Ana Carolina Aguilera negrete

Pós-Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE/UFRJ (2017). Recentemente, no período de novembro a fevereiro de 2022/2023 realizou pesquisa no INGENIO (CSIC-UPV) sobre as "Contribuições do desenvolvimento e aplicação de tecnologias disruptivas para o aperfeiçoamento do sistema de inovação em defesa brasileiro". Também realizou Estágio de Pós-Doutorado no INGENIO (CSIC-UPV), na cidade de Valencia, Espanha no período de março a agosto de 2017. Autora do capítulo Plataforma Naval Militar do livro Mapeamento da Base Industrial de Defesa, publicado em julho de 2016, resultado de sua participação como bolsista de pesquisa, no âmbito do convênio entre MD/ABDI/IPEA. Realizou Estágio de Doutorando Sanduíche com bolsa CAPES no INGENIO (CSIC-UPV), Instituto de Gestión de la Innovación y del Conocimiento, adjunto à Universidad Politécnica de Valencia, Espanha, no período de 01 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014. Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (conclusão em fevereiro de 2015) e Professora Associada II de Ciências Econômicas da Escola Naval - Marinha do Brasil. Possui mestrado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia de Defesa, Economia Internacional e Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Naval de Defesa e Inovação Tecnológica; Guerra do Futuro e Ameaças Assimétricas no Atlântico Sul; e Crescimento Econômico e Zonas de Processamento de Exportação.

Informações coletadas do Lattes em 23/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Indústria naval de defesa e inovacao tecnológica: um estudo do sistema de inovação naval militar no Brasil
Orientador: em Instituto de Gestión de la Innovación y del Conocimiento ( Prof. Dr. Jordi Molas-Gallart)
com , Ano de obtenção: 2015. Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato. Coorientador: Prof. Dr. Jordi Molas-Gallart. Palavras-chave: Indústria de defesa.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Economia

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Zonas de Processamento de Exportação como Política Industrial: A Experiência Internacional, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Prof.Dr.William Gurdon Tyler (PhD/Tufts and Harvard/1969)
Coorientador: Profª. Drª. Lia Valls. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Finanças Corporativas

2001 - 2002

S B I
Título: Sem exigência de monografia
Orientador: Sem Orientador

Graduação em Economia

1996 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O papel do FMI no Sistema Monetario Internacional
Orientador: Prof. Dr. Ubiratan Jorge Iorio

Pós-doutorado

2017 - 2017

Pós-Doutorado. , Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha.

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Estágio de Operações Humanitárias. (Carga horária: 15h). , Centro de Operaçao de Paz de Caráter Naval, COPPAZNAV, Brasil.

2021 - 2021

V ESTÁGIO DE OPERAÇOES DE PAZ PARA MULHERES. (Carga horária: 40h). , Centro de Instruçao Almirante Sylvio de Camargo, CIASC, Brasil.

2021 - 2021

III UN MTF. (Carga horária: 40h). , Centro de Instruçao Almirante Sylvio de Camargo, CIASC, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Governança em Defesa. (Carga horária: 50h). , Escola Superior de Guerra, ESG, Brasil.

2005 - 2005

MBA em Economia Empresarial. (Carga horária: 40h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Curso de Atualização Em Teoria Economica. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Economia de Defesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Economia Internacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Guerra do Futuro.

Participação em eventos

II Seminário de Política Fiscal FGV/FMI. 2016. (Seminário).

Jornada de Pesquisa do Instituto de Economia da UFRJ.Indústria naval de defesa e inovação tecnológica: uma proposta de política industrial de defesa no âmbito do sistema de inovação militar. 2016. (Seminário).

O Futuro do Desenvolvimento Brasileiro. 2016. (Seminário).

Jornada de Pesquisa do Instituto de Economia da UFRJ.Indústria naval de defesa e inovação tecnológica: Um estudo sobre o processo de difusão tecnológica do setor militar para o civil no brasil. 2014. (Seminário).

Workshop do projeto Mapeamento da Base Industria de Defesa brasileira.Plataforma Naval Militar brasileira. 2014. (Oficina).

Seminário de Projeto de Pesquisa - IE/UFRJ.Análise dos Impactos do Programa Nuclear da Marinha para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa.. 2012. (Seminário).

6 Seminário sobre o Livro Branco de Defesa Nacional, com o tema: ?A transformação da defesa nacional?;. 2011. (Seminário).

II Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, com o tema: ?A importância presente e futura do mar?. 2011. (Simpósio).

A Estratégia Nacional de Defesa: o Poder Marítimo. 2009. (Simpósio).

I Encontro Sul-Americano de Defesa. 2009. (Encontro).

Seminário de Dissertação.Crescimento Econômico e as Zonas de Processamento de Exportação: uma Análise Empírica. 2009. (Seminário).

LACEA LAMES 2008. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. Secretaria de Estado da Fazenda - Sefaz RJ. 2012. Fundação Ceperj.

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro - SEPLAG. 2012. Fundação Ceperj.

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. Rio Previdência. 2012. Fundação Ceperj.

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. CEDAE. 2009. Fundação Escola de Serviço Público.

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. SEPLAG. 2009. Fundação Escola de Serviço Público.

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera. Eletronuclear. 2008. Fundação Escola de Serviço Público.

Comissão julgadora das bancas

Milton Pereira de Assis

ASSIS, M. P.; TYLER, William Gordon; PEREIRA, Lia Cecilia Valls; BRAGA, Helson Cavalcante. Zonas de Processamento de Exportações como Política Industrial : A Experiência Internacional . 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aléxis Toribio Dantas

DANTAS, A. T.. Indústria Naval e Inivação Tecnológica: Um Estudo do Sistema de Inovação Naval Militar no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leonam dos Santos Guimarães

Cassiolato, J.E.; Melo, L.M.;GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Análise dos Impactos do Programa Nuclear da Marinha para o Desenvolvimento da Capacidade Produtiva e Tecnológica da Indústria Nacional de Defesa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marina Honorio de Souza Szapiro

CASSIOLATO, J. E.; GALLART, J. M.; MELO, L. M;SZAPIRO, M. H. S.; LESKE, A. D. C.; DANTAS, A. T.. Indústria naval de defesa e inovação tecnológica: um estudo do sistema de inovação naval militar no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ariela Diniz Cordeiro Leske

CASSIOLATO, J. E.LESKE, A.; SZAPIRO, M. H. S.; MELO, L. M.; MOLAS-GALLART., J.. Indústria Naval de defesa e Inovação Tecnológica: Um Estudos do sistema nacional de inovação naval no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Fagner Silvino Curvello Barbosa

Os efeitos econômicos dos investimentos do governo em defesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil) - Escola Naval; Orientador: Ana Carolina Aguilera Negrete;

Yuri Quintanilha

Os dilemas do tripe macroeconômico brasileiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil) - Escola Naval; Orientador: Ana Carolina Aguilera Negrete;

Paulo Rocha

A relevância dos investimentos nas Forças Armadas em tempos atuais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil) - Escola Naval; Orientador: Ana Carolina Aguilera Negrete;

Gilson Marinho

Indústria automobilística - Força motriz do Brasil: perspectivas para 2017; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil) - Escola Naval; Orientador: Ana Carolina Aguilera Negrete;

Pedro Henrique Lacerda da Silva

A Importância das Inovações Tecnológicas para o Crescimento e Desenvolvimento Nacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil) - Escola Naval; Orientador: Ana Carolina Aguilera Negrete;

Foi orientado por

Ubiratan Jorge Iorio de Souza

O papel do FMI no sistema monetário internacional; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ubiratan Jorge Iorio de Souza;

Jose Eduardo Cassiolato

Indústria naval de defesa e inovação tecnológica: um estudo do sistema de inovação naval militar no Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Jose Eduardo Cassiolato;

Jose Eduardo Cassiolato

ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DO PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL DE DEFESA; ; 2011; Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Jose Eduardo Cassiolato;

Marina Honorio de Souza Szapiro

2017; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Marina Honorio de Souza Szapiro;

Produções bibliográficas

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; PEREIRA, R. C. . Análise conceitual de guerra e paz: impactos para o desenvolvimento de novas tecnologias de defesa no Brasil. Cadernos de Estudos Estratégicos , v. 2, p. https://www.gov-48, 2023.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; MANHAES JUNIOR, D. P. . Transbordamentos de tecnologias utilizadas em Operações de Paz sob a égide da ONU: contribuições para a BID brasileira. Cadernos de Estudos Estratégicos , v. 04/2021, p. 4-17, 2021.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; PEREIRA, R. C. . Ameaças Assimétricas no Atlântico Sul: desafios para as Forças Armadas e para a BID brasileira. REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL (ED. PORTUGUÊS) , v. 26, p. 805-837, 2020.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; SOUSA, E. R. . Demandas dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais na Minustah: contribuições para a Base Industrial de Defesa brasileira. REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL (ED. PORTUGUÊS) , v. 24, p. 700-732, 2019.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; LESKE, A.D.C . Indústria Naval de Defesa: um estudo dos instrumentos de política industrial de defesa na Espanha. REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA , v. 139, p. 172 - 190, 2019.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . A importância do estudo da ciência econômica para os jovens Aspirantes da Escola Naval. Revista de Villegagnon (Impresso) , v. 4, p. 92-95, 2009.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Zonas de Processamento de Exportação: Um Mecanismo de Promoção de Crescimento Econômico. Revista Acadêmica da Escola Naval - Villegagnon , v. II, p. 127-131, 2007.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Plataforma Naval Militar. In: ABDI/IPEA. (Org.). Mapeamento da Base Industrial de Defesa. 1ed.Brasília: ABDI, 2016, v. , p. 1-742.

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; LESKE, A.D.C . Indústria Naval de Defesa e Inovação Tecnológica: lições da experiência espanhola em termos de política industrial - contribuições para o Brasil. REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA , 2019.

  • PEREIRA, R. C. ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Guerra do Futuro e ameaças terroristas nas Américas: desafios para as Forças Armadas e para a BID brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Naval defence industry and technological innovation. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Mapeamento do segmento plataforma naval militar da base industrial de defesa brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Indústria naval de defesa e inovacao tecnológica: um estudo sobre o processo de difusao tecnológica do setor militar para o civil no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Mapeamento do segmento plataforma naval militar da BID brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEGRETE, Ana Carolina Aguilera ; SZAPIRO, M. . Indústria naval de defesa e inovação tecnológica: um estudo das liçoes espanholas em termos de instrumentos de política industrial de defesa - contribuiçoes para o Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Economia da UFRJ, 2017 (Paper).

  • JÚNIOR, Hélcio de Medeiros ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Comércio na cidade do Rio de Janeiro: estrutura e conjuntura recente. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Instituto Pereira Passos, 2008 (Estudos Cariocas).

  • CARDOSO, Alberto ; CAVALLIERI, Fernando ; JÚNIOR, Hélcio de Medeiros ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . A Cidade do Rio de Janeiro na PNAD: Condições de Vida, Educação, Renda e Ocupação entre 2001 e 2006.. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro - Instituto Pereira Passos, 2008 (Estudos Cariocas).

  • Tyler, William G. ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Economic Growth and Export Processing Zones: An Empirical Analysis. RJ: UERJ, 2008 (Paper).

  • NUNES, Eduardo ; BAZONI, Gélio ; SERGIO, Frederico ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Contas Regionais do Brasil 1999. Rio de Janeiro: IBGE (2001), 2001 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)).

  • NUNES, Eduardo ; BAZONI, Gélio ; SERGIO, Frederico ; NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . Contas Regionais do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE (2000), 2000 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)).

Outras produções

NEGRETE, Ana Carolina Aguilera . INDÚSTRIA NAVAL NO BRASILE NA ESPANHA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Mapeamento da Base Industrial de Defesa brasileira, Descrição: Responsável pelo projeto de pesquisa "mapeamento do segmento plataforma naval militar da BID brasileira", sob coordenação do IPEA/ABDI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Carolina Aguilera Negrete - Coordenador / Ariela Diniz - Integrante / Flávia de Holanda Schmidt - Integrante / Vitelio Brustolin - Integrante.

Prêmios

2022

Prêmio Professora Padrão, Escola Naval - Marinha do Brasil.

2022

Prêmio de Produção Acadêmica, Escola Naval - Marinha do Brasil.

2019

Prêmio de Produção Acadêmica da Escola Naval, Escola Naval - Marinha do Brasil.

2018

Prêmio de Produção Acadêmica da Escola Naval, Escola Naval - Marinha do Brasil.

2015

Prêmio de Produção Acadêmica da Escola Naval, Escola Naval - Marinha do Brasil.

2015

Mérito Funcional, Marinha do Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Naval, Marinha do Brasil. , Av. Alte. Sylvio de Noronha S/n - Ilha de Villegagnon, Castelo, 20021010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39741524, Ramal: 1510, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

Escola Naval

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Magistério Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Associada II tendo como função ministrar aulas de Princípios de Economia, Microeconomia e Macroeconomia para os Corpos de Fuzileiros Navais, Armada e Intendência do Curso do Formação de Oficias da Marinha do Brasil.

Atividades

  • 09/2004

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Economia/Microeconomia e Macroeconomia

2014 - 2015

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 20

2009 - 2010

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 12

2007 - 2008

Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

Vínculo: Consultora contratada, Enquadramento Funcional: Contratada por convênio IBGE-IPP, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise da conjuntura econômica da cidade do Rio de Janeiro.

2000 - 2001

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Projeto PNUD, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Descrição das atividades: cálculo do PIB Nacional e Regional. Participação na elaboração do novo ano-base das Contas Nacionais.

Atividades

  • 08/2000 - 08/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ibge, Rj.,Cargo ou função, Consultor.