Camila Gomes de Mello

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2014). Atualmente é Consultor Ministério do Meio Ambiente da Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:mapeamentos participativos, cartografia social, bacias hidrográficas, vale do ribeira.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Desenvolvimento Territorial Sustentável

2016 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: A Cartografia Social do Rio Ribeira de Iguape : Os mapeamentos participativos como instrumento de gestão compartilhada de Bacias Hidrográficas.,Orientador: Marcia Regina Ferreira
Palavras-chave: mapeamentos participativos, cartografia social; bacias hidrográficas, vale do ribeira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Análise Regional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em Geografia

2007 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: AS BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO ORDENAMENTO TERRITORIAL PARA A CARTOGRAFIA SOCIAL: Análise da experiência de mapeamento participativo do Projeto:Parque Linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré: Formação do Grupo Comunitário de Educação Ambiental
Orientador: Regina Rizzo Ramirez
Bolsista do(a): .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcia Regina Ferreira

FERREIRA, M. R.; TIEPOLO, L. M.; GOMEZ, J. R. M.. Para resistir é preciso ter a opção de se libertar: o processo de re-existência dos povos e comunidades tradicionais do Rio Ribeira de Iguape/SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná.

Liliani Marilia Tiepolo

Ferreira, M. R.;TIEPOLO, L. M.. Para resistir é preciso primeiro ter a opção de se libertar: o processo de re-existência dos povos e comunidades tradicionais do rio Ribeira de Iguape, São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná.

Jorge Ramón Montenegro Gómez

FERREIRA, M. R.; TIEPOLO, L. M.;MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón. Para resistir é preciso primeiro ter a opção de se libertar: o processo de re-existência dos povos e comunidades tradicionais do rio Ribero do Iguape-SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia Regina Ferreira

Para resistir é preciso primeiro ter a opçã de se libertar: o processo de re-existência dos povos e comunidades tradicionais do Rio Ribeira de Iguape/SP; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGDTS- PPG Desenv, Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Marcia Regina Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELLO, C. G. . Juventudes na Rio+20. Revista Democracia Viva - IBASE, Rio de Janeiro, p. 23 - 24, 01 jun. 2012.

  • MELLO, C. G. . Oficina Cartografia Social e Software Livre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, C. G. . Oficina Mapeamento Participativo - Iniciativa Cartografias do Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, C. G. . Palestrante no evento: ?Rio+20: o papel da Educação Ambiental na construção de Sociedades Sustentáveis?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. G. . Seminário Internacional: ?Desconstruindo a crise civilizacional ? um olhar sobre a Rio+20. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. G. . Comitê de Organização do Território das Juventudes ? Acampamento Internacional da Juventude da Cúpula dos Povos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, C. G. . Oficineira: Oficina - Mapa Verde ? Uma Ferramenta de Diagnóstico Participativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO, C. G. . Palestrante no II Seminário Regional do Programa de Educação Ambiental ? PEA Sabesp. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. G. . ÁGUA E APRENDIZAGEM SOCIAL: A GESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Consultor Ministério do Meio Ambiente

2011 - 2013

Instituto Refloresta

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Auxiliar de coordenação de projetos, Carga horária: 25

Outras informações:
Educadora socioambental, elaboração de textos e organização de publicações, metodologias e oficinas, planejamento, formações temáticas, secretariado e produção de eventos, pesquisa, elaboração de projetos socioambientais, prestação de contas de projetos de fundos públicos e representação institucional em Fóruns e Conselhos Temáticos. Projeto : ?Sociobiodiversidade (levantamento etnobotânico) em comunidades tradicionais das APAs Paulistanas? - articulação de comunidades tradicionais para gestão territorial Projeto : ?Ecoexpressões ? educomunicação ambiental para o plantio consciente na COHAB Itaquera ? Zona Leste? - mobilização e organização para atuação em arborização urbana Projeto: ?Educação ambiental para gestão compartilhada de Bacias Hidrográficas? ? formação de lideranças, técnicos do Poder Público e representantes de organização da sociedade civil da Bacia Hidrográfica do Médio Tietê - formação de lideranças

2012 - 2012

Sociedade Beneficente Centro de Cultura Afro-Brasileira Asé Ylê do Hozooane

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Educadora e Mediadora Social, Carga horária: 15

Outras informações:
Função: Educadora e Mediadora de grupos Projeto: CAJA MUNGOSÚ - Educação Ambiental em Terreiros. O Projeto teve como finalidade a sensibilização de praticantes de religiões de matrizes africanas para a proteção aos recursos naturais das APAs de São Paulo.

2013 - 2013

RECIFRAN ? Serviço Franciscano de Apoio a Reciclagem

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 15

Outras informações:
Função: Educadora e Mediadora de grupos Projeto: Oficinas de Educação Ambiental com as temáticas de Resíduos Sólidos e Conferências de Meio Ambiente. RECIFRAN - Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem, São Paulo. Parceria SEFRAS.

2013 - 2013

UNAS - União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis

Vínculo: Oficineira, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 10

Outras informações:
Função: Educadora e Mediadora de grupos no Projeto Heliópolis+Sustentável

2013 - 2014

Ministério da Educação - MEC

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Circuitos de Aprendizagem Função: Gestão e animação de Mídia Social no Portal Temático de Direitos Humanos Desenvolvimento de Conteúdos e Animação da Rede Social do Projeto Circuitos de Aprendizagem, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dentro do Programa Mais Educação (PME). Facilitadora no: Encontro Nacional de Escolas ? Prêmio Melhores Práticas Campinas ? Abril 2014

2013 - 2014

IPESA ? Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental

Vínculo: Educadora Ambiental, Enquadramento Funcional: Auxiliar de coordenação de projeto, Carga horária: 15

Outras informações:
Período: Fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014 Função: Educadora e auxiliar coordenação Projeto: Parque Linear Nascentes do Ribeirão do Jaguaré: Formação de Grupo Comunitário de Educação Ambiental