Marcelo Ribeiro Mesquita
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1997), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Biotecnologia - RENORBIO pela Universidade Federal do Piauí (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí e professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí.
Informações coletadas do Lattes em 03/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO
2014 - 2019
Universidade Federal do Piauí
Título: Aplicação do sensoriamento remoto para identificação das relações da paisagem urbana com a transmissão da Leishmaniose visceral
Carlos Henrique Nery Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Leishmaniose; Paisagem; Sensoriamento remoto.Grande área: Ciências Biológicas
Mestrado em Biologia Vegetal
2000 - 2002
Universidade Federal de Pernambuco
Título: FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UMA ÁREA DE CERRADO BAIXO, PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES,PIAUÍ,Ano de Obtenção: 2002
ANTONIO ALBERTO JORGE FARIAS CASTRO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: VEGETAÇÃO; FLORÍSTICA; FITOSSOCIOLOGIA; CERRADO; PROGRAMA FITCEM.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: BIOTECNOLOGIA.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Fitossociologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Florística.
Participação em eventos
III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba & VII Congresso Piauiense de Saúde Pública (COPISP 2018). PARASITOSES INTESTINAIS EM TERESINA, PIAUÍ. 2018. (Congresso).
6th World Congress on Leishmaniasis. INVESTIGATIONS ABOUT THE ROLE OF URBAN LANDSCAPE IN TRANSMISSION OF VISCERAL LEISHMANIASIS.. 2017. (Congresso).
52 Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. Investigações acerca do papel da paisagem urbana na transmissão da leishmaniose visceral.. 2016. (Congresso).
III Simpósio Latino Americano em Biotecnologia.Investigações acerca do papel da paisagem urbana na transmissão da leishmaniose visceral.. 2015. (Seminário).
II Simpósio Latino-Americano de biotecnologia do Nordeste. 2014. (Simpósio).
V Encontro INCT Nanobiotecnologia. 2014. (Encontro).
II SEMINÁRIO DE BIOLOGIA - SEMBIO.O TRIPÉ: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE BIOLOGIA DE CORRENTE.BIODIVERSIDADE DAS GRANDES REGIÕES DO BRASIL. 2011. (Seminário).
III Jornada de Biologia e II Simpósio de doenças parasitárias e infecciosas.Avaliação de Impacto Ambiental. 2010. (Simpósio).
III JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE E VI MOSTRA CIENTÍFICA DO CESC - UEMA.RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. 2010. (Outra).
II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UESPI.BIODIVERSIDADE DO CERRADO. 2010. (Outra).
II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UESPI.BIODIVERSIDADE DO CERRADO. 2010. (Outra).
PROJETO AÇÃO SOCIAL E ECOLÓGICA.MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. 2009. (Outra).
III Seminário de Química e IV Mostra de química.Agrotóxicos. 2008. (Seminário).
II Jornada de Biologia e I Simpósio de doenças parasitárias e infecciosas.Composição e Diversidade Florística dos Biomas Brasileiros.. 2008. (Simpósio).
II Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde - JORBIOS.Riqueza florística e fúngica do Nordeste. 2008. (Encontro).
IX Seminário de divulgação da Produção Científica da UEMA.Malpighiaceae ocorrentes no Cerrado do Estado do Maranhão, Brasil. 2008. (Seminário).
IX Seminário de Divulgação da Produção Científica da UEMA.Malpiguiaceae ocorrentes no Cerado do Estado do Maranhao, Brasil. 2008. (Seminário).
IX Semana de Biologia.Técnicas de Coleta Vegetal e Herborização. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
LEMOS, J. R.; MENDES, M. R. A.;MESQUITA, M. R.. Fitogeografia de espécies do componente lenhoso de uma área de vegetação xérica do norte do Piauí, Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
LEMOS, J. R.; MENDES, M. R. A.;MESQUITA, M. R.. INVENTÁRIO FLORÍSTICO DE UMA ÁREA ECOTONAL CAATINGA-CERRADO NO NORTE DO PIAUÍ, NORDESTE DO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
LEMOS, J. R.; MENDES, M. R. A.;MESQUITA, M. R.. Florística de uma área de transição do Norte do Piauí,Nordeste do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
Figeiredo, J.J.T;MESQUITA, M. R.. Fauna do solo como indicadora ambiental da reabilitação de áreas em processo de desertificação em Gilbués. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
Filho, E.A. de S.;MESQUITA, M. R.. Capim-Elefante e o manejo que garante produção de leite a baixo custo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Efeito de fontes orgâno-mineral no desenvolvimento da melancia no município de Corrente, Piauí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Doses crescentes de superfosfatos simples sobre a produção de mudas de mamoeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Doses crescentes de superfosfatos simples sobre a produção de mudas de mamoeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Levantamento da flora apícola no município de Curimatá - Piauí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Doses de fósforo: substrato e produção de mudas de mamoeira formosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. Avaliação da produção de manga no Nordeste. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí.
Carvalho, L.C.F.;MESQUITA, M. R.; Aluisío Bitencourt. Microbiota aerógena em ambiente hospitalar: avaliação da presença de Staphylococcus sp. nas unidades de terapia intensiva de hospitais públicos de Caxias, Maranhão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Fraga, E C.; Maria Claudene Barros;MESQUITA, M. R.. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE Pseudoplatystoma fasciatum (SILURIFORME, PIMELODIDAE) COM BASE EM SEQUÊNCIAS DE DNA MITOCONDRIAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Conceição. G.M.; Câmara, F.M.M.;MESQUITA, M. R.. Plantas vasculares em uma área de Cerrado do Parque Estadual do Mirador, Maranhão, Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Conceição. G.M.; Sousa, E.O.;MESQUITA, M. R.. Malpighiaceae ocorrentes no Cerrado do estado do Mranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Conceição. G.M.; Câmara, F.M.M.;MESQUITA, M. R.. Pteridoflora do município de Timon, estado do Maranhão, Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Conceição. G.M.; Câmara, F.M.M.;MESQUITA, M. R.. Flora Briofitica do Meio Norte (Piauí e Maranhão), Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Almeida, D.B.A.; Conceição. G.M.;MESQUITA, M. R.; Sousa, E.O.. Ocorrencia da familia Loranthaceae no município de Caxias (MA) e espécies acervadas no Herbário Prof. Auizio Bittencourt (HERBIT). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Bezerra, JMT; Fraga, E C.. Relações Filogenéticas entre peixes da familia CURIMATIDAE(CHARACIFORMES) da Bacia do Rio Itapecuru, Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Maria Claudene Barros; Carvalho, L.C.F.. Sistematica da familia PIMELODIDAE (SILURIFORMES) com base em sequencias do DNA Mitocondrial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Carvalho, L.C.F.; Aluisío Bitencourt. A mosca doméstica ( Musca domestica Linnaeus,1758)como vetor de salmonelose e shigelose: uma avaliação no Balneario Veneza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Carvalho, L.C.F.; Aluisío Bitencourt. Avaliação da microbiota da Musca domestica L. (DIPTERA, MUSCIDAE)que circula no mercado central municipal de Caxias, Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Carvalho, L.C.F.; Miranda, FAA. Determinação de parâmetros fisico-quimicos da aguardente de cana produzida artesanalmente nos municipios de aldeias altas e caxias - ma. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias habilitação Quimica) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Miranda, FAA; Holanda,MFA. Estudo etnobotânico e fitoquimico do"mangara" ou "coração da bananeira" de variedades de bananas em Timbiras, maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias habilitação Quimica) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.. Aspectos floristicos da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamun, Caxias, Maranhão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Biolog) - Universidade Estadual do Maranhão.
Helvio de Sousa Vilhena;MESQUITA, M. R.. Avaliação de níveis de fósforo e potássio de solos da Área de Proteção Ambiental do Inhamun, Caxias, Maranhão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Biolog) - Universidade Estadual do Maranhão.
Ednan Almeida Bezerra;MESQUITA, M. R.. Determinação de propriedades fisico-quimicas nos sucos de variedades de limão e laranja. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Biolog) - Universidade Estadual do Maranhão.
Jeremias Gaido Aragão;MESQUITA, M. R.. Diversidade de espécies da familia Myrtaceae para o estado do Maranhão, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Biolog) - Universidade Estadual do Maranhão.
Nadia Lucia Amorim da Silva;MESQUITA, M. R.. Triagem fitoquimica das plantas medicinais na ára de Proteção Ambiental, Inhamun, Caxias, Maranhão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Químic) - Universidade Estadual do Maranhão.
Carlos Eduardo Oliveira de Sousa;MESQUITA, M. R.. Ocorrência da Família Cyperaceae no município de Caxias, Maranhão, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias com habilitação em Biolog) - Universidade Estadual do Maranhão.
MESQUITA, M. R.; Conceição. G.M.; Silva,MCC. Paleontologia. 2009. Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
MESQUITA, M. R.; Neto, FRR; Bna, AMA. Ecologia. 2009. Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Maria Claudene Barros;MESQUITA, M. R.; José Limeira de Oliveira. Botânica Básica. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
MESQUITA, M. R.; Aluisío Bitencourt; Francisco Limeira de Oliveira. Anatomia Comparada Animal/ Fisiologia Animal. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
MESQUITA, M. R.; Valdir Edson Soares; Racilda Maria Nóbrega Ferreira. Biologia. 2004. Universidade Estadual do Piauí.
MESQUITA, M. R.. II JORNADA DE EXTENSÃO. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
MESQUITA, M. R.. Seminario Previo de Iniciação Cientifica. 2009. Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA.
Comissão julgadora das bancas
BARBOSA, D. C. A.TABARELLI, M.; Zickel,C.S.. Florística e fitossociologia de uma área de cerrado marginal (Cerrado baixo) do Parque Nacional de Sete Ciddades, Piauí.. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, C. H. N.;ESPINDOLA, GIOVANA; WERNECK, G. L.; FEGHALI, M. E. M.; BRAZIL, R. P.. Aplicação do sensoriamento remoto para a identificação das relações da paisagem urbana com a transmissão da leishmaniose visceral. 2019. Tese (Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. H. N.; MIRA DE ESPINDOLA, GIOVANA; FEGHALI, M. E. M.; WERNECK, G. L.; BRAZIL, R. P.. Aplicação do sensoriamento remoto para a identificação das relações da paisagem urbana com a transmissão da leishmaniose visceral. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Piauí.
Sousa, João Marcelo de Castro e; ESPINDOLA, G. M.; WERNECK, G. L.. Investigações acerca do papel da paisagem urbana na transmissão da Leishmaniose visceral. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Renorbio) - Universidade Federal do Piauí.
Castro, Antonio Alberto Jorge Farias; TABARELLI, Marcelo; BARBOSA, Dilosa de Alencar Alves; ZICKEL, Carmen Silvia. Florística e Fitossociologia de uma Área de Cerrado Marginal (Cerrado Baixo) do Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí.. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.;TABARELLI, M.. Florística e fitossociologia de uma área de cerrado marginal (cerrado baixo) do Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
USOS MÚLTIPLOS E QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DE PARNAGUÁ, PARNAGUÁ,PIAUÍ,BRASIL; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática) - IFPI; (Orientador);
Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores do município de Corrente, Piauí, Brasil; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Tecnico em Agronegócio) - Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí; (Orientador);
FLORÍSTICA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UMA TAXOCENOSE DE CERRADO, DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA; Orientador: Marcelo Ribeiro Mesquita;
USOS MÚLTIPLOS E QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DE PARNAGUÁ, PARNAGUÁ,PIAUÍ,BRASIL; 2012; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI; Orientador: Marcelo Ribeiro Mesquita;
CONHECIMENTO POPULAR TRADICIONAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DE MORADORES DO MUNICIPIO DE CORRENTE, PIAUÍ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnico em Agronegócio) - Instituto Federal do Piauí, IFPI; Orientador: Marcelo Ribeiro Mesquita;
Florística e fitossociologia da àrea de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas - Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Caxias - UEMA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Marcelo Ribeiro Mesquita;
Floristica e Fitossociologia de uma área de Tabuleiro Litorâneo no município de Parnaíba - PI; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marcelo Ribeiro Mesquita;
Foi orientado por
Aplicação do sensoriamento remoto para a identificação das relações da paisagem urbana com a transmissão da leishmaniose visceral; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Carlos Henrique Nery Costa;
Florística e Fitossociologia de uma Área de Cerrado Marginal (Cerrado Baixo) do Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí; ; 2003; 62 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Alberto Jorge Farias Castro;
Produções bibliográficas
-
MESQUITA, MARCELO RIBEIRO ; AGARWAL, SHIVANI ; DE MORAIS LIMA, LEONARDO HENRIQUE GUEDES ; SOARES, MARIA REGIANE ARAUJO ; BARBOSA, DIOGO BRUNNO E SILVA ; SILVA, VLADIMIR COSTA ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; COSTA, CARLOS HENRIQUE NERY . The use of geotechnologies for the identification of the urban flora in the city of Teresina, Brazil. Urban Ecosystems , v. 24, p. 1, 2021.
-
IBIAPINA, A. B. ; LEAL, J. A. ; SANTANA, P. R. A. ; MESQUITA, MARCELO R. ; LOPES, T. L. C. ; BRAZ, D. C. . Enteroparasitosis in patients attended by the health public service: epidemiology and spatial distribution. Scientia Medica (PUCRS. Impresso) , v. 30, p. 1/1-10, 2020.
-
LIMA, LEONARDO H. G. DE M. ; MESQUITA, MARCELO R. ; SKRIP, LAURA ; DE SOUZA FREITAS, MOISÉS T. ; SILVA, VLADIMIR C. ; KIRSTEIN, OSCAR D. ; ABASSI, IBRAHIM ; WARBURG, ALON ; BALBINO, VALDIR DE Q. ; COSTA, CARLOS H. N. . DNA barcode for the identification of the sand fly Lutzomyia longipalpis plant feeding preferences in a tropical urban environment. Scientific Reports , v. 6, p. 29742, 2016.
-
AMORIM, A. S. ; SOUZA, A. A. ; MESQUITA, M. R. ; SOUZA, N. S. . USOS MÚLTIPLOS E QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DE PARNAGUÁ, PIAUÍ, BRASIL.. V ENCIPRO , v. 1, p. 9, 2013.
-
MESQUITA, M.R. ; MESQUITA, M. R. . ECOLOGIA POPULACIONAL DE Mauritiella armata : UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS NO CERRADO PIAUIENSE. V ENCIPRO , v. 1, p. 1, 2013.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. . Floristica e fitossociologia de uma área de Cerrado marginal (Cerrado baixo), Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí. Publicações Avulsas em Conservação de Ecossistemas , v. 15, p. 1-22, 2007.
-
MESQUITA, M. R. ; Aguiar,M.I ; Barbosa, M.G . Conhecimento etnobotânico tradicional de moradores do município de Corrente, Piauí.. VII CONNEPI. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 1-7.
-
MESQUITA, M. R. . Florística e síndrome de dispersão em uma taxocenose de Cerrado, da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil.. VI CONNEPI. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 447-457.
-
IBIAPINA, A. B. ; MESQUITA, M. R. ; LOPES, T. L. C. ; SANTANA, P. R. A. ; LEAL, J. S. ; BRAZ, D. C. . PARASITOSES INTESTINAIS EM TERESINA, PIAUÍ. In: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba & VII Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2018, Parnaiba. III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba & VII Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2018.
-
Barbosa, M.G ; MESQUITA, M. R. ; Aguiar, M.I . Conhecimento etnobotânico tradicional de moradores do município de Corrente, Piauí.. In: IV Encontro de Produtividade em Pesquisa e Encontro de Iniciação Científica, 2012, Teresina. ENCIPRO, 2012.
-
MESQUITA, M. R. ; GUERRA, M. . CONHECIMENTO POPULAR TRADICIONAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DE MORADORES DO MUNICIPIO DE CORRENTE, PIAU?. In: VII CONNEPI, 2012, Palmas. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI, 2012.
-
MESQUITA, M. R. ; Branco, C.A. . FLORÍSTICA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UMA TAXOCENOSE DE CERRADO, DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM,CAXIAS, MARANHÃO,BRASIL.. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011.
-
MESQUITA, M. R. ; Branco, C.A. . FLORÍSTICA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UMA TAXOCENOSE DE CERRADO, DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM,CAXIAS, MARANHÃO,BRASIL.. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Natal. VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011.
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, LEONARDO H. G. DE M. ; SILVA, V. C. ; COSTA, CARLOS H. N. . INVESTIGATIONS ABOUT THE ROLE OF URBAN LANDSCAPE IN TRANSMISSION OF VISCERAL LEISHMANIASIS.. In: 6th World Congress on Leishmaniasis, 2017, Toledo. 6th World Leish, 2017. v. 1. p. 1-1589.
-
LIMA, L. H. G. M. ; MESQUITA, M. R. ; SKRIP, L. ; FREITAS, M. T. S. ; SILVA, V. C. ; KIRSTEIN, O. D. ; ABASSI, I. ; AMORIM, T. M. L. ; WARBURG, A. ; BALBINO, V. Q. ; COSTA, CARLOS H. N. . IDENTIFICATION OF THE SAND FLY LUTZOMYIA LONGIPALPIS PLANT FEEDING PREFERENCE USING DNA BARCODE TECHNIQUE. In: 6th World Congress on Leishmaniasis, 2017, Toledo. 6 World Leish, 2017. v. 1. p. 1-1589.
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, L. H. G. M. ; COSTA, C. H. N. ; SILVA, V. C. . Investigação a cerca do papel da paisagem urbana na transmissão da leishmaniose visceral. In: 52 Congresso de Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52 Congresso de Medicina Tropical, 2016.
-
NASCIMENTO, L. M. F. ; MESQUITA, M. R. ; PASSOS, M. J. A. ; HOLANDA, V. G. ; MIRANDA, V. L. ; SOARES, M. R. A. . Incidência de Leishmaniose Visceral (LV) no semiárido brasileiro. In: 52 Congresso de Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52 Congresso de Medicina Tropical, 2016.
-
LIMA, L. H. G. M. ; MESQUITA, M. R. ; SKRIP, L. ; FREITAS, M. T. S. ; SILVA, V. C. ; KIRSTEIN, O. D. ; ABASSI, I. ; WARBURG, A. ; BALBINO, V. Q. ; COSTA, C. H. N. . DNA barcode for the identification of the sand fly Lutzomyia longipalpis plant feeding preference at a tropical urban environment. In: 52 Congresso Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52 Congresso Medicina Tropical, 2016.
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, L. H. G. M. ; COSTA, C. H. N. . INVESTIGAÇÕES A CERCA DO PAPEL DA PAISAGEM URBANA NA TRANSMISSÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL. In: III Simpósio Latino Americano de Biotecnologia, 2015, Parnaiba. Brazilian journal of biodiversity and biotechnology, 2015.
-
MESQUITA, M. R. . Floristica e fitossociologia de uma área de Tabuleiros litoraneos no municipio de Parnaíba - PI.. In: IV Simpósio de Produção Científica da UESPI, II Seminário de Iniciação Científica da UESPI, I Seminário da Pós-Graduação, 2004, Teresina. Floristica e fitossociologia de uma área de tabuleiro litoraneo no município de Parnaíba - PI., 2004.
-
MESQUITA, M. R. . Distribuição do numero de alturas das espécies de uma área de Cerrado Marginal no Parque Nacional de Sete Cidades. In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife. Distribuição do numero de alturas das espécies de uma área de Cerrado Marginal no Parque Nacional de Sete Cidades, 2002.
-
MESQUITA, M. R. . FLORISTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UMA ÁREA DE CERRADO BAIXO, PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PIAUÍ. In: 52 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2001, JOÃO PESSOA. FLORISTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UMA ÁREA DE CERRADO BAIXO, PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PIAUÍ, 2001.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; CASTRO, A. S. F. . HERBÁRIO DE REFERÊNCIA (CERRADO E CAATINGA) DO PROGRAMA WAVES, PIAUÍ. In: V ENCONTRO DE PESQUISADORES, 1999, TERESINA, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. . FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UMA ÁREA DE CERRADO MARGINAL, PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PIAUÍ. In: V ENCONTRO DE PESQUISADORES, 1999, TERESINA, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; CASTRO, A. S. F. ; CAVALCANTI, F. S. ; OLIVEIRA, J. O. S. ; ALBINO, R. S. . HERBÁRIO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA WAVES DEPOSITADAS NO HERBÁRIO PRISCO BEZERRA - EAC (RESULTADOS PRELIMINARES). In: XXII REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1999, MACEIÓ, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; ALENCAR, M. E. O. ; OLIVEIRA, J. O. S. ; ALBINO, R. S. ; CASTRO, A. S. F. . HERBÁRIO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA WAVES: PLANTAS DA CAATINGA PIAUIENSE DEPOSITADAS NO HERBÁRIO GRAZIELA BARROSO - TEGB (RESULTADOS PRELIMINARES). In: XXII REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1999, MACEIÓ, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; OLIVEIRA, J. O. S. ; ALBINO, R. S. ; CASTRO, A. S. F. ; SOARES, F. A. R. ; CASTRO, N. A. C. F. . HERBÁRIO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA FITCEM: PLANTAS DO CERRADO PIAUIENSE DEPOSITADAS NO HERBÁRIO GRAZIELA BARROSO - TEGB (RESULTADOS PRELIMINARES). In: XXII REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1999, MACEIÓ, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; SOARES, F. A. R. ; OLIVEIRA, J. O. S. ; ALBINO, R. S. ; MENDES, M. R. A. ; CASTRO, N. M. C. F. . MICRORREGIÃO DE PICOS: CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS E FITO-ECOLÓGICAS (RESULTADOS PRELIMINARES). In: XXII REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1999, MACEIÓ, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; CAVALCANTI, F. S. ; MENDES, M. R. A. ; ALBINO, R. S. ; CASTRO, A. S. F. ; SOARES, F. A. R. ; CASTRO, N. M. C. F. . PLANTAS DO CERRADO DO PIAUÍ DEPOSITADAS NOS HERBÁRIOS GRAZIELA BARROSO (TEGB) E PRISCO BEZERRA ( EAC). In: 50 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 1999, BLUMENAU, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; CAVALCANTI, F. S. ; MENDES, M. R. A. ; ALBINO, R. S. ; CASTRO, A. S. F. ; SOARES, F. A. R. ; CASTRO, N. M. C. F. . PLANTAS DA CAATINGA DO PIAUÍ DEPOSITADAS NO HERBÁRIO GRAZIELA BARROSO (TEGB) E PRISCO BEZERRA (EAC). In: 50 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 1999, BLUMENAU, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; CASTRO, A. A. J. F. ; OLIVEIRA, J. O. S. ; ALBINO, R. S. ; MENDES, M. R. A. ; CASTRO, A. S. F. ; SOARES, F. A. R. ; CASTRO, N. M. C. F. . ESTUDO DA FLORA E ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO EM ÁREAS NATURAIS DEGRADADAS E NÃO DEGRADADAS, ASSOCIADO COM AS CARACTERÍSTICAS DOS CLIMAS LOCAIS, NOS MUNICÍPIOS SOB INFLUÊNCIA DO RESERVATÓRIO DE BOCAINA (PIAUÍ). In: IV ENCONTRO DE PESQUISADORES, 1998, TERESINA, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; ABREU, J. R. ; TORRES, I. B. B. ; BARROS, R. F. M. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E TESTES FITOQUÍMICOS DE PLANTAS UTILIZADAS EM TERESINA,PIAUÍ. In: XXI REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1997, CAXIAS, 1997.
-
MESQUITA, M. R. ; MEDEIROS, E. V. E. S. . Conservação de Espécies da Fauna e Flora do Piauí?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . A importância da Ciência e Tecnologia no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. ; Cássio Lauande Araújo da Silva ; Gizele Brito de Oliveira ; Auricélia Costa Silva . CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Malpighiaceae ocorrentes no Cerrado do Estado do Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . Riqueza florística e fúngica do Nordeste. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . Agrotóxicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MESQUITA, M. R. ; ARAUJO, T. A. . Resíduos sólidos na praia Pedra do Sal, Parnaíba - Piauí. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MESQUITA, M. R. . Técnicas de coleta e herborização de material botânico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MESQUITA, M. R. . Fitogeografia dos Cerrados Brasileiros. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MESQUITA, M. R. . Técnicas de coleta e herborização de material botânico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Investigações acerca do papel da paisagem urbana na transmissão da leishmaniose visceral., Descrição: A Leishmaniose visceral (LV) causada, no Brasil por Leishmania infantum é uma zoonose transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis responsável por cerca de 200 mortes anuais no Brasil. Era restrita a zona rural, concentrada no Nordeste. Desde os anos 80, simultaneamente urbaniza-se e dispersa-se pelo país. Embora as fêmeas de vetor sejam hematófagas, alimentam-se regularmente em plantas. Os açúcares vegetais podem modulara transmissão de Leishmania. Assim, a associação de plantas com LV nas cidades pode ajudar a explicar os fenômenos de urbanização e dispersão. Para este fim propõe-se um estudo com duas tecnologias; uma delas são imagens de satélite de alta resolução para identificação de espécies de plantas;a outra é análise de DNA de cloroplastos para identificação da espécie vegetal. As informações obtidas com estas duas tecnologias são comparadas com incidência de LV e com a presença de Lu. longipalpis em cidades que poderão elucidar a origem da urbanização da LV no Brasil e oferecer a alternativa simples e ecologicamente aceitável de controle através do paisagismo urbano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Integrante / Carlos Henrique Nery Costa - Coordenador.
-
2012 - Atual
USOS MÚLTIPLOS E QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DE PARNAGUÁ, PARNAGUÁ,PIAUÍ,BRASIL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador / Aurino Azevedo - Integrante / Aliana Serpa de Amorim - Integrante / Nayara Silva - Integrante.
-
2011 - 2012
Ecologia populacional de Mauritiella armata: uma desenvolvimento de práticas conservacionistas no Cerrado piauiense. contribuição ao, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador.
-
2011 - Atual
Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores do município de Corrente, Piauí, Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador / Micaella Guerra Barbosa - Integrante.
-
2010 - Atual
Criação de um núcleo de estudo em agroecologia: geração e difusão de conhecimentos agroecológicos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Integrante / Glairton Cardoso Rocha - Integrante / Sebastião Pereira do Nascimento - Coordenador / Maria Ivanilda Aguiar - Integrante / Cícera Izabel Ramalho - Integrante / Ronaldo Cunha Coelho - Integrante.
-
2009 - Atual
Floristica e Fitossociologia de uma Área de Preservação Ambiental Municipal do Inhamum, Caxia, Maranhão, Brasil, Descrição: Recobrindo a maior parte do território maranhense e do oeste piauiense e baiano, e manchas de menores dimensões, espalhadas pelos outros estados, encontra-se as bacias sedimentares do mesozóico e paleozóico (Brito, 1979). Nestas áreas predominam solos profundos e lixiviados, alta saturação por alumínio, com baixo pH e pobres em nutrientes, notadamente fósforo (Sampaio et al., 1994). Estes solos condicionam o surgimento da vegetação dos cerrados que primitivamente, cobria a área. As taxas de desmatamento no Cerrado têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação do bioma é muito inferior ao da Amazônia: apenas 2,2% da área do Cerrado se encontra legalmente protegida. Uma das maiores concentrações dos cerrados no Nordeste do Brasil encontra-se nos estados do Piauí e do Maranhão, ocupando as porções sudoeste e centro-norte (Piauí) e centro-sul e nordeste (Maranhão), cobrindo uma área estimada de 21.656.866ha, o que corresponde a cerca de 14% da área total da Região Nordeste, ou a cerca de 10,8% da área total do cerrado sensu lato brasileiro. Embora possuindo uma estimativa mínima, para o Brasil, de 7.000 espécies lenhosas, a flora dos cerrados é pouco conhecida e apresenta consideráveis problemas taxonômicos. A Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamun é considerado Patrimônio Municipal de Caxias. Está localizada entre as coordenadas 04° 53? 30? de latitude S e 43° 24? 53? de longitude W, a margem esquerda da BR ? 316, a aproximadamente 2 Km do perímetro urbano do municipio de Caxias. Conhecer a flora e a estrutura comunitária da vegetação natural é importante para o desenvolvimento de modelos de conservação, manejo de áreas remanescentes e recuperação de áreas perturbadas ou degradadas (Salis et al. 1994, Rodrigues & Araújo 1997 apud Gomes et al. 2004). Os levantamentos da composição florística e da estrutura comunitária geram informações sobre a distribuição geográfica das espécies, sua abundância em diferentes locais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador / leidiane Paiva Neres - Integrante.
-
2009 - Atual
RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DAS TAXOCENOSES DE PROTOCTISTAS DAS LAGOAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM ? CAXIAS, MARANHÃO, Descrição: Os protoctistas são aquáticos: alguns marinhos, alguns de água doce, alguns terrestres em solos úmidos e alguns parasitas ou simbiônticos em tecidos de outros. Aproximadamente todos os animais, fungos e plantas ? talvez todos ? têm protoctistas associados. Os filos, como Microspora e Apicomplexa incluem milhares de espécies, todas as quais vivem em tecidos de outros. Ninguém sabe o número de espécies de protoctistas. Embora somente 40.000 foraminíferos extintos estejam documentados na literatura paleontológica, e mais de 10.000 protoctistas vivos estejam descritos na literatura biológica, Georges Merinfeld (Universidade de Dalhousie, Halifax, Nova Escócia) estima que haja mais de 65.000 espécies sobreviventes, e John Corliss (Universidade de Maryland) sugere que haja mais do que 250.000. O problema é que muito da diversidade dos protoctistas está nas regiões tropicais, onde os cientistas são escassos. Ainda mais, a documentação de novas espécies freqüentemente exige uma dedicação muito grande e um estudo ultra-estrutural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador / Daiana Sousa da Silva - Integrante.
-
2009 - Atual
Dispersão de sementes por formigas na àrea de Proteção Ambiental Municipal do Inhamun, Caxias, Maranhão, Brasil., Descrição: Atualmente o Cerrado compreende cerca de 200.000.000ha, sendo o segundo maior Bioma do país, representando cerca de 20% do território brasileiro. Entretanto este Bioma se encontra ameaçado e espécies nativas importantes, comercial e ecologicamente, estão desaparecendo em função da ocupação desordenada que começou no sul e sudeste do país e chegou aos estados do Piaui e Maranhão, que hoje são considerados como ?última fronteira agrícola?, o que é preocupante, pois na medida que esta antropização aumenta, aumenta também o nosso desconhecimento sobre as espécies vegetais e seus tipos de dispersões, neste Bioma. O estudo da dispersão de sementes por formigas (mirmecocoria), vem ajudar no sentido de compreender como as formigas alteram a deposição de sementes produzidas pelos dispersores primários, influenciando o sucesso reprodutivo das plantas e a estrutura espacial das plantas no Cerrado. Nenhum estudo foi realizado nesse sentido no municipio de Caxias e ainda são discretos os trabalhos realizados no estado do Maranhão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador / Ediane Soares Martins - Integrante.
-
2002 - 2003
Florística e fitossociologia de uma área de tabuleiro litorâneo, no municpio de Parnaiba, Piauí., Descrição: Este projeto tem a ver com a necessidade do conhecimento da floristica e fitossociologia de uma área de tabuleiros litorâneos no município de Parnaíba, Piauí. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2000 - 2002
FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UMA ÁREA DE CERRADO MARGINAL (CERRADO BAIXO), PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PIAUÍ, Descrição: Este projeto teve a ver com a necessidade do conhecimento da floristica e fitossociologia dp Parque Nacional de Sete Cidades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
1998 - 2000
Estudo da flora e estrutura da vegetação em áreas naturais degradadas e não degradadas, associado com as características dos climas locais, nos municípios sob influencia do reservatório de Bocaina (PIAUÍ), Descrição: Este projeto tem a ver com a necessidade do conhecimento da floristica e fitossociologia de áreas degradadas e nativas remanescentes de vegetação, associado com as caracteristicas dos climas locais, em consonância com os objetivos norteadores do PROGRAM WAVES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Mesquita - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Piauí, IFPI - Campus Parnaíba. , Rodovia PI-07, Rodoviária, 64210260 - Parnaíba, PI - Brasil, Telefone: (086) 33237466
Experiência profissional
2010 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal do PiauíVínculo: professor auxiliar substituto, Enquadramento Funcional: professor auxiliar substituto, Carga horária: 40
1998 - 2000
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
2000 - 2002
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2010
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2004
Universidade Estadual do PiauíVínculo: professor auxiliar substituto, Enquadramento Funcional: professor auxiliar substituto, Carga horária: 20
2004 - 2006
Faculdade de Ciências MédicasVínculo: professor auxiliar substituto, Enquadramento Funcional: professor auxiliar substituto, Carga horária: 20
Você é Marcelo Ribeiro Mesquita?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Ribeiro Mesquita e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?