Géssica Priscila Ramos

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional brasileira e paulista, valorização docente, identidade da escola e do professor.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2004 - 2008

Universidade Federal de São Carlos
Título: Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF
Antonio Álvaro Soares Zuin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: década de 90; política educacional; FUNDEF; valorização docente; qualidade de ensino.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação Escolar

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O outro lado da valorização no FUNDEF,Ano de Obtenção: 2003
José Vaidergorn.Palavras-chave: valorização docente; municipalização do ensino; FUNDEF.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2000

Universidade de Araraquara
Título: A interferência da participação dos responsáveis no tratamento psicopedagógico de seus filhos
Orientador: Ana Maria Logatti

Graduação em Pedagogia

1995 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Política e administração educacional na Revista Nova Escola: texto e contexto (1995-1998)
Orientador: Leda Aparecida Pedroso
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Formação Docente para Educação On-line. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Organização de eventos

RAMOS, G. P. ; LOPES, S F . Oficinas Pedagógicas II: Teoria e Prática na Formação do Educador. 2009. (Outro).

RAMOS, G. P. ; LOPES, S F . Oficinas Pedagógicas I: teoria e prática na formação do educador. 2008. (Outro).

RAMOS, G. P. ; PEDROSO, L.A. ; BERTONI, L.M. ; et.al . II Simpósio indústria cultural e educação. 2002. (Outro).

RAMOS, G. P. ; BOTO, C. ; MANZOLI, L.P. ; et.al . Jornada de educação: novos tempos, novos caminhos (?). 1998. (Outro).

Participação em eventos

XII Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana.XII Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana. 2021. (Seminário).

Congresso Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização. A Infância nos Documentos Oficiais e nas Trajetórias Escolares. 2020. (Congresso).

XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana.XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana. 2019. (Seminário).

VIII Encontro Iberoamericano de Educação.1) A Escola de Tempo Integral no estado de São Paulo: estrutura e funcionamento; 2) No estado de São Paulo, quem faz a escola? a concepção de professor no Programa São Paulo faz Escola. 2013. (Encontro).

I Simpósio de Políticas Públicas em Educação.A escola e sua identidade contemporânea - A política educacional paulista para o EF entre os anos de 1995 a 2010 e a identidade da escola e de seu professor. 2011. (Simpósio).

VI Encontro Iberoamericano de Educação.O professor e sua valorização na política educacional paulista entre os anos de 1995 a 2001. 2011. (Encontro).

33 Reunião Anual da ANPED.A política educacional paulista sob a lógica da Reforma do Estado brasileiro: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. 2010. (Outra).

III Ciclo de palestras GEPIFE.Formação e atuação docente (palestra: Pedagogo: aspectos formativos, históricos e legais). 2010. (Outra).

IX Semana da Educação.Regulamentação da Profissão de Pedagogo. 2010. (Outra).

Ação docente na UFSCar - compartilhando experências e construindo caminhos (oficina: Apoio institucional aos professores de estudantes com necessidades educacionais especiais da UFSCAr). 2009. (Oficina).

II Ciclo de Palestras GEPIFE.Valorização docente e qualidade do ensino na política educacional brasileira: uma análise a partir do FUNDEF. 2009. (Outra).

II Ciclos de Palestras GEPIFE.O PROFA e a busca de um consenso construtivista. 2009. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Educação. POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MEADOS DOS ANOS 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos. 2009. (Congresso).

IV Encontro Iberoamericano de Educação.FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre as continuidades e as descontinuidades da política de valorização docente. 2009. (Encontro).

V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DO ENSINO E DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. 2009. (Simpósio).

I ciclo de palestras GEPIFE.Caminhos e descaminhos da valorização docente: história e atualidades. 2008. (Outra).

IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Um por todos ou todos contra um? A lógica meritocrática da valorização docente no contexto da Reforma do Estado. 2008. (Simpósio).

VIII Jornada do HISTEDBR.Ver além do que diz o FUNDEF: reflexões sobre a associação valorização do magistério e municipalização do ensino em um caso paulista. 2008. (Outra).

I Congresso brasileiro de educação da UNESP/Bauru. Comunicação oral. 2007. (Congresso).

I Congresso brasileiro de educação da UNESP/Bauru. Eixo 1 e 2? Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: pré-escola e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: creches. 2007. (Congresso).

I Congresso brasileiro de educação da UNESP/Bauru. Eixo V - Formação, identidade e carreira docente. 2007. (Congresso).

I COngresso de Ontologia do Ser Social e Educação. Os fundamentos das políticas de valorização da escola e do professor na atualidade: alguns contra-sensos. 2007. (Congresso).

II Encontro Iberoamericano de Educação.O PROFA e o canto das sereias. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sudeste.A relação entre valorização docente e qualidade do ensino nos fundamentos do FUNDEF. 2007. (Encontro).

I Congresso Internacional em Educação Escolar. Formação docente, municipalização do ensino e FUNDEF: duas versões de uma mesma história. 2006. (Congresso).

II Seminário de dissertações e teses.A valorização do docente no FUNDEF e a lógica do possível. 2006. (Seminário).

Seminário dez anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2006. (Seminário).

VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Valorização docente e qualidade do ensino no FUNDEF: texto e contexto. 2006. (Seminário).

X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação.Formação docente e FUNDEF: o caso de um município paulista. 2006. (Seminário).

?I Seminário de Teses e Dissertações?.I Seminário de Teses e Dissertações. 2005. (Seminário).

?VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Modos de ser do Educador: artes e técnicas, ciências e políticas?. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Modos de ser do Educador: artes e técnicas, ciências e políticas. 2005. (Congresso).

?VI Jornada Científica da UFSCar/ III Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. VI Jornada Científica da UFSCar/ III Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. 2005. (Congresso).

Conferência: financiamento da educação básica e qualidade do ensino. 2005. (Outra).

Conferência "escola da ponte: uma escola sem muros". 2005. (Outra).

III Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2005. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste:.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil/ Região sudeste-educação: direito ou serviço?. 2005. (Encontro).

VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores/ Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. (Congresso).

VI Jornada Científica da UFSCAR.VI Jornada Científica da UFSCAR. 2005. (Outra).

Colóquio: Filosofia, Arte e Educação: o Caos como Lugar Possível de Ordem. 2004. (Outra).

Oficina: Ensino de xadrez e de filosofia para crianças na EMEF Waldermar Saffiotti- Araraquara. 2004. (Oficina).

Projeto de Extensão Universitária: Ensino de Filosofia com Crianças e Jovens do Abrigo Residencial Casa da Criança ?Cristo Rei? (Araraquara). 2004. (Oficina).

XII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Conhecimento Local e Conhecimento Universal.XII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

I Seminário sobre Cultura Escolar. 2003. (Seminário).

Oficina: Professores formadores de professores. 2003. (Oficina).

Oficina: Projeto pedagógico para quem?.Relações interpessoais na sala de aula. 2003. (Oficina).

II Simpósio Indústria Cultural e Educação (II SINCE).II Simpósio Indústria Cultural e Educação (II SINCE). 2002. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Educação - IV CONEd. Municipalização do ensino: uma política de prós e contras/ Descentralização e Democracia no Brasil: uma relação incerta. 2002. (Congresso).

Seminário: Universidade Pública - crise, paradoxos e alternativas. 2002. (Seminário).

V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2002. (Encontro).

24 Reunião Anual da ANPED. 2001. (Outra).

Ciclo de Conferências: Políticas Públicas e Instituições. 2001. (Outra).

I Colóquio de Política Educacional - reformas educativas nos anos 80 e 90. 2001. (Outra).

I Congresso de Pós-Graduação da USFCar. I Congresso de Pós-Graduação da USFCar. 2001. (Congresso).

II Fórum de Debates sobre Permanências e Mudanças na Educação. 2000. (Outra).

III Simpósio Nacional do Ensino Fundamental e Médio - em busca de uma identidade: o olhar da escola através dos 500 anos. 2000. (Simpósio).

Jornada de educação e saúde: novos tempos, novos caminhos. 1998. (Outra).

Jornada de educação e saúde: novos tempos, novos caminhos.A política educacional em tempos de globalização. 1998. (Outra).

X Congresso de Iniciação Científica da UNESP. X Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1998. (Congresso).

49ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC.49ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC. 1997. (Outra).

I Congresso de Ciências da Educação USP/UNESP. Marx e o processo de alienação reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (Parte I). 1997. (Congresso).

I Congresso de Iniciação Científica, Aperfeiçoamento e Especialização. Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. 1996. (Congresso).

I Congresso Nacional de Educação- CONEd. I Congresso Nacional de Educação- CONEd. 1996. (Congresso).

IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1996. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: FLAVIA CAMILA GOMES

BEZERRA, M. C.;RAMOS, Géssica Priscila; JACOMELI, M R M; COSTA, E de F L B. Contradições no processo de elaboração e monitoramento do Plano Municipal de Educação de São Carlos - SP (2005-2019): entre a democratização do planejamento e a participação outorgada. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Abel José da Silva

RAMOS, G. P.; Militão, S.C. N.; ROTHEN, J. C.. O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL E A NOVA GESTÃO PÚBLICA: intensificação dos mecanismos de gestão e regulação de escolas estaduais paulistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marcos Danilo Lopes de Sena

ROTHEN, J. C.;RAMOS, G. P.; BORGES, R.M.. A atuação do Conselho Estadual de Educação de São Paulo na implementação da deliberação CEE n. 111/2012 e a perspectiva da autonomia universitária. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Leticia Lais da Silva

RAMOS, Géssica Priscila; ONOFRE, M. R.; Militão, S.C. N.. O PROGRAMA LER E ESCREVER E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE: o que avaliam os professores da rede de ensino estadual de São Carlos/SP?. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jaqueline Cristina da Silva

RAMOS, G. P.; Perez, M.C. A.; SOMMERHALDER, A.. POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Pâmela Cristina Botiglieri Paschoalim

Rothen, J C; NOVAES, G. F.;RAMOS, G. P.. Heraldo Marelim Vianna na história da avaliação educacional no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Nayane Moreno Perea

RAMOS, G. P.; Perez, M.C. A.; FERNANDES, M. C. S. G.. O programa creche escola e sua/s concepção/ões de educação infantil: entre o estado e o município. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: DAIANI VIEIRA ORTEGA

RAMOS, G. P.; Militão, S.C. N.; Parente, C. M. D.. A reforma curricular paulista e a percepção docente acerca de sua implementação: estudo de caso de uma escola interiorana. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: ZELINA CARDOSO GRUND

RAMOS, G. P.; Parente, C. M. D.; Militão, S.C. N.. Jornada de trabalho docente: regime de dedicação plena e integral (RDPI) na rede estadual de ensino de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariany Cristina Fardin Preto

BEZERRA, M. C.;RAMOS, G. P.; MONTEIRO, M I; SANTOS, F. R.. Condições materiais e imateriais no atendimento escolar à educação infantil no campo: região de Bragança Paulista/SP (2007 a 2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luisa Foppa Bergo

Fernandes, M C da S G; TORRES, J C;RAMOS, Géssica Priscila. POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO SALARIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: DESDOBRAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Priscila de Paulo Uliam Martins

FERNANDES, M. C. S. G.;RAMOS, G. P.; CALDERÓN, A I. O sistema Nacional da Educação Básica e sua utilização como norteador do trabalho docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Karina Machado

MONTEIRO, M I;RAMOS, G. P.; PLATZER, M B; ROTHEN, J. C.; COSTA, G.B.A.. Os instrumentos de registro do trabalho pedagógico e a avaliação da aprendizagem: o papel do coordenador pedagógico. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Joseilma Lima Coelho Castelo Branco

RAMOS, G. P.; BOTO, C.; VALDEMARIN, V.T.; CASTRO, C.A.; RIBEIRO, R.. Instrução pública: história da escola primária no Maranhão oitocentista (1834-1889). 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Klívia de Cássia Silva Nunes

Bezerra Neto, L.;RAMOS, G. P.; Martins, L. M.; TAGLIAVINI, J. V.; Orso, P. J.. Escolas Multisseriadas e os ideários pedagógicos: um estudo sobre as escolas do e no campo na região do Bico do Papagaio. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Luiza Oliveira Guimaro

Zuin, A A S; FERREIRA, A. C. P; SILVA, E P; CAMPOS, N. M. A. S. A;RAMOS, G. P.. A formação na linha de fogo: videogames de guerra e a psique danificada. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Dayton Fernando Padim

SILVA, E.P;RAMOS, G. P.; PIMENTEL, N.M.; PIOLLI, E.; MARTINS, M.F.. Os impactos do trabalho administrativo na intensificação e extensificação do trabalho docente na universidade em expansão: o caso da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Manoel Gonçalves dos Santos

RAMOS, G. P.; Bezerra Neto, L.; Orso, P. J.; TAFFAREL, C N Z. Implementção da pedagogia histórico-crítica na educação do campo de municípios baianos por meio do Programa Escola da Terra: limites e possibilidades:. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Klívia de Cássia Silva Nunes

Bezerra Neto, L.;RAMOS, G. P.; MONTEIRO, M I; Martins, L. M.. Concepções pedagógicas e as escolas multisseriadas no estado de Tocantins: uma análise dos ideários pedagógicos para as escolas no e do campo a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Siméia de Souza Beriotto

RAMOS, G. P.; Militão, S.C. N.; MONTEIRO, M I. Concepção/ões de Tecnologia dos Programas São Paulo Faz Escola e Inova Educação: Permanências e Rupturas. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Abel José da Silva

RAMOS, G. P.; ROTHEN, J. C.; Militão, S.C. N.. O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: mecanismos de regulação e gestão da escola estadual paulista. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marcos Danillo Lopes de Sena

ROTHEN, J. C.;RAMOS, G. P.; BORGES, R.M.. A REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PAULISTAS E A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: o caso da autonomia universitária a partir da licenciatura em Pedagogia da UNESP de São José do Rio Preto-SP. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Talita Vitória Cordasso Santoro

MORUZZI, A. B.;RAMOS, G. P.; Costa, AVPAP. OS EXPERITEMPOS DAS CRIANÇAS, PROFESSORAS E RESPONSÁVEIS: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: FLAVIA CAMILA GOMES

BEZERRA, M. C.;RAMOS, G. P.; JACOMELI, M R M; COSTA, E de F L B. Processo de elaboração e monitoramento do Plano Municipal de Educação de São Carlos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Leticia Lais da Silva

RAMOS, G. P.; Militão, S.C. N.; ONOFRE, M. R.. O Programa Ler e Escrever e seus impactos no trabalho docente: um estudo a partir do município de São Carlos/SP. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jaqueline Cristina da Silva

RAMOS, G. P.; Perez, M.C. A.; SOMMERHALDER, A.. POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS: UMA ANÁLISE DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rayssa Carla Ramdohr Martins

RAMOS, G. P.; SILVA, F. C.; MORUZZI, A. B.. A atual reforma do ensino médio: o discurso dos professores. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: ZELINA CARDOSO GRUND

RAMOS, G. P.; Militão, S.C. N.; Parente, C. M. D.. A jornada de trabalho docente em regime de dedicação plena e integral (RDPI) do Programa Ensino Integral no Estado de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Pamela Cristina Botiglieri Paschoalin

RAMOS, G. P.; ROTHEN, J. C.; NOVAES, G. F.. Heraldo Marelim Vianna na história da avaliação educacional no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daiani Vieira Ortega

Militão, S.C. N.;RAMOS, G. P.; Parente, C. M. D.. A reforma curricular paulista e a percepção docente acerca de sua implementação: estudo de caso de uma escola de Adamantina - SP. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Nayane Moreno Perea

RAMOS, G. P.; HAI, A. A.; Perez, M.C. A.. O programa creche escola e sua/s concepção/ões de educação infantil: entre o estado e o município. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mariany Cristina Fardin Preto

BEZERRA, M. C.; MONTEIRO, M I; SANTOS, Fávio Reis;RAMOS, G. P.. Estudo sobre a caracterização do atendimento escolar da educação infantil no campo, em uma região do estado de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luisa Foppa Bergo

FERNANDES, M. C. S. G.;RAMOS, G. P.; TORRES, J C. Políticas de Bonificação Salarial: desdobramentos para o desenvolvimento profissional e o trabalho Docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Priscila de Paulo Uliam Martins

RAMOS, G. P.; ROTHEN, José Carlos; FERNANDES, M. C. S. G.. O Sistema de Avaliação da Educação Básica como norteador do trabalho docente nos anos iniciais: uma análise crítica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Flávia Flores

BEZERRA, M. C.;RAMOS, G. P.; SANTOS, F. R.; CLARK, J. U.. Grupos escolares em áreas rurais: um estudo de caso na antiga Usina Tamoio em Araraquara/SP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Elien Jolo Alves

TAGLIAVINI, J. V.;RAMOS, G. P.. Desenvolvimento Humano: uma reflexão sobre o contexto brasileiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Públic) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ieda Maria Eduardo Monteiro

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. A formação continuada de docentes e sua aplicalidade no codidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mara Regina Brugnollo Rezende

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. Conselho escolar e gestão democrática ? participação efetiva dos pais e comunidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vera Sonia Rodrigues dos Santos

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. O papel do gestor na atuação e formação do conselho na gestão democrática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Cristina Dias Paula

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. O papel do gestor educacional na relação escola-família e na aprendizagem das turmas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Viviane Ciaramícoli Trisóglio

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. A atuação do Gestor frente à indisciplina e agressividade dos alunos na escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Sueli da Silva Fioramonte

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. Participação das famílias na escola: fatores que interferem no acompanhamento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ieda Maria Eduardo Monteiro

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. A formação continuada de docentes e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mara Regina Brugnollo Rezende

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. Conselho escolar e gestão democrática - participação efetiva dos pais e comunidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vera Sonia Rodrigues dos Santos

SANTOS, N A dos; ROTHEN, José Carlos;RAMOS, G. P.. O papel do gestor na atuação e formação do conselho na gestão democrática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Cristina Dias Paula

SANTOS, N A dos; Fernandes, M C da S G;RAMOS, G. P.. O papel do gestor educacional na relação escola-família e na aprendizagem das turmas de reforço escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Viviane Ciaramícoli Trisóglio

SANTOS, N A dos; Fernandes, M C da S G;RAMOS, G. P.. A atuação do gestor frente à indisciplina e agressividade dos alunos na escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Priscila de Paulo Uliam Martins

FERNANDES, M. C. S. G.;RAMOS, G. P.; ROTHEN, José Carlos. Transformações e permanências nas recomendações do Banco Mundial nos documentos de Estratégias para a educação: 1995 e 2011.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Amanda Aparecida Carbinatto Borim

SILVA, Flávio Caetano da (orientador); FERNANDES, M. C. S. G.;RAMOS, G. P.. Políticas Públicas Municipais para a Primeira Infância numa leitura foucaultiana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lucas Segnini Tiberti

Freitas, D. de; Rink, J;RAMOS, G. P.. Políticas e práticas de desfazimento de livros didáticos do PNLD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jaqueline Cristina da Silva

RAMOS, G. P.; ONOFRE, M. R.; SOMMERHALDER, A.. Definições legais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise relacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luisa Foppa Bergo

RAMOS, Géssica Priscila; RISCAL, S. A.; ZORZAL, M F. Escola de Tempo Integral: Reflexões sobre o papel da escola a partir de diferentes experiências no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Miriam Cristina Libano Rodrigues

RAMOS, G. P.; FERNANDES, M. C. S. G.; ROTHEN, José Carlos. Bonificação por resultados em São Paulo: política de valorização docente?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Milena Veneziano Paes

SILVA, F. C.;RAMOS, G. P.; RISCAL, S. A.. SÃO PAULO FAZ QUAL ESCOLA?: O PAPEL DA ESCOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Robson da Silva Rodrigues

RAMOS, G. P.; Fernandes, M C da S G; LIMA, E. F.. A valorização dos profissionais da educação: reflexões a partir do PNE, 2001-2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Silvia Cristina dos Santos

BEZERRA, M. C.; ROSSETTO, E R A;RAMOS, G. P.. Escola Popular Rosa Luxemburg: proposta de um espaço educativo e formativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Veridiana Balloni Romeiro Borin

SILVA, Flávio Caetano da (orientador);RAMOS, G. P.. O IDEB e o Financiamento da Educação Básica: estudo de caso ? Nova Odessa/SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Aline Perpétua Flores de Mattos

RAMOS, G. P.. As funções dos profissionais que atuam na gestão das Escolas de Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patrícia Garcia de Araújo

SILVA, Flávio Caetano da (orientador);RAMOS, G. P.; Ferreira Jr, A. Representatividade no conselho de curso de Pedagogia da UFSCar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Deyse Laura Alves

LOPES, S F;RAMOS, G. P.. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino ? análise de concepções e legislações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Josiéle Batista da Silva

NONO, M. A.;RAMOS, G. P.. O olhar da criança sobre a escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Caroline Petit Aragão

RAMOS, G. P.; Perez, M.C. A.. O universo da educação na infância: representações e práticas educativas da criança nas camadas populares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Francine Barbosa Crepaldi

RAMOS, G. P.; Perez, M.C. A.. Representações e práticas educativas da infância: dando voz às crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FERNANDES, M. C. S. G.; FACCI, M. G. D.; DAVIS, C. L. F.; ANTUNES, M. A. M.;RAMOS, G. P.. Banca de Concurso Público para contratação de professor adjunto DEd/CECH/UFSCar (área: Educação; subárea: Psicologia da Educação),Edital 048/2016.. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

RAMOS, G. P.; Fernandes, M C da S G; TAGLIAVINI, J. V.. Processo Seletivo para professor substituto - área: Educação e Sociedade. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

RAMOS, G. P.; BEZERRA, M. C.; FERNANDES, M. C. S. G.. Avaliação Especial de Desempenho - Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

ZORZAL, M F; Rothen, J C;RAMOS, G. P.. Processo Seletivo para Professor Substituto - área Educação/sub área: Política e Gestão da Educação. 2010.

Comissão julgadora das bancas

José Vaidergorn

VAIDERGORN, J.SOUZA, A. N.SILVA, J. M. A. P.. O outrolado da valorização no FUNDEF. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Vaidergorn

VAIDERGORN, J.SOUZA, A. N.SILVA, J. M. A. P.. Exame geral de qualificação de Mestrado. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Vaidergorn

ZUIN, A. A. S.ARELARO, L. R. G.RISCAL, S. A.VAIDERGORN, J.BITTAR, M.. Entre a proposta e o pretexto da qualdade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Lisete Regina Gomes Arelaro

ZUIN, A. A. S.;ARELARO, L. R. G; Bittar, Marisa; RISCAL, S. A.; VAIDERGORN, J.. Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

ANTONIO ALVARO SOARES ZUIN

ZUIN, Antonio Alvaro Soares; BITTAR, Marisa; ARELARO, LISETE. ENTRE A PROPOSTA E O PRETEXTO DA QUALIDADE DE ENSINO: UMA LEITURA SOBRE OS LIAMES DA VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO FUNDEF. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

APARECIDA NERI DE SOUZA

SOUZA, A. N.; VAIDERGORN, J.; PAULA, J. M. A.. O outro lado da valorização no Fundef. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Joyce Mary Adam

SILVA, J. M. A. P. E.; VAIDERGORN, J.; SOUZA, A. N.. O Outro Lado da Valorização do FUNDEF. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marisa Bittar

BITTAR, Marisa; ARELARO, L. R. G.; ZUIN, Antonio Álvaro Soares; VAIDERGORN, J.; RISCAL, S.. Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar)) - Universidade Federal de São Carlos.

Marisa Bittar

BITTAR, Marisa; ZUIN, Antonio Álvaro Soares; ARELARO, L. R. G.. Exame de Qualificação (Doutorado): Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Rafaela de Moraes Araujo

PROGRAMA GESTÃO NOTA 10: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA ESCOLA ESTADUAL DO PIAUÍ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Siméia de Souza Beriotto

A tecnologia nas políticas curriculares paulistas recentes; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Nicole Claro Moreira de Morais

A GESTÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, DAS ESTRATÉGIAS E DAS AÇÕES PROVENIENTES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025); Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Ana Laura Pegoraro de Souza

A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Abel José da Silva

O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL E A NOVA GESTÃO PÚBLICA: intensificação dos mecanismos de gestão e regulação de escolas estaduais paulistas; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Leticia Lais da Silva

O PROGRAMA LER E ESCREVER E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE: o que avaliam os professores da rede de ensino estadual de São Carlos/SP?; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Jaqueline Cristina da Silva

POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - SP; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Nayane Moreno Perea

PROGRAMA CRECHE-ESCOLA E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVIDAS: UM ESTUDO DE CASO; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Bia Carvalho

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o setor privado na educação: uma relação de colaboração?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Thainá Ariane da Silva

O professor no SARESP: uma análise documental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Leticia Lais da Silva

O trabalho docente no Programa Ler e Escrever: reflexões gerais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Michele Alapont da Costa

Abordagem de gênero nos cadernos de sociologia do Programa São Paulo Faz Escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Jaqueline Cristina da Silva

Definições legais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise relaciona; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Nayane Moreno Perea

O SARESP e o trabalho docente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Gabriela Guilardi da Silva Maia

O papel da universidade no Programa Escola da Família; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Paula Camila Argenti

Ensino fundamental de 9 anos: dialogando com os documentos oficiais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Luisa Foppa Bergo

A Escola de Tempo Integral no Brasil: uma análise histórica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Miriam Cristina Libano Rodrigues

Bonificação por resultados em São Paulo: política de valorização docente?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Milena Venezziano Paes

SÃO PAULO FAZ QUAL ESCOLA?: O PAPEL DA ESCOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Daniele de Souza Ferraroni

A concepção de ensino tradicional presente no PROFA: texto e contexto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Maristela Martins Roque Posar

UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL PARA A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA DÉCADA DE 90: alguns apontamentos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Simone Rizzatto Albertini

IA REVISTA NOVA ESCOLA E O GOVERNO LULA:uma análise sobre a abordagem do tema ?inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Bruna Bertasso Sant'Anna

A educação ambiental no governo FHC: o caso dos PCNs do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Jaqueline Cristina da Silva

A CRIANÇA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PROGRAMA AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Leticia Lais da Silva

O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA ?LER E ESCREVER?: análise documental; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Thainá Ariane da Silva

O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DO SARESP: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Gabriela Guilardi da Silva Maia

Programa Escola da Família: uma análise do papel da escola; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Gabriela Guilardi da Silva Maia

Programa Escola da Família: uma análise do papel da escola; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Tamyres Secaf

Concepção de educação do Programa Ler e Escrever; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Luisa Foppa Bergo

Escola de tempo integral: qual é o papel que se pretende para a escola?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Milena Venezziano Paes

O professor no programa São Paulo faz escola: afinal, quem faz a escola?; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Milena Veneziano Paes

O professor no Programa São Paulo Faz Escola: afinal, quem faz a escola?; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Luisa Foppa Bergo

Escola de Tempo Integral: qual é o papel que se pretende para a escola?; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Francisco Fabiano Neves

Orientação bolsista Proex - Atividade Revista Cadernos da Pedagogia; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Fernanda de Oliveira Issas

Orientação bolsista Proex - Atividade Revista Cadernos da Pedagogia; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Nayane Moreno Perea

Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar); ; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Letícia Silveira

Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar); ; 2015; Orientação de outra natureza; (Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Nayane Moreno Perea

Projeto de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar); 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Letícia Silveira

Projeto de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar); 2014; Orientação de outra natureza; (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar- Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Livia Camargo Bini

A política educacional brasileira recente e as pessoas com deficiência: alguns pontos de vista; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Patrícia Muriel Souza

Estudos introdutórios sobre educação inclusiva: alguns pontos de vista; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Adelaide Maria Nunes Camilo

O processo de desvalorização docente: fatores históricos, políticos e sociais; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras (licenciatura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Miguel Rodrigues Lima Junior

Estudos introdutórios sobre a história da educação matemática; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática (licenciatura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Géssica Priscila Ramos;

Foi orientado por

Leda Aparecida Pedroso

Política e Administração Educacional na Revista Nova Escola: texto e contexto (1994-1996); 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Leda Aparecida Pedroso;

Milena Veneziano Paes

SÃO PAULO FAZ QUAL ESCOLA?: O PAPEL DA ESCOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Milena Veneziano Paes;

José Vaidergorn

O outro lado da valorização do Fundef; 2003; 141 f; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: José Vaidergorn;

ANTONIO ALVARO SOARES ZUIN

ENTRE A PROPOSTA E O PRETEXTO DA QUALIDADE DE ENSINO: UMA LEITURA SOBRE OS LIAMES DA VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO FUNDEF; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin;

Produções bibliográficas

  • Perea, N. M. ; RAMOS, G. P. . A proposta de Centros de Educação e Recreação no município de Araraquara: uma história de avanços e contradições. CADERNOS DE HISTÓRIA , v. 22, p. 184-205, 2021.

  • Perea, N. M. ; RAMOS, G. P. . A nova gestão pública na política educacional dos governos Alckmin. COMUNICAÇÕES (UNIMEP) , v. 28, p. 229-246, 2021.

  • MAIA, G G da S ; RAMOS, G. P. . ESCOLA DA FAMÍLIA, BOLSA UNIVERSIDADE E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 30, p. 1-16, 2020.

  • RAMOS, G. P. ; ROTHEN, J. C. ; FERNANDES, M. C. S. G. . Mecanismos de Avaliação e Regulação da Universidade Federal Brasileira no Reuni: Entre a Proposta e o Contrato. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 6, p. 1-25, 2020.

  • Perea, N. M. ; RAMOS, G. P. . CONSTRUÇÃO DO DIREITO DA CRIANÇA PEQUENA À EDUCAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA A PARTIR DO ESTADO. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 14, p. 1-20, 2020.

  • SILVA, L. L. da ; RAMOS, G. P. . PROGRAMA PAULISTA LER E ESCREVER E O TRABALHO DOCENTE: ENTRE ORIENTAÇÕES E PADRONIZAÇÕES. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16, p. 554-572, 2020.

  • SILVA, A.J. da ; RAMOS, G. P. . O DOCENTE NO MODELO DE AVALIAÇÃO 360 DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PAULISTA: DE HERÓI A VILÃO. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 14, p. 210-224, 2020.

  • RAMOS, G. P. . 'ENTRE RIQUEZAS E POBREZAS: A EXPANSÃO DA ESCOLA PAULISTA NO CONTEXTO DA REPÚBLICA'. Revista HISTEDBR On-line , v. 20, p. 1-18, 2020.

  • RAMOS, G. P. ; SILVEIRA, A. P. ; MARTINS, P. P. U. . Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 27, p. 199-217, 2020.

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CRIANÇA INGRESSANTE E SUA EDUCAÇÃO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 29, p. 422-439, 2019.

  • SILVA, JAQUELINE CRISTINA DA ; RAMOS, Géssica Priscila . Indicações oficiais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental. COMUNICAÇÕES (UNIMEP) , v. 26, p. 27, 2019.

  • MAIA, G G da S ; RAMOS, G. P. . Programa Escola da Família: a Escola a Desserviço da Escola. EDUCAÇÃO EM REVISTA , v. 19, p. 103-120, 2018.

  • RAMOS, Géssica Priscila ; PEREA, NAYANE MORENO . Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 25, p. 1-20, 2018.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA A PARTIR DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. revista Comunicações , v. 23, p. 91-106, 2016.

  • RAMOS, G. P. . RACIONALIDADE E GERENCIALISMO NA POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA DE 1995 A 2014: MUITO ALÉM DAS CONJUNTURAS. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 24, p. 546-578, 2016.

  • RAMOS, G. P. ; Milena Paes Veneziano . O Programa -São Paulo Faz Escola- e seu Modelo de Gestão Tutelada. revista Comunicações , v. 21, p. 53-66, 2014.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . O projeto paulista de escola em tempo integral: novos papéis numa velha estrutura. Políticas Educativas , v. 8, p. 148-156, 2014.

  • RAMOS, G. P. . A escola contemporânea e sua identidade (ou sobre o óbvio esquecido). Revista HISTEDBR On-line , v. 13, p. 350-362, 2013.

  • RAMOS, G. P. . A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA (1995-2010) E SEUS IMPACTOS NA IDENTIDADE DA ESCOLA E DO PROFESSOR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 29, p. 537-556, 2013.

  • RAMOS, G. P. . A valorização da escola e do professor no capitalismo: que valor está em jogo?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 5, p. 146-158, 2013.

  • RAMOS, G. P. ; ASSIS, M. S. S. . O professor de crianças na atualidade: enfoques legais e pedagógicos.. Práxis Educacional , v. 8, p. 47-60, 2012.

  • RAMOS, G. P. . O professor na política educacional: tentativa de identidades forjadas?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 28, p. 129/7-143, 2012.

  • RAMOS, G. P. . O ?construtivismo? no PROFA: significados, estratégias pedagógicas e objetivos político-econômicos. Revista de Educação PUC-Campinas , v. 28, p. 69-78, 2010.

  • RAMOS, G. P. ; Fernandes, M C da S G . Conselho escolar, participação e qualidade da educação no âmbito da gestão democrática. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 2, p. 210-224, 2010.

  • RAMOS, G. P. ; FERRARONI, D. S. . PROFA: desconstruindo o tradicional em busca de um consenso construtivista. Comunicações (UNIMEP) , v. 16, p. 73-83, 2009.

  • RAMOS, G. P. . FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre a continuidade e as descontinuidades da política de valorização docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação , v. 4, p. 9-20, 2009.

  • RAMOS, G. P. . Docência, municipalização do ensino e proximidade local: o outro lado da valorização docente no FUNDEF. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 24, p. 273-289, 2008.

  • RAMOS, G. P. . Valorização X identidade: um paradoxo da questão municipal na valorização docente com o FUNDEF. Nuances (Presidente Prudente) , v. 15, p. 163-174, 2008.

  • RAMOS, G. P. . Psicopedagogia: aparando arestas pela história. Vidya (Santa Maria) , v. 27, p. 09-20, 2007.

  • RAMOS, G. P. . Desqualificação docente no limiar da deterioração do ensino público brasileiro: repensando a lógica de buscar super-heróis e bandidos na escola. Comunicações (Piracicaba) , Piracicaba, v. 12, p. 17/1-30, 2005.

  • RAMOS, G. P. . Utopia histórica para a pós-modernidade. Política e Gestão Educacional , Araraquara-SP, v. 1, n.3, p. 1/5-2, 2002.

  • RAMOS, G. P. . O lógico e o histórico no modelo de descentralização da educação no Brasil. Política e Gestão Educacional , Araraquara, v. 2, n.2, p. 1/3-7, 2001.

  • RAMOS, G. P. . A gestão democrática da educação nas legislações brasileiras: da Constituição Federal de 1988 ao novo Plano Nacional de Educação (2014-2024). In: Flávio Caetano da Silva; Paulo Eduardo Moretti. (Org.). Formação de conselheiros municipais de educação em Goiás : possibilidades, perspectivas e limites. 1ed.São Carlos: Pixel, 2018, v. , p. 29-44.

  • RAMOS, G. P. . A construção do município no Brasil: gestão, financiamento e educação a partir das Constituições brasileiras. In: Silva, F C da. (Org.). Controle social na educação : desafios do conselho municipal. 1ed.São Carlos: Pixel, 2016, v. U, p. 30-41.

  • RAMOS, G. P. . Projetos no contexto escolar: uma discussão introdutória a partir dos PCNs. In: Maria Antonia Granville. (Org.). Projetos pedagógicos no contexto escolar: práticas de ensino e aprendizagem. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 2, p. 43-60.

  • RAMOS, G. P. . De figurante da educação básica à coadjuvante na política educacional brasileira: o ensino médio nos últimos dez anos.. In: JEFFREY, D. C.; AGUILAR, L.E.. (Org.). Política Educacional Brasileira: análises e entraves.. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2012, v. , p. 59-79.

  • RAMOS, G. P. . Municipalização do ensino no estado de São Paulo: breve histórico e desafios. In: Rothen, J. C; Fernandes, M. C.. (Org.). Desafios para a gestão municipal da educação. 1ed.São Paulo: Xamã, 2012, v. U, p. 67-79.

  • RAMOS, G. P. ; Fernandes, M C da S G . Lutas, contradições e conflitos: a construção histórica do Conselho Escolar no Brasil. In: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho Escolar: algumas concepções e propostas de ação:. 1ed.São Paulo: Editora Xamã, 2010, v. U, p. 47-58.

  • RAMOS, G. P. . Valorização docente e qualidade do ensino: quando os fins viram meios em educação. In: Perez, M.C. A; Borghi, R.F.. (Org.). Educação: políticas e práticas. 1/1ed.São Carlos: Suprema, 2007, v. , p. 9-21.

  • RAMOS, G. P. ; Fernandes, F S . O espaço escolar na sociedade tecnológica. In: Vaidergorn, J; Bertoni, L.M.. (Org.). Indústria Cultural e Educação: ensaios, pesquisas, formação. 1/1ed.Araraquara: JM Editora, 2003, v. , p. 219-230.

  • RAMOS, G. P. . Psicopedagogia - ação nas escolas (entrevista). Jornal da Cidade, Bauru, p. 25 - 25, 06 ago. 2007.

  • RAMOS, G. P. . O jogo político das mil e uma qualidades. O Imparcial, Araraquara, p. 9 - 9, 21 dez. 1997.

  • RAMOS, Géssica Priscila ; ROTHEN, José Carlos ; FERNANDES, M. C. S. G. ; SILVEIRA, A. P. ; SANTANA, A. C. M. ; SOUZA, A. C. ; BORTOLIN, L. ; OLIVEIRA, M. A. ; BOTIGLIERI, P. C. ; MARTINS, P. P. U. ; BORGES, R. M. ; FACHINETTI, T. A. . A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação superior: o caso da UFSCar. In: XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção?., 2018, Belo Horizonte. Anais do Evento - Resumos Expandidos - XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção?.. Belo Horizonte: Universitas, 2018. v. U. p. 317-321.

  • RAMOS, G. P. . O professor na política educacional brasileira pós 1995: dissipando contradições entre as crenças e as ações oficiais para sua valorização. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação/II Congresso Ibero-Americano de Política e Gestão da Educação/ Jubileu de Ouro da ANPAE, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: ANPAE, 2011. v. U. p. 01-11.

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista e a identidade da escola e do professor: aspectos políticos e pedagógicos gerais. In: I Simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar, 2011, São Carlos. Anais I Simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2011. v. U. p. 1-15.

  • PAES, M V ; RAMOS, G. P. . São Paulo faz Escola: o currículo oficial do estado de São Paulo. In: I Simpósio de Políticas Públicas em Educação, 2011, São Carlos. Anais I Simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2011. v. U. p. 1-9.

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista sob a lógica da reforma do estado brasileiro nos anos de 1990: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. In: 33 Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. 33 Reunião Anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2010. v. U. p. 1-13.

  • RAMOS, G. P. . Fundamentos históricos e ideológicos da concepção de qualidade do ensino e de valorização docente no contexto da Reforma do Estado brasileiro. In: V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009, Uberlândia. V Simpósio Internacional. Uberlândia: UFU, 2009. v. U.

  • RAMOS, G. P. . Ver além do que diz o FUNDEF: reflexões sobre a assoçiação valorização do magistério e municipalização do ensino em um caso paulista. In: VIII Jornada do HISTEDBR, 2008, São Carlos. Anais VIII Jornada do HISTEDBR "Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI", 2008.

  • RAMOS, G. P. . Um por todos ou todos contra um? A lógica meritocrática da valorização docente no contexto da Reforma do Estado. In: IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008, Uberlândia. Anais IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. Uberlândia: UFU, 2008.

  • RAMOS, G. P. . Valorização docente e qualidade do ensino no FUNDEF: texto e contexto. In: VII Seminário nacional de estudos e pesquisas, 2006, Campinas. VII Seminário nacional de estudos e pesquisas. Campinas: HISTEDBR/UNICAMP, 2006.

  • RAMOS, G. P. . Formação docente e FUNDEF: o caso de um município paulista. In: X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação, 2006, São Bernanrdo do Campo. X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação. Rio de Janeiro: ANPAE, 2006.

  • RAMOS, G. P. . A valorização docente no FUNDEF e a lógica do possível. In: II Seminário de dissertações e teses da UFSCar, 2006, São Carlos. II Seminário de dissertações e teses da UFSCar. São Carlos: PPGE/UFSCar, 2006.

  • RAMOS, G. P. . Formação docente, municipalização do ensino e FUNDEF: duas versões de uma mesma história. In: I Congresso internacional em educação escolar, 2006, Araraquara. I Congresso internacional em educação escolar. Araraquara: PPGEE/UNESP, 2006.

  • RAMOS, G. P. . O outro lado da valorização no FUNDEF. In: VII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2005, Belo Horizonte. VII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste. São Paulo: ANPED, 2005.

  • RAMOS, G. P. . A valorização docente no FUNDEF: entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino. In: VI Jornada científica da USFCAR, 2005, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCAR, 2005. v. 1. p. 1139-1140.

  • RAMOS, G. P. . Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: estudos introdutórios sobre a valorização docente no FUNDEF. In: I Seminário de dissertações e teses da UFSCar, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos do I Seminário de dissertações e teses-UFSCar. São Carlos: PPGE/UFSCar, 2005.

  • RAMOS, G. P. . Concepções de valorização docente e FUNDEF: com a palavra, os professores. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-ENDIPE, 2004, Curitiba. XII ENDIPE- Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

  • RAMOS, G. P. ; Vaidergorn, J . A associação entre municipalização do ensino e valorização do magistério no FUNDEF: avanços e/ou recuos para a valorização docente? ? um estudo de caso. In: V Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2002, Águas de Lindóia- SP. V Encontro de pesquisa em educação da região sudeste. São Paulo: ANPED, 2002.

  • SILVA, L. L. da ; RAMOS, G. P. . O trabalho docente no Programa 'Ler e Escrever'. In: III Congresso de Educação PET Pedagogia, 2018, Araraquara. Anais III Congresso de Educação PET Pedagogia. Araraquara: UNESP/ FCLar/ PET Pedagogia, 2018. v. U. p. 214-215.

  • RAMOS, G. P. . A gestão da política educacional paulista: análise geral de duas décadas. In: III Congresso de Educação PET Pedagogia, 2018, Araraquara. Anais III Congresso de Educação PET Pedagogia. Araraquara: UNESP/ FCLar/ PET Pedagogia, 2018. v. U. p. 216-2017.

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . Definições legais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental para 9 anos. In: III Congresso de Educação PET Pedagogia, 2018, Araraquara. Anais III Congresso de Educação PET Pedagogia. Araraquara: UNESP/ FCLar/ PET Pedagogia, 2018. v. U. p. 220-221.

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . As principais definições acerca do Programa Ampliação Do Ensino Fundamental para Nove Anos no Brasil. In: SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo, 2017, Ribeirão Preto. Publicações SIICUSP. Ribeirão Preto: USP, 2017. v. v.25. p. 1-1.

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . O contexto histórico legal do Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos.. In: Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2017, Campinas. Resumos - Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Unicamp. v. 25. p. 1-1.

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . Estrutura e funcionamento do Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos no Brasil.. In: II Congresso de Educação PET Pedagogia, 2017, Araraquara. Anais do II Congresso de Educação PET Pedagogia - XI Amostra de Pesquisas em Educação.. Araraquara: UNESP, 2017. p. 66-67.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Escola de Tempo Integral e novos papéis para a escola: um estudo a partir de duas diferentes experiências brasileiras. In: IX Amostra de Pesquisas em Educação, 2015, Araraquara. Anais IX Amostra de Pesquisas em Educação. Araraquara: UNESP, 2015. v. U. p. 37-39.

  • ARGENTI, P. C. ; RAMOS, G. P. . ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. In: IX Amostra de Pesquisas em Educação, 2015, Araraquara. Anais IX Amostra de pesquisa em educação. Araraquara: UNESP, 2015. v. U. p. 203-204.

  • MAIA, G G da S ; RAMOS, Géssica P . Fundamentos históricos e ideológicos do Programa Escola da Família: resultados iniciais. In: 67 Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais 67 Reunião Anual da SBPC. São Carlos: SBPC/UFSCar, 2015.

  • RAMOS, G. P. ; BERGO, L. F. . Escola de Tempo Integral Paulista: novas perspectivas e expansão de papéis para a escola. In: 67 Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais 67 Reunião Anual da SBPC. São Carlos: SBPC/UFSCar, 2015.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Escola de Tempo Integral em São Paulo: algumas reflexões.. In: VIII Amostra de pesquisa em educação, 2014, Araraquara. Anais VIII Amostra de pesquisa em educação. Araraquara: UNESP, 2014. v. U. p. 61-62.

  • RAMOS, G. P. . A relação entre valorização docente e qualidade do ensino nos fundamentos do FUNDEF. In: VIII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste. Vitória: UFES, 2007. p. 530-531.

  • RAMOS, G. P. . O professor no governo Fernando Henrique e a lógicado discurso sobre a qualidade do ensino. In: IV Congresso de Pós Graduação, 2007, São Carlos. IV Congresso de Pós Graduação -CD Rom. São Carlos: UFSCar, 2007.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Expansão de tempo, novos papéis e objetivos para a Escola de Tempo Integral paulista. In: XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUMG, 2014, Valparaíso/Chile. Resumos - XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUMG. Valparaíso/Chile: Universidad de la Playa Ancha, 2014. v. U. p. 201-201.

  • MAIA, G G da S ; RAMOS, G. P. . Estrutura e funcionamento do programa escola da família: resultados iniciais.. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar e XXII Congresso de Iniciação científica da UFSCar, 2014, São Carlos. Anais Congresso de Iniciação Científica da UFSCar e XXII Congresso de Iniciação científica da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2014.

  • PAES, M V ; RAMOS, G. P. . ?São Paulo faz escola?: uma análise inicial sobre a concepção de docente do programa.. In: Congresso de iniciação científica e tecnológica. XX Congresso de iniciação científica, 2013, São Carlos. Resumos do Congresso de iniciação científica e tecnológica. XX Congresso de iniciação científica. São Carlos: UFSCar, 2013. v. U. p. _-_.

  • RAMOS, G. P. ; PAES, M V . O professor no programa São Paulo faz escola: afinal, quem faz a escola?. In: VII Amostra de Pesquisas em Educação, 2013, Araraquara. VII Amostra de Pesquisas em Educação - Anais. Araraquara: UNESP, 2013. v. U. p. 65-66.

  • RAMOS, G. P. ; BERGO, L. F. . Escola de Tempo Integral: qual é o papel que se pretende para a escola?. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar - Anais, 2013.

  • PAES, M V ; RAMOS, G. P. . O Programa São Paulo faz Escola e seu modelo (des)centralizado de gestão. In: XXI Congresso de Iniciação científica da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais XXI Congresso de Iniciação científica da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2013.

  • PAES, M V ; RAMOS, G. P. . No estado de São Paulo, quem faz a escola? a concepção de professor no Programa São Paulo faz Escola. In: VIII Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara. Anais VIII Encontro Ibero-americano de Educação. Araraquara: UNESP, 2013.

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . A Escola de Tempo Integral no Estado de São Paulo: estrutura e funcionamento. In: VIII Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara. Anais VIII Encontro Ibero-americano de Educação. Araraquara: UFSCar, 2013.

  • RAMOS, G. P. . O professor na política educacional brasileira pós 1995: dissipando contradições entre as crenças e as ações oficiais para sua valorização. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação/II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/ Jubileu de Ouro da ANPAE, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: ANPAE, 2011. v. U. p. 270-270.

  • RAMOS, G. P. . O professor e sua valorização na política educacional paulista entre os anos de 1995 a 2001.. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais VI Encontro Iberoamericano de Educação,. Araraquara: UNESP/FCL/CAr, 2011. p. s/p.

  • Milena Paes Veneziano ; RAMOS, G. P. . O professor no ?São Paulo Faz Escola?: aspectos iniciais sobre a elaboração, a implementação e o funcionamento do programa.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2011, São Carlos. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica. São Carlos: UFSCar, 2011. v. U. p. s/p.

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista sob a lógica da reforma do estado brasileiro nos anos de 1990: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. In: 33 Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. 33 Reunião Anual da ANPED- Resumos. Caxambu: ANPED, 2010. v. U. p. 79-80.

  • RAMOS, G. P. . FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre as continuidades e as descontinuidades da política de valorização docente. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. IV Encontro Iberoamericano de Educação. Araraquara: UNESP-FCL, 2009. v. U.

  • RAMOS, G. P. ; ALBERTINI, S. R. . Revista Nova Escola: instrumento de comunicação de massa da chamada indústria cultural. In: XXXVI Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2009, São José do Rio Preto. XXXVI Colóquio de Incentivo à Pesquisa. São José do Rio Preto: UNESP-IBILCE, 2009. v. U.

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista para o ensino fundamental em meados dos anos 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos. In: II Congresso Brasileiro de Educação, 2009, Bauru. Anais do II Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: FC/UNESP, 2009. v. U. p. 215-215.

  • RAMOS, G. P. . Um por todos ou todos contra um: a lógica meritocrática da valorização docente no contexto da Reforma do Estado. In: IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008, Uberlândia. Resumos:IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. Uberlândia: UFU, 2008. p. 51-52.

  • RAMOS, G. P. ; FERRARONI, D. S. . A teorização do modelo de ensino tradicional: uma questão histórica. In: Semana da Pedagogia, 2008, São José do Rio Preto. CAderno de resumos Semana da Pedagogia. São José do Rio Preto: IBILCE, 2008. v. U. p. 13-14.

  • RAMOS, G. P. ; FERRARONI, D. S. . Ensino Tradicional: superando o senso comum pela história. In: XXV Colóquio de Incentivo à Pesquisa - CIP, 2008, São José do Rio Preto. Resumos - XXV Colóquio de Incentivo à Pesquisa. São José do Rio Preto: IBILCE, 2008. v. U.

  • RAMOS, G. P. . A relação entre valorização docente e qualidade do ensino nos fundamentos do FUNDEF. In: VIII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de pesquisa em educação da região sudeste. Vitória: UFES, 2007. p. 530-530.

  • RAMOS, G. P. . O PROFA e o canto as sereias. In: II Encontro iberoamerica de educação, 2007, Araraquara. CD-Rom - II Encontro iberoamerica de educação. Araraquara: UNESP, 2007.

  • RAMOS, G. P. . Os fundamentos das políticas de valorização da escola e do professor na atualidade: alguns contra-sensos. In: I Congresso de Ontologia do Ser Social e Educação, 2007, São José do Rio Preto. I Congresso de Ontologia do Ser Social e Educação. São José do Rio Preto, 2007.

  • RAMOS, G. P. . PROFA: entre a formação e a cooptação docente. In: I Congresso Brasileiro de Educação, 2007, Bauru. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: UNESP, 2007.

  • RAMOS, G. P. . A valorização docente no FUNDEF e a lógica do possível. In: II Seminário de dissertações e teses da UFSCar, 2006, São Carlos. II Seminário de dissertações e teses da UFSCar. São Carlos: PPGE/UFSCar, 2006.

  • RAMOS, G. P. . Formação docente e FUNDEF: o caso de um município paulista. In: X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação, 2006, São Bernardo do Campo. X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação. Rio de Janeiro: ANPAE, 2006. p. 47-48.

  • RAMOS, G. P. . Formação docente, municipalização do ensino e FUNDEF: duas versões de uma mesma história. In: I Congresso internacional em educação escolar, 2006, Araraquara. I Congresso internacional em educação escolar. Araraquara: PPGEE/UNESP, 2006.

  • RAMOS, G. P. . Valorização docente e qualidade do ensino no FUNDEF: texto e contexto. In: VII Seminário nacional de estudos e pesquisas, 2006, Campinas. VII Seminário nacional de estudos e pesquisas. Campinas: HITEDBR/UNICAMP, 2006. p. 136-137.

  • RAMOS, G. P. . Valorização X Identidade: um paradoxo da questão municipal na valorização docente com o FUNDEF. In: VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores, 2005, Águas de Lindóia. Textos geradores-resumos VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2005. p. 175-175.

  • RAMOS, G. P. . Descentralização e democracia no Brasil: uma relação incerta. In: IV Congresso nacional de Educação- IV CONed, 2002, São Paulo- SP. Caderno de resumos do IV Congresso nacional de educação. São Paulo: CONed, 2002.

  • RAMOS, G. P. . Municipalização do ensino: uma política de prós e contras. In: IV Congresso Nacional de Educação - IV CONEd, 2002, São Paulo -SP. Caderno de resumos IV Congresso nacional de educação. São Paulo: CONed, 2002.

  • RAMOS, G. P. . Política e administração educacional na Revista Nova Escola: texto e contexto: de 1995 a 1998. In: I Congresso de pós-graduação da UFSCar, 2001, São Carlos. Resumos do I Congresso de pós-graduação da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2001.

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (Parte II). In: X Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1998, Assis/SP. Anais do X Congresso de iniciação científica da UNESP. Assis: UNESP, 1998. p. 527-527.

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (Parte I). In: 49ª Reunião da sociedade brasileira para o progresso da ciência- SBPC, 1997, Belo Horizonte. Anais - 49ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC, 1997. v. II. p. 315-315.

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (Parte I). In: I Congresso de Ciências da Educação USP/UNESP, 1997, Araraquara. I Congresso de ciências da educação UNESP/USP. São Paulo: UNESP/USP, 1997. p. 23-23.

  • RAMOS, G. P. . Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. In: I Congresso de Iniciação Científica, Aperfeiçoamento e Especialização, 1996, Araraquara. Resumos I Congresso de iniciação científica, aperfeiçoamento e especialização. Araraquara: FCL/UNESP, 1996. p. 83-83.

  • RAMOS, G. P. . Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. In: VIII Congresso de iniciação científica, 1996, Guaratinguetá. Resumos VIII Congresso de iniciação científica. Guaratinguetá: UNESP, 1996. p. 422-422.

  • PEREA, Nayane Moreno ; RAMOS, Géssica Priscila . Programa Creche Escola e sua concepção de educação infantil: a secundarização do direito da criança. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , 2022.

  • ROTHEN, José Carlos ; RAMOS, Géssica Priscila ; BORGES, Regilson Maciel ; SILVEIRA, Ana Paula ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan . O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública. EDUCAÇÃO E PESQUISA , 2022.

  • PEREA, NAYANE MORENO ; RAMOS, Géssica Priscila . A implantação do Programa Creche Escola em Araraquara/SP: entre limites e possibilidades. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , 2022.

  • CARVALHO, Bia ; RAMOS, Géssica Priscila . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO DE COLABORAÇÃO?. Atos de Pesquisa em Educação (FURB) , 2022.

  • RAMOS, G. P. ; ROTHEN, José Carlos ; FERNANDES, M. C. S. G. ; et.al . A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . A gestão da política educacional paulista: análise geral de duas décadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação de sessão oral III Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. L. da ; RAMOS, G. P. . O trabalho docente eo programa Ler e Escrever. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. A.da ; RAMOS, G. P. . O papel do professor dentro do SARESP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. L. da ; RAMOS, G. P. . O trabalho docente no Programa 'Ler e Escrever'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . A gestão da política educacional paulista: análise geral de duas décadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . Definições legais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental para 9 anos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . Definições legais acerca do Programa de Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . Estrutura e funcionamento do Programa Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. C. ; RAMOS, G. P. . O contexto histórico legal do Programa Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação de Sessão e Comunicação Oral na X Amostra de Pesquisa em Educação e I Congresso de Educação PET-Pedagogia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Escola de tempo integral e novos papéis para a escola: um estudo a partir de duas diferentes experiências brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARGENTI, P. C. ; RAMOS, G. P. . ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAIA, G G da S ; RAMOS, G. P. . Fundamentos históricos e ideológicos do Programa Escola da Família: resultados iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Escola de Tempo Integral Paulista: novas perspectivas e expansão de papéis para a escola.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação da Sessão de Comunicação Oral do Eixo Política Educacional - VIII Amostra de Pesquisas em Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. ; BERGO, L. F. . A Escola de Tempo Integral em São Paulo: algumas reflexões.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Política educacional paulista (1995-2014): tentativa de (re)formação da escola e de seus professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. ; MAIA, G G da S . Estrutura e funcionamento do Programa Escola da Família: resultados iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERGO, L. F. ; RAMOS, G. P. . Expansão de tempo, novos papéis e objetivos para a Escola de Tempo Integral paulista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, Géssica Priscila . Mesa Redonda Política Públicas Educacionais contemporâneas e formação docente: impactos na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Milena Paes Veneziano ; RAMOS, G. P. . ?São Paulo faz escola?: uma análise inicial sobre a concepção de docente do programa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Milena Paes Veneziano ; RAMOS, G. P. . O professor no programa São Paulo faz escola: afinal, quem faz a escola?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. ; BERGO, L. F. . Escola de Tempo Integral: qual é o papel que se pretende para a escola?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. ; BERGO, L. F. . A escola de tempo integral no Estado de São paulo: estrutura e funcionamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. ; PAES, M V . No estado de São Paulo, quem faz a escola? a concepção de professor no Programa São Paulo faz Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . O professor na política educacional brasileira pós 1995: dissipando contradições entre as crenças e as ações oficiais para sua valorização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAES, M V ; RAMOS, G. P. . São Paulo faz Escola: o currículo oficial do estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Milena Paes Veneziano ; RAMOS, G. P. . O professor no ?São Paulo Faz Escola?: aspectos iniciais sobre a elaboração, a implementação e o funcionamento do programa.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . O professor e sua valorização na política educacional paulista entre os anos de 1995 a 2001. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . A escola e sua identidade contemporanea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista sob a lógica da Reforma do Estado brasileiro: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Profissão pedagogo: aspectos formativos, históricos e legais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, G. P. . Regulamentação da profissão pedagogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, G. P. . A política educacional paulista para o ensino fundamental em meados dos anos 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação de Sessão de Comunicação Oral Eixo Políticas e Práticas no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. ; FERRARONI, D. S. . O PROFA e a busca de um consenso contrutivista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Valorização docente e qualidade do ensino na política educacional brasileira: uma análise a partir do FUNDEF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre as continuidades e as descontinuidades da política de valorização docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Fundamentos históricos e ideológicos da concepção de qualidade do ensino e de valorização docente no contexto da Reforma do Estado brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. ; ALBERTINI, S. R. . Revista Nova Escola: instrumento de comunicação de massa da chamada indústria cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Ver além do que diz o FUNDEF: reflexões sobre a associação valorização do magistério e municipalização do ensino em um caso paulista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. ; FERRARONI, D. S. . Ensino tradicional: uma abordagem histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . A (des) valorização docente no governo FHC: discurso, prática e contexto.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Um por todos ou todos contra um? A lógica meritocrática da valorização docente no contexto da reforma do estado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Participação na mesa "Caminhos e descaminhos da valorização docente: história e atualidades". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . A relação entre valorização docente e qualidade do ensino nos fundamentos do FUNDEF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . PROFA: entre a formação e a cooptação docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . O PROFA e o canto das sereias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Os fundamentos das políticas de valorização da escola e do professor na atualidade: alguns contra-sensos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação da Sessão de Comunicação Oral "Eixo Fomação, Identidade e Carreira Docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação da Sessão de Comunicação Oral "Eixo Práticas Pedagógicas na Educação Infantil". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Formação docente e FUNDEF: o caso de um município paulista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, G. P. . Valorização docente e qualidade do ensino no FUNDEF: texto e contexto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, G. P. . Formação docente, municipalização do ensino e FUNDEF: duas versões de uma mesma história. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . A valorização docente no FUNDEF e a lógica do possível. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, G. P. . O outro lado da valorização no FUNDEF. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, G. P. . Valorização X Identidade: um paradoxo da questão municipal na valorização docente com o FUNDEF. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . A valorização docente no FUNDEF: entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: estudos introdutórios sobre a valorização docente no FUNDEF. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, G. P. . Concepções de valorização docente e FUNDEF: com a palavra, os professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. ; Vaidergorn, J . A associação entre municipalização do ensino e valorização do magistério no FUNDEF: avanços e/ou recuos para a valorização docente?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Municipalização do ensino: uma política de prós e contras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Descentralização e Democracia no Brasil: uma relação incerta. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. ; Fernandes, F S . O espaço escolar na sociedade tecnológica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, G. P. . A re-configuração humana pelos programas de televisão: limites e possibilidades para a atuação da escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, G. P. . Política e administração educaional na Revista Nova Escola: texto e contexto (de 1995-1997). 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Participação na mesa-redonda "Formação profissional e possibilidades de atuação do pedagogo e do administrador escolar". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (parte II). 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Coordenação da Mesa-Redonda "A política educacional em tempos de globalização". 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Aula "Práticas de leitura e leitores na Europa do Século XVIII. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (Parte I). 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (parte I). 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Marx e o processo de alienação: reflexões sobre o professor e o seu ato de ensinar (parte I). 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, G. P. . Alienação escolar: considerações sobre sua existência em nossa escola pública. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RAMOS, Géssica Priscila . Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. 2021.

RAMOS, Géssica Priscila . Revista Educação Santa Maria. 2021.

RAMOS, Géssica Priscila . Parecerista ProExWeb. 2021.

RAMOS, Géssica Priscila . Parecerista ProExWeb - Edital Eventos 2021 - UFSCar. 2021.

RAMOS, Géssica Priscila . Parecerista ProExWeb - Edital ACIEPE 2021 - UFSCar. 2021.

RAMOS, Géssica Priscila . Parecerista ProExWeb - Edital Extensão 2021 - UFSCar. 2021.

RAMOS, G. P. . Parecerista ProEx web - Edital eventos 2020 UFSCar. 2020.

RAMOS, G. P. . Parecerista ProEx web UFSCar. 2020.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Estudos em Avaliação Educacional. 2020.

RAMOS, G. P. . Parecerista Revista Educação Santa Maria. 2020.

RAMOS, G. P. . Parecerista Revista Educação: Teoria e Prática. 2020.

RAMOS, G. P. . Revista Em Aberto. 2020.

RAMOS, G. P. . Revista Ensaio. 2020.

RAMOS, G. P. ; SILVA, E.P ; OLIVEIRA, R. M. M. A. . Parecer - Pedido de Validação de Diploma Estrangeiro de Mestrado. 2020.

RAMOS, Géssica Priscila . Parecerista ProExWeb. 2020.

RAMOS, G. P. . Parecerista ProEx web UFSCar. 2019.

RAMOS, G. P. . XI Seminário de Teses e Dissertações PPGE/UFSCar (avaliadora e debatedora). 2019.

RAMOS, G. P. . Parecer - Pedido de Validação de Diploma Estrangeiro de Doutorado. 2019.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Revista Educação (UFSM). 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hod Revista Educação: teoria e prática. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Educação - UFSM. 2018.

RAMOS, G. P. . Revista Eletrônica de Educação - Reveduc - PPGE/UFSCar. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Educação em Revista - DASE/UNESP Marília. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Revista Cadernos da Pedagogia. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Educação - UFSM. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Educação em Revista. 2018.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - ISSN 0034-7183. 2017.

RAMOS, G. P. . Parecerista ProEwWeb UFSCar. 2017.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ ? ISSN 0104-4036. 2016.

RAMOS, G. P. . Parecerista Revista Estudos em Avaliação Educacional- ISSN 0103-6831. 2016.

RAMOS, G. P. . Parecerista Revista Eletrônica de Educação - Reveduc. 2016.

RAMOS, G. P. . Parecerista ProEwWeb UFSCar. 2016.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad hoc Revista Eletrônica de Educação (ISSN: 1982-7199). 2015.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ISSN 1678-166X). 2014.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Cadernos da Pedagogia (ISSN: 1982-4440). 2014.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Pro-Posições (ISSN 0103-7307). 2014.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Educação: Teoria e Prática (eISSN:1981-8106). 2012.

RAMOS, G. P. . Parecerista Ad Hoc Revista Trilhas Pedagógicas - Revista dos Cursos de Pedagogia e Matemática da FATECE (ISSN: 2227-0153). 2012.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc sobre proposta de livro encaminhada à Editora da UFMT -EdUFMT. 2011.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Educação: Teoria e Prática (eISSN:1981-8106). 2011.

RAMOS, G. P. . parecerista ad hoc III Seminário Internacional de Gestão Educacional - Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas. 2011.

RAMOS, G. P. . parecerista ad hoc Revista Política e Gestão Educacional (ISSN.: 1519-9029). 2010.

RAMOS, G. P. . Parecerista ad hoc Revista Cadernos da Pedagogia (ISSN: 1982-4440). 2009.

RAMOS, G. P. ; SOUZA, M. I. V. ; Moura, S. M. ; et.al . Elaboração coletiva de Propostas para o plano de carreira e remuneração do magistério da rede municipal de Araraquara. 2001.

ROTHEN, J. C. ; RAMOS, G. P. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; BORGES, R.M. . Relatório Final. 2020. (Relatório de pesquisa).

RAMOS, G. P. ; et.al . XI Seminário de dissertações e teses do programa de pós-graduação em Educação.. 2019. (Pesquisa).

RAMOS, Géssica Priscila . IV Congresso de Educação PET Pedagogia. 2019. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . III Congresso de Educação PET Pedagogia. 2018. (Comissão Científica do III Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP (Organização evento).).

RAMOS, G. P. . III Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP. 2017. (Comissão Científica do II Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP (Organização evento).).

RAMOS, G. P. . X Amostra de Pesquisa em Educação e I Congresso de Educação PET-Pedagogia. 2016. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . IX Amostra de Pesquisa em Educação. 2015. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . II Seminário do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. 2014. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . VIII Amostra de Pesquisas em Educação. 2014. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . VII Amostra de Pesquisa em Educação. 2014. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. . III Seminário internacional de gestão educacional ?Organização do trabalho na escola e reformas educativas?. 2011. (Comitê Científico do III Seminário internacional de gestão educacional (Organização evento).).

RAMOS, G. P. . VI Encontro Iberoamericano de Educacão. 2011. (Comissão Científica).

RAMOS, G. P. ; Rothen, J C ; GALIZIA, F . Cadernos da Pedagogia. 2010. (Editoração/Periódico).

RAMOS, G. P. . II Congresso Brasileiro de Educação. 2009. (Comissão Científica do II Congresso Brasileiro de Educação (Organização evento).).

RAMOS, G. P. . Violência doméstica contra crianças e adolescentes: e o que é que eu tenho a ver com isso?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, G. P. . Introdução à psicopedagogia escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, G. P. ; ANDRADE, A. A. ; SILVA, A F ; et.al . Prática como componente curricular - curso de licenciatura em matemática (UNESP/IBILCE). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático-pedagógica (apostila)).

RAMOS, G. P. . Revista Política e Gestão Educacional. 2002. (Editoração/Periódico).

RAMOS, G. P. . Revista Política e Gestão Educacional. 2001. (Editoração/Periódico).

RAMOS, G. P. . Os restos de um passado. 2000 (Integral).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    História e política educacional paulista, Descrição: Este projeto volta-se para a reconstrução da história e da política educacional paulista. O foco é a compreensão da criação, do desenvolvimento e da expansão da escola primária no estado de São Paulo durante o período das repúblicas . O estudo pauta-se em análise bibliográfica e documental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista: um estudo a partir da década de 1990, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de estudar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista a partir de 1995, reconstruindo para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça cada um dos principais programas, projetos e ações implementados no período. Trata-se de uma readequação e expansão da delimitação temporal e do nível de ensino focalizado pelo projeto intitulado ?Política e gestão educacional paulista do ensino fundamental (1995 a 2017)?, tendo em vista a eleição de João Dória para o governo do Estado de São Paulo em 2018, para gestão 2019-2022, e o interesse de incorporação de políticas voltadas para toda a educação no estudo, especialmente a educação básica. Para tanto, este utiliza-se como recurso de pesquisa as análises bibliográfica e documental sobre a política educacional focalizada, objetivando reconstruí-la em sua organicidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador / Letícia Lais da Silva - Integrante / Abel José da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2020

    A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar, Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador / Regilson Maciel Borges - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2019

    Política e gestão educacional paulista do ensino fundamental (1995 a 2017), Descrição: Objetiva apresentar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista de 1995 a 2017, reconstruindo, para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça os principais programas, projetos e ações implementados no período. Tem como base de estudo a análise bibliográfica e documental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador / Letícia Lais da Silva - Integrante / Abel José da Silva - Integrante.

  • 2010 - 2017

    A política educacional paulista para o ensino fundamental durante os anos de 1995 a 2010: há uma identidade educacional oficial configurada para a escola e seus professores?, Descrição: Tem como objetivo central investigar a política educacional paulista para o ensino fundamental dos anos de 1995 a 2010, verificando a possível e pretensa identidade oficial configurada para escola e seus professores. Tendo como referência de análise autores do materialismo histórico-dialético, esse estudo traz como ferramentas metodológicas: a análise bibliográfica e documental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 11

  • 2006 - 2013

    As politicas educacionais pós anos de 1990 e seus imapctos na (des) valorização do professor: uma análise do governo FHC, Descrição: Busca investigar algumas politicas educacionais (fundamentalmente de formação docente) implemantadas durante o governo FHC e seus impactos na (des) valorização do professor. Realiza tal estudo a partir da análise histórica das concepções educacionais, politicas e econômicas subjacentes a estas e seus impactos no professor e na escola, tendo como pano de fundo o contexto da Reforma do Estado brasileiro. Tem como instrumentos metodológicos a análise bibliográfica, documental e de discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 21

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. , Rodovia Washington Luiz Km 235 - CECH/ sala:15, 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676, Telefone: (16) 33518365, Ramal: 9597, Fax: (16) 33518365, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Administração Escolar

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante Docente do Departamento de Educação (suplente) - Conselho de Extensão.

  • 01/2019

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política, organização e gestão da/na educação básica

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.

  • 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representação docente (titular) - Àrea de Estágio em Adm. Escolar, Supervisão e Orientação Educacional - Conselho de Curso de Pedagogia.

  • 01/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Ensino, Graduação em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Estado e Políticas Públicas em Educação

  • 08/2019 - 11/2020

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Estado, Política e Formação Humana

  • 08/2020 - 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Membro da Comissão para atualização das normas de entrega das Atividades Curriculares Complementares - Curso de Pedagogia - período não presencial emergencial.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Administração Escolar

  • 02/2018 - 12/2019

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Estado e Políticas Públicas em Educação

  • 02/2017 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia (UFSCar)..

  • 01/2010 - 02/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Editora da Revista Cadernos da Pedagogia - UFSCar.

  • 02/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Validação de Pontos em Atividades Complementares do Curso de Pedagogia.

  • 07/2016 - 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante Docente (suplente)- Estágio em Adm. Escolar, Supervisão e Orientação Educacional - Conselho de Curso de Pedagogia.

  • 05/2017 - 12/2017

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar) - Atividade: Coordenação. Edital de Apoio à Realização de Atividades de Extensão na UFSCar para 2017. Apoio ProEx. Linha programática: Comunicação Escrita e Eletrônica.

  • 08/2010 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização da Educação Infantil e do Enino Fundamental

  • 07/2016 - 09/2017

    Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/2016 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, membro titurar Conselho do Centro - CECH/UFSCar - Representante do Departamento de Educação/membro titular.

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atores Sociais e Políticas Educacionais

  • 03/2016 - 12/2016

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar) - Atividade: Coordenação. Edital de Apoio à Realização de Atividades de Extensão na UFSCar para 2016. Apoio ProEx. Linha programática: Comunicação Escrita e Eletrônica.

  • 04/2015 - 08/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Administração Escolar (UAB/UFSCar)

  • 03/2016 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante titular da área de estágio em gestão escolar no conselho de curso de pedagogia.

  • 03/2016 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante titular da área de estágio em gestão escolar no conselho de curso de pedagogia.

  • 09/2014 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante suplente da área de Estágio em Gestão Escolar no Conselho de Curso de Pedagogia/UFSCar.

  • 02/2015 - 12/2015

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar) - Atividade: Coordenação. Edital de Apoio à Realização de Atividades de Extensão na UFSCar para 2015. Apoio ProEx. Linha programática: Comunicação Escrita e Eletrônica.

  • 10/2014 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, representante do Departamento de Educação no Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica/UFSCar.

  • 02/2014 - 12/2014

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia/ UFSCar) - Atividade: Coordenação. Edital de Apoio à Realização de Atividades de Extensão na UFSCar para 2015. Apoio ProEx. Linha programática: Comunicação Escrita e Eletrônica.

  • 02/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, coordenadora pedagógica do Curso de Formação em Conselheiros Municipais de Educação? PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (MEC/UFSCar).

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental

  • 01/2010 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante docente no Conselho de Curso de Pedagogia.

  • 06/2011 - 01/2012

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Professora das disciplinas Fundamentos do Direito à Educação e Política e Gestão da Educação Curso de Especialização Escola de Gestores - PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA (MEC/UFSCar).

  • 10/2009 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Professor Representante da Área de Política e Gestão Educacional no Conselho de Curso da Pedagogia da Terra.

  • 08/2009 - 07/2011

    Ensino, Graduação em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos de Administração e Supervisão Escolar

  • 11/2009 - 09/2010

    Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Tutora do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - Curso de Extensão a Distancia sobre Conselhos Escolares.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Graduação em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação 1

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Graduação em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Graduação em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

2007 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 24

2001 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno (membro conselho pós-graduação)

1997 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno (membro de conselho - graduação)

1996 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: aluno (bolsista), Enquadramento Funcional: bolsista -Programa Especial Treinamento CAPES

Atividades

  • 05/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.,Linhas de pesquisa

  • 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências de Bauru.,Linhas de pesquisa

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Biologia (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira (semestral, 60h, obrigatória)

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Letras (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educaional Brasileira (anual, diurno e noturno, 60h cada, obrigatória)

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Matemática (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio(anual, diurno e noturno, 60h cada, obrigatória), Política Educacional Brasileira (anual, diurno e noturno,60h cada, obrigatória)

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira (anual, diurno e noturno, 60h cada, obrigatória)

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Biologia (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira (semestral, 30h, obrigatória)

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopedagogia para Professores (semestral, 30h, optativa)

  • 07/2007 - 01/2008

    Ensino, Matemática (licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio (anual, diurno e noturno, 30h cada, obrigatória), Política Educacional Brasileira (anual, 30h, obrigatória)

  • 06/2001 - 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho de Curso de Pós-Graduação em Educação Escolar - representante discente.

  • 12/1997 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Curso de Graduação em Pedagogia - representante discente.

2003 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Sociedade e Prática de Ensino de Geografia

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional e Prática de Ensino de História

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Pedagogia: educação especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação A

2013 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: não há

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista.,Linhas de pesquisa

1999 - 2001

Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense/ Departamento de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1999 - 03/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Todas as dicisplinas do currículo do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª