Ramon Luiz Rodrigues Macário da Silva

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e atualmente cursa mestrado em Ciência e Tecnologia dos Materiais no Instituto Politécnico da UERJ em Nova Friburgo. Tem experiência na área naval, onde atuou em atividades de construção, manutenção, inspeções, assim como projetos, análise de documentação e processos de embarcações em geral, durante estágio em estaleiro. Atualmente, é bolsista nível mestrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e exerce atividades de pesquisa e desenvolvimento sobre materiais compósitos no Laboratório de Adesão e Aderência do Instituto Politécnico da UERJ.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência e Tecnologia de Materiais

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de desempenho mecânico e térmico de resinas epóxis nodificadas com nanotubos de carbono e grafeno,Orientador:
Eduardo Martins Sampaio.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Compósitos.

Graduação em Engenharia Mecânica

2008 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Projeto de Sistema de Ventilação Industrial
Orientador: Gil de Carvalho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. (Carga horária: 260h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Nova Friburgo, SENAI, Brasil.

2016 -

Espanhol Intermediário. (Carga horária: 240h). , Centro Vocacional Tecnológico - Nova Friburgo, CVT-NF, Brasil.

2015 - 2015

Instalação de Sistemas de Comandos Elétricos. (Carga horária: 120h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2014 - 2014

Inglês Global. (Carga horária: 252h). , VGC Language School, VGC-LS, Canadá.

2012 - 2012

Desenho Técnico Mecânico com SolidWorks. (Carga horária: 48h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2001 - 2006

Inglês Global. (Carga horária: 360h). , CNA, CNA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joaquim Teixeira de Assis

CARVALHO, G.Pessôa, J.R.C.ASSIS, J.T.. Projeto de sistema de ventilação industrial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico/UERJ.

Eduardo Martins Sampaio

SAMPAIO, EDUARDO M.; SILVA, G. G.; LIMAVERDE FILHO, A. M.; OLIVEIRA, C. I. R.. Estudo do desempenho térmico e mecânico de adesivo epóxi modificado com nanotubos de carbono e grafeno. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Renato de Castro Pessôa

SILVA, R. L. R. M.;PESSÔA, José Renato. Projeto de Sistema de Ventilação Industrial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - IPRJ - UERJ.

Carlos Ivan Ribeiro de Oliveira

SAMPAIO, E. M.; SILVA, G. G.; LIMAVERDE FILHO, A. M.;OLIVEIRA, C. I. R.. Estudo do desempenho térmico e mecânico de adesivo epóxi modificado com nanotubos de carbono e grafeno. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gil de Carvalho

PROJETO DE SISTEMA DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico de Nova Friburgo - UERJ; Orientador: Gil de Carvalho;

Eduardo Martins Sampaio

Estudo do desempenho térmico e mecânico de adesivo epóxi modificado com nanotubos de carbono e grafeno; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Martins Sampaio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Avaliação de desempenho mecânico e térmico de resinas epóxis nodificadas com nanotubos de carbono e grafeno, Descrição: Neste projeto de pesquisa aplicada voltada para a área de indústria offshore de petróleo, busca-se melhorar propriedades mecânicas, térmicas e de adesão e aderência de compósitos de resinas epóxis/ Nanotubos de carbono e grafeno. Resinas epóxis estão sendo amplamente utilizadas no reparo estrutural de tubulações metálicas em plataformas de petróleo, sobretudo em tubulações que conduzem fluidos inflamáveis. O objetivo central deste projeto de pesquisa é aumentar a faixa de temperatura de trabalho na qual a resina epóxi pode ser aplicada em segurança, de acordo com normas e exigências técnicas da PETROBRÁS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Ramon Luiz Rodrigues Macário da Silva - Coordenador / Eduaro Martins Sampaio - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - 2012

    Camorim Serviços Marítmos Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia de Manutenção, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Área de atuação da empresa: A empresa Camorim Serviços Marítimos atua na área de apoio marítimo, portuário e transporte de cargas. Além disso, conta com um estaleiro próprio para atividades de manutenção e reparo da Frota. Principais atividades:  Pré-vistoria das embarcações identificando e listando problemas e falhas em diversos equipamentos e sistemas como guinchos, molinetes, motores à combustão, bombas, compressores, geradores, sistemas hidráulicos, sistemas elétricos e equipamentos de segurança;  Elaboração de planos de ação e manutenção para auxiliar as equipes de mecânica, caldeiraria, elétrica, tornearia, hidráulica e isolamento térmico nas atividades de reparo;  Fiscalização e acompanhamento das atividades de manutenção em terra e nos navios para garantir cronograma de manutenção. Monitorava grupo de 30 técnicos;  Produção de planilhas de follow-up e relatórios para reportar à engenharia sobre a situação de operação das embarcações e manutenções realizadas;  Acompanhamento de vistorias técnicas dos navios pela Marinha do Brasil e Sociedades Classificadoras;  Responsável por fazer as requisições de compra de peças e equipamentos para as oficinas de manutenção e cerca de 40 navios;  Responsável pela produção inédita no estaleiro de manuais de manutenção preventiva de equipamentos e sistemas. Conseguimos aumentar a vida útil dos equipamentos, e diminuir as visitas a bordo para manutenção;

  • 2016 - Atual

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: NÃO, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Pesquisador nível mestrado na área de materiais compósitos, no Laboratório de Adesão e Aderência do Instituto Politécnico da UERJ em Nova Friburgo.