Letícia Caroline Manzi Fernandes

Meu nome é Letícia e sou estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus Araraquara, atualmente resido na cidade de Matão-SP. Falo inglês, e ministro aulas para crianças e adolescentes no período da noite em uma escola da cidade, e estudei Alemão por um ano. Recentemente trabalhei, temporariamente, como telefonista e recepcionista na Caixa Econômica Federal, pois tenho facilidade em me comunicar e trabalhar com pessoas, e também trabalhei informalmente como cuidador infantil em uma brinquedoteca. Durante a faculdade fui uma pessoa muito proativa, participando de vários programas de extensão como a organização do Congresso Farmacêutico da UNESP e Jornada da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, adquirindo uma ampla bagagem de comunicação e relação interpessoal, além da organização de eventos. Ademais, desenvolvi habilidades de pesquisa e trabalho em laboratório na Iniciação Cientifica, onde laborei com uma equipe no estudo do uso de um resido industrial, o soro de queijo, para a produção de biohidrogênio, com resultados promissores apresentados na Conferencia Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018). Tenho boas habilidades com Pacote Office e AutoCAD, e recentemente realizei um treinamento em garantia da qualidade Green Belt Six Sigma. Considero-me uma pessoa dinâmica, me adapto muito bem aos ambientes novos, e comunicativa, pois sou fácil de trabalhar em grupo e sei transmitir as informações com clareza. Gosto de estudar e sempre me atualizar tanto no ramo pessoal quanto profissional e nas horas vagas gostos de ler livros e fazer exercícios físicos. No momento procuro uma colocação no mercado de trabalho para atuar como estagiaria. Agradeço pela atenção para ler esta apresentação.

Informações coletadas do Lattes em 05/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

2015 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Colégio Anglo Brasileiro

Formação complementar

2020 - 2020

Green Belt - Six Sigma. (Carga horária: 40h). , RL&Associados, RL&A, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Produção de Cerveja. (Carga horária: 12h). , All Pharma jr., ALLPHARMA JR., Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia.

Organização de eventos

FERNANDES, L. C. M. . VIII Congresso Farmacêutico da Unesp e IV Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. 2018. (Congresso).

FERNANDES, L. C. M. . Workshop 2.0. 2017. .

FERNANDES, L. C. M. . Biotechshow. 2017. (Exposição).

Participação em eventos

I Workshop com Empresas. 2016. (Encontro).

II MosTrE: Mostra dos Trabalhos de Extensão da Unesp. 2015. (Simpósio).

V Congresso Farmacêutico da UNESP. 2015. (Congresso).

Foi orientado por

Guilherme Peixoto

Avaliação do Potencial Bioativo e de Produção de Hidrogênio a partir de Soro de Queijo gerados por um Sistema Sequencial de Reatores Enzimáticos seuido de Microbiológico; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Guilherme Peixoto;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, L. C. M. ; PEIXOTO, G. . Avaliação da Produção de Hidrogênio a partir de hidrolisados do soro de queijo gerado por um sistema sequencial de reatores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, B. F. ; FERNANDES, L. C. M. ; PEIXOTO, G. ; KUBO, L. S. . Reaproveitamento do soro de queijo: caracterização e hidrólise de soroproteínas utilizando alcalase livre e imobilizada para a obtenção de peptídeos bioativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEIXOTO, G. ; FERNANDES, L. C. M. ; KUBO, L. S. . EFFECT OF CHEESE WHEY HYDROLYSIS BY PROTEASES IMMOBILIZED IN LIGNOCELLULOSIC MATERIAL OVER SEQUENTIAL HYDROGEN AND METHANE PRODUCTION. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOATIVO E DE PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DE HIDROLISADOS DO SORO DE QUEIJO GERADOS POR UM SISTEMA SEQUENCIAL DE REATORES ENZIMÁTICOS SEGUIDO DE MICROBIOLÓGICO, Descrição: O objetivo deste projeto foi a avaliação a produção de hidrogênio utilizando hidrolisados de soro de queijo como fonte de carbono e nitrogênio e ácidos orgânicos através de um sistema sequencial de reatores enzimáticos seguido por reatores de cultura mista produtora de hidrogênio, e analisar quantitativamente a capacidade de produção de hidrogênio e seus usos futuros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Letícia Caroline Manzi Fernandes - Coordenador / Guilherme Peixoto - Integrante / Lukas Seidi Kubo - Integrante.