José Roberto Canuto

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo(1977), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo(1985) e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo(1993). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estratigrafia - Sedimentação Glacial - Facies - Ne.

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)

1986 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Facies e ambientes de sedimentação da Formação Rio do Sul, SC, Bacia do Paraná
Orientador: Antonio Carlos Rocha-Campos
Palavras-chave: Estratigrafia - Sedimentação Glacial - Facies - Ne.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Estratigrafia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar)

1978 - 1985

Universidade de São Paulo
Antonio Carlos Rocha-Campos.Palavras-chave: Estratigrafia - Sedimentação Glacial - Facies - Ne.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Geologia

1974 - 1977

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Estratigrafia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Sedimentologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia do Petróleo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Glacial.

Participação em eventos

Cursos oferecidos pela Petrobras.Curso: Geologia do Petróleo. 2005. (Outra).

Cursos oferecidos pela Petrobras.Curso: Perfilagem a Poço Aberto. 2005. (Outra).

Cursos oferecidos pela Petrobras.Curso: Estratigrafia de Seqüências. 2005. (Outra).

Avanços e Fronteiras das Ciências Paleontológicas.Paleontologia e Sistemas Deposicionais. 2001. (Seminário).

Tópicos Especiais de Estratigrafia de Seqüências.Curso: Tópicos Especiais de Estratigrafia de Seqüências. 1997. (Outra).

Interpretação de Ambientes a partir de Testemunhos de Sondagem..Curso: Interpretação de Ambientes a partir de Testemunhos de Sondagem.. 1988. (Outra).

Sedimentary Basin Analysis.Curso: Sedimentary Basin Analysis. 1985. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Artur Perino Salvetti

CANUTO, J. R.; SANTOS, Paulo Roberto dos; PERINOTTO, Alexandre de Jesus. Sistemas deposicionais e paleogeografia do Subgrupo Itararé (Neopaleozóico da bacia do Paraná), na região entre Itu e Indaiatuba, SP.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geologia Sedimentar) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Artur Perino Salvetti

CANUTO, J. R.. Sistemas deposicionais e paleogeografia do Subgrupo Itararé (Neopaleozóico da Bacia do Paraná), na região entre Itu e Indaiatuba, SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Eiko Mune

CANUTO, J. R.. Tafoflora interglacial neocarbonífera do Sítio Volpe, Município de Monte Mor (SP), Subgrupo Itararé, nordeste da Bacia do Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Eiko Mune

CANUTO, J. R.. Tafoflora interglacial neocarbonífera do Sítio Volpe, Município de Monte Mor (SP), Subgrupo Itararé, nordeste da Bacia do Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivo Trosdtorf Junior

CANUTO, J. R.. Geologia glacial Permo-Carbonífera (Subgrupo Itararé) no flanco sul do Arco de Ponta Grossa, PR.. 2002 - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Gomes da Silva

CANUTO, J. R.. Determinação de trama deposicional em diamictitos glaciais da Formação Rio do Sul (Bacia do Paraná, SC) por meio do método do tensor de inércia. 2005. Tese (Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Pinheiro Lima Filho

CANUTO, J. R.. A Seqüência Permo-Pensilvaniana da Bacia do Parnaíba. 1998. Tese (Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Pinheiro Lima Filho

CANUTO, J. R.. Seqüências na Bacia do Parnaíba. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Bergamaschi

CANUTO, J. R.. Estratigrafia e sedimentação da Formação Furnas. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Michele Torres

CANUTO, J. R.. Ocorrências de material vulcanoclástico na Formação Corumbataí (Neopaleozóico), Bacia do Paraná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Freitas Guimarães

CANUTO, J. R.. Análise estratigráfica de proveniência de depósitos da base do Grupo Santa Bárbara (Ediacariano no Rio Grande do Sul) na sub-bacia Camaquã Oriental e caracterização de suas relações com o sienito Piquiri. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miguel Fiorda Singer

CANUTO, J. R.. Estudo da eficiência da remediação pelo método. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samar dos Santos Steiner

CANUTO, J. R.. Cartografia e modelamento digital da região de Lages, SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávio Luiz Vieira

CANUTO, J. R.. Utilização de métodos geoelétricos em estudo e avaliação das condições geológicas para a instalação de aterro sanitário no município de Timburi-SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Luiz Arsillo Braga

CANUTO, J. R.. Estudo hidrogeológico da Bacia sedimentar de Taubaté, no município de São José dos Campos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge Augusto Basílio Fernandes

CANUTO, J. R.. Análise estratigráfica da Formação Tatuí (Permiano) na região de Rio Claro - Ipeúna (SP). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Luiz Pérez-Vieira

CANUTO, J. R.. Feições periglaciais e facies glacio-terrestres do Subgrupo Itararé, no centro-leste do Estado de São Paulo.. 2003 - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Artur Perino Salvetti

CANUTO, J. R.. Litofacies do Subgrupo Itararé no centro-leste do Estado de São Paulo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Augusta Rocha Naves de Oliveira

CANUTO, J. R.. Arenitos silicificados das formações Pirambóia e Botucatu no Estado de São Paulo: processos geradores e aspectos geomorfológicos associados. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Henrique Angelo Piovesan Dalpozzo

CANUTO, J. R.. Análise integrada da fragilidade dos ambientes naturais e antropozados da Bacia do Ribeirão da Serra - Municípíos de Tietê e Cerquilho - SP. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Pettunati Lucio

CANUTO, J. R.. Subgrupo Itararé, Estado de São Paulo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Comissão julgadora das bancas

Antônio Thomaz Filho

THOMAZ-FILHO, A.. Fácies e Ambientes de Sedimentação da Formação Rio do Sul (Permiano), Bacia do Paraná, na Região de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina. 1994. Tese (Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Gabriel Luiz Pérez Vieira

Análise e correlação de seqüências de 3ª ordem do Subgrupo Itararé (PC), entre a região de Sorocaba-Itapetininga, SP, e a região ao sul do Arco de Ponta Grossa, Bacia do Paraná, Brasil; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo, Petróleo Brasileiro S/A; Orientador: José Roberto Canuto;

Fabio Madeira

Análise estratigráfica da sucessão sedimentar glaciogênica gondvânica (Subgrupo Itararé, Grupo Tubarão) e estudo preliminar da variação relativa do nível do mar incluindo possíveis níveis estruturais característicos de reservatórios para hidrocarbonetos e aquíferos, ao longo da rodovia Castello Branco (SP), Bacia do Paraná, Brasil; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Graziani Gobatto

Análise estratigráfica do Subgrupo Itararé (Paleozóico superior) entre Sorocaba e Tatuí, e caracterização preliminar do potencial hidrogeológico dos arenitos incluídos na área do estudo, Bacia do Paraná, Brasil; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Marcos Rogerio de Araujo

Análise estratigráfica do Subgrupo Itararé (Paleozóico superior), na região entre Indaiatuba e o Ribeirão Monjolo Grande, e estudo preliminar do potencial hidrogeológico dos arenitos presentes, Bacia do Paraná, Brasil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto de Geociências-Universidade de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Antonio Marcelo Chaves Junior

Análise estratigráfica do Subgrupo Itararé (Paleozóico superior), na região entre Monte Mor e o Ribeirão Monjolo Grande, e estudo preliminar do potencial hidrogeológico dos arenitos presentes, Bacia do Paraná Brazil; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Ivo Trosdtorf Junior

Caracterização Estratigráfica, Faciológica e Hidrogeológica do Arenito Lapa, Subgrupo Itararé (P-C), Norte do Estado de Santa Catarina e Sul do Estado do Paraná; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Marcia Silva Kolar

Características e gênese do Arenito Faxinal dos Castilhos, Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), e sua inclusão no contexto da variação relativa do nível do mar, Bacia do Paraná, Brasil; Comparação com as características do Arenito Lapa; ; 2002; Iniciação Científica - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Roberto Canuto;

Marcos Rogerio de Araujo

Gênese e ambiente de deposição de sucessões sedimentares rudíticas do Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, no sul do Estado do Paraná, Brasil; ; 2001; Iniciação Científica - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Conrado Eugenius Borges Picolo

Análise faciológica e estratigrafia seqüencial do intervalo médio da Formação Mafra, Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, abrangendo a área urbana das cidades de Mafra (SC) e Rio Negro (PR), Brasil; ; 2001; Iniciação Científica - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Antonio Marcelo Chaves Junior

Análise preliminar de facies do intervalo limite Subgrupo Itararé/Subgrupo Guatá (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, no norte do Estado de Santa Catarina, Brasil; ; 2001; Iniciação Científica - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Roberto Canuto;

Paulo Eduardo Solak Sato

Estudos de Estruturas Indicativas de Processos Sedimentares Subglaciais; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Roberto Canuto;

Daniela Zorzato

Estudos de Estruturas indicativas de Processos Sedimentares Subglaciais II; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Roberto Canuto;

Foi orientado por

Antonio Carlos Rocha-Campos

Origem dos diamictitos e rochas associadas do Subgrupo Itararé, no sul do Estado do Paraná e norte do Estado de Santa Catarina; 1985; 0 f; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Rocha-Campos;

Antonio Carlos Rocha-Campos

Facies e ambientes de sedimentação da Formação Rio do Sul (Permiano), Bacia do Paraná, na região de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina; ; 1994; Tese (Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo, Petróleo Brasileiro S A; Orientador: Antonio Carlos Rocha-Campos;

Antonio Carlos Rocha-Campos

Facies e ambientes de sedimentação da Formação Rio do Sul (Permiano), Bacia do Paraná, Na região de Rio do sul, Estado de Santa Catarina; 1993; 0 f; Tese (Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Rocha-Campos;

Produções bibliográficas

  • CANUTO, J. R. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; ROCHA CAMPOS, A. C. . Estratigrafia de seqüências do Subgrupo Itararé (neopaleozóico) no leste da Bcia do Paraná, nas regiões sul do Paraná e norte de Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, Brasil, v. 31, n.1, p. 107-116, 2001.

  • ROCHA-CAMPOS, A. C. ; CANUTO, J. R. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Late Paleozoic glaciotectonic structures in northern Paraná Basin, Brazil.. Sedimentary Geology , Amsterdã, v. 130, p. 131-143, 2000.

  • SANTOS, Paulo Roberto dos ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; CANUTO, J. R. . Patterns of deglaciation in the Paraná Basin, Brazil. . Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology , Asterdã, v. 125, p. 165-184, 1996.

  • SANTOS, Paulo Roberto dos ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; CANUTO, J. R. . Estruturas de arrastode icebergs em ritmito do Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Trombudo Central, SC.. Boletim IG-USP. Série Científica , São Paulo, v. 23, p. 1-18, 1992.

  • ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; CANUTO, J. R. ; CASTRO, J. C. . Pavimento estriado da glaciação neopaleozóica em Alfredo Wagner, Santa Catarina, Brasil.. Boletim IG-USP. Série Científica , São Paulo, v. 19, p. 39-46, 1988.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Ice scouring in Late Paleozoic rhytmites, Paraná Basin.. In: M. Deinoux; J.M.G. Miller; E.W. Domack; N. Eyles; I.J. Fairchild; G.M. Young. (Org.). The Earth's Glacial Record. 1ed.London: Cambridge University Press, 1994, v. , p. 234-240.

  • CANUTO, J. R. . Esker-like features in the Itararé Subgroup (Late Paleozoic), Northern Paraná Basin, Brazil. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2002, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2001. v. 74. p. 540-541.

  • CANUTO, J. R. . The third order sequence stratigraphy of the Itararé Subgroup (Late Paleozoic) across Paraná Basin. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2002, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2001. v. 74. p. 541-541.

  • CANUTO, J. R. . Facies and sequence stratigraphy of the Itararé and Guatá Subgroups (Late Paleozoic), Northern Paraná Basin, Brazil. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2002, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2001. v. 74. p. 542-542.

  • CANUTO, J. R. . Facies, 3rd order sequence stratigraphy and hydrologic potential of sandstones, Mafra Formation (Late Paleozoic), Paraná Basin. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2002, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2001. v. 74. p. 546-546.

  • CANUTO, J. R. . Facies, 3rd order sequence stratigraphy and hydrologic potential of sandstones, Mafra Formation (Late Paleozoic), Paraná Basin. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2002, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2001. v. 74. p. 546-546.

  • CANUTO, J. R. . Glacial stratigraphic cycles in the Tertiary of Antarctica and Late Paleozoic of Brazil. In: XI Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2001, São Paulo. Centro de Pesquisas Antárticas - USP. São Paulo: Instituto de Geociências - USP, 2001. v. Único. p. 03-03.

  • CANUTO, J. R. . Sequence stratigraphy of the Passa Dois Group in the Serra do Espigão, Paraná Basin, Brazil. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2000, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 1999. v. 72. p. 600-600.

  • CANUTO, J. R. . Diamictite facies of the Itararé Subgroup (Late Paleozoic), in the Southern Paraná Basin, Brazil. In: Seções da Academia Brasileira de Ciências, 2000, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 1999. v. 72. p. 601-601.

  • ROCHA-CAMPOS, A. C. ; LIMA FILHO, F. P. ; CANUTO, J. R. . Cycles in Piaui Formation, Parnaiba Basin and Itararé Subgroup, Paraná Basin, Brazil. In: International Congress on the Carboniferous-Permian, 14., 1999, Calgary. Abstract. Calgary, 1999. p. 187-187.

  • CANUTO, J. R. . Glacial History of the Rio Grande do Sul Arch during the Late Paleozoic. In: VI Simpósio de Geologia do Sudeste, 1999, São Pedro - SP. VI Simpósio de Geologia do Sudeste - Boletim de Resumos. São Pedro - SP: UNESP -Universidade Estadual Paulista, 1999. v. Único. p. 51-51.

  • FLORÊNCIO, R. V. S. ; CANUTO, J. R. . Utilização de rochas do Subgrupo Itararé (P-C) na indústria de cerâmica vermelha no município de Indaiatuba, SP.. In: Seção Regular da Academia Brasileira de Ciências, 1998, São Paulo. Anais da Academia Brasileira de Ciêncis. São Paulo: Academia Brasileira de Ciências, 1998. v. 70. p. 691-692.

  • CANUTO, J. R. . Estratigrafia de sequências do Grupo Bambuí (Proterozóico superior), nas Serras de Santa Helena e da Água Fria, Minas Gerais, Brasil, com base em arcabouços cronoestratigráficos de segunda e terceira ordens. In: Quinto Simpósio de Geologia do Sudeste, 1997, Penedo/Itatiaia - RJ. Boletim de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1997. p. 138-138.

  • CANUTO, J. R. . Estratigrafia de sequências da Bacia do Paraná, para o intervalo do Ordoviciano superior ao Triássico inferior, e de suas bacias precursoras vendiano-cambrianas, com base em arcabouços cronoestratigráficos de segunda e terceira ordens.. In: Quinto Simpósio de Geologia do Sudeste, 1997, Penedo/Itatiaia - RJ. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1997. p. 56-57.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Sequence stratigraphy of the Rio do Sul Formation, Itararé Subgroup (Late Paleozóic), Paraná Basin, central-eastern Santa Catarina, Brazil. In: Simpósio sobre Cronoestratigrafia daBacia do Paraná, 3., 1997, Barra do Garças. Abstract Volume. Barra do Garças, 1997. p. 16-16.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Sequence stratigraphy of the Itararé Subgroup (Late Paleozoic), Paraná Basin, in southern Paraná and northern Santa Catarina, Brazil.. In: Simpósio sobre Cronoestratigrafia da Bacia do Paraná, 3, 1997, Barra do Garças. Abstract Volume. Barra do Garças, 1997. p. 18-19.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . The Late Paleozoic Lapa sandstone (Itararé Subgroup), Paraná Basin, Brazil: a possible tunnel-valley fill?. In: Simpósio sobre Cronoestratigrafia da Bacia do Paraná, 3., 1997, Barra do Garças. Abstract Volume. Barra do Garças, 1997. p. 22-23.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Distribution and patterns of Late Paleozoic glaciation in the Paraná Basin, Brazil.. In: Simpósio sobre Cronoestratigrafia da Bacia do Paraná,3., 1997, Barra do Garças. Abstract Volume. Barra do Garças, 1997. p. 12-13.

  • SATO, P. E. S. ; ZORZATO, D. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; CANUTO, J. R. . O arenito Lapa, Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, Brasil: um possível depósito de vale-túnel?. In: Siimpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 5., 1997, São Paulo. Resumos. São Paulo, 1997. v. 2. p. 417-417.

  • CANUTO, J. R. . Origem e evolução das sequências tectono-sedimentares da Bacia do Paraná, no contexto da tectônica global. In: Quarto Simpósio de Geologia do Sudeste, 1995, Águas de São Pedro - SP. Boletim de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1995. p. 70-70.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Late Paleozoic glaciotectonic structures in Northern Paraná Basin. In: INQUA CONGRESS, 14, 1995, Berlim. Abstracts. Berlim, 1995. p. 78-78.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Late Paleozoic glacial-marine sedimentation in the Rio do Sul embayment, Paraná Basin. In: International Gondwana Symposium, 9., 1994, Hyderabad. Abstracts. Hyderabad, 1994. p. 83-84.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Late Paleozoic glacial-marine sedimentation in the Rio do Sul embayment, Paraná Basin.. In: International Symposium Carboniferous to Jurassic Pangea, 1993, Calgary. Program and Abstracts. Calgary, 1993. p. 47-47.

  • CANUTO, J. R. ; COTTER, J. F. P. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . A comparison of Quaternary and Late Paleozoic striated and faceted boulder pavements Minnesota River VAlley, USA. In: Annual Meeting of Geological Society of America, 1993, Boston. Abstracts and Programs. Boston, 1993. p. A 158-A 158.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . The boulder pavement of Capivari, São Paulo State, Brazil: implications for the Late Paleozoic Glaciations.. In: International Symposium Carboniferous to Jurassic Pangea., 1993, Calgary. Programs and Abstracts. Calgary, 1993. p. 261-261.

  • CANUTO, J. R. ; COTTER, J. F. P. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . The origin of striated pavements evidence from Capivari, São Paulo, Brazil (Late Paleozoic) and the Minnesota River Valley, USA (Pleistocene).. In: Congresso Brasileiro de Geologia,37., 1992, São Paulo. Boletim de Resumos Expandidos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1992. p. 522-524.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Structures and bedforms associated with the Late Paleozoic diamictites of the Paraná Basin, Brazil, indicative of subglacial processes.l. In: International Drumlim Symposium and INQUA Commission on Formation and Properties of Glacial Deposits,4., 1992, Colereine. Abstracts. Colereine, 1992. p. 27-27.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; COTTER, J. F. P. . Boulder pavements from the Itararé Subgroup (Late Paleozoic) at Capivari: new evidence on origin.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. Boletim de Resumos Expandidos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1992. p. 521-522.

  • SANTOS, Paulo Roberto dos ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; CANUTO, J. R. . Evolution on the ;Late Paleozoic glaciation in the Paraná Basin, Brazil.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. Boletim de Resumos Expandidos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1992. p. 529-531.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Estruturas e formas de leito associadas a diamictitos neopaleozóicos da Bacia do Paraná, Brasil, indicativos de processos subglaciais.. In: Simpósio de Geologia do Sudeste, 2., 1991, São Paulo. Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1991. p. 79-79.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Glaciotectonic structures in the upper Itararé Subgroup (Late Paleozoic), northern Paraná Basin, Brazil.. In: Geological Association of Canada - Mineralogical Association of Canada, Joint Meeting, 1991, Toronto. Abstracts. Toronto, 1991. p. 37-37.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Structures and bedforms associated with the Late Paleozoic diamictites of the Paraná Basin, Brazil, indicative of subglacial processes. In: International Symposium on Gondwana, 8., 1991, Hobart. Program. Hobart, 1991. p. 16-16.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Icebergs scours in a glaciolacustrine paleozoic sediments, Paraná Basin, Brazil.. In: Geological Association of Canada - Joint Meeting, 1991, Toronto. Abstracts. Toronto, 1991. p. 155-155.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Feições estruturais e sedimentares junto à base de diamictitos neopaleozóicos da Bacia do Paraná, Brasil.. In: Jornadas Científicas do Instituto de Geociências da USP, 1990, São Paulo, 1990. v. 1. p. 30-31.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Ice scouring structures in Late Paleozoic glacial lake, Paraná Basin, Brazil.. In: Annual Meeting of the Geological Society of America, 25, 1990, Syracuse, USA. Abstracts and Programs. Syracuse, 1990. p. 66-66.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Paleogeographic evolution of the Paleozoic glaciation in the Paraná Basin.. In: International Gondwana Symposium, 7., 1988, São Paulo. Abstracts. São Paulo: Instituto de Geociências - USP, 1988. p. 131-131.

  • SIMÕES, M. G. ; FITTIPALDI, F. C. ; CAMPANHA, V. A. ; CANUTO, J. R. . Icnofósseis do Neopaleozóico da Bacia do Paraná, como indicadores faciológicos. In: Ciência e Cultura - SBPC, 1988, São Paulo. Resumos. São Paulo, 1988. v. 40. p. 692-692.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Glaciotectonic structures in the Upper Itararé Subgroup (Late Paleozoic) near Cerquilho, State of São Paulo, Brazil.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1986, Goiânia. Resumos e Breves Comunicações. Goiânia: Sociedade Brasileira de Geologia, 1986. p. 57-57.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. . Estruturas de diamictitos neopaleozóicos da parte leste da BAcia do Paraná e sua provável origem. In: Reunião Anual do Projeto 42, Upper Paleozoic of South America, 1982, São Paulo. Resumos. São Paulo, 1982. p. 4-4.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. . Facies and sedimentary environments of Late Paleozoic diamictites and associated rocks in southern Paraná and northern Santa Catarina.. In: Reunión de Comunicaciones, Proyecto Paleozoico Superior de America del Sur y sus Limites, 1981, San Luis - Argentina. Resumenes. San Luis - Argentina, 1981. p. 11-12.

  • CANUTO, J. R. ; FULFARO, V. J. ; SAAD, A. R. ; CAMPANHA, V. A. . Considerações sobre a Gênese da Formação Estrada Nova (Permiano) da Bacia do Paraná. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 30, 1978, Recife. Resumo das Comunicações. Recife, 1978. p. 78-78.

  • CANUTO, J. R. . Identification and interpretation of Late Palaeozoic subglacial tilites, Itararé Subgroup, Brazil. Journal of African Earth Sciences, Cape Town - South Africa, v. 27, n.1A, p. 49-49, 1998.

  • SATO, P. E. S. ; ZORZATO, D. ; ROCHA-CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; CANUTO, J. R. . O arenito Lapa, Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, Brasil: um possível depósito de vale-túnel?. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 69, n.3, p. 453-453, 1997.

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Tratos de sistemas deposicionais da Formação Rio do Sul, Subgrupo Itararé (Neopaleozóico), Bacia do Paraná, na região de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 69, n.3, p. 439-439, 1997.

  • CANUTO, J. R. . Bounding surfaces of Sloss stratigraphic sequences in intracratonic basins: a discussion based on Brasilian examples.. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 67, n.4, p. 517-517, 1995.

  • CANUTO, J. R. . Brazilian stratigraphic sequences in the context of the South American plate dynamics. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 67, n.4, p. 527-527, 1995.

  • CANUTO, J. R. . Evidências de sincronismo e ciclicidade de eventos tectono-sedimentares em bacias intracratônicas fanerozóicas do mundo. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 66, n.4, p. 497-497, 1994.

  • CANUTO, J. R. . Aspectos da sedimentação da Formação Rio do Sul (Permiano), na região de Rio do Sul, SC.. Boletim do Instituto de Geociências/USP , São Paulo, v. 12, p. 29-30, 1992.

  • ROCHA CAMPOS, A. C. ; CANUTO, J. R. . Involuções e outras feições glaciais do Subgrupo Itararéno norte de Santa Catarina.. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 56, n.1, p. 111-111, 1984.

  • ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; CANUTO, J. R. . Aspectos da sedimentação, estratigrafia e paleogeografia do Subgrupo Itararéno centro-leste do Estado de São Paulo.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1991 (Roteiros de excursões geológicas).

  • CANUTO, J. R. . Subgrupo Itararé e Glaciação Permocarbonífera. Curitiba: Sociedade Brasileira de Paleontologia, 1989 (Roteiros de excursões geológicas).

  • ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos ; CANUTO, J. R. . Sedimentology and stratigraphy of the Gondwana Sequence of São Paulo State. São Paulo: Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, 1988 (Roteiros de excursões geológicas).

  • CANUTO, J. R. ; ROCHA CAMPOS, A. C. ; SANTOS, Paulo Roberto dos . Late Paleozoic glacial sedimentation in eastern Paraná Basin. São Paulo: Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, 1988 (Roteiros de excursões geológicas).

Projetos de pesquisa

  • 2005 - Atual

    ESTRATIGRAFIA DE SEQÜÊNCIAS DA SUCESSÃO GLACIOGÊNICA PERMOCARBONÍFERA DA BACIA DO PARANÁ, NA REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL., Descrição: Em sentido amplo, o projeto refere-se à definição de um arcabouço cronoestratigráfico de 3ª ordem para o Subgrupo Itararé, Paleozóico superior da Bacia do Paraná, no Estado de São Paulo. Os objetivos são: a) definir seqüências de 3ª ordem nos sedimentos do Subgrupo Itararé ao norte do Arco de Ponta Grossa, e correlacioná-las com as seqüências já definidas para os Estados do Paraná e Santa Catarina; b) estudar a variação relativa do nível do mar, considerando-se a subsidência tectônica vigente na fase transgressiva da seqüência permo-carbonífera de 2ª ordem da Bacia do Paraná, paralelamente aos eventos alternados de avanço e recuo glacial; c) estudo da variação relativa do nível do mar em sedimentos não marinhos correlativos aos depósitos marinhos, através da análise das relações entre os avanços e recuos da geleira e as fases de mar alto e de mar baixo; d) estabelecer níveis estratigráficos em superfície, que caracterizem reservatórios para hidrocarbonetos, associando-os a níveis correlativos em subsuperfície; e) determinar níveis estratigráficos adequados à estocagem subterrânea de gás natural; f) estudo de argilas para utilização na indústria cerâmica; g) projetos de Iniciação Científica incluindo-se a solicitação de bolsas; h) vinculação de projetos de trabalhos de formatura, que possam evoluir para dissertações de mestrado; e i) vinculação, ao projeto, de uma dissertação de mestrado (já em andamento) e de uma tese de doutorado (a ser desenvolvida a partir do início de 2005). Os métodos análise rotineira de fácies em superfície, análises de laboratório e trabalhos de escritório, complementados com a realização de sondagens elétricas verticais e exame de perfis de poços da PETROBRÁS e do PAULIPETRO, situados no interior ou próximo da área do estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Coordenador / Gabriel Luiz Pérez Vieira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    CALIBRAÇÃO BIOCRONOESTRATIGRÁFICA ENTRE SEÇÕES DO CRETÁCEO INFERIOR DO BRASIL E ÁFRICA., Descrição: O estudo da seqüência rifte de nossas bacias marginais reveste-se de suma importância, posto que, a quase totalidade das rochas geradoras e parte importante dos depósitos reservatórios de idade cretácea, encontram-se sedimentadas nesta fase. No contexto atual, de busca de novas fronteiras exploratórias, o entendimento mais acurado deste significativo pacote sedimentar, em termos de seu posicionamento espacial e temporal, é de fundamental importância para a atual fase exploratória de nossas bacias meso-cenozóicas..A exploração do rifte exige, portanto, um conhecimento mais detalhado dos pacotes geradores e reservatórios, visando a predição e a conseqüente diminuição do risco exploratório nas nossas bacias marginais. Para se refinar o atual conhecimento do rifte, faz-se necessário um estudo detalhado da biostratigrafia, acompanhado de um igualmente detalhado controle estratigráfico, correlacionando seqüências marinhas e não marinhas de mesma idade e faixa paleoclimática. Uma das possibilidades é correlacionar as seções brasileiras com as da Tanzânia, que apresentam as condicionantes necessárias a esta correlação. Esta correlação possibilitará a calibração de nossos andares locais com os internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Coordenador / Gabriel Luiz Pérez Vieira - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    ESTRATIGRAFIA DE SEQÜÊNCIAS DA SUCESSÃO SEDIMENTAR GLACIOGÊNICA PALEOZÓICA DA BACIA DO PARANÁ: parte I., Descrição: O projeto refere-se à Estratigrafia de Sequências, da sucessão sedimentar do Subgrupo Itararé resultante dos processos de glaciação e deglaciação da Bacia do Paraná, durante o Neopaleozóico. Na década de 70, os pesquisadores da EXXON, Peter R. Vail e o geofísico Robert Mitchum III deram início a uma verdadeira revolução científica na Estratigrafia, através da Estratigrafia de Sequências. Essa nova abordagem despertou um imenso interesse das companhias de petróleo, pelo fato de sugerir a possibilidade de predição estratigráfica de associações de facies potencialmente ligadas à acumulação de hidrocarbonetos, de extrema importância para uma indústria que dispende 10 milhões de dólares na perfuração de um único poço no mar. Os objetivos principais deste projeto consistem em testar a aplicabilidade da Estratigrafia de Sequências em depósitos sedimentares formados sob influência glacial, envolvendo a definição de sistemas e tratos de sistemas deposicionais da sucessão sedimentar do Subgrupo Itararé, os quais deverão nos conduzir à caracterização de sequências de 3a ordem, nas sucessões sedimentares estudadas, correlacionando-as tentativamente, levando-se em consideração as características geológicas e fisiográficas locais. Pretende-se, ainda, estudar a influência da variação do nível do mar sobre sedimentos influenciados por glaciação, levando em conta a subsidência tectônica, na Bacia do Paraná, durante o Permo-Carbonífero, e paralelamente os episódios de regressões influenciadas pelas fases alternadas de avanço e recuo glacial, além de estabelecer níveis estratigráficos favoráveis ao armazenamento de hidrocarbonetos e/ou situações próprias para o desenvolvimento de aquíferos, relativamente ao arcabouço cronoestratigráfico a ser elaborado, caracterizando interesse econômico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Coordenador / Gabriel Luiz Pérez Vieira - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 1997

    Sedimentação glacial na ilha Rei George, ilhas Shetlands do Sul, Antártica e no Golfo do Alasca, EUA: estudo comparativo de fácies sedimentares versus condicionamento tectônico e paleoclimático. (Apoio PROANTAR - CNPq)., Descrição: A análise dos dados disponíveis na literatura especializada mostra uma grande complexidade na história sedimentar da sucessão glacial terciária da Ilha Rei George, Antártica. A descrição e a análise faciológica de detalhe, e a interpretação dos processos sedimentares envolvidos, que vinham sido utilizados como base para o entendimento dos paleoambientes, continuavam insuficientes. Depreendeu-se, então, que havia uma necessária ampliação dos conhecimentos, a qual constituiu, talvez, a maior motivação desse projeto de pesquisa submetido ao CNPq/PROANTAR em 1992. Embora os processos operantes em ambientes glácio-marinhos modernos fossem, já, razoavelmente conhecidos, sabia-se relativamente pouco a respeito das características das sucessões sedimentares acumuladas nessas regiões. Por essa razão, as regiões onde sedimentos são depositados em condições glácio-marinhas, os quais afloram extensivamente, podendo ser analisados sedimentologicamente, constituiram-se de grande interesse para a identificação de litofacies, associações de litofacies e geometrias de corpos de litologias, e das biofacies associadas. Foram relevantes, ainda, os aspectos referentes à influência dos fatores climáticos e tectônicos sobre a sedimentação. O primeiro aspecto mostrou duas situações distintas, uma envolvendo sedimentação glácio-marinha, em condições polares, sob a influência de geleira de base fria, como ocorre hoje na plataforma continental do leste da Antártica, e a sedimentação localizada atualmente em plataformas temperadas, sob influência glacial, como no caso do golfo do Alasca e península Antártica. O projeto visou realizar um estudo de facies sedimentares, para interpretar os mecanismos e ambientes de deposição das formações glário-marinhas terciárias, aflorantes na parte norte da Ilha Rei George, comparando-as com os depósitos da Formação Yakataga (Terciário, golfo do Alasca), em termos das condições climáticas, tectônicas e de variação do nível do mar, durante o Terciário. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Integrante / Dr Francisco Rubens Alves - Integrante / Dr Antonio Carlos Rocha Campos - Integrante / Dr Paulo Roberto dos Santos - Coordenador / Dr Roland Trompette - Integrante / Dr Koji Kawashita - Integrante / Dr Jefferson C Simões - Integrante / Luiz Eduardo Anelli - Integrante / Dr Nicholas Eyles - Integrante / Jeferson B de oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1996

    Controles tectônicos, climáticos e paleogeográficos das características, gênese e preservação de depósitos glaciais pré-cenozóicos do Brasil (Proj. Temático de Equipe, Proc. 91/05462), Descrição: Os objetivos do Projeto foram cumpridos, com o desenvolvimento de conceitos e de modelos de sedimentação úteis para o discernimento dos efeitos dos diferentes fatores e das relações causais entre tectônica, facies e estratigrafia glaciais, por diferentes bacias glaciadas ou sob influência glacial. Foram desenvolvidos, por exemplo, através da descrição do caráter e arranjo das facies sedimentares preservadas nessas bacias, critérios para a distinção entre os depósitos de glaciações de montanha e as de geleiras continentais; a identificação de controles dos recuos e avanços dos mantos de gelo e suas relações com as variações glácio-isostáticas e glácio-eustáticas. Secundariamente, foram caracterizadas sucessões glaciais e seu potencial de preservação, sob diferentes condições tectônicas; foi elaborada uma classificação genética das bacias glaciadas, no contexto da tectônica de placas, para o entendimento das relações entre paleogeografia e clima, para identificação de facies glaciogênicas problemáticas, etc. A abordagem utilizada envolveu estudos sedimentológicos e estratigráficos comparativos de "áreas-tipo", provavelmente representativas de conjuntos diversos de contições tectônicas, paleoclimáticas e entre estas e prováveis análogos cenozóicos e do recente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Integrante / Paulo Eduardo Solak Sato - Integrante / Daniela Zorzato - Integrante / Francisco Pinheiro Lima Filho - Integrante / Ivo Trosdtorf Junior - Integrante / Dra Mary Elizabeth C B Oliveira - Integrante / Dr Francisco Rubens Alves - Integrante / Dr James F P Cotter - Integrante / Dr Grant M Young - Integrante / Dr Marshall McCabe - Integrante / Dr Krszystof Bierkenmajer - Integrante / Dr Johan Visser - Integrante / Dr Michael Gipp - Integrante / Francisco Eduardo G Cruz - Integrante / Marco Antonio PInheiro Machado - Integrante / Dr Antonio Carlos Rocha Campos - Coordenador / Dr Alexandre Uhlein - Integrante / Dr Carlos J S Alvarenga - Integrante / Dr Jefferson Cárdia Simões - Integrante / Dr Paulo Roberto dos Santos - Integrante / Dr Roland Trompette - Integrante / Márcia Mika Saito - Integrante / Luis Fernando Miliorini - Integrante / Alexandre Tomio - Integrante / Teodor Stephan - Integrante / Marcelo Filipov - Integrante / Luciana Venosa Rodrigues - Integrante / Valéria Guimarães - Integrante / Luciano de Andrade Gobbo - Integrante / Patrícia Erika Simões - Integrante / Giovanna Cristina Xavier Setti - Integrante / Alcina M F Barreto - Integrante / Fernando Mancini - Integrante / Luis Eduardo Anelli - Integrante / Edson Martins Ramires - Integrante / Jenifer Borgert - Integrante / Heather Anderson - Integrante / Glen Schilling - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1996

    Estudo comparativo dos processos de sedimentação glacial em depósitos pleistocênicos e pré- pleistocênicos: I Origem dos pavimentos de clastos ("boulder pavements") glaciais (Convênio CNPq - NSF/USA), Descrição: O projeto visou analisar a origem dos pavimentos de clastos glaciais ("boulder pavements"), com base no estudo comparativo de exemplos de grandes pavimentos de clastos do Pleistoceno, localizado novale do rio Minnesota, em Dakota do Sul, USA, do Neopaleozóico da Bacia do Paraná, relativamente ao Subgrupo Itararé, Grupo Tubarão, e de depósitos recentes das Montanhas Rochosas na região de Saskatchewan, no Canadá. Os trabalhos envolveram o estudo de estruturas, formas de leito e outras feições relacionadas aos tills pleistocênicos e diamictitos neopaleozóicos, que podem indicar processos sedimentares subglaciais. Através desses estudos, objetivou-se obter evidências sedimentológicas a respeito das condições glaciológicas que ocorrem junto às margens dos lobos glaciais que atingiram a Bacia do Paraná, durante o Permocarbonífero. Tais pesquisas foram efetuadas num contexto de projeto de cooperação internacional, entre o grupo de pesquisas do IGc-USP e pesquisadores da University of Minnesota, Morris, USA, com o apoio do convênio bilateral entre o CNPq e a National Science Foundation.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Coordenador / Antonio Carlos Rocha Campos - Integrante / Paulo Roberto dos Santos - Integrante / James F P Cotter - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / National Science Foundation - Auxílio financeiro.

  • 1981 - 1983

    Condicionamento geológico das camadas de carvão do Subgrupo Itararé no Estado de São Paulo. (Apoio Pró-Minério, Proc. nº 1074/81), Descrição: O projeto objetivou o estudo do condicionamento geológico das camadas de carvão do Subgrupo Itararé no Estado de São Paulo, na região das cidades de Cerquilho e Tietê. Além do resultado principal, relacionado ao condicionamento do carvão, foi elaborado um mapa geológico da área Cerquilho-Tietê, na escala 1:25.000, impresso pelo Pró-Minério.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Roberto Canuto - Integrante / Antonio Carlos Rocha Campos - Coordenador / Paulo Roberto dos Santos - Integrante / Kenitiro Suguio - Integrante / Dharani Sundaran - Integrante / Ageror Pereira de Souza - Integrante., Financiador(es): Pró Minério - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. , Rua do Lago,562, Cidade Universitária, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 11348, Telefone: () 30914115, Fax: () 30914207, URL da Homepage:

Experiência profissional

1972 - 1977

Universidade de São Paulo

Vínculo: aluno de graduação, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Geociências (Geologia Sedimentar), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Glacial

  • 08/2005

    Ensino, Geociências (Geologia Sedimentar), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias geocientíficas aplicadas à exploração de hidrocarbonetos

  • 08/2005

    Ensino, Licenciatura Em Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratigrafia

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Represente titular dos Professores Doutores.

  • 03/1998

    Ensino, Geociências (Geologia Sedimentar), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estratigrafia de Seqüências

  • 07/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Atividade realizada, Coordenação de projetos de pesquisa na área de Estratigrafia de Sequências, em bacias sedimentares glaciadas.

  • 01/1995

    Treinamentos ministrados , Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Treinamentos ministrados, Treinamento de campo a alunos estagiários de graduação, na área de Estratigrafia, Treinamento de alunos estagiários de graduação em descrição de testemunhos de sondagem

  • 03/1980

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Linhas de pesquisa

  • 03/1980

    Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratigrafia, Geodinâmica Externa Aplicada, Geologia do Brasil - Fanerozóico, Geologia do Brasil - Pré-Cambriano, Geologia Geral - Sistema Terra, Geologia Histórica e do Brasil, Mapeamento Sedimentar, Paleontologia I, Paleontologia II, Princípios de Geologia Sedimentar, Sensoriamento Remoto e Fotogeologia

  • 05/1980 - 12/2003

    Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geodinâmica Aplicada

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante titular dos Professores Doutores.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, no Conselho Deliberativo do Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo).

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, no Conselho Deliberativo do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS).

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Coordenação do Curso de Geologia.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante suplente dos Professores Doutores junto à Congregação.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante suplente, pelo Departamenteo de Paleontologia e Estratigrafia, para o Conselho de Biblioteca do IGc-USP.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Cargo ou função, Representante titular dos Professores Assistentes.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Representante suplente dos Professores Assistentes junto à Congregação.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Graduação.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Cargo ou função, Secretário do Conselho Departamental.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Membro da Comissão Setorial de Recursos Humanos.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor à Reforma Curricular do Curso de Geologia.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.,Cargo ou função, Membro do Conselho dos Serviços de Ilustração Técnica.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Cargo ou função, Representante titular dos Auxiliares de Ensino.

  • 01/1978 - 12/1979

    Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Estágio realizado, Datação de granitos do Grupo São Roque, pelo método Rb/Sr. Orientador Prof. Dr. Koji Kawashita..

  • 12/1977 - 12/1977

    Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Estágio realizado, Mapeamento Geológico em 1:50.000 na região de Cunha-Parati / RJ. Coordenador Prof. Dr. Humberto Giuseppe Cordani..

  • 01/1976 - 12/1977

    Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Estágio realizado, Descrição dos testemunhos de 12 poços estratigráficos de 50 m de profundidade cada um, objetivando o estudo de litologias e estruturas sedimentares da Formação Corumbataí, região Laras-Rio Claro / SP, bacia do Paraná. Coordenador Prof. Dr. Vicente José Fu.

  • 01/1976 - 12/1977

    Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Estágio realizado, Preparação mecânica de amostras para estudo palinológico de rochas do Subgrupo Itararé no Estado de São Paulo. Orientadores: Professores Paulo Roberto dos Santos e Antonio Roberto Saad..

  • 08/1976 - 12/1976

    Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.,Estágio realizado, Mapeamento Geológico em escala 1:50.000 na região de Fartura-Taguaí / SP. Coordenador Prof. Dr. Vicente José Fulfaro..