Weimar Silva Castilho

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física. Com registro no ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5642-6049

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sistemas Mecatrônicos

2013 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: Contribuição à Influência de Tratamento Criogênico em Propriedades Térmicas e Mecânicas das Ligas NiTi Austenítica e Martensítica com Memória de Forma.
Edson Paulo da Silva. Palavras-chave: SMA - Shape Memory Alloys.Grande área: Engenharias

Mestrado em Ciências Mecânicas

2006 - 2008

Universidade de Brasília, UnB
Título: Caracterizarão Termomecânica de Compósitos Híbridos Com Memória De Forma,Ano de Obtenção: 2008
Edson Paulo da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ligas com memória de Forma; MATERIAIS FUNCIONAIS E ESTRUTURAS; pseudo-elasticidade; SMA - Shape Memory Alloys; Efeito Memória de forma.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Transporte, Armazenagem e Comunicações; Comércio; Reparação de Veículos Automotores, Objetos Pessoais e Domésticos.

Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino

2003 - 2005

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Laboratório de Física com Materiais de Baixo Custo

Graduação em Física - Licenciatura

1998 - 2003

Universidade Federal de Goiás
Título: Do Átomo Grego ao Átomo de Schorodinger
Orientador: Marcos Antônio de Castro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Treinamento para coordenadores de Curso no Moodle. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Brasil.

2005 - 2005

Didática básica para Treinamento. (Carga horária: 15h). , Escola Senai, SENAI, Brasil.

2000 - 2000

Ensino de Ciência nos Níveis Fundamental e Médio. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Robotização.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTILHO, Weimar Silva ; SANTOS, A. C. ; ROCHA, A. S. . CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

70º Congresso Anual ABM - Internacional. NFLUÊNCIA DO TEMPO DE ENCHARQUE CRIOGÊNICO NO AMORTECIMENTO DE UMA LIGA Ni43Ti57 (wt%)COM MEMÓRIA DE FORMA,. 2015. (Congresso).

I Encontro de Física do Centro-Oeste.Porque, apesar da evolução do ensino com o uso de materiais de baixo custo, o problema do ensino de física no ensino médio ainda é preocupante.. 2010. (Encontro).

I Encontro de Física do Centro-Oeste.A Física na Educação Inclusiva. 2010. (Encontro).

I Forum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais:.Experimenação com recursos de baixo custo uma estrátegia para mudar o Ensino de Física.. 2010. (Outra).

Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza.O ensino de Física com uso da informática: os diversos enfoques e finalidades.. 2010. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais. CARATERIZAÇÃO TERMOMECÂNICA DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM MEMÓRIA DE FORMA (SMAHC). 2008. (Congresso).

III Jornada de Matemática. 2007. (Encontro).

II Semana Acadêmica da FAE.A origem da Ciência. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Gustavo Fernandes dos Santos

RYTHOWEM, M.;CASTILHO, Weimar Silva; PEGADO, Cláudia Maria Alves. O Uso de Vídeos: Uma proposta Metodológica no Ensino de Física Implantada em Uma Escola Pública de Nível Médio em Palmas - TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas.

CASTILHO, Weimar Silva. Concurso para professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Técnicos Administrativos em Educação. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

SOUSA, M. L. O.; SILVA, E. N.;CASTILHO, Weimar Silva; SILVA, M. A.; PORTILHO, R. L. N.. Concurso para professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Técnicos Administrativos em Educação. 2011.

CASTILHO, Weimar Silva; RIBEIRO, Márcio Boer. Banca do concurso de professor efetivo de Física. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

SILVA, Liliane Flávia Guinmarães;CASTILHO, Weimar Silva; OSTER, Mariano Felipe; SANTOS JUNIOR, D. P.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

SILVA, Liliane Flávia Guinmarães; SANTOS JUNIOR, D. P.;CASTILHO, Weimar Silva; PIRES, Érika Gonçalves; BARREIRA, S.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2012.

LIMA, E. N. F.;CASTILHO, Weimar Silva; DIAS, R. C.; OSTER, Mariano Felipe; MORAES, A. S.; SATO, E. S.; LIMA, L. C.; SOUSA, F. C.. Comissão do Processo Seletivo do Campus Palmas. 2012.

CASTILHO, Weimar Silva; RIBEIRO, Márcio Boer; SILVA, Claudia Souza Y. Seleção simplificada para contratação de professor substituto de Física. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva; BARREIRA, S.; MONTEIRO, A. S. A.; SOUSA, F. P.. Processo de seleção do Minter. 2012.

CASTILHO, Weimar Silva. CONNEPI. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva; F. R. da Silva. Processo Seletivo de Monitoria - 2011. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

R. C. Dias; Santos, C. E. S.;CASTILHO, Weimar Silva. Processo Seletivo Simplificado de Contratação de Professor Substituto. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva. Comissão das Identidades Institucionais. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva; SILVA, Liliane Flávia Guinmarães; PIRES, Érika Gonçalves; NASCIMENTO, Soraya Viana do; OSTER, Mariano Felipe. Comissão do Processo Seletivo para professor substituto. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

R. C. Dias; Santos, C. E. S.;CASTILHO, Weimar Silva. Banca Examinadora para contratação de professor substituto de Matemática. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva; R. C. Dias; Santos, C. E. S.. Banca examinadora do Processo Seletivo de Contratação de Professor Substituto. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

CASTILHO, Weimar Silva; Santos, C. E. S.; BARREIRA, S.; MALDANER, J. J.. Certificação de conclusão do EM por meio do ENEM. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alésio Clarete Isaac Vieira

VIEIRA, A. C. I.. Modelos Atômicos: Dos filósofos Gregos ao Átomo de Schrodinger. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Elicenciatura Em Física) - Universidade Federal de Goiás.

Jorge Otubo

Silva, E. P.; Rosa, D. M.; Levy Neto, F.;OTUBO, J. Contribuição à influência do tratamento criogênico em propriedades térmicas e mecânicas da liga NiTi austenítica e martensítica com memória de forma. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Sistemas Mecatrônicos) - Universidade de Brasília.

Jorge Otubo

Silva, E. P.; Levy Neto, F.; Rosa, D. M.;OTUBO, J. Influência de tratamento crigênico em propriedades térmicas e mecânicas de uma liga NiTi. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sistemas Mecatrônicos) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Islani Silva Maia

UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESTATISTICOS NAS TURMAS DE PROEJA DO IFMA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional) - Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas; (Orientador);

Ibanes Alves Castro

Sala de aula invertida no ensino profissional: uso de vídeo aula no ensino de Sociologia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional) - Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas; (Orientador);

Kelinne de Oliveira Guimarães

A PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA FORMAÇÃO INTEGRAL: USO DO PODCAST NO IFTO CAMPUS ARAGUATINS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional) - Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas; (Orientador);

Marco Vinicius G

Dutra; ARDUINO: ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas; (Orientador);

HENRIQUE ALBUQUERQUE DA SILVA

O uso do vídeo didático nas aulas de Física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Leonardo Moraes Saraiva

Kahoot como ferramenta avaliativa para o ensino de Física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Jhonatha Mike Menezes de Araújo

História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Hernânny Pereira Barros Moura

Simulações Computacionais: Uma Estratégia para o Ensino de Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Isa Michelle Bezerra Silva

Tópicos de Astronomia para o Ensino Médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Kizzy Moreira Freitas

USO DAS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO DO ALUNO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Bruno Pereira Martes

A inserção de Física Moderna no Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Polliana de Jesus da Silva

Introdução de Tópicos de Astronomia para o Ensino Médio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Isabella Carollynne Pereira Borges Cortez

Introdução de Tópicos de Astronomia para o Ensino Médio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

HENRIQUE ALBUQUERQUE DA SILVA

30 anos após o acidente radiológico em Goiânia: metodologias de ensino de Radioatividade no Ensino Médio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Jonathan Mike Menezes de Araújo

30 anos após o acidente radiológico em Goiânia: metodologias de ensino de Radioatividade no Ensino Médio; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Leonardo Morais Saraiva

30 anos após o acidente radiológico em Goiânia: metodologias de ensino de Radioatividade no Ensino Médio; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Orientador: Weimar Silva Castilho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Antônio de Castro

Modelos atômicos: dos filósofos gregos ao átomo de Schrödinger; 2003; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Marcos Antônio de Castro;

Edson Paulo da Silva

Caracterizção termomecânica de compósitos híbridos com memória de forma; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Paulo da Silva;

Edson Paulo da Silva

Contribuição à influência de tratamento criogênico em propriedades térmicas e mecânicas de ligas NiTi martensíticas e austeníticas com memória de forma; 2017; Tese (Doutorado em Sistemas Mecatrônicos) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edson Paulo da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTILHO, Weimar Silva . Tratamentos criogênicos nos metais. Revista Sítio Novo , v. 3, p. 115-126-126, 2019.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; CASTILHO, D. D. ; DIAS, R. C. . A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar , v. 5, p. 237-249, 2019.

  • GUIMARÃES, KELINNE DE OLIVEIRA ; CASTILHO, WEIMAR SILVA . Educomunicação: proporcionando ações formativas para educação integral. Paradoxos , v. 4, p. 68-82, 2019.

  • Henrique Albuquerque da Silva ; CASTILHO, Weimar Silva ; PAULO JUNIOR, A. . O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA:CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E MOTIVAÇÃO EM UM CONTEXTO HISTÓRICOAPARTIR DO ACIDENTE RADIOLÓGICO COM O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL , v. 6, p. 02-20, 2019.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; PAULO JUNIOR, A. ; CORTEZ, I. C. P. B. ; SILVA, P. J. . Avaliação da aprendizagem de tópicos de astronomia para o ensino médio conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. REVISTA SCIENTIATEC , v. 5, p. 121-135, 2018.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; Silva, E. P. . Influência do tempo de imersão em nitrogênio líquido nas propriedades mecânicas da liga Ni55Ti44 com efeito de memória de forma. Revista Liberato (Novo Hamburgo) , v. 17, p. 29, 2016.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; SILVA, Edson Paulo da . ALGUMAS APLICAÇÕES DAS LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA SHAPE MEMORY ALLOYS - SMA. Sinergia (CEFETSP) , v. v. 12, p. 99-108,, 2011.

  • SILVA, Jaqueline Pinto da ; CASTILHO, Weimar Silva . PEDAGOGIA TRADICIONAL VERSUS PEDAGOGIA INTERACIONAL COM ENFOQUE NA PRODUCAO DE EXPERIMENTOS DE FISICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO.. 1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão , v. 01, p. 01-23, 2010.

  • GOMES, Jocelma Cavalcante ; CASTILHO, Weimar Silva . UMA VISÃO DE COMO À FÍSICA É ENSINADA NA ESCOLA BRASILEIRA, E A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA MUDAR ESSA REALIDADE.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.. Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • SANTOS, Jenison Ferreira dos ; CASTILHO, Weimar Silva . O LABORATÓRIO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PALMAS ? TOCANTINS.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • SILVA, Jaqueline Jurema da ; CASTILHO, Weimar Silva . A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO DE MOVIMENTO UNIFORME PARA A MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DO TOCANTINS.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • SILVA, Nelma Barbosa ; CASTILHO, Weimar Silva ; RIBEIRO, Márcio Boer . UMA PROPOSTA DE LEVAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PRÁTICO PARA A COMUNIDADE ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • OLIVEIRA, Hipollyto Kapristano Amorim Silva de ; CASTILHO, Weimar Silva . ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES QUE NÃO UTILIZAM ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO DE FÍSICA.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • SOUZA, Gleison Siqueira ; CASTILHO, Weimar Silva . MATERIAIS, PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO EXPERIMETAL DE FÍSICA. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • MOURA, Hernanny Pereira Barros ; CASTILHO, Weimar Silva . MODELIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE FENOMENOS FISICOS ATRAVES DE COMPUTADORES.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. I, p. 1-23, 2010.

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; CASTILHO, Weimar Silva . EXPERIMENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O PROGRESSO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.. I Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , v. 1, p. 1-23, 2010.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; SOUZA, C. A. L. ; CUNHA, P. E. S. ; BARREIRA, S. ; CASTILHO, J. A. S. . Utilização do jogo da memória como objeto de aprendizagem para o ensino de Física no Ensino Médio. In: Weimar Silva Castilho; Carina Aparecida Lima de Souza; Peri Emerson Silva Cunha; Sylmara Barreira; Juliana Abrão da Silva Castilho.. (Org.). Utilização do jogo da memória como objeto de aprendizagem para o ensino de Física no Ensino Médio. 1ed.Palmas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, 2017, v. 1, p. 71-80.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; SILVA, Edson Paulo da . ALGUMAS APLICAÇÕES DAS LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA SHAPE MEMORY ALLOYS - SMA. Sinergia, IFSP - São Paulo, p. 99 - 108, 13 jan. 2011.

  • RODRIGUES, S. O. ; CASTILHO, Weimar Silva . A experimentação e o estudo das leis de Newton. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. A experimentação e o estudo das leis de Newton, 2012.

  • SOUZA, Gleison Siqueira ; CASTILHO, Weimar Silva . Estimativa do perfil do professor de Física nas escolas estadual de Palmas. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. Estimativa do perfil do professor de Física nas escolas estadual de Palmas, 2012.

  • RIBEIRO, Márcio Boer ; CASTILHO, Weimar Silva . Formação continuada de professores de Física do Estado do Tocantins.. In: IX Simpósio de Educação da UFT, 2012. IX Simpósio de Educação da UFT.

  • CRUZ, M. P. ; CASTILHO, Weimar Silva . Metodologia do ensino da física: As dificuldades dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Física nas escolas da rede pública de ensino de Palmas-TO: CEM-Santa Rita de Cássia, Escola Estadual São José e Escola Estadual Vila União. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • SOUZA, Gleison Siqueira ; CASTILHO, Weimar Silva . Estimativa do perfil do professor de Física nas escolas estadual de Palmas. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • RODRIGUES, S. O. ; CASTILHO, Weimar Silva . A experimentação e o estudo das leis de Newton.. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • SILVA, Jaqueline Jurema da ; CASTILHO, Weimar Silva . INCLUINDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (DA), NO ENSINO DA FÍSICA, ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO.. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . A importância do ensino de Ciências no Ensino Fundamental: relato de uma atividade experimental. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; MOURA, Hernanny Pereira Barros ; CASTILHO, Weimar Silva . OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA FÍSICA. In: CONNEPI, 2012. CONNEPI.

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; CASTILHO, Weimar Silva . As atividades Prática como proposta para a qualificação do ensino e desenvolvimento social.. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI.

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . Experimentação em física: Um caminho para a Inclusão de alunos com necessidades especiais.. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI.

  • SANTOS, Jenison Ferreira dos ; CASTILHO, Weimar Silva . O Laboratório de física nas escolas Públicas do Ensino Médio de Palmas. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI, 2010.

  • SILVA, Jaqueline Jurema da ; CASTILHO, Weimar Silva . O uso de experimento de movimento uniforme para alunos do 1º ano.. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI.

  • SILVA, Nelma Barbosa ; CASTILHO, Weimar Silva ; RIBEIRO, Márcio Boer . Uma proposta alternativa de levar o conhecimento científico através da prática experimental em Física. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI.

  • DUTRA, M. V. G. ; CASTILHO, Weimar Silva . Arduino - Roteiros experimentais para o Ensino de Física.. In: Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE), 2019, Goiânia. Arduino - Roteiros experimentais para o Ensino de Física., 2019.

  • RIBEIRO, Márcio Boer ; CASTILHO, Weimar Silva . Formação continuada de Professores de Física do Estado do Tocantins. In: IX Simpósio de Educação do Campus de Palmas & I Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFT, 2012, Palmas. Formação continuada de Professores de Física do Estado do Tocantins, 2012.

  • SILVA, Jaqueline Jurema da ; CASTILHO, Weimar Silva . INCLUINDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (DA), NO ENSINO DA FÍSICA, ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO.. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. INCLUINDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (DA), NO ENSINO DA FÍSICA, ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO., 2012.

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; MOURA, Hernanny Pereira Barros ; CASTILHO, Weimar Silva . OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA FÍSICA. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA FÍSICA, 2012.

  • CRUZ, M. P. ; CASTILHO, Weimar Silva . Metodologia do ensino da física: As dificuldades dos alunos no processo de ensinoaprendizagem da Física nas escolas da rede pública de ensino de Palmas-TO: CEM Santa Rita de Cássia, Escola Estadual São José e Escola Estadual Vila União, entre os anos de 2012 a 2013.. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. Metodologia do ensino da física: As dificuldades dos alunos no processo de ensinoaprendizagem da Física nas escolas da rede pública de ensino de Palmas-TO: CEM Santa Rita de Cássia, Escola Estadual São José e Escola Estadual Vila União, entre os anos d, 2012.

  • RIBEIRO, Márcio Boer ; CASTILHO, Weimar Silva . Formação continuada de Professores de Física do Estado do Tocantins.. In: IX Simpósio de Educação do Campus de Palmas & I Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFT, 2012, Palmas - TO. IX Simpósio de Educação do Campus de Palmas & I Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFT, 2012.

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . A importância do ensino de Ciências no Ensino Fundamental: relato de uma atividade experimental. In: Connepi, 2012, Palmas - TO. A importância do ensino de Ciências no Ensino Fundamental: relato de uma atividade experimental, 2012.

  • GOMES, Jocelma Cavalcante ; CASTILHO, Weimar Silva . Uma Visão de como a física é ensinada na escola brasileira.. In: CONNEPI, 2010. CONNEPI.

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; CASTILHO, Weimar Silva . As atividades práticas em Física como proposta para qualificação do ensino e desenvolvimento social. In: Encontro de Físicos do Centro Oeste, 2010, Goiânia. Encontro de Físicos do Centro Oeste.

  • MOURA, Hernanny Pereira Barros ; CASTILHO, Weimar Silva . Auxilio computacional no experimento de Física. In: Encontro de Físicos do Centro Oeste, 2010. Encontro de Físicos do Centro Oeste.

  • GOMES, Jocelma Cavalcante ; CASTILHO, Weimar Silva . Uma Visão de como a física é ensinada na escola brasileira e a experimentação como estratégia para mudar essa realidade. In: Encontro de Físicos do Centro Oeste, 2010. Encontro de Físicos do Centro Oeste.

  • OLIVEIRA, Hipollyto Kapristano Amorim Silva de ; CASTILHO, Weimar Silva . Experimento de Física de baixo custo, perspectiva de educadores que não as utilizam e propostas educacionsis. In: Encontro de Físicos do Centro Oeste, 2010. Encontro de Físicos do Centro Oeste.

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . Física e a interdisciplinariedade: Formando laços para uma educação de qualidade. In: SLIEC, 2010. SLIEC.

  • CASTILHO, Weimar Silva ; Castilho, Juliana Abrão da Silva . O ensino de Física com uso da informática: os diversos enfoques e finalidades. In: SLIEC, 2010. SLIEC.

  • RIBEIRO, Márcio Boer ; CASTILHO, Weimar Silva . Congresso Pensar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, Weimar Silva ; SOUZA, C. A. L. ; MALDANER, J. J. . METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO IFTO - CAMPUS PALMAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Isa Michelle Bezerra ; CASTILHO, Weimar Silva . As atividades prática em Física como proposta para a qualificação do ensino e desenvolvimento social.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOURA, Hernanny Pereira Barros ; CASTILHO, Weimar Silva . Auxilio Computacional no Experimento de Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Gleison Siqueira ; CASTILHO, Weimar Silva . Buscando entender a facilidade dos experimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, Jocelma Cavalcante ; CASTILHO, Weimar Silva . Uma visão de como à física é ensinada nas escolas brasileiras e a experimentação como estratégia para mudar essa realidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Jaqueline Jurema da ; CASTILHO, Weimar Silva . O uso de experimento de movimento Uniforme para alunos do 1º ano do ensino médio.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Hipollyto Kapristano Amorim Silva de ; CASTILHO, Weimar Silva . EXPERIMENTO DE FÍSICA DE BAIXO CUSTO, PERSPECTIVA DE EDUCADORES QUE NÃO AS UTILIZAM E PROPOSTAS EDUCACIONAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, Fabio Lanna da ; CASTILHO, Weimar Silva . Porque, apesar da evolução do ensino com o uso de materiais de baixo custo, o problema do ensino de física no ensino médio ainda é preocupante.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, Weimar Silva . Experimentação com recursos de baixo custo como estratégia para mudar o Ensino de Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTILHO, Weimar Silva ; Castilho, Juliana Abrão da Silva . O ensino de Física com uso da Informática: os diversos enfoques e finalidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . Física e a Interdiciplinariedade: Formando laços para uma educação de qualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTILHO, Weimar Silva . I Forum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais: "Em busca de uma identidade". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA Kizzy Freitas ; CASTILHO, Weimar Silva . A Física na Educação Inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, Weimar Silva ; SILVA, Edson Paulo da . CARATERIZAÇÃO TERMOMECÂNICA DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM MEMÓRIA DE FORMA (SMAHC). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, Weimar Silva . A origem da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTILHO, Weimar Silva . Parecer ad hoc no Projeto de Pesquisa do Edital 05/2012 do Instituto Federal Farroupilha. 2012.

CASTILHO, Weimar Silva . Guia do Estudante - Editora Abril. 2012.

CASTILHO, Weimar Silva ; Santos, C. E. S. . Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação Presenciais. 2012. (Regulamento).

CASTILHO, Weimar Silva ; Santos, C. E. S. ; SILVA, D. M. S. C. ; AMORIM, J. M. M. ; LOPES, K. M. V. . Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de Licenciatura Presenciais do IFTO. 2012. (Regulamento).

CASTILHO, Weimar Silva ; Santos, C. E. S. ; BARREIRA, S. ; DIAS, R. C. ; ZUKOWSKI, N. B. S. . Guia de Monitoria do IFTO - Campus Palmas. 2011. (Regulamento).

CASTILHO, Weimar Silva ; COSTA, Fabio Lanna da ; MOREIRA Kizzy Freitas ; SILVA, Nelma Barbosa ; MOURA, Hernanny Pereira Barros ; SILVA, Isa Michelle Bezerra ; SOUZA, Gleison Siqueira ; SILVA, Jaqueline Jurema da . UMA OFICINA DE FÍSICA COM EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTILHO, Weimar Silva . Projeto Pedagógico do Curso de Licencitura em Física do IFTO. 2010. (Projeto Pedagógico de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ARDUINO: ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA, Descrição: Apresenta-se, nesse projeto, o Arduino como uma plataforma alternativa na aquisição automática de dados em experimentos didáticos de Física, via porta USB do computador, na aquisição e automação de dados em atividades experimentais. Serão realizados a princípio três experimentos: queda livre, escala termométrica e lei de Ohms. Para cada etapa serão apresentadas as propostas as didáticas na forma de roteiros com os códigos fontes necessários para a interação com o Arduino. Ao final desta pesquisa espera-se que a plataforma Arduino sirva como propósito para o desenvolvimento de experimentos didáticos precisos e para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos de Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador / Marco Vinicius Gomes Dutra - Integrante.

  • 2016 - 2018

    30 anos após o acidente radiológico em Goiânia: metodologias de ensino de Radioatividade no Ensino Médio., Descrição: Atualmente o Ensino da Física nas escolas do Ensino Médio não se aproxima do que desejamos, seja no que se refere aos conteúdos, ou seja na forma de ensinar. As metodologias de ensino ineficientes refletem a ilusão do conhecimento absoluto, distante da realidade cotidiana. A abordagem dos conteúdos apresentados na disciplina de Física, muitas vezes, se apresenta de forma inadequada, é gasto muito tempo com conteúdo apresentados de pouco interesse e sem relação com a realidade dos estudantes. O presente projeto tem como principal objetivo pesquisar o uso de duas metodologias e de sua utilidade no processo ensino aprendizagem na disciplina de Física, a primeira é a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ), a segunda é o uso de vídeo didático, ambos para inserção dos conceitos de Radioatividade, com enfoque no acidente radiológico que ocorreu em 1987 na cidade de Goiânia no Estado de Goiás, com o uso do aplicativo Kahoot como instrumento avaliativo dos conceitos trabalhados. Essa proposta didática tem como público alvo os estudantes dos 1°, 2° e 3° do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, campus Palmas. Para tanto, faremos estudos teóricos que abordem o tema e analisaremos os dados empíricos obtidos das práticas desenvolvidas por Licenciandos que participam deste grupo de trabalho. Com finalidade de avaliar a importância das duas metodologias para o Ensino de Física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador / Henrique Albuquerque da Silva - Integrante / Leonardo Morais Saraiva - Integrante / Jonathan Mike Menezes de Araújo - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Introdução de Tópicos de Astronomia para o Ensino Médio, Descrição: Visa apresentar a aplicação, o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa cujo objetivo norteador é a introdução de tópicos de Astronomia para o Ensino Médio, nas aulas destinadas a disciplina de Física, uma vez que se observou a carência destes conteúdos e em contrapartida a grande curiosidade dos alunos pelo assunto. Explorar situações do cotidiano que despertam a curiosidade das pessoas e levar isso para dentro da sala de aula como ferramenta para a aquisição de conhecimento é essencial para aproveitar o interesse dos jovens e assim facilitar o ensino e aprendizagem. Esta é uma proposta defendida no PCNEM+ para o ensino da Astronomia no ensino médio. O ensino de tópicos relacionados à Astronomia é considerado competências básicas para a construção do conhecimento, relativo ao eixo temático ?Terra e Universo?, porém a literatura nos apresenta que não vêm sendo trabalhadas a contento com a maioria dos alunos que concluem o ensino médio. É notório que os estudantes de nível médio estão concluindo sem conhecimento de vários temas na área de Astronomia, que são obrigatórios de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em virtude desta discrepância, este trabalho vem evidenciar a necessidade da introdução de tópicos de Astronomia, no ensino médio, em prol da redução das distorções entre o que é ensinado e o que se deve ensinar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador / Isabella Carollynne Pereira Borges Cortez - Integrante / Polliana de Jesus da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Influência de tratamento criogênio em propriedades mecânicas e térmicas de ligas com memória de forma, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edson Paulo da Silva em 13/03/2017., Descrição: Avaliação experimental da influência de tratamentos criogênicos e do tempo de imersão em temperatura criogênica em propriedades mecânicas e térmicas de ligas com memória de forma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Integrante / Edson Paulo da Silva - Coordenador / Bartholomeu Ferreira de Cruz Filho - Integrante / Mohammad Mehdi Ghorbani - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PIBID - Subprojeto de Física - IFTO, Descrição: Este sub-projeto pretende dinamizar o encontro entre prática didática e conhecimento científico para auxiliar aos futuros professores a se capacitarem para criar estratégias em sala de aula, que utilizem o suporte metodológico oferecido por disciplinas didáticas do curso de Licenciatura em Física e estratégias de ensino elaboradas durante a execução deste projeto, visando para criar recursos didáticos que sejam adequados para sanar as problemáticas encontradas no ambiente de sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador / Ademar Paulo Júnior - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise das Concepções Newtonianas Sobre Força e Movimento, Descrição: Nos últimos anos a literatura nos apresenta muitas pesquisas sobre as concepções espontâneas em Física apresentadas por estudantes de Ensino Médio, principalmente na área do conhecimento da Mecânica. O presente projeto propõe uma linha pesquisa que visa investigar as concepções espontâneas dos estudantes referentes aos conceitos de Dinâmica, a pesquisa será realizada junto aos alunos do curso de Licenciatura em Física e do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins? IFTO, campus Palmas. A proposta reside em verificar quais as concepções newtonianas sobre força e movimento desses estudantes, aplicaremos um questionário com questões objetivas, claras, diretas e de múltipla escolha. Esperamos apresentar uma diferença de concepção newtoniana dos estudantes, quando iniciam nos referidos cursos, e quando tem o conhecimento científico do tema trabalhado, concluintes da disciplina de Física I, dessa forma, queremos investigar como os estudantes de Física e Engenharia aprendem os conceitos de Dinâmica. Acreditamos que essa pesquisa pode ajudar na elaboração de uma resposta para essa questão, e apresentar um panorama de como ocorre à aprendizagem de Mecânica, mais especificamente de Dinâmica, nos grupos de estudantes selecionados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador.

  • 2009 - 2014

    Licenciandos e licenciados do IFTO: aprendendo e ensinando com estudantes da rede pública, Descrição: O Subprojeto de Física é proposta de viabilização de laboratórios didáticos de Física. Coordenado pelo Programa Institucional de Inicicação à Docência - PIBID/CAPES/DEB, Edital 2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) . , Integrantes: Weimar Silva Castilho - Coordenador / Jair José Maldaner - Integrante / Marcelo Rythowem - Integrante / Carlos Eduardo Panosso - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. , AE 310 Sul Avenida LO 05 s/n lab. de Física sala 701, Centro, 77021090 - Palmas, TO - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

    Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTO, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Física.

    • 08/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTO, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física.

    • 12/2010

      Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática do Ensino de Física I, Didática e Prática do Ensino Física II, Física - I, Física - III, Estágio Supervisionado - I e III

    • 01/2010 - 10/2013

      Direção e administração, IFTO, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Física.

    • 01/2012 - 11/2012

      Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática do Ensino de Física - I, Didática e Prática do Ensino de Física - II, Física - Matemática, Metodologia do Ensino de Física - II

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática do Ensino de Física - I, Física I, Metodologia do Ensino de Física - I

    • 01/2011 - 06/2011

      Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular no Curso de Física, Metodologia do Ensino de Física I

    • 01/2010 - 06/2010

      Ensino, Sistemas Elétricos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Aplicada

    • 01/2009 - 06/2009

      Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I

  • 2003 - 2006

    Colégio e Faculdade Sul Americana

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de Física para alunos do Ensino Médio e aulas de Matemática para Ensino Fundamental do Colégio de FASAM. (Material do Sistema Positivo de Ensino).

  • 2008 - 2008

    Colégio Marista João Paulo II

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projetista, Encarregado técnico e Professor do Laboratório de Física.

  • 2007 - 2008

    Faculdade das Águas Emendadas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de Física I, Física II, Álgebra Abstrata, no curso de Matemática. Matemática Básica e Matemática Financeira, para o curso de Administração.

  • 2004 - 2006

    Faculdades Alfredo Nasser

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aulas de Física para alunos do Ensino Médio e disciplinas de Cálculo, Estatística e Matemática Financeira, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

  • 2006 - 2007

    Colégio Objetivo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor em turmas de Ensino médio das disciplinas de Física e laboratório de Física.

  • 2003 - 2006

    Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do curso de Matemática ministrando aulas de Física, Cálculo I, Cálculo II, Álgebra Linear e Equações Diferenciais e Ordinárias para alunos da graduação do curso de Ciências, Licenciatura em Matemática.

  • 1998 - 2007

    Secretaria de Educação do Estado de Goiás

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Como Professor Contratado, ministrou aulas de Física e Matemática na rede pública de ensino do Estado de Goiás.

  • 2004 - 2006

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aulas de Física Cálculo I, Cálculo II, Álgebra Linear e Equações Diferencias e Ordinária para alunos da graduação do curso de Ciências, Licenciatura em Matemática.