Vinícius Medeiros Magnani

Doutorando do Programa de Pós-Gradução em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP, na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira e Finanças. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP. Graduado do curso de Economia Empresarial e Controladoria da FEA-RP/USP, com Habilitação em Economia - Ênfase em Negócios Internacionais e em Contabilidade - Ênfase em Finanças. Atua como pesquisador participante do Grupo de Pesquisa em Finanças (GPFin) da FEA-RP/USP - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3395387546762095, e do Grupo FRANSTAT - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3221430170920679.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Controladoria e Contabilidade

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Marcelo Augusto Ambrozini.

Mestrado em Controladoria e Contabilidade

2016 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: ANÁLISE DO IMPACTO DA POLÍTICA DE HEDGE NA REDUÇÃO DO CONFLITO DE AGENTES NO BRASIL,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Marcelo Augusto Ambrozini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hedge; Custos de Agência; Derivativos; Finanças Corporativas.

Graduação em Economia Empresarial e Controladoria

2011 - 2015

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Título: ANÁLISE DOS IMPACTOS DE VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS NO LUCRO DA EMPRESA: ESTUDO DE CASO DO SETOR PETROLEIRO BRASILEIRO
Orientador: Marcelo Augusto Ambrozini

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

SEB COC RIBEIRÃO PRETO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Prática Pedagógica e Técnicas para a Tutoria na Modalidade a Distância. (Carga horária: 15h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

A Modalidade EAD e suas Especificidades. (Carga horária: 15h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

A Tutoria e o Papel do Tutor. (Carga horária: 10h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Econometria.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Financeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de Crédito e Endividamento.Análise das decisões de financiamento das empresas brasileiras durante crises financeiras: um estudo comparativo entre as crises de 2002, 2008 e 2015.. 2017. (Simpósio).

Palestra: Conectividade entre pesquisa qualitativa e quantitativa no campo positivista. 2016. (Outra).

Workshop de Design de Pesquisa em Contabilidade e Finanças. 2016. (Outra).

X Congresso ANPCONT. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gustavo de Carvalho Almeida

MAGNANI, V. M.. Análise dos comportamentos dos ativos nos períodos do ciclo econômico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Matheus Garcia Lino

MAGNANI, V. M.. Aplicação do Modelo de Quatro Fatores de Fama-French-Carh no mercado acionário brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Pedro Antônio Biasoli de Carvalho Villela

MAGNANI, V. M.. Um estudo sobre a influência da destinação dos recursos captados em IPO sobre o retorno das ações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Mariana Giglio Bonfante

MAGNANI, V. M.. Análise da viabilidade da conversão de uma rede familiar em uma rede de franquias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Marina Nazato

MAGNANI, V. M.. Detecção de fraudes: o uso da Lei de Newcomb-Benford para avaliar bancos que sofreram intervenção pelo Banco Central. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Gabriel Elias Corrêa da Silva Soares

MAGNANI, V. M.. Fusões e Aquisições no Sistema Financeiro de Crédito Cooperativo Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial E Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Aluno: Milena Carla Simionato Firmino

MAGNANI, V. M.. A influência da Estrutura de Capital sobre a Capacidade de Investimento das Cooperativas Agropecuárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Economia Empresarial e Controladoria) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme de Carvalho Almeida

MAGNANI, V. M.. Análise da Relação dos Ratings das Instituições Bancárias Listadas na BM&FBovespa com seus Indicadores de Risco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Roberto de Godoy

GODOY, Carlos R.. Métodos Econométricos de Séries Temporais Aplicados as Demonstrações Financeiras: Estudo de Caso do Setor Elétrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia Administração E Contabilidade de Ribeirão Preto.

André Machado da Silva

Machado, André. Métodos Econométricos De Séries Temporais Aplicados As Demonstrações Financeiras: Estudo De Caso Do Setor Petroleiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -USP.

ELIEZER MARTINS DINIZ

DINIZ, Eliezer M.. Eficácia do depósito compulsório como instrumento de política monetária sob metas de inflação: o caso brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto USP.

Marcelo Augusto Ambrozini

AMBROZINI, Marcelo A.; LUCINDA, Cláudio Ribeiro de; PEROBELLI, Fernanda Finotti Cordeiro; SANTOS, David Ferreira Lopes Santos. Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agentes no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib. Preto (FEA-RP).

Marcelo Augusto Ambrozini

AMBROZINI, Marcelo A.; LIMA, Fabiano Guasti.;GAIO, Luiz E.. O uso de derivativos para hedge reduz o custo da dívida das empresas brasileiras de capital aberto?. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib. Preto (FEA-RP).

Marcelo Augusto Ambrozini

AMBROZINI, Marcelo A.; LUCINDA, Cláudio Ribeiro de; PEROBELLI, Fernanda Finotti Cordeiro. Análise do impacto do uso de derivativos para redução do conflito de agência no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib. Preto (FEA-RP).

Fabiano Guasti Lima

LIMA, Fabiano GuastiAMBROZINI, Marcelo AugustoGAIO, Luiz Eduardo. O uso de derivativos para hedge reduz o custo de capital das empresas brasileiras de capital aberto?. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Luiz Eduardo Gaio

AMBROZINI, M. A.GAIO, L. E.LIMA, F. G.. O uso de derivativos para hedge reduz o custo da dívida das empresas brasileiras de capital aberto?. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (USP.

Claudio Ribeiro de Lucinda

Ambrozini, M.A.;Lucinda, Cláudio Ribeiro; Perobelli, F. P.. Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agentes no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli

AMBROZINI, M. A.;PEROBELLI, F. F. C.. Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agentes no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Ribeirão Preto.

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli

LUCINDA, C.;PEROBELLI, F. F. C.; AMBROZINI, M. A.. Análise do impacto do uso de derivativos para redução do conflito de agência no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Ribeirão Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Augusto Ambrozini

Fatores determinantes do hedge em empresas brasileiras de capital aberto; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib; Preto (FEA-RP); (Orientador);

Marcelo Augusto Ambrozini

Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agentes no Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib; Preto (FEA-RP),; Orientador: Marcelo Augusto Ambrozini;

Marcelo Augusto Ambrozini

Métodos econométricos de séries temporais aplicados as demonstrações financeiras: estudo de caso do setor petroleiro brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria (ECEC)) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib; Preto (FEA-RP); Orientador: Marcelo Augusto Ambrozini;

Marcelo Augusto Ambrozini

Estágio Supervisionado em Docência (EESD) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino ? PAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Contr; e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Rib; Preto (FEA-RP); Orientador: Marcelo Augusto Ambrozini;

Roseli da Silva

Eficácia do depósito compulsório como instrumento de política monetária sob metas de inflação: o caso brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto; Orientador: Roseli da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAGNANI, V. M. ; AMBROZINI, Marcelo A. . Analysis of the impact of macroeconomic variables on the company´s profit: case study of the brazilian oil sector. INTERNATIONAL BUSINESS MANAGEMENT , v. 12, p. 513-524, 2018.

  • GATSIOS, R. C. ; LIMA, F. G. ; MAGNANI, V. M. . The impact of IFRS adoption on the accuracy and dispersion of analysts' forecasts in the Brazilian stock market. ECONOMICS BULLETIN , v. 38, p. 2389-2398, 2018.

  • GOMES, MATHEUS DA COSTA ; MAGNANI, VINÍCIUS MEDEIROS ; DO VALLE, MAURICIO RIBEIRO . Capital Structure Analysis of EBXGroup’s Companies: Combining Theory and Practice. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 20, p. 463-482, 2017.

  • ANTÔNIO, RAFAEL MOREIRA ; AMBROZINI, LUCIANA CARDOSO SIQUEIRA ; GATSIOS, RAFAEL CONFETTI ; MAGNANI, VINÍCIUS MEDEIROS . Analysts' Consensus and Target Price Accuracy: A Study in Latin America. BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW , v. 14, p. 1-19, 2017.

  • MATIAS, ALBERTO BORGES ; QUAGLIO, GISLAINE DE MIRANDA ; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE ; MAGNANI, VINÍCIUS MEDEIROS . Bancos versus cooperativas de crédito: um estudo dos índices de eficiência e receita da prestação de serviços entre 2002 e 2012. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 15, p. 195-223, 2014.

  • MATIAS, A. B. ; MAGNANI, V. M. ; SOBREIRO, W. M. . Ribeirão Preto e Região: um lugar de destaque no mundo. Ribeirão Preto e Região, 12 mar. 2015.

  • MATIAS, A. B. ; MAGNANI, V. M. . Perfil de captação das financeiras no Brasil. Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), p. 56 - 65, 01 maio 2013.

  • MAGNANI, V. M. ; MOUTINHO, R. A. ; AMBROZINI, M. A. . Significância dos indicadores da análise fundamentalista para o retorno acionário das companhias de capital aberto negociadas no mercado brasileiro. In: XVIII USP International Conference in Accounting - Congresso USP de Contabilidade, 2018, São Paulo. Anais do XVIII USP International Conference in Accounting, 2018.

  • BITTI, E. J. S. ; MAGNANI, V. M. ; THOMAZELLA, B. . Agency Costs and Scarce Resources: Influences on Brazillian Franching. In: 32nd Annual ISoF Conference, 2018, Quito. 32nd Annual ISoF Conference, 2018.

  • MAGNANI, V. M. ; GOMES, M. C. ; AMBROZINI, M. A. . Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agência no brasil. In: SEMEAD - Seminários em Administração, 2017, São Paulo. XX SEMEAD - Anais, 2017.

  • GOMES, M. C. ; MAGNANI, V. M. ; VALLE, M. R. . Análise da Estrutura de Capital das Empresas Do Grupo EBX à Luz do Comportamento de Market Timing. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2017, São Paulo. Anais do XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2017.

  • FRANZOTTI, T. A. ; MAGNANI, V. M. ; VALLE, M. R. ; AMBROZINI, M. A. . Análise das Decisões de Financiamento das Empresas Brasileiras durante Crises Financeiras: um Estudo Comparativo entre as Crises de 2002, 2008 e 2015. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2017, São Paulo. Anais do XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2017.

  • GOMES, M. C. ; MAGNANI, V. M. ; VALLE, M. R. . O comportamento de market timing influencia a decisão de emissão primária de ações no Brasil?. In: 7º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2017, Florianópolis. Anais do 7º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e Iniciação Científica em Contabilidade, 2017.

  • BITTI, E. J. S. ; MAGNANI, V. M. ; THOMAZELLA, B. . CUSTOS DE AGÊNCIA E RECURSOS ESCASSOS: INFLUÊNCIAS SOBRE O FRANCHISING NO BRASIL. In: EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

  • BITTI, E. J. S. ; MAGNANI, V. M. ; THOMAZELLA, B. . Agency Costs and Scarce Resources: Influences on Brazilian Franchising. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , 2019.

  • MAGNANI, V. M. ; MOUTINHO, R. A. ; AMBROZINI, M. A. . Significância dos indicadores da análise fundamentalista para o retorno acionário das companhias de capital aberto negociadas no mercado brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGNANI, V. M. ; GOMES, M. C. ; AMBROZINI, M. A. . Análise do impacto da política de hedge na redução do conflito de agência no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista-Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio junto ao Departamento de Economia da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de Aluno-Bolsista-Monitor. Responsável pela gestão do sistema de disciplinas do departamento de economia, envolvendo as grandes áreas de: Métodos Quantitativos, Macroeconomia, Microeconomia, História e Matemática. Supervisores: Amaury Patrick Gremaud e Renato Leite Marcondes.

  • 2013 - 2013

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista-Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), da Pró-Reitoria de Graduação da USP, para desenvolvimento do projeto "Desenvolvimento e Disponibilização Online de Material Didático" vinculado a REC2303 ? Introdução à Probabilidade e à Estatística Aplicada II, supervisor: Alexandre Chibebe Nicolella, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

  • 2012 - 2012

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista-Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio junto ao Departamento de Economia da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de Aluno-Bolsista-Monitor. Monitoria em Disciplinas de Graduação: Introdução à Economia, Teoria de Microeconomia I, Teoria de Microeconomia II, Teoria de Microeconomia III, Organização Industrial e Economia das Organizações. Professores Responsáveis: ElaineToldo Pazzelo e Alexandre Chibebe Nicolella. Exercendo a criação e gestão do espaço de Microeconomia no sistema STOA da USP. Responsável pela elaboração de listas de exercícios e resoluções para as disciplinas. Além de criar trabalhos e exemplos práticos com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos.

  • 2018 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista-Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário Bolsista da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) junto à Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de Aluno-Bolsista-Estagiário. Estágio em docência em Disciplina de Graduação: Mercado e Instrumentos Financeiros II, sob supervisão do Prof. Dr.º Rafael Confetti Gatsios.

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista-Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário Bolsista da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) junto à Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de Aluno-Bolsista-Estagiário. Estágio em docência em Disciplina de Graduação: Mercado e Instrumentos Financeiros I, sob supervisão do Prof. Dr.º Marcelo Augusto Ambrozini.

  • 2016 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Voluntário-Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário Voluntário da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) junto à Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de Aluno-Voluntário-Estagiário. Estágio em docência em Disciplina de Graduação: Análise das Demonstrações Contábeis, sob supervisão do Prof. Dr.º Ricardo Luiz Menezes da Silva.

  • 2017 - Atual

    Centro Universitário Moura Lacerda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    - Contabilidade de Custos I - Contabilidade de Custos II - Contabilidade em Agronegócio - Administração Estratégica - Contabilidade I