CAMILA DOS REIS PEREIRA
Psicóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Atuou como pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN). Estagiou em Neuropsicologia - Avaliação e Reabilitação no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFRRj. Atuou como pesquisadora de de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Mestranda em psicologia pela UFSJ.
Informações coletadas do Lattes em 05/03/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia
2019 - Atual
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE HABILIDADES SOCIAIS E IDEAÇÃO SUICIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO,Orientador:
LUCAS CORDEIRO FREITAS.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Graduação em Psicologia
2012 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: FUNÇÕES EXECUTIVAS NA ADOLESCÊNCIA
Orientador: Emmy Uehara Pires
Formação complementar
2016 - 2016
Extensão universitária em Treinamento e capacitação técnica do instrumento WASI. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2016 - 2016
Teste Figuras Complexas de Rey. (Carga horária: 4h). , Mago Produtos e Serviços em Psicologia, MAGO, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Geopolítica e Psicologia Junguiana: Perspectivas para o Brasil no século XXI. 2016. (Seminário).
Jogos Matemáticos. 2016. (Oficina).
Visita técnica na Mago Produtos e Serviços em Psicologia. 2016. 2016. (Exposição).
V Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2016. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro da Sociedade de Neuropsicologia. 2016. (Congresso).
Abordagem do tema de consumo de bebidas alcoólicas com adolescentes: vivência e metodologia. 2015. (Oficina).
Colóquio Perfeccionismo Moral e Politíco. 2015. (Seminário).
II Seminário de Estágio Supervisionado do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA. 2015. (Seminário).
IX Seminário Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ. 2015. (Seminário).
Tecendo Redes:CRP-RJ Presente!. 2015. (Seminário).
VI Psicocine UFRRJ. 2015. (Outra).
Visita técnica na Mago Produtos e Serviços em Psicologia. 2015. (Exposição).
V Psicocine UFRRJ. 2015. (Outra).
Produções bibliográficas
-
GUIMARAES, M. B. ; MARQUES, B. G. ; PEREIRA, C. R. ; PIRES, E. U. . A Utilização de Técnicas Projetivas na Avaliação Neuropsicológica: Uma Experiência com a Técnica de Apercepção para Idosos. In: XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2016, Brasília. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2016. v. 1. p. 1-203.
-
PEREIRA, C. R. ; PIRES, E. U. . Maturação das Funções Executivas em adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, C. R. . Funções executivas na adolescência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, P. S. ; MARQUES, B. G. ; PEREIRA, C. R. ; CORREA, P. M. ; ALBUQUERQUE, R. S. ; GUIMARAES, M. B. ; MELO, R. V. . Pratica da Neuropsicologia na UFRRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, C. R. . Avaliação e Intervenção Neuropsicológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, C. R. ; MARQUES, B. G. ; GUIMARAES, M. B. ; PIRES, E. U. . Funções executivas na adolescência: uma revisão sistemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, C. R. ; GUIMARAES, M. B. ; PIRES, E. U. . Cérebro e tecnologia - Implicações sobre o desenvolvimento infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, C. R. ; GUIMARAES, M. B. ; PIRES, E. U. . Mídias Interativas e Maturação Cerebral: Implicações ao Desenvolvimento Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, M. B. ; MARQUES, B. G. ; PEREIRA, C. R. ; PIRES, E. U. . A utilização de técnicas projetivas na avaliação neuropsicológica: Uma experiência com a Técnica de Apercepção para Idosos (SAT). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PEREIRA, C. R. . Aula na disciplina Psicologia e Educação: Conexões e Diálogos. 2018. (Professora convidada no curso de Graduação em Psicologia da UFRRJ).
MARQUES, B. G. ; PEREIRA, C. R. ; GUIMARAES, M. B. ; MOREIRA, P. S. ; ALBUQUERQUE, R. S. . Treinamento do instrumento Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, C. R. ; MARQUES, B. G. ; GUIMARAES, M. B. . Treinamento de instrumentos de avaliação das Funções Executivas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, C. R. ; PIRES, E. U. . Treinamento do instrumento Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Mapeamento das Funções Executivas em Adolescentes de Seropédica: Contribuições para Prevenção dos Fatores de Risco, Descrição: A adolescência é um processo biopsicossocial, no qual os indivíduos enfrentam significativas mudanças físicas e comportamentais. Essas mudanças exigem dos adolescentes uma serie de reorganizações e influenciam diretamente o seu estado cognitivo e emocional. Muitas vezes, os adolescentes não possuem os recursos biológicos e psíquicos necessários para lidar com essa situação. As funções executivas são um dos aspectos mais complexos da cognição. Pode ser descrita como um conjunto de habilidades cognitivas e metacognitivas que proporcionam aos indivíduos a capacidade de controlar seu comportamento de acordo com as exigências do meio, tornando possível o engajamento dos mesmos em ações complexas, comportamentos orientados a objetivos, realizando ações voluntárias, auto organizadas e direcionadas a metas. Juntos, esses processos proporcionam ao indivíduo a capacidade de iniciar, planejar, sequenciar e monitorar seus comportamentos e cognições. O conhecimento acerca das funções executivas e de suas alterações podem ser proficientes na capacitação de profissionais que atuem com crianças e adolescentes, contribuindo de maneira significativa com educadores, clínicos e outros profissionais, além de ser uma ferramenta útil na estimulação do desenvolvimento dessas habilidades e para a construção de estratégias interventivas que auxiliem a sua reabilitação. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é realizar o mapeamento das tendências desenvolvimentais dos processos cognitivos em adolescentes dos 12 aos 15 aos de idade, devido a relevância deste período no amadurecimento das funções executivas, alem de ser a fase com maior índice de mudanças psicossociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila dos Reis Pereira - Integrante / Emmy Uehara Pires - Coordenador / Priscila Mauro Corrêa - Integrante / Maíra Biajoni Guimarães - Integrante / Priscila Ribeiro da Costa - Integrante / Bruna Guimaraes Marques - Integrante / Juliana Ribeiro de Lima - Integrante.
-
2015 - 2017
Inovações Tecnológicas na Prática Neuropsicológica, Descrição: Nas últimas décadas, observa-se um crescente uso de inovações tecnológicas na avaliação e reabilitação neuropsicológica em pesquisas e na prática clínica. A literatura evidencia que a avaliação neuropsicológica destaca o uso de versões computadorizadas de instrumentos, que tradicionalmente utilizavam o lápis e papel; simulações cognitivas; inteligência artificial; e tarefas de resolução de problemas. Contudo, a que se mostra mais consolidada é o uso de baterias de testes computadorizados. Além disso, uma parte considerável de estudos é realizado com adultos e idosos, sendo as validações para crianças mais escassas. Na reabilitação, o uso de inovações tecnológicas se mostra mais diversificado, tais como a utilização de dispositivos eletrônicos e celulares, computadores e tablets, videogames, realidade virtual, robôs, neurofeedback, estimulação transcraniana por corrente contínua e direta, entre outros. Durante o processo de reabilitação neuropsicológica, as novas tecnologias têm facilitado o desenvolvimento de estratégias compensatórias e simulações de situações do cotidiano. O objetivo do presente projeto é investigar sobre as novas possibilidades das interfaces tecnológicas na neuropsicologia.com intuito de desenvolver novos instrumentos e aplicativos para mídias portáteis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila dos Reis Pereira - Integrante / Emmy Uehara Pires - Coordenador / Bruna Guimaraes Marques - Integrante / Rodrigo Vieira Melo - Integrante / Patricia de Souza Moreira - Integrante.
-
2015 - 2016
Cerebro e Tecnologia - Implicações Sobre o Desenvolvimento Infantil, Descrição: Sabe-se atualmente que existem no cérebro humano períodos críticos e sensíveis para a aquisição de determinados conhecimentos e habilidades. Nas crianças, as habilidades cognitivas e comportamentais ainda estão em fase de desenvolvimento e são influenciadas por diversos fatores multidirecionais e interativos. A evolução tecnológica trouxe inúmeros benefícios sociais e econômicos para diversos setores da sociedade, no entanto suas implicações a saúde dos indivíduos e ao desenvolvimento infantil ainda não foram mensuradas. Dessa forma, o presente estudo objetiva investigar a influência e o impacto das novas mídias interativas como variáveis externas ao desenvolvimento infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila dos Reis Pereira - Integrante / Emmy Uehara Pires - Coordenador.
-
2015 - 2015
Gênero e autocuidado: um estudo comparativo do padrão de comportamentos preventivos entre homens e mulheres, adultos e idosos, Descrição: O Brasil atravessa processos de transição demográfica e epidemiológica. Essa nova realidade implica em desafios e exige respostas às necessidades da população com vistas a melhorar sua saúde e qualidade de vida. Nesse contexto, ressalta-se a necessidade de uma melhor compreensão das influências de gênero e de idade sobre o autocuidado, desenvolvendo estratégias interventivas que possam melhor corresponder às características, interesses e necessidades de homens e mulheres de diferentes faixas de idade. O presente estudo propõe a investigação e a comparação dos padrões de crenças e de comportamentos preventivos e de controle de doenças em pessoas adultas e idosas de ambos os sexos. Desse modo, espera-se encontrar e analisar indicadores relacionados ao gênero e à idade que possam servir de base para a elaboração de programas de intervenção psicoeducativos. O estudo será conduzido com 300 pessoas residentes no município do Rio de Janeiro, sendo 150 do sexo masculino e 150 do sexo feminino, distribuídos igualmente em três grupos de idade (25 a 39 anos, 40 a 59 anos e 60 anos ou mais). As pessoas que aceitarem integrar o estudo, após assinarem um termo de consentimento, responderão, individualmente, a questionários elaborados e testados para as finalidades da pesquisa, visando verificar o repertório e a prontidão comportamental dos respondentes em relação a diferentes condutas relacionadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao controle de agravos à saúde, bem como a suas habilidades assertivas e de expressão emocional. Trinta dos sujeitos, dez em cada uma das faixas etárias mencionadas, serão convidados ainda a responder a uma entrevista semiestrurada mediante roteiro composto por questões abertas destinadas a explorar de modo qualitativo suas percepções e vivências em relação aos cuidados com a própria saúde. Após submeter os dados obtidos pelo questionário a análises estatísticas descritivas e inferenciais e os dados das entrevistas a análise de conteúdo, pretende-se discutir os efeitos de aprendizagens associadas a construções de gênero e idade no que se refere a apresentação de comportamentos tanto de risco a saúde como promotores ou protetores da saúde. Espera-se que pesquisas desta natureza possam ajudar a subsidiar o planejamento e a implementação de políticas e programas de saúde sensíveis a influência de gênero e de outras variáveis sociodemográficas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Camila dos Reis Pereira - Integrante / Emmy Uehara Pires - Integrante / Priscila Ribeiro da Costa - Integrante / Lilian Maria Borges Gonzalez - Coordenador / Alissandra Marques Braga - Integrante / Marcelo Jacinto de Abreu - Integrante / Iggor Antonio Cavali - Integrante / Iggor Antonio Cavaliere Cordeiro - Integrante / Alessandro Simões Marinho - Integrante / Rosilene Gomes de Azevedo Rodrigue - Integrante / Rodrigo Vieira de Mello - Integrante / Welligton Magno da Silva - Integrante / Ellen Mariane Silva Santos - Integrante / Jessica Souza da Silva dos Santos - Integrante / Suelen de Aguiar da Silva - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2018 - 2018
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência
2012 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Graduanda, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientìfica
Atividades
-
01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
01/2015
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
Você é CAMILA DOS REIS PEREIRA?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CAMILA DOS REIS PEREIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?