Rafael Sampei da Silva

Possui formação em Design pela Universidade de Sorocaba (2015), Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba(2018). Participou do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas da Universidade de Sorocaba (NAMI). Linha de pesquisa: Análise de Processos e Produtos Midiáticos. Como pesquisador tem seus trabalhos focados nas relações que envolvem o poético nos diferentes meios e processos midiáticos, buscando na religiosidade inerente dos indivíduos respostas para os questionamentos que envolvem os fenômenos comunicacionais; como professor, tem desenvolvido com os alunos meios de equilibrar técnica e referencial em beneficio dos processos criativos do Design e Publicidade. Atualmente é professor na Universidade Paulista (Sorocaba), Universidade Belas Artes (Votorantim) e Universidade de Sorocaba (Sorocaba). Atua também como designer freelance, ilustrador editorial e professor particular de desenho artístico.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação e Cultura

2016 - 2018

Universidade de Sorocaba
Título: COMUNICAÇÃO E CULTURA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A NARRATIVA cOMPLEXA DE CALVIN AND HOBBES
, Ano de Obtenção: 2018.Míriam Cristina Carlos Silva.Bolsista do(a): Fundação Dom Aguirre, FDS, Brasil. Palavras-chave: Semiótica da Cultura; Poético; Narrativa; Calvin and Hobbes; História em Quadrinhos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.

Graduação em Design

2013 - 2015

Universidade de Sorocaba
Título: Criação de Concept Arts para um curta-metragem de animação: A cor como ferramenta narrativa
Orientador: Míriam Cristina Carlos Silva

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Dr. Júlio Prestes de Albuquerque

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Digitais.

Organização de eventos

SILVA, R. S. ; IUAMA, T. R. ; POSTALLI, T. . Jornada Gamer 2023. 2023. (Outro).

SILVA, R. S. ; IUAMA, T. R. ; POSTALLI, T. . Jornada Gamer 2022. 2022. (Outro).

SILVA, R. S. ; SALLES, C. B. M. ; SILVANI, M. M. M. . Open Design 2018. 2018. (Congresso).

SILVANI, M. M. M. ; SALLES, C. B. M. ; SILVA, R. S. . Open Design 2016. 2016. (Outro).

SILVANI, M. M. M. ; SALLES, C. B. M. ; SILVA, R. S. . Open Design 2015. 2015. (Outro).

SILVANI, M. M. M. ; SALLES, C. B. M. ; SILVA, R. S. . 9ª Semana de Design UNISO. 2014. (Outro).

Participação em eventos

XIII Encontro de Iniciação Científica.Pânico moral e negacionismo cientifico: uma análise comunicacional.. 2023. (Encontro).

VII SIDIEd - Semana de Integração Docente e Inovação Educacional.A descolonização da artes: criação, exposição e restituição. 2022. (Oficina).

VII SIDIEd - Semana de Integração Docente e Inovação Educacional.Padlet: como utilizar e incorporar no Moodle. 2022. (Oficina).

VII SIDIEd - Semana de Integração Docente e Inovação Educacional.Projeto de Extensão "Conte essa história" - preparando futuros cidadãos para o mundo conectado.. 2022. (Oficina).

XIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Comunicação e Práticas Profissionais no III Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura Júnior. 2019. (Encontro).

XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Marcas e imagem institucional do GT Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. 2018. (Encontro).

I Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. 2017. (Encontro).

?6 Aula Magna de Referência Interprogramas ? O que é Comunicação? Trajetórias Epistemológicas. 2016. (Encontro).

Open Design 2016. 2016. (Encontro).

X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura 2016.STRANGER THINGS: as produções do Netflix e suas possíveis consequências na indústria do entretenimento.. 2016. (Simpósio).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Watterson e os mecanismos de defesa a uma Cultura do Consumo ? Arte e Resistência em Calvin e Haroldo.. 2016. (Congresso).

Open Design 2015. 2015. (Encontro).

Pixel Show. 2014. (Outra).

Revestir. 2014. (Feira).

UDesign. 2014. (Outra).

UDesign 2014. 2014. (Encontro).

Pixel Show. 2013. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: GAMES, A

SILVA, R. S.; SIMACECK, S. M.; RAMOS, A. M.. P.; CARRION, E. B. D.; OLIVEIRA, M. A...Uma Webcomic para alertar sobre o abuso sexual a partirda visão de Charles Perrault no conto da chapeuzinho vermelho.UZINHO VERMELHO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: AMORIM, A

SILVA, R. S.; SIMACECK, S. M.; RAMOS, A. M.. C. C.; SILVA, B. A. M.; SANTOS, B. O. M..Narrativa em motion comic para gerar empatia sobre crianças autistas.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: ZEFERINO, J

SILVA, R. S.; SIMACECK, S. M.; RAMOS, A. M.. M. S.; TAKAHARA, L. S..Design de Interface: Proposta de transformação de um site de curso de ilustração com método de gamificação.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: DUARTE, A

SILVA, R. S.; SALLES, C. B. M.; SILVANI, M. M. M.. S.;SILVEIRA, C.; SILVA, S. B. C..E-book animado para crianças em fase de letramento.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: BRIENZE, B

SILVA, R. S.; SALLES, C. B. M.; SILVANI, M. M. M.. L.; COLLI, I. M. M..Superfície em projeto social: criação de estampas para gerar visibilidade para a causa da preservação marinha.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: SILVA, T

SILVA, R. S.; SALLES, C. B. M.; SILVANI, M. M. M.. D..Re-design da identidade visual da agência Na Curva.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: ALBERGHONI; CHRISTO, FARIA, URBAN

SILVA, R. S.; REIS, C. E.. .Trabalho de conclusão da agência Closely. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista.

Aluno: RIBEIRO; RODRIGUES; SANTOS

SILVA, R. S.; REIS, C. E.. .Trabalho de conclusão da agência Elef. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista.

Aluno: ASSUMPÇÃO; DEUS; MORE; NETO; SILVA

SILVA, R. S.; REIS, C. E.. .Trabalho de conclusão da agência Let?s Do!. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista.

Aluno: GALVINO; VIGNOTO; VIOTTO; OLIVEIRA; SOUZA; SOUZA

SILVA, R. S.; REIS, C. E.. .Trabalho de conclusão da agência Novo Plano. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista.

Aluno: DUTRA; OLIVEIRA; OLIVEIRA; SAMPAIO; SILVA

SILVA, R. S.; REIS, C. E.. .Trabalho de conclusão da agência Livremente.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista.

Aluno: Giovana Aparecida da Silva

PEZZIN, O.;SILVA, R. S.; SIMACECK, S. M.. Do consumo consciente ao essencialismo: O Design na Vitrine. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: GALVÃO, T

POSTALLI, T.; SILVANI, M. M. M.;SILVA, R. S.. A.; OLIVEIRA, L. M..Estudo de representação do feminino nos jogos digitais: criação e validação de personagens. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de Sorocaba.

Comissão julgadora das bancas

Paulo Celso da Silva

SILVA, P. C.SILVA, M.C.C.; MIKLOS, J.. Comunicação e cultura nas histórias em quadrinho: A narrativa poética de Calvin and Hobbes:. 2018.

Miriam Cristina Carlos Silva

SILVA, M. C. C.; SILVA, Paulo Celso da.; SILVA, R. S.; MIKLOS, J.. Comunicação e Cultura nas Histórias em Quadrinhos: A narrativa complexa de Calvin e Haroldo. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

Miriam Cristina Carlos Silva

SILVA, M. C. C.; MIKLOS, J.; SILVA, Paulo Celso da.. A Narrativa Poética de Calvin and Hobbes: Comunicação e Cultura nas Histórias em Quadrinhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

Jorge Miklos

MIKLOS, Jorge; SILVA, P. C.; SILVA, M. C. C.. A Narrativa Poética de Clavin And Hobbes: Comunicação e Cultura nas Histórias em Quadrinhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

Foi orientado por

Miriam Cristina Carlos Silva

Comunicação e Cultura nas Histórias em Quadrinhos: A narrativa complexa de Calvin e Haroldo; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, UNISO; Orientador: Míriam Cristina Carlos Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. S. . STRANGER THINGS: as produções do Netflix e suas possíveis consequências na indústria do entretenimento. In: Míriam Cristina Carlos Silva; Monica Martinez; Tarcyanie Cajueiro Santos; Tadeu Rodrigues Iuama. (Org.). Umberto Eco em Narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2017, v. 1, p. 230-251.

  • SILVA, R. S. . O designer e o mundo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. S. . Watterson e os mecanismos de defesa a uma Cultura do Consumo ? Arte e Resistência em Calvin e Haroldo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, R. S. . STRANGER THINGS: as produções do Netflix e suas possíveis consequências na indústria do entretenimento.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. S. ; BERTOLINI, M. . Esperando por alguém muito especial. Sorocaba: Jogo de Palavras, 2020 (Ilustração).

  • SILVA, R. S. ; LONGOBUCCO, B. . Fadinha Lilás. Sorocaba: Jogo de Palavras, 2019 (Ilustração).

  • LONGOBUCCO, B. ; SILVA, R. S. . Bruxinha Violeta. Alumínio: Jogo de Palavras, 2018 (Ilustração).

  • SAID, S. ; SILVA, R. S. . Arrasei! Dicas de Sucesso com valores. Petrópolis: Vozes, 2008 (Ilustração).

Outras produções

SILVA, R. S. . Processos de criação para identidade visual. 2018.

SILVANI, M. M. M. ; SILVA, R. S. . Sala Conceito de Design. 2015.

SILVA, R. S. . Mobiliário da Trienal Frestas. 2014.

SILVA, R. S. ; IUAMA, T. R. ; HERGESEL, J. P. L. M. . Encontro Alumni. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, R. S. . Rafael Sampei Artwork. 2015; Tema: Ilustração, Arte e Design. (Rede social).

SILVA, R. S. . Design e Gestão da Web. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteudista EAD).

SILVA, R. S. . Práticas de desenho e arte no Design. 2016. .

SILVA, R. S. . Criação de Toy Art - Arte e Design. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. S. . Curso de Desenho artístico. 2017 (Curso modular permanente) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    COMUNICAÇÃO E CULTURA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A NARRATIVA COMPLEXA DE CALVIN AND HOBBES, Descrição: Esta pesquisa investiga as narrativas complexas em Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, e qual a importância de uma narrativa construída sobre a complexidade do signo poético como produto cultural. Partimos pela metodologia de Flusser (1983) em relação aos eventos cruciais que definem nossa história ocidental na tentativa de situar a história em quadrinhos como um dos primeiros produtos midiáticos da pós-história, buscando no fim da produção de Calvin and Hobbes uma analogia à morte como fenômeno que define sua narrativa, sendo seu próprio fim aquilo que determina a sua sobrevivência por tanto tempo. Durante o trabalho, observamos que em outras oportunidades a morte inaugura, pela nossa capacidade crítica, nossa religiosidade, fator determinante nas análises que realizamos. Levantamos a partir daí os seguintes questionamentos: Como se estrutura a linguagem das histórias em quadrinhos? O que define uma linguagem poética e como ela é desenvolvida em Calvin and Hobbes? Qual a relevância da construção sobre uma estrutura poética de um produto midiático voltado para as massas, como é a história em quadrinhos? O objetivo geral percorre algumas das possibilidades que a narrativa poética oferece, entendendo que ela pode se apresentar em diferentes formas e produtos da mídia, buscando compreender como essas representações poéticas são importantes na construção do senso crítico de seus consumidores, autores e dos próprios meios de veiculação. Para tanto, nos referenciamos teoricamente em Flusser (1967) e Miklos (2010) para entender as relações entre nossa religiosidade e os produtos midiáticos e as relações entre estes e o tempo histórico em que vivemos; em Bystrina (1995) e Lotman (1978), amplificamos nossa visão sobre a estrutura complexa das linguagens, diante dos conceitos da semiótica da cultura; com Silva (2010) e Paz (1982), seguimos no intento de definir a linguagem poética e de atualizar o conceito de texto artístico de Lotman para o de signo poético; e com Briggs e Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999) e Morin (1997) e Meggs (2009), construímos uma base do conceito de cultura sobre o qual se estrutura nosso objeto e nossas argumentações teóricas sobre as mídias. Ressaltamos que dialogamos com outros autores pontualmente para alargarmos nossa visão sobre aspectos mais específicos. Como metodologia, optamos por lançar um olhar sobre a obra completa de Calvin and Hobbes, selecionando as tiras de histórias em quadrinhos que pudessem suscitar maiores questionamentos dentro da nossa proposta, utilizando alguns comentários e entrevistas publicadas do autor em diferentes meios como critério principal para esta seleção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Sampei da Silva - Integrante / Míriam Cristina Carlos Silva - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    CRIAÇÃO DE CONCEPT ARTS PARA UM CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: A COR COMO FERRAMENTA NARRATIVA, Descrição: Este trabalho buscou refletir sobre o uso das cores nas produções audiovisuais, mais especificamente nas animações. Procurando entender através do viés da Semiótica da Cultura, a cor enquanto signo, e como se define o raciocínio por trás da criação de um curta-metragem, desde seus esboços iniciais até a criação dos concept arts, passando portanto, pelo estudo de cores. Analisando dois longas-metragens de animação, UP ? Altas Aventuras e Fantástico Sr. Raposo, com o objetivo de elucidar os caminhos da narrativa trabalhados sob esta perspectiva da cor como ferramenta narrativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Sampei da Silva - Coordenador / Míriam Cristina Carlos Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação e redação publicitária

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de embalagens, Sinalização e mídia exterior

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção gráfica, Registro visual e sonoro

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Embalagens, Fotografia e Técnicas de Iluminação

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação e Redação Publicitária, Produção Publicitária Online

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Aplicada (AVA), Metodologia Científica (AVA), Produção Gráfica, Registro Visual e Sonoro

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Publicidade e Propaganda Integrada, Direção de Arte Publicitária, Composição e Projeto Gráfico, Publicidade e Propaganda (On-Line), Teorias e Técnicas De Comunicação (On-Line), Composição e Projeto Gráfico (On-Line)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Embalagens, Fotografia e Técnicas de Iluminação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Publicidade e Propaganda Interdisciplinar, Produção Publicitária Online

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Registro Visual e Sonoro, História da Arte, Produção Gráfica

2020 - Atual

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 02/2023

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de observação., Tipografia digital., Tipografia.

  • 02/2023

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem audiovisual.

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem fotográfica

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Audiovisual, roteiro e storytelling.

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação, arte, cultura e sociedade.

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tipografia digital.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Audiovisual, roteiro e storytelling, Linguagem da Fotografia

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vídeo Design

  • 05/2021 - 06/2021

    Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ferramentas para Ilustração (EAD), Fotografia Digital (EAD), Livros Digitais (EAD), PIM: Comunicação Digital (EAD)

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interfaces gráficas e editoração eletrônica, Linguagem Audiovisual

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tipografia Digital

  • 02/2021 - 04/2021

    Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção de portfólio (EAD), Novas plataformas de criação (EAD)

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem da Fotografia, Vídeo Design

2021 - Atual

Universidade de Sorocaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

2014 - 2018

Universidade de Sorocaba

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Técnico de Serigrafia

Atividades

  • 02/2023

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imagem digital e multimídia., Modelagem e animação 3D., Desenho conceitual.

  • 02/2023

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem e animação 3D, Desenho básico, Projeto integrador: Forma, Projeto integrador: Suportes

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem e animação de personagens., Animação 2D para jogos digitais.

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativas midiáticas, Ilustração digital.

  • 08/2022 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Graduação em Design.,Cargo ou função, membro do NDE.

  • 08/2022 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Graduação em Moda.,Cargo ou função, Membro do NDE.

  • 08/2022 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Graduação em Jogos Digitais.,Cargo ou função, Membro do NDE.

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho conceitual, Modelagem 3D e Animação

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação, Modelagem 3D e Animação

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Animação 2D para jogos, Desenho conceitual