Silvia Maria Kutchma Formiga

possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), com Estágio Doutorado CAPES na EHESS de Paris. Tem experiência nas áreas de Artes e História, com ênfase em História e Teoria do Teatro, atuando principalmente na transdisciplinaridade entre história, estética, filosofia, antropologia e filologia. Desenvolve linha de pesquisa especial em Teatrologia.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2002 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Estudos para Teatrologia: considerações sobre 'Die Geburt der Tragödie', de Friedrich Nietzsche
Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: História; Teatrologia; Teatro Grego; Nietzsche; Estética; Filologia. Grande área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatrologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Mestrado em História Social da Cultura

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Ronaldo Brito Fernandes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: História; Teatrologia; Fenomenologia; Hermenêutica.Grande área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatrologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Graduação em Artes Cênicas

1991 - 1996

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Evelyn Furquim Werneck Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Curso técnico/profissionalizante em Profissionalizante de Formação de Ator

1989 - 1992

Escola de Teatro Martins Pena

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: História. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: História do Teatro. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teoria do Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2004

Tragédies, philosophie et philologie. , École des Hautes Études en Sciences Sociales.

2003 - 2004

Travaux pratiques de philologie grecque. , École des Hautes Études en Sciences Sociales.

2003 - 2004

Littérature et société en Grèce ancienne. , École des Hautes Études en Sciences Sociales.

2003 - 2004

Histoire des images et de représentations dans l'O. , École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende PoucoLê Pouco.

Latim

Compreende PoucoLê Pouco.

Grego

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: História do Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria do Teatro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Reunião Científica.Margens e Limites: formas abissais da transdisciplinaridade. 2004. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. O olhar vazado de Joseph Beuys - limites entre drama e espetáculo. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Frederico Guilherme Cunha Lopes de Oliveira

KUTCHMA, Silvia Maria. Walter Bejamin: fotografia e modernidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose Thomaz Almeida Brum Duarte

BRUM, J. T.; FERNANDES, R. B.. Uma arqueologia do performer: o caminho hermenêutico do ator solitário. 2001. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Francisco Murari Pires

PIRES, F. Murari. "Estudos para Teatrologia": considerações sobre Die Geburt der Tragödie, de Friedrich Nietzche. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fernando Augusto da Rocha Rodrigues

RODRIGUES, F. A. R.. Estudos Para Teatrologia: Considerações Sobre Die Geburt Der Tragödie, De Friedrich Nietzsche. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Flávia Maria Schlee Eyler

EYLER, F. M. S.; LIMA FILHO, L. F. C.; BRITO. Ronaldo; MURARI, Francisco; RODRIGUES, Fernando Augusto da Rocha. Estudos para Teatrologia: considerações sobre Die Geburt der Tragödie, de Friedrich Nietzsche. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ronaldo Brito Fernandes

FERNANDES, R. B.; RAMOS, L. F.; DUARTE, J. T. A. B.; SUSSEKIND, M. F.. Uma Arqueologia do Performer O caminho hermenêutico do ator solitário. 2001. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ronaldo Brito Fernandes

FERNANDES, R. B.; LIMA FILHO, L. F. C.; PIRES, F. M.; EYLER, F. M. S.; RODRIGUES, F. A. R.. Estudos para Teatrologia: considerações sobre Die Geburt der Tragödie, de Friedrich Nietzsche. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Ramos

FORMIGA, S. M. K.;RAMOS, L. F.; FERNANDES, R. B.; SUSSEKIND, F.. Uma Arqueologia do Performer: o caminho hermenêutico do ator solitário. 2001. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Evelyn Furquim Werneck Lima

LIMA, E. F. W.; CARVALHO, A. M.. Um estudo dos gêneros dramáticos no Rio de Janeiro -1855 a 1940. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ricardo Job Motta

Do texto literal ao fenômeno teatral; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Silvia Maria Kutchma Formiga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Murari Pires

2008; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Francisco Murari Pires;

Ronaldo Brito Fernandes

Uma arqueologia do performer: o caminho hermeneutico do ator solitário; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Brito Fernandes;

Luiz de França Costa Lima Filho

Estudos para teatrologia: considerações sobre Die Geburt der Tragödie, de Friedrich Nietzsche; 2006; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Luiz Fernando Ramos

Uma Arqueologia do Performer: o caminho hermenêutico do ator aolitário; 2001; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luiz Fernando Ramos;

Evelyn Furquim Werneck Lima

Um estudo dos gêneros dramáticos no Rio de Janeiro -1855 a 1940; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Evelyn Furquim Werneck Lima;

Evelyn Furquim Werneck Lima

O edificio teatral na crônica: os gêneros teatrais e a transformações dos palcos cênicos- 3a etapa; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Escola de Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evelyn Furquim Werneck Lima;

Evelyn Furquim Werneck Lima

Os gêneros teatrais no Rio de Janeiro (2a etapa); 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evelyn Furquim Werneck Lima;

Evelyn Furquim Werneck Lima

Estudos dos gêneros teatrais no Rio de Janeiro ( 1a etapa); 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evelyn Furquim Werneck Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KUTCHMA, Silvia Maria . O reverso da 'invasão intencional' em Bill Viola. Revista UNIVILLE , Joinville, SC, v. 10, n.1, p. 53-59, 2005.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . A palavra reflexiva de Cervantes. Folhetim (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 19, p. 22-35, 2004.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . O cinzel de Montaigne: transporte citatório de mão em mão. Revista USP , São Paulo, v. 58, p. 200-211, 2003.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . A fenomenologia em Ésquilo. Folhetim (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 12, p. 80-91, 2002.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . O Olhar Vazado de Joseph Beuys: limite entre drama e espetáculo. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Arte Cênicas, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2003. v. VII. p. 94-96.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . Margens e Limites: formas abissais da transdisciplinaridade. In: III Reunião Científica da ABRACE, 2004, Florianópolis. Memória ABRACE VIII/ Resumos III Reunião Científica da ABRACE, 2004.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . The image, the mirage and the deception: the City s playwriting. In: 1st ABEP/ Oxford Centre for Brazilian Studies Conference, 2004, Oxford. 1st ABEP/ Oxford Centre for Brazilian Studies Conference, St. Anthony s College, Oxford, 2004.

  • KUTCHMA, Silvia Maria . A imagem, a miragem e o engano: a damaturgia da cidade. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio / RIOARTE, 2000 (Catálogo de Exposição: A Paisagem Carioca).

  • KUTCHMA, Silvia Maria . Um estudo dos gêneros dramáticos. Rio de Janeiro: UNIRIO-RJ Universidade do Rio de Janeiro, 1999 (Cadernos de Pesquisa em Teatro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Serrão, Joaquim Veríssimo, ; KUTCHMA, Silvia Maria . O Rio de Janeiro no Século XVI. 2008. (revisão de livro).

Paulo Ormindo ; KUTCHMA, Silvia Maria . Árvores notáveis : 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2008. (revisão de livro).

Jaguaribe, Beatriz ; Lissovsky, Mauricio ; KUTCHMA, Silvia Maria . Só existe um Rio. 2008. (revisão de livro).

Pinheiro, Eliane Canedo de Freitas ; KUTCHMA, Silvia Maria . Rua do Lavradio. 2007. (Pesquisa para Livro).

RICE., T. ; KUTCHMA, Silvia Maria . Viagens de Descobrimento. 2007. (revisão de livro).

Telma Lasmar ; KUTCHMA, Silvia Maria . Bodinho do Pão de Açúcar. 2007. (revisão de livro).

KUTCHMA, Silvia Maria . História do teatro no Ocidente. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Estudos para Teatrologia: possibilidades contemporâneas de apreensão e compreensão da antiga cena grega, Descrição: Durante o último milênio, era uma trivialidade declarar que a tragédia grega era um dos tesouros da humanidade. Sua feliz fortuna se tornou problemática quando sua análise perdeu a aceitação ingênua, i.e., quando seus métodos foram questionados, e postos em questão igualmente os motivos originais que provocaram seu surgimento e prestígio inquestionável. Por certo, já é sabido que sua situação histórica havia de ser examinada e seu universo simbólico reconhecido. A dificuldade estava somente começando: possuímos apenas conjecturas remotas sobre aquele universo: o teatro grego surge de um contexto que funciona, simultaneamente, como causa e conseqüência. Nesta interconexão, é impossível simplificar o questionamento reivindicando, como acabou sendo feito pelos Românticos, que a tragédia grega floresceu a partir de um gênio humano transcendente. A estranha fascinação cumprida durante a história da humanidade ocidental e seu próprio desenvolvimento não podem ser explicados por seu universo simbólico, pois este nos é inacessível. Por isso, há séculos, a atenção se deslocou de seu objeto originário para a cena contemporânea, ou seja, para a diversidade de suas visões analíticas, métodos e campos de exploração intelectual, os quais precisam estar de acordo com as exigências científicas e históricas. Em suma, no mundo moderno, a Antiguidade surge por troca, intervenção e interferência, embora os pesquisadores reconheçam que estão atuando em um terreno delicado no qual o uso das palavras tragédia e trágico arrisca ser insuficiente para a compreensão adequada de seu objeto: a cena grega. Ao invés de intentar uma visão homogênea e consensual, o conhecimento em geral, e − tendo em conta sua distância temporal − especialmente este, exige de antemão o seu mapeamento. O projeto pretende assim estabelecer uma situação dialógica prévia, que funcione como condição anterior e, se tivermos sorte, um melhor resultado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Maria Kutchma Formiga - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutoramento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2005

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

    Outras informações:
    Professor horista contratado

    Atividades

    • 03/2002 - 05/2005

      Ensino, Arte e Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais

  • 1992 - 1995

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Pesquisa: "O edifício teatral através das crônicas". Orientação Profa. Evelyn Furquim Werneck Lima

    Atividades

    • 10/1997 - 04/1999

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Consultoria e Produção de Projetos Artísticos.