Camila Czieslak Machado

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e atualmente cursando Gastronomia na Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Participou do PET (Programa de Educação Tutorial) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fez graduação sanduíche (2012-2013) com duração de um ano em Dijon, na França, onde fez curso intensivo de francês, assim como estágio em uma tradicional indústria da cidade. Foi estagiária e, posteriormente, Analista de Produção na empresa Degusttares Comercial de Alimentos Ltda, atuando nas áreas de controle de produção e de qualidade. Atualmente é Gerente Geral na empresa Petit Sablé Indústria de Alimentos, onde atua na área de gestão do sistema de qualidade, de desenvolvimento de produtos e de planejamento de produção. Realizou cursos de especialização para Auditor Interno HACCP, Interpretação da Norma BRC para Food Safety e Auditor Interno FSSC 22000.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Gastronomia

2015 - Atual

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Concepção do Conceito e Sistematização do Ambiente de Produção de uma Pizzaria Napolitana
Orientador: Isabel Kasper Machado

Graduação em Engenharia de Alimentos

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo e desenvolvimento de mostarda à l'ancienne
Orientador: Roberta Cruz Silveira Thys
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Tiradentes de Porto Alegre

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Formação de Auditor Interno HACCP com Introdução ao Programa de Alergênicos. (Carga horária: 16h). , World Quality Services, WQS, Brasil.

2017 - 2017

Auditor Interno em FSSC 22000. (Carga horária: 16h). , Tacta Food School, TACTA, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento British Retail Consortium- Oficial BRC - Interpretação da Norma. (Carga horária: 16h). , World Quality Services, WQS, Brasil.

2012 - 2012

Curso da língua, cultura e civilização francesa. (Carga horária: 200h). , Centre International d'Études Françaises, CIEF, França.

2011 - 2011

Tecnologia de óleos e gorduras. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Curso de balas duras e mastigáveis. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Food Service. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Cadeia do frio. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Tecnologia de Chocolates. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Instalações Industriais de Produção de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Gastronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Aproveitamento de Subprodutos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rafael Costa Rodrigues

RODRIGUES, R. C.RIOS, A. O.. Estudo e Desenvolvimento de Mostarda à l'ancienne. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alessandro de Oliveira Rios

RIOS, A. de O.. Desenvolvimento de Mostarda Á L'Ancienne. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Isabel Cristina Kasper Machado

Concepção do Conceito e Sistematização do Ambiente de Produção de uma Pizzaria Napolitana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gastronomia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Isabel Cristina Kasper Machado;

Roberta Cruz Silveira Thys

Estudo e desenvolvimento de mostarda a l´ancienne; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Roberta Cruz Silveira Thys;

Alessandro de Oliveira Rios

Caracterização de Compostos Funcionais em Radiche (Cichorium intybus L; ); e Desenvolvimento de Tecnologia para Agregação de Valor ao Produto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretaria de Ensino Superior; Orientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2015 SIMON, A. ; CUNHA, A. S. ; DRAGUETTI, B. C. ; MACHADO, C. C. ; KOTHE, C. I. ; MAIOLI, D. ; CAFRUNI, I. ; ANDRADE, L. A. ; VALENTE, M. C. H. ; TASENDE, V. ; JOHANN, V. ; LIMA, V. R. ; RIOS, A. O. ; AYUB, M. A. Z. ; FLORES, S. H. . Avaliação da Percepção Ambiental dos Estudantes de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. Educação Ambiental em Ação , v. 51, p. 51, 2015.

  • 2014 PEREIRA, G. M. ; KOTHE, C. I. ; MACHADO, C. C. ; LOPES, S. M. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. de O. . Effect of modified atmosphere applied to minimally processed radicchio (Cichorium intybus L.) submitted to different sanitizing treatments. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online) , v. 34, p. 513-521, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Estudo E Desenvolvimento De Mostarda À L?ancienne, Descrição: O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de mostarda à l?ancienne a partir de sementes de Brassica juncea utilizando duas formulações e dois equipamentos distintos (moinho coloidal e processador de alimentos) para a obtenção do produto, posteriormente avaliada através de análise sensorial. A amostra melhor avaliada sensorialmente foi comparada físico-quimicamente a uma mostarda comercial de origem francesa. Foram realizadas análises de extrato seco, teor de lipídeos, pH, cor, firmeza e consistência, além de análise sensorial final de aceitação com o público alvo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Roberta Cruz Silveira Thys - Coordenador / Julio Alberto Nitzke - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Utilização Do Resíduo Gerado Pela Indústria De Processamento De Alimentos De Origem Vegetal Para O Desenvolvimento De Produtos De Panificação E Massas Alimentícias, Descrição: O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de tecnologia para a produção de massa alimentícia mista fresca e seca com a substituição parcial da farinha de trigo pela farinha de cenoura, visando à utilização do subproduto da indústria de vegetais minimamente processados e a agregação de valor à massa alimentícia quando comparada à massa comum. Os parâmetros físicos avaliados foram tempo ótimo de cocção, aumento de massa, perda de sólidos, umidade e cor. Também foram realizadas análises microbiológicas nas massas, a fim de atestar que os produtos apresentavam condições higiênico-sanitárias satisfatórias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Roberta Cruz Silveira Thys - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Caracterização de Compostos Funcionais em Radiche (Cichorium intybus L.), Descrição: Os vegetais minimamente processados, ou as saladas prontas para consumo, possuem crescente aceitação dos consumidores, particularmente nos grandes centros urbanos, por atenderem adequadamente aos requisitos contemporâneos de saudabilidade, praticidade e segurança. Consequentemente ocorre à agregação de valor aos produtos, maior aproveitamento da produção, redução das perdas pós-colheita e maior eficiência no manejo de resíduos. Contudo, durante a comercialização de tais produtos é importante controlar a temperatura de armazenamento, utilizar mecanismos capazes de retardar a perda de umidade, evitar a alteração da composição da atmosfera ao redor do produto, utilizar embalagem apropriada e realizar o controle microbiológico. O radiche (Cichorium intybus L.) é um produto de ótima aceitação no mercado, caracterizado pelas folhas de textura tenra e macia é muito apreciado devido ao seu ótimo paladar. É também considerado como relevante fonte nutricional de fitoquímicos, que exercem propriedades funcionais de benefícios à saúde, por meio de propriedades antioxidantes. Assim, considerando que o Rio Grande do Sul é o principal produtor de radiche do país, tratando-se de uma cultura tipicamente local, e que devido à existência no mercado de produto in natura , torna-se importante à mobilização dos produtores em busca de novas formas de comercialização do vegetal, a presente proposta tem como objetivo introduzir uma nova tecnologia para avaliar a qualidade de radiche minimamente processado submetido a diferentes tratamentos e armazenados sob refrigeração, visando a inocuidade do produto final de modo a assegurar o acesso de um alimento seguro, bem como monitorar a presença de compostos bioativos promotores de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Caroline Isabel Kothe - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Estudo de Compostos Bioativos em Mirtilo e Tecnologia para o Aproveitamento do Resíduo do Suco no Desenvolvimento de Novos Produto, Descrição: Por envolver consumidores de diversos segmentos econômicos, o mirtilo atinge valores interessantes também no mercado externo, representando uma boa alternativa para a cadeia produtiva. Associado ao fato que de o emprego de tecnologia adequada para obtenção de suco de mirtilo, com a preservação das características originais do produto, apresenta-se como uma nova opção para melhor utilização das propriedades funcionais e de diversificação de produtos, o presente estudo torna-se de grande interesse para os produtores e consumidores locais e de outras regiões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Caroline Isabel Kothe - Integrante / Domenica Maioli - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Avaliação do Ciclo de Vida da água Mineral, Descrição: A avaliação do ciclo de vida é uma ferramenta importante capaz de analisar os impactos ambientais gerados por um produto através da identificação e da contabilização dos resíduos gerados e dos recursos naturais e energia empregados durante o seu ciclo de vida. Neste processo, as entradas e saídas de matérias-primas, energia e resíduos são contabilizados com o objetivo de quantificar o impacto ambiental do produto e/ou processo, fornecendo ferramentas para a intervenção de engenheiros e cientistas com vistas à otimização destes sistemas. A avaliação do ciclo de vida de um produto é o primeiro passo para o seu desenvolvimento sustentável. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar o impacto ambiental resultante do processo de fabricação de água mineral engarrafadas em embalagem polietileno de alta densidade (pet) de 1 litro, sendo essa a unidade funcional da pesquisa visando obter três resultados principais: Estudo do desenvolvimento das ferramentas para aplicação da metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) 2) Implementação de uma ACV pela realização de um Inventário do Ciclo de Vida (ICV), que consiste no processo de quantificação da energia utilizada e das matérias-primas, das emissões atmosféricas, efluentes, e de resíduos sólidos, durante todo o ciclo de vida de um produto, processo ou atividade. Para tal, torna-se necessário desenvolver um diagrama do processo em avaliação, um plano de coleta de dados e realizar a avaliação e comunicação de resultados. - Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida (AICV), que consiste na avaliação de potenciais impactos na saúde humana e no ambiente da utilização dos recursos ambientais e das emissões identificadas durante a fase de ICV. Assim, realiza-se a seleção e definição de categorias de impactos, classificação, caracterização, normalização, criação de grupos, determinação de pesos, avaliação e comunicação de resultados da AICV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Caroline Isabel Kothe - Integrante / Aline Simon - Integrante / Domenica Maioli - Integrante / Larissa Aguiar Andrade - Integrante / Marina Coelho Hofmeister Valente - Integrante / Vinícius Rios de Lima - Integrante / Marco Antônio Zachia Ayub - Coordenador / Simone Hickmann Flôres - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Bruna Waechter - Integrante / Marina Miranda Fischer - Integrante / Karine Gregoryus Schmitt - Integrante / Renata Ferreira Ferraz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Avaliação da Consciência Ambiental do Estudante da Engenharia de Alimentos, Descrição: Tendo em vista a necessidade de conhecer melhor os processos de interação sociedade-meio ambiente e de ampliar o ensino e a formação profissional dos Engenheiros de Alimentos da UFRGS, especialmente quanto aos aspectos de consciência ambiental, o Grupo PET Engenharia de Alimentos - UFRGS desenvolveu uma pesquisa para conhecer melhor a percepção ambiental dos discentes do curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Caroline Isabel Kothe - Integrante / Aline Simon - Integrante / Domenica Maioli - Integrante / Larissa Aguiar Andrade - Integrante / Marina Coelho Hofmeister Valente - Integrante / Vinícius Rios de Lima - Integrante / Marco Antônio Zachia Ayub - Coordenador / Simone Hickmann Flôres - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Bruna Waechter - Integrante / Marina Miranda Fischer - Integrante / Karine Gregoryus Schmitt - Integrante / Renata Ferreira Ferraz - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Diagnóstico do Curso de Engenharia de Alimentos, Descrição: Foi avaliado o desempenho acadêmico e feito um planejamento de ações corretivas para evasão e retenção dos discentes do curso de Engenharia de Alimentos da UFRGS que realizam sua formação fora do prazo de integralização do curso, bem como os discentes que não concluem sua formação acadêmica, verificando as causas determinantes e a necessidade de medidas saneantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Czieslak Machado - Integrante / Caroline Isabel Kothe - Integrante / Domenica Maioli - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Petit Sablé Indústria de Alimentos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
- Implementação e gerenciamento do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, visando o atendimento aos requisitos da Norma Global do BRC para certificação internacional em Food Safety; - Coordenação da Equipe de Segurança de Alimentos, da Equipe APPCC e da Equipe de trabalho responsável pela produção diária, assim como previsão de necessidades de produção e de aquisição de matérias-primas; - Desenvolvimento de métodos e técnicas que visam melhorar e aperfeiçoar o processo de produção; - Estruturação e desenvolvimento de programas de qualidade, como Rastreabilidade e Recolhimento de Produtos, Gestão de Incidentes, Gestão de Alergênicos e Food Defense; - Monitoramento e atuação como suporte técnico nas demandas ocasionadas pelo serviço de atendimento ao cliente; - Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos; - Avaliação e aprovação técnica de fornecedores de matérias-primas, de ingredientes, de embalagens e prestadores de serviços terceirizados;

2015 - 2015

Degusttares Comercial de Alimentos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Produção, Carga horária: 44

Outras informações:
- Programação, acompanhamento e controle diário da produção; - Acompanhamento do cumprimento dos procedimentos estabelecidos referentes à área de qualidade; - Proposição de alterações de métodos, processos e padronização da linha de produção; - Análise dos indicadores de produção e de qualidade; - Revisão e atualização de documentos associados ao sistema da qualidade; - Participação na equipe de desenvolvimento de novos produtos.

2014 - 2014

Degusttares Comercial de Alimentos Ltda

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
- Auxílio no planejamento diário da produção; - Controle da produção e do estoque de produtos; - Realização de checklists diários, treinamentos periódicos e melhoramento contínuo da qualidade; - Revisão e atualização das fichas técnicas, instruções de trabalho e do manual de boas práticas de fabricação.

2014 - 2014

Boom Mania Casa de Festas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Controle de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
- Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade, aumento da produtividade e redução dos custos de produção; - Determinação de padrões de qualidade, planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes; - Fiscalização e treinamento de pessoal para prática da qualidade como rotina operacional; - Desenvolvimento, modificação ou adaptação de produtos ou processos.

2013 - 2013

Mulot et Petitjean

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Engenharia de Alimentos, Carga horária: 25

Outras informações:
Contato com todo o processo de produção de uma indústria de alimentos: atuação em todas as etapas de produção do ?pain d'épices? (pão de mel) desde a preparação da massa até a embalagem e expedição dos produtos prontos.

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: PET - Engenharia de Alimentos, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Neste programa o bolsista desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo pesquisas científicas no âmbito universitário e promovendo eventos para a comunidade geral e para a comunidade universitária.