Márcio Silva dos Santos

Possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). MBA em Gestão de Projetos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em conhecimentos técnicos em finanças/comercial, gestão educacional, gestão de suprimentos e custos operacionais. *Participação no Projeto "Eu Topo", como usuário chave - Módulo Ativo Fixo pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS, ferramenta ERP Protheus 11, fornecida pela empresa TOTVS S.A. Atuei como "Técnico Extensionista" no Projeto Extensão Produtiva e Inovação - AGDI, com o objetivo de aumento da produção do emprego e de renda. Visa à eficiência e à competitividade das empresas do setor industrial por meio da assistência direta para a implantação de soluções e melhorias.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Administração

2003 - 2012

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A Análise da Logística Reversa na Educação Profissional.
Orientador: Prof. Ms. Sandro Luis Schmidt.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Gestão de Custos Industriais. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2013 - 2015

MBA em MBA em Gestão de Projetos. (Carga Horária: 432h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Título: Projeto de Implantação de um Laboratório de Avaliação de Desempenho Energético. , Orientador: Prof. Ronald Weber Kirst, Ms Eng. PMP.

2014 - 2014

Interpretação dos Critérios do PGQP. (Carga horária: 16h). , Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, ACINH, Brasil.

2014 - 2014

Avaliador do PGQP. (Carga horária: 8h). , Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, ACINH, Brasil.

2014 - 2014

Formação de Agentes para a Inovação ? FAI. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2011 - 2011

Ativo Imobilizado, com as alterações significativas da Lei nº 11.638/2009. (Carga horária: 16h). , EP Treinamentos, EP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Negociação e Gestão em Compras. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2008 - 2008

ISO 9001:2000. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2008 - 2008

Auditor da Qualidade. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. (Carga horária: 21h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2007 - 2007

Organização de Almoxarifado e Controle de Estoques. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2007 - 2007

Auxiliar de Mecânica Industrial. (Carga horária: 150h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luís Felipe Riehs Camargo

CAMARGO, L. F. R.. A Análise da Logística Reversa na Educação Profissional, Área Metal-Mecânica - uma Proposta de Gestão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronald Weber Kirst

Implantação de laboratório de avaliação de desempenho energético; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ronald Weber Kirst;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Feevale, NEPI - Núcleo Extensão Produtiva e Inovação. , Rodovia RS-239, nº 2755, Vila Nova, 93525075 - Novo Hamburgo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35868800, Ramal: 9089, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2015

    SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Técnico Júnior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Conhecimentos técnicos de finanças e custos operacionais; - Conhecimento em procedimentos de concessão de crédito e de cobrança e contas a pagar; - Atendimento e orientação a clientes internos, externos e fornecedores; - Desenvolvimento de atividades técnicas, conforme área de atuação; - Classificar, conferir e analisar documentos e procedimentos; - Organizar e controlar o arquivo de documentos e estoque de materiais de sua área; - Preparar relatórios, textos e documentos, para subsidiar a análise e tomada de decisão; - Realizar levantamento, atualização e manutenção de dados; - Participar na elaboração, execução, controle e atualização dos processos de sua área; - Participar na elaboração, desenvolvimento, execução e controle do processo de planejamento e orçamento da área, projetos, programas e políticas na área de atuação e/ou integrados; - Auxiliar na preparação de programas e ministrar treinamentos relativos à sua área de atuação e/ou integrados; - Documentação educacional; - Auditor ISO 9001 e Avaliador PGQP; - Comprador, atuando no NSC IV - Núcleo de Serviços Compartilhados (Cidades de Atuação: Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Portão).

  • 2015 - 2015

    Higra Industrial Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Controladoria Pleno, Carga horária: 44

    Outras informações:
    - Conhecimentos técnicos de finanças e custos operacionais; - Fornecer informações para tomada de decisões gerenciais; - Controlar e acompanhar os resultados e metas financeiras da empresa; - Orientar na análise dos indicadores de investimentos e de otimização e redução de custos operacionais, bem como analisar os resultados finais obtidos, propondo correções, melhorias e/ou ações para a área funcional, quando necessário; - Assegurar a elaboração do orçamento; - Fornecer formação do preço de venda; - Emitir e transferir mensagens, relatórios, e ordens de forma clara e objetiva, através de comunicação verbal, visual ou escrita. Com a finalidade de total e fácil compreensão da alta administração e grupos de trabalho, estando sempre acessível e com fácil relacionamento, interagindo com a equipe na busca pelos resultados. - Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. - Acompanhar indicadores de performance de projeções de faturamento, reduzir perdas e aumentar o lucro. Participação na definição de diretrizes em alinhamento ao planejamento estratégico.

  • 2015 - 2016

    Universidade Feevale

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Extensionista, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades desempenhadas: - Execução da metodologia do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação; - Captação de empresas apara Adesão ao Projeto; - Apoio a Elaboração de Projetos de Expansão e Modernização; - Articular rede de ofertas de serviços produtivos na região; - Encaminhar empresas para a sala do investidor e fontes de recursos; - Oferecer benchmark para as empresas; - Apoiar agenda local de desenvolvimento; - Atender os arranjos produtivos locais; - Áreas de atuação: Financeiro, Marketing, Inovação e PCP - Planejamento e Controle da Produção.

  • 2017 - 2018

    DGT Tecnologia em Segurança e Comunicação

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Serviços, Carga horária: 44

    Outras informações:
    - Coordenar, planejar e controlar o atendimento de contratos, em garantia, de manutenção e locação em cumprimento as cláusulas estabelecidas, e focado na excelência do serviço prestado; - Elaboração de Relatórios e Controles Gerenciais; - Responder pela Gestão do NOC, com as demais áreas da empresa, clientes e terceiros, assegurando um relacionamento de acordo com as diretrizes da empresa; - Responder pelas atribuições da área de NOC provendo os recursos necessários à realização das atividades previstas e reportando à diretoria o desempenho da área. - Atuar de forma estratégica com a equipe de operações; - Responder pela equipe de colaboradores dos setores NOC realizando os processos de feedback, administração de conflitos, seleção, avaliação de desempenho, plano de capacitação e desligamentos; - Participar das reuniões Gerenciais apresentando os resultados da empresa, atentando para pontos críticos e necessidades de controle, com sugestão de alternativas para o atingimento dos objetivos e metas da empresa; - Buscar e implantar melhorias nos processos do departamento e da empresa, com o objetivo de otimização de recursos e transparência nas relações; - Aprovar os documentos do sistema da qualidade relacionados à área técnica; - Elaborar relatórios, planilhas, gráficos e indicadores para monitoramento das atividades da área; - Preparar e encaminhar relatórios periódicos aos clientes; - Atuação no segmento de Inovação e Tecnologia; - Gerenciamento de projetos em determinados clientes.

  • 2019 - Atual

    Abastecedora ABM Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comprador Júnior, Carga horária: 44

    Outras informações:
    - Receber requisições de compras dos setores internos; - Classificar os pedidos num sistema de controle informatizado; - Determinar quais as necessidades de compras junto à equipe interna e gerentes; - Pesquisar fornecedores; - Avaliar propostas; - Negociar contratos; - Comprar ou contratar serviços; - Acompanhar os pedidos; - Se manter atualizado sobre novas tendências e possibilidades; - Avaliar mercadorias recebidas; - Organizar dados específicos de materiais para envio aos fornecedores; - Avaliar o desempenho dos fornecedores num sistema claro e objetivo; - Resolver problemas relacionados a não conformidades; - Reduzir custos de aquisição mantendo o padrão de qualidade; - Participar de projetos de novos produtos;