Roberto Takeshi Nakahashi

Ensino Médio (2° Grau) completo pelo Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (2012). - Cursando o quarto ano do curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá (2018). - Ex-membro da diretoria de Gestão de Pessoas - EMPEC (Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura).

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2015 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Estadual Dr Gastão Vidigal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2011

Matemática. , Kumon, Instituto de Educação., KUMON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica.Cidades Inteligentes: diagnóstico da cidade de Maringá no setor água e saneamento. 2017. (Encontro).

XXV Encontro Anual de Iniciação Científica.Investigação da drenagem urbana em ponto de alagamento na cidade de Maringá - PR. 2016. (Encontro).

MACCAFERRI - Solução em Geotecnica. 2015. (Encontro).

UPDATE. 2015. (Encontro).

XIV Semana Acadêmica da Engenharia Civil. 2015. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristhiane Michiko Passos Okawa

Cidades inteligentes: diagnóstico da cidade de maringá no setor água e saneamento; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristhiane Michiko Passos Okawa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NAKAHASHI, R. T. ; OKAWA, C. M. P. . Cidades Inteligentes: diagnóstico da cidade de Maringá no setor água e saneamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NAKAHASHI, R. T. ; OKAWA, C. M. P. . Investigação da drenagem urbana em ponto de alagamento na cidade de Maringá - PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudo da argamassa de revestimento com a utilização de produtos a base de resinato de sódio, Descrição: A procura por produtos que tenha a possibilidade de substituir a cal em argamassas de revestimentos tem sido estudado, em função da dificuldade de preparo para o seu uso. Neste trabalho objetiva-se analisar o desempenho da argamassa de revestimento com a utilização de produtos com a composição de resinato de sódio, bem como os aspectos econômicos em paralelo a argamassa convencional. Esta terá para a mistura simples a cal virgem e areia natural de rio no traço 1:5 (em volume). A argamassa simples será maturada para hidratação da cal e receberá o cimento compondo o traço 1:1,5:7,5 (em volume). Enquanto que a argamassa com a composição do resinato de sódio será composta somente com o cimento, a areia lavada de rio sem a utilização de cal. Avaliar-se-á a massa específica, teor de ar incorporado, retenção de água e exsudação de água na condição de estado plástico e a resistência à compressão axial, resistência à tração na flexão, módulo de deformação estática, absorção de água por capilaridade e absorção de água por imersão na condição de estado endurecido e sobre o substrato a resistência de aderência à tração. Como resultado espera se obter parâmetros relacionados as vantagens ou desvantagens em relação aos dois tipos de argamassa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberto Takeshi Nakahashi - Coordenador / Adriano Cardoso Perez - Integrante / José Aparecido Canova - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Cidades Inteligentes: diagnóstico da cidade de Maringá no setor água e saneamento, Descrição: Uma das definições de Cidades Inteligentes dita que são aquelas que se utilizam da tecnologia para proporcionar bem estar aos cidadãos, por meio da melhoria na qualidade dos serviços e por permitir que a gestão pública torne-se rápida e eficiente em suas decisões. Um dos setores de estudo desse conceito é o setor de água e saneamento, que compreende os serviços de abastecimento público de água potável, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, resíduos sólidos urbanos, entre outros. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é diagnosticar a cidade de Maringá no setor água e saneamento, especificamente no abastecimento público de água potável, com relação ao conceito de cidades inteligentes, tendo como parâmetro de comparação ações que estão sendo desenvolvidas em outras cidades no Brasil e no mundo. Para isso, será realizada uma revisão de literatura dos conceitos e diretrizes que norteiam cidades inteligentes. Após, será realizada análise documental e entrevistas com a concessionária responsável pelo abastecimento de água potável de Maringá, a SANEPAR. Os resultados mostram que existe um projeto conjunto entre a SANEPAR e o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) para realizar a previsão quali/quantitativa da chuva e usar modelos hidrológicos de transformação chuva-vazão e modelos hidrodinâmicos de simulação do escoamento em rios com a finalidade de prever possíveis inundações na estação de captação de água. Conclui-se que SANEPAR iniciou a adoção de um modelo de gestão inteligente com relação à captação de água para abastecimento público, mas ainda precisa ampliar para as redes de distribuição de água potável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberto Takeshi Nakahashi - Integrante / Cristhiane Michiko Passos Okawa - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Investigação da drenagem urbana em ponto de alagamento na cidade de Maringá - PR, Descrição: A construção de cidades e a consequente impermeabilização do solo podem conduzir ao problema de alagamentos, inundações e enchentes urbanas, sempre que a quantidade de água precipitada é superior à capacidade da rede de drenagem, especialmente durante as chuvas intensas. Na cidade de Maringá, Paraná, verifica-se esta situação em alguns pontos críticos, entre eles o cruzamento das avenidas Guaiapó e dos Palmares. O objetivo deste trabalho é delimitar uma sub-bacia que contenha a rede de drenagem urbana que descarrega nesse cruzamento e investigar sobre sua capacidade de drenagem, por meio de realização de simulações, utilizando programa computacional, para elaboração de cenários de alagamentos, que poderão ser utilizados como subsídio para a proposição de medidas de contenção. Para isto, foi utilizado o programa computacional EPA SWMM. Obteve-se, como resultado, que o sistema de drenagem projetado é adequado para drenar a chuva da região, inferindo-se assim que os problemas referentes aos alagamentos no local podem estar relacionados à falta de limpeza e manutenção da rede de drenagem urbana, o que deve ser investigado em trabalhos futuros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberto Takeshi Nakahashi - Integrante / Cristhiane Michiko Passos Okawa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional