Marcos de Sá Rego Fortes

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Bases Biomédicas da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Titular do EBTT e Pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx). Pesquisador Colaborador do ambulatório do Serviço de Obesidade e Transtorno Alimentar (SOTAM), do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento, Desenvolvimento e Treinamento Físico; Atividade Física no Tratamento de Obesidade e Doenças Associadas.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Pós-Graduação em Clínica Médica

1999 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Não informado
Orientador: Carmen Lúcia Natividade de Castro e Maria Isabel Fragoso

Mestrado em Mestrado Em Educação Física

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Influência dos Fatores Maturação e Posição de Campo no Desempenho Aeróbico e Anaeróbico de Meninos na Puberdade,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Maurício José Leal Rocha
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Maturação.

Graduação em Licenciatura em Educação Física

1982 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Obesidade.Como Prescrever Atividade Física na Prática Clínica. 2019. (Outra).

SIDOM - Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo.Treinamento Intervalado no Tratamento da Obesidade: Um Novo Padrão Ouro??". 2019. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. O Exercício Físico no Tratamento da Obesidade: Mitos e Fatos. 2019. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólicaa. Prescrição da Atividade Física - qual treino para quem?. 2019. (Congresso).

NUEEX - Simpósio Brasileiro de Nutrologia no Esporte e no Exercício. 2018. (Simpósio).

SCOPE School in Brazil.How do we achieve changes in behaviours around physical activity in general medical practices?. 2018. (Outra).

SIDOM - Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo.Como Prescrever Exercício para o Paciente Metabólico. 2018. (Simpósio).

26º Congresso Panamericano de Medicina do Esporte e e 29ª Congresso Brasileiro de Medicina do Esportes. Relação entre Gordura Visceral, IMC e Circunferência de Cintura em Militares do Exército Brasileiro. 2017. (Congresso).

SIDOM.Novas evidências em atividade física na obesidade e no diabetes mellitus. 2017. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabóica. Correlação entre Diferentes Métodos de Avaliação da Composição Corporal e Indicadores Antropométricos em Adolescentes do Sexo Feminino do Colégio Militar do RJ. 2017. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Diferença entre os Componentes da Síndrome Metabólica, outras Variáveis de Composição Corporal e Desempenho Físico de Militares do Exército Brasileiros. 2017. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Gordura Visceral, Marcadores Bioquímicos e Aptidão Física de Militares do Exército Brasileiro. 2017. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Análise Comparativa da Composição Corporal em Militares do Exército Brasileiro por Gênero. 2017. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólicas. Relação entre Gordura Visceral, Performance Física e Marcadores Bioquímicos de Militares do Exército Brasileiro. 2017. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia, XXI Simpósio de Obesidade e Síndrome Metabólica, XIV Fórum de Direito Humano à Alimentação Adequadada. Kaatsu Training, Musculação com Oclusão Vascular: Sim ou Não?. 2017. (Congresso).

50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. A Prevalência da Síndrome Metabólica (SM) em Militares do Exército Brasileiro. 2016. (Congresso).

Do Jejum aos Padrões Dietéticos no Exercício.Implicações Metabólicas do Jejum e Exercício Físico. 2016. (Outra).

ENDORECIFE 2016. Curso Pré-Congresso. 2016. (Congresso).

Curso Avançado de Avaliação da Composição Corporal. 2015. (Outra).

Pós-Graduação Lato Sensu em Desempenho Humano na Atividade Física e Esportes.Atividade Física, Obesidade e Emagrecimento. 2015. (Outra).

TODDA.Impacto metabólico dos exercícios de musculação. 2015. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Musculação ou Aeróbico: Qual emagrece mais?. 2015. (Congresso).

Aspectos Epidemiológicos da Obesidade Infantil em Portugal e no Brasil. 2014. (Outra).

SEMINÁRIO:.Neurociência Aplicada. 2014. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Mecanismos Fisiológicos e Moleculares da Indução da Obesidade e da Resitênica Insulínica Através de Dietas Hiperlipídicas. 2013. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Lesão Muscular no Esporte de Alto Rendimento. 2013. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Efeitos do Treinamento de Força sobre a Adiposidade e a Sensibilidade à Insulina da Obesidade Induzida. 2013. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Aplicação da Termografia no Esporte. 2013. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Mecanismos de Adaptação Muscular ao Treinamento de Força e de Resistências: eles são compatíveis?. 2013. (Simpósio).

Curso Avançado do Tratamento de Obesidade, Diabetes e Doenças Associadas (TODDA).Exercício Físico: Aeróbico ou Musculação?. 2013. (Outra).

Curso de Extensão em Avaliação e Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade IPUBnos.Atividade Física na Obesidade. 2013. (Outra).

Semana de Extensão 2013.Saúde e Qualidade de Vida na mesa redonda: "Ciência, Saúde e Esporte: A Extensão em Ação na Sociedade".. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional para a Inserção do Segmento Feminino na Linha Bélica 2013.DESEMPENHO FÍSICO EM MULHERES: REVISÃO DE LITERATURA. 2013. (Seminário).

XV Congresso Chileno de Obesidade. 2013. (Congresso).

1º Ciclo de Palestras do Grupo de Reeducação Alimentar no Hospital Central do Exercito.Atividade Fisica para o Paciente Obeso. 2012. (Seminário).

6º Congresso de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro -. o Mesa Redonda Moderna Multidisciplinar: ?Canelite?, metatarsalgias e lesões musculares.. 2012. (Congresso).

Ciclo de Palestras da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.Saúde e Qualidade de Vida. 2012. (Outra).

Ciclo de Palestras do Hospital Central da Aeronáutica.Revisão de Literatura / Pesquisa Bibliográfica. 2012. (Outra).

I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. Avaliação Psicométrica de Atletas Militares Participantes dos 5ºs Jogos Mundiais Militares. 2012. (Congresso).

22º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte. Relação entre Condicinamento Cardiorrespiratório, Parâmetros Hemodinâmicos e ìndice de Massa Corporal de Militares. 2011. (Congresso).

23º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte. 2011. (Congresso).

Ciclo de Palestras da Escola de Equitação do Exército.Saúde e Qualidade de Vida. 2011. (Outra).

Seminário de Atualização Científica.CLA: a sua proibição foi justa?. 2011. (Seminário).

VII Simpósio Anual de Nutrição Clínica - Sal, Gorduras, Açucares e Excesso Calórico - O Elo Perdido na Nutrição Saudável. 2011. (Simpósio).

XXIX JORNADA CIENTÍFICA DO Hospital Central da Aeronáutica.Exercício, Saúde e Qualidade de Vida. 2011. (Seminário).

29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Relação entre condicionamento cardiorrespiratório, resistência à insulina e parâmetros antropométricos em militares. 2010. (Congresso).

XIV MOSTRA PUC.A busca pelo corpo perfeito: mitos e verdades sobre nutrição, exercício e saúde. 2010. (Outra).

Curso de Extensão em Avaliação e Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade.Atividade Física na Obesidade. 2009. (Outra).

III Congresso Euroamericano de Motricidade Humana. Leptina e Composição Corporal em Adolescentes. 2009. (Congresso).

III Congresso Euroamericano de Motricidade Humana. Propósitos da REMH. 2009. (Congresso).

Seminário Internacional de Destreinamento e Transição de Carreira Esportiva. 2009. (Seminário).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. Influência do Condicionamento Cardiorrespiratório na Prevalência de Siíndrome Metabólica. 2009. (Congresso).

12º Simpósio Internacional de Atividades Físicas.Crescimento, Desenvolvimento e suas Implicações na Prática de Atividades Físicas. 2008. (Simpósio).

Simpósio de Treinamento Militar. 2008. (Simpósio).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).

ACSM 54th Annaul Meeting. ACSM 54th Annual Meeting. 2007. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Hipertensão e Obesidade. A Orientação da Dieta e da Atividade Física no Obeso Hipertenso. 2007. (Congresso).

I SIMPÓSIO DO LABOFISE - IVE-EEFD/UFRJ.I SIMPÓSIO DO LABOFISE - IVE-EEFD/UFRJ. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio Especialidades Associadas à Cirurgia Bariátrica Rio de Janeiro.Exercício Físico no Grande Obeso. 2007. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade. Precauções na Prescrição de um Programa de Exercicios Físicos para o Paciente Obeso. 2007. (Congresso).

IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO.IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO. 2006. (Simpósio).

X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO.X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO. 2006. (Simpósio).

1ª Jornada da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro.Novas Estratégias de Atividade Física para o Paciente Obeso. 2005. (Outra).

I Jornada da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro.Novas Estratégias de Atividade Física para o Paciente Obeso. 2005. (Outra).

Sessão Clínica.Papel do Exercício Físico na Sindrome Metabólica. 2005. (Outra).

Sessão Clínica do IEDE.Papel do Exercício Físico no Tratamento da Síndrome Metabólica. 2005. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Obesidade e VI Congresso Latino-Americano de Obesidade. Atividade Física para o Paciente Obeso. 2005. (Congresso).

1º CONGRESSO DA ACAD. Atividade Física para o Paciente Obeso: O Peso da Responsabilidade. 2004. (Congresso).

III Simpósio de Profissionais de Educação Física da FAB.Exercício Físico e Obesidade. 2004. (Simpósio).

2º Curso Avançado de Tratamento da Obesidade.Como Recomendar a Atividade Física Ideal. 2003. (Outra).

I CURSO AVANÇADO DE TRATAMENTO DA OBESIDADE.Como Recomendar a Atividade Física Ideal. 2002. (Outra).

SATELLITE SYMPOSIUM - OBESITY, HORMONES AND THE METABOLIC SYNDROME. 2002. (Simpósio).

V FORUM DE NUTRIÇÃO EM CARDIOLOGIA. Atividade Física. 2000. (Congresso).

3º ENCONTRO BRASILEIRO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES. Atividade Física para o Paciente Obeso. 1999. (Congresso).

7º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTES DOS PAÍSES DA LINGUA PORTUGUESA. Maturação Biológica, Integridade Física e Desenvolvimento Motor de Crianças Púberes. 1999. (Congresso).

I SIMPÓSIO INTERATIVO SOBRE TRATAMENTO DA OBESIDADE.Atividade Física no Tratamento da Obesidade. 1999. (Simpósio).

XIV WORLD CONFERENCE OF IAPA.XIV WORLD CONFERENCE - IAPA. 1999. (Outra).

PEDIATRIC WEIGTH MANAGEMENT PROGRAM. 1996. (Seminário).

ADVANCED SPECIALIZATION IN THE SCIENCE OF SPORT TRAININNG COURSE. 1995. (Outra).

CURSO DE EXTENSÃO EM FISIOTERAPIA. 1995. (Outra).

II Congresso Internacional de Educação Física. Jiu-Jitsu - Princípios Científicos da Preparação Física e Formas de Aprendizagem Motora. 1995. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação Física. Jiu-Jitsu - Princícios Científicos da Preparação Física e Formas de Aprendizagem Motora. 1995. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Hipertensão Arterial e Atividade Física. 1995. (Congresso).

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RADICAIS LIVRES E II CONGRESSO LATINO AMERICANO DE RADICAIS LVRES EM MEDICINA. 1995. (Congresso).

I SEMANA DE TECNOLOGIA.PALESTRA: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. 1995. (Outra).

XXIV Encontro Anual do IEDE. Atividade Física para a Criança Diabética. 1995. (Congresso).

XXIV ENCONTRO ANUAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE DIABETES E ENDOCRINOLOGIA LUIZ CAPRIGLIONE.Atividade Física para a Criança Diabética. 1995. (Encontro).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E I CONGRESSO BRASILEIRO E LATINO AMERICANO DE RADICAIS LIVRES EM MEDICINA. 1994. (Simpósio).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TERAPIA ORTOMOLECULAR E RADICAIS LIVRES. 1994. (Simpósio).

CURSO DE EXTENSÃO.AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA, NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA. 1993. (Outra).

Curso de Extensão : Avaliação Antropométrica, Nutrição e Atividade Física.Avaliação Antropométrica, Nutrição e Atividade Física. 1993. (Outra).

I CURSO DE EDUCADORES SOCIAIS.Atividade Física e Maturação Biológica. 1993. (Outra).

III CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 1993. (Congresso).

Curso de Treinamento Desportivo.Treinamento Desportivo. 1992. (Outra).

XIV CONVENÇÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE TÉCNICOS DE FUTEBOL PARA MENINOS. 1992. (Outra).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ADOLESCÊNCIA. 1991. (Congresso).

Curso de Treinamento Desportivo (APEF-RJ).Treinamento Desportivo. 1989. (Outra).

Curso de Treinamento Desportivo (FUNABEM).Treinamento Desportivo. 1989. (Outra).

INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 1989. (Seminário).

I FORUM NACIONAL DE DOCENTES ESPECIALIZADOS EM APRENDIZAGEM MOTORA. 1988. (Outra).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEDICINA DESPORTIVA. 1987. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DESPORTIVA. 1987. (Congresso).

CURSO DE PREPARAÇÃO FÍSICA APLICADA AO FUTEBOL. 1984. (Outra).

I CURSO DE GINÁSTICA ESPECIAL CORRETIVA. 1983. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Analice Lucy da Fonseca Tozetti Primo

NEVES, EDUARDO BORBA;Fortes, Marcos S.; CARVALHO, M. A. R.. Análise da Relação entre o Perfil dos Pacientes do Centro Especializado em Fisioterapia e Fonoaudiologia (CEFF) do Município de Itaguaí e a Qualidade de Vida dos Mesmos. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Guilerme Clos do Nascimento

OLIVEIRA, CARLOS GOMES;MARSON, R. A.FORTES, Marcos de Sá Rego. Caracterização do Padrão do Sinal da Força de Tração do Exercício de Puxada na Barra Fixa Utilizando Análise de Componentes Principais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rugero Anderson Vaz Bulzing

OLIVEIRA, CARLOS GOMES;FORTES, Marcos de Sá Rego; SOUZA, E.B.. A Influência do Treinamento de Força sobre o Défict Bilateral para Extensão e Flexão de Joelhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.

Aluno: NORMA CLAUDIA DE MACEDO SOUZA SANTOS

FERREIRA JUNIOR, O. C.; NOGUEIRA NETO, J. F.;FORTES, Marcos de Sá Rego. A Influência dos Exercícios de Simulação de Combate sobre os Marcadores Indiretos de Dano Muscular em Militares do Exército Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giselle Teixeira Mauler do Rio

FORTES, Marcos de Sá Rego; MARMORA, Cláudia Helena Cerqueira; FERREIRA, Mª Elisa Caputo. Imagem Corporal e Obesidade em Universitários de Juiz de Fora. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MARTINEZ, E. C.FORTES, Marcos de Sá Rego; Filho, José Fernandes. O Treinamento Físico Militar e os Fatores de Risco da Síndrome Metabólica em Oficiais da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educacao Fisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda da Costa Oliveira

AMARAL, A. C. S.;FORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Mª Elisa Caputo. Validade e Confiabilidade da Versão em Português (BRASIL) da Drive for MuscularityY Scale (DMS) para Mulheres Brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michel Moraes Gonçalves

FORTES, Marcos de Sá RegoMARSON, R. A.; NOVAES, Jefferson da Silva. Relação entre a Força de Preensão Manual e a Força Muscular Total, Absoluta e Relativa, em Militares do Exército Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Alberto Frederico Lourenço

Avelar, KES; Miranda, MG; Souza, ROL;FORTES, Marcos de Sá Rego; Silva, MAC. Educação ambiental como conteúdo interdisciplinar: a utilização de um aplicativo para o Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Senso - PPGDL) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Márcio Antonio de Barros Sena

PEREIRA, Marcos Dias; MELO, Ana Claudia do Amaral;FORTES, Marcos de Sá Rego. Estresse Oxidativo em Militares do Exército Brasileiro Submetidos a um Exércicio Intenso. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jairo Monteiro Morgado

FORTES, Marcos de Sá Rego; BARRETO,Selva M. Guimarães; FERREIRA, Mª Elisa Caputo. Imagem Corporal de Homens Militares. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandre Tempesta Lincoln

FORTES, Marcos de Sá Rego; SILVA, Elirez Bezerra;MARTINEZ, Eduardo Camillo. Efeitos Agudos de uma Semana de Treinamento de Voleibol sobre a Musculatura Esquelétcia. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: André Morgado Ribeiro

FORTES, Marcos de Sá Rego; SALEM, M.; CAPINUSSU, J. M.. Contribuições Históricas do Exército Brasileiro para o Esporte Nacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Bruno Leal Franco

MONTEIRO, W. D.;FORTES, Marcos de Sá Rego; OLIVEIRA, CARLOS GOMES. Efeito Agudo de Exercícios de Alongamento sobre a Resistência Muscular e Potência Anaeróbia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Gerson da Cruz Monte Junior

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio Henrique MartinMello, Danielli B.; PEREIRA, Alessandra M.Pinto. Aplicação de duas Metodologias de Formação Esportiva sobre as Qualidades Físicas de Escolares com 11 anos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Fernanda Gurgel Zogaib

MONTE-ALTO-COSTA, Andréa; AMADEU, Thaís Porto;FORTES, Marcos de Sá Rego. Influência do Exercício de Diferentes Intensidades no Reparo Tecidual Cutâneo de Camundongos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gulierme Rosa de Abreu

FORTES, Marcos de Sá RegoMOTTA, Cintia B.S.; NUNES, W. J.; GIANI, T. S.. Níveis Plasmáticos de Leptina e Cortisol em Resposta Aguda ao Treinamento Aeróbico e de Hipertrofia em Adultos com Sobrepeso. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Iara dos Santos da Cruz

FORTES, Marcos de Sá RegoMOTTA, Cintia B.S.Mello, Danielli B.; PEREIRA, S. A. M.. Efeitos Agudos do Treinamento Concorrente sobre os Nìveis de Leptina e Cortisol em Adultos Jovens Sobrepesados. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Eduardo Fernandes de Miranda

FORTES, Marcos de Sá RegoMOTTA, Cintia B.S.; SALEM, M.; CABRAL, M. D.. Influência do Treinamento Aeróbico no Perfil Lipídico, na Glicemia e no Tecido Epididimal de Ratos tratados com Dexametasona. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Eduardo Fernandes de Miranda

FORTES, Marcos de Sá Rego; SALEM, M.; CABRAL, M. D.;MOTTA, Cintia B.S.. Treinamento Aeróbico nas Variáveis Metabólicas de Ratos Tratados com Dexametasona. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Wagner Nizzo

DANTAS, Estélio H M; SILVA, Elirez Bezerra;FORTES, Marcos de Sá Rego. Efeitos da Hidroginástica e da Musculação no Emagrecimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Juracy Corrêa Castro

DANTAS, Estélio H MFORTES, Marcos de Sá RegoFERREIRA, Márcia Assunção. Efeitos de Distintos Programas de Atividade Física e Meditação sobre os Níveis de Qualidade de Vida e Depressão em Idosos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Fernando Antônio Cunha Bastos

DANTAS, Estélio H MFORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Patrícia Silvia. Efeitos de Programas de Dança, de Musculação e de Meditação nos Níveis de Autonomia Funcional e de Atividades Físicas de Idosos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Thales Pires

DANTAS, Estélio H MFORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Patrícia Silvia. Efeitos de Programas de Musculação, de Dança e de Meditação sobre os Níves Séricos de IGF-1 sobre o Condicionamento Físico de Idosas Ativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Mauro José de Souza e Silva

DANTAS, Estélio Henrique Martin; MOREIRA, Sérgio Bastos;FORTES, Marcos de Sá Rego. Efeitos do Treinamento Aeróbico Parcelado de Corrida na Zona de Intensidade do Fatmax sobre a Gordura Relativa e Perfil Lipídico de Cadetes de Primeiro Ano da Academia da PMERJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Alexandre da Gama Moreira Silva

DANTAS, Estélio Henrique Martins; Pavel, Roberto de Carvalho;FORTES, Marcos de Sá Rego. Efeitos do Treinamento Associado à Dieta de Baixo ìndice Glicêmico nos Níveis Séricos de IGF-1 e Lipoproteínas de Praticantes de Hidroginástica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Valéria Sales do Valle

FORTES, Marcos de Sá RegoMello, Danielli B.DANTAS, Estélio H M. Comportamento da Composição Corporal e do Nível Sérico Lipídico de Mulheres Adultas com Sobrepeso Submetidas a Doze Semanas de Dieta Hipocalórica, Trenamento de Ciclismo Indoor e Combinação de Ambos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Adalberto de Souza Rabelo

FORTES, Marcos de Sá Rego; MOREIRA, Sérgio Bastos;DANTAS, Estélio H M. Efeitos de um Treinamento Aeróbico de Corrida na Zona de Intensidade do FATMAX sobre a Gordura Relativa e o Perfil Lipídico de Cadetes do Primeiro Ano da Academia da PMERJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Kátia Maria Freitas da Silva Morales

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio H M; ABREU, E.. Efeito do Índice Glicêmico no Processo de Redução de Peso Corporal em Ratos Obesos com e sem Atividade Física. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Patrícia dos Santos Vigário

FORTES, Marcos de Sá Rego; WERNECK, Guilherme Loureiro; TOSTES, Maurício de Assis. Qualidade de Vida de Funcionários de uma Empresa Estatal Brasileira inscritos em um Programa de Promoção de Saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelini Batista de Maulaz Chalfun

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio H M; PEREIRA, J.S.. Efeito de um Programa de Treinamento de Força sobre o Perfil Lipídico e Níveis de Cortisol em Adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Adriana Maria Carvalho de Kauffmann

FORTES, Marcos de Sá Rego; DANTAS, Estélio Henrique Martins;COUTINHO, Walmir Ferreira. Mudanças na Composição Corporal em Pacientes Suprainsulinêmicos e Normoinsulinêmicos como Resposta a um Programa de Treinamento de Força. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: André Mauricio Pires Mesquita

FORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Patrícia Silva; ANJOS, Maylta Brandão dos. Obesidade no Colégio Militar: A Educação Física Escolar em um Programa de Reeducação Corporal. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em ensino de Ciências) - Centro Universitário Plinio Leite.

Aluno: Júlia Cristina Villa Lima

FORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Patrícia Silva; OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de. Educação Física Escolar: Espaço para Promoção da Saúde a partir de uma Abordagem Interdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em ensino de Ciências) - Centro Universitário Plinio Leite.

Aluno: Sandra Bahia Ramos

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio Henrique Martin; AQUINO NETO, Francisco Radler de. Efeitos da Utilização da Cafeína sobre os Níveis de Potência Aeróbica Máxima, de Lactato Plasmático e do Tempo de Reação Simples após a realizçaão de Esforço Máximo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Adriana Maria Carvalho de Kauffmann

DANTAS, Estélio H MCOUTINHO, Walmir FerreiraFortes, Marcos S.. O Emagrecimento de Pacientes Suprainsulinêmicos e Normoinsulinêmicos como Resposta a um Programa de Treinamento de Força. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Júlia Cristina Villa Lima

FORTES, Marcos de Sá Rego; FERREIRA, Patrícia Silva; ANJOS, Maylta Brandão dos. Educação Física Escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Mauro Felippe Felix Mediano

FORTES, Marcos de Sá Rego; PEREIRA, Rosângela Alves; NÓBREGA, Antônio Claudio Lucas da. Efeito do exercício físico sobre a sensibilidade à insulina e concentração sérica de AGLs em mulheres obesas. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Maria Campos de Abreu

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio Martin; SILVA, Marco Antônio Guimarães da. Comparação dos Efeitos da Cinésioterapia Aeróbica e da Terapia Hormonal sobre a Resistência da Artéria Carótida Interna Direita, a Autonomia e a Qualidade de Vida em Mulheres na Pós-Menopausa. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: João Felipe Valle Machado

FORTES, Marcos de Sá Rego; FERNANDES FILHO, José; DANTAS, Paulo Moreira da Silva. Análise da Influência genotípica e do Ambiente sobre a Dermatoglifia, o Somatotipo e as Qualidades Físicas e a Maturação Sexual em Gêmeos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Luiz Fernando Medeiros Nóbrega

FORTES, Marcos de Sá Rego; MOREIRA, Sérgio Bastos; DANTAS, Estélio Henrique Matin. Efeitos do Tipo de Fibra Muscular no Emagrecimento de um Indivíduo após um Programa de Emagrecimento com Pesos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Sônia Shor

FORTES, Marcos de Sá Rego; ANDOS, Maylta Brandão dos; FERREIA, Patrícia Sívia. A educação física no ensino médio do CEFET-RJ: A ótica do educando. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em ensino de Ciências) - Centro Universitário Plinio Leite.

Aluno: Gilmar Fabiano de Almeida

FORTES, Marcos de Sá Rego; ANJOS, Maylta Brandão dos; FERREIRA, Patrícia Silvia. Análise Biopsicossocial do Adolescente com Sobrepeso e Obeso do CEFET-RJ. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em ensino de Ciências) - Centro Universitário Plinio Leite.

Aluno: Felipe Valle Machado

Fortes, Marcos S.; FERNANDES FILHO, José; PEREIRA, J.S.; DANTAS, Paulo Moreira da Silva. Análise da Influência Genotípica e do Ambiente sobre a Dermatoglifia, o Somatotipo e as Qualidades Físicas e a Maturação Sexual em Gêmeos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Eduardo Seixas Prado

FORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio Henrique Martin; NOVAES, Jefferson da Silva. Efeitos do Treinamento Aeróbico com Intensidade na Zona do FATMAX sobre o Perfil Sérico Lipídico/Lipoproteico em Cadetes da AMAN. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Max Luciano Dias Ferrão

FORTES, Marcos de Sá Rego; FERNANDES FILHO, José;DANTAS, Estélio H M. Efeitos do Aumento do Consumo Máximo de Oxigênio Observado em Grupos com Distintas Predominâncias de Tipo de Fibra Muscular sobre o Emagrecimento dos Cadetes da AMAN Submetidos a Treinamento Aeróbico com Intensidade na Zona do FATMAX (55% a 72% VO2 MAX). 2004. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Lilliany de Souza Cordeiro

FORTES, Marcos de Sá Rego; DANTS, Estélio Martin; ATTIE, Kenneth. Relação dos níveis séricos de GH e IGF-1 basais com a autonomia e estado de condicionamento físico da idosa ativa. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Eduardo Seixas Prado

FORTES, Marcos de Sá RegoCOUTINHO, Walmir FerreiraDANTAS, Estélio H M. Efeitos do Treinamento Aeróbico com Intensidade na Zona do Fatmax (64+/-4% do VO2 max) sobre o Perfil Sérico Lipídico/ Proteico em Cadetes da AMAN. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: José Marinho Marques Dias Neto

NASCIMENTO, M. A. L.;MARTINEZ, Eduardo CamilloFORTES, Marcos de Sá RegoDANTAS, Estélio H M; SILVA, A. S.. Influência dos Componentes do Fitness Físico sobre o Comportamento dos Parâmetros Metabólicos em Adolescentes. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo de Sousa Fortes

Cyrino, SC;Fortes, Marcos S.; Colugnati , FAB; Viana, J. Construção e Validação da ?Escala de (In)Satisfação e Checagem Corporal nos Esportes? para atletas brasileiros. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mario Vila Pitaluga Filho

Josely Koury;FORTES, Marcos de Sá Rego; Duarte, A.F.A.; Bezerra, F. F.; Reis, M.C,R.. Influência da Condição Física sobre Indicadores Bioquímicos de Lesão Muscular e da Capacidade Antioxidante após Treinamento Militar Intenso. 2014. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: César Augusto Calembo Marra

COUTINHO, Walmir Ferreira; COUTINHO, Evandro da Silva Freire; SICHIERI, Rosely; BOUSKELA, Eliete;FORTES, Marcos de Sá Rego. Tendência Temporal do Índice de Massa Corporal em Alistado do Brasil (1980-2005). 2011. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilmar Ribeiro Muniz

Bastos, Francisco Inácio;FORTES, Marcos de Sá Rego; BOUSKELA, Eliete; SILVIA, Maria Célia Barbosa Reis; WAISMANN, William. Aptidão Física e Índices Antropométricos em Militares da Ativa da Força Aeréa Brasileira no Período de 2004 a 2008. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Rafael Soares Pinheiro da Cunha

FORTES, Marcos de Sá Rego; SALEM, M.; VEGGI, Alessandra Bento; Barros, Denise Cavalacante; WAISMANN, William. O Estabelecimento de Pontos de Corte no Índice de Conicidade, como Proposta de um indicador Antropométrico Simples, para Avaliação da Obesidade e Estimativa do Risco Coronariano Elevado no Exército Brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eduardo Camillo Martinez

COUTINHO, Walmir Ferreira; WAISMANN, William;FORTES, Marcos de Sá Rego; MAFRA, Denise;ANJOS, Luiz Antonio. Atividade Física, Condicionamento Cardiorrespiratório, Estado Nutricional, Adipocitocinas e suas Relações com Fatores de Risco Cardiovascular em Homens com Idade Superior a 35 anos. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcelo Salem

MONTEIRO, W. D.;FORTES, Marcos de Sá Rego; PIRES NETO, Candido Simões; VEGGI, Alessandra Bento; WAISMANN, William. Desenvolvimento e Validação de Equações e Índices para Determinação de Gordura Corporal Relativa, em Militares Brasileiros, a partir de Medidas Antropométricas. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andreia Silva de Araújo

Ano Bom, C.D.; MOREIRA, J. C.;FORTES, Marcos de Sá Rego. Avaliação de Biomarcadores Precoces e de Susceptibilidade para Rabdomiolise por mieo de Técnicas ômicas e Estresse Oxidativo em Militares. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio Antonio de Barros Sena

NOGUEIRA, F. C. S.; CARDOSO, M. F. M. C.;FORTES, Marcos de Sá Rego. Investigação de Indicadores para Avaliar o Stress Oxidativo em Militares Submetidos a Treinamento Físico Vigoroso. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Ribeiro Costa Portugal

Josely Koury; TORRES, A. G.; AVESANI, C. M.; Bezerra, F. F.;FORTES, Marcos de Sá Rego. Aplicabilidade do ângulo de Fase como Índice de Risco Cardio Metabólico em Estudos Pró-Saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia dos Santos Vigário

CARVALHO, D. P.; GUIMARAES, M. M.;Fortes, Marcos S.. Efeito da Atividade Física Aeróbica na Resposta Cardiovascular Respiratória, Composição Corporal, Transtornos Psiquiátricos e Qualidade de Vida em Pacientes com Disfunção Tireoidina Subclínica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Endocrinologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rugero Anderson Vaz Bulzing

FORTES, Marcos de Sá Rego; AGUIAR, D. P.; OLIVEIRA, A. C. L.. A Influência do Treinamento de Força, Executado de Forma Uni ou Bilateral, sobre o Déficit Bilateral para a Extensão e Flexão de Joelhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.

Aluno: Eduardo Fernandes de Miranda

Fortes, Marcos S.; DANTAS, ESTÉLIO; ESPINDOLA, F. S.. Efeito sobre a Intolerância à Glicose, Resistência à Insulina e Peso Gordo Observados em Ratos Administrados com Cortisol, Submetidos a dois Tipos de Treinamento: Aeróbico e de Força. 2008.

Aluno: Rubens César Lucena da Cunha

Fortes, Marcos S.DANTAS, Estélio H MFERREIRA, Márcia Assunção. Impacto da Intervenção de um Programa de Exercícios Físicos sobre a Composição Corporal, Condicionamento Físico, Qualidade de Vida e Autonomia Funcional em Idosos. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Mauro José de Souza e Silva

Fortes, Marcos S.DANTAS, Estélio H MCOUTINHO, Walmir Ferreira. Efeitos do Treinamento Aeróbico Parcelado de Corrida na Zona de Intensidade do Fatmax sobre a Gordura Relativa e o Perfil Lipídico. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Wagner Nisso

Fortes, Marcos S.DANTAS, Estélio H M; SILVA, A. G.. Efeitos da Hidroginástica e da Musculação no Emagrecimento. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Maria Elisa Koppke Miranda

BARBOSA, E. F.; SANTANNA, C. C.;Fortes, Marcos S.. Perfil Cineatropométrico de Crianças e Adolescentes Portadores de Neurofibromatose Tipo 1. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Pediatria) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre da Gama Moreira Silva

Fortes, Marcos S.; DANTAS, ESTÉLIO; Pavel, Roberto de Carvalho. Efeitos do Treinamento Associado à Dieta de Baixo Índice Glicêmico, nos Níveis Séricos de IGF-1 e Lipoproteínas de Praticantes de Hidroginástica. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Adriana Maria Geraldo de Carvalho

Fortes, Marcos S.; DANTAS, ESTÉLIO; FERNANDES FILHO, José. A Influência do Perfil de Insulina, pós Treinamento de Força. no emagrecimento de Adultos não Atletas. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Flávia Maria Campos Abreu

Fortes, Marcos S.. Comparação dos Efeitos de um Programa Fisioterapêutico Aeróbico ou da Administração de TRH sobre o Fluxo Sanguíneo Cerebral, a Autonomia e a Qualidade de Vida de Mulheres na Pós-menopausa. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Max Luciano Dias Ferrão

Fortes, Marcos S.; Filho, José Fernandes;DANTAS, Estélio H M. Influência do Tipo de Fibra Muscular no Emagrecimento dos Cadetes da AMAN submetidos a Treinamento Aeróbico com Intensidade na zona de FATMAX (55% A 72% VO2 Max). 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

COSTA, V. L. M.;FORTES, Marcos de Sá Rego; MARINS, J. C. B.; MARTIN, E. R. H.. Professor Titular da Carreira do Magistério Superior da UFJF da Docente Drª Maria Elisa Caputo Ferreira. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

COSTA, V. L. M.; MATTA, M. O.; MAGALHAES, A. E.;FORTES, Marcos de Sá Rego. Comissão Especial para Avaliação de Promoção para a classe E, Professor Titular.. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ludorf, SMA; Silva, VRS; Carvalho, RMA;FORTES, Marcos de Sá Rego; Santos, JO. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Setor de Judô e Metodologia da Pesquisa do Departamento de Lutas da EEFD/UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NUNES, W. J.;FORTES, Marcos de Sá Rego; Vargas, Angelo L. de Souza; Santos, José Henrique; Silva, Vinícius Ruas Ferreira. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, na Área de Educação Física, do Departamento de Educação Física. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FORTES, Marcos de Sá Rego. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, para o Setor de Voleibol - Departamento de Jogos da Escola de Educação Física e Desportos, nos termos do Edital nº 08 da UFRJ, de 12/02/2004, cujos trabalhos foram realizados nos dias 24 e 25 de junho de 2004. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FORTES, Marcos de Sá Rego. Presidente da Banca Examinadora dos Candidatos na Área de EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFET-CSF-RJ. 1989. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

FORTES, Marcos de Sá Rego. Banca Avaliadora do Projeto Interdisciplinar dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestre D´armas. 2005. Escola de Educação Física do Exército.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Waldyr Lins de Castro

ROCHA, Maurício José Leal;CASTRO, Waldyr Lins de. A influência dos fatores da maturação e posição de campo no desempenho aeróbico e anaeróbico de meninos na puberdade.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fátima Palha de Oliveira

OLIVEIRA, Fátima Palha de; SAADI, L. M. V.; CLAUDIO, L.; CAPINUSSU, José Maurício. Composição corporal, nível maturacional e desempenho motor em crianças e jovens praticantes de natação.. 2002. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fátima Palha de Oliveira

FORTES, M. DE S. R.;OLIVEIRA, Fátima Palha de; CASTRO, C. L. N.; SAADI, L. M. V.. Composição corporal e aptidão física em jovens Nadadores. . 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Antonio dos Anjos

ANJOS, L. A.. Composição Corporal, Nível Maturacional e Desempenho Motor em Crianças e Jovens Praticantes de Natação. 2002. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marília Martins Guimarães

GUIMARAES, M. M.. COMPOSIÇÃO CORPORAL, NIVEL MATURACIONAL E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃO. 2002. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo César Bezerra Vieira

Relação entre o Índice de Força e Força de Preensão Manual em Militares do Sexo Masculino; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; (Orientador);

Thiago Fraga Mello

Análise da Concordância entre Diferentes Índices de Composição Corporal em Alunas do colégio Militar do Rio de Janeiro; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; (Orientador);

Léo Peracche de Oliveira Junior

Características Antropométricas, Somatotípicas e de Força Muscular de Militares; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; (Orientador);

Ricardo Vargas dos Santos

Associação entre Variáveis Bioquímicas, Antropométricas e Fisiológicas de uma Amostra de Militares Matriculados em Curso de Alto Comando do Exército; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; (Orientador);

José Murilo da Costa Silva

Prevalência e Fatores Associados à Síndrome Metabólica em Militares do Exército Brasileiro em 2001: um estudo transversal; 2014; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Adriano Teixeira Pereira

Efetio da Suplementação com Reverastrol sobre Marcadores Bioquímicos de Dano Muscular e Oxidativo em Militares submetidos a Exercícios Físicos Intensos; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Alexandre Tempesta Lincoln

Efeitos Agudos de uma Semana de Treinamento de Voleibol sobre a Musculatura Esquelética; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Eduardo Fernandes de Miranda

Influência do Treinamento Aeróbico no Perfil Lipídico, Glicemia e Tecido Epididimal de Ratos tratados com Dexametasona; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Alexandre da Gama Moreira Silva

Efeitos do Treinamento Associado à Dieta de Baixo Índice Glicêmico nos Níveis Séricos de IGF-1 e Lipoproteínas de Praticantes de Hidroginástica; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Lilliany de Souza Cordeiro

Relação dos Níveis Séricos de GH e IGF-1 Basais com a Autonomia e o Estado de Condicionamento Físico da Idosa Ativa; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Luiz Fernando Medeiros Nóbrega

Efeitos do Tipo de Fibra Muscular sobre o Emagrecimento após um Programa de Treinamento de Força; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Adriana Maira Geraldo de Carvalho

Influênica do Perfil de Insulina, Pós Treinamento de Força, no Emagrecimento de Adultos não Atletas; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Anderson da Silva Fernandes Afonso

O ADOLESCENTE E O ESPORTE: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA PERFORMANCE HUMANA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Andréia Pereira de Souza

Prazer e Sofrimento dos Profissionais de Gestão de Pessoas da Empresa Gelre: Um Estudo de Caso; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Gestão Empresarial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Paulo César Bezerra Vieira

Relação Entre o Índice de Força e Força de Preensão Manual em Militares do Sexo Masculino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Thiago Fraga Mello

Análise da Concordância entre Diferentes Índices de Composição Corporal em Alunas do Colégio Militar do Rio De Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Léo Peracche de Oliveira Junior

Características Antropométricas, Somatotípicas e de Força Muscular de Membros Superiores de Militares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Instrutor de Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército; Orientador: Marcos de Sá Rego Fortes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carmen Lucia Natividade de Castro

COMPOSIÇÃO CORPORAL, NÍVEL MATURACIONAL E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃO; 2002; 111 f; Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Lucia Natividade de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; ROSA, S. E. ; COUTINHO, Walmir Ferreira ; NEVES, EDUARDO BORBA . Epidemiological study of metabolic syndrome in Brazilian soldiers. Archives of Endocrinology Metabolism , p. 1-6, 2019.

  • MONTEIRO-LAGO, T. ; CARDOSO, M. S. ; HENRIQUES, I. ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; VALE, R. G. S. ; ROSA, Guilherme . Impact of eight weeks of concurrent training on obesity-related biochemical parameters and cardiometabolic risk factors: a case report. OBESITY, WEIGHT MANAGMENT & CONTROL , v. 1, p. 98, 2019.

  • ROSA, S. E. ; MARTINEZ, E. C. ; MARSON, R. A. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; FERNANDES FILHO, José . MILITARY PHYSICAL TRAINING, MUSCULAR STRENGTH, AND BODY COMPOSITION OF BRAZILIAN MILITARY PERSONNEL. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE (ONLINE) , v. 24, p. 153-156, 2018.

  • BUKSMAN, R. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; COSSICH, V. R. A. ; MARSON, R. A. ; MORRISSEY, D. ; SALLES, J. I. . Vitamin D insufficiency and insulin resistance associated with dynapenia in elderly. MOJ Gerontology & Geriatrics , v. 3, p. 182-186, 2018.

  • GONCALVES, M. M. ; MARSON, R. A. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; NEVES, EDUARDO BORBA ; RODRIGUES NETO, Gabriel ; NOVAES, Jefferson da Silva . The relationship between handgrip strength and total muscle strength in the Brazilian army military personnel. MEDICINA DELLO ESPORTE , v. 71, p. 461-473, 2018.

  • SANTOS, O. C. M. S. ; NEVES, EDUARDO BORBA ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARTINEZ,, Eduardo Camillo ; FERREIRA JÚNIOR . The influence of combat simulation exercises on indirect markers of muscle damage in soldiers of the brazilian army.. Bioscience Journal , v. 34, p. 1051-1061, 2018.

  • GONCALVES, M. M. ; MARSON, R. A. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; NEVES, EDUARDO BORBA ; NOVAES, Jefferson da Silva . The Relationship Between Total Muscle Strength and Anthropometric Indicators in Brazilian Army Military. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 11, p. 330-337, 2017.

  • SIMOES, P. T. B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; LOBATO, P. L. . A Ciência do Esporte e o Desafio de sua Utilização por Gestores e Treinadores Esportivos. REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA , v. 7, p. 141-155, 2017.

  • Fortes, Marcos S. ; AMARAL, J. S. ; MARSON, R. A. ; COTIAN, M. ; PADEZ, C. M. P. ; OLIVEIRA, F. C. ; FERREIRA, Mª Elisa Caputo . Avaliação Antropométrica e Imagem Corporal entre as Adolescentes Estudantes de Colégios Militares. Adolescência & Saúde , v. 13, p. 33-39, 2016.

  • SENA, M. A. B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; LISBOA, S. M. ; PITALUGA FILHO, M. V. ; PEREIRA, M. D. . Perfil leucocitário de militares e suplementação com selênio e as vitaminas C e E durante treinamento físico do curso básico paraquedista. Revista de Educação Física , v. 85, p. 45-53, 2016.

  • Rosa, Guilherme ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MELLO, DANIELLI B. DE . Concurrent Training Decreases Cortisol but Not Zinc Concentrations: Effects of Distinct Exercise Protocols. SCIENTIFICA , v. 2016, p. 1-5, 2016.

  • Santos, RV ; MARSON, R. A. ; Silva, JB ; FORTES, Marcos de Sá Rego . Associação entre Variáveis Bioquímicas , Hemodinâmicas, Antropométricas e Fisiológicas de uma Amostra de Militares Matriculados em Curso de Alto Comando do Exército. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 23, p. 53, 2015.

  • ROSA, S. E. ; FERNANDES FILHO, José ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; CHAIN, A. C. ; MARTINEZ, E. C. . Serum Biochemical Markers and Anthropometric Measurements in the Brazilian Army Militaries Selected for the United Nations? Peacekeeping Mission in Haiti. GLOBAL JOURNAL FOR RESEARCH ANALYSIS , v. 4, p. 38, 2015.

  • BARBOSA, R.R.N. ; VALENTE, A.M.S. ; MACHADO, F.A. ; NASCIMENTO, J.G.C. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARSON, R.A. . O Efeito Agudo da Cadência de Execução sobre o Número Máximo de Repetições no Exercício de Flexão de Braços sobre o Solo. REVISTA MINEIRA DE EDUCACAO FISICA (UFV) , v. 23, p. 7-21, 2015.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARSON, R. A. ; MARTINEZ, Eduardo Camillo . Comparação de Desempenho entre Homens e Mulheres: Revisão de Literatura. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 23, p. 54, 2015.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; MELLO, D. B. ; MARTINEZ, E. C. ; COTIAN, M. ; MARSON, R. A. . Quality of Life, Physical Conditioning and Anthropometric Indices of Military Personnel from the Central da Aeronáutica (HCA-RJ). Revista Motricidad Humana , v. 14, p. 59-67, 2013.

  • Rosa, Guilherme ; MELLO, D. B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, E. H. M. . Tecido adiposo, hormônios metabólicos e exercício físico. Revista Andaluza de Medicina del Deporte , v. 6, p. 78-84, 2013.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; MELLO, D. B. ; Martinez, E.C. ; COTIAN, M. ; MARSON, R. A. . Quality of life, physical conditioning and anthropometric indices of military personnel from the Central da Aeronáutica (HCA-RJ). Revista Motricidad Humana , v. 14, p. 59, 2013.

  • CRUZ Iara S. ; ROSA, Guilherme ; Valle , Valéria S ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio H M . Efeitos agudos do treinamento concorrente sobre os níveis séricos de leptina e cortisol em adultos jovens sobrepesados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 81-86, 2012.

  • ROSA, Guilherme ; Mello, Danielli B. ; CRUZ Iara S. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Henrique Martins . Effect of concurrent training on serum leptin concentrations in overweight young adults. International Sportmed Journal , v. 13, p. 69-75, 2012.

  • Barbosa, Talvane G. ; Luz, LEonardo G.O. ; Júniro, Arnaldo T.C. ; Carmo, Bruno C.M. ; FORTES, Marcos de Sá Rego . Análise da Concordância entre Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura e Perímetro da Cintura em Adolescentes. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 20, p. 19, 2012.

  • Alexandre Gama ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARTINEZ, Eduardo Camillo ; Mello, Danielli B. ; DANTAS, Estélio H M . Os Efeitos da Dieta e Exercício na Sensibilidade à Insulina e Perda de Peso em Mulheres na Pós Menopausa. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 20, p. 115-130, 2012.

  • SILVA, Alexandre da Gama Moreira ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARTINS, Eduardo C. ; MELLO, D. B. ; DANTAS, Estélio Henrique Martin . OS EFEITOS DA DIETA E EXERCÍCIO NA SENSIBILIDADE À INSULINA E PERDA DE PESO EM MULHERES PÓSMENOPAUSA. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 20, p. 115-130, 2012.

  • MARTINEZ, Eduardo Camillo ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; ANJOS, Luiz Antonio . Influência do Estado Nutricional e do VO2max nos Níveis de Adiponectina em Homens acima de 35 anos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 96, p. 471-476, 2011.

  • Almeida, Olavo Venâncio ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; Vale ; Sampaio, Adriane de Oliveira ; DANTAS, Estélio Henrique Matin . Efeito Agudo do Flexionamento Estático no Índice de Força Muscular e os Níveis de Hidroxiprolina Urinária de Adultos Jovens. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 19, p. 17-31, 2011.

  • GENIAL, Luciana Oliveira ; COTIAN, Michela de Souza ; FORTES, Marcos de Sá Rego . Avaliação Psicométrica de Atletas Militares Participantes dos 5ºs Jogos Mundias Militares. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 19, p. 7-18, 2011.

  • Almeida, O.V. ; MELLO, D. B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; VALE, R. G. S. ; Sampaio, A. O. ; DANTAS, Estelio Henrique Martin . Efeito agudo do flexionamento estático no índice de força muscular e os níveis de hidroxiprolina urinária em adultos jovens. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 19, p. 17-31, 2011.

  • CUNHA, R.C.L ; FERREIRA, Márcia Assunção ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; BEZERRA, J.C.P. ; SILVA, J.M.F.L. ; GRAUP, S. ; NOBRE, G.C. ; DANTAS, Estélio H M . Efeitos de um programa de caminhada sob os níveis de autonomia funcional de idosas monitoradas pelo programa saúde da família. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 13, p. 197-208, 2010.

  • Valle , Valéria S ; Fortes, Marcos S. ; DANTAS, Estélio H M ; Mello ; MATTOS, M. A. . Efeito da Dieta e do Ciclismo Indoor Sobre a Composição Corporal e Nível Sérico Lipídico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 92, p. 0-0, 2010.

  • Valle , Valéria S ; MOTTA, Cintia B.S. ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Henrique Martin . Efeito da dieta Hipoenergética sobre a Composição Corporal e o Nível Sérico Lipídico de Mulheres Adultas com Sobrepeso. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 23, p. 959-967, 2010.

  • ROSA, Guilherme ; CRUZ Iara S. ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Henrique Martins ; DANTAS, Estélio Henrique Matin . Plasma levels of leptin in overweight adults undergoing concurrent training. International Sportmed Journal , v. 11, p. 356-362, 2010.

  • Valle , Valéria S ; Mello, Danielli B. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Martin . Effects of indoor cycling associated with diet on body composition. Biomedical Human Kinetics , v. 1, p. 11-15, 2009.

  • DE SOUZA E SILVA, MAURO ; DE SOUZA RABELO, ADALBERTO ; VALE, RODRIGO ; FERRÃO, MAX ; GONÇALVES, LEILA ; DE SÁ REGO FORTES, MARCOS ; MOREIRA, SÉRGIO ; DANTAS, ESTÉLIO . Effects of two kinds of aerobic training on body fat content and serum lipid profile in cadets. Biomedical Human Kinetics , v. 1, p. 72-75, 2009.

  • Chalfun ; Vale ; FORTES, Marcos de Sá Rego . Perfil lipídico de adultos sedentários em função do nível de força muscular. Fitness and Performance Journal , v. 7, p. 16-19, 2008.

  • NIZZO, Wagner ; MERES FILHO, Mamede Abraão ; CARDOSO, Andrea Moreno ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Henrique Martin ; SILVA, Marco Antônio Guimarâes da . Efeitos da continuidade do treinamento da hidrocinesioterapia sobre o perfil lipídico, a composição corporal e o VO2máx de mulheres ativas na pós-menopausa. Fisioterapia Brasil , v. 9, p. 112-118, 2008.

  • SOUZA-E-SÁ JÚNIOR, José Mário de ; MONTEIRO-GOMES, Marcos Alexandre ; ALCARAZ, Carla Cristina Pimenta ; SOUSA, José Carlos Meireles de ; SOUZA, Francisco Harrisson de ; SILVA, Cynthia Torres França da ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARTINEZ2,3, Eduardo Camillo . Relação entre Medidas Antropométricas e Fatores de Risco Cardiovasculares. Revista de Educação Física do Exército, Rio de Janeiro, v. 136, p. 38-46, 2007.

  • REIS, Victor Machado ; Machado, João V. ; Fortes, Marcos S. ; FERNANDES, Paula Roquetti ; Silva, António José ; Dantas, Paulo Silva ; Filho, José Fernandes . Evidence for Higher Heritability of Somatotype Compared to Body Mass Index in Female Twins. Journal of PHYSIOLOGICAL ANTHROPOLOGY , v. 26, p. 9-14, 2007.

  • Alexandre Gama ; Zogaib, Fernanda Gurgel ; Amorim, Luiz Alberto da Costa ; FERNANDES FILHO, José ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio H M . Estudo de associação entre o padrão de distribuição de gordura corporal e o perfil lipídico de mulheres adultas praticantes de atividade aquática. Fitness and Performance Journal , v. 5, p. 161-167, 2006.

  • PRADO, E. S. ; ALMEIDA, R. D. ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; COUTINHO, Walmir Ferreira ; DANTAS, Estélio H M . Lipoproteína (a) e Treinamento Aeróbico com Intensidade na Zona do Fatmax. Revista Brasileira de Ciências da Saúde , v. 9, p. 263-274, 2005.

  • CORDEIRO, Lilliany de Souza ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; ATTIE, Kenneth ; DANTAS, Estélio H M . Relação entre o Nível Sérico Basal de GH e de IGF-1 e a Autonomia e o Estado de Condicionamento Físico da Idosa Ativa. Fitness and Performance Journal , v. 4, p. 293-298, 2005.

  • PRADO, E. S. ; ALMEIDA, R. D. ; COUTINHO, Walmir Ferreira ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio H M . Efeitos do treinamento aeróbico com intensidade na zona de intensidade do Fatmax sobre o perfi l sérico lipídico/lipoprotéico em cadetes da AMAN. Fitness and Performance Journal , v. 3, p. 284-291, 2004.

  • DANTAS, Estélio Henrique Martins ; FERNANDES FILHO, José ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; Max Ferrão . Efeito da predominância do tipo de fibra muscular sobre o emagrecimento e o condicionamento aeróbico. Fitness and Performance Journal , v. 3, p. 231-235, 2004.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego . Composição Corporal, Nível Maturacional e Desempenho Motor em Crianças e Jovens Nadadores. Fitness & Performance Journal (Impresso) , RIO DE JANEIRO, v. 1, n.4, p. 42-50, 2002.

  • SILVA, A. G. M. ; DINIZ, F. S. D. ; MARTINEZ,, Eduardo Camillo ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; DANTAS, Estélio Henrique Martin . Asociación entre indicadores antropométricos y dosificaciones plasmáticas de glucosa, insulina e IGF-1 en mujeres mayores de 50 años de edad practicantes de hidrogimnasia. In: Juan Antonio Moerno; Luis Miguel Marin. (Org.). Nuevas Aportaciones a Las Actividades Acuáticas. Murcia: UNIVEFD, 2008, v. , p. -.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; Max Ferrão ; Luis Nóbrega . Tipo de Fibra Muscular e Emagrecimento. In: Estélio H.M. Dantas. (Org.). Obesidade e Emagrecimento. 1ed.Rio de Janeiro: Shape, 2007, v. , p. 184-202.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego . Atividade física no tratamento da obesidade. In: Maria Angélica Nunes; José Carlos Apolinário; Ana Luiza Galvão; Walmir Coutinho. (Org.). Transtornos Alimentares e Obesidade. 2ªed.Porto Alegre: ARTMED, 2006, v. , p. 1-416.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego . Crescimento, Desenvolvimento e Maturação. In: MAURÍCIO JOSÉ LEAL ROCHA. (Org.). ASPECTOS DIVERSOS DA MEDICINA DO ESPORTE. 1ed.RIO DE JANEIRO: REVINTER, 2004, v. 1, p. -.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego . Composição Corporal e Obesidade. In: MAURICIO JOSÉ LEAL ROCHA. (Org.). ASPECTOS DIVERSOS DA MEDICINA DO ESPORTE. 1ed.RIO DE JANEIRO: REVINTER, 2004, v. 1, p. 403-418.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; CEDDIA, Rolando . Análise Correlacional entre a concentração de Leptina circulante e a Composição Corporal de Adolescentes de ambos os sexo praticante de natação. In: IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO, 2005, RIO DE JANEIRO. Resumos dos Trabalhos Apresentados no 9º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Exercito Brasileiro, 2005. v. 132. p. 59-84.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego ; Isabel Fragoso . Maturação Biológica, Integridade Física e Desempenho Motor de Crianças Púberes. In: 7º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTES DOS PAÍSES DA LINGUA PORTUGUESA, 1999, Florianópolis. 7} Congres7º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTES DOS PAÍSES DA LINGUA PORTUGUESA, 1999.

  • MARTINEZ,, Eduardo Camillo ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; Nascimento, RONALDO . RELATIONSHIP BETWEEN PHYSICAL FITNESS, BODY FAT MASS AND CORONARY RISK FACTORS IN MILITARY BRAZILIAN. In: 13th Annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 2008, Lisboa. Book of Abstracts of the 13th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2008.

  • NEVES, Alessandro Leonardo Seixas de Castro ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARRA,, César Augusto Calembo ; MARTINEZ,, Eduardo Camillo . Influence of VO2 max and Anthropometric Traits on Prevalence of Hypertension. In: ACSM 54th Annaul Meeting, 2007, New Orleans. ACSM 54th Annual Meeting, 2007. v. 39.

  • NEVES, Alessandro Leonardo Seixas de Castro ; FORTES, Marcos de Sá Rego . RELAÇÃO ENTRE PREDITORES DE GORDURA CORPORAL E CAPACIDADE AERÓBICA EM MILITARES DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS/2006 (EsAO).. In: 10º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro., 2006, Rio de Janeiro. RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro, 2006.

  • RODRIGUES, André Valentim Siqueira ; PITALUGA FILHO, Mário Vilá ; PINTO, Flavio Gomes Ferreira ; NEVES, Alessandro Leonardo Seixas de Castro ; MARTINEZ,, Eduardo Camillo ; MARRA,, César Augusto Calembo ; FORTES, Marcos de Sá Rego . BALANÇO ENERGÉTICO DE MILITARES NO CURSO BÁSICO PÁRA-QUEDISTA. In: 10º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro., 2006, Rio de Janeiro. RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO, 2006.

  • JÚNIOR,, José Mário de Souza e Sá ; GOMES, Marcos Alexandre Monteiro ; ALCARAZ, Carla Cristina Pimenta ; SOUSA, José Carlos Meireles de ; SOUZA, Francisco Harrisson de ; SILVA, Cynthia Torres França da ; FORTES, Marcos de Sá Rego ; MARTINEZ, Eduardo Camillo . INFLUÊNCIA DA TAXA METABÓLICA DE REPOUSO, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E DO CONDICIONAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES. In: 10º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro., 2006, Rio de Janeiro, 2006.

  • ROSA, S. E. ; FERNANDES FILHO, José ; MARTINEZ, E. C. ; MARSON, R. A. ; FORTES, Marcos de Sá Rego . O TREINAMENTO FÍSICO MILITAR, FORÇA MUSCULAR, VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MILITARES BRASILEIROS INTEGRANTES DO 24º CONTINGENTE DE MISSÃO DE PAZ DA ONU NO HAITI. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , 2017.

  • FORTES, Marcos de Sá Rego . Tecido Adiposo e Emagrecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Medalha da Ordem do Mérito MIlitar, Ministério da Defesa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, Exército Brasileiro, Diretoria de Pesquisa e Ensino de Pessoal. , Av. João Luiz Alves, s/n - Forte São João, Urca, 22291090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25862279, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Hospital Central da Aeronáutica

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

  • 1986 - 2005

    Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE 1º E 2º GRAUS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/1986 - 02/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA

  • 2018 - Atual

    Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Ministro a disciplina de Bioestatística na Especialização em Endocrinologia na PUC/IEDE. Participação na elaboração de projeto para a utilização do treino de Força no combate na obesidade e Doenças Associadas.

  • 2005 - Atual

    Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, IPCFEx

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular do EBTT, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ensino e Pesquisa na Área da Avaliação da Composição Corporal e da Atividade Física no Combate a Obesidade e Doenças Associadas.

    Atividades

    • 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, .,Cargo ou função, PESQUISADOR.