Marcos Bragato

Doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é professor associado II no Departamento de Artes da UFRN. Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos biênios 2016-2017 e 2018-2019. Tem experiência na área de Comunicação (Jornalismo) e Artes, com ênfase em Dança, e tem atuado especialmente nos seguintes temas: Teoria da Memética, Evolucionismo e Dança, Teoria e Crítica de Dança, Dança Humana e suas origens.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

1997 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Assimetria nos Processos de Comunicação: Natureza, Cultura e Dança
Helena Tânia Katz. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Assimetria, Comunicação, Dança.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Multidisciplinar / Subárea: Tecnologias da Informação. Grande Área: Outros / Área: Multidisciplinar. Setores de atividade: Educação Superior; Outro.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

1992 - 1996

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Saltos - Emergências - Permanências: Três Tempos na Obra de Rodrigo Pederneiras,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Norval Baitello Jr
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tempo, Semiótica, Dança.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Outros; Educação Superior.

Graduação em Comunicação Social

1974 - 1977

Universidade Paulista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2019

GRAMÁTICA PARA PREPARADORES E REVISORES DE TEXTO. (Carga horária: 30h). , Universidade do Livro/ EAD - Fundação Ediora da Unesp/SP, UV-EAD/FEUNESP, Brasil.

2015 - 2015

Expressão Facial da Emoção. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Contribuições da Psicologia Evolucionista. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Evolução e Comportamento. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em A Física do Século XX: 100anos de Física em 100 ho. (Carga horária: 95h). , Instituto de Física Teória da UNESP, IFT/UNESP, Brasil.

1988 - 1988

História da Dança. (Carga horária: 20h). , Editora Brasiliense, EB, Brasil.

1987 - 1987

Arte Dramática, Cultura e Política Contemporânea. , Museu de Arte Contemporânea da USP, MAC/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAGATO, M. ; SANTOS, D. L. F. . x semana da licenciatura em dança 2018 modos de dançar dançar a pensar 05 a 08 de novembro de 2018 segunda a quinta-feira departamento de artes _teatro laboratório_ ufrn. 2018. (Outro).

BRAGATO, M. ; D?OLIVE, V. ; AMERICO, A. . ix semana da licenciatura em dança 2017 a cena em ação na dança. 2017. (Outro).

BRAGATO, M. . MOSTRA DE PROFISSÕES. 2016. (Outro).

BRAGATO, M. ; BERTON, L. ; LARANJEIRA, C. . viii semana da licenciatura em dança 2016 as práticas como materialidade à formação de licenciados. 2016. (Outro).

BRAGATO, M. . VII SEMANA DA LICENCIATURA EM DANÇA. 2015. (Outro).

BRAGATO, M. . Comtemp.URBANO - Encontro de Danças Urbanas _ edição de bolso. 2014. (Outro).

BRAGATO, M. ; VIERA, M. ; KATZ, H. T. ; GUARATO, R. ; LEITE, T. A. . VI SEMANA DA LICENCIATURA EM DANÇA_ Edson Claro e a Prática de Interfaces. 2014. (Outro).

BRAGATO, M. ; PAIXAO, M. L. B. . Mostra de Profissão. 2014. (Outro).

AQUINO, D. ; BRAGATO, M. ; VIEIRA, A. P. ; VARGAS, L. A. M. ; LIMA, M. M. ; MATOS, L. H. A. ; RENGEL, L. P. ; ROBERT, G. M. . III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA - ANDA. 2013. (Outro).

BRAGATO, M. . Vende-se a dança que eu danço / IV Semana da Licenciatura em Dança. 2012. (Outro).

BRAGATO, M. . III Semana da Licenciatura em Dança. 2011. (Outro).

BRAGATO, M. . Solos, Duos e Trios 1ª Edição. 2010. (Outro).

BRAGATO, M. . O Feminino na Dança. 2007. (Outro).

BRAGATO, M. . O Masculino na Dança. 2006. (Outro).

BRAGATO, M. . A Crítica da Crítica. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF.Teoria dos Sistemas Intencionais: a Mãe Natureza face ao conteúdo mental. 2018. (Encontro).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Black Performance: Relações entre o Teatro e a Dança de Matriz Africana. 2016. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. DINÂMICAS E CONTEÚDOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO NORTE NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA ENTRE 1990 E 2010. 2016. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN). ETNODRAMA: RELAÇÕES ENTRE O TEATRO E A DANÇA DE MATRIZ AFRICANA. 2016. (Congresso).

IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. A MEMÉTICA EM AÇÃO:  AS UNIDADES NA PISCINA DE  MEMEPLEXOS EM DANÇA. 2016. (Congresso).

III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DA ANDA - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA.O DESENLACE DA GRAMÁTICA DA DANÇA HUMANA. 2013. (Encontro).

II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA - ANDA 2012. DAS ORIGENS DA DANÇA HUMANA: EVOLUÇÃO, SEDENTARISMO E AGRICULTURA. 2012. (Congresso).

II ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA DA ANDA 2011 - DANÇA: CONTRAÇÕES EPISTÊMICAS.Reducão Interteórica como Solução ao Problema do crescimento do Conhecimento em Dança.. 2011. (Encontro).

I Congresso de Pesquisadores da ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Eleição e Grupos Temáticos do I Congresso - Questões. 2010. (Congresso).

Primeiro Passo Dança.Avaliação dos Trabalhos Coreográficos. 2009. (Outra).

CONDANÇA - Congresso Nacional de Dança: Coletividade na Dança. Condança 2005. 2005. (Congresso).

Dança Ribeirão.Dança Ribeirão. 2002. (Outra).

II Conesul Dança.II Conesul Dança. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paula Carolina Petreca

BRAGATO, M.. O Papel do Jornalismo Cultural no Percurso da Dançateatro no Brasil: A Replicação do Meme Pina Bausch. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: RAYSSA MOREIRA BEZERRA DE MENÊZES

BRAGATO, M.; TIBURCIO, L. K. O. M.; FONSECA, P. H. C.. O FIGURINO NA DANÇA: A CONFECÇÃO DE UMA PEÇA SOB DUAS VERSÕES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DIOGO RAMOS DOS SANTOS BARBOSA

BRAGATO, M.; TIBURCIO, L. K. O. M.; VIEIRA, A. L. B. M.. ASPECTOS RECORRENTES DE PADRÕES NA CENA DE DANÇA: TEMAS DO BALÉ MODERNO E CONTEMPORÂNEO E DA DANÇA CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Nery Ramos

BRAGATO, M.; PAIXAO, M. L. B.. Perfil Motor de Crianças Iniciantes na Prática de Balé Clássico em uma Escola Especializada: Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alexandre Araújo de Oliveira

BRAGATO, M.; PAIXAO, M. L. B.; KELY, L.. As Expressões Fácio-Corporais das Emoções: Os Casos de The Hot One Hundred Chroreographers e Vestígios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gustavo Bonifácio dos Santos Silva

BRAGATO, M.; PAIXAO, M. L. B.; BEIGUI, A.. Os Públicos da Dança Cênica: Uma Análise contra a Entidade "O Público". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nayara Kenia da Silva

PAIXAO, M. L. B.;BRAGATO, M.. O Ensino do Balé Clássico na Infância: Uma Abordagem da Consciência Corporal como Linguagem anterior ao Ensino da Técnica Sistematizada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nayama Keila da Silva

PAIXAO, M. L. B.;BRAGATO, M.. Desenvolvimento Motor: Possibilidades e Aplicação nas Aulas de Balé Clássico para Crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BRAGATO, M.. Seleção de Candidatos ao Mestrado em Artes Cênicas. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BRAGATO, M.. Festival Cultura Inglesa. 2005. Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa - Sp.

BRAGATO, M.. Festival Cultura Inglesa. 2004. Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa - Sp.

BRAGATO, M.; GREINER, C.; CAVRELL, H.; XAVIER, R.. Braços e Pernas pela Cidade: Prêmio Estímulo em Dança do CCSP. 2004. Centro Cultural São Paulo.

BRAGATO, M.; NAVAS, C.; XAVIER, R.. Braços e Pernas pela Cidade: Prêmio Estímulo em Dança do CCSP. 2003. Centro Cultural São Paulo.

BRAGATO, M.. Prêmio Sharp de Teatro. 1997.

BRAGATO, M.. VII Prêmio Nascente - Área de Dança. 1997. Universidade de São Paulo.

BRAGATO, M.. VI Prêmio Nascente - Área de Dança. 1996. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; BAITELLO JUNIOR, Norval. Saltos - Emergências - Permanências: três tempos na obra de Rodrigo Pederneiras. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; BAITELLO JUNIOR, Norval. Saltos, emergências, permanências- Rodrigo Perdeneiras. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.GREINER, Christine. Assimetria nos processos de comunicação: natureza, cultura e dança. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino

Dulce Tamara da Rocha Lamego da Silva; KATZ, H.; SILVA, E. L.; VIEIRA, J.; GREINER, C.. A ASSIMETRIA NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO : NATUREZA,CULTURA E DANÇA. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Christine Greiner

GREINER, C.; AQUINO, D.;KATZ, H.; LOBO, E.; VIEIRA, J. A.. A assimetria nos processos de comunicação: natureza, cultura e dança. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sérgio Maria pereira dos santos

Personalidades Artísticas em Dança: Perfis nas Produções de MARTA SOARES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

DIOGO RAMOS DOS SANTOS BARBOSA

Personalidades Artísticas em Dança: Perfis nas Produções de CRISTIAN DUARTE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA JÚNIOR

A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, expressão fácio-corporal na Dança de CRISTIAN DUARTE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

DIOGO RAMOS DOS SANTOS BARBOSA

A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, Expressão Fácio-Corporal na Dança de SANDRO BORELLI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

Alexandre Araújo de Oliveira

O Entendimento de aspectos da mente/corpo como produto evolutivo A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, expressão fácio-corporal na Dança; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA JÚNIOR

As propensões estéticas de estratégias imaginativas sob o entendimento de aspectos da mente/corpo como um produto evolutivo: o caso da Companhia Gira Dança (Natal/RN); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

José Teodoro de Macêdo Neto

O Entendimento de aspectos da mente/corpo como produto evolutivo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

Sérgio Maria pereira dos santos

O Entendimento de aspectos da mente/corpo como produto evolutivo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

Alexandre Araújo de Oliveira

A Perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos como Produto Evolutivo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

Maxwell Oliveira de Lima

Evolucionismo: contribuição e investigação da mente/corpo que dança; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Bragato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Tania Katz

A assimetria nos processos de comunicação: natureza, cultura e dança; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Helena Tania Katz;

Norval Baitello Junior

''Saltos - Emergências -Permanências: Três Tempos Na Obra de Rodrigo Pederneiras"; 1996; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norval Baitello Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAGATO, M. . The Hot one Hundred Choreographers: a tênue fronteira de memeplexos. Urdimento (UDESC) , v. 2, p. 60-76, 2017.

  • BRAGATO, M. . O DESENLACE DA GRAMÁTICA DA DANÇA HUMANA: o estilo de vida sedentário como propulsor. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança , v. 4, p. 61-74, 2015.

  • BRAGATO, M. . Reducão Interteórica como Solução ao Problema do crescimento do Conhecimento em Dança. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM DANÇA (ANDA) , v. 1, p. 1-15, 2012.

  • BRAGATO, M. . DAS ORIGENS DA DANÇA HUMANA: EVOLUÇÃO, SEDENTARISMO E AGRICULTURA. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança , v. 1, p. 1-14, 2012.

  • BRAGATO, M. . DESCRIÇÃO DARWINIANA ELUCIDA: MECANISMOS PSICOLÓGICOS E COMPORTAMENTO ARTÍSTICO. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança , v. 1, p. 31-39, 2012.

  • Thiago Negraxa (Org.) ; BRAGATO, M. (Org.) . As Danças da Cultura Hip Hop e Funk Styles. 1. ed. São Paulo: All Print Editora, 2015. v. 1. 98p .

  • BRAGATO, M. ; QUEIROZ, S. (Org.) ; PALMA, J. A. V. (Org.) ; LOPES NETO, A. (Org.) ; SIQUEIRA, A. R. (Org.) ; LEAL, P. (Org.) . Corpo em Cena. 1. ed. São Paulo: Anadarco Editora, 2012. v. 4. 160p .

  • BRAGATO, M. . Dança como comportamento de solução de problemas evolutivos. In: Lenira Rengel; Karin Thrall. (Org.). Corpo em Cena. 1.ed.São Paulo: Anadarco, 2012, v. 4, p. 11-32.

  • BRAGATO, M. . Uma Teoria em ação: os operadores na piscina memética de O Revisor em Série e Cornélia Boom. In: Lenira Rengel; Karin Thrall. (Org.). Corpo em Cena. 1ed.São Paulo: Anadarco, 2011, v. 2, p. 55-77.

  • BRAGATO, M. . A cultura como um lugar de hospedeiros evolucionários: mecanismos darwinistas modulam estratégias. Número do volume:1. Página inicial: 281. Página Final: 301. Número da edição: 1. ISBN: 9788579950094. In: Sigrid Nora. (Org.). Temas para a Dança Brasileira. 1ed.São Paulo: Edições SESC, 2010, v. 1, p. 281-301.

  • BRAGATO, M. . Uma Perspectiva Evolucionária para o Homoerotismo Masculino. In: Christine Greiner; Claudia Amorim. (Org.). Leituras do Sexo. 1aed.São Paulo: Annablume, 2006, v. , p. 79-112.

  • BRAGATO, M. . A corrida a favor e contra o Oeste: como são O animal mais forte do mundo e Tombo. idanca.net, Rio de Janeiro, 06 ago. 2009.

  • BRAGATO, M. . * Cornélia Boom ou como podemos poetizar uma crítica à realidade. idanca.net, Rio de Janeiro, 11 jun. 2008.

  • BRAGATO, M. . O Cabo-de-Guerra na Dança. APCA 50 Anos de Arte Brasileira, São Paulo, p. 126 - 127, 04 abr. 2006.

  • BRAGATO, M. . A Língua da Técnica. Dança & Cia., São Paulo, 01 jun. 2002.

  • BRAGATO, M. . A Grande Notícia. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 set. 2001.

  • BRAGATO, M. . Corpo é Vínculo. Dança & Cia., São Paulo, 30 jun. 2001.

  • BRAGATO, M. . Versões. Dança & Cia., São Paulo, 31 maio 2001.

  • BRAGATO, M. . Uma Rede para Decifrar Nossos Virus. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 abr. 2001.

  • BRAGATO, M. . Tudo Começou com uma bactéria, há bilhões de anos. Jornal da Tarde, São Paulo, 07 jan. 2001.

  • BRAGATO, M. . De Volta ao Mundo dos "Normais". Jornal da Tarde (caderno de Domingo), São Paulo, 30 jul. 2000.

  • BRAGATO, M. . Um Admirável Mundo novo a ser construído. Jornal da Tarde (caderno de Domingo), São Paulo, 19 dez. 1999.

  • BRAGATO, M. . Howard Gardner, à Procura do Cérebro Artístico. Jornal da Tarde (Caderno de Sábado), São Paulo, 18 dez. 1999.

  • BRAGATO, M. . Em Tempo, A Luta da Biologia pela Evolução. Jornal da tarde (Caderno de Sábado), São Paulo, 03 jul. 1999.

  • BRAGATO, M. . Professora revela a face 'punk' do Butô. Jornal da Tarde (Caderno de Sábado), São Paulo, 06 mar. 1999.

  • BRAGATO, M. . Uma Discussão sobre Darwin e sobre sua Devastadora Idéia. Jornal da Tarde, São Paulo, 16 jan. 1999.

  • BRAGATO, M. . A Idéia de Crise na Dança de Mantero e Soares. Revista D'Art, São Paulo, 01 dez. 1998.

  • BRAGATO, M. . A Dança Eloquente de Noverre. Jornal da Tarde, São Paulo, 31 out. 1998.

  • BRAGATO, M. . Uma História da Aventura da Vida Na Terra. Jornal da Tarde, São Paulo.

  • BRAGATO, M. . A Perspectiva Evolucionária do Olho-do-Meme: Dança e Razoabilidade. Húmus, Caxias do Sul - RS, p. 55 - 71.

  • BRAGATO, M. . OS NEURÔNIOS ESPELHO E A PROBLEMÁTICA DA IMITAÇÃO EM NOVA PERSPECTIVA DESENCADEADA PELAS NEUROCIÊNCIAS NO ENTENDIMENTO DA AÇÃO EM DANÇA: ESPELHAMENTO E IMAGÉTICA MOTORA. Anais do IV Simpósio de Neurociências da UFMG Volume: 20. Página Inicial: 81 Página Final: 81. Número: 3. ISSN/ISBN: 0103-880 X. Editora: Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte.. In: IV Simpósio de Neurociências da UFMG - Neurociências: Desafios sem Fronteiras, 2010, Belo Horizonte. IV Simpósio de Neurociências da UFMG - Neurociências: Desafios sem Fronteiras. Belo Horizonte: Revista Médica de Minas Gerais, 2010. v. 20. p. 81-81.

  • BRAGATO, M. . Espelhamento e Imagética Corporal: Uma alternativa à problemática da imitação pela perspectiva da neurociência cognitiva na compreensão da atividade motor em dança. 2011. ISSN: 2176-9516.. Memória Abrace Digital , 2011.

  • BRAGATO, M. . Teoria dos Sistemas Intencionais: a Mãe Natureza face ao conteúdo mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREINER, C. ; KATZ, H. T. ; BRAGATO, M. . As emoções comunicam? O caso da expressão e reconhecimento facial das emoções básicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAGATO, M. . O DESENLACE DA GRAMÁTICA DA DANÇA HUMANA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGATO, M. . DAS ORIGENS DA DANÇA HUMANA: EVOLUÇÃO, SEDENTARISMO E AGRICULTURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGATO, M. . "Pano de Fundo" do artigo A Cultura como um lugar de hospedeiros evolucionários: mecanismos darwinistas modulam estratégias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGATO, M. . Espelhamento e Imagética Corporal: Uma alternativa à problemática da imitação pela perspectiva da neurociência cognitiva na compreensão da atividade motor em dança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGATO, M. . V Congresso Brasileiro de Semiótica Inventariando para Reinventar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGATO, M. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2013 (Redator de Verbetes Enciclopédia Itaú Cultural).

  • BRAGATO, M. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2012 (Redator de Verbetes Enciclopédia Itaú Cultural).

  • BRAGATO, M. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2011 (Redator de Verbetes Enciclopédia Itaú Cultural).

  • BRAGATO, M. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2010 (Redator de Verbetes Enciclopédia Itaú Cultural).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAGATO, M. . Consultoria ad hoc do Projeto de Pesquisa 1. 2019.

BRAGATO, M. . Consultoria ad hoc do Projeto de Pesquisa 3. 2019.

BRAGATO, M. . Consultoria ad hoc do Projeto de Pesquisa 2. 2019.

BRAGATO, M. . Leitura Estética da Dança. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGATO, M. . Solos, Duos e Trios. 2010 (Curadoria de Evento de Dança).

BRAGATO, M. . Parabéns. 2010 (Curadoria de Evento de Dança).

COELHO, C. ; BRAGATO, M. . O Feminino na Dança. 2008 (Exposição Fotográfica).

COELHO, C. ; BRAGATO, M. . O Masculino na Dança. 2007 (Exposição Fotográfica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, expressão fácio-corporal na Dança de CRISTIAN DUARTE, Descrição: Objetivos Ampliar a identificação, por meio de análise comparada, dos procedimentos de manifestação fácio-corporais dos estados emocionais observados anteriormente em obras de dança do coreógrafo paulista CRISTIAN DUARTE. - Organizar um mapeamento analítico dos traços presentes em produtos artísticos em dança resistentes à manifestação dicotômica das denominadas Emoções Básicas, na forma das Emoções Secundárias, Estados de Ânimo e/ou classificações extensivas aos processos denominados como básicos presentes nas danças selecionadas de CRISTIAN DUARTE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, Expressão Fácio-Corporal na Dança de SANDRO BORELLI, Descrição: Objetivos Ampliar a identificação, por meio de análise comparada, dos procedimentos de manifestação fácio-corporais dos estados emocionais observados anteriormente em obras de dança do coreógrafo paulista SANDRO BORELLI; - Organizar um mapeamento analítico dos traços presentes em produtos artísticos em dança resistentes à manifestação dicotômica das denominadas Emoções Básicas, na forma das Emoções Secundárias, Estados de Ânimo e/ou classificações extensivas aos processos denominados como básicos presentes nas danças selecionadas de SANDRO BORELLI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    O Entendimento de aspectos da mente/corpo como produto evolutivo A perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos, expressão fácio-corporal na Dança Introdução e Justificativa, Descrição: Os chamados Estudos Culturais, que englobam boa parte dos estudos dedicados ao fenômeno artístico, abordam os fenômenos conexos à modelagem da mente/corpo como, estritamente, um construto da criação e do ambiente. Há da parte deles um processo de desnaturalização dos seres humanos. A assertiva limita a observação ao aprofundamento analítico-comparativo e à identificação de regularidades manifestas no corpo que dança. Como se trata de um estudo de natureza qualitativa, o estudo reflexivo do pensamento evolucionista intenta motivar desdobramentos teóricos com o intuito de localizar a dança como linguagem ancorada por uma descrição darwiniana da cultura. O presente estudo quer oferecer contribuição heurística no campo analítico do modo como operam as regularidades no corpo que dança de um determinado produto artístico. identificação, por meio de análise comparada, dos procedimentos de manifestação fácio-corporais dos estados emocionais observados anteriormente em dois artistas brasileiros de dança contemporânea: LEANDRO BERTON E ALEXANDRE TRIPICIANO. - Organizar um mapeamento analítico dos traços presentes em produtos artísticos em dança resistentes à manifestação dicotômica das denominadas Emoções Básicas, na forma das Emoções Secundárias, Estados de Ânimo e/ou classificações extensivas aos processos denominados como básicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    As propensões estéticas de estratégias imaginativas sob o entendimento de aspectos da mente/corpo como um produto evolutivo: o caso da Companhia Gira Dança (Natal/RN), Descrição: Os chamados Estudos Culturais, que englobam boa parte dos estudos dedicados ao fenômeno artístico, abordam os fenômenos conexos à modelagem da mente/corpo como, estritamente, um construto da criação e do ambiente. Há da parte deles um processo de desnaturalização dos seres humanos. A assertiva limita a observação ao aprofundamento analítico-comparativo e à identificação de regularidades manifestas no corpo que dança. Como se trata de um estudo de natureza qualitativa, o estudo reflexivo do pensamento evolucionista intenta motivar desdobramentos teóricos com o intuito de localizar a dança como linguagem ancorada por uma descrição darwiniana da cultura. O presente estudo quer oferecer contribuição heurística no campo analítico do modo como operam as regularidades no corpo que dança de um determinado conjunto de procedimentos artísticos em dança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    A Perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos como Produto Evolutivo, Descrição: Realização de um delineamento dos principais referenciais teóricos pertinentes ao tema, a partir da leitura e organização conceitual e teórica. Análiser, de acordo com a visão evolucionista do fenômeno das emoções/sentimentos, os aspectos modeladores de uma outra compreensão da produção artística na mente/corpo que dança. Este estudo reflexivo, dentro da perspectiva evolucionista, motiva desdobramentos teóricos com a meta de localizar a dança como linguagem em produtos artísticos de criadores-intérpretes paulistas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    A Perspectiva Evolucionista: Emoções/Sentimentos como Produto Evolutivo, Descrição: Realização de um delineamento dos principais referenciais teóricos pertinentes ao tema, a partir da leitura e organização conceitual e teórica. Análise, de acordo com a visão evolucionista do fenômeno das emoções/sentimentos, os aspectos modeladores de uma outra compreensão da produção artística na mente/corpo que dança. Este estudo reflexivo, dentro da perspectiva evolucionista, motiva desdobramentos teóricos com a meta de localizar a dança como linguagem em produtos artísticos de criadores-intérpretes paulistas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Bragato - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , Av. Senador Salgado Filho, 3000, 59078-970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153550, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2014

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA

    Vínculo: DIRETOR, Enquadramento Funcional: Nenhum

    Outras informações:
    Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores (ANDA) para o Biênio 2012/2014.

  • 2010 - 2012

    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA

    Vínculo: DIRETOR, Enquadramento Funcional: Nenhum

    Outras informações:
    Membro da Diretoria para o Biênio 2010/2012 da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Associado I no Departamento de Artes.

  • 2015 - 2019

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Curso de Licenciatura em Dança COORDENADOR

  • 2015 - 2019

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Curso de LICENCIATURA EM DANÇA COORDENADOR

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Curso de LICENCIATURA EM DANÇA COORDENADOR

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA, COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA

    • 07/2017

      Direção e administração, Curso de Licenciatura em Dança, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 08/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 08/2017 - 06/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro - CONSEC.

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIAS DO CORPO, HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIAS DO CORPO, PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DANÇA CLÁSSICA

    • 11/2017 - 11/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Dança UFRN - 1ª. Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, VIESES ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA

    • 08/2017 - 09/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Dança UFRN - 1ª. Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TEORIAS DA DANÇA: TÓPICOS ARTÍSTICOS-CONCEITUAIS

    • 06/2015 - 07/2017

      Direção e administração, Curso de Licenciatura em Dança, .,Cargo ou função, COORDENADOR.

    • 06/2015 - 07/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro - CONSEC.

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA, HISTORIA DAS ARTES II

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIAS DO CORPO, PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DANÇA CLÁSSICA

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofias do Corpo, História da Dança no Brasil, Práticas Educativas em Dança Clássica

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Artes III, História da Dança, Tópicos Especiais em Dança

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofias do Corpo

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Crítica do Espetáculo

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Dança

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Artes III

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIAS DO CORPO

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DANÇA CLÁSSICA

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, APRECIACAO CRITICA DO ESPETACULO

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIAS DO CORPO

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA DANÇA

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução do Teatro e Dança III

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Educativas em Dança Clássica

    • 03/2010 - 06/2010

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Dança, História das Artes I

    • 03/2010 - 06/2010

      Ensino, Licenciatura Em Teatro e Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Artes I

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Crítica do Espetáculo, Evolução do Teatro e Dança I, Evolução do Teatro e Dança II

  • 1985 - 2009

    Centro Cultural São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAS-10, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuou como Curador de dança da instituição paulista, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura, implementandoo uma política de ação para a expansão da visibilidade da dança na cidade, com a criação e organização das diversas mostras. Entre elas, as Semanas de Dança, cujo objetivo era o abrigo das companhias independentes; O Masculino e O Feminino na Dança (ambas em 17a edições), e Solos, Duos e Trios, Coreógrafos Intérpretes e São Paulo Dança, com a diretriz de acolher os projetos experimentais, como uma opção à criação e o desenvolvimento da singularidade artística em dança. Braços e Pernas pela Cidade: Prêmio Estímulo em Dança do CCSP e Novos, Novíssimos Coreógrafos Intérpretes criados e desenvolvidos como um mecanismo de otimização da produção artística daqueles que em seus próprios corpos experimentam suas idéias de dança. Sem contar, também, a implementação da Mostra de Dança Clássica, realizada em Nove Edições, para abrigar e revelar os talentos da cidade que fazem uso da técnica clássica como motor de criação e execução de sua dança, e a curadoria de dois eventos especiais realizados pelo Centro Cultural São Paulo: O Mercosul Cultural, em 1996, e Navegar é Preciso... Portugal, Brasil e África, em 1998, em que dançarinos e coreógrafos brasileiros dividiam a noite com artistas portugueses. Por diversas vezes, ministrou Cursos de Dança Clássica como ferramentas básicas para adultos envolvidos com atividades corporais artísticas.

    Atividades

    • 01/1985 - 07/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Cultural São Paulo, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1985 - 07/2009

      Serviços técnicos especializados , Centro Cultural São Paulo, .,Serviço realizado, Organização eventos Dança.