Rosana de Mont'Alverne Neto

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e Mestrado em Educação pela UFMG, tendo defendido, em 30 de novembro de 2009, a dissertação intitulada "Correspondências do Cárcere: Um estudo sobre a linguagem de prisioneiros", sob a orientação da Professora Doutora Francisca Maciel. Possui ainda os títulos de Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Arte-Educação: da Palavra Oral à Escrita, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), atuando como Professora do Curso de Formação de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura, Editora-chefe, Contadora de Histórias e Palestrante nas áreas da Educação, Livro, Leitura e Literatura Infanto-Juvenil (www.aletria.com.br). É funcionária aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde ingressou por concurso público de provas e títulos em 1984. É Presidente da Câmara Mineira do Livro (2014/2018). É membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais (2016). É Conselheira do CONSEC - Conselho Estadual de Cultura e Políticas Culturais de Minas Gerais (2017/2018). É Coordenadora-Geral do Plano Estadual do Livri, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, representando a sociedade civil (2016). É autora dos livros infantis "Meu pai é uma figura" (2011); "O ovo amarelinho da galinha do vizinho" (2011) e "Todas as cores de Malu" (2016), todos publicados pela Aletria Editora, Belo Horizonte. É tradutora de Literatura Infantil e Juvenil (francês e espanhol). Co-autora e organizadora de diversas obras nas áreas de Tradição Oral e Literatura Infantil e Juvenil.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2007 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Correspondências do cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Professora Doutora Francisca Izabel Pereira Maciel
Palavras-chave: Cartas, Prisão, Linguagem, Análise do Discurso.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Arte-Educação: da Oralidade à Escrita

2004 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Encantadores de Histórias: A contribuição das narrativas orais na ressocialização de condenados
Orientador: Gislayne Avelar de Matos

Especialização em Administracao de Recursos Humanos

1997 - 1998

Fundação Getúlio Vargas
Título: O Poder Judiciário do Futuro
Orientador: Sávio Palazzo

Graduação em Direito

1979 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Formation de Formateurs. (Carga horária: 20h). , Ecole Nationale de La Magistrature, ENM, França.

2003 - 2003

Elaboração de Proj. Sociais e Captação de Recursos. (Carga horária: 32h). , Associação Mineira de Promoção das Entidades de Interesse Social, AMEIS, Brasil.

2002 - 2002

Ética em Sociedade: Reflexões e Atitudes. (Carga horária: 24h). , Escola Judicial do Tribunal de Justiça de MG, EJEF, Brasil.

1997 - 1997

Organizações Humanizadas e Competitivas. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Administração Pública, IBAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Narração de histórias tradicionais e literárias.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria das Graças Rodrigues Paulino

CORREA, H. T.; MACIEL, Francisca;PAULINO, Graça. Correspondências do cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros. 2009. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

Carmem Lúcia Eiterer

PAULINO, M. G. R.;Eiterer, Carmem Lucia; Maciel, Francisca I. P.; Martins, A. A.; Correa, Hercules T.. Correspondência do Cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisca Izabel Pereira Maciel

Correspondências do cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, S. ; Lins, Claudia ; MONT'ALVERNE NETO, R. ; Autores, vários . A vez e a voz da literatura infantil: o que escrevem e pensam seus autores. 1. ed. Maceió: Mundo Leitura, 2016. v. 1. 120p .

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . Todas as cores de Malu. 1. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2016. v. 1. 36p .

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . O ovo amarelinho da galinha do vizinho. 1. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2011. v. 1. 32p .

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . Meu pai é uma figura. 1. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2011. v. 1. 40p .

  • PAULINO, M. G. R. (Org.) ; EITERER, C. L. (Org.) ; CHIARETTO, M. (Org.) ; ABREU, J. V. (Org.) ; MONT'ALVERNE NETO, R. (Org.) ; MORAIS, E. M. C. (Org.) . Machado Presente: Contos para a leitura literária de educadores de crianças. 1. ed. Belo Horizonte: FAE-FALE da UFMG, linha Ed. Tela e Texto, 2008. v. 1. 84p .

  • MONT'ALVERNE NETO, R. ; MYRRHA, M. B. M. (Org.) . Feira de Histórias. 1. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2008. v. 1. 68p .

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . Na beiradinha. Belo Horizonte: Aletria, 2017. (Tradução/Livro).

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . Nícolas em O Presente. Belo Horizonte: Aletria, 2017. (Tradução/Livro).

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . Nícolas em Porque Sim. Belo Horizonte: Aletria, 2017. (Tradução/Livro).

  • MONT'ALVERNE NETO, R. ; GARREL, R. . Abracadatchum!. Belo Horizonte: Aletria, 2013. (Tradução/Livro).

  • MONT'ALVERNE NETO, R. ; Gamin, Isabelle . Nícolas. Belo Horizonte: Aletria, 2013. (Tradução/Livro).

  • MONT'ALVERNE NETO, R. . O último conto. Belo Horizonte: Aletria, 2013. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONT'ALVERNE NETO, R. ; Mont'Alverne Flores, Juliana . Instituto Cultural Aletria. 2005; Tema: Edição de livros infantis e juvenis e cursos de formação de contadores de histórias. (Site).

MONT'ALVERNE NETO, R. . A Arte de Contar Histórias. 2005. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    Educação Prisional, Descrição: O Projeto visa a ofertar educação como instrumento de ressocialização de presidiários e de desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. A educação prisional auxilia na reabilitação, incidindo no resgate social, minimizando a discriminação e favorecendo a autonomia e o resgate da auto-estima. Levar a EJA para os presídios demanda planejamento, organização, capacitação de professores e atenção especial para a diversidade, as necessidades e identidades desse público específico. Ciente da sua importância nesse cenário e da sua responsabilidade social, o TJMG cedeu uma servidora/pesquisadora para, em parceria com a UFMG, desenvolver ações relativas à educação prisional nos diversos estabelecimentos prisionais do Estado de Minas Gerais. O direito à educação à população carcerária é afirmação de um direito humano universal, conforme disposto na Constituição Federal e na LEP (Lei de Execução Penal). O TJMG une-se à UFMG, representada pela Faculdade de Educação (FaE), com intuito de capacitar professores e outros profissionais da educação para atuar com o primeiro e o segundo segmento da EJA dentro dos presídios, tendo como diferencial o letramento literário e a formação de leitores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosana de Mont'Alverne Neto - Coordenador / Francisca Izabel Pereira Maciel - Integrante / Juliana Valéria de Abreu - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Correspondências do Cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros, Descrição: O projeto consiste na leitura e análise de 800 cartas de prisioneiros de diversos presídios do Estado de Minas Gerais, dirigidas aos Desembargadores do TJMG, todas do ano de 2006, a fim de levantar características dos seus textos que permitam identificar seus códigos de linguagem que poderão ser usados para uma melhor compreensão sócio-cultural das sociedades marginais que se formam nas prisões mineiras, bem como suas necessidades, demandas e críticas ao sistema carcerário. Trabalhando com o conceito de língua como discurso e considerando as relações e representações do preso e da autoridade constituída, num espaço e num tempo definidos, pretendemos elaborar um estudo que permita oferecer possíveis contribuições para o campo sócio-jurídico e da Educação e da Linguagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosana de Mont'Alverne Neto - Integrante / Francisca Izabel Pereira Maciel - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Produção literária para crianças e jovens no Brasil: Perfil e desdobramentos textuais e Paratextuais, Descrição: Este projeto de pesquisa, de natureza interinstitucional, tem como propósito o estudo da produção literária e de seus múltiplos aspectos textuais e paratextuais, em livros de literatura para crianças e jovens lançados no Brasil no período de 2005 a 2008, e submetidos à avaliação pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ). Pretende-se, com essa análise, conhecer a produção recente para crianças e jovens do ponto de vista de sua inserção no domínio discursivo literário, bem como do ponto de vista das características do suporte. Visamos à criação e à alimentação de uma base de dados, contendo uma diversidade de informações que permita mapear a produção neste campo submetida à FNLIJ no anos de 2005 a 2008. Tal base de dados abarcará, além do gênero literário dessas publicações, a natureza do suporte, o formato editorial, qualidades e características da ilustração e dados sobre os autores e ilustradores. Esse material permitirá num segundo momento análises mais detidas a partir de cada um desses fatores, possibilitando verificar inclusive em que medida concorrem para a construção ou não de um texto de qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosana de Mont'Alverne Neto - Integrante / Maria das Graças Rodrigues Paulino - Coordenador / Maria Zélia Versiani Machado - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / Aparecida Paiva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, Câmara Municipal de Belo Horizonte - MG.

2002

Homenagem Especial, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.

2002

Troféu "Tancredo Neves", Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e Revista "Dinâmica dos Fatos".

1997

Medalha "Ruy Gouthier de Vilhena", Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.

1990

Medalha da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Cultural Aletria, Presidência. , Praça Comendador Negrão de Lima, 81 D, Floresta, 31015310 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32967903, Fax: (31) 32960779, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - Atual

    Instituto Cultural Aletria

    Vínculo: Fundadora-Presidente, Enquadramento Funcional: sócia-proprietária

    Outras informações:
    No Instituto Cultural Aletria, sou também professora dos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, Editora e Produtora Cultural.

  • 1984 - 2014

    Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Especial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    No TJMG, ocupei os seguintes cargos: - Diretora da Magistratura; - Secretária de Recursos Humanos; - Secretária da Corregedoria-Geral de Justiça; - Diretora-Executiva do Centro de Educação Continuada; - Diretora-Executiva da Escola Judicial "Desembargador Edésio Fernandes" - Assessora Especial

  • 2009 - 2009

    Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Funcionária do TJMG à disposição da UFMG

    Outras informações:
    Em julho de 2009, em virtude de assinatura de Termo de Cooperação Técnica e Científica entre o TJMG (órgão com o qual tenho vínculo como funcionária efetiva) e a UFMG, estou à disposição daquela Universidade para desenvolver pesquisas e projetos de interesses comuns das duas instituições, a saber: Projeto "Resposta", fruto da minha pesquisa de mestrado e a pesquisa sobre "Educação Prisional". Além disso, atuo como pesquisadora no GPELL - Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, sob a coordenação da Professora Doutora Célia Abicail e no LIED - Literatura para Educadores, sob a coordenação da Professora Doutora Graça Paulino.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: aluna

  • 2014 - Atual

    Camara Mineira do Livro

    Vínculo: Mandato de 4 anos, Enquadramento Funcional: Presidente eleita conforme estatuto