Maria Aparecida Batista de Oliveira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (1978) e mestrado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, Professora Adjunto IV - Núcleo Temático Mulher e Cidadania - Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do Núcleo Temático Mulher e Cidadania - NTN - UFAL, Ex-Presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher - CEDIM. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Ética e Ciências Humanas aplicada á saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero e dominação, opressão contra as mulheres, submissão e machismo, mulher e violência e mulher e sofrimento, racismo e relações étnica racial, diversidade religiosa e sexual

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2000 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: Mulher e Violência um pensar sobre sua história,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Drª Heliane Lins Leitão

Especialização em Especialização em Metodologia e Historiografia

1986 - 1987

Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Filosofia

1974 - 1978

Universidade Federal de Alagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, M. A. B. . II Conferência Estadual de Políticas para a Mulher. 2008. (Outro).

OLIVEIRA, M. A. B. . V Encontro do GPI Mare&Sal. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Universidade em Debate.Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. 2019. (Outra).

18º Encontro nacional da Rede feminista norte e Nordeste -REDOR. Relações raciais, mulher negra e violência: tecendo fios e costurando novos sentidos, perspetivando uma educação antirracista.. 2014. (Congresso).

18º Encontro nacional da Rede feminista norte e Nordeste -REDOR.Mulher trabalho e relações de Poder: uma reflexão sobre a ascenção profissional da mulhe em cargosde liderança - Orientadora. 2014. (Encontro).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE.Núcleo Temático Mulher e Cidadania: Gênero, Diversidade Cultural e Étnico - racial. 2014. (Seminário).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE.Apresentação Cultural/Mesa Redonda - Núcleo Temático Mulher e Cidadania: Gênero, Diversidade Cultural e Étnico - racial. 2014. (Encontro).

Inclusão Sociocultural e produtiva das mulheres rurais do Estado de Alagoas.Mulher e Violência: Rompendo o silêncio e tecendo novos caminhos. 2014. (Seminário).

1 Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde. 2013. (Outra).

I Seminário da mulher em alagoas - Construção social da violência entre gêneros.Construção social da violência entre gêneros. 2013. (Seminário).

Comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas.Medalha Honorífica dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas. 2011. (Outra).

II Conferência Estadual de Políticas para as mulheres do Estado de Alagoas.Presidido com empenho e dedicação o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. 2011. (Outra).

II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.AUTONOMIA E IGUALDADE PARA AS MULHERES. 2011. (Outra).

III CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE ALAGOAS.A REALIDADE BRASILEIRA, ALAGOANA E O MOVIMENTO DE MULHERES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2011. (Outra).

III CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE ALAGOAS.A REALIDADE BRASILEIRA, ALAGOANA E O MOVIMENTO DE MULHERES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2011. (Outra).

III CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE ALAGOAS.A REALIDADE BRASILEIRA, ALAGOANA E O MOVIMENTO DE MULHERES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2011. (Outra).

III CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE ALAGOAS.A REALIDADE BRASILEIRA, ALAGOANA E O MOVIMENTO DE MULHERES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2011. (Outra).

III Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. 2011. (Outra).

I Seminário de Gênero das Empresas Distribuidoras de Energia da Eletrobrás: Gênero e Sustentabilidade. 2010. (Seminário).

IV Encontro dos Servidores da UFAL. 2010. (Outra).

Seminário - Aspectos Psicológicos e Jurídicos do Acolhimento e Atendimento a Mulher Vítima de Violência.Feminismo: uma frente de luta para a humanização das relações de gênero. 2010. (Seminário).

Gênero, Trabalho e Violência: A Saúde em Foco.Gênero, Trabalho e Violência: a saúde em foco. 2009. (Seminário).

Gênero, Trabalho e Violência: A Saúde em Foco.Gênero e Violência. 2009. (Oficina).

Mulheres Valorosas do Brasil.Academia de Letras e Artes do Nordeste. 2009. (Outra).

Ação de Cidadania.Gênero e Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha. 2008. (Oficina).

Capacitação dos profissionais da ESF junto as Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado de Alagoas.Gênero e Violência contra a Mulher. 2008. (Outra).

Capacitação para trabalhadoras atesãs, marisqueiras,.Gênero, raça e violência exercida contra a mulher. 2008. (Oficina).

Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais.Violência Machismo e a Lei Maria da Penha. 2008. (Encontro).

Gênero e Racismo.Gênero e Raça. 2008. (Seminário).

I Encontro do Núcleo Maceió da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO Psicologia Social e Políticas Públicas em Alagoas: Práticas e Fundamentos.Mulher e Violência em Alagoas - Políticas Públicas, Práticas e Fundamentos. 2008. (Encontro).

II Conferência Estadual de Políticas para a Mulher.Gênero e Violência Contra a Mulher. 2008. (Outra).

Lei Maria da Penha.Gênero, Violência e a Lei Maria da Penha. 2008. (Encontro).

Mulheres Gestoras nos Setores Produtivos, Rural e Urbano.Gênero, Violência e a Lei Maria da Penha. 2008. (Encontro).

Palestra sobre a Lei Maria Maria da Penha.Violência Machismo e a Lei Maria da Penha. 2008. (Oficina).

Profissionais de Instituições Atuantes no Combate a Violência Contra a Mulher.Gênero, Violência e a Lei Maria da Penha. 2008. (Encontro).

Saude da populaçao negra.Racismo, Mulher Negra, Violência: uma questão de saúde pública. 2008. (Encontro).

Seminário sobre a Lei Maria da Penha. 2008. (Seminário).

Encontro de Mulher e Políticas Públicas.Mulher e Políticas Públicas. 2007. (Encontro).

II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Maceió.Violência e Mulher em Alagoas: A Lei Maria da Penha e a Organização de Mulheres. 2007. (Outra).

IV Congresso Acadêmico da Ufal. Mulher Negra: Um Vivenciar de Preconceito e Violência Expressada em Mapas Conceituais. 2007. (Congresso).

IV Congresso Acadêmico da UFAL. Políticas de Ações Afirmativas: A Importância do Sistema de Cotas no Ensino Universitário Expressada por Alunos/as Cotistas através de Mapas Conceituais. 2007. (Congresso).

52º Congreso Internacional de Americanistas. Mulher Negra e Violência: Uma anáilse da situação em Casa Grande Senzala na Obra de Gilberto Freire. 2006. (Congresso).

Congresso Acadêmico da UFAL. O uso da imagem feminina na propaganda. 2006. (Congresso).

Congresso Acadêmico da UFAL. A eudaimonia em Aristóteles. 2006. (Congresso).

Congresso Acadêmico da UFAL. Percepção de um Grupo de Estudantes Cotistas sobre a Violência Exercida contra a Mulher Negra expressada em Mapas Conceituais. 2006. (Congresso).

Congresso Acadêmico da UFAL. Eutanásia um direito a morte. 2006. (Congresso).

VI Congresso da SBD, II Congresso Brasileiro de Aids. Comunidades Remanescentes de Quilombos em Alagoas: Estudo sobre as Vulnerabilidades da População Negra ao HIV/AIDS. 2006. (Congresso).

XIII Encontro da Redor e do I Simpósio Pernambucano de Pesquisadoras (es) sobre Mulher e Relação de Gênero.Mulher e Violência: A Fenomenologia da Dor. 2006. (Encontro).

Congresso Acadêmico da Ufal.Considerações Preliminares sobre a Ética em Spinoza. 2005. (Seminário).

Congresso Internacional Pessoa e Sociedade: Perspectivas para o século XXI. Uma leitura crítica sobre a condição feminina em o Emilio de Rosseau. 2005. (Congresso).

Educação, Estado e Movimentos Sociais.Relação Gênero e Educação. 2005. (Outra).

Educação, Estado e Movimentos Sociais.Relação Gênero e Educação. 2005. (Outra).

I Encontro Estadual de História.Violência e Mulher em Maceió-Alagoas: um pensar sobre sua história. 2005. (Encontro).

XVII Encontro Regional dos Estudantes de História - N/NE.História e Gênero na Sala de Aula. 2005. (Encontro).

V Encontro do GPI Mar&Sal.Concepções de corpo: ética e violência contra as mulheres. 2004. (Encontro).

V Encontro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar.Apresentação da Pesquisa: Concepções de Corpo: ética e violência contra as mulheres.. 2004. (Encontro).

25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.Violência, Bioética e Repercussões Afetivas e Emocionais da Violência Contra a Mulher. 2003. (Encontro).

Dia Internacional da Mulher (Semana da Mulher).Mulher e Violência. 2003. (Seminário).

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.Violência, Bioética e repercussões afetivas e emocionais da violência. 2003. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais.Identidade, diferença e mediações. 2003. (Encontro).

IV Encontro "O Negro na Universidade: o direito à inclusão".IV Encontro "O Negro na Universidade: o direito à inclusão". 2003. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Aprendizagem Signifcativa.Ambientes construtivistas facilitadoras da aprendizagem significativa em sala de aula. 2003. (Encontro).

IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa.Violência e Mulher em Maceió/AL. Seu Desvelamento a Luz da Aprendizagem Significativa Como uma Questão de Educação, Ética e Cidadania. 2003. (Encontro).

IV Semana de História.A Antropologia de Artur Ramos e os Afro-Brasileiros. 2003. (Encontro).

O Negro na Universidade: o direito a inclusão.Ações afirmativas: uma experiência que está dando certo. 2003. (Encontro).

Fórum Sociedade e Educação Brasileira.Mulher e relações de Gênero - Mulher Vivência e Violência. 2001. (Outra).

VI Seminário Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação. 2001. (Seminário).

X Encontro da REDOR.Mulher e violência: um viver de angústia, dor e sofrimento. 2001. (Encontro).

I Jornada Alagoana de Bioética e Ética Médica.O Princípio da Autonomia na Pesquisa Médica. 2000. (Outra).

IX Encontro da REDOR.A condição feminina: um olhar sobre o ser da mulher em O Emílio, de Rousseau. 2000. (Encontro).

Símpósio Internacional Brasil 500 anos.A condição da mulher: um olhar sobre a situação de violência vivenciada no cotidiano da mulher negra em Casa Grande e Senzala. 2000. (Simpósio).

Congresso Internacional Família e Violência. Mulher e violência em Alagoas: uma análise de sua reprodução na vida cotidiana. 1999. (Congresso).

II Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.A condição feminina em Platão. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Yvisson Gomes dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. Apontamentos acerca da fala de Diotima de Mantineia no banquete, de Platão: ou o discurso sobre o Amor nas palavras de uma mulher sacerdotista/hetaira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia e Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lidiane dos Santos Barbosa

OLIVEIRA, M. A. B.. As Práticas Discursivas do Atendimento Institucional as Vítimas de Violência Sexual Intrafamiliar a Crianças / Adolescentes e a Família. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Ação Psicossocial) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Laís dos Santos Viana

OLIVEIRA, M. A. B.. Trabalho Doméstico em gênero, Classe e cor: um retrato brasileiro nos moldes da sociedade capitalista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gersonita da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Corpo, Gênero e Cultura do estupro: implicações na sociedade capitalista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: NEURIELIDY LOPES CAVALCANTE

OLIVEIRA, M. A. B.. O ensino da filosofia no Brasil: uma visão panorâmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adriana Vieira Lins

OLIVEIRA, M. A. B.. Condição e Violência da mulher: Suas formas de manifestaçãoes, marcas físicas e psicológicas e as formas de atuação do Estado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Izabel Cristina Duarte Calheiros

OLIVEIRA, M. A. B.. Adolescentes em situação de Vulnerabilidade Social e sua Compreensão da Família. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marco Abtônio C

OLIVEIRA, M. A. B.. da Silva; Michelle da S. Cardoso.Relações Públicas e Meio Ambiente: Comunidade Sustentável e Responsabilidade Socioambiental a Comunicação em Perspectiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luiz Carlos Santos do Nascimento

OLIVEIRA, M. A. B.. Constituição da noção do que é entendimento, na obra: Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento? De Immanuel Kant. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ariana Cavalcante de Melo

OLIVEIRA, M. A. B.. O Lugar da Mulher e as Concepções sobre o feminino na opinião de Mulheres em Famílias de Camadas Populares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Wilton Tenório da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Filosofia: como a produção de conhecimento pode ser levada a prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Edvânia Tavares da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. A História da Filosofia e o Filosofar na Educação Brasileira: Possibilidades Reais do Ensino de Filosofia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Aparecida da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Filosofia e Mito na Grécia Antiga: Mutação do Pensamento Mitológico-Religioso para o Pensamento Filosófico-Racional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Judith Cristina Morais do Nascimento

OLIVEIRA, M. A. B.. A Ética no Pensamento de Hans Jonas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carla Emanuella P

OLIVEIRA, M. A. B.. R de Lima e Caroline de Brito Feliciano.Violência contra a Mulher em Maceió/AL: Perfil Epidemiológico de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em uma Unidade de Saúde de Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: ANA PAULA S

OLIVEIRA, M. A. B.. de Omena e Jeann Marques P. dos Santos.A Exploração da Imagem Feminina na Publicidade Brasileira: Análise dos Anúncios Publicitários da Loja Via Direta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juceni Eduardo da Silva Rocha

OLIVEIRA, M. A. B.. A Ética na Atividade Política e Filosófica em Oposição a Retórica Sofística no Górgias de Platão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: LUIZ CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, M. A. B.. Concepção Existencialista de Homem em Sartre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luciano Gomes da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. A Intencionalidade da Linguagem no Livro Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Bárbara da Silva Nascimento

OLIVEIRA, M. A. B.. Discutindo Valores no Ensino de Filosofia para Crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: DALMO CAVALCANTE DE MOURA

OLIVEIRA, M. A. B.. A Esfera Privada e a Esfera Pública na Concepção de Jürgen Habermas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gustavo Adolfo de Lira Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. O Devir em Heráclito de Éfeso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Miriam Correia da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. A Questão do Reconhecimento no Estado Democrático de Direito Habermasiano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Magna Lúcia de Souza Melo

OLIVEIRA, M. A. B.. A Filosofia na Educação Básica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ivaldo Santos Mesquita

OLIVEIRA, M. A. B.. Habermas e a Política do Capitalismo Global. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Daniela de Almeida Pereira e Karinne Vieira de Paula

OLIVEIRA, M. A. B.. Um estudo dos Comportamentos Manifestados das Crianças que Vivenciam o Processo de Separação dos Pais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wellington Augusto Guimarães

OLIVEIRA, M. A. B.. O Trabalho alienado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Eladir Soares de Oliveira

OLIVEIRA, M. A. B.. Palavra e Expressão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo

OLIVEIRA, M. A. B.. Cidadania e Direito em Hegel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Renata de Souza Leão

OLIVEIRA, M. A. B.. Liberdade Sexual Atrelada a Liberdade Intelectual Feminina Reportada em Teresa Filósofa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Manoel Valquer de Oliveira Melo

OLIVEIRA, M. A. B.. O Homoerotismo como Prática de Subjetivação: Uma abordagem a partir de Michel Foucault. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Michelle Alcântara dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. A Cultura da Violência: Um estudo bibliográfico sobre algumas formas específicas da agressão em sociedade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wellington Augusto Guimarães

OLIVEIRA, M. A. B.. Karl Marx: Trabalho Alienado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Dênison Lima de Queiroz

OLIVEIRA, M. A. B.. Dualismo Psicofísico e Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mácio Manuel Machado Nunes

OLIVEIRA, M. A. B.. A Memória no Livro X das Confissões de Santo Agostinho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carolini Pereira

OLIVEIRA, M. A. B.. O Conceito de Poder em Hannah Arendt na obra: A Condição Humana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcos Antônio Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Liberdade e Igualdade em Hobbes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Silvany Gomes da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Assédio Moral no Trabalho: Ocorrência desse tipo de violência nas relações de trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lígia Bezerra da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. Repressão Sexual feminina em Foucault. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lucielma de Alcântara Nascimento

OLIVEIRA, M. A. B.. Concepções Filosóficas que perpassam as teorias da educação numa perspectiva tradicional e construtiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Diógenes Messias dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. A Religião como fato Social (Em Emile Durkheim). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Pastora Maria dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. Perfil da Violência contra a Mulher. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Luciano Duarte dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. O Masculino no Ciberespaço. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Helena Maria Silva de Novaes Muniz

OLIVEIRA, M. A. B.. Liberdade e Racionalidade em Hegel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JURANDIR DA SILVA SANTOS

OLIVEIRA, M. A. B.. Hegel e o Fenômeno Religioso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Quitéria Silva Araújo

OLIVEIRA, M. A. B.. O Poder na Concepção de Foucault. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: KERLINE DE SOUSA RÊGO

OLIVEIRA, M. A. B.. A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Aparecida Alves Pereira

OLIVEIRA, M. A. B.. Do Baião ao Xote das Meninas: uma análise da representação feminina nas músicas de Luís Gonzaga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sandra Márcia Ferreira Henrique

OLIVEIRA, M. A. B.. A Questão da Disciplina em Foucault. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Roberto de Oliveira Monteiro

OLIVEIRA, M. A. B.. Felicidade na Ética a Nicômacos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Célia Pereira Reinaux Maia

OLIVEIRA, M. A. B.. Kant e o Processo da sensibilidade no conhecimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Waldênia Amorim dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. A Concepção de Política em Aristóteles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jorge Emanuel Ferreira Sales

OLIVEIRA, M. A. B.. A Questão da Opinião Pública em Hegel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José de Alencar Medeiros

OLIVEIRA, M. A. B.. Política e Liberdade no Pensamento Hobbsiano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Flávio Martins da Silva

OLIVEIRA, M. A. B.. A Amizade na Ética a Nicômacos de Aristóteles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Petrúcio C

OLIVEIRA, M. A. B.. de Lima Filho.A Visão Sartreana de Liberdade na Trilogia Os Caminhos da Liberdade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lidiane Fátima Fiel de Carvalho

OLIVEIRA, M. A. B.. A Reflexão Filosófica na Infância em Lipman. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Pereira

OLIVEIRA, M. A. B.. A Questão da Liberdade na Filosofia do Direito de Hegel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: GILMAR ARAÚJO

OLIVEIRA, M. A. B.. Análise do Conceito de Mônada em Leibniz. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Henrique José Prexedes Cahet

OLIVEIRA, M. A. B.. A Má-fé: uma conduta "inautêntica" da realidade humana no pensamento de Jean- Paul Sartre. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Antônio Costa Lima Filho

OLIVEIRA, M. A. B.. A Idéia de Liberdade na Filosofia do Direito de Hegel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mário Sérgio dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. O Amkor na Concepção Platônica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luciana Martins de Souza

OLIVEIRA, M. A. B.. Reflexões sobre as contribuições da Filosofia da Relação de Martin Buber para a Abordagem Centrada na Pessoa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ionadir Rodrigues Correia Junior

OLIVEIRA, M. A. B.. Exame sobre a vigência da categoria do trabalho para a Psicologia Social. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Paulo César dos Santos

OLIVEIRA, M. A. B.. Morte da Vida e Morte da Morte na Literatura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nádia Regina Loureiro de Barros Lima

OLIVEIRA, M. A. B.; BRANDAO, I.; LEITAO, H.. Gênero e Psicanálise: pontos para reflexão em torno da diferença sexual em Freud. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anivaldo de Miranda Pinto

OLIVEIRA, M. A. B.. Alienação, Tecnologia e Informação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, M. A. B.. Concurso público Docente para professor assistente da matéria/aréa do Conhecimento e Evolução das mídias de jornalismo. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

OLIVEIRA, M. A. B.. Professor Efetivo. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, M. A. B.. Professor assistente na área de Filosofia. 2001. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, M. A. B.. Comissão do Programa de Políticas de Ações Afirmativas para Afro-Descendentes no Ensino Superior. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Heliane de Almeida Lins Leitão

LEITÃO, H. A. L.; Almeida, Maria das Graças A.A.; Martins, Silvia A.C.. Mulher e violência em Maceió: um pensar sobre sua história. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria do Socorro Tenório Alves

A expriência da supervisão numa prática de educação transformadora; 1995; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Supervisão Escolar) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

AnaLuisa de Carvalho Fontes

Os Efeitos que a Violência Psicológica causa na Saúde da Mulher; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Maria Geane Feliciano Batista

Ética e a Educação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Ariane Brainer da Silva

"Mulher, que te bateu?" Um Estudo sobre o Agressor de Mulheres Sob o Olhar Psicológico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Elisana Ribeiro da Silva

A Legalização da Eutanásia numa Perspectiva Foucaultiana; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Clissia Almeida Guedes e Rafaela Karla S

do Nascimento; A Mulher Moderna e a Perda da Conjugalidade: A Reelaboração do Gênero Feminino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Gustavo de C

Félix,Lidiane dos S; Barbosa,Lucilene F; Lins; Compreensão Fenomenológica Existencial do Processo de Superação da Mulher Vítima de Violência Conjugal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Maria Vitória Ferraz Albuquerque

Violência Doméstica Exercida Sobre a Mulher em Maceió; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

João Carlos Ferreira Torres

Concepção de Justiça em Aristóteles: Na Ética a Nicômaco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

RAQUEL COUTINHO FREIRE

A Lógica da Força: A Relação entre Política e Força em "O Príncipe" de Maquiavel; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Maria Auxiliadôra da Silva Lima

O Corpo e o seu Significado na Visão de Jean Paul Sartre na Obra O Ser e o Nada; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Alessandra Ferreira Dias

A Ética e a Educação: Uma leitura de Ética a Nicômaco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Djalma Luís da Silva e José Rodrigues Alves

Breve análise da violência contra a mulher na cidade de Maceió; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Leonice Linhares

A mulher jornalista na mídia impressa; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Aparecida Batista de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Heliane de Almeida Lins Leitão

Mulher e violência em Maceió: um pensar sobre sua história; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Heliane de Almeida Lins Leitão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. A. B. ; Riscado,J.L.S (Org.) . Quilombolas, Guerreiros Alagoanos: Aids, Prevenção e Vulnerabilidade. Maceió: EDUFAL, 2011. 169p .

  • OLIVEIRA, M. A. B. ; MAGALHAES, B. ; ABREU, S. ; NOBRE, T. . Gênero e sexualidade: uma análise do estudante da Universidade Federal de Alagoas. Maceió: Edufal, 1997. 62p .

  • OLIVEIRA, M. A. B. ; MAGALHAES, B. ; ABREU, S. ; NOBRE, T. . Magistério: reprodução da discriminação feminina. Curitiba: HD Livros, 1996. 89p .

  • JESUS, S. C. R. ; OLIVEIRA, M. A. B. . Mulher negra e mortalidade materna: uma reflexão sobre o racismo no Brasil. In: Jorge Luis de Souza Riscado; Saulo Luders Fernandes. (Org.). Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas na Saúde: ensaios, reflexões e ações, para implementação da PNSIPN. 1ed.Maceió: Edufal, 2017, v. , p. 79-94.

  • ARAUJO, M. H. ; OLIVEIRA, M. A. B. . Fatores associados ao diagnóstico tardio de infecção pelo HIV/AIDS em população assistida em um hospital Professor Alberto Antunes/HUPPA/UFAL e sua relação com raça/etnia. In: Jorge Luís de Souza Riscado & Saulo Luders Fernandes. (Org.). Raça, racismo institucional, ensino e práticas na saúde: ensaios, reflexões e ações, para implementação da PNSIPN. 1ed.Maceió: Edufal, 2017, v. 1, p. 197-207.

  • OLIVEIRA, M. A. B. ; BRITO, A. M. B. B. ; SILVA, R. F. . Flor de Mandacaru: racismo e violência, compartilhando experiência e encantando saberes. In: Jorge Luis de Souza Riscado & Saulo Luders Fernandes. (Org.). Raça, racismo institucional, ensino e práticas na saúde: ensaios, reflexões e ações, para implementação da PNSIPN. 1ed.Maceió: Edufal, 2017, v. ', p. 363-381.

  • MELO, F. M. ; OLIVEIRA, M. A. B. . Racismo e suas implicações no ensinar - cuidar da saúde bucal da população negra: uma reflexão sobre o projeto pedagógico do curso de odontologia da UFAL. In: Jorge Luis de Souza Riscado & Saulo Luders Fernandes. (Org.). Raça, racismo institucional, ensino e práticas na saúde: ensaios, reflexões e ações, para implementação da PNSIPN. 1ed.Maceió: Edufal, 2017, v. 1, p. 287-300.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . Violência e Mulher em Maceió-AL: Seu Desvelamento à Luz da Aprendizagem Significativa como uma Questão de Educação, Ética e Cidadania. In: IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2003, Maragogi-AL. IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Maceió: Edufal, 2003. v. 01. p. 51-55.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . Mulher e Violência: um viver de angústia, dor e sofrimento. In: X Encontro Regional da REDOR - rede regional feminista norte-nordeste de estudos e pesquisas sobre a mulher e relações de gênero, 2001, Salvador. Livro de resumos. Salvador: Neim/UFBA, 2001.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . A condição da mulher: um olhar sobre a situação de violência vivenciada no quotidiano da mulher negra em Casa Grande e Senzala. In: Simpósio Internacional Brasil 500 anos: Caminhos da história, síntese de cultura, 2000, Maceió. Livro de Resumos. Maceió: Edufal, 2000.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . A condição feminina: um olhar sobre o ser da mulher em O Emílio, de Rousseau. In: IX Encontro da Redor, 2000, Teresina. Livro de resumos do IX Redor. Teresina: Edufpi, 2000.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . Mulher e Violência em Alagoas; uma análise de sua reprodução na vida cotidiana. In: Congresso Internacional Família e Violência, 1999, Florianópolis. Caderno de resumos. Florianópolis: EDUFSC, 1999.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . A Condição feminina em Platão. In: II Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1998, Maceió. Caderno de Resumos. Maceió: Edufal, 1998.

  • OLIVEIRA, M. A. B. . Relações raciais, mulher negra e violência: tecendo fios e costurando novos sentidos, perspetivando uma educação antirracista.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. A. B. . Concepções de corpo: ética e violência contra as mulheres. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, M. A. B. . Filosofia, gênero, diversidade sexual, raça e etnia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, M. A. B. . Mulher e educação: discriminação na prática educativa. 2002 (Palestra) .

OLIVEIRA, M. A. B. . O iluminismo e o filosofar de Rousseau. 2002 (Palestra) .

OLIVEIRA, M. A. B. . Mulher, vivência e violência. 2001 (Palestra) .

OLIVEIRA, M. A. B. . A mulher negra e a violência no Estado. 2001 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Projeto Afroatitude/UFAL e disciplina Saúde da População Negra da FAMED/UFAL, na perspectiva da saúde, direitos humanos, gênero, raça/etnia, junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo, de Taquarana/AL, Descrição: Projeto Afroatitude/UFAL e disciplina Saúde da População Negra da FAMED/UFAL, na perspectiva da saúde, direitos humanos, gênero, raça/etnia, junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo, de Taquarana/AL: empoderamento, advogacy, EPS, participação e controle social, na intersecção de educação permanente ACS/ESF/SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Batista de Oliveira - Integrante / Jorge Luís de Souza Riscado - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Estudo sobre as Vulnerabilidades da População Negra ao HIV/AIDS e a Busca por Ações de Prevenção em Comunidades Remanescentes Quilombolas, Descrição: Obter informações sobre atividade sexual, conhecimento e comportamento frente ao HIV/AIDS e uso de drogas, junto a população negra; Oferecer subsídios para políticas públivas nacional, estadual e municipal da saúde da população negra e sua vulnerabilidade diante das DST/HIV/AIDS e drogas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Batista de Oliveira - Integrante / Jorge Luís de Souza Riscado - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Tia Marcelina, Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos - SEMUDH.

2014

Comenda do Mérito Educativo Alagoano, Conselho Estadual de Educação.

2011

Medalha Honorífica dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, UFAL.

2009

Mulheres Valorosas do Brasil, Academia de Letras e Artes do Nordeste - Núcleo do Estado de Alagoas - ALANE/AL.

2009

Mérito Comunitário, Projeto Teteia.

2006

Comenda Selma Bandeira, Prefeitura Municipal de Maceió.

2005

Comenda Nise da Siveira, Governo do Estado de Alagoas.

2003

Prêmio Deputada Selma Bandeira, Prefeitura Municipal de Maceió.

2002

Prêmio Enfermeira Noracy Pedrosa, Secretaria da Saúde do Município de Maceió.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes. , Campus A.C. Simões, Tabuleiro do Martins, 57000000 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (082) 2141320, Fax: (082) 32141320

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2009

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher

Vínculo: Presidenta, Enquadramento Funcional: Presidenta, Carga horária: 20

Outras informações:
Representante da Universidade Federal de Alagoas.

2013 - Atual

Núcleo Temático Mulher e Cidadania - Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Carga horária: 20

2013 - Atual

Núcleo Temático Mulher e Cidadania - Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2009

Núcleo Temático Mulher e Cidadania - Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 12

Outras informações:
O Núcleo Temático Mulher e Cidadania tem como proposta trabalhar contra todas as formas de discriminação e violência de genero raça e etnia a que a mulher encontra-se submetida na sociedade alagoana. Atuando no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão.

1979 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núclo Temático Mulher e Cidadania, .,Cargo ou função, Representante do CONSUNI e do Núcleo Temático Mulher e Cidadania.

  • 10/2002

    Direção e administração, Núclo Temático Mulher e Cidadania, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 06/2002

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Ética, Introdução à Filosofia

  • 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Maceió, .,Cargo ou função, Representante da UFAL junto ao Conselho Municipal da Mulher.

  • 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2002 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Mare Sal.,Linhas de pesquisa

  • 04/1997 - 06/2001

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-Diretora de Centro.

2009 - 2011

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: PRESIDENTA, Enquadramento Funcional: Presidenta