Bruno César Capucin

Meteorologista e Engenheiro Mecatrônico.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2019 - Atual

Universidade Federal de Itajubá
Orientador:Michelle Simões Reboita.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Meteorologia

2015 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2008 - 2013

Universidade Paulista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Climate Data Operators (CDO). (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2018

Estágio curricular obrigatório. (Carga horária: 60h). , Climatempo, CLIMATEMPO, Brasil.

2018 - 2018

Visita Técnica. (Carga horária: 35h). , CPTEC/INPE, CPTEC/INPE, Brasil.

2017 - 2017

Interpretação de Imagens de Satélites Meteorológicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Utilização e Interpretação de informações meteorológicas do IPMet. (Carga horária: 16h). , Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), IPMET, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao Nowcasting. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Software de visualização e análise de campos meteorológicos - GrADS. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Raios no passado, presente e futuro do Brasil. (Carga horária: 1h). , Oficina de Textos, OT, Brasil.

2015 - 2015

Radiossondagens Meteorológicas: uma abordagem prática. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Plataforma de monitoramento, análise e alerta a extremos ambientais-TerraMA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAPUCIN, B. C. ; LLOPART, M. . IV EMET - Encontro de Meteorologia da Unesp de Bauru. 2017. (Outro).

CAPUCIN, B. C. . III EMET - Encontro de Meteorologia da Unesp de Bauru. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Simpósio Internacional de Climatologia - 2019.ESTUDO DE UMA ONDA DE FRIO EM ITAJUBÁ EM MAIO DE 2018: UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DE SUTCLIFFE. 2019. (Simpósio).

V Seminário de Recursos Naturais. 2018. (Seminário).

IV Encontro de Meteorologia (EMET). 2017. (Encontro).

III Encontro de Meteorologia (EMET). 2016. (Encontro).

SIFAM - Simpósio de Física, Astronomia e Meteorologia. 2016. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2016. (Congresso).

II Encontro de Meteorologia (EMET). 2015. (Encontro).

SIFAM - Simpósio de Física, Astronomia e Meteorologia. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Michelle Simões Reboita

LLOPART, M.; TOMAZIELLO, A. C. N.;REBOITA, M. S.. Padrões de circulação de grande escala associados a ondas de frio extremas no Sudeste do Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Michelle Simões Reboita

LLOPART, M.;REBOITA, M. S.Iwabe, CMN. Estudo de uma onda de frio em 2015 e relação com mecanismos de teleconexão: um estudo de caso para a cidade de Bauru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MARTA PEREIRA LLOPART

REBOITA, M.LLOPART, M. P.; Tomaziello A. Padrões de circulação de grande escala associados a ondas de frio extremas no Sudeste do Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

MARTA PEREIRA LLOPART

LLOPART, MARTA PEREIRAREBOITA, M.; Iwabe C. ESTUDO DE UMA ONDA DE FRIO EM 2015 E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM MECANISMOS DE TELECONEXÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE BAURU. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Clara Miho Narukawa Iwabe

LLOPART, M. P.;IWABE, C. M. N.REBOITA, M. S.. ESTUDO DE UMA ONDA DE FRIO EM 2015 E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM MECANISMOS DE TELECONEXÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE BAURU. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Michelle Simões Reboita

x; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jeferson Prietsch Machado

COMPARAÇÃO DA REANÁLISE DO ERA-INTERIM COM DADOS DE ESTAÇÕES CONVENCIONAIS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeferson Prietsch Machado;

MARTA PEREIRA LLOPART

ESTUDO DE UMA ONDA DE FRIO EM 2015 E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM MECANISMOS DE TELECONEXÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE BAURU; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marta Pereira Llopart;

MARTA PEREIRA LLOPART

Estudo de uma onda de frio em 2015 e relação com mecanismos de teleconexão: um estudo de caso para a cidade de Bauru; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marta Pereira Llopart;

MARTA PEREIRA LLOPART

Ocorrência de eventos extremos de precipitação no clima futuro para o estado de São Paulo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Pereira Llopart;

Maria de Souza Custódio

Estudo de uma onda de frio em 2015 e possíveis relações com mecanismos de teleconexão: um estudo de caso para a cidade de Bauru (coorientadora); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria de Souza Custódio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAPUCIN, B. C. . TEMPO ONLINE. 2014. (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Estudo de uma onda de frio em 2015 e relação com mecanismos de teleconexão: um estudo de caso para a cidade de Bauru., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno César Capucin - Integrante / Marta Llopart - Coordenador / Henrique Repinaldo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Análise da ocorrência de eventos extremos secos e chuvosos no clima futuro para Bauru-SP, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno César Capucin - Integrante / Diego Souza - Coordenador / Marta Llopart - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2015

    Avaliação do modelo Wrf para eventos de geada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno César Capucin - Integrante / Jeferson P. Machado - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Gratidão pela importante contribuição em prol da sociedade Bebedourense, através da rede de informações disponibilizadas no IPMet/Unesp com destaque à cidade de Bebedouro-SP., Defesa Civil de Bebedouro-SP.

2016

Reconhecimento e gratidão pela importante contribuição em prol da sociedade, através das previsões meteorológicas disponibilizadas no Facebook TEMPO ONLINE para a Operação Chuvas de Verão 2016/2017, Defesa Civil de Bebedouro-SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: estudante