Ana Carolina Soares Ferreira
Iniciou a graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Atualmente cursa a graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo na qual ingressou pelo processo de transferência externa (2010).
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação interrompida em 2010 em Psicologia
2007 - interrompida
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Bolsista do(a): Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ano de interrupção: 2010
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução à Clínica Corporal Reichiana. (Carga horária: 28h). , Instituto Sedes Sapientiae.
2007 - 2007
Extensão universitária em A Psicologia Analítica e a Prática Clínica. (Carga horária: 36h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Ensino de Psicologia no Nível Médio:impasses e alternativas. 2010. (Encontro).
I Simpósio Unifesp de Teoria Crítica. 2008. (Simpósio).
I Encontro de História e Ciências Sociais. " Maio de 68: leituras ". 2008. (Encontro).
III Encontro de Práticas Clínicas em Psicologia da Saúde. 2008. (Encontro).
Herbert Marcuse - Filosofia e Engajamento. 2008. (Outra).
VII Mostra Psicologia do Cotidiano. 2008. (Outra).
V Mostra Psicologia do Cotidiano. 2007. (Outra).
O Papel da Psicologia em Nossa Sociedade Atual. 2007. (Outra).
Atuações Profissionais - Psicologia do Esporte. 2007. (Outra).
VI Mostra Psicologia do Cotidiano. 2007. (Outra).
Foi orientado por
Relações entre políticas públicas de habitação e população muito vulnerável socialmente em um bairro da cidade de São Paulo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Luis Guilherme Galeão da Silva;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, A. C. S. ; et al. . A Fantástica Fábrica dos Direitos Humanos. In: IX Mostra de Psicologia do Cotidiano, 2009, São Paulo. Caderno de Pesquisas: Psicologia do Cotidiano, 2009. v. 1.
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Creches em presidios: limites e possibilidades, Descrição: No Brasil, quando uma mãe é presa, existem três possibilidades para o atendimento de seus filhos pequenos (0 a 6 anos): em instituição de abrigo, em família substituta (que pode ser a sua família ampliada) ou no berçário e/ou creche do presídio. A questão de creches em presídios é bastante polêmica e complexa\| talvez em decorrência da finalidade punitiva do ambiente prisional e das relações violentas e altamente administradas estabelecidas em seu interior não serem as mais adequadas para o saudável desenvolvimento infantil. Assim, o tema desta pesquisa envolve imagens antagônicas de cuidados infantis e delinqüência materna. Com esses apontamentos iniciais, esta pesquisa objetiva entender o funcionamento de creches em presídios em seu fazer cotidiano, especialmente em seus aspectos pedagógicos e desenvolvimentais, conforme previsto pela legislação brasileira, analisando ainda a influência do caráter punitivo da instituição prisional no atendimento de crianças em seu interior. A hipótese levantada neste projeto é que a creche cujo funcionamento acontece dentro de um presídio feminino pode carregar, em sua atuação cotidiana, aspectos punitivos da instituição prisional podendo afetar o objetivo de desenvolvimento integral de crianças pequenas. Esta pesquisa será embasada teoricamente pela ecologia do desenvolvimento humano cuja proposta é oferecer uma maneira de compreender o processo de desenvolvimento integral, apresentando uma teoria das interconexões ambientais e seus impactos sobre o crescimento psicológico (Bronfenbrenner, 1996). Neste trabalho consideramos o ambiente prisional como um contexto específico de desenvolvimento humano: a prisão, por ser caráter correcional, não pode ser considerada como um ambiente neutro, ou equivalente a casa ou à escola. A população para este trabalho será constituída por informantes privilegiados : mães presas, agentes de segurança penitenciária, dirigentes do presídio, educadores da creche. Como proposta metodo. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Soares Ferreira - Integrante / Ellen T. Ramos - Integrante / Daniela Olorruama Rodrigues dos Santos - Integrante / Danielle de Andrade Moura - Integrante / Daniela Fontes Garcia - Integrante / João Burnier Romão - Integrante / Claudia Stella - Coordenador., Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2010
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 5
Você é Ana Carolina Soares Ferreira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Carolina Soares Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?