Cláudia da Cruz Cerqueira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, atuando principalmente nos seguintes temas: variações, leitor intradiegético, enunciação, autoconsciência narrativa e memória. Desde 2004, atua como professora de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras da UFBA. Conclusão do Doutorado em novembro de 2012.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística

2008 - 2012

Universidade Federal da Bahia
Título: Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d'O vento assobiando nas gruas de Lídia Jorge
Eneida Leal Cunha. Palavras-chave: autoconsciência narrativa; Leitor; memória.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2000 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: Desvios autocríticos: aspectos da modernidade na novela "Onde está a felicidade?", de Camilo Castelo Branco,Ano de Obtenção: 2002
Lélia Maria Parreira Duarte.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Autocrítia; Modernidade; Processo enunciativo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1990 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Cunha, Eneida Leal ; Pondé, Serafina ; CERQUEIRA, C. C. . SePesq 2006. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea.Das formas às buscas dos sentidos poéticos nos trajetos das vozes literárias de Ana Luísa Amaral: uma abordagem.. 2016. (Outra).

I colóquio Internacional de Poesia Moderna e Contemporânea.Das formas às buscas dos sentidos poéticos nos trajetos das vozes literárias de Ana Luísa Amaral. 2016. (Outra).

Sepesq ( Seminário de pesquisa estudantil de Letras) ILUFBA.Mesa Luciano Lima: texto, discurso e outras mídias.. 2016. (Seminário).

Sepesq ( Seminário de Pesquisa estudantil de Letras) ILUFBA.Comissão Científica. 2016. (Seminário).

ABRALIC - XIV Congresso Internacional (Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias. Formas de consentimentos: contra o indizível, o exercício apaziguador da tolerância na narrativa de "O vento assobiando nas gruas", de Lídia Jorge. 2015. (Congresso).

Casamento entre pessoas do mesmo sexo na França e as políticas da da nação e raça. 2014. (Outra).

Seminário estudantil de pesquisa.resumos. 2014. (Seminário).

III simpósio internacional sobre análise do discurso - emoções, ethos e argumentação. 2008. (Simpósio).

III Simpósio do grupo de pesquisa "As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas". 2007. (Simpósio).

Seminário estudantil de pesquisa - SEPESQ.Avaliador. 2007. (Seminário).

II Simpósio "As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporânea".As vozes da morte em O vale da paixão de Lídia Jorge. 2006. (Simpósio).

Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia. 2006. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.Lances da crítica. 2006. (Seminário).

As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas."O vale da paixão e as vozes da morte: A manta do soldado, de Lídia Jorge. 2005. (Seminário).

I Colóquio Brasil - Portugal de Relações Internacionais: as relações bilaterais diante dos processos de Integração Regional."Cooperação Brasil - Portugal: Passado, Presente e Futuro". 2003. (Outra).

I Simpósio de Língua e Literatura: interseções. 2003. (Simpósio).

II Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2001. (Seminário).

Literatura Portuguesa Contemporânea. 2001. (Seminário).

Eça entre milênios.Eça entre milênios. 2000. (Outra).

Memória e Identidade. 2000. (Simpósio).

17º Encontro de Professores de Literatura Portuguesa. 17º Encontro de Professores de Literatura Portuguesa. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Claudia Patricia de Oscar

CERQUEIRA, C. C.. "Os jogos de construção ficcional em 'Sem nome', de Helder Macedo. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Erivaldo Santos de Sousa

CERQUEIRA, C. C.. Projeto de pesquisa de TCC.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras.

Aluno: Tailane de Jesus Sousa

CERQUEIRA, C. C.. Vozes contemporâneas: singularidades da voz feminina em dois contos de Lídia Jorge e um romance de Maria Gabriela Llansol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras.

CERQUEIRA, C. C.. Concurso Público de Provas e Títulos, Professor Adjunto A. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

CERQUEIRA, C. C.; RIBEIRO, M. F. M.; Sandro Santos Ornellas. Processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2007. Universidade Federal da Bahia.

CERQUEIRA, C. C.; ESPINHEIRA, R. A.; RIBEIRO, M. F. M.. processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2005. Universidade Federal da Bahia.

Rachel Esteves Lima; RIBEIRO, M. F. M.;CERQUEIRA, C. C.. processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado. 2005. Universidade Federal da Bahia.

Sandro Santos Ornellas;CERQUEIRA, C. C.; RIBEIRO, M. F. M.. processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado. 2005. Universidade Federal da Bahia.

CERQUEIRA, C. C.; CHIOSSI, E. M. F.; RIBEIRO, M. F. M.. processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lélia Maria Parreira Duarte

DUARTE, L. M. P.; FREITAS, O.; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessôa de. Desvios autocríticos: aspectos da modernidade na novela Onde está a felicidade?, de Camilo Castelo Branco. 2002. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Onofre de Freitas

Silvana maria Pessoa de Oliveira;FREITAS, O.; Lélia Maria Parreira Duarte. "Desvios autocríticos:aspectos da modernidade na novela Onde está a felicidade?, de Camilo Castelo Branco". 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.

Maria de Fátima Maia Ribeiro

CERQUEIRA, C. C.; CUNHA, Eneida Leal; MENDES, C. F.; RIOS, Marcia; TELLES, Lígia Guimarães;RIBEIRO, Maria de Fatima Maia. Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d?O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2012. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Márcia Rios da Silva

SILVA, M. R.; CUNHA, E. L.; MENDES, C. F.; RIBEIRO, M. F.. Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d'O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Eneida Leal Cunha

CUNHA, E. L.; MENDES, C. F.; RIOS, M.; BRITO, M. F.; TELLES, L. G.. Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d?O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2012. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Eneida Leal Cunha

CUNHA, E. L.; MONTAURY, A.; SANTOS, R. B.. OUTRAS SIMULAÇÕES CRÍTICAS OU A CONDIÇÃO AUTOCONSCIENTE DA ESCRITA CONTEMPRANEA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Alexandre Montaury Baptista Coutinho

Montaury, Alexandre; CUNHA, E. L.. Outras simulações críticas ou a condição autoconsciente da escrita contemporânea: O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Rosa Borges dos Santos

SANTOS, R. B.; CUNHA, E. L.; MONTAURY, A.. Outras simulações críticas ou a condição autoconsciente da escrita contemporânea: "O vento assobiando nas gruas", de Lídia Jorge. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Silvana Maria Pessôa de Oliveira

OLIVEIRA, S. M. P.. Desvios autocríticos: aspectos da modernidade na novela Onde está a felicidade de Camilo Castelo Branco. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Lígia Guimarães Telles

TELLES, L. G.; CUNHA, E. L.; MENDES, C.; SILVA, M. R.; RIBEIRO, M. F. M.. Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d'O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Ling"uística) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Manuela Nascimento Ferreira

Vozes femininas e autoconsciência literária; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Instituto de Letras; (Orientador);

Tailane de Jesus Sousa

VOZES CONTEMPORÂNEAS: SINGULARIDADES DA VOZ FEMININA EM DOIS CONTOS DE LÍDIA JORGE E UM ROMANCE DE MARIA GABRIELA LLANSOL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Daniel Dias de Santana e Marilza Nunes Silva

As máscaras do erotismo em "O Primo Basílio" de Eça de Queirós; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Janana Loureiro de Carvalho / Selma Rocha dos Santos Brasil

Marcas de ironia na obra Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Ana Bogéa Passos Malaquias / Márcia Viviane B

de Jesus; Marcas da autoconsciência nas obras Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco e Amor de perdição, de Josué Guimarães; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Katherine Horbe Steffen

Ambigüidades e reviravoltas na construção da personagem da obra "Memórias de um Sarjento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Diana dos Santos Santana

Simulações autocríticas da voz feminina como perspectiva da condição consciente da intelectual contemporânea; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Tailane de Jesus Sousa

Vozes femininas na literatura em língua portuguesa contemporânea; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Juliana Silva Cunha de Mendonça

Pediu para ser Rimbaud no Eco; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cláudia da Cruz Cerqueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lélia Maria Parreira Duarte

Desvios autocríticos: aspectos da modernidade na novela ONDE ESTÁ A FELICIDADE?, de camilo Castelo Branco; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lelia Maria Parreira Duarte;

Eneida Leal Cunha

Outras simulações críticas ou a condição autoconsciente da escrita contemporânea: O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge; 2012; Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Eneida Leal Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CERQUEIRA, C. C. . Das formas às buscas dos sentidos poéticos nos trajetos das vozes literárias de Ana Luísa Amaral. Tamanha Poesia , v. 1, p. 51-59, 2017.

  • CERQUEIRA, C. C. . Duas horas de leitura e recepção do leitor crítico. Caderno CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios , v. 1, p. 22-30, 2001.

  • CERQUEIRA, C. C. . Vozes em consonãncia ou ruídos abafados?. Caderno CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios , v. 1, p. 18-27, 2001.

  • CERQUEIRA, C. C. . Referências, reivindicações e resistências na escrita de Lídia Jorge. 204. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018.

  • CERQUEIRA, C. C. . Vozes em consonância ou ruídos abafados?. In: Memória e Identidade, 2001, Belo Horizonte. Cadernos CESPUC de Pesquisa - Série Ensaios. Belo Horizonte: CESPUC, 2000. v. nº9. p. 18-27.

  • CERQUEIRA, C. C. . Variações do leitor intradiegético.. In: 17º Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa., 1999, Belo Horizonte/MG. Resumos do 17º Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.. Belo Horizonte/MG: FUMARC/PUC/MINAS, 1999. p. 36-36.

  • CERQUEIRA, C. C. . Das formas às buscas dos sentidos poéticos nos trajetos das vozes literárias de Ana Luísa Amaral: uma abordagem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERQUEIRA, C. C. . Das formas às buscas dos sentidos poéticos nos trajetos das vozes literárias de Ana Luísa Amaral: uma abordagem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERQUEIRA, C. C. . Formas de consentimentos: contra o indizível, o exercício apaziguador da tolerância na narrativa de 'O vento assobiando nas gruas', de Lídia Jorge. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, C. C. . "Memória e construção literária no conto 'A instrumentalina', de Lídia Jorge". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CERQUEIRA, C. C. . Aspectos da construção da memória na narrativa de 'O vento assobiando nas gruas', de Lídia Jorge. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CERQUEIRA, C. C. . "As vozes da morte em O vale da paixão, de Lídia Jorge. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CERQUEIRA, C. C. . "O vale da paixão e as vozes da morte: A manta do soldado, de Lídia Jorge. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CERQUEIRA, C. C. . "Camilo e a ironia romântica". 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERQUEIRA, C. C. . Variações do leitor intradiegético.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CERQUEIRA, C. C. . Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. 2006. (Comissão científica).

CERQUEIRA, C. C. . Literaturas da África lusófona. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Simulações autocríticas da voz feminina como perspectiva da condição consciente da intelectual contemporânea, Descrição: Pesquisar a literatura em língua portuguesa escrita por mulheres e observar seus desdobramentos autocríticos nos arranjos enunciativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cláudia da Cruz Cerqueira - Coordenador / Tailane de Jesus Sousa - Integrante / Diana dos Santos Santana - Integrante / Manuela Nascimento Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Simulações autocríticas da voz feminina como perspectiva da condição consciente da intelectual contemporânea., Descrição: Algumas perguntas podem provocar uma reflexão sobre a escrita literária e a escrita crítica na contemporaneidade. Uma delas diz respeito à enunciação da voz da mulher como problemática da construção literária e da construção crítica, aquela que sugere a convivência desses dois contextos do discurso num mesmo espaço; o espaço assumidamente ficcional e da memória da escrita contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudia da Cruz Cerqueira - Coordenador / Tailane de Jesus Sousa - Integrante / Diana dos Santos Santana - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras. , Rua Barão de Jeremoabo, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836237

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 3º Grau, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa