MONICA TEREZA MACHADO MASCARENHAS

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1999 - 2003

Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ
Título: Avaliando a Implementação da Atenção Básica em Saúde no Município de Niterói, RJ: Estudos de caso em Unidade Básica de Saúde e Módulo do Programa Médico de Família
Orientador: Célia Maria de Almeida e Zulmira Maria de Araujo Hartz
Palavras-chave: Avaliação da Atenção Básica em Saúde; Programa Médico de Família; Processo de Trabalho em Saúde; Acolhimento Vínculo Responsabilização.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Educação

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Meninos/Meninas de Rua: dos princípios gerais do UNICEF à uma visão de atendimento local,Ano de Obtenção: 1996
Speranza França da Mata.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, CNPQ, Brasil. Palavras-chave: Movimentos Sociais; Infância e Adolescência; Participação Comunitária.

Especialização em Educação Em Saúde Pública

1989 - 1990

Universidade Federal Fluminense
Título: Saúde Entre Todos: uma prática educativa em saúde na escola

Graduação em Medicina Veterinária

1976 - 1980

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Avaliação de Serviços de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERGER, S.M.D ; MERINO, M. ; CAVALARI, R. ; LATGE, P. ; OLIVEIRA, LC ; CLARKSON, E ; MACHADO, M.T. ; CARVALHO, GMA . Encontro: É preciso de uma cidade inteira para cuidar de uma criança! Conexões e Afetos. 2019. (Outro).

MACHADO, M.T. ; SILVA, V. V. . Atividades de Educação em Saúde no Projeto Grael - OUTUBRO ROSA. 2018. (Outro).

MACHADO, M.T. ; NIGRO, M. . Feira de Ciência do Colégio Estadual Fernando Magalhães (CEFM). 2018. .

MACHADO, M.T. ; SILVA, V. V. . Oficinas de Controle de Tabaco. 2018. (Outro).

MASCARENHAS, M. T. M. . II Simpósio Saúde Integral do Adolescente: "Drogas - adolescer na vulnerabilidade dos vícios". 2015. (Outro).

MASCARENHAS, M. T. M. ; ROSENTHAL, R. ; SANTOS, M. E. F. R. ; ERTHAL, L. ; DAVILA, A. ; LOURES, A. F. . I Simpósio de Saúde Integral do Adolescente. 2013. (Outro).

SILVA JUNIOR, A. G. ; KOIFMAN, L. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; OLIVEIRA, G. S ; FERNANDEZ, V. ; ALVES, M. G. M. . Oficina da Rede UFF de Saúde Coletiva. 2013. (Outro).

MASCARENHAS, M. T. M. ; PATRICIA DAFLON ; KOIFMAN, Lilian . Oficina Saber Cuidar / Viva Saúde. 2009. (Outro).

MASCARENHAS, M. T. M. . Oficina de Familiarização - Polo/UFF/FMS-Niterói.. 1998. (Outro).

MASCARENHAS, M. T. M. . Jornada - Formação, Capacitação e Educação Permanente de Pessoal com Enfoque em Saúde da Família.. 1998. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio do Instituto de Saúde Coletiva: Práticas em Educação Popular em Saúde.. 2018. (Simpósio).

VII Conferência Curricular do Curso de Medicina da UFF. 2018. (Outra).

I Simpósio do Instituto de Saúde Coletiva da UFF.Formação em saúde: integração ensino-serviço. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Internacional em Pesquisa - recherche avc. 2016. (Simpósio).

Seminários PMAQ e Mais Médicos. 2016. (Seminário).

XIX Semana de Monitoria UFF.Programa de monitoria da disciplina PGS I. 2016. (Seminário).

XXI Semana de Extensão UFF.Qualidade de vida, vulnerabilidade e médico de família. 2016. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2015 ? XVIII Semana de Monitoria da UFF.A Integração entre Prática e Teoria: refletindo a realidade a partir dos conceitos de PGS I. 2015. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2015 ? XVIII Semana de Monitoria da UFF.(IM)Paciente: projeto de página na internet de avaliação de prestadores de serviço em saúde. 2015. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2015 - XX Semana de Extensão da UFF.Saúde do Adolescente: Uma Nova Visão da Educação em Saúde em uma Escola Pública no Bairro de Jurujuba em Niterói, RJ. 2015. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2014 ? XVII Semana de Monitoria da UFF.A Integração entre Prática e Teoria: refletindo a realidade a partir dos conceitos de PGS I. 2014. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2014 - XIX Semana de Extensão da UFF.Saúde do Adolescente: Uma Nova Visão da Educação em Saúde em uma Escola Pública no Bairro de Jurujuba em Niterói, RJ. 2014. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2014 - XVII Semana de Monitoria da UFF.(IM)Paciente: projeto de página na internet de avaliação de prestadores de serviço em saúde. 2014. (Seminário).

Agenda Acadêmica 2013 - XVIII Semana de Extensão da UFF.Saúde do Adolescente: Uma Nova Visão da Educação em Saúde em uma Escola Pública no Bairro de Jurujuba em Niterói, RJ. 2013. (Seminário).

Encontro Rede-UFF Saúde Coletiva - PET / Rede de Articulação com os Municípios Friburgo, Volta Redonda, Rio das Ostras e Pádua. 2013. (Encontro).

III Seminário Nacional para Promoção de Direitos Humanos no Contexto do HIV e Aids? e ?Diálogo Nacional sobre o HIV e o Direito. 2013. (Seminário).

Seminário do PIBICUFF.Análise de implantação do acolhimento com classificação de risco em emergência de unidade hospitalar. 2013. (Seminário).

1 Fórum Nacional de Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.Percepção Corporal e RPG: caminhos para a integração entre consciência e beleza do corpo. 2012. (Simpósio).

5ª Oficina do GT de Avaliação Externa do Saúde Mais Perto de Você - Acesso e Qualidade. 2012. (Outra).

III Conferência Curricular do Curso de Medicina. 2012. (Simpósio).

III Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro AMFaC RJ e a 2ª Jornada Rio -Espírito Santo de Medicina de Família e Comunidade. A educação permanente enquanto prática avaliativa amistosa à integralidade em Teresópolis RJ. 2012. (Congresso).

Oficina PMAQ - Capacitação e Seleção da Equipe. 2012. (Oficina).

Oficina PMAQ - Construindo os Instrumentos. 2012. (Oficina).

Oficina PMAQ - Treinamento para Trabalho de Campo. 2012. (Oficina).

Seminário Anual da Rede de Pesquisas APS. 2012. (Seminário).

Seminário Anual da Rede de Pesquisas APS. 2012. (Seminário).

V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Práticas Avaliativas como processos de mediação e participação cidadã na construção da integralidade. 2012. (Congresso).

V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Percepção da Consciência Corporal e da Beleza Estética nos Adolescentes. 2012. (Congresso).

XVII Semana de Extensão da UFF.Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade. 2012. (Seminário).

XVII Semana de Extensão da UFF.(IM)Paciente: projeto de página na internet de avaliação de prestadores de serviço em saúde. 2012. (Seminário).

XVII Semana de Extensão da UFF.Sexualidade na adolescência e sua relação com a vulnerabilidade. 2012. (Seminário).

XXII Jornada Científica da UFF.Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família. 2012. (Seminário).

12° Congresso Paulista de Saúde Pública. O Triângulo de Governo na Implantação e Implementação do PSF em Divinópolis/MG. 2011. (Congresso).

1 Congresso Mineiro de Atenção Primária à Saúde / XIII Encontro de Atualização em APS.. Atenção Básica e Integralidade. 2011. (Congresso).

29ª Jornadas Chilenas de Salud Publica. La importancia de los escenarios de aprendizage em la formación en salud para la integralidad. 2011. (Congresso).

49 Congresso Brasileiro de Educação Medica (COBEM). Educação preventiva para o uso de drogas por escolares do bairro de Jurujuba, em Niterói/RJ: a ação da tríade articulada universidade-comunidade-serviço de saúde. 2011. (Congresso).

49 Congresso Brasileiro de Educação Medica (COBEM). A Importância dos Cenários de Aprendizagem na Formação em Saúde com vistas à Integralidade. 2011. (Congresso).

III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Análise dos Efeitos sobre a Qualidade de Vida do Idoso. 2011. (Seminário).

II Oficina de Trabalho de Planejamento em Saúde.Planejamento de Atividades. 2011. (Oficina).

I Oficina de Trabalho de Planejamento em Saúde.Planejamento de Atividades. 2011. (Oficina).

I Seminário Internacional: Saúde Coletiva, Bioética, e suas Multiplicidades. 2011. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humana em Saúde. A importância da orientação postural e da RPG na integração entre consciência corporal e beleza estética. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humana em Saúde. Educação permanente em saúde enquanto prática avaliativa amistosa à integralidade no Município de Teresópolis. 2011. (Congresso).

XVI Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense.Saúde do Adolescente: o uso de drogas lícitas, ilícitas e suas consequências. 2011. (Seminário).

XVI Semana de Monitoria da UFF.AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO NA DISCIPLINA PLANEJAMENTO E GERÊNCIA EM SAÚDE I. 2011. (Seminário).

XVI Semana de Monitoria da UFF.Disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde: refletindo sua abordagem pedagógica. 2011. (Encontro).

I Conferência Curricular do Curso de Medicina. 2010. (Simpósio).

XIII Semana de Monitoria da UFF.Estratégias de Abordagem de Temas em Planejamento e Gerência em Saúde I. 2010. (Encontro).

X Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde.Avaliação da Atenção Básica sob a Ótica da Integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. 2010. (Seminário).

X Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde.Coordenador da Ágora VI - Práticas Avaliativas na Saúde. 2010. (Seminário).

XV Semana de Extensão da UFF.Sexualidade na Adolescência. 2010. (Encontro).

47 Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Hernesto. A importância da intersetorialidade em ações de promoção de saúde. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO NO BAIRRO DE JURUJUBA, NITERÓI/RJ. 2009. (Congresso).

XII Semana de Monitoria da UFF.Estratégias de abordagem dos temas da disciplina PGS 1. 2009. (Encontro).

XIV Semana de Extensão da UFF.Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família. 2009. (Encontro).

46 Congresso Científico do HUPE - Saúde do Adolescente. 2008. (Congresso).

Seminário A construção da rede de saúde pública de Niterói e os desafios da formação em saúde: 20 anos de SUS - Histórias, Limites e Perspectivas. 2008. (Seminário).

XIII Semana de Extensão UFF.Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: sexualidade do adolescente. 2008. (Encontro).

XIII Semana de Extensão UFF.Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: alimentação e meio ambiente. 2008. (Encontro).

XI Semana de Monitoria UFF.Cuba: saúde, revolução e outras histórias. 2008. (Encontro).

Oficina de Meta-avaliação do Estudo de Linha de Base (ELB) - PROESF em Minas Gerais e Espírito Santo. 2007. (Oficina).

QUALIHOSP 2007 - VII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. Contribuições da Integralidade na Avaliação de Redes de Atenção à Saúde. 2007. (Congresso).

Simpósio sobre Integralidade e Saúde Suplementar: Formação e Práticas Avaliativas. 2007. (Simpósio).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social/IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/XIV Congress of the International Association of Health Policy. Contribuições da Integralidade na Avaliação de Redes de Atenção à Saúde. 2007. (Congresso).

XVIII Congresso da Associação Latina de Análises de Sistemas de Saúde. Um Método de Avaliação da Atenção Básica com Base na Experiência do PROESF. 2007. (Congresso).

44 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Programa Médico de Família de Niterói (PMFN) e Trabalho de Campo Supervisionado: uma mistura versátil e vencedora na formação de base de futuros médicos. 2006. (Congresso).

44 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Atividade com adolescentes da Escola Estadual Fernandes Magalhães no bairro de Jurujuba.. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

IX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Material didático em cd: uma nova metodologia didático-pedagogica na disciplina de PGS I. 2006. (Outra).

IX Semana de Monitoria da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.A implementação de uma metodologia didático-pedagógica sobre mercado de trabalho médico na disciplina de Planejamento e Gerencia em Saúde I. 2006. (Outra).

VI Seminário do Projeto Integralidade - Gestão em Redes. 2006. (Seminário).

Curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2005. (Outra).

Estudos de Linha de Base PROESF - região Sudeste - Lote 1 Minas Gerais e Espírito Santo - Seminário Pós-Caso.Seminário Pós-caso. 2005. (Oficina).

Estudos de Linha de Base PROESF - Região Sudeste - Lote 1 Minas Gerais e Espítrito Santo - Oficina para Pesquisadores de Campo.Oficina para pesquisadores de campo. 2005. (Oficina).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea. 2005. (Congresso).

Primeiro Seminário Nacional dos Estudos de Linha de Base da Atenção Básica.Primeiro Seminário Nacional dos Estudos de Linha de Base da Atenção Básica. 2005. (Seminário).

Taller sobre Evaluación de Tecnologías Sanitárias.Taller sobre Evaluación de Tecnologías Sanitárias. 2005. (Oficina).

Curso Básico de Manejo Clínico e Transmissão Vertical para DST-HIV/AIDS.Curso Básico de Manejo Clínico e Transmissão Vertical para DST-HIV/AIDS. 2004. (Outra).

Curso sobre Trabalho de Grupo com Gestantes. 2004. (Outra).

Simpósio Nacional sobre a Juventude Brasileira. 2004. (Simpósio).

III Seminário do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano dos Serviços de Saúde. 2003. (Seminário).

II Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Graduação na Área da Saúde. 2003. (Seminário).

Semana de Monitoria, Semana de Extensão e Seminário de Iniciação Científica.Agenda Acadêmica UFF. 2003. (Seminário).

Seminário sobre os Modelos tecnoassistenciais em Saúde.Seminário sobre os Modelos tecnoassistenciais em Saúde. 2003. (Seminário).

Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia.Seminário de atualização em Atenção Primária, ministrado pela Dra Barbara Starfield. 2002. (Seminário).

Curso de Especialização em Gerência de Processos de Capacitação Profissional e Serviços de Saúde.Participação no Módulo Planejamento e Gerência em Saúde. 2002. (Outra).

Encontro Estadual de Supervisores de Saúde da Familia - RJ.VII Encontro Estadual de Saúde da Família. 2002. (Encontro).

I Encontrro Estadual da Atenção Básica.Encontro de nivel regional. 2002. (Encontro).

Levantamento de demandas e compromissos entre técnicos e o coletivo da coordenação do Programa de Saúde da Família.Paricipação e coordenação da Oficina : Levantamento de demandas e compromissos entre técnicos e o coletivo da coordenação do Programa de Saúde da Família. 2002. (Oficina).

Seminário 10 anos do Programa Médico de Família.Seminário 10 anos do Programa Médico de Família. 2002. (Seminário).

Seminário de Aprofundamento do Encontro Estadual de Avaliação da Atenção Básica.Seminário de Aprofundamento do Encontro Estadual de Avaliação da Atenção Básica. 2002. (Seminário).

Seminário de Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia..Seminário de Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia.. 2002. (Seminário).

Seminário de Avaliação "10 anos de Programa Médico de Famíla".Seminário de Avaliação dos 10 anos de Programa Médico de Famíla em Niteroi. 2002. (Seminário).

Seminário de avaliação do Programa de Saúde da Família.Seminário de avaliação do Programa de Saúde da Família. 2002. (Seminário).

Seminário de Saúde da Família.Seminário de Saúde da Família. 2002. (Seminário).

VII Semana de Extensão da UFF.VII Semana de Extensão da UFF: Educação - Que País é Esse?. 2002. (Outra).

JORNADA CIENTÍFICA FIOCRUZ/ENSP.Jornada Cientifica. 2001. (Outra).

Seminario para Desarrollo de Protocolos de Investigación.Seminário promovido pela rede de investigação em sistemas e serviços de saúde no cone sul da America Latina. 2001. (Seminário).

.JORNADA CIENTÍFICA FIOCRUZ/ENSP.Jornada Cientifica. 2000. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patricia Daflon Vilas Boas Augusto

MACHADO, M.T.. Caminhos a caminhar: análise da coordenação do cuidado pela atenção primária através de itinerários terapêuticos de pacientes hipertensos em reabilitação por acidente vascular cerebral. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Mangia

MACHADO, MONICA TEREZA CHRISTA. Resiliência e promoção da saúde: quais as práticas possíveis para o profissional de saúde na atuação com crianças, adolescentes e suas famílias?. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Filipe Velozo

MACHADO, MONICA TEREZA CHRISTA. A promoção e cuidado em saúde com adolescentes do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciane Dutra Falcão

KOIFMAN, L.;MACHADO, M.T.; GARBIN, H.B.R.. A Internet como Coadjuvante no Emponderamento dos Pacientes que Vivem com HIV/Aids. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andreia Pereira

KOIFMAN, L.;MACHADO, M.T.; BANDEIRA, MC. Dilemas éticos na educação em saúde no programa saúde na escola - a vivência de profissionais de atenção básica do Centro Saúde Escola Lapa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luana Thamires Rocha dos Santos

MACHADO, M.T.; CORVINO, M.; CAMPOS, C. E. A.; ALEXANDRE, G.. Avaliação da atenção primária em saúde em Niterói: integralidade e coordenação do cuidado usando o PCATool. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jaina Larissa Bastos Costa de Oliveira

KOIFMAN, Lilian; MATTOS, R. A.;MACHADO, M.T.. A Atenção Básica no Município de Niterói: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Santos Krull

KOIFMAN, Lilian; MOREIRA, LCH; ARAÚJO, JWG;MACHADO, M.T.. Educação Permanente em Saúde e Concepções dos Profissionais da Estratégia da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Verônica Alves Martins

KOIFMAN, L.; MAKSUD, I; ROMÃO, JEE;MACHADO, M.T.. Ouvidoria do SUS: dispositivo de participação social?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Latgé

SILVA JR, Aluisio Gomes da;MACHADO, M.T.. Saúde Mental no Município de Niterói. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Valeria Costa

SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da;MACHADO, M.T.; CARDOSO, Gisela Cordeiro Pereira; ALVES, M. G. M.; MAKSUD, I. Adesão ao Tratamento para Tuberculose Multirresistente: estudo de caso em uma unidade ambulatorial de referência terciária em niterói/rj. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rachel Bicalho de Lima

SILVA JR, Aluisio Gomes da;MACHADO, M.T.; CASTRO, C.S.O. Itinerários Terapêuticos na Assistência Farmacêutica na Atenção Básica em Saúde do Município de Presidente Kennedy / ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Milena Rocha Barbosa

CAMPOS, E. M. S.; ARAUJO, M. R. N.; FARAH, B. F.;MACHADO, M.T.. Análise do 1 ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica em um município de médio porte. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Penha Faria da Cunha

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; KOIFMAN, L.; DAVID, H. M. S. L.; BOTTI, S. H.. A Produção do Cuidado nos Processos de Trabalho da Atenção Básica no Município de Nova Friburgo - RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ernesto Faria Neto

Ribeiro, C. D. M.; SILVA JR, Aluisio Gomes da;MACHADO, M.T.; Flauzino, R.F.; GONDIM, G. M. M.. O Programa Médico de Família (PMF) em Niterói: o território das práticas em saúde pública no Preventório. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandra de Matos Botelho da Costa

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.; ALVES, M. G. M.. O Corpo e a imagem cororal em adolescentes: um estudo em escola pública no bairro de Jurujuba- Niterói. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Felipe Martins dos Santos

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.. Analise de Implantação do acolhimento com Classificação de Risco em Emergencia de Unidade Hospitalar. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elizabeth da Silva de Alcantara

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; FAVORETO, C. A. O.. A Construção da Integralidade em Saúde na Comunidade da Mangueira. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Fernando Lyra da Silva

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; MIRANDA, EM. Extensão Universitária na UFF: uma análise crítica no campo da saúde com foco na formação.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Marin

MASCARENHAS, M. T. M.; GOUVÊA, M; KATLIN, M; CASSOTI, E; GUIMARÃES, M. Inserção das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família do município de Niterói, RJ.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giselle Vital Gobbi da Gama Cruz

MASCARENHAS, M. T. M.SILVA JUNIOR, A. G.; PINHEIRO, R. A integralidade como dispositivo ético político pedagógico da educação permanente na formação gerencial do SUS em municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Albanéa Baylão Trevisan

MASCARENHAS, M. T. M.SILVA JUNIOR, A. G.. Análise do cuidado em saúde na atenção básica em Piraí - RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração em Saúde) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Luciane Ribeiro

MASCARENHAS, M. T. M.; BASTOS, R.R.; TEIXEIRA, M. T. B.. Prevalência e fatores associados à não realização do exame citopatológico do colon do útero na Zona Norte do Município de Juiz de Fora. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Manuella Barbosa Feitosa

MASCARENHAS, M. T. M.; BASTOS, R.R.; CAMPOS, E. M. S.; BUSTAMANTE, M. T.. O acesso e a utilização dos serviços de saúde materno-infantis no Município de Juiz de Fora - MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcela de Souza Caldas

MASCARENHAS, M. T. M.SILVA JUNIOR, A. G.. A Estratégia de Saúde da Família na perspectiva do usuário. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração em Saúde) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Thaís Sayuri Yamamoto

MASCARENHAS, M. T. M.SILVA JUNIOR, A. G.; FAVORETO, C. A. O.; SENNA, M. C. M.. Política Nacional de Educação Permanente no SUS: estudo da experiência do município de Teresópolis/RJ sob a perspectiva dos facilitadores de educação permanente. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valéria Marinho Nascimento Silva

MASCARENHAS, M. T. M.. O caráter formativo da avaliação nas práticas avaliativas da gestão da atenção básica: o cotidiano dos atores na perspectiva da integralidade no Município de Pirai, Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana Paula de Almeida

MASCARENHAS, M. T. M.. A Governabilidade em Saúde e seus Determinantes no Município de Divinópolis/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marlucia Reis Valente Maia

MASCARENHAS, M. T. M.. A Central de Marcação de Consultas e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico de Piraí e os Caminhos da Acessibilidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração em Saúde) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Gizelly Braga Pires

MASCARENHAS, M. T. M.. Participação política e práticas avaliativas: um estudo de sobre as possibilidades de atuação dos usuários na tomada de decisão no SUS, caso de Macaé. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Priscila Ribeiro Campos Paura

MASCARENHAS, M. T. M.. Equidade no acesso ao transplante de rim no Estado do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Simone Paiva Leite

MASCARENHAS, M. T. M.. Avaliação da estratégia de saúde da família de municípios de médio porte de Minas Gerais: possibilidades e limites da utilização de dados secundários. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Freitas Arantes

MASCARENHAS, M. T. M.; SENNA, M. C. M.; FAVORETO, C. A. O.. Avaliação Qualitativa da Atenção a Saúde de usuários com HIV/AIDS e a contribuição da Integralidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Gonçalves Dutra de Oliveira

MASCARENHAS, M. T. M.; VERANI, José Fernando de Souza; NATAL, S.. Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose no Município de Niterói-RJ: a integração entre a Unidade de Saúde e a Unidade de Saúde da Família. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Aluno: Danielle do Valle Garcia

MASCARENHAS, M. T. M.; CAMARGO JUNIOR, K. R.; MATTOS, R. A.; PARADA, R.; BAPTISTA, T. W.. A Construção da Política Nacional: percorrendo os bastidores do processo de formulação. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Bárbara Aline Alves Estellita

MASCARENHAS, M. T. M.; SAYD, J.; MATTOS, R. A.; OLIVEIRA, S. A.. O Programa de Saúde da Família em Grandes Centros Urbanos: um cenário de êxitos e ruínas inseridos na proposta de reorientação da atenção básica à saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Maria Cristina Santiago

SANTIAGO, M. C.; NATAL, S.;MASCARENHAS, M. T. M.. Avaliação da Implantação do Programa de Distribuição de Fórmula Láctea Infantil na cidade de Belo Horizonte, MG: Estratégia de redução da transmissão vertical do vírus HIV através do aleitamento artificial. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Aluno: Ana Lucia de Moura Pontes

MASCARENHAS, M. T. M.; KOIFMAN, Lílian. Saber e prática docente na transformação do ensino médico: reflexões a partir da fala de preceptores do curso de medicina da UFF. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lúcio Henrique de Oliveira

MASCARENHAS, M. T. M.; SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da. Cidadãos Peregrinos: os usuários do SUS e os significados de sua demanda a pronto-socorros e hospitais no contexto de um processo de reorientação do modelo assistencial. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nádia da Cunha Fernandes

MASCARENHAS, M. T. M.ROSA, Maria Luiza Garcia. Melhoria do Cuidado ao Paciente Queimado: Orientações para a Elaboração de um Instrumento de Avaliação.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Mattos Botelho da Costa

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.. Bullyng na Universidade: perspectivas a partir do estudo do desenvolvimento moral e da imagem corporal.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva, da) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cremilde Alice da Silva MoambeAnli

Oliveira, L.D.;MACHADO, M.T.. Estudo de Avaliabilidade da Atenção à Saúde aos Reclusos no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo - Moçambique. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ.

Aluno: Paula de Castro Nunes

SILVA JUNIOR, A. G.; KUSCHNIR, R. C.; COSTA, A. S.;MACHADO, M.T.. A Equidade no Acesso dos Pacientes com Câncer de Mama à Rede Pública de Saúde do Município de Niterói-Rj. 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luisa Gonçalves Dutra de Oliveira

CAMACHO, P.; NATAL, S.;MACHADO, M.T.. Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose em Unidades Prisionais de dois Estados Brasileiros. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Aluno: Elaine Fernandes Viellas de Oliveira

MASCARENHAS, M. T. M.; GAMA, S.G.N; LEAL, M.C.. Resultados fetais e infantins da gravidez na adolescência e sua recorrência. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Marcio José Martins Alves

MASCARENHAS, M. T. M.; MATTOS, R. A.; SOUZA, A. S.; KORNIS, G. E. M.; DAIN, S.; TEIXEIRA, M. T. B.. Sistema Único de Saúde: de que sistema se trata?. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Tadeu Coutinho

MASCARENHAS, M. T. M.; SAYD, J.; MONTEIRO, M. F. G.; CAETANO, R.; CHEBLI, J. M. F.. Evolução da Adequação da Assistência Pré-natal Prestada às Usuárias do Sistema Único de Saúde em Juiz de Fora-MG:Análise do Processo. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Aluno: Sandra Matos Botelho da Costa

MACHADO, M.T.; KOIFMAN, Lilian; et al. Bullyng na Universidade: perspectivas a partir do estudo do desenvolvimento moral e da imagem corporal.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luisa Gonçalves Dutra de Oliveira

MASCARENHAS, M. T. M.. Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose em Unidades Prisionais de dois Estados Brasileiros. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Aluno: Ester Monteiro Acylino

MACHADO, M.T.; FIDELIS, P.; ALVES, M. G. M.; GERHARDT, T. E.. Caminhar é preciso: Itinerários terapêuticos de usuários do SUS em uma Região de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro dos Reis Lage

SILVA JR, Aluisio Gomes da;MACHADO, M.T.. A cadeia de valor em saúde sob o olhar da integralidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Daflon Vilas Boas Augusto

BORGES, F. T.; WONG UN, J.A.; CAMPOS, C. E. A.;MACHADO, M.T.. Caminhos a caminhar: análise da coordenação do cuidado pela atenção primária através de itinerários terapêuticos de pacientes hipertensos em reabilitação por acidente vascular cerebral. 2018.

Aluno: Fernanda Abreu Mangia de Souza

MACHADO, M.T.; BERGER, S.M.D; ASSIS, S.G. Resiliência e Promoção da Saúde: quais as práticas possíveis para o profissional de saúde na atuação com crianças, adolescentes e suas famílias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Andrade Sá Correa

MACHADO, M.T.; STOLTZ, E.; OLIVEIRA, S. A.. Os Sentidos do Controle Social no Movimento Sanitário Brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jaina Bastos

MACHADO, M.T.; MATTOS, R. A.;SILVA JUNIOR, A. G.; KOIFMAN, Lilian. A Atenção Básica no Município de Niterói: um estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Norhan Sumar Silva

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; GIOVANELLA, L.; MACHADO, C. V.; FAUSTO, M.C.R.. A Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro: modelo de organização e modelo de gestão de 2009 a 2013. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Aluno: Patricia Valeria Costa

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.; OLIVEIRA, L.G.D.; ALVES, M. G. M.. A Adesão ao Tratamento para Tuberculose Multirresistente: Estudo de Caso em uma Unidade de Referencia em Niterói/RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Manuela Gobbi Lopes da Costa

SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da;MACHADO, M.T.; MACHADO, Cristina Vieira; KUSCHNIR, Rosana; ALMEIDA, Patty; ALVES, Marcia Guimaraes de Mello. O Sistema de Governança na Implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Região do Médio Paraíba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ernesto Faria Neto

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; Ribeiro, C. D. M.; Flauzino, R.F.. Processo de trabalho e território: uma análise de metodologia do Programa Médico de Família de Niterói. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rachel Bicalho de Lima

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.. Análise da assistência farmacêutica do Município de Presidente Kennedy/ES: o olhar da gestão e o olhar dos usuários. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elizabeth da Silva de Alcantara

SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da;MACHADO, M.T.; FAVORETO, C. A. O.; COHEN, M.. A Construção da Integralidade na Comunidade da Mangueira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandra Matos Botelho da Costa

MASCARENHAS, M. T. M.; KOIFMAN, Lílian; ALMEIDA, M. V. M.. O Corpo e a Imagem Corporal em Adolescentes: um estudo numa escola pública no bairro de Jurujuba. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Feipe Martins dos Santos

SILVA JUNIOR, A. G.MACHADO, M.T.; ODWYER, G.; MERCEDES, M.. Análise da implantação do Programa de Acolhimento com Classificação de Risco no Hospital Municipal Salgado Filho. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rachel Bicalho de Lima

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.. Análise da assistência farmacêutica do Município de Presidente Kennedy/ES: o olhar da gestão e o olhar dos usuários. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João José Ribeiro

MASCARENHAS, M. T. M.; SILVA JR, Aluisio Gomes da. Proposta de Implantação de programa de prevenção de Riscos Cardiovasculares em uma Caixa de Assistência Auto Gestão. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilson da Silva Bittencourt e Câmara

MASCARENHAS, M. T. M.. Curso de aperfeiçoamento/especialização/UFF. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Vieira Esteves

MASCARENHAS, M. T. M.. O nutricionista no contexto do PSF: colaboração para a interdisciplinaridade almejda. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Izabel Cristina Soares de Melo

MASCARENHAS, M. T. M.. Crianças e adolescentes vítimas de violência atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro: caminhos a percorrer para a efetivação de um atendimento interdisciplinar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angélica de Moraes Tavares

MASCARENHAS, M. T. M.. Avaliando os Efeitos sobre a Qualidade de Vida do Idoso Independente Participante do Grupo para a Terceira Idade, no Município de Niterói/RJ. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Paulo de Souza Geoveí

MASCARENHAS, M. T. M.. Acidente de Trabalho na Construção Naval. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denise Freitas da Silva

MASCARENHAS, M. T. M.; PIRES, A. C.. Reestruturação do Modelo de Atenção em Tuberculose do Município de Itaboraí. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Brezenski

MASCARENHAS, M. T. M.; PIRES, A. C.. Reorganização Assistencial em Município da Região Metropolitana do Estado do RJ. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martha de Oliveira Constant

MASCARENHAS, M. T. M.; MARINS, João José Neves. Informação, Educação e Comunicação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Suely Cerqueira Soares Teixeira

MASCARENHAS, M. T. M.; OLIVEIRA, Gilson Saippa de. Análise Crítica sobre a Utilização do Instrumento de Ficha de Gerência da Saúde da Criança no Programa Médico de Família/Niterói. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência e Ensino em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiany Cognasca dos Santos

MASCARENHAS, M. T. M.. Prevenção em Acidentes Perfurocortantes. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Amado de Almeida Santos

MASCARENHAS, M. T. M.; SANTOS, J. A. A.. Ocorrência de ovos de helmintos e cistos de protozoários na areia da praia de Copacabana/RJ - Instrumento para orientação à população. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Eduardo Porto Lontra

MACHADO, M.T.SILVA JUNIOR, A. G.. CER-barra e Hospital Municipal Lourenço Jorge: uma análise do novo perfil de atendimento à população local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphael Lima Benchimol

KOIFMAN, Lilian;MACHADO, M.T.; SILVA JR, Aluisio Gomes da. Marcos Teóricos do Movimento Sanitário Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Cangemi Reis

MASCARENHAS, M. T. M.; KOIFMAN, Lílian. Formação em saúde em geriatria e gerontologia: os desafios de uma prática médica interdisciplinar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Heber Pinto Lima

MASCARENHAS, M. T. M.. Estudo Epidemiológico das internações da população assistida por uma autogestão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Heber Pinto Lima

MASCARENHAS, M. T. M.. Estudo epidemiológico das internações da população assistida por uma autogestão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Orli Carvalho Silva Filho

MASCARENHAS, M. T. M.; OLIVEIRA, Gilson Saippa de; SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da. Diário de bordo: do voluntariado à AIDIPI - narrativas e reflexões de um acadêmico de medicina no interior de Angola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Inocêncio Constancio

MASCARENHAS, M. T. M.; OLIVEIRA, Gilson Saippa de; SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da. Perfil da Saúde Suplementar em Niterói: elementos para o planejamento das políticas públicas de saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alan Chaves Pereira

PEREIRA, A. C.;MASCARENHAS, M. T. M.; PIRES, A. C.. O Programa Médico de Família. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Robérito Correa Galavotti

MASCARENHAS, M. T. M.; OLIVEIRA, Gilson Saippa de; KOIFMAN, Lilian. Integralidade em Saúde: desafios na construção do SUS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcella Abunahman Freitas

MASCARENHAS, M. T. M.. Resgate Histórico da Reforma Psiquiátrica Brasileira: a luta por uma sociedade livre de manicôminos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

CAMPOS, E. M. S.;MACHADO, M.T.. Membro Titular de Banca de Concurso de Seleção de Professor da Carreira do Magistério Superior para o Departamento de Saúde Coletiva / UFJF. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MACHADO, M.T.; BORGES, F. T.;SOUZA, C. M. F.; ALVES, M. G. M.. Membro de Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto das disciplinas do Departamento de Planejamento em Saúde. 2018. Universidade Federal Fluminense.

SAYD, J.; GUERRA, Maximiliano Ribeiro;MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MASCARENHAS, M. T. M.FRANCO, Tulio Batista. Membro de Banca de Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior do Instituto de Saúde da Comunidade/ Universidade Federal Fluminense. 2005. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.; KOIFMAN, Lílian. Membro de Banca de Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior do Instituto de Saúde da Comunidade/ Universidade Federal Fluminense. 2004. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Prova de Transferência do Curso de Graduação em Nutrição. 2001. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Concurso Público Simplificado para Professor Substituto de Planejamento em Saúde. 1997. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Concurso Público Simplificado para Professor Substituto de Bioestatística. 1997. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Concurso Público Simplificado para Professor Substituto de Epidemiologia III. 1997. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Concurso Público Simplificado para Professor Substituto de Saúde e Sociedade. 1997. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.. Membro de Comissão Científica do XXX COBREM. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; AZEVEDO, M.; REZENDE, M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado I. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; FIDELIS, P.;ROSA, Maria Luiza Garcia. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; Chagas, M.S.; Resende, M; Motta, M G; Hubner, L.; Mosegui, G.G.. Membro de Banca Avaliadora XX Semana de Monitoria do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; Coutinho, M.I; Borges, F.T.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; FERNANDEZ, V.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado I. 2017. Universidade Federal Fluminense.

MÔNICA TEREZA CHRISTA MACHADO. Membro de Banca da XXXII Jornada de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina da UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; ALVES, M. G. M.;ROSA, Maria Luiza Garcia; BALTAR, V. T.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), UFF. 2016. Universidade Federal Fluminense.

SILVA JR, Aluisio Gomes da;MACHADO, M.T.; ALVES, Marcia Guimaraes de Mello. Membro da Banca de Seleção de Monitores para as disciplinas de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2016. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.; GABBAY, E.; FERNANDEZ, V.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado I. 2016. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Curso de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2016. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2015. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), UFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

MACHADO, M.T.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Curso de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2015. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2014. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro do Comitê Científico da Semana de Extensão da UFF. 2014. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Curso de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2014.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro do Comitê Científico da Semana Científica da UFF. 2014. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2013.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro do Comitê Científico da Semana de Extensão da UFF. 2013.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro do Comitê Científico da Semana Científica da UFF. 2013.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Curso de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2013.

MASCARENHAS, M. T. M.SILVA JUNIOR, A. G.. Membro de Banca de Seleção de Alunos para o Curso de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2012. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2012. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2011. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Residência de Medicina Preventiva e Social. 2011. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2010. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I e II. 2009. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina Planejamento e Gerência em Saúde I. 2008. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina Planejamento e Gerência em Saúde II. 2008. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Comissão Científica de Avaliação dos Trabalhos da XIII SEMEXT e Prêmio Josué de Castro. 2008. Universidade Federal Fluminense.

KOIFMAN, Lílian; FREIRE, M. M. L.;MASCARENHAS, M. T. M.; Ribeiro, C. D. M.. Membro de Banca de Concurso para Professor Substituto do Departamento de Planejamento em Saúde. 2007. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.FRANCO, Tulio Batista; Ribeiro, C. D. M.. Membro da Banca de Seleção de Monitores para a disciplina Planejamento e Gerência em Saúde II. 2007. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.; PIRES, A. C.; CORVINO, M. P. F.. Membro de Banca de Comissão Julgadora do Programa de Residência em Medicina Preventiva e Social. 2007.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Avaliação de Resumos submetidos ao 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro da Comissão Avaliadora - Programa de Pesquisa para o SUS - FAPEMIG. 2006. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção do Curso de Especialização em Gerência de Processo de Capacitação Profissional e de Serviços de Saúde. 2001. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Presidente de Banca de Seleção para Monitoria de Administração em Saúde Pública. 2001. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monografia do Curso de Especialização em Educação em Saúde Pública. 2001. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Administração em Saúde Pública. 2000. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Administração em Saúde Pública. 1999. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Administração em Saúde Pública. 1998. Universidade Federal Fluminense.

MASCARENHAS, M. T. M.. Membro de Banca de Seleção de Monitores para a disciplina de Administração em Saúde Pública. 1997. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Zulmira Maria de Araújo Hartz

MASCARENHAS, M. T. M.;HARTZ, Z. M. A.. O Programa Médico de Família de Niterói, Rio de Janeiro: construção de uma nova organização do sistema de saúde em nível local.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Maria Helena Magalhães de Mendonça

MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de; SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da; MATTOS, Ruben Araújo de;ESCOREL, Sarah; MAGALHÂES, Rosana; ALMEIDA, Celia Maria de; SCOCHI, Maria José. Implementação da Atenção Básica de Saúdeno Munic´pio de Niterói, rio de Janeiro: estudo de caso em unidade básica tradicional e módulo do Programa Médico de Família. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz.

Ruben Araujo de Mattos

Silva Jr,, A. G.;MATTOS, R. A.; Escorel, Sarah; Magalhães, R.; Almeida, C. M.. Implementação da atenção básicaem saúde no município de Niterói, RJ: estudo de caso em unidade básica tradicional e módulo do programa médico de família.. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluísio Gomes da Silva Junior

SILVA JUNIOR, A. G.. O Programa Médico de Família de Niterói/RJ: Construção de uma nova organização do Sistema de Saúde em nível local. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado de Saude Publica) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Rosana Magalhães

MAGALHÃES, R.ESCOREL, S.; MATTOS, Ruben Araújo de; SILVA JUNIOR, Aloisio; ALMEIDA, Célia. Implementação da Atenção Básica em Saúde no Município de Niterói, RJ: um estudo de caso em unidade básica de saúde tradicional e módulo do programa médico de família. 2003. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viviane Gôuvea dos Santos

A prevenção da lesão autoprovocada na adolescência: análise das ações governamentais no âmbito da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Patricia Daflon

Análise da coordenação do cuidado pela Atenção Primária por meio de itinerários terapêuticos de pacientes hipertensos em reabilitação por acidente vascular cerebral; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);

Filipe Velozo

A promoção e cuidado em saúde com adolescentes do ensino fundamental; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Luiza Tomaz Vieira

Qualidade de vida, vulnerabilidade e médico de família; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Tassio Abreu de Miranda Sette

Qualidade de vida, vulnerabilidade e médico de família; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Luana Thamires Rocha dos Santos

Avaliação da atenção primária em saúde em Niterói: integralidade e coordenação do cuidado usando o PCATool; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Paula Latgé

Saúde Mental no Município de Niterói; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Pedro Andrade Sá Correa

Os sentidos do controle social no movimento sanitário brasileiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Patricia Valeria Costa

Fatores associados à adesão terapeutica: uma análise sob a perpectiva da tubeerculose multirresistente; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Felipe Martins

Análise da implantação do Programa de Acolhimento com Classificação de Risco no Hospital Municipal Salgado Filho; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Fábia Lisboa de Souza

O Acesso ao Preservativo Masculino na Escola: ampliando a discussão com a comunidade escolar; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Sandra de Matos Botelho da Costa

Percepção do corpo, da imagem corporal e do esquema corporal em adolescentes de uma escola pública em Jurujuba / Niterói / RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Thaís Sayuri Yamamoto

Política Nacional de Educação Permanente no SUS: estudo da experiência do município de Teresópolis/RJ sob a perspectiva dos facilitadores de educação permanente; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Juliana Marin

Influencia dos fatores socioeconômicos na incidência de cárie dentária em escolares do Município de Niterói; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

CARLOS FERNANDES DOS SANTOS

Os centros de especialidade odontológicos - CEO's: avaliação do grau de resolutibilidade sob a ótica da atenção básica, baseado no sistema de referência e contra-referência da rede municipal de saúde pública de Niterói; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Adriana Paula de Almeida

A governabilidade em saúde e seus determinantes no município de Divinópolis/MG; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Victor dos Santos Freitas

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Angélica de Moraes Tavares

AVALIANDO OS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INDEPENDENTE PARTICIPANTE DO GRUPO PARA A TERCEIRA IDADE, NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência de Processos e Capacitação Profissional d) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Marcelo Trino

Educação em Saúde Pública; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Em Saúde Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ana Lúcia Ribeiro

Educação em Saúde Pública; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Em Saúde Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Michele Nunes Salies

Nutrição; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Elson Cormack

Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Geriatria e Gerontologi) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Elson Cormack

Saúde Oral do Idoso; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Geriatria e Gerontologi) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Rachel Gomes Fonseca

Saúde do Adolescente: trabalhando na prevenção e redução de agravos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Vitor Eduardo Porto Lontra

CER-Barra e Hospital Municipal Lourenço Jorge: uma análise do novo perfil de atendimento à população local; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Etiene Aguiar Pincanço

Nutrição; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Priscila Barbosa da Silva

Nutrição; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Luiz Eduardo Souza da Silva

Comunicação Social - Jornalismo; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Cintia Pinto Erthal

Nutrição; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Renata Rodrigues Orofino

Nutrição; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Elaine Fernandes Viellas

Nutrição; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Juliana Gregório Avelar

Revisão da literatura sobre o PCAtool: um instrumento de avaliação da Atenção Primária em Saúde; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Elisabete D'Oliveira Paula Sousa

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Franciele Perondi

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Graciele de Caro Reis Machado

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Halana Salles Amorim Tavares SIas

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Natália Yuriê Iwamoto

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Graziella Beatriz Marques Tavares

Obesidade infantil: fatores associados à vida moderna; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Amanda Vilas Calheiros

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Fernanda Costa Azevedo

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Maria Eduarda de Freitas Rio Santos

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Camila Medeiros de Almeida

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Bernardo Cordeiro e Oliveira

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Joabe Neres do Santos

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Lucas Vicentini Sousa

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mário Antonio Cassundé de Carvalho

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Patricia Batista Matos

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ricardo Mazzei Ferreira Ottoni

Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Raquel de Araujo Macedo

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Lívia Pessôa de Sant'Anna

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mariana Moraes Lima

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Raquel Perrota Pioli Anjo

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Roberta Duarte Bezerra Pinto

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mônica Ali Novaes Faria

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Priscila Amorim

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Fausto Ribeiro de Almeida

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Márcio Cerbazzi Tavares Cardoso

Avaliação de efetividade da Atenção à Saúde na Estratégia de Medicina de Família; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Tadeu Francisco dos Santos

Qualidade de vida, vulnerabilidade e programa médico de família; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Geovana Tegon

Qualidade de vida, vulnerabilidade e programa médico de família; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ranielhy Andrade da Mota Spoladore

Qualidade de vida, vulnerabilidade e programa médico de família; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Luiza Tomaz Vieira

Qualidade de vida, vulnerabilidade e programa médico de família; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Laís Sandoval Loureiro

Qualidade de vida, vulnerabilidade e programa médico de famíla; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Carla Alves

Atenção à Saúde do Adolescente; 2015; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Pesquisa Clínica - IPEC) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Arthur Mendes Clemente

Programa de monitoria da disciplina Planejamento Gerência e Saúde I (PGS I); 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mayara Galisse Negrao

Programa de monitoria da disciplina Planejamento Gerência e Saúde I (PGS I); 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Amanda Vilas Calheiros

Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ricardo M

Dornas; Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Jéssica Stajn Bittencourt

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Alice D'Avila

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ana Beatriz de Souza Sliva

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Pâmela Pinto Belfort

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Vitor Miloni

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Jessica Sztajn Bittencourt

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Renata Rosental

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Gracinda da Conceição Fernandes Serra

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Karina Gontard

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Isabella Araujo Martins

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Maria Clara Breves

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mayara Secco Torres da Silva

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Greifus Gregor Benites

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Luciana Erthal

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Maria Estela Shiroma

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Leonardo Pinheiro de Pádua

Saúde do Adolescente: uma nova visão da educação em saúde em uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, RJ; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Maria Eduarda de Freitas Rio Santos

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Programa Médico de Família; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Luciana Erthal

Programa Multidisciplinar de Atenção à Saúde da Criança, do Adolescente e Família; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Alice D'Avila

Programa Multidisciplinar de Atenção à Saúde da Criança, do Adolescente e Família; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Gabriel Maia Scharnhorst Ott

Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Pedro Felipe de Almeida Vianna

Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ana Carolina Carvalho de Araújo Pôrto

Centro de documentação de políticas de saúde (CEDOC-Saúde) - informando direitos de saúde à comunidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Aline Falci Loures

Qualidade de vida, vulnerabilidade e médico de família; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Carolina Neiva

Monitoria da Disciplina Planejamento e Gerência em Saúde; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Luisa Guerra

Monitoria da Disciplina Planejamento e Gerência em Saúde; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Renata Rosental

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Manuelle Huguenin França

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Cristiano Freitas Arantes

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Thiago Enrico

Análise da construção de linha de cuidado na atenção básica de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Felipe Martins

Monitoria da Disciplina Planejamento e Gerência em Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Leandro Nogueira

Monitoria da Disciplina Planejamento e Gerência em Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

André Luiz Ferreira Brandão

Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Mariana Raddi

Análise da construção da linha do cuidado na atenção à saúde de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no Bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Antônio Márcio Belizário

Análise da construção da linha do cuidado na atenção à saúde de adolescentes cadastrados em um Módulo do Programa Médico de Família no Bairro de Jurujuba, Niterói-RJ; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Fábia Lisboa da Silva

Estudos de Linha de Base PROESF - Região Sudeste - Lote 1 - MG e ES; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Bárbara Estelita

Estudos de Linha de Base PROESF - Região Sudeste - Lote 1 - MG e ES; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Ulissis Dean

Conceitos e Instrumentos de Apoio Didático Pedagógico De Saúde Coletiva; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Vanessa Schottz

A Produção de Material Didático-Pedagógico para Ensinar Saúde Coletiva através da Disciplina Administração em Saúde Pública e sua Importância na Formação do Profissional Nutricionista; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Rodrigo Pontes Pereira

A Produção de Material Didático-Pedagógicos e suas Correlações com Conteúdos da Disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado II; Uma nova forma de ensinar Saúde Coletiva; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Iolanda de Salles Fonseca Carvalho

A Monitoria como Ferramenta para se Repensar os Conteúdos Didáticos Da Disciplina de Planejamento e Gerência em Saúde I, visando despertar no Graduando o interesse sobre o papel do Médico na Formulação dos Modelos Assistenciais e das Políticas de Saúde; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica Tereza Machado Mascarenhas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Speranza França da Mata

MENINOS/AS DE RUA: DOS PRINCIPIOS GERAIS DO UNICEF A UMA VISAO DE ATENDIMENTO LOCAL; 1997; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Speranza França da Mata;

Zulmira Maria de Araújo Hartz

O Programa Médico de Família de Niterói, Rio de Janeiro: construção de uma nova organização do sistema de saúde em nível local; Início: 1999; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública; (Coorientador);

Norma Vollmer Labarthe

Levantamento sorológico de leishmaniose e toxoplasmose em Canis familiaris de Niterói e Municípios limítrofes; ; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Vollmer Labarthe;

Norma Vollmer Labarthe

Levantamento sorológico de leishmaniose e toxoplasmose em Canis familiaris de Niteroi e municípios limítrofes; ; 1987; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Vollmer Labarthe;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, PATRICIA VALÉRIA ; MACHADO, MONICA TEREZA CHRISTA ; DUTRA DE OLIVEIRA, LUÍSA GONÇALVES . Adesão ao tratamento para Tuberculose Multidroga Resistente (TBMDR): estudo de caso em ambulatório de referência, Niterói (RJ), Brasil. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 27, p. 108-115, 2019.

  • CAVALARI NETO, RANULFO ; BERGER, SONIA MARIA DANTAS ; SOUZA, JOANA MANSUR DE ; LATGÉ, PAULA KWAMME ; MACHADO, MÔNICA TEREZA CHRISTA ; ALVAREZ, MARLENE MERINO . POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 44, p. 63-76, 2019.

  • YAMAMOTO, Thais Sayuri ; MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA JR, Aluisio Gomes da . Educação permanente como prática avaliativa amistosa à integralidade em Teresópolis, Rio de Janeiro. Trabalho, Educação e Saúde (Impresso) , v. 13, p. 617-637, 2015.

  • MARIN, J. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; GOUVÊA, M ; MAYERNYIK, M. A . Da higidez de um programa ao amálgama necessário: a inserção das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família do município de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Revista de APS (Online) , v. 17, p. 32-39, 2014.

  • NATAL, S. ; OLIVEIRA, L.G.D. ; MASCARENHAS, M. T. M. . O método rápido de avaliação de programas de saúde. Revista de APS (Online) , v. 17, p. 85-92, 2014.

  • ALVES, M. G. M. ; CASOTTI, E. ; OLIVEIRA, L.G.D. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; ALMEIDA, Patty ; CORVINO, M. P. F. ; MARIN, J. ; Flauzino, R.F. ; MONTENEGRO, L.A.A . Fatores condicionantes do acesso às equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Divulgacao em Saude para Debate , v. 38, p. 34-51, 2014.

  • COSTA, S.M.B. ; MASCARENHAS, M. T. M. . O Corpo e a Imagem Corporal em Adolescentes: perspectivas a partir do cuidado integral à saúde. Adolescência & Saúde , v. 11, p. 19-24, 2014.

  • CAMARGO JUNIOR, K. R. ; CAMPOS, E. M. S. ; TEIXEIRA, M. T. B. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; MAUAD, N.M. ; FRANCO, Tulio Batista ; RIBEIRO, L.C. ; ALVES, M.J.M. . Avaliação da atenção básica pela ótica político-institucional e da organização da atenção com ênfase na integralidade. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. s58-s68, 2008.

  • SILVA JR, Aluisio Gomes da ; ALVES, M. G. M. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA, Valéria Marinho Nascimento ; CARVALHO, L. C. . Experiências de Avaliação do Setor Suplementar de Saúde: contribuições da integralidade. Ciência & Saúde Coletiva , v. 13, p. 1489-1500, 2008.

  • MASCARENHAS, M. T. M. ; RIBEIRO, L.C. ; ALVES, M.J.M. ; SILVA, J.A. ; CHAOUBAH, A. ; TEIXEIRA, M.T.B. ; MAUAD, N.M. ; CAMPOS, E. M. S. ; FRANCO, Tulio Batista ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Avaliação da cobertura do sistema de informação da atenção básica em saúde (SIAB): uma aplicação da metodologia de amostragem para garantia da qualidade de lotes. Revista de APS , v. 10, p. 27-35, 2007.

  • SILVA JUNIOR, A. G. ; MACEDO, J. M ; OLIVEIRA, G. S ; MASCARENHAS, M. T. M. ; WERNECK, T. E. M. . A saúde suplementar e seus desdobramentos nos processos ensino-aprendizagem na disciplina de planejamento e gerência e saúde I. Revista Brasileira de Educação Médica , v. 31, p. 510-511, 2007.

  • MASCARENHAS, M. T. M. ; ROSA, Maria Luiza Garcia ; SOUZA, C. M. F. . Adolescentes e Suas Relações com Serviços de Saúde: Estudo Transversal com Escolares de um Bairro de Niterói, Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública ? ENSP/FIOCRUZ, ENSP/FIOCRUZ, v. 22(8), p. 1565, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA JUNIOR, A. G. . Gestão em Saúde Suplementar: gestão do trabalho. 2009.

MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA JUNIOR, A. G. . Gestão em Saúde Suplementar: gestão de cuidados. 2009.

MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA JR, Aluisio Gomes da . Gestão em Saúde Suplementar: gestão de cuidados. 2008.

MASCARENHAS, M. T. M. ; SILVA JR, Aluisio Gomes da . Gestão em Saúde Suplementar: gestão do trabalho. 2008.

BERGER, S.M.D ; CAVALARI, R. ; MACHADO, M.T. ; LATGE, P. ; MERINO, M. ; SOUZA, JM . LINHA DE CUIDADO AMPLIADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO. 2019.

SILVA JUNIOR, A. G. ; LIMA, R. H. P. ; ALVES, CA ; MACHADO, M.T. ; HILGEMBERG, E. C ; SANTOS, N. . Projeto '(Im)Paciente: sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário'. 2015.

MASCARENHAS, M. T. M. ; MOURÃO, L. C. . Capacitação de Supervisores em Saúde da Família e de Preceptores dos Cursos de Graduação. 1999.

MASCARENHAS, M. T. M. . I Amostra Nacional de Produção em Saúde da Família - construindo um novo modelo. 1999.

MASCARENHAS, M. T. M. . Os Redesenhos do Estado e das Agendas Políticas - análise interinstitucional de atencion primaria de salud. 1999.

MASCARENHAS, M. T. M. . Capacitação de Pessoal em Saúde - experiência inovadora. 1999.

MACHADO, M.T. . Relatório Técnico - Oficinas de Educação em Saúde no Projeto Grael. 2018. (Relatório de pesquisa).

CASOTTI, E. ; SILVA JUNIOR, A. G. ; MACHADO, M.T. . Relatório técnico do Estudo sobre os Efeitos do PMAQ e Mais Médicos na Atenção Básica no Estado do Rio de Janeiro: analise do trabalho de campo realizado em Campos dos Goytacazes e Carapebus, no Estado do Rio de Janeiro.. 2016. (Relatório de pesquisa).

SILVA JUNIOR, A. G. ; LIMA, R. H. P. ; ALVES, M. G. M. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; PINHEIRO, R ; HILGEMBERG, E. C ; SANTOS, N. . (Im)Paciente: Sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário. 2015. (Relatório de Pesquisa).

CASOTTI, E. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; et al . RELATÓRIO DE PESQUISA - PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA - PMAQ-AB AVALIAÇÃO EXTERNA. 2013. (Relatório de pesquisa).

CASOTTI, E. ; MASCARENHAS, M. T. M. ; et al . RELATÓRIO DE ATIVIDADES - PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA - PMAQ-AB AVALIAÇÃO EXTERNA. 2012. (Relatório de pesquisa).

MASCARENHAS, M. T. M. ; COSTA, S.M.B. ; MARTINS, M.G.G ; VIDAL, I.A. . Integralidade como eixo ordenador do cuidado - o caso Dona Rosário. 2011. (Video).

MASCARENHAS, M. T. M. ; PATRICIA DAFLON . E ai? O que você quer ser? Um pequeno guia para ajudar você a escolher uma profissão e alcançá-la. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MASCARENHAS, M. T. M. ; PATRICIA DAFLON . Sou um Adolescente... e agora?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MASCARENHAS, M. T. M. . Atualização em Saúde Coletiva - módulo políticas públicas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MASCARENHAS, M. T. M. . A Prática da Nutrição e seus Subcampos no Processo de Trabalho - III Semana de Extensão - UFF. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Vídeo).

MASCARENHAS, M. T. M. . Políticas Públicas em Saúde. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, S.M.D ; MERINO, M. ; CAVALARI, R. ; CLARKSON, E ; OLIVEIRA, LC ; MACHADO, M.T. ; LATGE, P. ; CARVALHO, GMA . POR QUE CHAMAMOS DE ENCONTRO E NÃO SEMINÁRIO?. 2019 (Projeto de Pesquisa para o PROMED/UFF e PIBIC).

MASCARENHAS, M. T. M. . A Prática da Nutrição e seus Subcampos no Processo de Trabalho. 1998 (Vídeo).

MASCARENHAS, M. T. M. . Seminário Nacional de Reforma do Estado, Saúde e Eqüidade no Brasil. 2000 (Saúde Pública) .

MASCARENHAS, M. T. M. . Seminário Nacional de Experiências Internacionais em Saúde da Família. 1998 (Saúde Pública) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A coordenação do cuidado na atenção primária em saúde nas cidades de Niterói/RJ e Campinas/SP, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / PATRICIA DAFLON - Integrante / Fabiano Tonaco Borges - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Crianças e adolescentes em situação de rua e a rede de saúde: construindo uma linha de cuidado ampliada com os profissionais da rede e o público infantojuvenil por meio de uma proposta de pesquisa e intervenção, Descrição: O projeto de pesquisa e intervenção visa enfrentar o agravamento das situações de vulnerabilidade ampliando superfícies de acesso; produzindo visibilidade aos impasses identificados nas RAS e nas RAPS; e fomentando experiência de redes intersetoriais territorializadas na direção da descentralização e capilaridade. Para isso, investirá em três linhas de ação articuladas processualmente via a estratégia metodológica da Pesquisa-Ação e os princípios éticos, políticos e pedagógicos da Educação Popular em Saúde: Produção e Disseminação de Informação, Formação/Educação Permanente e ações de incidência para produção de acesso nos territórios. Desta forma, espera-se alcançar maior resolutividade de situações complexas por meio da identificação de riscos, necessidades e demandas em saúde, criando novas tecnologias de cuidado na perspectiva da integralidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / et al - Integrante / Sônia Maria Dantas Berger - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Estudo Sobre os Efeitos do PMAQ e Mais Médicos na Atenção Básica no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Objetivo Geral: Avaliar os efeitos da implementação do PMAQ e Mais Médicos na atenção básica, com ênfase nos municípios do Rio de Janeiro. Objetivos específicos: Analisar o desenvolvimento das diferentes fases do PMAQ numa amostra de municípios e equipes de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro; identificar alcances e limites da avaliação externa do PMAQ; identificar efeitos do PMAQ no processo de trabalho das equipes de atenção básica e na gestão da atenção básica; analisar o uso dos resultados do PMAQ pelas equipes e gestores da atenção básica; caracterizar a situação dos vínculos de trabalho médico na atenção básica antes do Mais Médicos; analisar os efeitos do programa no processo de trabalho das equipes de atenção básica; identificar consequências do Mais Médicos no cuidado dos usuários; indicar limites e nós críticos do programa Mais Médicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Marcia Guimaraes De Mello Alves - Integrante / Gisele Caldas - Integrante / Patty Fideles de Almeida - Integrante.

  • 2013 - 2017

    (im)Paciente: Sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário, Descrição: Projeto de pesquisa submetido ao Edital 005/2014 ANS/OPAS para desenvolvimento de ferramenta (sitio virtual) e metodologia de avaliação de serviços de saúde pela ótica do usuário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Roseni Pinheiro - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante / Marcia Guimaraes De Mello Alves - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Saúde do Adolescente: Uma Nova Visão da Educação em Saúde em uma Escola Pública no Bairro de Jurujuba em Niterói, RJ, Descrição: Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo, dividido em diversas áreas de conhecimento - sexualidade, gravidez na adolescência, uso de drogas e hábitos de vida - realizada com alunos do 7 ano do ensino fundamental de escola pública no bairro de Jurujuba, em Niterói.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Coordenador / Renata Rosenthal - Integrante / Maria Eduarda de Freitas Rio Santos - Integrante / Luciana Erthal - Integrante / Alice D'Avila - Integrante / Aline Falci Loures - Integrante / Jessica Sztajn Bittencourt - Integrante / Maria Estela Shiroma - Integrante / Leonardo Pinheiro de Pádua - Integrante.

  • 2012 - 2017

    CDGSUS-RJ - Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS no Estado do Rio de Janeiro., Descrição: O CDGSUS-RJ é um curso de extensão presencial com duração de 80h, realizado em municípios. Tem como objetivos: contribuir para a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde no município; fortalecer a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS na implementação da educação permanente em saúde. Sua realização é em parceria com o LAPPIS-CEPESC-IMS-UERJ/NDS-ISC-UFMT/FM-UFAC e financiado pelo Ministério da Saúde e COSEMS-RJ e as secretarias municipais de saúde do RJ. A partir de reuniões entre as Comissões Intergestores Regionais de Médio Paraíba, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande pactuou-se as cidades onde o curso e a pesquisa foi realizado, são elas: Barra do Piraí, Valença, Barra Mansa, Rio Claro, Itatiaia, Quatis, Angra dos Reis, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Três Rios e Sapucaia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Claudia March Frota de Souza - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Roseni Pinheiro - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante / Marcia Guimaraes De Mello Alves - Integrante / Paula de Castro Nunes - Integrante / Luciana Narciso Silva - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação. - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Análise da Assistencia Farmacêutica do Município de Presidente Kennedy - ES, Descrição: O presente estudo busca analisar a Assistência Farmacêutica de um município de pequeno porte e, no referencial teórico propõe um diálogo entre as políticas sobre este assunto e o conceito de integralidade como atributo das práticas profissionais e organização dos serviços com o objetivo de ressignificar as atividades desenvolvidas nesta área. O objetivo deste estudo será analisar os serviços da Farmácia Básica do município de Presidente Kennedy, situado no litoral sul do Estado do Espírito Santo por meio da aplicação de instrumentos e dos conceitos de integralidade. Constituirá um estudo descritivo, de caráter qualitativo. Será aplicado um questionário já validado pela OMS/OPAS para analisar a estrutura e os processos envolvidos em todo ciclo de assistência farmacêutica e também será traçado o itinerário terapêutico de três usuários selecionados, de acordo com os critérios de inclusão, para conhecer e analisar a organização dos serviços e as práticas profissionais desenvolvidas na Farmácia Básica do município. Os dados serão coletados através da análise de documentos, aplicação de questionário e entrevista aberta ou em profundidade. Os dados serão tratados por meio da análise de conformidade para o questionário e por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os futuros resultados poderão auxiliar na construção de políticas mais efetivas e resolutivas e na reorganização dos serviços e das práticas profissionais em consonância com os princípios defendidos pelo SUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Rachel Bicalho C Lima - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2015

    Avaliação da implantação do Programa de Acolhimento com Classificação de Risco em Hospital do RJ, Descrição: Objetivo Geral:Analisar o resultado do Acolhimento com Classificação de Risco sobre o volume e perfil de atendimento do serviço de emergência em Hospital do RJ, e sobre o influxo de pacientes da unidade no período compreendido entre junho de 2010 e junho de 2011. Objetivos específicos: Avaliar a implantação do protocolo de Classificação de Risco; Analisar a mudança no volume de atendimentos no serviço de emergência do Hospital; Analisar a mudança no perfil de atendimento do serviço de emergência; Analisar o fluxo de pacientes atendidos pelo serviço de emergência. METODOLOGIA:A abordagem proposta para este estudo é a pesquisa avaliativa, com análise de implantação da intervenção em foco, a saber, o Acolhimento com Classificação de Risco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Ighor de Barros Rezende - Integrante / Leandro Nogueira Souza - Integrante / Luis Felipe Martins dos Santos - Integrante / Leandro Cacciari Cardozo Porto - Integrante., Financiador(es): undação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade Federal Fluminense - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    PMAQ - Projeto para desenvolvimento do componente da avaliação externa no âmbito do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/MS) na Cidade do Rio de Janeiro, Descrição: Pesquisa de natureza multicêntrica que tem como objetivo o delineamento e a execução de ações de avaliação externa no âmbito do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, incluindo a certificação das equipes e a avaliação para apoio à gestão local na cidade do Cidade do Rio de Janeiro. Este estudo servirá de base para processos de acompanhamento e avaliação das redes de atenção à saúde em nível local, regional e nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Aluísio Gomes da Silva Junior - Integrante / Marcos Paulo da Fonseca Corvino - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / Luisa Gonçalves Dutra de Oliveira - Integrante / Elisete Casotti - Coordenador / Juliana Marin - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - Avaliação Externa e Censo de Infraestrutura das UBS - Termo de Compromisso ? TC 154/2011, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aluísio Gomes da Silva Junior em 26/03/2018., Descrição: O presente contrato tem por objetivo a execução das atividades de apoio ao desenvolvimento da ?Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - Avaliação Externa e Censo de Infraestrutura das UBS, fruto do Termo de Compromisso ? TC 154/2011. O Fundo Nacional de Saúde aprovou plano de trabalho de apoio às ações de saúde da Fundação Oswaldo Cruz, a serem desenvolvidas pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O projeto visa o delineamento e execução de ações de avaliação externa no âmbito do PMAQ-AB, incluindo a certificação das equipes e a avaliação para apoio à gestão local e, a realização de um censo para avaliar a estrutura de todas as UBS em funcionamento na Cidade do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Marcos Paulo Fonseca Corvino - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Elisete Casotti - Integrante / Regina Fernandes Flauzino - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação. - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Refletindo sobre a gestão de saúde nos município de Piraí -RJ., Descrição: Trata-se de um conjunto de estudos sobre vários aspectos da gestão de saúde no município de Piraí-RJ feito no âmbitoMestrado Profissional em Administração em Saúde do IMS -UERJ na parceria com o LAPPIS -IMS-UERJ e as SMS de Piraí e Volta Redonda. Os mestrandos desenvolveram suas pesquisas sobre os seguintes aspectos: Atenção à Saúde Mental; Regulação de atenção especializada e de exames complementares; Atenção à Diabetes Melito na ABS e Processo de trabalho na ESF. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Marcos Paulo Fonseca Corvino - Integrante / Aluisio Gomes da Silva Jr - Coordenador / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / Roseni Pinheiro - Integrante / Eliana Myriam Serfaty Gabbay - Integrante / Marcela de Souza Caldas - Integrante / Ana Raquel de Castro Octaviano - Integrante / Marlucia Reis Valente Maia - Integrante / Albanéa Baylão Trevisan - Integrante.

  • 2009 - 2017

    Integralidade, Redes Sociais e as Mediações com Usuarios no SUS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aluísio Gomes da Silva Junior em 26/03/2018., Descrição: Este projeto é o desdobramento da pesquisa DESENVOLVIMENTO E CAPACITACÃO DE METODOLOGIAS CENTRADAS NO USUÁRIO COMO SUBSÍDIOS NA REDEFINIÇÃO DOS DETERMINANTES SOCIAIS E DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE INTEGRALIDADE EM SAÚDE, que vem sendo conduzida pelo NUCEM em conjunto com o LAPPIS com uma rede de pesquisadores de vários estados (Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul . O propósito é a sistematização, divulgação e promoção de reflexões teórico e praticas sobre os atores em suas mediações na efetivação da integralidade como Direito a Saúde a partir dos itinerários terapêuticos de usuários de sistemas públicos de saúde vistos individualmente mas também por suas redes de associação, de significação e de mediação, no sentido de analisar: a) os seus efeitos nas relações entre saúde, educação, trabalho e sociedade no país e no exterior; b) as implicações das diversidades culturais e regionais as mediações em redes na saúde; c) A inclusão dos usuários como vetores importantes na construção de indicadores de avaliação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Valéria Marinho Nascimento-Silva - Integrante / Roseni Pinheiro - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante / Lívia Di Renna Vianna Brum - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Um Olhar Sobre Saúde do Adolescente no Âmbito da Integralidade, Descrição: O reconhecimento do adolescente como foco de estudo para saúde pública, no Brasil, obteve maior importância a partir do final dos anos 80 e início dos anos 90, sendo um estudo bastante recente. Nessa época, as políticas públicas de saúde se desenvolveram de forma fragmentada e desarticulada, não sendo um trabalho intersetorial expressivo, mas isolado. Apesar das ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, a atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais cedo e acarretando o aumento da frequência de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não planejada no grupo, e ainda o aumento do uso abusivo de álcool e drogas. Através de um olhar sobre a saúde do adolescente no âmbito da integralidade, o objetivo do estudo foi articular a universidade, a escola/comunidade e os educadores quanto ao atendimento e cuidado a esses jovens, construindo assim vínculo firme e estável. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos de medicina da UFF, na Escola Municipal Santos Dumont, no qual participaram sessenta e um alunos das turmas do 7, 8 e 9 ano. Os temas foram escolhidos de acordo com a demanda dos próprios alunos envolvidos. Utilizando a metodologia participativa foram realizadas oficinas com dinâmica de grupo, reflexão de comportamentos, sentimentos e conhecimentos dos adolescentes e professores. As atividades foram desenvolvidas na escola, mensalmente, sendo realizadas reuniões prévias para planejamentos, bem como posteriores discussões e avaliações. A análise dos resultados foi realizada baseada nos relatórios e diários de campo e nas filmagens e gravações das atividades desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Coordenador / Bernardo Cordeiro e Oliveira - Integrante / Joabe Neres dos Santos - Integrante / Mário Antônio Cassundé de Carvalho - Integrante / Patrícia Batista Matos - Integrante / Lucas Vicentini Souza - Integrante / Ricardo Mazzei Ottoni - Integrante.

  • 2008 - 2017

    Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde - GEGES, Descrição: Pesquisadora no GEGES (PROPP/CNPq) nas linhas de pesquisa - Avaliação da Atenção Básica e Modelos Tecnoassistenciais em Saúde. O objetivo é desenvolver e aplicar metodologias de avaliação de serviços de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador.

  • 2008 - 2016

    Desenvolvimento e Capacitação de Metodologias Centradas no Usuário como Subsídios na Redefinição dos Determinantes Sociais e das Práticas Avaliativas de Integralidade em Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aluísio Gomes da Silva Junior em 26/03/2018., Descrição: Esse projeto visa articulação da pesquisa DEMANDA, NECESSIDADE E OFERTA EM SAÚDE: OS ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS COMO PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA INTEGRALIDADE EM SAÚDE, que vem sendo conduzida pelo LAPPIS com uma rede de pesquisadores de vários estados (Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e a pesquisa REDES, SAÚDE E DETERMINANTES SOCIAIS que vem sendo desenvolvida pelo NUCEM. O propósito é a sistematização, divulgação e promoção de reflexões sobre as trajetórias assistenciais a partir dos itinerários terapêuticos de usuários de sistemas públicos de saúde vistos individualmente mas também por suas redes de associação, de significação e de mediação, no sentido de analisar: a) os seus efeitos nas relações entre saúde, educação, trabalho e sociedade no país e no exterior; b) as implicações das diversidades culturais e regionais sobre os determinantes sociais em saúde; c) A inclusão dos usuários como vetores importantes na construção de indicadores de avaliação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Valéria Marinho Nascimento-Silva - Integrante / Roseni Pinheiro - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Práticas Avaliativas da Atenção Básica no Rio de Janeiro: um estudo de controle e monitoramento, Descrição: Partindo-se do pressuposto de que a descentralização, a participação e a integralidade da atenção constituem uma tríade de princípios que expressam em grande medida o processo de consolidação de conquistas do direito à saúde como um direito de cidadania, o objetivo desse projeto é analisar as práticas avaliativas em atenção básica em regiões não metropolitanas do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, será realizado um estudo comparado sobre os mecanismos de controle e monitoramento das ações de saúde em alguns sistemas municipais, visando identificar evidências capazes de induzir a reorganização da gestão e da atenção voltadas para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Qualidade de Vida, Vulnerabilidade e Médico de Família: articulando ações no nível local, Descrição: O objetivo da pesquisa é auxiliar na implantação de um projeto de promoção à saúde dos adolescentes, estabelecendo vínculos entre médicos de família, equipe de saúde, equipe de educadores e adolescentes. Busca-se refletir sobre as dimensões socioculturais do processo saúdedoença e construir, com o grupo, a integralidade da atenção à saúde do usuário dos serviços de saúde, a partir do eixo de cidadania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Coordenador.

  • 2003 - 2017

    Avaliação da Atenção Básica à Saúde pela Ótica da Integralidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aluísio Gomes da Silva Junior em 26/03/2018., Descrição: Linha de pesquisa que desenvolve metodologias de investigação e avaliação de serviços de saúde utilizando conceitos elaborados nos estudos sobre Integralidade em parceria com o LAPPIS -IMS-UERJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Coordenador / Valéria Marinho Nascimento-Silva - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante / Carla Almeida Alves - Integrante / Thiago Inocêncio Constâncio - Integrante.

  • 2003 - Atual

    Laboratório de Pesquisa de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS)., Descrição: O Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS-IMS-UERJ) é um programa de estudos que reúneum colegiado de pesquisadores que auxiliam na identificação e construção de práticas de atenção integral à saúde. A proposta do grupo é repensar a noção de integralidade a partir da análise, divulgação e apoio a experiências inovadoras. Esse trabalho é multidisciplinar e tem como ponto de partida o conhecimento que é construídona prática dos sujeitos nas instituições de saúde e na sua relação com a sociedade civil. Integralidade é entendida aqui como um amplo conceito, uma ação social que resulta da interação democrática entre os atores envolvidos na prática do cuidado da saúde, em diferentes níveis do sistema. O programa atua no âmbito do ensino, oferecendo disciplinas na pós-graduação stricto e lato sensu, e no âmbito da pesquisa, promovendo estudos em diferentes regiões do país, a partir de linhas de atuação/pesquisa. O objetivo final é buscarestratégias de ação conjunta que contribuam para o desenvolvimento de referenciais teórico- metodológicos para estudos de experiências sobre integralidade e seus efeitos, ao mesmo tempo que levem à formação de profissionais capacitados e comprometidos com a integralidade da atenção e no cuidado em saúde. O LAPPIS representa o crescimento e a institucionalização do projeto 'integralidade: saberes e práticas no cotidianodas instituições de saúde', criado em 2000. Desdesua concepção, integra o GRUPO DE PESQUISA RACIONALIDADES MÉDICAS, DO CNPQ, DO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL (IMS) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). Trabalha em parceria com outras unidades acadêmicas da UERJ, com o INSTITUTO DA SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), com o GRUPO TEMÁTICO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS), E COM O MINISTÉRIO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Integrante / Thais Sayuri Yamamoto - Integrante / Thiago Constâncio - Integrante / Claudia March Frota de Souza - Integrante / Márcia Guimarães de Melo Alves - Integrante / SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da - Integrante / Thiago Enrico - Integrante / Valéria Marinho Nascimento-Silva - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Leandro Cacciari Cardozo Porto - Integrante / Ricardo Heber Pinto Lima - Integrante / Lilian Koifman - Integrante / Veronica Fernandez - Integrante.

  • 1999 - Atual

    Grupo de Estudos de Políticas Sociais em Saúde (GEPSS), Descrição: Com o planejamento estratégico situacional e variantes, a teoria da ação comunicativa, e outras referências, propõe-se investigar, sobretudo, ações de promoção em saúde, saúde familiar, saúde bucal, sistemas loco-regionais de saúde, saúde baseada em evidência. Considerar-se-ão processos em que se dão os projetos, especialmente educacionais, no cotidiano, e do poder público. As análises, as metodologias, vão desde suas múltiplas relações, à propostas que contribuam para melhoria da qualidade de vida, através de experiências em curso, e questões emergentes, tratando, em particular, de aspectos antropológico-culturais, que favoreçam mudanças paradigmáticas, sob a construção da transdisciplinaridade. Nortea-se por metodologias que, acompanhando os avanços tecnológicos e científicos, devem propiciar a participação dos diversos atores sociais, tanto da comunidade acadêmica, quanto do serviço sanitário e da sociedade em geral, prioritariamente em pesquisas qualitativas, como a pesquisa-ação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mônica Tereza Machado Mascarenhas - Coordenador / Marcos Paulo Fonseca Corvino - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

IX Prêmio Josué de Castro de Extensão, Universidade Federal Fluminense.

2007

Menção Honrosa pelo trabalho apresentado - Representações sociais sobre utilização de Serviços de Saúde, QUALIHOSP FGV-SP..

2007

Menção Honrosa pelo trabalho apresentado - Contribuições da Integralidade na Avaliação de Redes de Atenção à Saúde, IV Congresso Brasileiro de Ciência Sociais e Humanas em Saúde - ABRASCO..

2002

Menção Honrosa pelo trabalho orientado - A produção de material didático-pedagógico e suas correlações com o conteúdo da disciplina TCS II, V Semana de Monitoria - Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde. , Rua Marques do Paraná, 303 - HUAP - prédio anexo - 3º andar, Centro, 24030-210 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299348, Fax: (21) 26299341

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Planejamento em Saúde, Instituto de Saúde da Comunidade, e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

2008 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde da Comunidade e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

1990 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde da Comunidade, da Faculdade de Medicina

Atividades

  • 06/2015

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação sob a Ótica da Integralidade

  • 01/2015

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Coordenador da disciplina Planejamento Educação e Avaliação de Saúde.

  • 01/2014

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Docentes do Departamento de Planejamento em Saúde.

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Participação em comissão sobre Conferência Curricular do Curso de Medicina.

  • 01/2013

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento, Educação e Avaliação na Saúde

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Participação em plenárias do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, da UFF.

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Participação na Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Docentes do Departamento de Planejamento em Saúde.

  • 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, .,Cargo ou função, Consultor AdHoc de editais do MEC na revisão e avaliação de propostas submetidas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos Universitários ? SIGProj..

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Participação em Plenárias do Departamento de Planejamento em Saúde.

  • 01/2002

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica

  • 01/2000

    Ensino, Curso de Especialização Em Medicina do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Empresas (30 horas), Metodologia da Pesquisa (30 horas), Prática Monografia (60 horas)

  • 01/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Linhas de pesquisa

  • 01/1998

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Residência em Medicina Preventiva e Social (RMPS).

  • 01/1997

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gerência em Saúde I, Trabalho de Campo Supervisionado I

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Participação nas Reuniões Departamentais do MPS.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde da Comunidade, Instituto de Saúde da Comunidade.,Atividade realizada, Membro da Banca de Monitoria de Trabalho de Campo Supervisionado II.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde da Comunidade, Instituto de Saúde da Comunidade.,Atividade realizada, Membro da Banca de Residência em Medicina Preventiva e Social.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde da Comunidade, Instituto de Saúde da Comunidade.,Atividade realizada, Membro da Banca de Monitoria de Trabalho de Campo Supervisionado I.

  • 03/2015 - 03/2017

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Coordenação da disciplina ?Planejamento e Gerência em Saúde I?, do curso de Medicina, UFF.

  • 03/2015 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Eleição de Chefia de Departamento MPS/UFF.

  • 01/1999 - 12/2013

    Ensino, Curso de Especialização Em Medicina do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 10/2010 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Representante Suplente do MPS na Coordenação do Curso de Nutrição do CCM.

  • 01/2006 - 12/2007

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Representante Titular do MPS na Coordenação de Extensão do CCM.

  • 06/2004 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Estudos de linhas de base - PROESF Região Sudeste.

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do CMS.

  • 01/2001 - 12/2003

    Ensino, Gerência de Processos e Capacitação Profissional d, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde

  • 01/2000 - 12/2003

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Saúde Pública

  • 01/1997

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Saúde Pública

  • 01/1999 - 08/2000

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Sub-projeto Eventos e Divulgação Polo de Saúde da Família.

  • 08/1998 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Coordenação dos Projetos de Extensão e Pesquisa - PIBIC - Democratização das Ações de Saúde e o PMF no município de Niterói.

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Representante do CMS/UFF na Comissão Interinstitucional - eventos e divulgação do Pólo de Saúde da Família UFF/FMS-Niterói.

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Representante Titular do MPS na Coordenação do Curso de Nutrição do CCM.

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Representante Titular do MPS na Coordenação de Extensão do CCM.

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Consultoria a FMS-Niterói.

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Assessoria Técnica aos municípios (Implantação do SUS).

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Núcleo de Saúde e Comunicação.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Democratização das Ações de Saúde do Programa Médico de Família-Niterói (PIBIC-UFF/CNPq).

  • 01/1998 - 12/1999

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Sociedade e Enfermagem

  • 01/1998 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde da Comunidade, Instituto de Saúde da Comunidade.,Atividade realizada, Curso de Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde.

  • 10/1998 - 09/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde da Comunidade, Instituto de Saúde da Comunidade.,Atividade realizada, Atualização em Saúde Coletiva - Médicos Residentes e Internos.

  • 01/1997 - 01/1999

    Ensino, Ciências Médicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento I, Saneamento II, Saúde e Sociedade em Enfermagem, Saúde e Sociedade (I e II), Sistema de Saúde, Trabalho de Campo Supervisionado II

  • 01/1997

    Direção e administração, Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Cargo ou função, Curso de Especialização em Educação em Saúde Pública (CEESP).

  • 01/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.

  • 01/1997

    Ensino, Curso de Especialização Em Educação Em Saúde Públi, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Saúde na Escola

  • 01/1995

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Serviço realizado, Consultoria - Avaliação dos Projetos de Atendimento à Meninos/as de Rua.

  • 08/1998 - 12/1998

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Saúde e Comunicação.

  • 01/1998 - 03/1998

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Atualização em Saúde Coletiva 2 - médicos residentes e internos.

  • 01/1997

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Instalação do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente de Pessoal para Saúde da Família no RJ - Núcleo UFF.

  • 01/1997 - 12/1997

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Saúde Ambiental e Vigilância da Saúde - subprojeto vida e saúde na cidade de Niterói-RJ, representações sociais.

  • 05/1997 - 07/1997

    Extensão universitária , Instituto de Saúde da Comunidade, Departamento de Planejamento Em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Curso de Metodologia da Pesquisa-Qualitativa em Saúde.

2013 - 2014

Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria / Supervisor de Campo

Outras informações:
Pesquisa de natureza multicêntrica que tem como objetivo o delineamento e a execução de ações de avaliação externa no âmbito do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, incluindo a certificação das equipes e a avaliação para apoio à gestão local na cidade do Cidade do Rio de Janeiro. Este estudo servirá de base para processos de acompanhamento e avaliação das redes de atenção à saúde em nível local, regional e nacional.