Bruna Barros Fernandes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Iniciou a vida acadêmica como bolsista de Iniciação Cientifica voluntária - PIBIC (2011 - 2012).Em 2012 entrou no PIBID/CAPES - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, onde permaneceu até o fim da graduação. Desenvolveu projetos voltados para educação étnico-racial, preconceito racial na escola, religiões afro-brasileiras e intolerância religiosa.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em História

2011 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM SALA DE AULA: A HISTÓRIA DA UMBANDA E O COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.
Orientador: Lourival dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Afonso Pena

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário do Prodocência. 2014. (Seminário).

I Encontro das Licenciaturas.. 2014. (Encontro).

III Encontro do Programa Intitucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2014. (Encontro).

Encontro PIBID Brasil- Cabo Verde (África). 2014. (Encontro).

III Encontro do Programa Intitucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Umbanda na sala de aula: construindo a tolerância através do ensino de História.. 2014. (Encontro).

I Encontro do Programa Intitucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

XV Semana de História "Política, Mídia e Movimentos Sociais".. 2013. (Outra).

II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história.. 2012. (Congresso).

Dia nacional da consciência negra.A importância do estudo da História da Africa no contexto da escola.. 2012. (Oficina).

XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul.Diversidade religiosa na escola: Reflexões de uma pibidiana em torno de práticas de combate ao preconceito contra as religiões afro brasileiras na escola. 2012. (Encontro).

XIII Encontro das iniciações científicas UFMS.Movimentos Sociais em rede - o iajes e a construção de novos sujeitos entre o Brasil e a Nicarágua.. 2012. (Encontro).

XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul.História das religiões: Desafios e abordagens.. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco José Avelino Júnior

Ensino e Produção do conhecimento geográfico no ensino fundamental e médio; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Francisco José Avelino Júnior;

Maria Celma Borges

- MOVIMENTOS SOCIAIS EM REDE ? O IAJES E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS ENTRE O BRASIL E A NICARÁGUA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Maria Celma Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, B. B. . Umbanda na sala de aula: construindo a tolerância através do ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, B. B. . Diversidade religiosa na escola: Reflexões de uma pibidiana em torno de práticas de combate ao preconceito contra as religiões afro brasileiras na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, B. B. . Movimentos Sociais em rede - o iajes e a construção de novos sujeitos entre o Brasil e a Nicarágua.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional