Sérgio Paulo Aurnheimer Filho

Profissional do Magistério Público que possui a Graduação em Licenciatura de História pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente é Professor Regente tanto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro como da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área do Ensino de História no nível Fundamental e também no Médio, com ênfase em História do Brasil República. Atuando, igualmente, nos seguintes temas: Educação e Sindicalismo, Avaliação de Políticas Educacionais e Literatura Histórica. Foi dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro de 1995 até 2006, sendo que na gestão de 2001- 2003 foi um dos seus Coordenadores Gerais. Representou o SEPE/RJ no Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre 1999 e 2000 e na Coordenação do Congresso Estadual de Educação do Rio de Janeiro(COED/RJ) em 2002. Mestre em História Política pela UERJ em 2009.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2007 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Maria Emilia Prado e Fernando Antonio Faria Co-Orientador

Graduação em Licenciatura de História

1989 - 1993

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2004 - 2004

História do Tempo Presente. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1997 - 1997

Linhagens Historiográficas Contemporâneas. (Carga horária: 4h). , Editora Ática.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Participação em eventos

II SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.POLÍTICA PRIMORDIAL DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA. 2007. (Simpósio).

MINICURSO "O OFÍCIO E A OFICINA: O FAZER DO PROFESSOR DE HISTÓRIA". 2007. (Oficina).

I ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2007. (Encontro).

VI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA.POLÍTICA EDUCACIONAL PRIMORDIAL DO BRASIL REPUBLICANO. 2007. (Encontro).

XXIX CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA CNTE. Defesa de tese. 2005. (Congresso).

XI CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ: HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA AS REFORMAS NEOLIBERAIS. TESE CONGRESSUAL: SEPE NA LUTA, DIGNIDADE PARA QUEM EDUCA. 2005. (Congresso).

X CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ: 25 ANOS DE LUTA, MOBILIZAÇÃO E RESISTÊNCIA. 25 ANOS: SEPE QUE TE QUERO FORTE. 2002. (Congresso).

IX CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ: 500 ANOS DE RESISTÊNCIA, INDÍGENA, NEGRA E POPULAR. LUTA, SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA!. 2000. (Congresso).

I ENCONTRO ESTADUAL DO COLETIVO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA.Defesa de Tese. 2000. (Encontro).

CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO SEPE/RJ.Defesa de Tese. 1999. (Outra).

VIII CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ. Defesa de Tese. 1998. (Congresso).

CONGRESSO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO DO SEPE/RJ. A ESCOLHA REAL DO PROGRAMA IDEAL. 1997. (Congresso).

VII CONGRESSO ESTADUAL DO SINDICATO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - SEPE/RJ - EDUCAÇÃO PÚBLICA: GLOBALIZAR A RESISTÊNCIA. TESE CONGRESSUAL: UMA LÓGICA DE ESTRATÉGIAS. 1996. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Fernando Antonio Faria

PRADO, Maria Emilia da Costa;FARIA, F. A.; LEMOS, R; CORREA, M.C.. Republicanismo e Política Educacional: a reforma Benjamin Constant na ação do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos (1890-1891). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARIA LETÍCIA CORREA

PRADO, M. E. C.; FARIA, F. A.; LEMOS, R. L. C. N. E.;CORRÊA, M. L.. Republicanismo e política educacional: a reforma Benjamin Constant na ação do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos - 1890/1891. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Renato Luis do Couto Neto e Lemos

LEMOS, Renato; FARIA, Fernando; PRADO, Maria Emília da Costa; CORREA, Maria Letícia. Republicanismo e política educacional: a Reforma Benjamin Constant na ação do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos (1890-1891). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Fernando Antonio Faria

Republicanismo e Política Educacional: A reforma Benjamin Constant na ação do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos (1890-1891); 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Fernando Antonio Faria;

Maria Emilia da Costa Prado

Republicanismo e Política Educacional: a reforma Benjamin Constant na ação do ministério da instrução pública, correios e telégrafos - 1890/1891; ; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Emilia da Costa Prado;

Produções bibliográficas

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . NOTA DE LEITURA - RUI BARBOSA: PENSAMENTO E AÇÃO - Uma análise do projeto modernizador para a sociedade brasileira com base na questão educacional. Revista Brasileira de História da Educação , v. n. 20, p. 231-236, 2009.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Política Educacional Primordial do Brasil Republicano. Diá-Logos , v. 2, p. 125-134, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Espaços Educacionais na Historiografia Fluminense. In: Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do Seminário. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . A Educação na Ciência do Tempo. In: V Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrónicos do V Coloquio Internacional Ibero-Americano, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . A Educação dos Súditos é a Instrução de um Império: um estudo panorâmico da educação como política pública no Brasil Imperial. In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História: Metodologias e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . RUI BARBOSA, CULTURAS LIBERAIS E IDÉIAS EDUCACIONAIS. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/IFCH/NUCLEAS, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . A HEGEMONIA EM RUI BARBOSA: UM INTELECTUAL ORGÂNICO ENTRE O IDEALISMO E O PRAGMATISMO LIBERAL NO BRASIL. In: V Simpósio Estado e Poder: Hegemonia, 2008, São Gonçalo/Niterói. Anais do V Simpósio Estado e Poder: Hegemonia. Rio de Janeiro: Vicio de Leitura, 2008.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Política Educacional Primordial do Brasil Republicano. In: VI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 2007, NATAL. ANAIS ELETRÔNICOS DO VI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. NATAL: EDUFRN - EDITORA DA UFRN, 2007.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Política Educacional do Brasil Republicano. In: II Semana de História Política da Pós-Graduação de História na UERJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de História Política do PPGH/UERJ. Rio de Janeiro: PPGH/UERJ, 2007.

  • DIVERSOS ; AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Tese Congressual: SEPE NA LUTA, DIGNIDADE PARA QUEM EDUCA!. In: XI CONGRESSO DO SEPE/RJ, 2005, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO XI CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ, 2005. p. 51-57.

  • DIVERSOS ; AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . TESE CONGRESSUAL: 25 ANOS SEPE QUE TE QUERO FORTE. In: X CONGRESSO DO SEPE/RJ: 25 ANOS DE LUTA, MOBILIZAÇÃO E RESISTÊNCIA, 2002, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO X CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ, 2002. p. 32-37.

  • DIVERSOS ; AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . TESE CONGRESSUAL: LUTA, SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA. In: IX CONGRESSO DO SEPE/RJ, 2000, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO IX CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ, 2000. p. 16-22.

  • DIVERSOS ; AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . TESE CONGRESSUAL: SEPE QUE TE QUERO FORTE. In: VIII CONGRESSO DO SEPE/RJ, 1998, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO VIII CONGRESSO ESTADUAL DO SEPE/RJ, 1998. p. 8-15.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo ; OUTROS . TESE CONGRESSUAL: A ESCOLHA REAL DO PROGRAMA IDEAL. In: CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - SEPE/RJ, 1997, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO SEPE/RJ, 1997. p. 11-12.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . TESE CONGRESSUAL: UMA LÓGICA DE ESTRATÉGIAS. In: VII CONGRESSO DO SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - SEPE/RJ -, 1996, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE TESES DO VII CONGRESSO DO SEPE/RJ, 1996. p. 2-2.

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Benjamin Constant entre o o Poder do Sabre e o Saber da Pena: um intelectual e sua ação institucional no Governo Provisório Republicano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Escalas e Espaços Educacionais na Historigrafia Fluminense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . A Educação na Ciência do Tempo: a problemática do espaço acadêmico educacional na historiografia fluminense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . VISÕES REPUBLICANAS: esboço panorâmico de uma disputa pela pedagogia conceitual da República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . POLÍTICA PRIMORDIAL DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . Educação Primordial Republicana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . POLÍTICA EDUCACIONAL PRIMORDIAL DO BRASIL REPUBLICANO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . I FESTIVAL DE CINEMA NACIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO. 2000 (Organização de Festival de Cinema Nacional).

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . POESIAS DA BIVAR. 1997 (Organização de Publicação Artesanal).

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . 1º MOSTRA DE PUBLICAÇÕES LIVRES. 1997 (Representação em Encontro Literário).

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . REVISTA INSTANTES. 1994 (Textos Literários em Revista Cultural).

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. 2002 (COMISSÃO OFICIAL DA SEE/RJ) .

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . I CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - COED/RJ. 2002 (COORDENAÇÃO ORGANIZADORA DO I COED/RJ) .

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. 1999 (Conselheiro Municipal de Educação do Rio de Janeiro) .

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - SEPE/RJ. 1995 (DIREÇÃO SINDICAL) .

AURNHEIMER FILHO, Sérgio Paulo . CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO FEDERAL NA CEFET/RJ. 1995 (APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO) .

Prêmios

2007

MOÇÃO DE LOUVOR E APLAUSOS, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

2007

MOÇÃO DE LOUVOR, CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadoria Regional Metropolitana de Educação IV, Colégio Estadual Barão do Rio Branco. , Rua do Matadouro 25, Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 33951357, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Mestrando atuante no Gr Pesq, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 5

Outras informações:
Participo do Gr Pesq Ideias, Intelectuais e Instituições cujo lider é o Professor Doutor Fernando Faria que é o orientador da minha dissertação de mestrado em andamento no programa de história política da UERJ.

Atividades

  • 07/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, .,Linhas de pesquisa

1995 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR REGENTE, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuação como Regente das Turmas do segundo segmento (5º até 8 ) do Ensino Fundamental.

Atividades

  • 02/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

1994 - Atual

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR REGENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação com regência de turmas das três séries do nível médio.

Atividades

  • 03/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

1992 - 1994

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
O projeto objeto da pesquisa em questão era "SABER E PODER NO BRASIL: O ENSINO AGRÍCOLA NA PRIMEIRA REPÚBLICA" coordenado pela Profa. Dra. Sonia Regina de Mendonça do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.

Atividades

  • 03/1992 - 02/1994

    Estágios , Diretoria de Programas Horizontais e Instrumentais, Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica.,Estágio realizado, Trabalho de Pesquisa em Projeto aprovado pelo CNPq.

1991 - 1992

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Contrato Temporário por Concur, Enquadramento Funcional: Supervisor Censitário, Carga horária: 40

Outras informações:
O trabalho foi realizado em função do Censo Demográfico de 1991.

Atividades

  • 07/1991 - 01/1992

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos e Geográficos, Departamento de Estudos de População.,Serviço realizado, Supervisão do Censo Demográfico de 1991.