Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).Foi professor tutorado da UFRJ durante o primeiro semestre de 1995, lecionando a disciplina Filosofia I. Foi professor de história, filosofia e sociologia do Instituto Federal Fluminense (convênio com a Prefeitura Municipal de Macaé) entre 2009 e 2011. Foi professor de Filosofia e Estética e Cultura de Massa na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora entre agosto de 2001 e agosto de 2009. É professor da disciplina Filosofia da Educação da Fafima (Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Macaé) e das disciplinas Filosofia e Ética no Contexto Empresarial na Femass (Faculdade professor Miguel Angelo da Silva Santos - Macaé). Já exerceu as funções de chefe de departamento na Fafima e coordenador de área de história na rede pública e de filosofia na rede privada. Em Macaé participou de atividades culturais quando estava cedido para a Fundação Macaé de Cultura, onde trabalhou entre 2003 e 2007. Na ocasião participou, dentre outros eventos, de três edições da Semana Benedito Lacerda, evento que comemora o nascimento do grande músico e compositor brasileiro. Nos eventos participou da produção de shows de artista locais e de artistas consagrados nacionalmente como Yamandu Costa e Nelson Sargento, dentre outros. No ano de 2007 trabalhou no Instituto Christiane Sales de Macaé onde participou da organização do Primeiro Encontro de História e Música Brasileira de Macaé. O evento reuniu pesquisadores locais de música popular brasileira e contou com a presença do pesquisador Sérgio Cabral. Nesta ocasião foi palestrante apresentando o trabalho "Benedito Lacerda e a Época de Ouro do Rádio". É membro da Confraria do Samba, Choro e Poesia, que se reúne aos sábados para interpretar clássicos do nosso cancioneiro e ler poemas, existindo já há 12 anos e considerado um espaço tradicional de boa música em Macaé. Também é poeta sem obras publicadas. É professor de história e filosofia da rede pública e privada desde 1988. Atualmente exerce também a função de Professor Orientador do Colégio Municipalizado Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

1993 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Introdução à Leitura do Crátilo,Ano de Obtenção: 1998
Maria da Graça de Moraes Augusto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Filosofia

1983 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA, M. A. M. . Painel Musical. 2003. (Festival).

FONSECA, M. A. M. . Primeiro e Segundo Encontro de Artesões de Macaé. 2003. (Exposição).

FONSECA, M. A. M. . Encontro Estadual do Programa Parâmetros em Ação. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vários

FONSECA, M. A. M.. Vários Grupos do curso de Publicidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Inês Graça França Paes

A Ética na Formação do Professor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedadagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca;

Marcelus de Souza Siqueira

A Comunicação em Espaços Educativos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca;

Camila Carneiro Midão

A ética na prática educativa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedadagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca;

Marcos Garcia Missiba

Importância da Informática na Educação Básica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedadagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca;

Carla Beatriz Ferreira de Almeida Leal

Filosofia nas Séries iniciais: a educação para o pensar e a qualidade em educação; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedadagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Marcos Aurelio Monteiro da Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONSECA, M. A. M. . Política Cultural: Refletindo sobre Princípios e Diretrizes. Visões (Rio de Janeiro. Impresso) , v. I, p. 27-41, 2005.

  • FONSECA, M. A. M. . Heráclito e Protágoras: o jogo do lógos e o lógos do jogo. In: III Congresso Nacional de Estudos Clássicos e IX Reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 1995, Rio de Janeiro. Heráclito e Protágoras: o l´gos do jogoo e o jogoo do lógos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. v. 1. p. 66-66.

  • FONSECA, M. A. M. . Antropofagia e Cultura Braasileira:uma discussão sobre identidade nacional. In: IX Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 1986, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: Ufrj, 1986. p. 112-112.

  • FONSECA, M. A. M. . Benedito Lacerda na Era do Rádio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, M. A. M. . Política Cultural: refletindo sobre Princípios e Diretrizes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, M. A. M. . Educação e Ética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, M. A. M. . Filosofia, Ética e Educação para o Pensar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, M. A. M. . Heráclito e Protágoras: o lógos do jogo e o jogo do lógos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, M. A. M. . Introdução à Leitura do Crátilo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, M. A. M. . Sobre a Natureza da Linguagem em Platão. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, M. A. M. . Natureza e Artifício: a ordem do lógos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, M. A. M. . Antopofagia e Cultura Brasileira:uma discussão sobre identidade nacional. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FONSECA, M. A. M. . Primeiro Encontro de História e Música Brasileira de Macaé. 2007 (Musical).

FONSECA, M. A. M. . Terceira Semana Benedito Lacerda. 2005 (Musical).

FONSECA, M. A. M. . Fórum Inteno da Fundação Mácaé de Cultura. 2005 (Forum Interno).

FONSECA, M. A. M. . Segunda Semana Benedito Lacerda. 2004 (Musical).

FONSECA, M. A. M. . Segundo Encontro de Artesãos de Macaé. 2004 (Artesanato).

FONSECA, M. A. M. . Primeira Semana Benedito Lacerda. 2003 (Musical).

FONSECA, M. A. M. . Primeiro Encontro de Artesãos de Macaé. 2003 (Artesanato).

FONSECA, M. A. M. . Painel Musical. 2003 (Musical).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé. , Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 200, Centro, 27910-330 - Macae, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27621457

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional