Michelle Patricia Amaral Fraga
Graduada em Relações Internacionais na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Campus de Ribeirão Preto. Foi bolsista PIBIC/CNPq de iniciação científica em 2016, na linha de Estudos para a Paz, com artigo produzido sob o título "O L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz".
Voluntária na Caritas - Bauru, no trabalho com Imigrantes e Refugiados; membro do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) - Ribeirão Preto.
Informações coletadas do Lattes em 17/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Fisioterapia
2009 - 2012
Universidade Federal de São Carlos
Título: O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória
Orientador: Rosana Mattioli
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Neuropsicofarmacologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Organização de eventos
FRAGA, M. P. A. . Geopolítica da África no século XX: um convite para a Universalização. 2016. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Religião e Espaços Transregionais: geopolítica das Igrejas Cristãs e da África nos séculos XIX e XX. 2016. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Mega-acordos regionais e multilateralismo: para onde vai o comércio mundial. 2016. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Visita técnica: Brasília. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Minicurso: União Europeia. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Caso Petrobrás. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . IV Encontro da Cultura: Alemanha. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Programas de Integração dos Povos e a atuação do Rotary Internacional na busca pela manutenção da paz. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . A Nova Agenda Global para o Desenvolvimento. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Simulação das Nações Unidas. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Projeto Por Dentro do Mundo Bélgica. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Como o Canadá lidera/coordena as ações de relações internacionais dos Governos Provinciais presentes no Brasil. 2015. (Outro).
FRAGA, M. P. A. . Projeto Por Dentro do Mundo: República Tcheca. 2015. (Outro).
Participação em eventos
1ª Rodada de Negócios - ACIRP. 2017. (Outra).
VII Simpósio de Relações Internacionais e Comércio Exterior da UNAERP.O L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para Paz. 2017. (Simpósio).
17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP. L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz. 2016. (Congresso).
VI Simpósio de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz. 2016. (Simpósio).
Global Conversation with the Minneapolis College about Climate Change. 2015. (Encontro).
Comércio Brasil-Canadá: Transporte e Logística. 2014. (Encontro).
Diplomacia em Saúde Global. 2014. (Encontro).
Encontro com a Vice-cônsul Honorária do Reino Unido, Jaqueline Wilkins. 2014. (Encontro).
Encontro com o Vice-cônsul Honorário da Espanha, Sr. Jacobo de Cal y Alonso. 2014. (Encontro).
O Vaticano e as Relações Internacionais. 2014. (Encontro).
Países Emergentes e o Cenário Internacional Contemporâneo: Tendências e Desafios. 2014. (Simpósio).
Política Externa dos EUA no governo Obama. 2014. (Encontro).
Profissional de Logística e suas diversidades profissionais Comércio Exterior. 2014. (Encontro).
Simulação das Nações Unidas. 2014. (Outra).
Situação econômica, financeira e política da Argentina. 2014. (Encontro).
Visita técnica: Empresa ELOG Logística Integrada, Consulado Honorário de Portugal e Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). 2014. (Outra).
Visita técnica: Empresa Natura Cosméticos. 2014. (Outra).
3º Congresso Médico Universitário de São Carlos. 2012. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória. 2012. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória. 2012. (Congresso).
Simpósio de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. 2012. (Simpósio).
XXVII Reunião Anual FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental). 2012. (Congresso).
XXVII Reunião Anual FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental). 2012. (Outra).
Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Efeitos do consumo crônico de etanol na neurogênese no hipocampo de ratos adultos bebedores voluntários de etanol (linhagem UChA). 2011. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2011. (Outra).
Simpósio de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. 2011. (Simpósio).
Comissão julgadora das bancas
COSTA NETO, J.. Efeitos do consumo crônico de etanol na neurogênese no hipocampo de ratos idosos bebedores voluntários de etanol (linhagem UChB). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.
MATIOLLI, R.; Serafim, K. R.;DAHER, F.. Papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de esquiva inibitória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.
SERAFIM, K.R.; Gianlourenço, A.C.L; Daher Pitta ,F. Papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de esquiva inibitória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.
Foi orientado por
Anatomia humana; 2010; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Marcelo Martinez;
Anatomia humana; 2010; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Marcelo Martinez;
Papel do Receptor H1 cerebelar na Consolidação da Memória de Esquiva Inibitória; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rosana Mattioli;
Efeitos do consumo crônico de etanol na neurogênese no hipocampo de ratos idosos bebedores voluntários de etanol (linhagem UChB); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Fernando Takase;
PAPEL DO RECEPTOR H1 CEREBELAR NA CONSOLIDAÇÃO DA MEMÓRIA DE ESQUIVA INIBITÓRIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Anna Carolyna Lepesteur Gianlorenco;
Produções bibliográficas
-
FRAGA, M. P. A. . O L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para Paz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FRAGA, M. P. A. . O L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FRAGA, M. P. A. . O L'Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para Paz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, M. P. A. . Cuidado com o Idoso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRAGA, M. P. A. ; GIANLOURENCO, A. C. ; MATTIOLI, R. . O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, M. P. A. ; GIANLOURENCO, A. C. ; MATTIOLI, R. . O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, M. P. A. ; TAKASE, L. . Efeitos do consumo crônico de etanol na neurogênese no hipocampo de ratos adultos bebedores voluntários de etanol (linhagem UChA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
O 'L'Osservatore Romano' na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz, Descrição: Este trabalho desenvolveu-se a partir da parceria do curso de Relações Internacionais da Universidade de Ribeirão Preto ? UNAERP com projeto interdisciplinar e interinstitucional de Pesquisa ?Fontes e Pesquisas sobre a história das missões cristãs na África: arquivos e acervos?, liderado pela professora Dra. Patrícia Teixeira Santos. Em abril de 2016, a convite da professora Dra. Sandra Rita Molina, a professora Patrícia ministrou o minicurso intitulado "Religião e Espaços Transregionais: geopolítica das Igrejas Cristãs e da África nos séculos XIX e XX" na UNAERP. Um dos resultados desta aproximação foi o projeto de iniciação científica da discente Michelle Patrícia Amaral Fraga, intitulado ?O L?Osservatore Romano na Perspectiva Teórica dos Estudos para a Paz?, contemplado com uma bolsa PIBIC (CNPq), o qual está inserido na linha de pesquisa de Estudos para a Paz, da professora Dra. Juliana de Paula Bigatão, orientadora da iniciação científica. O objetivo do trabalho foi acompanhar os editoriais internacionais do L?Osservatore Romano, periódico oficial da Santa Sé, e os discursos semanais do atual Papa Francisco, no período de março de 2013 a março de 2014, para observar cronologicamente o discurso da Igreja Católica quanto ao tema da paz e, posteriormente, analisá-lo de acordo com a literatura dos Estudos para a Paz, da área de Relações Internacionais. Dentro desse objetivo, buscou-se analisar a literatura de Estudos para a Paz; prospectar os editoriais internacionais do Jornal da Santa Sé a respeito dos temas de paz; e contrastar o posicionamento da Igreja Católica, a partir dos editoriais internacionais, com a literatura de Estudos para a Paz referentes à vertente da paz positiva. O estudo fundamentou-se teoricamente na proposta de Johan Galtung, tendo como base as definições de paz negativa e paz positiva, ancoradas nas abordagens desse autor a respeito das ações de paz, como peacemaking, peacekeeping e peacebuilding . A pesquisa justificou-se do ponto de vista teórico, visto que analisou os estudos de Galtung a respeito dos temas de Paz e de outros expoentes desta linha de pesquisa, além da análise dos editoriais internacionais do jornal da Santa Sé relacionados aos temas de paz. No âmbito mais amplo, este estudo também explora o papel da Santa Sé como ator político das Relações Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Michelle Patricia Amaral Fraga - Integrante / Juliana de Paula Bigatão - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
-
2011 - 2012
O papel do receptor H1 cerebelar na consolidação da memória de Esquiva Inibitória, Descrição: Estudo sobre o papel do receptor H1 cerebelar na aprendizagem e memória em camundongos, através do Teste de Esquiva Inibitória. Serão realizadas cirurgias para implantação de cânulas no cerebelo dos camundongos para implantação de substâncias durante os testes e, posteriormente, corantes para análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Michelle Patricia Amaral Fraga - Integrante / Rosana Mattioli - Coordenador / Ana Carolina Gianlourenço - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2011
Efeitos do consumo crônico de etanol na neurogênese no hipocampo de ratos idosos bebedores voluntários de etanol (linhagem UChB)., Descrição: Estudo dos efeitos do consumo crônico de etanol na proliferação celular e neurogênese no hipocampo de ratos idosos da linhagem UChB (bebedores voluntários de etanol). Tanto o consumo de etanol quanto o envelhecimento são potentes fatores de inibição da proliferação celular e neurogênese, esta combinação de fatores pode exacerbar os déficits cognitivos e comportamentais apresentados em usuários crônicos de etanol. Este projeto tem importantes correlações clínicas, umas vez que a diminuição da neurogênese hipocampal, pode ser, pelo menos em parte, responsável pelos déficits cognitivos e comportamentais comumente observados em pacientes idosos com histórico de uso crônico de etanol. Os dados obtidos neste trabalho ainda podem abrir novas perspectivas para estudos envolvendo o uso de substâncias para neuroproteção contra os efeitos do etanol ou para estimulação da neurogênese com objetivos de amenizar ou até mesmo reverter estes déficits, tanto na população jovem quanto na idosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Michelle Patricia Amaral Fraga - Integrante / Luiz Takase - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Prêmios
2017
Prêmio de Honra ao Mérito pelo Trabalho Científico apresentado no VII Simpósio de Relações Internacionais e Comércio Exterior da UNAERP, UNAERP.
2016
Prêmio de 2º melhor Trabalho Científico apresentado no VI Simpósio de Relações Internacionais e Comércio Exterior da UNAERP, UNAERP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Ribeirão Preto, Curso de Relações Internacionais. , Avenida Costábile Romano, 2201, Ribeirânia, 14096000 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36037000
Experiência profissional
2014 - 2017
Universidade de Ribeirão PretoVínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação
Atividades
-
11/2017 - 06/2018
Estágios , Khouse, .,Estágio realizado, Auxiliar Administrativo.
-
03/2017 - 09/2017
Estágios , NewNutrition Brasil Alimentos Nutricionais LTDA, .,Estágio realizado, Responsável pela implantação dos setores de Exportação e de Atacado da empresa..
-
08/2016 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Relações Internacionais, .,Linhas de pesquisa
-
03/2015 - 03/2017
Estágios , Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .,Estágio realizado, Estágio no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais e Comércio Exterior (NEPRI/NECCEX) na Universidade de Ribeirão Preto..
-
03/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Relações Internacionais, .,Cargo ou função, Membro Discente do Colegiado de Relações Internacionais..
-
06/2015 - 08/2015
Estágios , Consulado Honorário da Alemanha - Ribeirão Preto/SP, .,Estágio realizado, Auxílio nas atividades administrativas do Consulado..
-
08/2014 - 11/2014
Estágios , AIESEC, .,Estágio realizado, Estágio na área de captação de intercambistas para desenvolverem projetos sociais em Ribeirão Preto..
2011 - 2012
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30
Outras informações:
Estudo sobre o papel do receptor H1 cerebelar na aprendizagem e memória em camundongos, através do Teste de Esquiva Inibitória. Serão realizadas cirurgias para implantação de cânulas no cerebelo dos camundongos para implantação de substâncias durante os testes e, posteriormente, corantes para análise.
2010 - 2011
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Estudo dos efeitos do consumo crônico de etanol na proliferação celular e neurogênese no hipocampo de ratos idosos da linhagem UChB (bebedores voluntários de etanol). Tanto o consumo de etanol quanto o envelhecimento são potentes fatores de inibição da proliferação celular e neurogênese, esta combinação de fatores pode exacerbar os déficits cognitivos e comportamentais apresentados em usuários crônicos de etanol. Este projeto tem importantes correlações clínicas, umas vez que a diminuição da neurogênese hipocampal, pode ser, pelo menos em parte, responsável pelos déficits cognitivos e comportamentais comumente observados em pacientes idosos com histórico de uso crônico de etanol. Os dados obtidos neste trabalho ainda podem abrir novas perspectivas para estudos envolvendo o uso de substâncias para neuroproteção contra os efeitos do etanol ou para estimulação da neurogênese com objetivos de amenizar ou até mesmo reverter estes déficits, tanto na população jovem quanto na idosa.
Atividades
-
01/2013 - 01/2014
Serviços técnicos especializados , Clínica Balance, .,Serviço realizado, Fisioterapia Geral, Ortopédica e Neurológica.
-
01/2012 - 03/2012
Estágios , Programa de Saúde da Família, .,Estágio realizado, Fisioterapia em Saúde da Família.
-
03/2010 - 07/2010
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos - SP, .,Serviço realizado, Monitoria na disciplina de Anatomia Humana.
Você é Michelle Patricia Amaral Fraga?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michelle Patricia Amaral Fraga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?