Rosalvo Gonçalves Pinto

Possui graduação em Letras Anglo-germânicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (1962), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1961), graduação em Teologia (Licenciatura) pela Universidade de Santa María de los Buenos Aires, Córdoba (1969), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Foi professor na Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE), de Governador Valadares, durante 10 anos, na qual exerceus as funções administrativas de Chefe de Departamento, Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Diretor do Centro de Artes e Vice-Reitor. Na década de 80 trabalhou no Ministério da Educação na área de programas e projetos internacionais (BIRD, BID, Governo Francês e países do Leste Europeu). Foi por 9 anos Consultor Legislativo do Senado Federal (por concurso público), atuando nas áreas de "Discurso Parlamentar" e "Minas e Energia". Foi professor visitante da Universidade de Brasi]ília (UnB), passando posteriormente para seu quadro institucional por concurso público. Foi admitido, por concurso, como professor da Universidade Católica de Minas Gerais, onde atuou de 1992 a 1997. Atualmente é professor voluntário-colaborador na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas áreas de Textualidade e Análise do discurso, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. É proprietário e Diretor de Redação do Jornal das Lajes de Resende Costa, MG, desde 2003, no qual escreve regulamente como colunista (crônicas)

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2000 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva
Profa. Dra. Maria da Graça Costa Val. Palavras-chave: Coesão; Texto; textual.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

1986 - 1991

Universidade de Brasília
Profa. Dra. Lúcia Maria Pinheiro Lobato.Palavras-chave: Verbo-nominal; Pequena oração.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Teologia (Licenciatura)

1965 - 1969

Universidade de Santa María de los Buenos Aires

Graduação em Letras Anglo-germânicas

1959 - 1962

Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduação em Filosofia

1959 - 1961

Universidade Federal de São João Del-Rei

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Expressão linguística do agir humano e tipos de disicurso. 2010. (Congresso).

VII Semana de Letras do Curso de Letras da Fundação Universitária do Vale do Piranga (FAVAP), Fundação Acácio Martins da Costa.Conferência: O agir humano e a linguagem em Meu tio o Iauaretê ,. 2008. (Seminário).

Participação no Mini-curso Problemas do Agir e do Desenvolvimento Humano. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG, ministrado pelo Prof. Jean-Paul Bronckart, da Universidade de Genebra. 2008. (Outra).

Participação no Mini-curso ISD, III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo. Promoção: FALE/UFMG (Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) e FAE/UFMG (Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social). 2008. (Outra).

16º. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada Desafios e Posicionamentos Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Coordenador de Comunicação Coordenada no tema: Ensino e Trabalho: perspectivas do interacionismo sociodiscursivo. 2007. (Congresso).

Seminário do Pós-Graduação da Faculdade de Educação da FAE/UFMG, Disciplina PDEIII: Trabalho, Ergologia e Ergonomia: Teoria e Método.Palestra/aula: Trabalho e Linguagem. 2007. (Seminário).

Seminário do Pós-Graduação da Faculdade de Educação da FAE/UFMG, Disciplina PDEIII: Trabalho, Ergologia e Ergonomia: Teoria e Método.Palestra/aula: O trabalho docente à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2007. (Seminário).

VI Semana de Letras do Curso de Letras da Fundação Universitária do Vale do Piranga (FAVAP), Fundação Acácio Martins da Costa.Conferência: Percurso dos estudos sobre a linguagem: a "virada pragmática" e o "interacionismo sociodiscursivo". 2007. (Seminário).

I SELL Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários.Coordenador da Sessão Coordenada intitulada: Linguagem e Trabalho: o trabalho docente. 2007. (Simpósio).

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da UFMG.Palestra: O mecanismo da coesão verbal numa perspectiva discursivo-interacionista. 2006. (Seminário).

Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo Questões epistemológicas e metodológicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).Coordenador da oficina Problemas na caracterização dos gêneros e de sua transposição didática. 2006. (Encontro).

I Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo Questões epistemológicas e metodológicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).Expositor na mesa redonda: O estatuto dos gêneros no quadro do ISD. 2006. (Encontro).

Congresso Internacional Linguagem e Interação III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e interação Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 2005. (Congresso).

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da UFMG.Palestra: Temporalidade discursiva e coesão temporal à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2005. (Seminário).

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da UFMG.Palestra: O interacionismo sociodiscursivo: projeto e desafios. 2005. (Seminário).

12º. INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada As interlocuções na lingüística aplicada Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). 2004. (Congresso).

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da UFMG.Palestra para alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da FALE/UFMG. Tema: Mecanismos de textualização: coesão verbal. 2004. (Seminário).

Participação no Curso Análise do discurso: enunciação, polifonia, construção do sentido (XV Instituto Brasileiro de Lingüística). Promoção: ABRALIN e Universidade Federal do Ceará. 2001. (Congresso).

Participação no Curso Referenciação, argumentação e construção do sentido (XV Instituto Brasileiro de Lingüística). Promoção: ABRALIN e Universidade Federal do Ceará. 2001. (Congresso).

III Semana de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).Palestra: Reflexões sobre o Ensino da Língua Portuguesa. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joseli Ferreira Lira

FARIA, A. A. M.; Elisa Maria Amorim Vieira;PINTO, R. G.. Vitória-Minas: análise do discurso jornalístico sobre o único trem de passageiros cotidianos no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras.

Aluno: Priscila Lopes Viana

Janice Helena Chaves Marinho; PAULINO, M. A.; Delaine Cafiero Bicalho;PINTO, R. G.. Análise de estratégias linguísitico-discursivas do gênero textual "santinho político". 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras.

Aluno: Clemeson Campos da Cunha

ROCHA, L. C. A.; ASSIS, J. A.; DECAT, M. B. N.;PINTO, R. G.. A questão da norma culta e o ensino da Língua Padrão no curso de Letras. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciane Sousa Soares

MAGALHAES, M. C. C.; MACHADO, A. R.;PINTO, R. G.. Formação contínua: caminhos e descaminhos. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ângela Maria Ribeiro Vilas Boas Leite

Regina Lúcia Péret Dell'Isola; Eliane Amarante Mendes; Carla Viana Coscarelli; Jane Quintiliano Guimarães Silva;PINTO, R. G.. Os mecanismos enunciativos no estudo de contos brasileiros em livros didáticos para o ensino médio. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin)) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras.

Aluno: Adair Viera Gonçalves

ABREU, A. S.; NASCIMENTO, E. L.; CURADO, O. H. F.; GREGOLIN, M. R. F. V.; BARBOSA, J. P.;PINTO, R. G.. Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção interativa. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maurício Érnica

MACHADO, A. R.; BRONCKART, JP.; BRAIT, E.; COUTINHO, M. A. D. C.;PINTO, R. G.. O vivido, o possível e o catártico: para uma abordagem vigotskiana do estudo de representações sociais em textos artísticos. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria da Graça Ferreira da Costa Val

COSTA VAL, M. Graça.; BRONCKART, J.; NASCIMENTO, M.; MACHADO, I. L.; COSCARELLI, C. V.. A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria da Graça Ferreira da Costa Val

COSTA VAL, M. Graça.. Marcas textuais da coesão verbal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

OLIVEIRA, Marco Antonio de; BRONCKART, Jeanpaul; VAL, Maria da Graça Ferreira da Costa;NASCIMENTO, Milton Do; MACHADO, Ida Lúcia; MARINHO, Janice Helena Silva de Resende Chaves; COSCARELLI, Carla. A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

OLIVEIRA, Marco Antonio deNASCIMENTO, Milton Do; VAL, Maria da Graça Ferreira da Costa. Marcas textuais da coesão verbal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

VAL, M. G. C.;MACHADO, I. L.; NASCIMENTO, M.; BRONCKART, J.; COSCARELLI, C. V.. A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carla Viana Coscarelli

COSCARELLI, Carla Viana. A coesão temporal na construção da termporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carla Viana Coscarelli

COSCARELLI, Carla Viana. Marcas textuais da coesão verbal. 2003 - Faculdade de Letras da UFMG.

Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho

MARINHO, Janice Helena Chaves. A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

MILTON DO NASCIMENTO

NASCIMENTO, M.; COSTA VAL, Maria da Graça; BRONCKART, Jean Paul; MACHADO, Ida Lúcia; COSCARELLI, Carla Viana. A Coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

MILTON DO NASCIMENTO

NASCIMENTO, M.. Marcas textuais da Coesão Verbal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Priscila Lopes Viana

O trabalho da doméstica; Início: 2009; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin)) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras; (Coorientador);

10 alunos

O trabalhador como protagonista em textos literários; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Graça Ferreira da Costa Val

A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria da Graça Ferreira da Costa Val;

Lucia Maria Pinheiro Lobato

O Predicado Verbo-Nominal: Uma Abordagem Gerativa; ; 1991; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Lucia Maria Pinheiro Lobato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, R. G. . Categorias descritivas da expressão linguística do agir humano: questões epistemológicas e de nomenclatura. Estudos Linguísticos - Universidade Nova de Lisboa , v. 3, p. 383-397, 2009.

  • PINTO, R. G. . Temporalidade discursiva e coesão temporal à luz do interacionismo sociodiscursivo. Calidoscópio (UNISINOS) , v. 2,n.2, p. 41-48, 2004.

  • PINTO, R. G. . Os Inconfidentes José de Resende Costa (Pai e Filho) e o Arraial da Laje. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, Senado Federal, 1992. 100p .

  • PINTO, R. G. . Notas de gramática histórica. Belo Horizonte: O Lutador, 1971. 100p .

  • PINTO, R. G. . O interacionismo sociodiscursivo, a inserção social, a construção da cidadania e a formação de crenças e valores do agir individual. In: Guimarães, Ana Maria de Mattos; Machado, Anna Rachel; Coutinho, Antónia. (Org.). O interacionismo sociodiscursivo questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. , p. 111-119.

  • PINTO, R. G. . Provas de Português. Diário da Tarde, Belo Horizonte, 01 jan. 1971.

  • PINTO, R. G. . Provas de português. Estado de Minas, Belo Horizonte, 11 jan. 1970.

  • PINTO, R. G. . Provas de Português. Estado de Minas, Belo Horizonte, 01 jan. 1970.

  • PINTO, R. G. . Provas de Português. Diário da Tarde, Belo Horizonte, 01 jan. 1970.

  • PINTO, R. G. . Categorias descritivas da expressão lingüística do agir humano: questões epistemológicas e de nomenclatura. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) , 2008.

  • PINTO, R. G. . A História de uma cantata "Peregrino de Assis". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, R. G. . Linguagem e trabalho: uma perspectiva interacionista sociodiscursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, R. G. . Expressão lingüística das atividades humanas: mundos discursivos, tipos de discursos e gêneros textuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, R. G. . Linguagem e trabalho na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, R. G. . Expressão lingüística das atividades humanas: mundos discursivos, tipos de discurso e gêneros de textos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, R. G. . A coesão temporal do texto, no texto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, R. G. . A coesão temporal do texto, no texto proposta de atividade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, R. G. . Entrevista com o Prof. Jean-Paul Bronckart. Belo Horizonte: Educação em Revista/Faculdade de Educação/UFMG, 2008. (Tradução/Outra).

  • MACHADO, A. R. ; PAULINO, M. A. ; MATENCIO, M. L. M. ; PINTO, R. G. . Atividade de Linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006. (Tradução/Livro).

  • PINTO, R. G. . A coesão temporal na construção da temporalidade discursiva. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2004 (Tese de Doutorado).

  • PINTO, R. G. . Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolingüísticas. Belo Horizonte: Revista de Estudos da Linguagem, 2003. (Tradução/Artigo).

  • PINTO, R. G. . O predicado verbo-nominal: uma abordagem gerativa. Brasília: Universidade de Brasília/Instituto de Comunicação e Expressão, 1991 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, R. G. . Analista/Parecerista do PNLD Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, na área de Língua Portuguesa. 2008.

LEAO, A. V. ; PINTO, R. G. . Membro da equipe, coordenada pela Profa. Ângela Vaz Leão, de implantação do Mestrado em Língua Portuguesa no curso de Letras da PUC Minas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 1996.

PINTO, R. G. . Consultoria Legislativa - Senado Federal. 1985.

PINTO, R. G. . Projeto Avaliação de Livros Didáticos de 1ª. a 4ª. séries do PNLD/ 2007 área de Língua Portuguesa, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FAE/UFMG) em convênio com o FNDE e Secretaria de Educação Básica do MEC. 2006.

PINTO, R. G. . Projeto Avaliação de Livros Didáticos de 5ª. a 8ª. série do PNLD/2008 área de Língua Portuguesa, desenvolvido no ano de 2006 CEALE/FNDE/Secretaria de Educação Básica do MEC. 2006.

PINTO, R. G. . Desenvolvimento de projetos técnico-educacionais no Ministério da Educação, em Brasília (1982-1984), em programas de desenvolvimento das redes de Escolas Técnicas Federais e de Hospitais Universitários do Brasil, através dos acordos MEC/Banco Mundial, MEC/Leste Europeu e MEC/França. 1984.

PINTO, R. G. ; André Eustáquio . Jornal das Lajes. 2009. (Jornalismo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2012

    Projeto, Descrição: O projeto tem como objetivo implantar na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais um "Núcleo de estudos e pesquisas na área de Linguagem e Trabalho".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosalvo Gonçalves Pinto - Integrante / Antônio Augusto Moreira de Faria - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais. , Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095492

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

Atividades

  • 03/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Grupo Alter/ISD/CNPq - Grupo de pesquisa que congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de produzir estudos e pesquisas no âmbito do quadro (ou movimento) do Interacionismo Sociodiscursivo.

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Análise do Discurso - Português: Atividade de Linguagem, textos e discursos

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tópicos Variáveis em Análise do Discurso Linguagem e Trabalho

  • 08/2006 - 06/2007

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O discurso do trabalho: uma abordagem sociointeracionista

  • 03/2005 - 06/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Linguagem

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do texto aplicadas ao português: atividade e processo de textualização

1998 - 2002

Universidade de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1998 - 12/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Lingüística

1992 - 1996

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Servidor celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1992 - 12/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 02/1992 - 12/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingüística

1985 - 1993

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Legislativo

Outras informações:
Consultor Legislativo do Senado Federal, por concurso público, nas áreas de Discurso Parlamentar e de Minas e Energia

1972 - 1982

Universidade Vale do Rio Doce

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa e de Lingüística na Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE) (1/1972 a 12/1982) (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) de Governador Valadares (por 10 anos) Diretor do Centro de Ciências Humanas, Diretor do Centro de Artes e Vice-Reitor da Universidade do Vale do Rio Doce / UNIVALE, Governador Valadares, MG (1975-1981); Vice-reitor da UNIVALE - 80/81 - Membro da Comissão Técnica Permanente do Concurso Vestibular da UNIVALE - 80/82

Atividades

  • 02/1980 - 12/1982

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Governador Valadares, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica Permanente do Concurso Vestibular da UNIVALE.

  • 01/1972 - 12/1982

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística, Língua Portuguesa

  • 02/1980 - 12/1981

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Governador Valadares, .,Cargo ou função, Vice-Reitor da UNIVALE.

  • 03/1975 - 03/1981

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Governador Valadares, .,Cargo ou função, Diretor do Centro de Ciências Humanas.

  • 03/1975 - 03/1981

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Governador Valadares, .,Cargo ou função, Diretor do Centro de Artes.