Fátima Ghazzaoui

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2022). Atualmente, é professora da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria Literária

2016 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: Carlos Drummond de Andrade - Poeta sobrevivente
Ivone Daré Rabello. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade, Lírica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: O passo, a carne e a posse. Ensaio sobre da morte, odes mínimas de Hilda Hilst
Orientador: Ivone Dare Rabello
, Ano de Obtenção: 2003.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras

1988 - 1997

Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais

1981 - 1984

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Árabe

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Participação em eventos

Minicurso Narrativas curatoriais e outros gêneros literários sobre as Amazônicas - Classificação, representação e memória. A Bomba e o achatamento das expectativas - Uma leitura do poema A Bomba, de Carlos Drummond de Andrade sob a perspectiva da política de extermínio da era atômica. 2024. (Exposição).

XIX Encontro ABRALIC: Redes,Margens e Rios. 2024. (Congresso).

XIX Encontro ABRALIC: Redes,Margens e Rios.A Bomba e o achatamento das expectativas - Uma leitura do poema A Bomba, de Carlos Drummond de Andrade sob a perspectiva da política de extermínio da era atômica. 2024. (Simpósio).

Diálogos Transdisciplinares - XVII Congresso Internacional Abralic. A ASSOCIAÇÃO ENTRE DITADURA MILITAR E MILAGRE ECONÔMICO NO BRASIL - UMA LEITURA DO POEMA - DIAMUNDO: 24 H DE INFORMAÇÃO NA VIDA DO JORNALEDOR" - DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2020. (Congresso).

X Seminário de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada DTLLC-USP.Homens de venda - uma leitura de ?Diamundo: 24 h de Informação na Vida do Jornaledor?, de Carlos Drummond de Andrade. 2019. (Seminário).

XVI Congresso Internacional Abralic. Carlos Drummond de Andrade: Fazendeiro do ar ou sobrevivente no inferno?. 2019. (Congresso).

Formas Culturais e Sociais Contemporâneas-Jornadas#1.Cooperação Cultural da Periferia ? Nome fantasia: Cooperifa. 2017. (Outra).

VIII Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada..A figuração das coisas ? Uma análise do poema ?A palavra e a Terra?. 2016. (Seminário).

1º Encontro de Alunos de Pós-Graduação - Língua e Literatura Italiana - Teoria Literária e Literatura Comparada..O passo, a carne e a posse. Ensaio sobre da morte. odes mínimas, de Hilda Hilst. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • GHAZZAOUI, F. . Estranhamento e diálogo: o encontro com o inominável. Revista Juçara - Hilda Hilst - Fico besta quando me entendem!, p. 36 - 37, 21 abr. 2022.

  • GHAZZAOUI, F. . As vozes do feminino na voz de Angélica Freitas. Revista Magma, São Paulo, p. 305 - 310, 27 dez. 2019.

  • GHAZZAOUI, F. . Cerâmica fragmentada - Oleiro miserável. Revista Magma, São Paulo, p. 143 - 152, 20 fev. 2019.

  • GHAZZAOUI, F. . Pintura, Literatura e Memória Uma leitura do poema Paisagem: como se faz ? de Carlos Drummond de Andrade. Revista Deriva, 22 out. 2017.

  • GHAZZAOUI, F. . A Associação entre Ditadura Militar e Milagre Econômico no Brasil ? Uma leitura do poema ? Diamundo: 24h de informação na vida do jornaledor ? de Carlos Drummond de Andrade. In: ABRALIC 2021 DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES, 2021, Porto Alegre. Literatura, modos de resitir. Porto Alegre: Bestiário / Class, 2021. p. 104-118.

  • GHAZZAOUI, F. . Carlos Drummond de Andrade: Fazendeiro do ar ou sobrevivente no inferno?. In: XVI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2019, Brasília - DF. ANAIS ELETRÔNICOS DO XVI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC 2019 ? BRASÍLIA, 2019. v. I. p. 773-782.

  • GHAZZAOUI, F. . ?A Bomba, o vírus e a reação em cadeia na Era dos extermínios programados?.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GHAZZAOUI, F. . A ASSOCIAÇÃO ENTRE DITADURA MILITAR E MILAGRE ECONÔMICO NO BRASIL - UMA LEITURA DO POEMA - DIAMUNDO: 24 H DE INFORMAÇÃO NA VIDA DO JORNALEDOR' - DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GHAZZAOUI, F. . Cêrâmica Fragmentada - Oleiro Miserável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GHAZZAOUI, F. . O impacto de 68 na produção poética de Carlos Drummond de Andrade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GHAZZAOUI, F. . Do poder demiurgo do poeta à reificação do sujeito lírico: Os desdobramentos do gênero lírico na poética de Carlos Drummond de Andrade na década de 60. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Avenida Professor Luciano Gualberto, Butantã, 05508010 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 05508090, Telefone: (11) 30914893

Experiência profissional

2007 - Atual

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora