Adriele de Jesus Sousa

Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2014) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018). É conselheira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) de Cruz das Almas, na condição de representante da UFRB (suplente); e Coordenadora do Projeto Juventude sem Fronteiras. Desde abril de 2016, exerce a função de editora-executiva da Revista Extensão, publicação digital editada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. Técnica-administrativa em Educação desde 2015, atualmente desenvolve suas atividades junto ao Núcleo de Educação e Ações Comunitárias (Nuedac/Proext). Colabora com o Núcleo de Cultura e Territórios, na condição de Membro da Comissão responsável por elaborar o Plano de Cultura para a UFRB. É professora voluntária de espanhol e de português para estrangeiros, além de colaborar com outras iniciativas que buscam promover a democratização do acesso ao conhecimento e aos bens culturais, a minoração de mazelas sociais e promoção dos direitos das minorias. Exerceu o cargo de Secretária Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (2014) e, durante a graduação, participou de projeto de pesquisa na condição de bolsista pesquisadora, além de ter sido bolsista em projeto de natureza extensionista.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

2016 - 2018

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: De qual extensão universitária estamos falando? O caso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRB,Ano de Obtenção: 2018
Alexandre Américo Almassy Júnior.Palavras-chave: gestão pública; educação; universidade e comunidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise Institucional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo

2011 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Formação de Tutores para Educação a Distancia. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Introdutório - PACAP/2015. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2015 - 2015

Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal. (Carga horária: 35h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2012 - 2012

Licitações e Contratos. (Carga horária: 16h). , Valor RH Consultoria e Treinamento, VALORRH, Brasil.

2012 - 2012

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT, Brasil.

2010 - 2010

Conceitos e Princípios do Direito Tributário. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

IV Curso de Economia Política. (Carga horária: 24h). , Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas, LEMARX, Brasil.

2010 - 2010

Controle Social e Cidadania. (Carga horária: 40h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2009 - 2009

Políticas e Gestão Culturais. (Carga horária: 40h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2008 - 2008

Gestão de Pessoas. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUSA, A. J. . III Ciclo de Apresentação de Estudantes Bolsistas de Extensão. 2016. (Outro).

SOUSA, A. J. ; LIMA, E. B. ; SANTOS, B. A. . Café cultural: desmetificando Exu e as religiões de Matriz Africana. 2011. (Outro).

SOUSA, A. J. . Simpósio Limiares da Universidade: uma discussão sobre ações afirmativas, educação e diversidade. 2010. (Outro).

SOUSA, A. J. . Lançamento dos Livros da Série Diversidade e Convivência. 2009. (Outro).

SOUSA, A. J. ; SILVA, A. P. G. ; SAMPAIO, S. M. R. ; OLIVEIRA, R. F. . Fórum Universidade, Juventude e Diversidade. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Políticas Universitárias de Formação Docente e Extensão na UFRB. 2017. (Seminário).

IV Seminário Internacional " A educação medicalizada: desver o mundo, pertubar os sentidos. 2015. (Seminário).

VIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. O Livro Branco e a Estratégia Nacional: perspectivas para uma política de defesa integrada ao desenvolvimento nacional. 2011. (Congresso).

I Seminário de História Política. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Luiz Bragatto Boss

ALMASSY, A. A.; PIMENTEL, S. C.;BOSS, Sergio Luiz Bragatto. De Qual Extensão Universitária Estamos Falando? O Caso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRB. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Alexandre Americo Almassy Junior

ALMASSY JUNIOR, A. A.; PIMENTEL, S. C.; Boss, S. L. B.. De qual extensão universitária estamos falando? O caso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRB. 2018. Dissertação (Mestrado em MP em Gestão de Políticas Púb. e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Giovandro Marcus Ferreira

SAMPAIO, A. de O.; PALACIOS, A. J.;FERREIRA, G. M.. Comunicação publicitária: o uso de estratégias humorísticas sobre o idoso e tecnologias em comerciais na internet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

Susana Couto Pimentel

ALMASSY JUNIOR, A. A.;PIMENTEL, S. C.; BOSS, S. L. B.. De qual extensão universitária estamos falando? O caso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRB. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rejane Fernandes de Oliveira

Fortalecendo os Elos entre a Comunidade Estudantil e as Ações Afirmativas: Assessoria de Comunicação; 2008; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Rejane Fernandes de Oliveira;

Annamaria da Rocha Jatobá Palacios

Comunicação publicitária: o uso de estratégias humorísticas sobre o idosos e tecnologias em comerciais na internet; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Annamaria da Rocha Jatobá Palacios;

Alexandre Americo Almassy Junior

De qual extensão universitária estamos falando? O caso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRB; 2018; Dissertação (Mestrado em MP em Gestão de Políticas Púb; e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Alexandre Americo Almassy Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, A. J. ; CARNEIRO, S. R. O. (Org.) ; ROCHA, V. O. (Org.) . Extensão universitária na UFRB. 1ª. ed. , 2017.

  • SOUSA, A. J. ; LIMA, E. B. . O Livro Branco e a Estratégia Nacional: perspectivas para uma política de defesa integrada ao desenvolvimento nacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, A. J. . Cooperação Internacional: origem e evolução de uma proposta no contexto do ideário desenvolvimentista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KRAYCHETE, E. S. ; SOUSA, A. J. . Relatório Bianual LABMUNDO 2010-2011. 2012.

SOUSA, A. J. . Níveis de remuneração em movimentos sociais e organizações não governamentais brasileiras filiadas à Associação Brasileira de organizações não governamentais filiadas à Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais. 2011.

SOUSA, A. J. . Curso de Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    O LUGAR DO NÃO GOVERNAMENTAL NA PROPOSIÇÃO DE UM PACTO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO: mudanças nas relações entre agências de cooperação internacional não governamentais europeias e organizações não governamentais brasileiras., Descrição: Este projeto busca investigar as mudanças ocorridas nas agências não governamentais para o desenvolvimento e empresas, no âmbito da União Europeia, e suas relações com organizações não governamentais brasileiras, de forma a explicitar os arranjos institucionais constituídos, a partir dos anos 1990, quando emerge uma nova agenda internacional para o desenvolvimento. O porquê de tais mudanças será buscado na análise das redefinições estratégicas necessárias à consolidação de tal agenda, que tem a redefinição do papel do Estado no processo sócio-político, como questão central. A dicotômica concepção Estado interventor ou regulação social pelo mercado, já não alcança a complexidade que a regulação social passa a demandar. As proposições emanadas das organizações internacionais ? Banco Mundial, ONU, em especial ? orientam na direção da construção de consensos socialmente expressivos que possam ser pactuados institucionalmente. Numa esfera macro, a articulação entre o Estado, o mercado e a sociedade civil, passa a ser apontada como base de um novo pacto social. As organizações não governamentais e as empresas, a partir da noção de responsabilidade social, passam a ser consideradas como importantes atores nas concertações que visam a formulação e implementação de políticas públicas. A interação entre organizações públicas e privadas repercute nas organizações não governamentais de forma que a estas passem a promover modificações na missão, cada vez mais sintonizada com a agenda internacional de desenvolvimento; no planejamento, gestão e monitoramento, realizados a partir de metodologias orientadas pelos financiadores; práticas a accountabillity. As evidências das mudanças nas relações entre agências financiadoras do Norte e ONGs brasileiras serão buscadas em exames de documentos definidores das estratégias das agências financiadoras, missão institucional, objeto dos projetos financiados, mudanças organizacionais nas organizações brasileiras, institucionalização da relação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adriele de Jesus Sousa - Integrante / Elsa Sousa Kraychete - Coordenador / Ângela Maria Borges - Integrante / Maria de Fátima Pereira do Nascimento - Integrante / Daniel Mauricio Aragão - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional