador: Eliane Ribeiro Pardo;

Elomar Antonio Callegaro Tambara

A EDUCÃÇÃO EM UMA COMUNIDADE LUTERANA - IDENTIDADE E MEMORIA; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elomar Antonio Callegaro Tambara;

Beatriz Terezinha Daudt Fischer

A revista ?O Pequeno Luterano? e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em Pelotas- RS (1931-1966); 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Beatriz Terezinha Daudt Fischer;

Beatriz Terezinha Daudt Fischer

Práticas Educacionais do Sínodo de Missouri no contexto pomerano: constituição de uma cultura escolar (1930-1960); 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Beatriz Terezinha Daudt Fischer;

Maria Helena Câmara Bastos

2018; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Maria Helena Camara Bastos;

Maria Helena Câmara Bastos

2018; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Maria Helena Camara Bastos;

Maria Helena Câmara Bastos

2017; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Maria Helena Camara Bastos;

Elias Kruger Albrecht

Livros e cartilhas alemãs produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos, circulação e apropriações (1920-1945); Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Renata Brauner Ferreira

O lazer e a construção da identidade numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas; 2004; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Memória, Identidade e Cultura Material) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Renata Brauner Ferreira;

Valdelaine da Rosa Mendes

O estresse e a prática desportiva na infância; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Valdelaine da Rosa Mendes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; ALVES, Monica Flugel . O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930 1970) | Teaching mental arithmetic in the Lutheran institutions of Serra do Tapes, Rio Grande do Sul, Brazil (1930 1970). Revista de Educação (PUCCAMP) , v. 24, p. 282-299, 2019.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . The educational history of Italian and German immigrants in the Serra dos Tapes(Pelotas/RS, 1920-1950): similarities and particularities. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 18, p. 571-591, 2019.

  • CASTRO, RENATA BRIÃO DE ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Professor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12, p. 218-237, 2018.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CASTRO, Renata Brião de . A CONTRIBUIÇÃO DOS ITALIANOS PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA BRASILEIRA. Revista HISTEDBR On-line , v. 18, p. 276-280, 2018.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 44, p. 1-21, 2018.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . DOCUMENTO PORTARIA CIRCULAR Nº 2 DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS (RS), 1941. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 334-357, 2018.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . O processo de construção da ferrovia na Colônia Maciel na década de 1940: impactos no cotidiano escolar e no comunitário.. TEXTURA - ULBRA , v. 20, p. 98-120, 2018.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, R. B. . A contribuição dos italianos para a educação e a cultura brasileira. Revista HISTEDBR On-line , v. 18, p. 276-280, 2018.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Os Italianos. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 62, p. 380-387, 2018.

  • CASTRO, RENATA BRIÃO DE ; WEIDUSCHADT, Patrícia . A nacionalização do ensino em áreas de colonização italiana: o caso da Escola Garibaldi e da Colônia Maciel (1937-1945). HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO , v. 36, p. 19-35, 2018.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Cultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 36, p. 1281-1301, 2018.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THIES, V. G. ; THUM, C. . A CULTURA LOCAL E AS INTERFACES COM A MEMÓRIA ENTRE POMERANOS NA SERRA DOS TAPES, RIO GRANDE DO SUL. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 32, p. 1-23, 2018.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . O PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES NO RIO GRANDE DO SUL. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21, p. 326-331, 2017.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . O PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES NO RIO GRANDE DO SUL. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFPEL) , v. 21, p. 326-392, 2017.

  • VIEIRO, Tatiane Vedoin ; CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA ; ARRIADA, Eduardo . Acervos escolares: possibilidades e aproximações entre a Arquivologia e a Museologia. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO , v. 10, p. 33-53, 2017.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CASTRO, RENATA BRIÃO DE . Grupos escolares rurais em Pelotas na década de 1920: fotografias da propaganda da Intendência Municipal. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 194-223, 2017.

  • CASTRO, RENATA BRIÃO DE ; MICHEL, Caroline Braga ; WEIDUSCHADT, PATRICIA ; ARRIADA, Eduardo . ESPECIFICIDADES METODOLÓGICAS E POTENCIALIDADES DE ANÁLISE EM PESQUISAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O JORNAL COMO FONTE. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO , v. 22, p. 41-57, 2017.

  • CASTRO, Renata Brião de ; MICHEL, Caroline Braga ; WEIDUSCHADT, Patrícia ; ARRIADA, Eduardo . Especificidades metodológicas e potencialidades de análise em pesquisas da história da educação: o jornal como fonte. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO , v. 22, p. 41-57, 2017.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Instituições escolares e imigração na região colonial de Pelotas/RS (1928 - 1953). HISTÓRIA UNICAP , v. 2, p. 170-185, 2016.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, ELOMAR ANTONIO CALLEGARO . CARTILHAS E LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS POMERANAS LUTERANAS NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL (1900-1940). História da Educação , v. 20, p. 275-296, 2016.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; AMARAL, G. L. . Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cadernos de História da Educação (Online) , v. 15, p. 1006-1030, 2016.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CAETANO, Ademir Cavalheiro . Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, RS: ensino superior e alterações do cotidiano da cidade do Rio Grande. REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior , v. 2, p. 67-78, 2016.

  • XAVIER, Bruna de Farias ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Entre arquivos e memórias: o acervo do Colégio Municipal Pelotense e a inserção de professoras secundaristas. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 24, p. 9-26, 2016.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Memórias da instituição escolar e atuação docente: reflexões a partir de fontes orais.. Revista Acadêmica Licencia&acturas , v. 4, p. 26-36, 2016.

  • XAVIER, B. F. ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Entre arquivos e memórias: o acervo do Colégio Municipal Pelotense e a inserção de professoras secundaristas. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. XXIV, p. 113-128, 2016.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar . OS CAMINHOS DO SÍNODO DE MISSOURI NO RIO GRANDE DO SUL: EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE (1900-1910). História da Educação (UFPel) , v. 19, p. 249, 2015.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . SOBRE ENTREVISTAS, DOCUMENTOS E ACERVOS: ANÁLISE A PARTIR DE NARRATIVAS DE BANCO DE DADOS. Revista Didática Sistêmica , v. 17, p. 31-42, 2015.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . OS CAMINHOS DO SÍNODO DE MISSOURI NO RIO GRANDE DO SUL: EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE (1900-1910). História da Educação , v. 19, p. 249-269, 2015.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA . A revista O Pequeno Luterano e a circulação nas escolas paroquiais luteranas no Rio Grande do Sul (1930-1966). Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 25, p. 163-184, 2014.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar . Cultura escolar através da memória dos pomeranos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul (1920-1930). Cadernos de História da Educação (Online) , v. 13, p. 687-704, 2014.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA . A revista O Pequeno Luterano e a circulação nas escolas paroquiais luteranas no Rio Grande do Sul (1930-1966). Pró-Posições (UNICAMP. Online) , v. 25, p. 163-184, 2014.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar . Cultura escolar através da memória dos pomeranos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul (1920-1930). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 13, p. 687-704, 2014.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista O Pequeno Luterano: leitores e correspondências. Revista Brasileira de História da Educação , v. 13, p. 159-187, 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista O Pequeno Luterano: leitores e correspondências. Revista Brasileira de História da Educação , v. 13, p. 159-187-187, 2013.

  • BEIERSDORF, Cassia ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Arroio do Padre/RS e sua identidade luterana: práticas de educação e cultura de uma comunidade (1950-1960). Revista Latino-Americana de História , v. 2, p. 421-437, 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; SOUZA, Marcos Teixeira de ; BEIERSDORF, Cassia . Afro-pomeranos: entre a Pomerânia lembrada e a África esquecida. Identidade! (Online) , v. 18, p. 249-263, 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?: NACIONALISMO E HIGIENISMO A PARTIR DA FÉ LUTERANA (1931-1966). Revista HISTEDBR On-line , v. 12, p. 67-87, 2012.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar . O SÍNODO DE MISSOURI E O SEMINÁRIO TEOLÓGICO-PEDAGÓGICO EM SÃO LOURENÇO DO SUL- RS (1903-1905). Revista HISTEDBR On-line , v. 12, p. 199-224-224, 2012.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sínodo de Missouri e organização escolar na realidade pomerana- campo e habitus em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais , v. 1, p. 1-9, 2009.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O lazer e a construção da identidade numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) , v. 6, p. 33-54-54, 2009.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . La città di Pelotas: outros olhares a partir dos Relatórios dos Cônsules Italianos (fins do século XIX e início do XX).. In: Eduardo Roberto Jordão Knack; Maria Letícia Mazzucchi Ferreira; Rita Juliana Soares Poloni. (Org.). (Org.). Memória e patrimônio: temas e debates.. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. , p. 81-96.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . A atuação de José Rodeghiero na Escola Garibaldi durante os anos de 1929 a 1950.. In: Eduardo Roberto Jordão Knack; Maria Letícia Mazzucchi Ferreira; Rita Juliana Soares Poloni (Orgs.). (Org.). Memória e patrimônio: temas e debates.. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. , p. 335-349.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Escolas étnicas e sociedades italianas no Município de Pelotas (RS) (1883-1937): constituição e percurso. In: Terciane Ângela Luchese. (Org.). Escolarização, culturas e instituições: escolas étnicas italianas em terras brasileiras.. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. 284, p. 335-349.

  • AMARAL, G. L. ; WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CASTRO, Renata Brião de . O Almanack Escolar do Rio Grande do Sul de 1935: apontamentos sobre os professores dos colégios elementares e grupos escolares. Título do livro: Colégios elementares e grupos escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar. Séculos XIX e XX. In: Luciane Sgarbi S. Grazziotin; Dóris Bittencourt Almeida. (Org.). Colégios Elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar séculos XIX e XX. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 65-81.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA . Pomeranos, luteranismo e a educação na Região meridional do RS. In: Sandra Márcia de Melo; Marcos Teixeira de Souza. (Org.). Pomeranos no Brasil: olhares, vozes e histórias de um povo. 1ed.Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2015, v. , p. 55-71.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA . Ciências Humanas e Educação Física: diálogos na formação. In: Ligia Cardoso Carlos. (Org.). Ciências Humanas no Ensino Fundamenta: reflexões, iniciativas e propostas. 1ed.Pelotas: Patrícia, 2015, v. , p. 101-110.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Vou esmaecer ou esmaltar? Constituição e Formação de uma Pesquisadora. In: Edla Eggert; Inajara Vargas Ramos, José Edimar de Souza. (Org.). Memórias, Trajetórias e Formação Docente: experiências investigativas e seus desdobramentos. 1ed.Novo Hamburgo: Feevale, 2013, v. 1, p. 71-86.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; THIES, Vania Grim . Dos usos do conceito de memória na pesquisa. In: Carmo Thum; Roberta Chiesa Bartelmebs. (Org.). Metodologia de Pesquisa em Educação: pressupostos e experimentações. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2012, v. 8, p. 43-47.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . História oral & memória: aporte teórico-metodológicos na investigação de trajetórias docentes. In: FERREIRA, Marcia Ondina Vieira; FISCHER, Beatriz T. Daudt; PERES, Lúcia Maria Vaz. (Org.). Memórias docente abordagens teórico-metodoloógicas e experiências de investigação. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2009, v. , p. 66-82.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Seminário teológico e pedagógico do Sínodo de Missouri em São Lourenço do Sul- Bom Jesus (1903-1905). In: Elomar Tambara, Berenice Corsetti. (Org.). Instituiuções Formadoras de Professores no Rio Grande do Sul. Pelotas: Seiva Publicações, 2008, v. 1, p. 189-206.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Educação Crista: O Pequeno Luterano em tese. Mensageiro Luterano, Porto Alegre, p. 26 - 27, 01 mar. 2012.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Missouri e a educação pomerana no RS. Mensageiro Luterano, Porto Alegre, p. 24 - 25, 10 abr. 2008.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . As implicações das políticas do Estado Novo na Colônia Maciel (Pelotas/RS): memórias dos descendentes de italianos. In: XI Congresso Internacional de estudos Ibero-americanos, 2018, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Internacional de estudos Ibero-americanos., 2018, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Internacional de estudos Ibero-americanos.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 1-10.

  • ALBRECHT, Elias ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . ?LER, CANTAR E FAZER CONTAS?: MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS ESCOLARES EM ESCOLAS SINODAIS (1932- 1945). In: 24 Encontro da Asphe, 2018, São Leopoldo. Anais do 24o Encontro da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação - ?História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita. São Leopoldo, 2018. p. 705-719.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . As implicações das políticas do Estado Novo na Colônia Maciel (Pelotas/RS): memórias dos descendentes de italianos. In: XI Congresso Internacional de estudos Ibero-americanos,, 2017, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Internacional de estudos Ibero-americanos.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. p. 1-10.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Aspectos da nacionalização do ensino na Escola Garibaldi (Pelotas/RS). In: 22º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2017, Bagé. Anais 22º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Porto Alegre: Asphe, 2016. p. 1067-1085.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . A Escola Garibaldi: reflexos da construção da ferrovia na década de 1940. In: Seminário Internacional Migrações: religiões e espiritualidades e XXII Simpósio de História da Imigração em Colonização, 2017, 2017, São Leopolo. Anais Seminário Internacional Migrações: religiões e espiritualidades e XXII Simpósio de História da Imigração em Colonização, 2017. São Leopoldo: Óikos, 2017. p. 150-164.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . A Escola Garibaldi entre os anos de 1929 a 1950: grupo local e religiosidade. In: V Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), 2017, Passo Fundo. Anais V Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul),. Passo Fundo: Anpuh, 2017. p. 476-486.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Influência da religiosidade na constituição educacional dos descendentes de imigrantes italianos e alemães em Pelotas (1928-1953). In: V Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), 2017, Passo Fundo. Anais V Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Passo Fundo: Anpuh, 2017. p. 487-499.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . A Escola Garibaldi(1928 - 1950) - Inserção e pertencimento comunitário. In: EDUCERE - IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação; VI Seminário Internacional sobre profissionalização docente, 2017, Curitiba. Anais EDUCERE - IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação; VI Seminário Internacional sobre profissionalização docente. Curitiba: Educere, 2017. p. 1741-1747.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . O projeto acervos escolares em escolas do campo da Serra dos Tapes: relato a partir dos documentos da Escola Garibaldi. In: EDUCERE - IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação; VI Seminário Internacional sobre profissionalização docente, 2017, Curitiba. Anais EDUCERE - IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação; VI Seminário Internacional sobre profissionalização docente. Curitiba: Educere, 2017. p. 20138-20148.

  • ZARNOTT, Dainan ; SILVA, André ; ALBRECHT, Elias Kruger ; ARRIADA, Eduardo ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . IMPRENSA LOURENCIANA RS - REPRESENTAÇÕES DOS DISCURSOS EDUCATIVOS DURANTE A CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO (1937 - 1945). In: XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos - XI CIEIA, 2017, Porto Alegre. Anais XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos - XI CIEIA. Porto Alegre: ediPURCS, 2017. p. 1-10.

  • Alves, Renata dos Santos ; WEIDUSCHADT, Patrícia . ACERVOS ESCOLARES E A PRODUÇÃO DE BANCO DE DADOS: UMA OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM ANDAMENTO.. In: XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2017, Curitiba. Anais XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Curitiba: Educere, 2017. p. 1-15.

  • CAETANO, Ademir Cavalheiro ; WEIDUSCHADT, Patrícia . FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE, RS: AÁRDUA BATALHA PELO RECONHECIMENTO. In: 22º Encontro da ASPHE, 2017, Bagé. Anais 22º Encontro da ASPHE. Bagé: Unipampa, 2016. p. 1-18.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . A trajetória escolar dos descendentes de origem italiana (Pelotas/RS). In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2017, Porto Alegre. XIII Encontro Nacional de História Oral. Porto Alegre: ISCMPA, 2017. p. 291-304.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Breves reflexões sobre as escolas étnicas italianas em Pelotas/RS: final do século XIX e início do XX. In: 23° encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2018, Rio Grande - RS, 2017, Rio Grande. Anais do 23° encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2018, Rio Grande - RS, 2017. p. 700-710.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Acervos Escolares na Escola Riachuelo em Pelotas/Rs- escrituração escolar (1973-1995). In: XI Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto- Portugal. Anais do XI Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação. Porto Portugal: CITECEM, 2016. p. 500-520.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; XAVIER, Bruna de Farias . Acervos escolar colegio municipal pelotense e aspectos da feminização do magistério do ensino secundário (1940-1950). In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto- Portugal. Anais do XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Porto Portugal: CITCEM, 2016. p. 498-515.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Memórias da instituição escolar. In: XIII Encontro Nacional de História Oral. 01 a 04 de maio de 2016., 2016, Porto Alegre. XIII Encontro Nacional de História Oral. 01 a 04 de maio de 2016., 2016. p. 1-15.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Aspectos da nacionalização do ensino na Colônia Maciel Título e data do evento:. In: 22º Encontro da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 05 a 07 de outubro de 2016, 2016, Bagé. 22º Encontro da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 05 a 07 de outubro de 2016, 2016. p. 1-15.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . A Escola Garibaldi: reflexos da construção da ferrovia na década de 1940. In: Seminário Internacional ?Migrações: religiões e espiritualidades? e XXII Simpósio de História da Imigração e Colonização. 21 a 23 de setembro de 2016, 2016, São Leopoldi. Seminário Internacional ?Migrações: religiões e espiritualidades? e XXII Simpósio de História da Imigração e Colonização. 21 a 23 de setembro de, 2016. p. 1-15.

  • Teixeira, Tania Alvares ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O REGIME CIVILMILITAR BRASILEIRO NA ESCOLA ASSIS BRASIL/PELOTAS (1964-1985): MEMÓRIAS DE NORMALISTAS. In: 22º ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, Bagé. anais 22º ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Bagé: Unipampa, 2016. p. 1170-1187.

  • Alves, Renata dos Santos ; WEIDUSCHADT, Patrícia . OS REGISTROS OFICIAIS DA ESCOLA IPIRANGA (1960 A 1980): EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA ESCOLA DO CAMPO. In: 22º Encontro da ASPHE, 2016, Bagé. Anais 22º Encontro da ASPHE. Bagé: Unipampa, 2016.

  • XAVIER, Bruna de Farias ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . NSERÇÃO DE MULHERES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PELOTAS:REFLEXÕES ACERCA DO COLEGIO MUNICIPAL PELOTENSE. In: 22º Encontro da ASPHE, 2016, Bagé. Anais 22º Encontro da ASPHE, 2016. p. 172-185.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CASTRO, Renata Brião de . Narrativas a partir de acervos orais da Colônia Maciel: escolarização e memória. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 1-14.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . REFLEXÕES ACERCA DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL: O ENSINO NA COLÔNIA MACIEL (PELOTAS-RS) NOS ANOS DE 1928 A 1951. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores velhos e novos desafios, 2015, Florianópólis. Anais XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores velhos e novos desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1-13.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Narrativas a partir de acervos orais da Colônia Maciel: escolarização e memória. In: : I encontro de Pós Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande/RS. Anais do I encontro de Pós Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa. São Leopoldo: Casa Leiras, 2015. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Reflexões acerca da memória e da história oral: o ensino na Colônia Maciel (Pelotas-RS) nos anos de 1928 a 1951. In: XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópois. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . A Escola Rural Garibaldi (Pelotas ? 1928-1951). In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, 2015, São Carlos/SãoPaulo. Anais do III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, 2015. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Acervos Escolares na Escola Riachuelo em Pelotas/Rs- escrituração escolar (1973-1995). In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, 2015, São Carlos/SãoPaulo. Anais do III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, 2015. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Escola Garibaldi: uma abordagem histórica acerca das disciplinas escolares. In: III seminário de educação do campo da região sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo, 2015, São Lourenço do Sul. III seminário de educação do campo da região sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo, 2015.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . BANCO DE DADOS E IMPRESSOS- POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA A PARTIR DA REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?. In: 37A REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 2015, Florianópolis. ANAIS DA 37A REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 2015. p. 1-15.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Salvaguarda de arquivos escolares: um olhar acerca da Escola Garibaldi. In: 21º Encontro da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 31 de agosto a 2 de setembro de 2015, 2015, Caxias. 21º Encontro da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 31 de agosto a 2 de setembro de 2015, 2015. p. 1-16.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A revista 'O Pequeno Luterano': Lúdico e publicidade (1933-1966). In: X COLUBHE Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. Percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; GRIEP, Patrícia . O PATRIMÔNIO POMERANO NA INTERFACE COM A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE MEMÓRIA. In: VIII SIMP- Seminário Internacional de Memória e Patrimônio: Lugares de Memória, 2014, Pelotas. VIII SVIIII SIMP- Seminário Internacional de Memória e Patrimônio: Lugares de Memória, 2014. p. 194-200.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CAETANO, Ademir Cavalheiro . CONSTITUIÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE E AS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO (1955-1969). In: 20°Encontro da Asphe- História da Educação e Imagem, 2014, Porto Alegre. 20º encontro da asphe- Porto Alegre. Porto Alegre: Programa de Pós Graduação em Educação, 2014. p. 8-27.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BACHINI, Mônica Alves . Etnomatemática e a educação no meio rural. In: 20° Encontro da Asphe, 2014, Porto Alegre. 20º encontro da asphe- Porto Alegre. Porto Alegre: Programa de Pós Graduação em Educação, 2014. p. 991-999.

  • SOARES, Rony Centeno Junior ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Da Bibliotheca à Intendência: Gênese da educação física na Escola Técnico-Profissional de Pelotas. In: VI Reunião do Proefe: Educação Física Escolar: para que e para quem?, 2013, Belo Horizonte. VI Reunião do Proefe: Educação Física Escolar: para que e para quem?. Belo Horizonte: UFMG, 2013. p. 1-10.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia . Práticas de Educação e Cultura de uma comunidade religiosa pomerana em Arroio do Padre- RS 91950-1960). In: III Pomer BR, 2013, Pomerode. III Pomer BR, 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Pomeranos na Serra dos Tapes/RS- educação e religiosidade luterana. In: III Pomer BR, 2013, Pomerode. III Pomer BR. p. 10.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . ANÁLISE E ESTUDO DE IMPRESSOS - A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?. In: 19o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURAS DO PAMPA: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E URUGUAI, 2013, Pelotas. 19o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURAS DO PAMPA: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E URUGUAI, 2013. p. 1-15.

  • BEIERSDORF, Cassia ; WEIDUSCHADT, Patrícia . PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PAROQUIAL DE ARROIO DO PADRE ? RS (1950-1960). In: 19o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURAS DO PAMPA: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E URUGUAI, 2013, Pelotas. 19o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURAS DO PAMPA: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E URUGUAI, 2013. p. 1-12.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Pesquisa e extensão no espaço educativo rural. In: XI Encontro sobre Investigação na escola, 2012, Bagé. XI Encontro sobre Investigação na escola, 2012. p. 1-6.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Imprensa Infantil luterana: higienismo e nacionalismo na revista 'O Pequeno Luterano'. In: I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2012, Pelotas. I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2012. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; THIES, Vania Grim . Memória, educação e Cultura rural em Diálogo. In: XI Encontro Estadual de História- História, memória e patrimônio, 2012, Rio Grande. XI Encontro Estadual de História- História, memória e patrimônio, 2012. p. 1-10.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; THIES, Vania Grim . CULTURA RURAL EM DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃOE MEMÓRIA. In: I Seminário Internacional e I Fórum da Educação do Campo da região sul do RS, 2012, Pelotas. Sifedoc- I Seminário Internacional e I Fórum da Educação do Campo da região sul do RS:campo e cidade na busca de caminhos comuns, 2012. p. 1-10.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?: NACIONALISMO E HIGIENISMO E A FÉ LUTERANA (1931-1966). In: 18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2012, Porto Alegre. 18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação: Jean Jacques Rousseau (1712-2012) modernidade, história e educação, 2012. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Leitores e interlocutores da revista infantil 'O Pequeno Luterano' - história oral e identidade entre comunidades religiosas luteranas. In: IX Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios, 2012. p. 6559-6570.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FREITAS, Nubia Janaina de Lima . Reflexões Iniciais: PROCESSO DE FORMAÇÃO EM PESQUISA.... In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, 2012, Santa Maria-RS. VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE:educação, cultura e resistências na sociedade contemporânea, 2012. p. 1-8.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . Interlocução dos leitores na revista O pequeno luterano. In: 17° Encontro da Associação Sul- Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2011, Santa Maria. 17° Encontro da Associação Sul- Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação: Campos e fronteiras. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO? NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS NO RS- 1930-1960. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil, 2011, Vitória- ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Leitores da revista. In: VI Encontro Regional Sul de História Oral: narrativas, fronteiras e identidades, 2011, Pelotas. VI Encontro Regional Sul de História Oral: narrativas, fronteiras e identidades, 2011. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Práticas e modos de leitura na revista. In: 16° encontro da Associação Sul-Rio-Grandense em História da Educação, 2010, Porto Alegre. ASPHE 15 anos: Patrimônio e História da Educação, 2010. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista 'Pequeno Luterano' no contexto pomerano: discursos higiênicos e educação doutrinária- 1931-1952. In: V Congreso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2010, |tajaí. Formação Inicial e Continuada e a atuação profissional: a necessidade da tensão permanente, 2010. p. 1-12.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Diversidade e religiosidade. In: I Pomersul- Seminário Cultura e Diversidade- Educação e memória pomerana no sul dos sul, 2010, São Lourenço do Sul. I Pomersul- Seminário Cultura e Diversidade- Educação e memória pomerana no sul dos sul, 2010. p. 1-14.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e Cultura escolar entre pomeranos na cidade de Pelotas (1920-1930). In: IX CIHELA Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. X CIHELA Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora & comunicação Ltda, 2009. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A nacionalização do ensino no contexto imgratório. In: XV Encontro Sul- Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. XV Encontro Sul- Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2009. p. 1-12.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . Memória e História Oral: conceito e método em pesquisas de História da Educaçãp. In: VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009. p. 1-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Missouri e a Revista do Pequeno Luterano no contexto pomerano: educação doutrinária, higienismo e rede de leitores (1932-1952). In: 14° Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2008, Pelotas. Cultura Material Esscolar: memórias e identidades, 2008. p. 1-13.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A Formação do primeiro seminário do Sínodo de Missouri em Bom Jesus, São Lourenço do Sul.. In: III Encontro HIstória da Educação em Debate, 2006, Pelotas, 2006.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Educação Pomerana Inserida no Sínodo de Missouri-Formação de uma identidade. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul ANPED sul e III SEminário dos SEcretários dos Programas de Pós-GRaduação em Educação, 2006, Santa Maria, 2006.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sínodo de Missouri e a fundação do primeiro seminário em São Lourenço do Sul (1903-1905). In: 12º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2006, Pelotas. 12º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2006. p. 01-10.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A formação da identidade na educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A Edcaução e seus Sujeitos na HIstória. Goiânia: Editora da UCG, 2006. p. 01-15.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . As fontes na história da educação a partir de um estudo de caso em uma escola teuto brasileira. In: XI Encontro Sul- Rio- Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2005, São Leopoldo. História da Educação na formação do Educação e A contribuição da Asphe, 2005.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Manifestações de lazer numa comunidade rural. In: XXIV Simpósio Nacional de Educação Física, 2005, Pelotas, 2005.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . As fontes na história da educaçoa - a partir de um estudo de caso em uma escola teuto brasileira no interior de Pelotas no período da nacionalizaçao do ensino:identidade e memória de uma etnia. In: IV Congresso Inernacional de Educação, 2005, São Leopoldo. IV Congresso Internacional de educaçao. São Leopoldo: Unisinos, 2005. p. 1-11.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A Educação Física Escolar e a Performatividade na Formação das Identidades dos Docentes. In: XXI Simpósio Nacional de Educação Física, 2003, Pelotas. Simósio Nacional de Edcação Física, Esporte e Mídia. Pelotas: Armazém Literário, 2003. p. 146-150.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, esporte e infância. In: XXI Simpósio Nacional de Educação Física, 2002, Pelotas. Esporte Amador. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2002. p. 139-144.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; DUARTE, Giovani Mota ; BORGES, Ricardo Bersh ; OTTO, Valquiria Oliveira . Políticas Esportivas e de Lazer em Canguçu. In: XI Simpósio Nacional de Educação Física Esporte Amador, 2002, Pelotas. Coletânea de Textos e Resumos XXI Simpósio Nacional de Educação Física, 2002. p. 228-234.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, infância e esporte. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. Sociedade, ciência e ética: desafios para a Educação Física, 2001.

  • ALBRECHT, Elias ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Dispositivos de ensino-aprendizagem: uma análise das representações ideológicas, sociais e morais presentes em cartilhas sinodais. In: 16ª Mostra da Produção Universitária, 2017, Rio Grande. Anais 16ª Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: Furg, 2017. p. 1-3.

  • ALBRECHT, Elias ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Memórias da nacionalização do ensino em escolas sinodais luteranas.. In: 3ª SIIEPE Semana Integrada UFPel 2017, 2017, Pelotas. ENPOS XIX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Ufpel, 2017. p. 1-4.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Reflexos da construção da ferrovia na Colônia Maciel e Escola Garibaldi - (1940-1950). In: XVIII Encontro de Pós-Graduação. 26 a 30 de setembro de 2016., 2016, Pelotas. XVIII Encontro de Pós-Graduação. 26 a 30 de setembro de 2016., 2016. p. 1-4.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; AMARAL, G. L. ; CAETANO, Ademir Cavalheiro . PESQUISA NOS ACERVOS DE INSTITUIÇÃO SUPERIOR: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas, 2014, Criciúma. Anais Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas. Criciúma: Unesc, 2014. p. 609-610.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . KÖRPER- UND GEGENSTÄNDEDARSTELLUNG IM BILDUNGSPROJEKT DER LUTHERISCHEN MISSOURI-SYNODE IN BRASILIEN. In: ISCHE 40 Education and Nature, 2018, Berlin, Germany. ISCHE 40 Education and Nature, 2018.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Memórias da instituição escolar. In: XIII Encontro Nacional de História Oral. 01 a 04 de maio de 2016., 2016, Pelotas. XIII Encontro Nacional de História Oral. 01 a 04 de maio de 2016., 2016.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Reflexões acerca da memória e da história oral: o ensino na Colônia Maciel (Pelotas-RS) nos anos de 1928 a 1951. In: Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 513-514.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . Documentos preservados pela Escola Garibaldi: aproximações com a Cultura Escolar (1928-1951). In: XVII Encontro de Pós-Graduação, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Rio Grande/RS. Anais do XVII Encontro de Pós-Graduação, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. p. 2-3.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . História Cultural e História da Educação: estado da arte acerca deste campo teórico metodológico. In: II Encontro Discente Pesquisadores de História - Perspectivas Teóricas Contemporâneas, 2015, Pelotas/RS. Caderno de Resumos do II Encontro Discente Pesquisadores de História - Perspectivas Teóricas Contemporâneas, 2015.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA . FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O USO DE IMPRESSOS RELIGIOSOS. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá/PR. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015. p. 2-2.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; THUM, Carmo ; LUCHESE, Terciane ; RENK, Valquíria Elita . MARCAS DA ETNICIDADE, ESCOLARIZAÇÃO E MEMÓRIA: ITALIANOS, UCRANIANOS, POLONESES E POMERANOS. In: VIII Congresso de História da Educação, 2015, Maringá/PR. Anais do VIII Congresso de História da Educação, 2015. p. 1-6.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; THUM, Carmo ; LUCHESE, Terciane ; RENK, Valquíria Elita . MARCAS DA ETNICIDADE, ESCOLARIZAÇÃO E MEMÓRIA: ITALIANOS, UCRANIANOS, POLONESES E POMERANOS. In: VIII Congresso Nacional de História da Educação, 2015, Maringá/PR. Anais do VIII Congresso Nacional de História da Educação, 2015. p. 1-6.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia . Arroio do Padre/RS e sua identidade luterana: práticas de educação e cultura de uma comunidade. In: GT- História Cultural RS- Cidade, Memória e Identidade, 2013, Porto Alegre. Cidade, Memória e Identidade, 2013. p. 18-18.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia ; SOUZA, Marcos Teixeira de . A diáspora Negra em comunidades pomeranas da região sul. In: I COPENE SUL, 2013, Pelotas. I Copene Sul- Congresso dos/as pesquisadores/as negros/as da região sul, 2013. p. 28-29.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia ; SOUZA, Marcos Teixeira de . Afro-pomeranos: entre a Pomerânia lembrada e a África esquecida. In: I COPENE SUL, 2013, Pelotas. I Copene Sul- Congresso dos/as pesquisadores/as negros/as da região sul, 2013. p. 108-108.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A formação da identidade na educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A Educação e seus sujeitos históricos. Goiânia: UCG, 2006. p. 285-285.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e Cultura Escolar na educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul, inserida no Sínodo de Missouri. In: 15º Congresso de iniciação Científica 5ª mostra de Pós-Graduação da UCPEL, 2006, Pelotas. 15º Congresso de iniciação Científica 5ª mostra de Pós-Graduação da UCPEL, 2006. p. 01-01.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri- memória e cultura escolar de uma etnia. In: XV Congresso de Iniciação CientíficaVIII Encontro de Pós Graduaçao, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação CientíficaVIII Encontro de Pós Graduaçao. Pelotas: UFPEL, 2006. p. 1-3.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e Cultura escolarna Educação Pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul inserida no Sínodo de Missouri. In: XV Congresso de Iniciação Científica VIII Encontro de Pós-Graduaçao, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científica VIII Encontro de Pós-Graduaçao. Pelotas: UFPEL, 2006. p. 1-1.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Missouri no contexto pomerano- a identidade teológico pedagógico na formação de igrejas e escolas. In: XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós Graduação, 2005, Pelotas, 2005.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Lazer numa comunidade de descendentes germâncios em Pelotas- relações e manifestações do cotidiano. In: VII Encontro Estadual de História- ANPUH/RS História, Memória e Testemunho, 2004, Pelotas. VII Encontro Estadula de História- ANPUH/RS História, memória e testemunho: Caderno de resumos do Encontro Estadual de História. São Leopoldo: oikos, 2004. v. 1. p. 45-45.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; PARDO, Eliane Ribeiro ; FREITAS, Gustavo da Silva ; CANABARRO, Lúcio Kerber . Fissuras Micropolíticas no Ensino da História da Educação Física: corpo, memória e subjetivação. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, 2002, Ponta Grossa, 2002.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, infância e esporte. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. Sociedade, ciência e ética: desafios para a Educação Física, 2001. p. 125-125.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, infância, esporte. In: 1º Pré-Conbrace, 2001, Pelotas. Pré-Conbrace. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2001. p. 65-66.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; MENDES, Valdelaine da Rosa . A prática sistematizada do futebol na infância: estresse, aprendizagem ou diversão?. In: XIX Simpósio Nacional de Educaçao Física, 2000, Pelotas. XIX Simpósio Nacional de Educaçao Física- Século XXI Perspectivas. Pelotas: UFPEL, 2000.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; OTTO, Valquíria Oliveira . O papel do professor de Educação Física na escola. In: XVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 1999, Pelotas. Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 1999. p. 275-275.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CUNHA, Aline Nunes da ; BORGES, Roberta Anselmo ; OTTO, Valquíria Oliveira . Lazer, cidadania e direito social. In: XVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 1999, Pelotas. Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 1999. p. 294-294.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, Patrícia . O percurso escolar dos imigrantes italianos e alemães: similaridades e particularidades. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , 2019.

  • CASTRO, RENATA BRIÃO DE ; WEIDUSCHADT, Patrícia . Cultura escolar a partir da escrituração e das fontes orais: uma análise acerca das fontes orais. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , 2019.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, RENATA BRIÃO DE ; TEIXEIRA, Vanessa . Acervos étnicos: preservando a história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. HISTÓRIA UNICAP , 2019.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . História Cultural e História da Educação: estado da arte acerca deste campo teórico metodológico. HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL) , 2017.

  • Veiro, Tatiane Vedoin ; CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . Acervos escolares: possibilidades e aproximações entre a Arquivologia e a Museologia. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO , 2017.

  • CASTRO, Renata Brião de ; WEIDUSCHADT, PATRICIA . O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul (resenha). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFPEL) , 2017.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CASTRO, Renata Brião de . 'Instituições escolares e imigração na região colonial de Pelotas/RS (1928 - 1953)'.. História Unicap , 2016.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Cultura escolar através da memória dos pomeranos na cidade de Pelotas- RS (1920-1930). Cadernos de História da Educação (Online) , 2015.

  • WEIDUSCHADT, PATRICIA ; CASTRO, Renata Brião de . SOBRE ENTREVISTAS, DOCUMENTO E ACERVOS: ANÁLISE A PARTIR DE NARRATIVAS DE BANCO DE DADOS. Semina (UPF) , 2015.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO? E A CIRCULAÇÃO NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS NO RS- 1930-1966. Pró-Posições (UNICAMP. Online) , 2014.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?: NACIONALISMO E HIGIENISMO A PARTIR DA FÉ LUTERANA (1931-1966). Revista HISTEDBR On-line , 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . ?REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?: LEITORES E CORRESPONDÊNCIAS?. Revista Brasileira de História da Educação , 2013.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar . ?O SÍNODO DE MISSOURI E O SEMINÁRIO TEOLÓGICO-PEDAGÓGICO EM SÃO LOURENÇO DO SUL- RS (1903-1905)?. Revista HISTEDBR On-line , 2012.

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; AMARAL, G. L. . História da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAETANO, Ademir Cavalheiro ; WEIDUSCHADT, Patrícia ; AMARAL, G. L. . PESQUISA NOS ACERVOS DE INSTITUIÇÃO SUPERIOR: primeiras aproximações da cultura escolar da FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; CAETANO, Ademir Cavalheiro . CONSTITUIÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO RIO GRANDE E AS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO (1955-1969). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A etnomatemática e educação no meio rural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo . O PATRIMÔNIO POMERANO NA INTERFACE COM A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE MEMÓRIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; ALVES, Monica Flugel ; BERGMANN, M. . Memória e educação, cultura rural e religiosidade em diálogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A revista 'O Pequeno Luterano': Lúdico e publicidade (1933-1966). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Os pomeranos na Serra dos Tapes e a religiosidade luterana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . ANÁLISE E ESTUDO DE IMPRESSOS- A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia . PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PAROQUIAL DE ARROIO DO PADRE RS (1950-1960). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia . PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PAROQUIAL DE ARROIO DO PADRE ? RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Pomeranos da Serra dos Tapes/ RS- Educação e Religiosidade Luterana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia ; SOUZA, Marcos Teixeira de . Afro-pomeranos: entre a Pomerânia lembrada e a África esquecida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; BEIERSDORF, Cassia ; SOUZA, Marcos Teixeira de . A diáspora Negra em comunidades pomeranas da região sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A REVISTA ?O PEQUENO LUTERANO?: NACIONALISMO E HIGIENISMO E A FÉ LUTERANA (1931-1966). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; THIES, Vania Grim . CULTURA RURAL EM DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃOE MEMÓRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Imprensa Infantil luterana: higienismo e nacionalismo na revista 'O Pequeno Luterano'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; THIES, Vania Grim . Memória, educação e Cultura rural em Diálogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Pesquisa e extensão no espaço educativo rural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; FISCHER, Beatriz T. Daudt . Interlocução dos leitores na revista "O Pequeno Luterano". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . |Leitores da revista "O Pequeno Luterano"- história oral e identidade entre comunidades religiosas luteranas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista "Pequeno Luterano" no contexto pomerano-discursos higiênicos e educação doutrinária- 1931-1952. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Divesidade e religiosidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Práticas e modos de leitura na revista "O Pequeno Luterano". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e Cultura Escolar entre os pomeranos na cidade de Pelotas (1920-1930). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A nacionalização do ensino no contexto imigratório. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e História Oral- conceito e método em pesquisas de História da educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Miisouri e a revista do "Pequeno Luterano" no contexto pomerano: educação doutrinária, higienismo e rede de leitores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . HISTÓRIACULTURAL E MEMÓRIA - A CULTURA ESCOLAR ENTRE OSPOMERANOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Missouri e a Revista "Pequeno Luterano" no contexto pomerano: educação doutrinária, higienismo e rede de leitores (1932-1952). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A formação do primeiro seminário em Bom Jesus, São Lourenço do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Síndo de Missouri no contexto pomerano - A identidade teológico pedagógico na formaçao de igrejas e escolas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Educaçao Pomerana inserida no Sínodo de Missouri- formaçao de uma identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sínodo de Missouri e a fundação do primeiro seminário em São Lourenço do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A formação da identidade na educaçao pomerana inserida no Sínodo de Missouri. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e cultura escolar na educaçao pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul, inserida no Sínodo de Missouri. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Memória e Cultura escolar ne Educaçao Pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul, inserida no Sínodo de Missouri. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri: Memória e Cultura escolar de uma etnia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . As fontes na história da educação a partir de um estudo de caso em uma escola teuto brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Identidade e memória de uma etnia- o uso das fontes na história da educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A Identidade Teológica Pedagógica do Luteranismo do Sínodo do Missouri na formação de igrejas e escolas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Manifestações de lazeruma comunidade rural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . As fontes na história da educaçao- a partir de um estudo de caso em uma escola teuto brasileira no interior de Pelotas na nacionalização de ensino- identidade e memória de uma etnia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O Sínodo de Missouri no contexto pomerano- A identidade teoloógico pedagógica na formaçao de igrejas e escolas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Lazer numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas- mnifestações e relações do cotidiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Lazer numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas- relações e manifestações do cotidiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . A Educação Física Escolar e a Performatividade na Formação das Identidades dos Docentes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; PARDO, Eliane Ribeiro ; FREITAS, Gustavo da Silva ; CANABARRO, Lúcio Kerber . Fissuras micropolíticas no ensino da História da Educação Física: corpo, memória, subjetivação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, esporte e infância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; PARDO, Eliane Ribeiro ; FREITAS, Gustavo da Silva ; CANABARRO, Lúcio Kerber . Fissuras micropolíticas no ensino da História da Educação Física: corpo, memória e subjetivação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Políticas Esportivas e de Lazer em Canguçu. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, infância, esporte. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, infância e esporte. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O estresse e a prática desportiva na sociedade contemporânea: reflexões a partir da análise de uma equipe de futebol infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Sociedade, esporte e infância. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Lazer, cidadania e direito social. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . O papel do professor de Educação Física na escola. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar ; AMARAL, G. L. ; ARRIADA, Eduardo . Guia de Fontes 1 - Textos escolares. Pelotas: Editora UFPel, 2014 (Organizador da seção de documentos).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia ; TAMBARA, Elomar ; ARRIADA, Eduardo ; AMARAL, G. L. . Guia de Fontes 2 - Etnia afro-brasileira. Pelotas: Editora da Ufpel, 2014 (Organizador de sessão de documentos).

  • WEIDUSCHADT, Patrícia . Uma ótica inclusiva na educação física escolar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2003 (Caderno de Textos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WEIDUSCHADT, Patrícia . História da Educação. 2017.

WEIDUSCHADT, Patrícia . História da Educação. 2016.

WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista Brasileira de História da Educação. 2016.

WEIDUSCHADT, Patrícia . História da Educação. 2015.

WEIDUSCHADT, Patrícia . Revista Educação e Filosofia. 2014.

WEIDUSCHADT, Patrícia . Lazer na contrução da identidade e memória numa comunidade rural de descendentes germãncos no interior de Pelotas. 2004.

WEIDUSCHADT, Patrícia ; MENDES, Valdelaine da Rosa . Sociedade, esporte e infância. 2001.

WEIDUSCHADT, Patrícia ; ALBRECHT, Elias ; OSWALD, Tamara . Educação e escolarização na região da Serra dos Tapes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEIDUSCHADT, Patrícia . Pomeranos e religiosidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

WEIDUSCHADT, Patrícia . Os pomeranos na Serra dos Tapes e a religiosidade luterana.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEIDUSCHADT, Patrícia ; THUM, Carmo ; Tressmann, Ismael . Diversidade Religiosa no Mundo Pomerano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEIDUSCHADT, Patrícia . Oficina de Jogos e brincadeiras recreativas. 2003. .

WEIDUSCHADT, Patrícia . Treinamento sobre postura e exercícios físicos numa empresa. 2005 (Orientação de Treinamento NR-17- Ergonomia) .

WEIDUSCHADT, Patrícia . O lazer e a construção da identidade numa comunidade rural de descendentes germânicos em Pelotas. 2005 (Apresentação em seminário) .

WEIDUSCHADT, Patrícia . Coreografias. 2005 (Coreógrafa da Banda da Escola João de Deus Nunes) .

WEIDUSCHADT, Patrícia . Monitora da disciplina de História da Educação Física e Desportos. 2002 (Monitoria) .

WEIDUSCHADT, Patrícia . Árbitro de Atletismo dos XXVI Jogos Desportivos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. 1999 (Arbitragem) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Diferenças e semelhanças do projeto educativo- religioso luterano das escolas étnicas alemãs pomeranas na região sul do RS (1930-1960), Descrição: O presente projeto pretender mapear a realidade educativo- religiosa no contexto pomerano na Serra dos Tapes, especificamente, no interior de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul orientadas por três instituições luteranas: IELB, IECLB e igrejas independentes no período de 1930-1960. Para tanto, na inserção do grupo de pesquisa Educamemória, que atua em escolas do interior dos municípios citados anteriormente far-se-á intervenções com os alunos a fim de mapear os possíveis depoentes da pesquisa para identificar as diferenciações e semelhanças nos projetos educativo-religiosos das instituições luteranas envolvidas. Através do grupo CEIHE (Centro Estudos Investigativos em Educação) será categorizado os documentos produzidos por essas instituições, bem como currículo e material didático. Através deste mapeamento será possível sistematizar os dados e compreender as diferenciações e semelhanças dos projetos educativos das instituições religiosas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patrícia Weiduschadt - Coordenador / Ademir Cavalheiro Caetano - Integrante / Maristela Bergmann - Integrante / Renata Brião de Castro - Integrante / Bruna de Farias Xavier - Integrante / Elias Kruger Albrecht - Integrante / Tania Alvares Teixeira - Integrante / Renata dos Santos Alves - Integrante / Karin Schwartzbold - Integrante / Angelita Kolmar - Integrante / Weliton Kuster - Integrante / Clóvis Renato Blank Leitzke - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar, Descrição: O grupo tem como propósito investigar temas relativos à memória da educação em suas diferentes interfaces. Tem como foco a História das instituições escolares e os distintos aspectos que compõe a cultura escolar no Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Considerando esses aspectos, a criação do presente grupo repercutirá em termos de potencializar, ampliar e aprimorar os estudos que já vem sendo desenvolvidos individualmente pelos pesquisadores envolvidos, quais sejam: estudos em acervos já existentes; viabilização para criação de novos acervos que agregam documentos escolares, com vista a preservar a memória e a história da educação no Brasil de forma geral e, em especial, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de pesquisa envolvendo análise de documentos escolares com o objetivo de preservar singularidade e idiossincrasias de determinadas regiões do país; ainda, o conjunto de pesquisas que agrega o grupo, amplia as possibilidades de entendimento e de análise crítica das políticas públicas vigentes, relativas à educação no País, uma vez que permite o acesso à dimensão histórica da educação, sem a qual o presente perde o sentido de processualidade, temporal e historiográfica, no que se refere a educação no Brasil. Os aspectos elencados trabalhados de forma coletiva, agregarão elementos históricos que fundamentam a pesquisa em educação possibilitando o desenvolvimento e divulgação das investigações na área das Ciências Humanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Patrícia Weiduschadt - Coordenador / GIANA LANGE DO AMARAL - Integrante / Beatriz Fischer - Integrante / Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - Integrante / Eduardo Arriada - Integrante / Doris Bittencourt - Integrante / Giani Rabelo - Integrante / Terciane Ângela Luchese - Integrante / Cineri Fachin Moraes - Integrante / Roseli Maria Bergozza - Integrante.

  • 2012 - Atual

    EDUCAMEMÓRIA, Descrição: Trata-se de uma ação de pesquisa e extensão que atinge comunidades formadas na região costeira da Laguna dos Patos em sua maioria remanescentes da ação de colonização realizada a partir de 1857, em São Lourenço do Sul, Canguçu e Pelotas. Os espaços envolvidos nesse programa tem base de ação nas comunidades que compõe a grande região da Serra dos Tapes em parceria com comunidades do Estado do Espírito Santo, em especial, Santa Maria de Jetibá e de Pomerode, Santa Catarina. Esses espaços são territórios geo-culturais onde se apresentam grandes conglomerados de pomeranos rurais no Brasil. A proposta localiza-se nas escolas das comunidades rurais, com base na Metododologia das Rodas de diálologo, busca abranger diferentes grupos sociais, entre eles, estudantes, pais e mães, lideranças comunitárias e professores propondo a discussão da vida no campo, o modo de viver, produzir e partilhar. O processo de participação compartilhada da universidade com esses espaços tem se estabelecido ao longo de quatro anos, exercendo o principio de indissociabilidade das atividades de ensino-pesquisa-extensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (15) . , Integrantes: Patrícia Weiduschadt - Integrante / THIES, Vania Grim - Integrante / THUM, Carmo - Coordenador / Renata Menasche - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - 2011

    EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, Descrição: Investigação, análise e produção acadêmica sobre os processos de vida dos diferentes grupos humanos e suas relações com a vida cotidiana. - Investigação e produção de materiais educativos sobre mundo rural e memória, cidade e memória. - pesquisa e fomento a espaços de guarda e produção da memória individual e coletiva aliados a processos formativos comunitários e institucionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Weiduschadt - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - Atual

    CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação), Descrição: Promoção e desenvolvimento da pesquisa educacional de caráter histórico; Resgate e valorização da história da educação regional; Fomento das investigações sobre instituições e experiências educativas de diferentes épocas; Preservação e constituição de acervos documentais para pesquisa historiográfica; Desenvolvimento de estudos comparados; Fomento da produção e da publicação no campo da História da Educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (19) . , Integrantes: Patrícia Weiduschadt - Integrante / ELOMAR TAMBARA - Coordenador / GIANA LANGE DO AMARAL - Integrante / Eduardo Arriada - Integrante., Número de produções C, T & A: 24

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

2º lugar concurso Fundamentos Sócio- Históricos- Filosóficos da Educação professor substituto educação, Universidade Federal de Pelotas..

2007

2º lugar Concurso Publico - Professor Efetivo CAVG, Universidade Federal de Pelotas..

2005

2 º lugar Aprovação em concurso público- professor substituto- recreação e lazer- educação física, Universiadade Federal de Pelotas.

2003

3 º lugar aprovado em concurso público- professor substituto -recreação e lazer, Universidade Federal de Pelotas.

2002

Aprovação concurso público- professor séries iniciais- 2º lugar, 5ª Coordenadoria Regional de Educação- RS..

2000

Aprovação em concurso públio- professor séries iniciais 5º lugar, 5ª Coordenadoria Regional de Educação- RS..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional