Marcos Antonio Rehder Batista

Bacharel e Mestre em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, e doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia pela mesma instituição. Formação complementar, curso de Métodos Quantitativos para Ciências Sociais (UFMG/2001). Experiência em sociologia funcionalista sistêmica de médio alcance, sociologia da tecnologia, neofuncionalismo, teoria da ação coletiva, teoria do conflito e teoria da estruturação. Atualmente, como doutorando no programa de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisa redes de inovação tecnológica para produção de energia a partir de resíduos, sob a ótica do Paradigma da Economia Circular, utilizando as abordagens da economia neoevolucionária e da gestão estratégica de nichos de inovação.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Desenvolvimento Econômico

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Economia circular nos nichos de inovação para a produção nacional e europeia do biogás.,
Maria Ester Soares Dal Poz.

Mestrado em Sociologia

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: As consequências previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert K. Merton,Ano de Obtenção: 2010
Profa. Dra. Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: estrutural-funcionalismo; sistemas sociais; sociologia do conflito; teoria da estruturação; teoria de médio alcance.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Sociologia

1997 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: A formação da comunidade Linux
Orientador: Thomas Patrick Dwyer

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Temático Nesefi.Interação & conflito e inovação & integração organizacionais no funcionalismo de Robert K. Merton. 2008. (Seminário).

I Simpósio de pesquisa de pós-graduandos em sociologia USP, Unicamp e Ufscar..As consequências previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert K. Merton. 2008. (Simpósio).

23a Reunião Brasileira de Antropologia. Pesquisa sobre a Comunidade Linux. 2002. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Sociologia.Pesquisa sobre a Comunidade Linux. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rubem Murilo Leão Rego

GOUVEA, G. F. P.;REGO, R. M. L.; FERREIRA, L. C.. As consequências previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert K. Merton. 2010.

Rubem Murilo Leão Rego

REGO, R. M. L.. Das consequências não previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert Merton. 2010.

Lúcia da Costa Ferreira

Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa; Rubem Murilo Leão Rêgo;FERREIRA, Lúcia da Costa; LOURENÇO, Fernando; Valeriano Mendes Ferreira Costa. As Consequências previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert K.Merton.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - UNICAMP.

Gilda Figueiredo Portugal Gouvea

GOUVEA, G. F. P.; REGO, R. M. L.; FERREIRA, Lucia da Costa. As conseqüências previstas e não antecipadas da ação na análise funcional dos grupos de Robert K. Merton.. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Ester Soares Dal Poz

Economia circular e nichos de inovação na produção nacional do biogás; Início: 2017; Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, M. A. R. . A reflexividade na "análise funcional dos grupos" de Robert Merton. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, M. A. R. . Interação & Conflito e Inovação & Integração organizacionais no funcionalismo de Robert K. Merton. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, M. A. R. . Estido da rede de interação da Comunida Linux no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, M. A. R. . Pesquisa sobre a Comunidade Linux. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    URBAN LIVING LABS - MAPPING AND REDUCING WASTE IN THE FOOD ENERGY WATER NEXUS. (FAPES-BELMONT FORUM), Descrição: Tem como objetivo mapear e reduzir substancialmente os resíduos (derivados de ineficiências no uso de recursos) dos nexos entre a produção e uso de alimento, energia e água (food, energy and water), no âmbito de grandes metrópoles de 3 continentes: Europa, África e América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - 2009

    A reflexividade na 'análise funcional dos grupos' de Robert K. Merton: uma relação entre o funcionalismo e a teoria da estruturação de Anthony Giddens, Descrição: Aprofundamento do paralelismo entre o corpo conceitual dos dois autores, iniciado pelo próprio Giddens, em que se busca compreender como Merton dá conta do papel da interação na composição dos conflitos intergrupais, mudança e manutenção dos sistemas sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Rehder Batista - Integrante / Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    ESTUDO DA MORTALIDADE DAS EMPRESAS PAULISTAS 2006, Descrição: Definição do universo de pesquisa e aplicação de questionário para empresários da Região Administrativa de São João da Boa Vista/SP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1999 - 2001

    Estudo sobre a comunidade Linux no Brasil, Descrição: Análise da representação simbólica do sistema operacional open source Linux, em páginas pessoas na internet, vinculando as diversas forma com que este é veiculado nestes conteúdos com os diferentes perfis dos donos das páginas. Foi usada a metodologia de análise de discurso e a análise da ideologia da racionalidade instrumental de Horkheimer e Habermas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Rehder Batista - Integrante / Thomas Patrick Dwyer - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Bolsa.

  • 1997 - 1997

    Imagens Midiáticas do Natal, Descrição: Estudo de análise de conteúdo no jornal Correio Popular/Campinas, sobre a veiculação de símbolos natalinos no ano de 2006. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Rehder Batista - Integrante / Giovanna Acácia Tempesta - Integrante / Maria das Graças Conde Caldas - Coordenador.Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional