Ingrid da Silva Souza e Sena

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014.2). Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Microbiologia, onde realizou projeto de bolsista pelo PIBIC (2011-2012). Atuou na docência, lecionando disciplinas de ciências/biologia e química, na Escola Estadual Polivalente de Feira de Santana (2012- 2015). Docência na Escola Prisma na disciplina de Física (fevereiro à junho de 2017). Docência na Escola Santa Mônica nas disciplinas de Ciências e Matemática (02/2018 - em atuação).

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em licenciatura em ciencias biologicas

2010 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS NA ESCOLA REGULAR
Orientador: Susana Couto Pimentel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Semana de Atualização em Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (1ª SECAB).Percepção dos estudantes universitários do curso de biologia sobre o tema educação ambiental. 2014. (Encontro).

Curso de Práticas Pedagógicas. 2012. (Outra).

II Reconcitec Recôncavo.AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS, APLICADAS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES, COMO AGENTES DE BIOCONTROLE DA PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL. 2012. (Encontro).

I Recitec Recôncavo. 2011. (Encontro).

Psicologia Ambiental e o Cuidado com o Meio Ambiente. 2010. (Outra).

SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosineide Pereira Mubarack Garcia

PIMENTEL, S. C.; ALMASSY, R. C. B.;GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências para alunos com deficiência intelectual incluídos na Escola Regular.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Susana Couto Pimentel

PIMENTEL, S. C.PIMENTEL, S. C.; ALMASSY, R.C.B.; GARCIA, R.P.M.. Práticas pedagógicas no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual incluídos na escola regular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elida Barbosa Correa

Avaliação do efeito da fisiologia celular na formulação bacteriana; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elida Barbosa Correa;

Susana Couto Pimentel

Práticas pedagógicas no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual incluídos na escola regular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Susana Couto Pimentel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SENA, I. S. S. ; SAMPAIO, L.A.S. . Percepção dos estudantes universitários do curso de biologia sobre o tema educação ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREA, E. B. ; SENA, I. S. S. ; SOUZA, J.T. . CONTROLE DA PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL COM BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, I. S. S. ; CORREA, E. B. ; SOUZA, J.T. ; MIGUEZ, V.A. ; CAMPOS, M.M . AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS, APLICADAS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES, COMO AGENTES DE BIOCONTROLE DA PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Avaliação do efeito da fisiologia celular na formulação bacteriana, Descrição: O controle biológico é uma promissora alternativa de manejo dos danos causados por doenças e pragas, sem causar contaminação ambiental. No entanto, para que o controle biológico seja utilizado comercialmente é necessária a formulação de agentes de biocontrole. O objetivo do projeto foi estudar o efeito da fisiologia celular na formulação bacteriana, para tanto foram realizados testes para avaliar a curva de crescimento bacteriana e testes em casa-de-vegetação para a avaliação da capacidade de biocontrole dos isolados bacterianos (Enterobacter sp., Bacillus sp., Bacillus pumilus e Serratia rubidae), assim como a sua formulação em fibra-de-coco (B. pumilus e S. rubidae). As bactérias foram formuladas na fase logarítma e estacionária, sendo B. pumilus formulado após o crescimento de 48 h (logarítma) e 72 h (estacionária), e o isolado de S. rubidae formulado após de crescimento de 24 h (logarítma) e 48 h (estacionária). A formulação bacteriana em diferentes fases de crescimento, em fibra-de-coco, proporcionou o decréscimento da população bacteriana, independentemente do isolado e da sua fase de crescimento. A aplicação dos isolados bacterianos aumentou ou diminuiu a incidência da podridão vermelha do sisal, sendo que os isolados de B. pumilus e S. rubidae diminuiram a incidência da doença em condições de casa-de-vegetação, sendo promissores agentes de controle biológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ingrid da Silva Souza e Sena - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2012 - 02/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

    • 08/2012 - 02/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

  • 2012 - 2015

    Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana

    Vínculo: PROFESSOR ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA E QUIMICA, Carga horária: 20

  • 2017 - 2017

    ESCOLA PRISMA

    Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 8

  • 2017 - 2017

    ESCOLA PRISMA

    Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 8

  • 2018 - Atual

    Escola Santa Monica

    Vínculo: Instituição particular, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Matemática, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.