Tatiane Coelho Amaral

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2001-2005); Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2011-2017). Atualmente é professora/estatutária das Prefeituras de Pelotas e Rio Grande.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização para Professores de Matemática - A Distância

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Psicologia

2011 - 2017

Universidade Federal de Pelotas
Orientador: Míriam Cristiane Alves

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

1999 - 1999

Colégio Estadual João XXIII - Escola de 2 Grau

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em LIBRAS I. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2018

Curso de Aperfeiçoamento em AEE - Deficiência Intetectual. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à Avaliação em Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2016 - 2016

Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I. (Carga horária: 55h). , Ministério da Saúde - Universidade Aberta do SUS, UNA - SUS, Brasil.

2016 - 2016

9 Edição do Curso SUPERA. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2016 - 2016

Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2014 - 2015

Psicologia. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2013

Psicologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Psicologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Gestar II: Matemática. (Carga horária: 300h). , Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Mathema 2001. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Amaral, Tatiane . 32 Feira do Livro - FURG e Comunidade: Espaço Cultural. 2005. .

Amaral, Tatiane . Forum Estadual de Licenciaturas em Matematica. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Discutindo o 25 de Julho - O que eu tenho a ver com isso?. 2018. (Seminário).

As Psicologias que podemos ser. 2016. (Outra).

Compreendendo o Autismo. 2016. (Outra).

A loucura na ciência e na cultura atual. 2015. (Outra).

Criminalizar, Pra Quê? Diálogo entre Uruguay e Brasil - (des)construindo mios - redução da maioridade e política de drogas. 2015. (Outra).

10 Edição do Mental Tchê. 2014. (Outra).

I Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas. 2014. (Seminário).

Mostra de Ensino da Universidade Federal de Pelotas.Fracaso Escolar: Avaliação e Intervenção com base na Psicologia Histórico-Cultural. 2014. (Outra).

8 Edição Mental Tchê. 2013. (Encontro).

Colóquios de Psicologia: Saberes e Práticas. 2013. (Outra).

II Semana Acadêmica do Curso de Psicologia: Pire: Psicologia Social e Diversidade. 2013. (Outra).

I Jornada de Psicologia Médica- Os desafios da relação interdisciplinar. 2013. (Outra).

IX Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual Infantil- Fluxos de casos de abuso sexual, atuação dos profissionais e erros na avaliação forense. 2013. (Outra).

XXII Congresso de Iniciação Científica. 2013. (Congresso).

I Semana Acadêmica de Psicologia. 2011. (Outra).

9° Encontro sobre o Poder Escolar. 2009. (Encontro).

8° Encontro sobre o Poder Escolar. 2008. (Encontro).

Universidade Solidária - UNISOL.Projeto Piscicultura Economia Alternativa. 2004. (Outra).

Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível. 2003. (Outra).

Fórum Mundial de Educação. 2003. (Congresso).

MATHEMA 2001: Ciclo de Estudos Sobre Assuntos Educacionais. 2001. (Outra).

VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raquel da Silva Silveira

SILVEIRA, RAQUEL DA SILVA; ALVES, M. C.. Estratégias de Acesso e Permanência Construídas e Implementadas por Estudantes Negros(as) Cotistas em um Curso de Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Édio Raniere da Silva

Édio Raniere; ALVES, M. C.; SIQUEIRA, R. S.. Estratégias de acesso e permanencia construídas e implementadas por estudantes negros (as) cotistas em um curso de Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Míriam Cristiane Alves

Estratégias de acesso e permanência construídas e implementadas por estudantes negros(as) cotistas em um curso de Psicologia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Miriam Cristiane Alves;

Airi Macias Sacco

Análise da produção de subjetividades de jovens negros no contexto escolar; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Cynthia Luz YURGEL

Inserção da Psicologia em Intervenções com Usuarios de Drogas no Programa de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saude de Pelotas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Cynthia Luz Yurgel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    ESTRATÉGIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA CONSTRUÍDAS E IMPLEMENTADAS POR ESTUDANTES NEGROS COTISTAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA, Descrição: As Políticas de Ações Afirmativas, especialmente as cotas raciais, são uma importante conquista entre as inúmeras lutas do movimento social negro que impulsionaram movimentos políticos até a sanção da Lei n 12.711/2012 que regulamenta a reserva de vagas pelo critério étnico-racial em universidades federais. No entanto, além do acesso, ainda se constitui como desafio a garantia da permanência dos estudantes cotistas nesse sistema de ensino. Assim, presente pesquisa objetiva investigar as estratégias de acesso e permanência construídas e implementadas por estudantes negros cotistas em um curso de Psicologia de uma universidade pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos para coletas de dados serão o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados seguirá a análise de conteúdo considerando-se as seguintes etapas: preparação das informações, transformação do conteúdo em unidades, classificação das unidades em categorias, descrição a interpretação. A potencialidade desta pesquisa está na possibilidade de ampliar a compreensão do ser negro e negra cotista no ensino superior, permitindo que outros olhares sejam lançados no interesse da continuidade e da formulação de novas estratégias reparatórias e de ações afirmativas que reconstruam a humanidade da população de ascendência africana no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatiane Coelho Amaral - Integrante / Míriam Cristiane Alves - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    A VIOLÊNCIA DO INEXISTIR: A CONSTRUÇÃO DE UMA CLÍNICA POLÍTICA DECOLONIAL, Descrição: O presente projeto ?guarda-chuva? objetiva visibilizar a existência de humanidades subalternizadas pelos processos de colonização e colonialidade a partir da construção de uma ?Clínica Política Decolonial?, ou seja, uma metodologia de atendimento engajada e politizada a partir de conceitos e categorias de análise de autores pós-coloniais, para o atendimento a pessoas em situações de vulnerabilidades e violências civilizatória, étnico-racial, de gênero e sexualidade. As discussões teórico-metodológica partem de epistemologias que buscam visibilizar outros modos de conhecimentos não hegemônicos, cujos principais autores(as) são: Franz Fanon, Aimé Cesáire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Ramón Grosfoguel, Catherine Walsh, Nelson Maldonado-Torres, Arturo Escobar e Ignacio Martín-Baró. Trabalha-se na perspectiva de contribuir com a construção de práticas psicológicas insurgentes ao status quo, desencadeadoras de movimentos de resistir, (re)existir e (re)viver ao propor um outro lugar de escuta e fala às humanidades subalternizadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) . , Integrantes: Tatiane Coelho Amaral - Integrante / Míriam Cristiane Alves - Coordenador / BEATRIZ FRANCHINI - Integrante / SUELEN DE SOUZA AMARAL - Integrante / IAGO MARAFINA DE OLIVEIRA - Integrante / ANDREI BASTOS DE CASTRO - Integrante / CATRINE MORTOLA SANTOS - Integrante / ÍNGRID MOURA DIAS - Integrante / TATIANE BORCHARDT DA COSTA - Integrante / LUCAS CASTRO FREIRE DE MORAES - Integrante / AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA - Integrante / EVELLYN GONCALVES DA ROSA - Integrante / SUELEN LEMONS CLASEN - Integrante / MARINA TREMPER - Integrante / MORGANA NUNES - Integrante / RAUL CARDOZO CORRÊA - Integrante / RENICE EISFELD MACHADO - Integrante / KIZZY LESSA COUTINHO VITORIA - Integrante / JOSIMARA GONÇALVES SCHUSTER - Integrante / UELQUER GUEDES DE SOUZA - Integrante / CAMILA DO CANTO PEREZ - Integrante / PATRICIA MEDRONHA SOARES - Integrante / MARIA LEONOR MESQUITA TARQUES DA SILVA - Integrante / CATIANE PINHEIRO MORALES - Integrante / MAIARA SCHEILA FREITAS SANTOS - Integrante / BARBARA MEDINA PERES - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Pelotas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Meneghetti. , Avenida 4 - loteamento Getúlio Vargas, 575, Getúlio Vargas, 96060140 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32737420

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - Atual

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/ESTATUTÁRIO, Carga horária: 20

2015 - Atual

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/ESTATUTÁRIO, Carga horária: 20

2007 - 2010

Prefeitura Municipal de Canguçu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/ESTATUTÁRIO, Carga horária: 20

2003 - 2003

Fundação Universudade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fiscal

Outras informações:
Participou como Fiscal o Processo Seletivo, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2003, totalizando 14 horas.

2001 - 2001

Fundação Universudade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Trabalho Voluntario, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Trabalho Voluntário no Departamento de Matemática

2001 - 2001

Fundação Universudade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio

Outras informações:
Participante de atividades de Apoio ao Processo Seletivo 2002, realizado nos dias 19, 20 e 211 de dezembro de 2001, junto à COPERVE, no Centro de Processamento de Dados, com total de 22 horas.

2011 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Tutora a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

2011 - 2011

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Observações e acompanhamento de pacientes em atendimento junto ao Centro de Neurodesenvolvimento da UFPel, com total de 16 horas.

2003 - 2004

Universidade Solidária

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Participação no Projeto Piscicultura Economia alternativa e colaboradora do VIII Prêmio Banco Real/Universidade Solidária, como membro da equipe da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS)