Rhuan Reis do Nascimento

Professor de História nas redes municipais de Paty do Alferes - RJ e de São José do Vale do Rio Preto - RJ. Doutor em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestre em História pela mesma instituição; especialista em Ensino Religioso, pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2016).É autor do livro "O Distributismo de Chesterton e Belloc" (2016), publicado pela editora do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull) e organizador do livro "Distributismo: economia para além do capitalismo e do socialismo". Possuí experiência em História das Ideias Políticas. Atualmente, tem interesse em temas como: Pensamento Social Brasileiro, Brasil República e Educação para as relações étnico-raciais: História Afro-brasileira e Indígena.

Informações coletadas do Lattes em 01/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2019 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A ética católica e o espírito distributista: Alceu Amoroso Lima e sua geração em debate por uma alternativa cristã à questão social (1926-1983)
Prof. Dr. Orlando de Barros. Palavras-chave: Distributismo; Alceu Amoroso Lima; Centro Dom Vital.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: História Econômica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

Mestrado em História

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre o discípulo e o dissidente: Um estudo sobre a apropriação das ideias de Alberto Torres por Oliveira Vianna (1920-1940), Ano de Obtenção: 2019
Prof. Dr. Orlando de Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Alberto Torres; Oliveira Vianna; História das Ideias.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Ensino Religioso

2018 - 2018

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: O determinismo religioso na análise histórica: um estudo comparado
Orientador: Luciana Mialich Scandelai

Graduação em História

2013 - 2016

Universidade Católica de Petrópolis
Título: O Distributismo de Chesterton e Belloc
Orientador: Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Qualidade e Serviço

2010 - 2010

Senac

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em História da África. (Carga horária: 120h). , S B I, UCAM, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em História Moderna. (Carga horária: 120h). , S B I, UCAM, Brasil.

2019 - 2019

Doutrina Política: Social-Democracia. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Teoria da História: acordes historiográficos. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Doutrina Política: Liberalismo. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2015 - 2015

Uma Breve História das Cruzadas. (Carga horária: 10h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Clássicos da Literatura Católica. (Carga horária: 18h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Mitologia Comparada. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2012 - 2012

Intercâmbio em Espanhol. (Carga horária: 60h). , Expanish, EXPANISH, Argentina.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História do Pensamento Econômico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História das ideias.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.

Comissão julgadora das bancas

Janaina Christina Perrayon Lopes

LOPES, J. C. P.. O distributismo inglês: um estudo sobre a teoria econômica formulada no início do século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

Thiago Cavaliere Mourelle

LEMOS, M. T. T. B.;MOURELLE, Thiago Cavaliere; BARROS, Orlando. Entre o discípulo e o dissidente: Um estudo sobre a apropriação das ideias de Alberto Torres por Oliveira Vianna (1920-1940). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thiago Cavaliere Mourelle

Mendes, Ricardo; GONCALVES, M. A.; Silva, Alessandro Garcia da; BARROS, Orlando;MOURELLE, Thiago Cavaliere. A ética católica e o espírito distributista: Alceu Amoroso Lima e sua geração em debate por uma alternativa cristã à questão social (1926-1983). 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thiago Cavaliere Mourelle

BARROS, Orlando de; GONCALVES, M. A.;MOURELLE, Thiago Cavaliere. A ética católica e o espírito distributista: Alceu Amoroso Lima e sua geração em debate por uma alternativa cristã à questão social (1926-1983). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thiago Cavaliere Mourelle

BARROS, O.; LEMOS, M. T. T. B.;MOURELLE, Thiago Cavaliere. Entre o discípulo e o dissidente: Um estudo sobre a apropriação das ideias de Alberto Torres por Oliveira Vianna (1920-1940). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Antônio Souza Mendes

BARROS, O.; GONÇALVES, Marcia de Almeida;MENDES, R. A. S.; MOURELLE, T. C.; SILVA, A. G.. A ética católica e o espírito distributista: Alceu Amoroso Lima e sua geração em debate por uma alternativa cristã à questão social. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orlando de Barros

BARROS, Orlando de; Toríbio, Maria Teresa;Mourelle, T.C.. Entre o discípulo e o dissidente: um estudo sobre a presença das ideias de Alberto Torres na obra de Oliveira Vianna. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orlando de Barros

BARROS, Orlando de. Entre o discípulo e o dissidente: um estudo sobre a presença das ideias de Alberto Torres na obra de Oliveira Vianna. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Anderson Machado Rodrigues Alves

O Distributismo de Chesterton e Belloc; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Anderson Machado Rodrigues Alves;

Orlando de Barros

A ética católica e o espírito distributista: um estudo sobre a recepção das ideias distributistas no Brasil (1920-1980); Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Orlando de Barros

?Entre o discípulo e o dissidente: um estudo sobre a presença das ideias de Alberto Torres na obra de Oliveira Vianna; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Orlando de Barros;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Dimensões do Regime Vargas, Descrição: O grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos pleiteia, junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a sua formalização e registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a fim de que a produção científica de seus membros seja filiada a essa instituição acadêmica, reconhecida como uma das principais universidades do país e que dispõe de mais de 580 grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq. Apesar de contarmos com pesquisadores de universidades de várias regiões e estados do Brasil, consideramos que a nossa produção científica deva ser vinculada à UERJ, pois o grupo não só se originou, mas ainda se desenvolve em tal renomada instituição acadêmica. Ademais, o nosso coordenador, Prof. Dr. Orlando de Barros, atua há mais de quarenta anos nela, sendo uma das grandes referências do nosso campo de estudo. Finalmente, alguns membros ativos do grupo também tiveram parte significativa da sua formação acadêmica (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado), de pesquisa, de extensão e de docência nessa universidade. Seguem abaixo as informações mais relevantes sobre nós, nas quais mostramos como podemos contribuir para o fortalecimento e o crescimento da pesquisa na UERJ. Objetivos 1. Criar uma rede nacional e internacional de colaboração e intercâmbio para a geração de conhecimento sobre o governo Vargas e outros períodos da história que apresentam consequências e/ou efeitos de fatos ocorridos no regime varguista. 2. Desenvolver pesquisas referentes às diversas dimensões do regime Vargas (política, econômica, social, cultural, científica-tecnológica e internacional) e aos estudos comparados ou conectados a outras experiências históricas, concomitantes ou similares como, por exemplo, o peronismo argentino. 3. Contribuir para a escrita da História e também para a produção das ciências afins que versem sobre o período citado, dialogando com pesquisas anteriores, utilizando diferentes teorias e métodos, apresentando novos olhares sobre assuntos já estudados e consultando fontes primárias inéditas que possibilitem a compreensão das diferentes dimensões do Regime Vargas. 4. Participar de eventos acadêmicos ? nas diferentes regiões brasileiras e no exterior ? que discutam temáticas correlatas ao governo Vargas e seus desdobramentos. 5. Produzir artigos, livros e outras publicações em plataformas digitais de modo a fazer uma divulgação ampla dos resultados de nossas pesquisas para a sociedade. 6. Disponibilizar um espaço de referência (site) para a difusão da troca de experiências, de produções científicas, de eventos acadêmicos sobre o tema e de fontes de pesquisa entre os estudiosos do governo Vargas, dos mais diferentes níveis de estudo, desde graduandos até doutores, o que estimula a elaboração de pesquisas sobre o tema cada vez mais qualificadas. 7. Realizar eventos acadêmicos, com periodicidade a definir, a fim de tratar especificamente sobre o governo Vargas e suas possíveis comparações e conexões com outros governos do Brasil e da América Latina, tal como seus desdobramentos. O evento seria estruturado a partir da convocação de propostas por grandes eixos temáticos, que cobririam as distintas dimensões do regime Vargas, como: Estado e políticas públicas; política e sistema político nacional e estadual; economia e sociedade; cultura; estudos comparados, regionais e transnacionais; debates conceituais e aspectos metodológicos. Após o recebimento da proposta, o Comitê Organizador agruparia as temáticas afins. O evento também contaria com especialistas palestrando sobre as temáticas mais candentes sobre o governo Vargas. Finalmente, os resumos e os Anais seriam publicados em nosso site, ambos com ISBN... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhuan Reis do Nascimento - Integrante / Orlando de Barros - Coordenador.

Prêmios

2021

1 lugar no Concurso Público para Professor de História do Ensino Fundamental - Ed. 01/2020, Prefeitura Municipal de São José do Vale do Rio Preto.

2020

2 Lugar no Concurso Público para Professor de História do Ensino Fundamental - Ed. 01/2020, Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. , Rua Corornel Limongi, 100, Centro, 25780000 - São José do Vale do Rio Preto, RJ - Brasil, Telefone: (24) 22247726

Experiência profissional

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de São José do Vale do Rio Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, História e Geografia de São José do Vale do Rio Preto

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de Paty do Alferes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, História e de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

2019 - 2022

Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 18

Atividades

  • 02/2019 - 03/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2018 - 2021

Centro Educacional Petropolitano Cristão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Médio, Carga horária: 9

Atividades

  • 02/2018 - 05/2021

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral, História do Brasil

2023 - Atual

Colégio Bom Jesus Canarinhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 6

2019 - 2022

Colégio Bom Jesus Canarinhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 14

Atividades

  • 04/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

  • 04/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto de Vida

  • 02/2020 - 05/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Humana

  • 01/2019 - 05/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Petrópolis

Vínculo: Professor contratado (RPA), Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de História contratado em Regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, História, Geografia e Turismo de Petrópolis

2022 - 2022

Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Estagio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário no Ensino Superior, Carga horária: 4

2017 - 2017

Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Estagio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagio Ens. Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio realizado no Ensino Superior, junto aos professores Bruno Tamancoldi, na disciplina História e Cultura Cristã, e Maurício Vicente, na disciplina Brasil República, do curso de História.

Atividades

  • 08/2022 - 12/2022

    Estágios , Centro de Teologia e Humanidades.,Estágio realizado, Estágio Docente - Disciplina História Contemporânea.

  • 07/2017 - 11/2017

    Estágios , Centro de Teologia e Humanidades.,Estágio realizado, Estágio Docente - Disciplina História do Brasil República.

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Participante de grupo de pesquisa

Outras informações:
Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas, coordenado pelo Prof. Dr. Orlando de Barros.

2019 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, CAPES

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, CAPES, Carga horária: 20