Jairo Faria

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978), especialização em Especialização Em Engenharia de Processamento Petr pela Petrobrás Petróleo Brasileiro S A(1978), especialização em Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Segurança pela Programa de Educação Continuada Em Engenharia da Universidade de São Paulo(1999), especialização em Noções de Tratamento de Efluentes pela Escola Senai Mario Amato(1999), especialização em Curso de Economia de Energia na Indústria pelo Instituto Brasileiro de Petróleo(1985), especialização em Curso de Matemática Financeira Técnicas e Princípi pelo Fundação Getulio Vargas - SP(1989) e especialização em Curso Formação de Empreendedores Incubadora de Emp pelo Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas(1999). Atualmente é Diretor da Engichem Representação Comercial Ltda.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Segurança

1999 - 1999

Programa de Educação Continuada Em Engenharia da Universidade de São Paulo

Especialização em Noções de Tratamento de Efluentes

1999 - 1999

Escola Senai Mário Amato

Especialização em Curso Formação de Empreendedores Incubadora de Emp

1999 - 1999

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Especialização em Curso de Matemática Financeira Técnicas e Princípi

1989 - 1989

Fundação Getúlio Vargas - SP

Especialização em Curso de Economia de Energia na Indústria

1985 - 1985

Instituto Brasileiro de Petróleo

Especialização em Especialização Em Engenharia de Processamento Petr

1977 - 1978

Petrobrás Petróleo Brasileiro S A
Bolsista do(a): Petrobrás Petróleo Brasileiro S A, SEPES-DIVEN-SEN-, Brasil.

Graduação em andamento em Engenharia Química

1973 - Atual

Instituto Maua de Tecnologia

Graduação em Engenharia Química

1977 - 1978

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Engichem Representação Comercial Ltda, Incubadora de Empresas, São Bernardo do Campo. , Rua Sítio do Pica-Pau Amarelo, no. 201, sala 10, Jardim Silvina, 09791250 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 41271495, Fax: (11) 41271495, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1999 - Atual

Engichem Representação Comercial Ltda

Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A empresa constitui-se em uma sociecade civil por carcterizar-se como prestadora de serviços na área de engenharia química e correlatas e como representante na intermediação técnica e comercial de produtos químicos e equipamentos para a indústria. Foi aberta em maio de 1997, porém, somente em janeiro de1999 iniciou suas atividades como prestadora de serviços através de seu sócio-proprietário, Jairo Faria - eng. químico. A outra metade da sociedade tem como sócia a esposa do primeiro, a qual lhe confere plenos poderes sobre as atividades da firma, oficializado através de procuração registrada em cartório. A partir de maio de 2000, a Engichem transferiu-se do " home office" do proprietário para a Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo.

Atividades

  • 03/2000 - 05/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Cliente: Bridgestone Firestone - Atuação como Engenheiro de Projeto/Coordenador de Projeto - Título: Novo projeto de Bombeamento e Distribuição de Água Potável..

  • 12/1999 - 02/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Cliente:Bridgestone firestone - Engenheiro responsável pela "Verificação e demarcação das caixas de efluentes pluviais, industriais e sanitários conforme documento ISO 14.000..

  • 08/1999 - 11/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Prestação de serviço à Cabral & Cunha Engenharia Ltda. na área de engenharia básica de processo petroquímico..

  • 04/1999 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Prestação de serviços à Altécnica Lockwood Greene Ltda. como engenheiro de processo senior..

  • 01/1999 - 03/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Janeiro a março de 1999: Prestação de serviços à Cabral &Cunha Engenharia em projeto de tubulação e instrumentação para bombeamento de petróleo da base da Petrobrás em Guararema, na disciplina de engenharia de processo..

1998 - 1998

Hüls do Brasil Ltda

Vínculo: Empregado do setor privado., Enquadramento Funcional: Engenheiro de Vendas Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Vendas, pesquisa de mercado e desenvolvimento de clientes de "commodities" petroquímicas produzidas pelas unidades de negócios OXENO e PHENOLCHEMIE - empresas do grupo Hüls AG.

1997 - 1997

autônomo

Vínculo: Representante Comissionado, Enquadramento Funcional: Não Aplicável, Carga horária: 0

Outras informações:
Atividade voltada para a engenhria de aplicação de filtros para líquidos(fabricante holandês) nas áreas química, petroquímica e de petróleo.

1986 - 1997

União de Indústrias Petroquímicas S A Divisão Química

Vínculo: Empregado da iniciativa privad, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento de processo, melhorias operacionais, coordenação técnica e emissão de documentos técnicos em projeto e implantação de equipamentos para aumento de capacidade de plantas de gás de síntese e hidrogênio, de oxo-álcoois, e de isoparafinas. Contato com licensiadores de tecnologia e catalisadores. Análise de viabilidade técnica e econômica de modificações de processos, coordenação de testes em unidades produtivas e elaboração de cronogramas para acompanhamento de projetos. Avaliação de vasos de pressâo das plantas citadas(colunas, separadores de fases, filtros,etc.), visando redução de investimento em projetos de desgargalamento de unidades de produção. Participação de reuniões técnicas no Brasil e no exterior. Participação ativa na revisão de especificações de catalisadores, insumos e matérias-primas para subsidiar certificação conforme norma ISO 9002. Adequação de equipamentos de processamento às normas regulamentadoras (NR-13, etc.) e de construção(ASME; API; TEMA). Participação nos procedimentos de partida, operação normal e parada de unidades de produção contínua.

1978 - 1986

Ultrfértil S A Ind e Com de Fertilizantes

Vínculo: Empregado de estatal., Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos/Instrumentação/Produç, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como profissional de engenharia química, durante cerca de 8 anos, nas 2 unidades de Cubatão, exercendo as funções de engenheiro de processos, de instrumentação e de produção nas diversas plantas da empresa , a saber: de Amônia, de Recuperação de Enxofre, de Ácido Nítrico, de Nitrato de Amônio, etc..