Leticia Marques Coimbra
Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo ( 2022- atual ) no Campus Vitória. Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas pedagógicas em Matemática (Grupem), bolsista de Iniciação Científica
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Matemática
2022 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SILVA, S. A. F. ; COCO, D. ; COIMBRA, L. M. ; SILVA, A. A. ; ROVETTA, O. M. . VII Colóquio GEPAPe em Rede. 2023. (Outro).
Participação em eventos
7ª Jornada de integração do Ifes.Ensino de perímetro e área na perspectiva histórico- cultural. 2023. (Outra).
9ª Semana da Matemática.Pesquisas envolvendo área e perímetro na perspectiva histórico- cultural. 2023. (Outra).
VII Colóquio GEPApe em Rede.Composição e decomposição de figuras e comparação de áreas com o tangram com alunos de 5 e 6 anos. 2023. (Outra).
VIII Escola de Inverno de Educação Matemática.Uso do tangram com alunos de 5 e 6 anos em composição e decomposição de figuras e comparações de áreas. 2023. (Encontro).
X Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática.Compreensões sobre o ensino de sólidos geométricos a partir da geometria sensível. 2023. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, A. A. ; SILVA, S. A. F. . Uso do tangram com alunos de 5 e 6 anos em composição e decomposição de figuras e comparações de áreas. In: VIII Escola de Inverno, 2023, Santa Maria, RS. Anais da Modalidade Relato de Experiência (RE) 8a Edição Volume 8.2, 2023. v. 8.2. p. 65-77.
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, S. A. F. . Ensino de perímetro e área na perspectiva histórico- cultural. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, A. A. ; ROVETTA, O. M. ; SILVA, S. A. F. . Compreensões sobre o ensino de sólidos geométricos a partir da geometria sensível. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, A. A. ; SILVA, S. A. F. . Uso do tangram com alunos de 5 e 6 anos em composição e decomposição de figuras e comparações de áreas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, A. A. ; SILVA, S. A. F. . Composição e decomposição de figuras e comparação de áreas com o tangram com alunos de 5 e 6 anos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COIMBRA, L. M. ; SILVA, S. A. F. . Pesquisas envolvendo área e perímetro na perspectiva histórico- cultural. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Estudo de um movimento lógico-histórico de geometria em artefatos africanos e ações de ensino, Descrição: Propostas didático pedagógicas de matemática para a educação básica no Espírito Santo: pesquisas e ações de formação de professores e de Clube de Matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Leticia Marques Coimbra - Coordenador / Sandra Aparecida Fraga da Silva - Integrante / Andreza Alves Silva - Integrante / Organdi Mongin Rovetta - Integrante / Dilza Cocô - Integrante.
-
2022 - 2023
Ensino de perímetro e área na perspectiva histórico-cultural, Descrição: Formação de professores de matemática e atividade pedagógica na Educação Básica: ações e proposições na perspectiva Histórico Cultural.Objetivos:Elaborar e desenvolver ações envolvendo área e perímetro a partir do material educativo na perspectiva do movimento lógico histórico do conceito de área e perímetro. Avaliação da proposta de ensino do material didático. Reformulação do material didático. Divulgação do material didático e desenvolvimento da proposta nas escolas parceiras. Sistematização do estudo do movimento lógico histórico sobre área e perímetro, ampliando o que já tem sido desenvolvido no grupo, e formular uma proposta didática de ensino, no formato de material educativo para ser aplicada em formação docente e em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Leticia Marques Coimbra - Coordenador / Sandra Aparecida Fraga da Silva - Integrante / Andreza Alves Silva - Integrante / Organdi Mongin Rovetta - Integrante / Dilza Cocô - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2023
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leticia Marques Coimbra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?