Lucas Ramos da Cunha

Graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH USP. Étudiant en visite na Université d'Ottawa, Canadá (2023/1). Pesquisador de iniciação científica no "Núcleo de Religiões no Mundo Contemporâneo" do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP. Interesse em religiosidades populares, construção social de valores individuais e etnologia brasileira. Contato: ramoslucasdacunha@usp.br

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2020 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação interrompida em 2019 em Artes Visuais

2019 - Atual

Faculdade Paulista de Artes
Ano de interrupção: 2019

Formação complementar

2022 - 2022

9a Edição de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - USP, UFRGS, NOVA de Lisboa. (Carga horária: 64h). , NUPEPA/ImaRgens-ICNova/LAPS-USP, NUPEPA, Portugal.

2022 - 2022

Técnicas Fotográficas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Religião.

Participação em eventos

2023 NSRN Annual Conference - Nonreligion and Secularity Research Network -. The weight of religion inside Brazilians non-religious imaginaries. 2023. (Congresso).

30 Simpósio Internacional de Iniciação Ciêntífica e Tecnológica da USP - SIICUSP.O valor e a percepção da diversidade de pessoas religiosas e não religiosas. 2022. (Simpósio).

33a Reunião Brasileira de Antropologia - ABA. 2022. (Congresso).

5a Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS. 2022. (Exposição).

I Simpósio Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará.O valor e a percepção da diversidade de pessoas religiosas e não religiosas. 2022. (Simpósio).

Ritmos Musicais Hispânicos. 2022. (Oficina).

Seminários Virtuais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Foraias. 2022. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • DA CUNHA, L. R. . The weight of religion inside Brazilians non-religious imaginaries. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DA CUNHA, L. R. . O valor e a percepção da diversidade de pessoas religiosas e não religiosas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DA CUNHA, L. R. . Êxtase religioso. São Paulo: Enciclopédia de Antropologia. Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2023 (Verbete de Enciclopédia).

Outras produções

DA CUNHA, L. R. ; LIMA, L ; LIMA, C. ; OLIVEIRA, E. . Contrastes. 2022. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O valor e a percepção da diversidade de pessoas religiosas e não religiosas, Descrição: A pesquisa de iniciação científica mapeará os termos e as categorias mobilizadas por pessoas cotidianas quando estimuladas a pensar temas tidos controversos porque relativos a diversidade religiosa, política e étnica-racial brasileira. Esse objetivo será operacionalizado a partir da codificação, no interior do software de análise de discurso Atlas-Ti, de uma série de 18 entrevistas coletivas já realizadas no âmbito do projeto temático apoiado pela FAPESP, "Religião, Direito e Secularismo: a reconfiguração do repertório cívico no Brasil contemporâneo" (2015/024975). Trata-se de avaliar como essas noções de diversidade são demarcadas por marcadores sociais tais como idade, renda e filiação religiosa. No contexto contemporâneo de reconfiguração institucional do secularismo, fortemente marcado pela renovada presença pública e política das religiões, trata-se de apreender como o pluralismo religioso e a diversidade étnica, sexual e de gênero se fazem presentes no imaginário dos grupos com os quais trabalhamos e como são traduzidos na forma de frases, falas, argumentos e posicionamentos políticos que conferem sentidos as suas experiências cotidianas. Os conflitos inerentes à expansão da diversidade religiosa, a emergência de noções intolerantes sobre questões que envolvem minorias étnicas, religiosas e sexuais, sublinharão a cartografia do imaginário observado, numa tentativa de mapear o lugar da diversidade em suas percepções e valores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Ramos da Cunha - Integrante / Paula Montero - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
Pesquisador de iniciação científica

2023 - 2023

University of Ottawa

Vínculo: Visiting Research Student, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor Voluntário na disciplina FLA0106 - Introdução à Antropologia (para a psicologia) sob supervisão da Professora Marina Vanzolini