Maurício Walter Moura

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua nas áreas da saúde, com ênfase em Saúde Mental e Coletiva, e da Educação, em projetos de Educação não-formal. Atualmente finaliza uma pesquisa no PED (programa de pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP) e é professor em um curso de formação de educadores comunitários na Congregação Israelita Paulista.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

colégio oswald de andrade

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2009

2009 - Interrompido

Nanaimo Distrcit Secondary School
Ano de interrupção: 2009

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Farmacodependências. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2013 - 2013

Curso Introdutório da Liga de Farmacodependências. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação não-formal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário sobre Acumulação Compulsiva: Desconstruindo Preconceitos e Construindo Políticas Públicas. 2014. (Seminário).

Semana Acadêmica: "A Pesquisa na PUC-SP: A Construção da Rede de Colaboração". 2012. (Simpósio).

Exposição da experiência teórico-prática sobre a atuação do psicólogo - Novos campos de atuação para a Psicologia. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria da Graça Marchina Gonçalves

PIERRO, M.;GONÇALVES, M. G. M.. O impacto da educação não-formal em adolescentes: a perspectiva sócio-histórica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Processo de construção uma pesquisa em educação: um grupo em busca da relação teoria- prática; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - PONTIFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA; Orientador: Wanda Maria Junqueira de Aguiar;

MARILDA PIERRO DE OLIVEIRA RIBEIRO

O impacto da educação não-formal em adolescentes: a perspectiva da Psicologia Sócio-hitórica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    APREENSÃO DA DIMENSÃO SUBJETIVA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES, GESTORES, ALUNOS, RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO, Descrição: Este projeto tem caráter de Iniciação Científica e está vinculado ao PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica). O objetivo do projeto é transformar a atividade dos pesquisadores em seus processos de pesquisa-intervenção em campo (Escola Pública), visando o aprimoramento de seus métodos. Para cumprir o objetivo proposto, será feita uma revisão bibliográfica na abordagem da Psicologia Sócio-histórica, uma análise de dados (transcrições, gravações, ementas...), entrevistas e um levantamento da história do grupo nos últimos dois anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maurício Walter Moura - Coordenador / Wanda Maria Junqueira de Aguiar - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM ADOLESCENTES: A perspectiva da Psicologia Sócio-histórica, Descrição: Este projeto foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para Bacharelado em Psicologia. Este trabalho baseia-se nos constructos teóricos da Psicologia Sócio-histórica no que diz respeito à sua compreensão de como os indivíduos constroem os sentidos e significados de sua atividade e, assim, estão em uma permanente constituição de sua subjetividade. Tais constructos são contemplados aqui, no sentido de compreender as significações de dois educandos acerca dos seus processos educacionais em um CCA (Centro para a Criança e o Adolescente) de um bairro de baixa renda da cidade de São Paulo. Para isso, foram realizadas entrevistas para a produção de dados e, a partir delas, foi feita uma análise através de núcleos de significações, buscando aproximar-se dos sentidos e significados construídos pelos adolescentes participantes em relação às suas experiências em uma instituição que pratica a educação não-formal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maurício Walter Moura - Coordenador / Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Congregação Israelita Paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor do curso Manhigut de formação de educadores comunitários, com adolescentes de 15 e 16 anos, desenvolvendo atividades no âmbito da educação não-formal, fortalecimento da comunidade e capacitação de futuros educadores.

  • 2011 - 2014

    Congregação Israelita Paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador

    Outras informações:
    Educador do projeto Shabat Ieladim, que proporciona a crianças de 03 a 10 anos uma vivência educativa de forma lúdica, incluindo temas diversos e comunitários, por meio de uma metodologia de educação não-formal.

  • 2015 - 2015

    Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Brasilândia)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio junto ao Caps II Adulto Brasilândia desenvolvendo atividades como atendimentos individuais ou em grupo, oficinas, matriciamento, reuniões de equipe e supervisão.

  • 2015 - 2015

    Instituto Fazendo História

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Coordenação de grupos de crianças e adolescentes abrigadas no Serviço de Acolhimento Casa Taiguara pelo Projeto Fazendo Minha História, desenvolvendo atividades terapêutico-educacionais junto ao Instituto Fazendo História.

  • 2014 - 2014

    Núcleos de Apoio à Saúde da Família (UBS Terezinha e Guarani)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Estágio junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família na Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Guarani e Vila Terezinha no bairro da Brasilândia. As atividades consistiam no acompanhamento dos profissionais do NASF em suas atuações, desde reuniões de equipe e matriciamento até atendimentos e visitas domiciliares.

  • 2014 - 2014

    Clínica Psicológica Ana Maria Popovic (PUC-SP)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Atendimento clínico-psicológico e encaminhamento de paciente em processo de Psicodiagnóstico.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Estágio junto ao Grupo de Acolhimento do serviço ambulatorial PROAD (Programa de Orientação e Apoio a Dependentes). As atividades desempenhadas eram a participação em atendimentos e triagem de usuários recém-chegados ao serviço junto a outros profissionais da área da Saúde.

    Atividades

    • 08/2013 - 12/2013

      Extensão universitária , Departamento de Psiquiatria, .,Atividade de extensão realizada, Liga Acadêmica de Farmacodependências.

  • 2014 - 2014

    Espaço Conviver (Embu das Artes)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Coordenação de grupo "Sentidos do Trabalho" no Espaço Conviver de Embu das Artes, O Espaço Conviver é um Centro de Convivência e Cooperativa de porta aberta e o grupo tinha adeptos usuários de equipamentos de saúde, frequentadores do Espaço Conviver e do Parque Francisco Rizzo, onde o Centro de Convivência está localizado. O grupo buscava trabalhar o sentido do trabalho com o objetivo de possibilitar novas visões a respeito da própria atividade ou do desemprego, transformando as atitudes dos participantes por meio de uma roda de conversa.

  • 2014 - 2014

    Centro para a Criança e o Adolescente Enrico Giusti

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Coordenação de grupo com adolescentes no Centro para a Criança e o Adolescente, uma instituição que oferece seus serviços educativos e de assistência em contra-turno escolar em bairro de baixa renda de São Paulo.

  • 2013 - 2013

    Escola Gimbernau

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Estágio de observação, desempenhando o acompanhamento de uma criança com dificuldades sócio-afetivas e orientação dos profissionais da instituição.